A SECA
SÃO PAULO (nunca antes) – Outra estatística interessante, mas desta vez bastante negativa. As quatro corridas fora dos pontos que Massa completou na Alemanha igualam seu último maior jejum: do início da temporada de 2009.
Felipe vive um momento delicado. Sem contrato para o ano que vem, pode ser substituído na Williams por Jenson Button. A equipe já demonstrou interesse pelo inglês, hoje na McLaren.
[bannergoogle]Se sair, para onde vai o brasileiro? A Renault parece destino possível. Mas não necessariamente provável. Há uma certa movimentação no mercado envolvendo Pérez. Se é verdade que a renovação de Raikkonen travou as negociações nas equipes de ponta, no segundo escalão há alguma agitação. O mexicano também é cotado na Renault. Se sair da Force India, é muito provável que seu lugar seja ocupado por Wehrlein, apaniguado da Mercedes.
Pérez tem patrocinadores fortes de seu país. Sem grandes perspectivas na atual equipe, poderia apostar as fichas num projeto novo de uma equipe de fábrica. A tese vale para Felipe, também. Do mato da Williams não sai mais nenhum coelho. Assumir a tarefa de ajudar a reconstruir a Renault pode ser algo que o motive, já que voltar a um time grande está fora de cogitação — seu tempo já passou.
Minha aposta segue sendo Massa na Renault. Acho que Pérez, apesar de tudo, acaba ficando onde está. Mas é só palpite. Porque também se fala em Williams para ele. E vocês?
Hoje o Massacrado só serve de escada na F-1 pra sua equipe e pro seu parceiro, sendo ele principalmente novato. Pro Massa continuar na F-1 hoje seria melhor como consultor de equipe porque o seu desgaste na categoria já superou os 101%.
Pro Massa continuar na F-1 hoje seria melhor como consultor de equipe porque o seu desgaste como piloto na categoria já superou os 101%.
Quando os japoneses da Honda começarem a dar um motor decente para a McLaren, o Button vai sair pra começar tudo novo na Williams? Não acredito.
Masoquismo. Abismo de fim de carreira.
Button conseguiu algo praticamente impossível para um piloto já desacreditado em 2008. Ingressar numa equipe nascente e vencedora em 2009 e ser campeão.
O tempo do inglês já passou e ele sabe disso. E sabe, também, que a McLaren não tem muita chance de virar o jogo a curto prazo, com Mercedes, Red Bull e Ferrari com as melhores máquinas.
O importante agora é encher a “burra” e correr para a melhor oferta financeira. O que Raikkonen já vem fazendo.
Concordo plenamente Paulo Pinto. O Button não tem ilusões, é bem realista e vai tratar de fechar os melhores contratos, financeiramente falando, antes de pendurar as luvas. Assim como o Kimi…
A Renault pensa pequeno em contratar Massa se tem Perez como opção.
Até o Nasr é melhor investimento do que o decadente “Dollynho da F1”.
Hoje a melhor forma do Massa ficar na F1 seria a de ir para a Renault pois equipe de fabrica vive de bons resultados e com o novo regulamento para 2017 quem sabe os caras não fazem um carro bom que possa dar a ele algumas vitorias pois titulo nunca mais, a Williams pra ele já deu ou vem Button ou Perez no seu lugar.
eu gostaria de saber de onde saem tantas críticas negativas aos nossos esportistas. ter um representante que ao menos se esforça bastaria em qualquer país, mas nunca aqui. o que ele conquistou é louvável. sempre queremos mais, mas sem respeitar os que estão ali tentando. senna infelizmente já foi e não voltara. logo teremos um campeão.
obs: acredito que para o massa a melhor opção seja a renault, com mais recursos.
Eu acho dificil o Button aceitar correr com a carroça da Williams…….
Melhor Massa ir pra sua casa em MÔNACO, onde tem um belo apartamento e deixar espaço para os mais jovens ou até mesmo para o Felipe N.
Já perdeu espaço e velocidade, teve seu “quase momento” de campeão mundial, deu azar (e depois dizem que o RB que é azarado… rs), melhor que tem a fazer é um resto de temporada digno e depois vai curtir a vida.
rsssssssssssssssssssss IoI..IoI…
Observando a trajetória/carreira do Massa, o problema dele é que temos a impressão que ele, na maioria das temporadas, está ocupando a vaga de pilotos que entregariam resultados melhores que o ele entrega, e também caiu naquele conceito de piloto “útil” e “obediente” com as suas escolhas – não tentar sair da Ferrari após a temporada de 2010 – e iniciativas, como não tentar trazer a Williams para o seu lado diante de um companheiro de equipe iniciante na categoria.
