HÁ 15 ANOS

SÃO PAULO (ah, o som…) – Foi o Saulo Agostinho que mandou o vídeo. Aparentemente, nada demais. Panis, de BAR, contra Trulli, de Jordan, lutando por um discreto nono lugar.

Mas em Hockenheim.

Hockenhein de verdade.

E os motores eram aspirados, de 3 litros.

E tinham 10 cilindros em V.

E faziam um barulho da porra.

E deu saudade até dessa temporada, que não foi das mais emocionantes — Schumacher foi campeão com quase o dobro dos pontos de Coulthard.

Só os seis primeiros pontuavam. Era mais complicado, pode-se dizer. A única coisa não muito legal eram os câmbios totalmente automáticos.

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EduardoRS
EduardoRS
7 anos atrás

A temporada de 2001 foi um porre. Esqueceu também de mencionar o controle de tração nos carros. A única coisa que dá saudade mesmo é o velho Hockenheim com os carros rasgando a floresta – isso era um verdadeiro espetáculo.

Se a F1 de hoje corresse nesse traçado, sem a babaquice do DRS (é claro), seria tão legal quanto.

A última temporada de F1 relativamente “pura” foi a de 2000. Depois os caras perderam a mão em tudo.

Leonard
Leonard
7 anos atrás

Se não me engano o cambio automático foi proibido em 1994, depois voltou semelhante ao CVT “variável continua” e ficou até 2008 quando foi proibido e substituído por um cambio manual acionado por borboletas.

Leonard
Leonard
Reply to  Leonard
7 anos atrás

Havia um protótipo da williams de 1991/1992 com cambio totalmente automático, mas a diferença era tão gritante que foi proibido se não me engano

Charles Henrique Schweitzer
Charles Henrique Schweitzer
7 anos atrás

Sensacional Flávio!

O carro do Panis é uma versão antecessora da BAR que pilotei na Estônia e, como é gostoso de ver o carro sendo usado à exaustão da sua capacidade de aceleração e frenagem! Bem como a tensão que devia haver nos pilotos de dividir esses metros de asfalto, lado a lado.

Ultrapassagem nada artificial como as que temos hoje.

Gabriel Medina, O outro
Gabriel Medina, O outro
7 anos atrás

Dois fatos:

1 – A destruição do traçado antigo – um La Sarthe em miniatura – deveria acarretar em prisão para os responsáveis.

2 – Sem DRS, a F1 era muito melhor.

E o memorial ao Jim Clark, ainda tá lá na primeira chicane?

Marcelo Abreu
Marcelo Abreu
Reply to  Gabriel Medina, O outro
7 anos atrás

Concordo, nunca aceitei o que fizeram com o traçado original.
Era linda a parte da floresta com os carros entrando naquela imensidão verde, reta de pé embaixo e velocidade pura.

Um verdadeiro crime !

Allan Ferreira
Allan Ferreira
7 anos atrás

E quem precisa de DRS (argh!) em circuitos de verdade? Hockenheim foi um dos meus circuitos favoritos. Nego passava na Floresta Negra (saudade dos retões), no Estádio… e tudo sem mimimi. Era no braço mesmo. Saudade deste circuito.

Elmo
Elmo
7 anos atrás

Para alguém ter saudades dessas monótonas temporadas Schumacher do início dos anos 2000, é porque a fórmula 1 atual está muito chata mesmo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Elmo
7 anos atrás

Mais um nick fantasma, Sennafredo? Desta vez, foi inventivo: torcedor da Nascar.

MarcioD
MarcioD
7 anos atrás

Motores aspirados sem limitação de rpm. Na época, nesta pista chegando a mais de 17.300 rpm dai o barulho bem agudo. Turbo ajuda a abafar

Müller
Müller
7 anos atrás

Sempre tem um “mas”…

E ele era, basicamente, a chatisse da falta de ultrapassagens. Não só por não haver DRS, mas também pelos apêndices aerodinâmicos que praticamente impediam um piloto de se aproximar muito do outro nas saídas de curva. Disputas ficavam reduzidas às paradas nos boxes – exceções à Spa e Hockenheim.

Sempre dá saudade de alguma coisa boa em um período. Mas vale lembrar o que era chato, também.

Gabriel Ponã
Gabriel Ponã
7 anos atrás

Esse barulho dá saudades mesmo. Dá a sensação do monstro sendo domado.

