FICOU ASSIM

100_2308

SÃO PAULO (bom, sei lá) – Desçam três posts, até o último “Enche o tanque”. Pedi para a blogaiada tirar uma foto do mesmo lugar, aí está. O Marcelo Witt mandou:

Fiquei contente em ver uma foto de São Bento do Sul no blog!!! Segue foto atual do mesmo lugar — está chovendo hoje, então não ficou tão bonita… Bem, vê-se (ou quase vê-se) ao fundo as torres da igreja, mas hoje escondida por um cedro. As casas à esquerda na foto antiga ainda existem, dá pra ver só a pontinha do telhado na foto atual. E onde era o posto, na década de 80 passou a ser a rodoviária da cidade, e hoje tem uma grande loja de departamentos e materiais de construção. Já o prédio com um detalhe em curva no frontal (ainda amarelo), ganhou mais um andar. É isso aí, se quiser publicar fique à vontade.

Blog bom é assim, tem leitor em tudo que é lugar! Nota-se que São Bento do Sul cresceu. Talvez não devesse, não dessa forma — acho que todos concordam que a paisagem de quase 50 anos atrás era mais bonita e bucólica. Mas essa é a realidade do Brasil em geral. As cidades crescem sem muito sentido, planejamento ou preocupação com o que quer que seja. São Bento do Sul, no norte de Santa Catarina, nem é tão pequena. Tem algo em torno de 75 mil habitantes, o que a coloca entre as 400 maiores cidades brasileiras, num universo de quase 6 mil municípios. OK, não é tão grande assim, mas também não é minúscula. Fato é que foram levantando prédios e lojas, alargando ruas e derrubando casas e árvores. Nada muito diferente de outros rincões por aí. De qualquer forma, todos que escreveram nos comentários garantem que a pequena aldeia catarina continua linda de morrer.

Mas que era mais bonito antes, era. O ser humano enfeia tudo. Ah, para não dar trabalho de rolar a tela, aí está a foto antiga.

saobentodosul

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gilberto sousa
Gilberto sousa
8 anos atrás

Cidade sempre linda.

Márcio Jap
Márcio Jap
8 anos atrás

Não aguentei e tive que conferir no google maps (tenho essa mania de “caçar” lugares por meio de fotos)

https://www.google.com.br/maps/@-26.2468361,-49.3845155,3a,75y,357.55h,80.32t/data=!3m6!1e1!3m4!1sCknFkQ52CYk5LQJ_50Nxvw!2e0!7i13312!8i6656

Bom, do que ví, sobreviveram:

Referência foto antiga

A casa de cor caramelo no primeiro plano à esquerda foi encoberta pelo predinho branco de esquina, mas ainda está lá.

No segundo plano, ainda do lado esquerdo, a construção branca é a Sociedade Literária São Bento, pelo google maps pode se ver na faixada que foi fundada em 15 Out. 1881.

Mudou também o sentido da via.

O prédio de faixada curva e amarela e a catedral são evidentes.

Vale a pena conferir no google maps, em frente ao local de onde foi tirado a foto (Museu Felipe Maria Wolff) um ponto de Taxi? / Ônibus? de tirar o fôlego.

Claudio Bassi Elias
Claudio Bassi Elias
8 anos atrás

Adorei as cores dos caros atuais.

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

Isso é progresso? To fora!

TJ
TJ
8 anos atrás

O mais triste é a falta do verde.
O detalhe da família andando de mãos dadas, hoje, cada um estaria com seu celular e não veriam o pé de ameixa no caminho.
E a igreja lá no fundo? derrubaram?
Creio que o futuro é diminuirmos nossa pegada ecológica.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
8 anos atrás

Ali talvez não tenha ficado legal com o passar do tempo, mas no restante, a cidade continua bem aprazível e de ritmo bem lento. SBS assim como a cidade vizinha Campo Alegre são famosas para quem gosta de passar um friozinho na serra, algo como Campos do Jordão, mas sem todo aquele marketing. A Breithaupt, que é a loja da rede de material de construção que nosso colega citou, bem que poderia dar um tapinha no visual para combinar mais com a cidade que, pelo menos até a última vez que visitei lá, está sempre florida.

Fabiani C Gargioni
Fabiani C Gargioni
8 anos atrás

Assino embaixo tudo o que o Francis disse, menos dos hotéis, porque sempre durmo no autódromo, mas São Bento é muito legal e tem uma galera super do bem, já se vão mais de 30 anos de idas e vindas lá para o autódromo que como bem disse o Francis é a nossa Indianápolis das pistas de terra !!!

Gerson Treml
Gerson Treml
8 anos atrás

Parabéns ao amigo Witt pela foto para o comparativo.
Trabalhei por mais de 10 anos nesse prédio com a curva frontal em amarelo e moro no prédio creme com bordô ao fundo da foto.
Não me lembro desse posto, mas vi essa paisagem ser mudada ao longo do tempo.
Inclusive lembro-me de ir numa festa naquela casa que aparece no local onde hoje está o prédio que moro!
Apesar da evolução São Bento ainda conserva muito das suas antigas tradições.
Há inclusive um encontro anual de carros antigos e eventuais exposições na praça central da cidade, em frente à igreja que aparece na foto antigo.
Apareça por aqui Flavio Gomes!
Abraços…

Rodrigo Deliberali
Rodrigo Deliberali
8 anos atrás

Estive lá a 6 anos, é um charme de cidade e rock foi dos melhores.

