VELOCISSIMO (2)

veglia0001SÃO PAULO (zzz) – Assim que terminou o terceiro treino livre hoje pela manhã, Toto Wolff chamou Rosberguinho. “Seguinte, loira, vamos ter de trocar teu motor”, disse. “Loira é ele”, respondeu Nico, apontando para Hamilton e cantarolando “de Range Rover, Evoque, na pista eu arraso…”. “Arrasa nada, rapaz, porque vamos ter de trocar mesmo”, seguiu Wolff, sem dar muita importância para a referência aos dois carros ingleses, que não entendeu direito e atribuiu a uma certa confusão mental do piloto.

Observando a conversa, Hamilton deu uma risadinha. “Que foi, oxigenada? Nunca precisou trocar de motor não? Quer que eu troque o óleo?”, falou Nico, de forma meio agressiva. Depois, se voltou para Wolff, ríspido. “O que aconteceu? Quebrou o quê? O que tem aí no estoque pra colocar? Como é que eu vou fazer no treino? E se eu não tiver carro, vou andar de quê”, e antes mesmo que o chefe respondesse, Lewis, dando um lustre no capacete, aproveitou a deixa e cantou quase alto, o suficiente para o companheiro ouvir, “de transporte nóis tá bem, de Hornet ou mil e cem, Kawasaki, tem Bandit, RR tem também”, e isso irritou profundamente o alemão, que partiu para cima do inglês, que por sua vez deixou cair o capacete e saiu correndo para o caminhão, rindo e dizendo “relaxa, é de graça!”, e Rosberg teve de ser contido por Toto, Lauda e Alonso, que passava por ali levando o currículo — foi recebido pelo chefe de cozinha, que perguntou se ele sabia fazer paella.

Com o motor usado em Spa, seis corridas no lombo, Nico não poderia fazer nada contra MC Hamilton na classificação, e é claro que a pole ficou com o líder do campeonato de novo, e ele larga amanhã em Monza como favoritaço absoluto e inconteste, até porque Rosberg, por conta da potência restrita, ficou apenas em quarto no grid. E com esse motor velho, se conseguir chegar na frente da Ferrari já será muito.

batalhadefunk
Depois do treino, MC Hamilton trava batalha de funk com MC Alesi

Hamilton chegou a 49 poles na carreira, 11ª no ano (em 12 possíveis), sétima seguida — igualando marcas obtidas por Schumacher e Prost, e com mais uma empata com as oito consecutivas de Senna entre o fim da 1988 e o início de 1989. Ao lado dele, na primeira fila, estará Kimi Raikkonen, quem diria! Desde abril de 2013 ele não largava na primeira fila — na ocasião, de Lotus, foi segundo no grid em Xangai. Com o macacão vermelho da Ferrari, a última vez fora em 2009 em Mônaco. Numa longa entrevista depois da classificação, cuja íntegra está no parágrafo abaixo (perdão pelo tamanho do texto, mas nesses casos cada palavra é importante), o finlandês falou sobre o resultado.

“Surpreendente.”

A Ferrari, para alegria da italianada, ficou também em terceiro, com Vettel. Se existe alguma chance de surpresa nessa corrida, ela virá de um dos carros vermelhos. Uma má largada de Hamilton, por exemplo, pode ser fatal. Como é prova de apenas um pit stop, nenhuma grande estrepolia deve ser esperada em termos estratégicos. Chuva? Pode ser. Hoje choveu, bem cedo, mas depois parou. Quem sabe. Chuva em Monza é bem divertido.

A classificação aconteceu até com um solzinho tímido, e tomei um susto quando, na TV, vi Barrichello nos boxes da Ferrari. Segundo consta, ele soube que Raikkonen ainda não tinha renovado seu contrato e veio correndo. Chegou com alguns dias de atraso, avisaram que sim, Kimi já tinha renovado, e então Rubens comentou que nesse caso teria de conversar com o presidente Luca di Montezemolo, e então lhe informaram que Luca já não era mais o presidente, e ao brasileiro restou resmungar com um mecânico conhecido “o que o Ross viu nesse alemãozinho aí?”, e quando o mecânico ameaçou responder, Rubens o interrompeu: “Ah, tá bom, vai me dizer também que o Ross foi embora? Vocês estão de brincadeira comigo. Jean, onde está você, vou pro seu escritório!”, falou em alto e bom som mesmo sem saber se Jean estava por ali, virou as costas e foi embora.

[bannergoogle] Não perdeu muita coisa, porque o Q1 foi absolutamente standard, rodando, pela ordem, Button (a 1s8 de Hamilton, que foi o mais rápido, com pneus médios, 1min24s251, 0s358 à frente de Rosberg), Alonso, Stevens, Merhi e Verstappinho, que teve a carenagem de seu motor voando pelos ares como se fosse uma folha de papel. As duplas da McLaren, da Toro Rosso e da Red Bull, por conta de trocas de motores, MGUs, NHKs, PQPs, meias, luvas, cuecas, óculos de sol, marca de cera para polimento, operadora de celular e parece que até de sexo, num caso isolado, foram punidas com 800 posições no grid acumuladas e terão de usar a pista antiga e as curvas sopraelevate.