Um item que joga contra a sua permanência na categoria é que os contemporâneos dele que não estão em uma equipe competitiva – Perez (melhorou muito), Wehrlein, Hulkenberg, Sainz – são pilotos que avalio ser melhor que ele, e principalmente, loucos para mostrar serviço. E se permanecer, vejo apenas a Haas e a Renault como opções. Vamos ver.
Massa vai, ou pro DTM, ou pra Indy.
Perez vai pra Williams.
Wehrlein vai pra Force India.
Button fica onde está.
Anotem aí…
Prezado F&G: Notícia velha e sem graça, Felipe Massa perdeu o foco nas últimas quatro corridas,com baixo rendimento será aposentado, não soube dar valor ao convite formulado pela montadora Renault, que poderia lhe trazer alguns bons milhões de dolares, hoje já circula sua aposentadoria esta decretada,o segundo Felipe Nars poderá ter mais sorte.
Se continuar andando ruim até o final do ano, melhor é ir para casa – experiência não é nada sem velocidade na F-1, vide Max que é um fedelho e está dando show.
Massa acho que não fica. Não é mais competitivo e sempre joga a culpa na equipe ou algum outro piloto na pista.
Poderia ficar ajudando na administração de alguma equipe…
Ele vai pra casa em SP, gastar seu rico dinheirinho em uma equipe da stock! E ja vai bbbeeemmmmmm tarde!
Vou aguardar o Américo dar o furo….
F1 ano novo , carros novos, pilotos experientes sempre tem mercado , e
Massa é um deles , e o ideal é Renault mesmo , pois o Brasil é um mercado
importante pra marca , Palpite , Massa e \Perez na Renault..
Prezado Celio,
Você compraria um Renault ou qualquer outra marca porque se identifica com um piloto de F1?! Tipo….. O Massa?!
Acho que não…
Se ele pilotar a Mercedes,no ano quê vem ele não ganha.Vai ficar botando defeito no carro até não poder mais.É o tipo de piloto quê não mais engana,deveria sair da competição pois não é competitivo.Agora pelo salário……
Estou achando que a dupla da Renault será Massa e Perez…
Massa e Kvyat na Renault, Button na Williams, Magnussen na Haas.
Sabe tudo esse garoto! Sabe até que Alonso vai ser campeão ano que vem.
Tá tomando as dores do Chupez? Michelin montadora, kkkkk! Escreveu besteira e agora some com o nick, figura….
Tomara que ele consiga ir para a Renault, situação ganha-ganha.
Pérez e Massa na Renault formariam boa dupla.
Certeza de que os dois Felipes seguem na Fórmula 1. E tenho cá comigo que um dos dois vai parar na Renault.
Eu particularmente acho que o tempo dele já passou à anos! Já está na hora de voltar à terrinha, juntar-se à patota da Stock e se divertir com essa galerinha do barulho.
– Vandinho vai correr de Mclaren com Alonso ano que vem, não tenho dúvidas,
– Pra Williams, pouco importa experiência já que a tendência é a coisa piorar. Devem optar por Jenson por ter sido campeão e … por consideração mesmo. Bottas é que tá ilhado em seu iceberg.
-Sendo assim, Felipe I vai ter que abdicar o trono da Renault “a favor” de Felipe II, como Barrichelo “a favor” de Bruno Senna.
Perez deve ir pra Renault. Ele deve ter visto que a FÍndia, endividada, não deve ir muito longe com essa mudança de regulamento. Incrível como bons resultados nas pistas não sanam problemas financeiros e administrativos, igualmente como aconteceu com a passagem de Kimi na Lótus. Com Pascoal na F índia fazendo o estágio pra Mercedes – eu espero que não aconteça igual ao Paul Di Resta – o que resta, vai ser a promissora vaga na Manor, E da Sauber.
Mas isso não adianta. Vai que todo mundo tá de papel passado e nada muda.
Perez e Nasr na Renault seria uma dupla bem interessante, quanto ao Massa, sinceramente, não sei.
