DICA DO DIA
SÃO PAULO (herói anônimo) – Ótima entrevista no site brasileiro da Red Bull com “Lolô” Cornelsen, que projetou os autódromos de Curitiba e Jacarepaguá — tristemente mortos, o carioca em 2012, o paranaense com enterro previsto para julho. Marina Sarkis mandou o link.
Lolô fez também as pistas do Estoril e de Luanda, em Angola. A pista portuguesa está lá, firme e forte. A angolana, sinceramente não sei. Se vocês tiverem alguma notícia, pinguem aqui.
Que eu saiba o projeto do autódromo de Jacarepaguá, da pista inaugurada em 1977/78, é do Sr. David Caderman.
Acredito que o Sr. Lolô Cornelsen fez o projeto da 1ª versão, de 1966/67…
Flávio…se possível….escreva……
Flávio desculpe….não quero causar mal estar algum, gostaria de saber a sua opinião sobre a manobra usada pelos nossos políticos….não tem nada a ver com a matéria que escreveu agora.
Sei de sua opção política, e exatamente por isso que eu gostaria de saber a sua opinião.
Não estou tentando gerar nenhuma polêmica. …mas sabendo de sua posição, como vc se sente????
Você ainda acredita neste governo????
Não causa mal-estar nenhum em perguntar. Mas se eu quiser escrever sobre o assunto, escreverei. Apenas não há manobra alguma. A presidenta tem o direito de escolher seus ministros. Não é a mídia que escolhe.
Sinceramente, sem querer fazer qualquer juízo de valor, mas por mais que o Gomes escreva bem, parece muito difícil a essa altura que ele consiga expressar com propriedade algo factível como já fizera em seus textos políticos anteriores. É o famoso “contra fatos não há argumentos”. Questionar a legalidade das gravaçōes pode até ser um caminho, porém, convenhamos, é pouco, muuuuito pouco diante dos fatos e não justifica o conteúdo das mesmas. Enfim, estou contigo Thiago e imagino que outros fãs do blogueiro também. Gostaríamos de ler algumas palavras acerca dos últimos acontecimentos históricos em nosso país até como um bom contraponto à tantas porradas que a mídia vem metralhando o governo. Vamos lá Flavio, quebre o silêncio.
Deixa o homem quieto com as opiniões dele. Ninguém pode obrigar outrem a opinar sobre qualquer coisa.
Sai.. Ma! Ninguém está obrigando outrem a nada.
“Vamos lá Flavio, quebre o silêncio.” Você deve ser o tipo de cara que quando vai pra balada fica insistindo em puxar papo com a mulher que está dançando e não te dá a mínima.
Desafiar com respeito e educação é bem diferente de “obrigar”. Prefiro não dizer o tipo de cara que você deve ser…rsrs
Certamente não tão pentelho quanto você. E nem com receio de falar pras pessoas o que pensa. Boa sorte.
https://www.youtube.com/watch?v=rgNnMjLJacE
caramba, não conhecia o legado do “seu” Lolô…
a entrevista só tem um defeito: muito curta!
quem sabe o GP faz uma matéria mais completa com ele?
que talz a sugestão, Gomes?
Dá uma olhada neste link: http://goo.gl/KmHRDW
Flávio…..
Saúde para o grande arquiteto Lolô Cornelsen.Salvo engano o arquiteto é tio de um dos maiores corredores paranaenses morto prematuramente:Luis de Moura Brito.
Seu filho Jejo (por onde andará) e sua filha também foram corredores de Kart na década de 70.
Antonio
O autódromo de Luanda (Angola) ainda existe e está sendo utilizado, mas está em estado precário.
http://youtu.be/n_oUuFmYQiE
http://youtu.be/rgNnMjLJacE
Com a ajuda do Google Maps, consegui localizar o autodromo, segue o link
https://www.google.com.br/maps/@-9.007131,13.0971379,1539m/data=!3m1!1e3!5m1!1e4
Contudo, não há muita informação, apelando para o Wikipedia, há duas páginas, uma em português e em alemão, que possuem links com mais informações sobre a sua construção e algumas provas do passado.
http://motorsportinangola.blogspot.com.br/2010/01/angola-race-track-construction-history.html
http://sportscar.com.sapo.pt/Luanda72.htm
Vale pela homenagem a um senhor que fez as pistas, embora Jacarepaguá e Estoril fossem muito sinuosas e sem graça – mesmo que não tão ruins quanto qualquer coisa do senhor Tilke. O que as duas tinham de legal era o ambiente em torno. Bacanas mesmo eram Silverstone e Zeltweg antigas, Suzuka, Imola, Monza…
Jacarepaguá era excepcional. Tinha um tracado que os pilotos adoravam, uma grande reta e várias áreas de escape , mesmo qdo isso nem era comentado. E um dos poucos circuitos com visão total da arquibancadas.
