HÁ 15 ANOS
SÃO PAULO (ah, o som…) – Foi o Saulo Agostinho que mandou o vídeo. Aparentemente, nada demais. Panis, de BAR, contra Trulli, de Jordan, lutando por um discreto nono lugar.
Mas em Hockenheim.
Hockenhein de verdade.
E os motores eram aspirados, de 3 litros.
E tinham 10 cilindros em V.
E faziam um barulho da porra.
E deu saudade até dessa temporada, que não foi das mais emocionantes — Schumacher foi campeão com quase o dobro dos pontos de Coulthard.
Só os seis primeiros pontuavam. Era mais complicado, pode-se dizer. A única coisa não muito legal eram os câmbios totalmente automáticos.
A temporada de 2001 foi um porre. Esqueceu também de mencionar o controle de tração nos carros. A única coisa que dá saudade mesmo é o velho Hockenheim com os carros rasgando a floresta – isso era um verdadeiro espetáculo.
Se a F1 de hoje corresse nesse traçado, sem a babaquice do DRS (é claro), seria tão legal quanto.
A última temporada de F1 relativamente “pura” foi a de 2000. Depois os caras perderam a mão em tudo.
Se não me engano o cambio automático foi proibido em 1994, depois voltou semelhante ao CVT “variável continua” e ficou até 2008 quando foi proibido e substituído por um cambio manual acionado por borboletas.
Havia um protótipo da williams de 1991/1992 com cambio totalmente automático, mas a diferença era tão gritante que foi proibido se não me engano
Sensacional Flávio!
O carro do Panis é uma versão antecessora da BAR que pilotei na Estônia e, como é gostoso de ver o carro sendo usado à exaustão da sua capacidade de aceleração e frenagem! Bem como a tensão que devia haver nos pilotos de dividir esses metros de asfalto, lado a lado.
Ultrapassagem nada artificial como as que temos hoje.
Dois fatos:
1 – A destruição do traçado antigo – um La Sarthe em miniatura – deveria acarretar em prisão para os responsáveis.
2 – Sem DRS, a F1 era muito melhor.
E o memorial ao Jim Clark, ainda tá lá na primeira chicane?
Concordo, nunca aceitei o que fizeram com o traçado original.
Era linda a parte da floresta com os carros entrando naquela imensidão verde, reta de pé embaixo e velocidade pura.
Um verdadeiro crime !
E quem precisa de DRS (argh!) em circuitos de verdade? Hockenheim foi um dos meus circuitos favoritos. Nego passava na Floresta Negra (saudade dos retões), no Estádio… e tudo sem mimimi. Era no braço mesmo. Saudade deste circuito.
Para alguém ter saudades dessas monótonas temporadas Schumacher do início dos anos 2000, é porque a fórmula 1 atual está muito chata mesmo.
Mais um nick fantasma, Sennafredo? Desta vez, foi inventivo: torcedor da Nascar.
Motores aspirados sem limitação de rpm. Na época, nesta pista chegando a mais de 17.300 rpm dai o barulho bem agudo. Turbo ajuda a abafar
Sempre tem um “mas”…
E ele era, basicamente, a chatisse da falta de ultrapassagens. Não só por não haver DRS, mas também pelos apêndices aerodinâmicos que praticamente impediam um piloto de se aproximar muito do outro nas saídas de curva. Disputas ficavam reduzidas às paradas nos boxes – exceções à Spa e Hockenheim.
Sempre dá saudade de alguma coisa boa em um período. Mas vale lembrar o que era chato, também.
Esse barulho dá saudades mesmo. Dá a sensação do monstro sendo domado.
Até onde me lembro, o trecho da Floresta Negra foi fechado, né? Poderiam deixar duas opções de traçado. Já imaginaram uma “6 Horas de Hockenheim” no WEC nesse traçado antigo? Com Audi e Porsche mandando bem na categoria?
Caraca, eu não me lembrava de ter havido câmbios totalmente automáticos na F-1
Montoyão véio de guerra. esse cara dava trabalho.
Flavio, o câmbio era semi-automático, assim como hoje em dia. O regulamento não permitia câmbio automático. Lembro bem dessa temporada. Sei que o vídeo faz parecer que não trocam, mas eles trocam. Vejas as reduções feitas no “estádio”.
Abraço.
Exatamente, Lex. Acho que a Williams no início da décade de 90 estava testando um câmbio automático, mas o regulamento de 94 proibiu todas essas “ajudas” antes de ser colocado em corridas, testes acho que até chegaram a acontecer.
Se esta ultrapassagem fosse nos dias de hoje, ele seria punido por “cortar” a chicane…
Hockenheim sofreu a mesma amputação que o nosso extraordinário (ex) Interlagos.
Morte aos que jogam contra o automobilismo de verdade e praticam essas atrocidades.
Quem pode ter a oportunidade (como Eu) de assistir um F-1 tomar a Curva 1 e a 2 de Interlagos sem tirar o pé sabe o que era um Circuito de verdade. E não precisava ser um F-1… podia ser mesmo um Passat a tomar a “1” apenas com três rodas (a interna esquerda sempre acabava saindo do chão).
Segue o jogo, tenho certeza que alguém sempre sai ganhando ($$$) com essas ingerências.