Albert
Albert
7 anos atrás

Até onde me lembro, o trecho da Floresta Negra foi fechado, né? Poderiam deixar duas opções de traçado. Já imaginaram uma “6 Horas de Hockenheim” no WEC nesse traçado antigo? Com Audi e Porsche mandando bem na categoria?

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
7 anos atrás

Caraca, eu não me lembrava de ter havido câmbios totalmente automáticos na F-1

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
7 anos atrás

Montoyão véio de guerra. esse cara dava trabalho.

Lex
Lex
7 anos atrás

Flavio, o câmbio era semi-automático, assim como hoje em dia. O regulamento não permitia câmbio automático. Lembro bem dessa temporada. Sei que o vídeo faz parecer que não trocam, mas eles trocam. Vejas as reduções feitas no “estádio”.
Abraço.

José
José
Reply to  Lex
7 anos atrás

Exatamente, Lex. Acho que a Williams no início da décade de 90 estava testando um câmbio automático, mas o regulamento de 94 proibiu todas essas “ajudas” antes de ser colocado em corridas, testes acho que até chegaram a acontecer.

Otavio
Otavio
7 anos atrás

Se esta ultrapassagem fosse nos dias de hoje, ele seria punido por “cortar” a chicane…

Riacardo Bigliazzi
Riacardo Bigliazzi
7 anos atrás

Hockenheim sofreu a mesma amputação que o nosso extraordinário (ex) Interlagos.

Morte aos que jogam contra o automobilismo de verdade e praticam essas atrocidades.

Quem pode ter a oportunidade (como Eu) de assistir um F-1 tomar a Curva 1 e a 2 de Interlagos sem tirar o pé sabe o que era um Circuito de verdade. E não precisava ser um F-1… podia ser mesmo um Passat a tomar a “1” apenas com três rodas (a interna esquerda sempre acabava saindo do chão).

Segue o jogo, tenho certeza que alguém sempre sai ganhando ($$$) com essas ingerências.

Marcelo Witt
Marcelo Witt
7 anos atrás

Essa parte do circuito que amputaram era justamente a parte mais legal. Velocidade. Simples assim! Mas gostei de ouvir a narração, nunca tinha ouvido uma narração em alemão!

Douglas Arruda
Douglas Arruda
7 anos atrás

Como assim totalmente automático, era só acelerador e freio? Não seriam semi-automáticos? Imagino que seria muito complicado achar um tempo perfeito de volta sem o controle de marchas.

Marcelo Alexandre Ferreira da Silva
Marcelo Alexandre Ferreira da Silva
7 anos atrás

Mataram o circuito e mataram a F1 !!

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
Reply to  Marcelo Alexandre Ferreira da Silva
7 anos atrás

adorava ver corrida aí…bom como o da Bélgica. pista p quem tem coragem.

Marcelo Bicudo
Marcelo Bicudo
7 anos atrás

Nada a ver com o post, mas a ver com o tema.
Sempre que vejo uma disputa dessas me lembro desta aqui: http://www.dailymotion.com/video/x8ijfy_massa-vs-kubica-japon-2007_sport

Massa x Kubica com chuva sem visibilidade e muita grama.

Hoje os dois seriam desclassificados!

Marcelo Witt
Marcelo Witt
Reply to  Marcelo Bicudo
7 anos atrás

Muita doideira!!! Àquela velocidade, sem ver nada, grama é asfalto, totózinho a toda hora, muito show! Porque a F-1 era mais emocionante?

Leandro Pinheiro
Leandro Pinheiro
Reply to  Marcelo Bicudo
7 anos atrás

Hoje em dia nem teria corrida com uma chuva dessas

Leonardo Silva Conrado
Leonardo Silva Conrado
7 anos atrás

Hermann Tilke, deveria ja ter sido banido da F1, faz tempo, por ter destruído este antigo traçado épico de Hockenheim. E a FIA deveria rever os vídeos das antigas corridas de F1 no Youtube, principalmente na época dos V10, e repensar sobre a cagada que ela fez implantando estes motores V6 híbridos, que só prejudicaram a imagem da F1.

Riacardo Bigliazzi
Riacardo Bigliazzi
Reply to  Leonardo Silva Conrado
7 anos atrás

O prefeito de São Paulo que destruiu Interlagos também…

José
José
Reply to  Leonardo Silva Conrado
7 anos atrás

Posso estar errado e gostaria que me corrigissem se estiver mesmo. Mas acho que nessa o Tilke não tem culpa. A pressão que foi imposta pelo fato dos carros passarem literalmente por dentro da floresta foi muito grande. Poluição, barulho… acho que foram essas as justificativas. Tilke fez o que deu. E nem acho o resultado tão ruim, se não soubéssemos como era melhor o “antes”, acho que não criticaríamos tanto o “depois”.