A direção de prova ainda deve estar montando o grid, por isso deste relato constam apenas os resultados de cada parte da classificação (não estou brincando, no release da Red Bull Kvyat diz que não sabe em que posição vai largar). No Q2 foi registrada a melhor volta do dia, melhor até que o tempo da pole: 1min23s383, de MC Amilton. Rosberguinho ficou 0s7 atrás. Foram tungados do Q3 Maldanado, Felipe II, Sainz Idade, K-Vyado e Ricardão — que nem fez tempo. Sonyericsson passou, mas também foi punido e terá de largar mais atrás. Ele atrapalhou Hülkenberg numa volta no início do treino. Já no Q2 a Ferrari se colocou, com os dois carros à frente de Rosberg. Estava dada a letra: com o motor usado por Fangio, Nico não teria como lutar por nada muito significativo no Q3.

erichulk
Sonyericsson atrapalha o Incrível Hulk: se danou

E foi um Q3 dos mais fajutos. Lewis fez 1min23s397 e ninguém chegou perto. Na sua segunda tentativa, nem melhorou o tempo. Rosberguinho, sem ter como alcançar Kimi e Vettel, segundo e terceiro, ainda salvou o quarto lugar na sua segunda volta, desbancando Massacrado — que já estava comemorando a segunda fila e ficou em quinto. Fecharam o treino, pela ordem, Sapattos, Maria do Bairro (a Force India seria forte em Monza por causa dos motores, todos sabiam), Grojã (tem ido muito bem, o menino), Hulk (que quebrou depois da primeira volta rápida) e Sonyericsson (que despencou para 13º pela treta com o alemão forceíndico).

Monza é uma pista velocíssima (sacaram?). Hoje, Pérez foi flagrado a 354,4 km/h no fim da reta. Merhi, o mais lento, passou a 329,7 km/h no mesmo ponto. Falar que um cara que acelera a 330 km/h foi o “mais lento” parece até sacanagem. Mas 25 km/h a menos é dose, coitado. Essa é a lógica do GP da Itália desde sempre. Tira asa, enfia o pé no acelerador e quem tiver mais motor e colhões leva.

Lewis leva, e amanhã deve bater nas 40 vitórias na carreira, uma marca e tanto.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francês
Francês
8 anos atrás

HAMILTON Mc Guimê foi boa. A Globo declarou luto, ninguém pode falar nas 41 vitórias de Hamilton, que se aproxima. O Burti continua me enojando………..

Juggerbr
Juggerbr
8 anos atrás

Esses textos são muitos bons, nem assisto mais as corridas, coisa chata, só leio você e dou muitas risadas. O melhor é pegar no pé do Alonso.

Eduardo-SC
Eduardo-SC
8 anos atrás

Eu sou do tempo em que não podia vacilar em Monza sob pena de jogar o titulo fora. É o caso dos dois mercêdicos agora. Mas tem tanta corrida ainda pela frente que hoje em dia não sei mais de nada.

Rodrigo Deliberali
Rodrigo Deliberali
8 anos atrás

Alguma coisa me diz que aquela panca do Barrichello em Imola 1994, teve resultados semelhantes com do Alonso no começo do ano! Só acho!

André
André
8 anos atrás

Essa foto do Hamilton foi durante o Q3.

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Surpreendentemente simpático com Vettel?
https://www.youtube.com/watch?v=QdORDc_WN7I

Edson
Edson
8 anos atrás

Hamilton esta imbatível como sempre, Rosberg muito mal, Kimi incrível !!! Espero um corrida emocionante para amanhã , com certeza … lógico do Hamilton para trás !!!
Pessoal vejam este vídeo com o convidado do dia da Ferrari, Rubens Barrichello que ainda mantém o recorde da pista de Monza :
https://youtu.be/2VrE30IccuM
Essa volta foi a pole position de Monza em 2004!!!
Obrigado Flavio!!!

Apm
Apm
Reply to  Edson
8 anos atrás

Recorde de uma das pistas mais rápida do mundo é do cara comparado com tartaruga, só aqui mesmo …

Fernando
Fernando
Reply to  Apm
8 anos atrás

Ah, mas eu acho que foi ele mesmo que se colocou dentro deste “casco”. Explico: Rubens em quase toda sua carreira assinou contratos que o obrigaram a ser apenas a putinha do primeiro piloto, quer dizer, o negócio dele sempre foi fama e grana.

Quando a gente assiste coisas como este YT, e muitas outras mais, percebe como ele era um ótimo piloto na F1. Mas se era ótimo porque não optou por ganhar alguns campeonatos e um pouco menos de dinheiro? Acho que o povo daqui não gosta é disso.

Em que pese a enormidade da concorrência que ele enfrentou, a imagem dele é a de um cara que nunca realmente tentou algo mais arrojado.