Excepcional? Ninguém gostava de correr lá, era notório que o Mansell, o Prost etc não gostavam. O circuito era plano ainda. Interlagos pode não ser um primor, mas pelo menos tem subidas, descidas, freadas fortes e mais pontos de ultrapassagem.
Nesse blog tem um artigo sobre os 40 anos do autodrome de Luanda em 2012.
http://motorsportinangola.blogspot.com.br/2012/05/40-anos-do-autodromo-de-luanda.html
Até uns cinco anos atrás o autódromo de Luanda era ao menos palco de uns “pegas” no final de semana, até onde sei. Não sei se há alguma competição oficial lá.
Parece que Curitiba pode não ser morto…
Conheci o autodromo de Benguela que no inicio dos anos 70 teve varias provas internacionais por lá…por causa da guerra civil de tantos anos, foi deixado de lá,..mas continua firme, precisando de cuidados para se tornar aquela pista que foi outrora…e o local é excelente….ao lado de uma praia e pertinho do aeroporto….
É muito fácil anular os feitos quando não se conhece a história por trás dos mesmos. A valorização da história e cultura não é um traço característico nosso, infelizmente, E isso facilita a manipulação em todos os níveis. E isso nos mostra que temos muitos brasileiros inspiradores.
A pista portuguesa está lá, mas não tão firme e forte assim não. Lá como cá…
https://www.publico.pt/desporto/noticia/grupo-italiano-interessado-em-comprar-autodromo-do-estoril-1725796
https://www.publico.pt/desporto/noticia/tudo-em-nome-da-formula-1-1725766
Interessantíssimo! Sequer sabia da existência deste homem!
E a anta do Tilke não aprendeu nada mesmo…
Já viu isso aqui???
https://www.facebook.com/Stop-Hermann-Tilke-Ruining-Motorsport-184401099170/
O que ele fez com Hockenheim é motivo pra suspender o registro dele no órgão alemão de engenharia e arquitetura.
A pista de Luanda ainda existe: https://www.google.com.br/maps/place/Aut%C3%B3dromo+Internacional+de+Luanda/@-9.0062281,13.0979466,2656a,20y,90h/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x1a522124a8c69863:0x58c03045146c04ff!6m1!1e1
Agora, vai saber se funciona.
No link tem umas fotos de corridas que parecem ser bem recentes.
Fico muito feliz que o Tiago Mendonça tenha feito a reportagem e orgulhoso por ter dado a dica desta história incrível em uma conversa nos boxes do moribundo AIC
Quando fui a trabalho em Angola em 2009 fui visitar o autódromo. A pista estava em estado precário. Não sei hoje em dia. Para quem tiver curiosidade. clique https://www.google.com.br/maps/place/Aut%C3%B3dromo+Internacional+de+Luanda/@-9.0091609,13.0961317,1308m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x1a522124a8c69863:0x58c03045146c04ff!6m1!1e1
Embora o autódromo de Angola ainda receba algumas grandes competições nacionais e internacionais, parece que seu terreno vem sofrendo invasōes de construçōes irregulares. Na tentativa de salvar todo o complexo, a proprietária vem há alguns anos pleiteando recursos públicos para uma grande reforma, mas ainda sem sucesso. Sua proposta é desenvolver nas dependências do autódromo uma boa infraestrutura de lazer para exploração turística e uso da população, assim como praças esportivas modernas mundo afora.
Luanda existe, mas ao que consta está num estado lastimável…
Sobre a pista de Luanda, Gomes, esteve ao abandono por muitos anos, mesmo depois do final da Guerra Civil que assolou o país, em 2002. Contudo, recentemente, começou a ser recuperado. Aos poucos, mas está a ser recuperado.
Apesar desse período de abandono, chegou-se a correr nessa pista, mesmo sem guard-rails e ervas a crescer entre o asfalto. Encontrei um video de 2014, para veres.
https://www.youtube.com/watch?v=ec-RDNsyfzA
O orgulho é duplo para Cornelsen, Senna fez sua estreia na formula 1 em jacarepaguá(também, a pista do melhor resultado obtido pela equipe Fittipaldi).