Quanto aos motores V6 híbridos, o papo é parecido. Até onde sei a pressão das fabricantes pela troca por motores turbo também foi grande. Quase que uma imposição tipo: “ou muda ou a gente cai fora”. E aí sem motor não dá!

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

E O RONCO HEIM PESSOAL ……

AS
AS
7 anos atrás

Realmente o cambio era uma aberraçao… mas o barulho dos motores era uma experiência única…. era lindo. Cometeram um crime…

Paulo
Paulo
7 anos atrás

Eu lembro dessa corrida… o Schumacher se envolveu num acidente com o Burti logo.no.início, o Barrichello…

Essa temporada foi bem.sem graça em termos de disputa de título.. foi a última do Hakkinen.. e a primeira do Kimi na Sauber…

perna quebrada
perna quebrada
7 anos atrás

Não entendo acabarem com o circuito original… muito melhor…

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Será que o Bernie não vê esses vídeos? Mas sejamos sinceros tb, era uma ou outra disputa dessas naqueles tempos de raras ultrapassagens na F1..

Nery
Nery
7 anos atrás

Pra vc ver…
Hj da saudade, mas justamente pela dificuldade de ultrapassar, a dominância de um piloto campeão, que a F1 foi mudando, mudando até virar essa bagunça descaracterizada de hj.
Carros feios, motores que não são motores, com barulho de aspirador, ultrapassagens sem sentido e facilitadas….

Giovanni
Giovanni
7 anos atrás

Muito bom!

Tem esse vídeo de Hokckenheim de 2000. A largada do Rubinho onboard, de 18o pra 1o, na primeira vitória.

PS: aos 1.min37s ele ultrapassa o Zonta e o cumprimenta! Achei demais a atitude!

Giovanni
Giovanni
Reply to  Giovanni
7 anos atrás
Leandro
Leandro
7 anos atrás

A mutilação de Hockenheim foi o início da morte da F1 atual.
A mutilação do ronco dos motores foi o início da descida do caixão na cova.

Marcos
Marcos
7 anos atrás

Imagina aí se tivece o DRS,tinha passado de primeira.
Uma infeliz ideia,que acabou com as disputas,imagina os irmãos schumacher em Interlagos em 2002.

Tiago
Tiago
7 anos atrás

Saudade da LEGÍTIMA Hockenheim e saudade dos LEGÍTIMOS V10.

Devagarzinho os ecochatos foram fodendo com a F1.

Moy
Moy
7 anos atrás

Vácuo de verdade!

Aliandro Miranda
7 anos atrás

Vi esse vídeo ontem!

Aliás, tenho vistos vários vídeos da F-1 dos anos 2000. Muito mais pelo barulho do que pelas corridas em si.

charles
charles
7 anos atrás

Não entendi quando você falou sobre os câmbios “totalmente automáticos”, não era preciso trocar as marchas? Eram diferentes dos usados atualmente? Quais diferenças?

Leonildo
Leonildo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Também fiquei com a impressão do uso de câmbio automático ou automatizado, mas segundo as regras técnicas do ano de 2001 tais mecanismos estavam proibidos (“Automatic gearboxes are forbidden.”). Independentemente do uso ou não de tais câmbios naquele ano, dá saudade de pistas como hockenheim e dos carros da época.
Segue um site com vários livros de regras técnicas da F1:

http://www.somersf1.co.uk/p/fia-formula-one-technical-regulations.html

fernando zimmermann
fernando zimmermann
Reply to  charles
7 anos atrás

tudo automático não tinha nem borboleta…..nadinha….queria achar mais corridas daquela época pra assistir, ate tem mas a qualidade das imagens são bem fraquinhas….alguém indica um link talvez???

marcos alvarenga
marcos alvarenga
7 anos atrás

Câm,bios totalmente automáticos? Já teve isso? Não lembrava.

Assisti essa temporada.

O Pagão
O Pagão
7 anos atrás

E também não tinha a “covardia” do DRS, as ultrapassagens tinham que ser na mão.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
7 anos atrás

Hehehe… e Trulli, “as usual” fazendo “trullisses”…