Jean Rul
Jean Rul
8 anos atrás

Curioso o Barrichello nos boxes da Ferrari. Achei que depois de “tudo” que a Ferrari fez pra ele, ele estaria de mal com os italianos… Ou tem sangue de barata, para não perder a boca livre; ou o ponto de vista dele dos acontecimentos estava meio turvo na época.

luigi
luigi
Reply to  Jean Rul
8 anos atrás

Para quem tem um sobre nome italiano , eu fico com a opção ; SANGUE DE BARATA , espero que este sobrenome não seja de família Siciliana , se não vou ter que fazer umas seções de consulta os antepassados e perguntar : Cade a tal “braveza, macheza, coragem” Siciliana tão propalada pelos antigos ,pelo jeito de ter sido criado na casa da “nona”com muito mimo e delicadezas.

Robertom
Robertom
Reply to  luigi
8 anos atrás

O sobrenome Barrichello é originário da região do Veneto, onde estão Veneza, Treviso, Vicenza, Verona…

Francês
Francês
Reply to  luigi
8 anos atrás

Até onde vai a ignorância no Brasil. OS descendentes de italianos do Brasil a maioria é do Vênetto. O pessoal assiste poderoso chefão com Robert de Niro (quem nem italiano é) e acha que isso é ser italiano hahahaha………………………….hollywood acabou com a cultura. Visitem o Venetto, vistem o norte da Itália, as cidades fronteiriças com a Suíça. Irão se surpreender.

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Do pole ao sexto menos de um segundo, definitivamente o carro do outro planeta ficou lá pelos anos 80 e 90, época em que vi diferenças de um segundo – ou quase, ou mais – do pole para o segundo colocado. Acho que não dá mais tempo de alguém reagir, mas a Mercedes que se cuide.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Fernando
8 anos atrás

caro Fernando.

cara a MB… e o n1 do grid …Lewis… estao apenas ditando o ritmo na Ponta…na Lenta … sem forçar o Novo upgrade do Motor MB…para evitar desgastes desnecessarios… e nao ter de pagar puniçoes nessa reta Final do campeonato…amanha ele mante-ra somente uma distancia segura dos outros concorrentes ate a Vitoria n40…acorda cumpadi…somente proibindo a MB de participar com suas Factory… Flechas de Prata… da f 1…vc pode-ra vislumbrar outras equipes vencendo…hahahahahahaharssss a Longa Era Prateada esta apenas começando…nem a Red Bull/MB/16 consegui-ra andar junto com as MBs Factory…valeu.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Torço por uma dobradinha da Ferrari.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Se Kimi largasse “na boa”, a dobradinha aconteceria.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

A “dobradinha” do segundo/terceiro, claro…

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Traduzindo: se a Mercedes não tivesse feito alterações no motor, a Ferrari
teria alcançado Hamilton , prova disso foi desenpenho de Rosberg que não
tinha o mesmo motor. Até a ultima corrida teremos surpresas.

Fernando
Fernando
Reply to  Celio Ferreira
8 anos atrás

Celio, a Ferrari também desenvolveu seu motor, corrijam-me se eu estiver enganado. E aparentemente Hamilton não deu tudo que podia porque sabia que Rosberg estava fora do páreo. Independente disso também acho que encostarão na Mercedes até o fim do ano, e não apenas a Ferrari, mas será tarde penso eu.

Romanista Ferrarista 46
8 anos atrás

“… e veio correndo. Chegou com alguns dias de atraso …”
hahaha …. esta foi demais!
Amanha tem dobradinha: 1st Rai – 2nd Vet

Marcio
Marcio
Reply to  Romanista Ferrarista 46
8 anos atrás

E também: “com o motor usado por Fangio”… kkkk. Ri demais com essas…

Eltontoptec
Eltontoptec
8 anos atrás

Seria legal se o Kimi fizesse uma boa largada a assumisse a ponta. Mais legal ainda seria ele vencer a prova, com Vettel completando o pódio para a carcamanada delirar. Seria um domingo bacana.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Eltontoptec
8 anos atrás

Assino embaixo.

luigi
luigi
Reply to  Zé Maria
8 anos atrás

Infelizmente Zé Maria mesmo que ele faça uma largada excepcional ,com este D S R e esta normas absurdas de quem esta na frente não poder se defender ,ele seria ultrapassado em poucas voltas pois acho impossível qualquer carro abrir mais de 1 sec. sobre as Mercedes e muito menos sobre Hamilton que é muito capacitado e determinado ,

Robertom
Robertom
Reply to  Zé Maria
8 anos atrás

Não seria DRS ?

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Eltontoptec
8 anos atrás

Existe a chance de as 2 Ferraris darem o bote e assumirem a ponta amanhã. Kimi não tem nada a perder, Vettel muito pouco, Se o segundo segurar o inglês por umas 5 voltas, acelerando nas retas e segurando nas curvas, quem estiver em primeiro pode abrir uma vantagem confortável, lembrando que nesse caso Rosberg estaria babando atrás de Lewis.

David
David
8 anos atrás

Que falta de criatividade!!