Acho que meu irmão ainda tem um Matchbox anos 70 dele.
TJ
8 anos atrás
O designer tinha fascinação por teclados, de computador e de piano.
Este carro serviria fácil pata Jurassic Park, Ilha da Fantasia, pela “transparência”.
Carlos Albuquerque
8 anos atrás
O Hofstetter brasileiro (veículo fora-de-série em fibra de carbono produzido no final da década de 80/início da de 90) copiou a porta desse Lamborghini.
Marcelo
8 anos atrás
Filmei um semelhante a esse em um dos encontros na Pça. Charles Muller, há mais de uma década. A única dúvida é com relação a tampa do motor, se não me falha a memória, era vidro.
Álvaro
8 anos atrás
Primo rico do DeLorean?
Roberto Borges
8 anos atrás
Era um carro conceito, imagino que nunca entrou em linha. Acho que final dos anos 1960, pois tive um da Matchbox quando era garoto. Naquela época era comum esse tipo de ensaio para salões de automóvel, os estúdios de design sempre faziam isso, associados às montadoras, particularmente as italianas Ferrari, Maserati e Lambo. Especialmente Italdesign, Bertone e Pininfarina.
Um desses que ficou famoso foi o Carabo, feito pela Bertone, mas não lembro qual a mecânica.
Ainda tenho uma Status Motor edição especial com coisinhas do tipo, 1975, muito legal.
o bonitão aí da foto foi desenhado por Marcelo Gandini do Studio Bertone e a idéia era de um modelo de 4 lugares para a linha Lamborghini da época, ele se manteve como modelo unico embora suas linhas tenham inspirado a Lamboghini Espada, uma curiosidade é que ele foi dirigido pela princesa Grace de Monaco daquele ano, depois apareceu em uma mostra em homenagem ao Studio Bertone em Monterrey na California, depois voltou para uma longa estadia no museu de design do Studio Bertone e foi vendido em um leilão em 2011.
ah sim o motorzão da fera era um seis canecos(não; não era o do Opala) de 2.0 e com 175 Hp de potencia, mais ou menos o V12 cortado ao meio…
e fez muito sucesso como brinquedo nas linhas da Matchbox e da Corgi, dizia-se que em função da extrema area envidraçada era como se estar dentro de um forno de micro-ondas, não sei se ele tinha ar condicionado, se não tivesse realmente era uma sauna ambulante
Boa. Também pensei nisso. O tampão traseiro parece um mural de arquitetura, e o painel é bem maluco também……………
Marcio
8 anos atrás
O Interior ´também é muito ” louco” com instrumentos hexagonais e parte central do painel parecendo colmeia de abelha.
Marcio
8 anos atrás
É o dito cujo . Carro Conceito de 67 desenhado pelo Genial Gandini da Bertone(o mesmo do Miúra). Destaca-se pelas portas Asa de gaivota todas envidraçadas, teto solar amplo e pelas “pestanas” na parte traseira. Tem 4 lugares (apesar de o angulo da foto não mostrar) e o motor é o do Miúra “cortado” ao meio (longitudinal) ou seja 2l seis em linha contra 4l V 12. A potencia é exatamente a metade da primeira versão do Miura 350/2 ; 175 cv. No meu tempo de garoto tive um carrinho destes na minha coleção de Matchbox onde colocava para correr em uma pista de plastico vermelha (só cabia um carro).A mais barata e mais curta tinha um looping onde o carro chegava por gravidade . A maior e mais cara era um circuito fechado onde havia um tipo de “impulsor” que operado manualmente quando o carrinho passava imprimia-lhe a velocidade necessária para fazer o percurso . Gostaria de saber se alguém por aqui pode me ajudar lembrando o nome deste brinquedo. Abs.
Eu também; está numa caixa de papelão, no fundo dalgum armário na casa de minha mãe. Se bem me lembro, é vermelho metálico, e a ‘vidraçaria’ é cor de âmbar.
Jonatas
8 anos atrás
Esse carro serviu de inspiração para o DeLorean.
Clay
8 anos atrás
Sim ! Eu tenho um roxinho, da Matchbox !!
Adalberto
8 anos atrás
Protótipo que deu origem ao Espada.
Clayton Moura Belo
8 anos atrás
Prezado Camarada Gomov, segundo a Enciclopédia do Automóvel (Ed. Abril, 1976 p.1284), o nome é “Marzàl”, acento grave no segundo “a”. Motor traseiro transversal de 2.000 cm3. Ano 1967. Abraços, Patrón!
Leonardo
8 anos atrás
Confere. Tive uma miniatura da matchbox, igualzinha,
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Tive essa macchina em Matchbox!!!
Belíssima maquina. Fruto de um tempo onde os sonhos falavam mais alto.
Acho que meu irmão ainda tem um Matchbox anos 70 dele.
O designer tinha fascinação por teclados, de computador e de piano.
Este carro serviria fácil pata Jurassic Park, Ilha da Fantasia, pela “transparência”.