Juliano
Juliano
8 anos atrás

São Bento do Sul ainda é muito mais aprazível do que 99% das cidades brasileiras, mas dá dor no coração ver como era linda, colorida e harmoniosa e agora está se tornando cada vez mais parecida com nossas pavorosas cidades.

LUIS FELIPE
LUIS FELIPE
8 anos atrás

ARREBENTOU !! E comprovou sua tese de que cada vez mais no Brasil a cafonisse ganha lugar…PQP….

Mario Dourado
8 anos atrás

O ser humano enfeia tudo e ainda chama isso de progresso.

Andre Decourt
8 anos atrás

Piorou muito, arquitetura medíocre, falta de afastamento para as novas construções, falta de arborização pública e manutenção da rede aérea.

Paulo Pinto
8 anos atrás

Ficou assim? Ficou feio.

Jean Cristian
Jean Cristian
8 anos atrás

São posts como estes que me fazem conferir seu blog diariamente.
Que foto linda esta antiga, pena que o progresso e o capitalismo não repeita nada.

smoker
smoker
8 anos atrás

De cartão postal pra essa massaroca urbana cheia de postes.
beleza tambem é cultura… estamos ferrados!

JP
JP
8 anos atrás

Menos bonita, mas igualmente limpa e organizada.

Fábio Almeida
Fábio Almeida
8 anos atrás

Uma coisa comum em nas fotos antigas é a sensação de que as ruas, e os terrenos das casas eram mais amplos. Havia mais espaço, se respirava mais.

Ricardo Linares
Ricardo Linares
8 anos atrás

Sem querer desmerecer, mesmo porque isso deve ter acontecido na maioria das cidades, era infinitamente mais bonito antigamente. Inclusive os carros. Abs a todos.

carlos lima
carlos lima
8 anos atrás

Flavio, caro escriba, uma grande característica do seu blog é esta interatividade com os leitores. Entendo este fenômeno como a verdadeira função social da comunicação.
O post com a foto antiga e a atual da cidade de São Bento do Sul, é um exemplo desse contínuo fluxo interativo do blog. Parabéns, ao blogueiro e aos leitores.

Bravo!

Marcelo Witt
Marcelo Witt
8 anos atrás

São Bento ainda preserva bastante de sua arquitetura, e algumas construções inclusive passaram por restaurações recentes, mas ficam em outros pontos da cidade. Realmente, nesse ângulo específico, não preservaram tanto assim. Eu nunca tinha visto essa foto antiga que foi publicada, e quando fui fotografar o ponto hoje, me assustei com tamanha diferença. Enfim, só posso ainda dizer: visitem-nos! Tem outros pontos que hoje são mais bonitos que esse!!! Talvez não tanto quanto antigamente, mas enfim…

Joca
Joca
8 anos atrás

Que bosta que ficou, branco e cinza.

Bruno Lombardi
Bruno Lombardi
8 anos atrás

Que triste. Bem que podiam inventar logo a máquina do tempo…

Ricardo
Ricardo
8 anos atrás

Incrivel. Parabéns ao blog e a seus leitores.

Carlos Tavares
8 anos atrás

Com os carros aconteceu a mesma coisa. A vida era mais colorida, sem dúvidas.

MARIO FIELDS
MARIO FIELDS
8 anos atrás

Brasil, o país que destrói a sua historia. lamentável

luiz
luiz
Reply to  MARIO FIELDS
8 anos atrás

Caro Mário, o Brasil pode até não sr um exemplo na conduta com a história, porém, esse tipo de comentário é carregado de preconceitos e, sem sombra de dúvidas, feito sem um mínimo de reflexão.
A população brasileira 50 anos atrás era de um terço da atual.
Não existe meio de abrigar tanta gente sem alterar os prédios, ruas ou desmatar.
Digo ainda que é preferível derrubar casas e construir no mesmo espaço prédios que suportam muito mais densidade do que acabar com mais vegetação para abrir mais áreas residenciais, comerciais e industriais.
Deve ser preservada a história de um país, porém, com critério. Deve-se preservar o que de fato seja importante na história e não tudo.

jammal
jammal
8 anos atrás

Agora, sim, parece Brasil…

luiz
luiz
8 anos atrás

Que merda fizeram com a paisagem! A grana que ergue e destrói coisas belas…

Eduardo Britto
Eduardo Britto
8 anos atrás

Sim, as cidades crescem, se desumanizam, e por isso enfeiam. Mas é interessante notar que as ruas, as praças, os logradouros permanecem. Volte ao lugar que conheceu há 30, 40 ou 50 anos, quase tudo poderá ter mudado, mas o traçado das ruas terá ficado (e procurando bem, ainda encontrará aquele telhadinho que o bom Witt localizou…) Valeu!

Francis H. Trennepohl
8 anos atrás

São Bento é linda e tem um povo espetacular! Meu sonho desde a primeira vez em que estive lá era ir de mala e cuia e ficar. Quem sabe um dia ainda realizo isso.
Já dormi várias vezes aí no Urupês, um bom hotel, mas sou mais o Eliana, hotel com cara de casa de família e atendimento diferenciado.
FG, o dia que você conhecer a pista de São Bento do Sul (a “Indianápolis” da terra), pode ter certeza que vai ficar maluco!!!
Baita abraço empoeirado