Um dos Felipes vai, o Brasil é o segundo maior mercado da Renault no mundo, um garoto propaganda sempre cai bem:
http://media.renault.com/global/en-gb/rsm/Media/PressRelease.aspx?mediaid=74766
E o chefe é brasileiro, pra completar, Carlos Ghosn.
Brasileiro de origem libanesa ,como o Nars !
Sê a opção for dele ,quem você acha que ele escolheria . Eu particularmente acredito mais no Nars , que não pode apresentar todo seu potencial por falta de carro ,não sabemos do que é capaz , enquanto o Massacrado já provou a muito tempo que é um bom pilotinho , muito obediente ,más sem a gana de um vencedor.
Você compraria um carro porque um piloto de F1 anda nele? Ainda mais um Renault?
Acho que não.
Eu tenho um Renault e não tenho do que reclamar.
Você tem o quê? Um MERCEDES? Um Honda? Um FIAT?
Um Ford caretão das antigas ou um Fiesta de “tio sukita”?
Ah já sei, um golzinho da VW…
Mas, tá certo. Não compramos um carro por causa que um piloto de F1 nada nele.
Mesmo porque não andam com carros de fábrica “comuns”. Pilotos de F1 tem na suas garagens Ferraris, McLaren, Lamborghinis, Porsches…e pilotam na F1 carros com MOTORES Renault, Mercedes, Ferrari, Honda….
Mas tem uma coisa. Um bom motor na F1 é boa propaganda para vender carros “comuns” para nós pobres mortais. Não digo nem pela potência apenas, mas pela durabilidade, resistência…Parece mentira, mas influi sim. E as montadoras sabem e se preocupam com isso. Credibilidade. Imagem de eficiência, qualidade, tecnologia.
Tá estranho, acho que o Massa não vai pra Renault tambem… parece que sua maior possibilidade está na Williams mesmo…
será que ele pode ir pra Sauber? Teve uma história de correr em uma equipe antiga…
“Se sair, para onde vai o brasileiro? A Renault parece destino possível.”. Só se for o Renault aí de cima. Esse que o Flávio quer dar um dedo. Massa já era sem nunca ter sido.
E por que não os dois, Massa e Pérez, na Renault? O primeiro é experiente e o segundo, jovem, promissor e com dinheiro.
Eu acho que Button vai a Williams e Massa fica a pé
DIficil ver alguem, em qualquer esporte que saiba a hora de parar.
Nada contra o Massa, mas já deu, né???
Apesar de a Globo insistir no contrario, à mim, me parece claro que Bottas é mais rapido e com mais futuro. Massa não vai ser campeão e dificilmente vai ganhar mais alguma corrida. Então cara, vai pra casa curtir. Ou para outra categoria se divertir.
O Button não sai da McLaren a não ser que ele seja mandado embora pois no ano que vem certamente serão melhores que a Williams.
Com base nisso entendo ser fria o Perez trocar a Force India pela Williams. Melhor aguentar mais uma temporada lá e tentar a Ferrari em 2018.
Acho que o Massa vai acabar na Renault para ver o que dá, Nasr assume o lugar dele na Williams, Perez fica onde está e Button vai andar no WEC ou DTM.
Se fosse para apostar em um Felipe ,que seja o Nars ,pois o outro em todos estes anos só provou que era a continuação de um Buáááricello ,e ainda com tão grandes ou maiores , popôs flácidos .
E este papo de “Experiente ” morreu com a apresentação de Verstappen e Sains Jr , e do próprio Massa andar sempre atras do seu muito menos ” Experiente” companheiro de equipe.
Aposto em Massa e Pérez na Renault. Teríamos uma dupla relativamente forte, mas certamente o brasileiro será sistematicamente batido pelo mexicano.
Massa e Perez na Renault.
Flávio,
Acho que um cenário possível seria Massa e Pérez na Renault, o que abriria uma porta para Nasr na Forte India, por conta de seus patrocinadores.
O Wehrlein seria uma outra opção na Force India, mas acho que eles estão precisando mais do que nunca de dinheiro. Com isto, ele ficaria mais um ano na Manor para, dependendo do cenário, ir para a Mercedes em 2018, o que acha?
O Felipe M é um bom piloto. Claro que sim. Não fosse estaria fora a tempos. Inteligente e experiente.