O Hofstetter brasileiro (veículo fora-de-série em fibra de carbono produzido no final da década de 80/início da de 90) copiou a porta desse Lamborghini.
Filmei um semelhante a esse em um dos encontros na Pça. Charles Muller, há mais de uma década. A única dúvida é com relação a tampa do motor, se não me falha a memória, era vidro.
Primo rico do DeLorean?
Era um carro conceito, imagino que nunca entrou em linha. Acho que final dos anos 1960, pois tive um da Matchbox quando era garoto. Naquela época era comum esse tipo de ensaio para salões de automóvel, os estúdios de design sempre faziam isso, associados às montadoras, particularmente as italianas Ferrari, Maserati e Lambo. Especialmente Italdesign, Bertone e Pininfarina.
Um desses que ficou famoso foi o Carabo, feito pela Bertone, mas não lembro qual a mecânica.
Ainda tenho uma Status Motor edição especial com coisinhas do tipo, 1975, muito legal.
O Carabo foi feito pela Bertone para a Alfa Romeo. Design do Marcello Gandini, mesmo criador deste aí.
Valeu Adriano!
o bonitão aí da foto foi desenhado por Marcelo Gandini do Studio Bertone e a idéia era de um modelo de 4 lugares para a linha Lamborghini da época, ele se manteve como modelo unico embora suas linhas tenham inspirado a Lamboghini Espada, uma curiosidade é que ele foi dirigido pela princesa Grace de Monaco daquele ano, depois apareceu em uma mostra em homenagem ao Studio Bertone em Monterrey na California, depois voltou para uma longa estadia no museu de design do Studio Bertone e foi vendido em um leilão em 2011.
ah sim o motorzão da fera era um seis canecos(não; não era o do Opala) de 2.0 e com 175 Hp de potencia, mais ou menos o V12 cortado ao meio…
e fez muito sucesso como brinquedo nas linhas da Matchbox e da Corgi, dizia-se que em função da extrema area envidraçada era como se estar dentro de um forno de micro-ondas, não sei se ele tinha ar condicionado, se não tivesse realmente era uma sauna ambulante
Quem foi o arquiteto que encomendou esse carro?
Boa. Também pensei nisso. O tampão traseiro parece um mural de arquitetura, e o painel é bem maluco também……………
O Interior ´também é muito ” louco” com instrumentos hexagonais e parte central do painel parecendo colmeia de abelha.
É o dito cujo . Carro Conceito de 67 desenhado pelo Genial Gandini da Bertone(o mesmo do Miúra). Destaca-se pelas portas Asa de gaivota todas envidraçadas, teto solar amplo e pelas “pestanas” na parte traseira. Tem 4 lugares (apesar de o angulo da foto não mostrar) e o motor é o do Miúra “cortado” ao meio (longitudinal) ou seja 2l seis em linha contra 4l V 12. A potencia é exatamente a metade da primeira versão do Miura 350/2 ; 175 cv. No meu tempo de garoto tive um carrinho destes na minha coleção de Matchbox onde colocava para correr em uma pista de plastico vermelha (só cabia um carro).A mais barata e mais curta tinha um looping onde o carro chegava por gravidade . A maior e mais cara era um circuito fechado onde havia um tipo de “impulsor” que operado manualmente quando o carrinho passava imprimia-lhe a velocidade necessária para fazer o percurso . Gostaria de saber se alguém por aqui pode me ajudar lembrando o nome deste brinquedo. Abs.
Roda Jato
Valeu Alexandre . Muito Obrigado!
Lamborghini Marzal, carro conceito de 1967.
Outra coisa estranha:
http://www.allpar.com/cars/adopted/fiat/lamborghini-lm.html
O Lamborghini Marzal é um carro conceito produzido pela Bertone e apresentado no Salão de Genebra de 1967.
Foi criado pois Ferruccio Lamborghini queria um verdadeiro carro de quatro lugares, que acabou se tornando este o Lamborghini Espada.
KKKK
Eu tenho uma miniatura desse carro da Matchbox
Eu também; está numa caixa de papelão, no fundo dalgum armário na casa de minha mãe. Se bem me lembro, é vermelho metálico, e a ‘vidraçaria’ é cor de âmbar.
Esse carro serviu de inspiração para o DeLorean.
Sim ! Eu tenho um roxinho, da Matchbox !!
Protótipo que deu origem ao Espada.
Prezado Camarada Gomov, segundo a Enciclopédia do Automóvel (Ed. Abril, 1976 p.1284), o nome é “Marzàl”, acento grave no segundo “a”. Motor traseiro transversal de 2.000 cm3. Ano 1967. Abraços, Patrón!
Confere. Tive uma miniatura da matchbox, igualzinha,
Sei que foi um projeto do Bertone
Prototipo de 1966 , video interessante no : https://www.youtube.com/watch?v=NEjSsHiy3h4
abs.
Luiz
Confere!
https://en.wikipedia.org/wiki/Lamborghini_Marzal