Essa parte do circuito que amputaram era justamente a parte mais legal. Velocidade. Simples assim! Mas gostei de ouvir a narração, nunca tinha ouvido uma narração em alemão!
Como assim totalmente automático, era só acelerador e freio? Não seriam semi-automáticos? Imagino que seria muito complicado achar um tempo perfeito de volta sem o controle de marchas.
Mataram o circuito e mataram a F1 !!
adorava ver corrida aí…bom como o da Bélgica. pista p quem tem coragem.
Nada a ver com o post, mas a ver com o tema.
Sempre que vejo uma disputa dessas me lembro desta aqui: http://www.dailymotion.com/video/x8ijfy_massa-vs-kubica-japon-2007_sport
Massa x Kubica com chuva sem visibilidade e muita grama.
Hoje os dois seriam desclassificados!
Muita doideira!!! Àquela velocidade, sem ver nada, grama é asfalto, totózinho a toda hora, muito show! Porque a F-1 era mais emocionante?
Hoje em dia nem teria corrida com uma chuva dessas
Hermann Tilke, deveria ja ter sido banido da F1, faz tempo, por ter destruído este antigo traçado épico de Hockenheim. E a FIA deveria rever os vídeos das antigas corridas de F1 no Youtube, principalmente na época dos V10, e repensar sobre a cagada que ela fez implantando estes motores V6 híbridos, que só prejudicaram a imagem da F1.
O prefeito de São Paulo que destruiu Interlagos também…
Posso estar errado e gostaria que me corrigissem se estiver mesmo. Mas acho que nessa o Tilke não tem culpa. A pressão que foi imposta pelo fato dos carros passarem literalmente por dentro da floresta foi muito grande. Poluição, barulho… acho que foram essas as justificativas. Tilke fez o que deu. E nem acho o resultado tão ruim, se não soubéssemos como era melhor o “antes”, acho que não criticaríamos tanto o “depois”.
Quanto aos motores V6 híbridos, o papo é parecido. Até onde sei a pressão das fabricantes pela troca por motores turbo também foi grande. Quase que uma imposição tipo: “ou muda ou a gente cai fora”. E aí sem motor não dá!
E O RONCO HEIM PESSOAL ……
Realmente o cambio era uma aberraçao… mas o barulho dos motores era uma experiência única…. era lindo. Cometeram um crime…
Eu lembro dessa corrida… o Schumacher se envolveu num acidente com o Burti logo.no.início, o Barrichello…
Essa temporada foi bem.sem graça em termos de disputa de título.. foi a última do Hakkinen.. e a primeira do Kimi na Sauber…
Não entendo acabarem com o circuito original… muito melhor…
Será que o Bernie não vê esses vídeos? Mas sejamos sinceros tb, era uma ou outra disputa dessas naqueles tempos de raras ultrapassagens na F1..
Pra vc ver…
Hj da saudade, mas justamente pela dificuldade de ultrapassar, a dominância de um piloto campeão, que a F1 foi mudando, mudando até virar essa bagunça descaracterizada de hj.
Carros feios, motores que não são motores, com barulho de aspirador, ultrapassagens sem sentido e facilitadas….
Muito bom!
Tem esse vídeo de Hokckenheim de 2000. A largada do Rubinho onboard, de 18o pra 1o, na primeira vitória.
PS: aos 1.min37s ele ultrapassa o Zonta e o cumprimenta! Achei demais a atitude!
Eis o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=j-vvwv4eDQo
A mutilação de Hockenheim foi o início da morte da F1 atual.
A mutilação do ronco dos motores foi o início da descida do caixão na cova.
Imagina aí se tivece o DRS,tinha passado de primeira.
Uma infeliz ideia,que acabou com as disputas,imagina os irmãos schumacher em Interlagos em 2002.
Saudade da LEGÍTIMA Hockenheim e saudade dos LEGÍTIMOS V10.
Devagarzinho os ecochatos foram fodendo com a F1.
Vácuo de verdade!
Vi esse vídeo ontem!
Aliás, tenho vistos vários vídeos da F-1 dos anos 2000. Muito mais pelo barulho do que pelas corridas em si.
Não entendi quando você falou sobre os câmbios “totalmente automáticos”, não era preciso trocar as marchas? Eram diferentes dos usados atualmente? Quais diferenças?
Dá uma olhada no volante. Os caras aceleram e o carro vai trocando. Era assim.
Também fiquei com a impressão do uso de câmbio automático ou automatizado, mas segundo as regras técnicas do ano de 2001 tais mecanismos estavam proibidos (“Automatic gearboxes are forbidden.”). Independentemente do uso ou não de tais câmbios naquele ano, dá saudade de pistas como hockenheim e dos carros da época.
Segue um site com vários livros de regras técnicas da F1:
http://www.somersf1.co.uk/p/fia-formula-one-technical-regulations.html
tudo automático não tinha nem borboleta…..nadinha….queria achar mais corridas daquela época pra assistir, ate tem mas a qualidade das imagens são bem fraquinhas….alguém indica um link talvez???
Câm,bios totalmente automáticos? Já teve isso? Não lembrava.
Assisti essa temporada.
E também não tinha a “covardia” do DRS, as ultrapassagens tinham que ser na mão.
Hehehe… e Trulli, “as usual” fazendo “trullisses”…