Porque envelheceu dizem… Claro, não há experiência sem envelhecimento…
Ele foi um importante piloto para a Williams em 2014/15; poderá ser para a Renault em 2017 e/ou talvez até 2017/18, quem sabe, mas é só. A época dele poderia e acho até que em alguns momentos ‘deveria’ ter sido no final dos anos 2000. Ali era o ponto. Ali ele poderia ter tentado se impor, rasgar camisas, ser mais agressivo… não sei.
Foi ali. Agora, mais experiente porem mais velho, não restam muitas opções. É usar o bom nome que construiu para ajudar equipes como Renault e então, após um ou dois anos, pendurar o volante. Sim, por que não há mais tempo. Fosse ele campeão como Alonso ou Kimi ou Button, até poderia sobreviver mais tempo, mas sem nenhum título………… complicado.
O Felipe N é (ainda) jovem, é rápido, me parece estar se tornando um piloto técnico, daqueles que aprende a teoria também e não somente a ‘prática’ de conhecer um carro de Fórmula 1.(está aprendendo da pior forma possível, nas desgraças seguidas de sua atual equipe, mas enfim, nem tudo são flores)
Gosto do Felipe N. Gosto. Ele me parece demonstrar que gosta de guiar, tem o prazer de fazer isso, quer mostrar (não apenas serviço) que pode incomodar muito peixe grande se derem um carro competitivo e que pode ser algo mais do que apenas um bom piloto, que no futuro, ao envelhecer, terá experiência para ajudar ‘novas’ equipes e só…
Ele me demonstra, pelo menos nas entrevistas, daquilo que acompanho dele, que ele quer mais. O problema dele, é que, não há vagas pra todos e há sim gente muito boa como ele tentando entrar na brincadeira e se não conseguir uma equipe um pouco melhor que sua atual já na próxima temporada, temo que infelizmente, ele não poderá mostrar todo o potencial que possui como piloto de Fórmula 1…
Button na Williams ? Bahhh… essa vem desde o tempo da B.A.R
Tanto faz, desde que dessa vez ele não leve o Rob Smedley e suas brilhantes estratégias de corrida junto.
O nosso “Massa Falida”, como já disseram aqui, pode ainda embolsar um bom dinheiro em alguma equipe pequena que o queira.
Almejar algo além disso é navegar na maionese.
Pelo bem da F1:
– O tempo para o Massa já passou, a fila anda.
– Perez na Renault.
– Wehrlein na Force India.
– O melhor para a Williams sair da decadência em que ela está entrando é gastar dinheiro com a contratação do Allison, manter o Bottas e botar qualquer piloto barato para o lugar do Massa.
E o Bottas?
Ele irá continuar na barca furada da Willians?
Massa conseguiu a proeza de ser pior que o Pé de Chinelo… Fraco demais…
Nossa, quanta inteligência.
Rubens, apesar da idade, ainda tem a garra de competir e vencer. Já para o outro, parece que correr se transformou num estorvo.
Perez tem vaga garantida na Force India que, se não é uma equipe de ponta, pelo menos conseguiu se consolidar no meio do pelotão. A perspectiva da Renault para o ano que vem ainda é muito incerta, mesmo com todo o respaldo da fábrica e com a possibilidade de melhoria no longo prazo, então acho que seria um erro do Perez fazer essa troca no ano que vem.
A situação está cada vez mais pendendo para que Button feche com a Williams e os dois Felipe’s disputem a vaga na Renault. Só espero que nesse caso o jovem promissor não seja preterido em relação ao ex-piloto em atividade só por causa do nome.
Com todos o respeito que o Massa merece: já passou a hora da aposentadoria da F1. Ou então vai ficar fazendo número em equipes secundárias. O ritmo e combatividade dele, principalmente de corrida, é sofrível já jaz tempo. Basta comparar o desempenho dele prova a prova com o do Bottas.
Nada contra embolsar mais umas milhas se for o caso de conseguir contrato com Renault ou similar. Mas voltar a andar na frente, jamás.
Curioso mesmo eu acho é essa história do Button na Williams. Atualmente ele tá em uma equipe inglesa como a Williams e numa curva ascendente, ao contrário da Williams. A perspectiva é de que ano que vem a McLaren estará à frente da Williams. A não ser que ele já tenha recebido o bilhete azul do Ron Dennis, dando o lugar para o Vandoorne e ainda não tenha dito pra ninguém, a única explicação pra ele querer ir pra Williams é de fazer uma temporada de despedida pelo time que o lançou na F1.
Enceradeira em casa cuidando do Massinha.
É o melhor que ele faz.