MASSA: “IMPORTANTE”

brebbfm

SÃO PAULO (tudo dentro dos planos) – Felipe Massa, ao falar do futuro, diz que pretende correr onde seja “importante”. Declaração rara. Normalmente, o discurso de qualquer piloto vai na linha “quero andar onde tenha um carro competitivo, que me dê chances de vitória ou pódio”. Interpreto isso como uma aceitação tácita — e realista — de que seu tempo de brigar na ponta já passou.

[bannergoogle]Felipe teve a chance de ser campeão na Ferrari, em 2008. Não deu, paciência. Alguns pilotos menos talentosos, quando comparados com outros campeões, aproveitaram bem as oportunidades únicas que tiveram. Eu citaria Damon Hill (1996), Jacques Villeneuve (1997) e Jenson Button (2009), apenas para ficar nos mais recentes.

Ser “importante” é algo que Massa pode encontrar na Renault. Na Williams, creio, já cumpriu esse papel. Quando chegou, em 2014 (foto), as coisas não andavam bem no time. Ajudou muito na recuperação da equipe, que infelizmente para ele e Bottas estancou neste ano. A Williams está andando para trás. Talvez seja a hora de sair, mesmo.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ags
ags
8 anos atrás

Piada…

ANTHONY
ANTHONY
8 anos atrás

Mórbida Semelhança:
Um piloto vindo de um país com muita tradição na F1, correndo como segundo piloto em uma equipe de ponta. Faz um campeonato surpreendente, superando aquele que teoricamente deveria ser o primeiro piloto do time. No fim, prejudicado por erros da equipe (e pela cafajestada do Fernando Alonso), acaba perdendo a chance de conquistar o título mundial, na última corrida, por um ponto! Se você pensou “Massa, em 2008”, acertou. Se pensou “Hamilton, em 2007”, acertou também! As coincidências são incríveis, mas terminam aí. No ano seguinte ao seu “ano do quase”, Lewis venceria seu primeiro campeonato. Depois mais dois, Deve levar o tetra esse ano. É o piloto com o terceiro maior número de vitórias e de pole positions na história. Já o Massa….

Carlos Pereira
Carlos Pereira
8 anos atrás

Acredito que ele poderia fazer muito pelo desenvolvimento da Renault.
Poderia ser útil ao programa deles. Mas teria que conviver com a realidade de não lutar por vitórias.

Carlos Roberto da Silva Junior
8 anos atrás

O Mais Importante agora seria Ele Deixar a F-1 porque sua Fila Já Andou.Faz Tempo.. O Bottas elogia o Massacrado porque está prestes a fazer Barba, Cabelo e Bigode em Cima Dele!

Wilson
Wilson
8 anos atrás

Eu não incluiria o Villeneuve. Ele foi um dos poucos pilotos que ganharam campeonatos na América e na Europa, assim como Mansell, Andretti, Fittipaldi.

Alemão
Alemão
8 anos atrás

Eu, se fosse dono de equipe , não contrataria o Massa! É um piloto caro e inconsistente, com alguns lances bons esporádicos! …e mais, nunca admite o erro ou a culpa. Faz 8 anos que tem dificuldade com os pneus!!

luigi
luigi
8 anos atrás

O lugar onde Massa é mais importante ? É junto a sua família ,pois como piloto de formula 1 , esta acabado desde 25/07/2010 ,só esta na F1 atualmente por teimosia própria (pois acredito que financeiramente esteja muito melhor do que sonhou um dia) e burrice de Frank Williams . pois tem alguns pilotos jovens ,que poderiam tornar-se realidade como disputante e não somente de participante para compor grid sê um piloto acabado não estivesse tomando o seu lugar ( e ainda não acrescentando nada a equipe pois além de ser vacilante para ultrapassar mesmo carros mais lentos, ainda desperdiça pontos e tem desempenho inferior a seu menos experiente companheiro de equipe que não é nenhum fenômeno , e pior um veterano que pelo menos a cada duas corridas ou em treinos classificatórios ,comete erros de principiante que o mandam bem para traz do grid logico para a capacidade de sua equipe.)

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
8 anos atrás

Massa quando foi para a Ferrari, no lugar do Barrichello, disse que a Fórmula 1 já não era aquela em que o piloto teria que ceder posição para o companheiro por ordem de equipe.
Resultado: “Fernando is faster …”

Antes de ir para a Williams, disse que só continuaria na Fórmula 1 se tivesse carro para brigar por vitórias. Teve muita sorte com a melhora da equipe, pois era impossível prever isso, mas…
Resultado: Passou longe de vitórias.

Agora, diz que quer ser importante.
Resultado: Vai para a equipe que pague melhor, fazendo-o assim se sentir importante.

A gana por vitória não existe mais. Só a gana por grana.

RADEONSYSTEMCRUCIAL
RADEONSYSTEMCRUCIAL
8 anos atrás

A acrescentar ainda que, de 2010 a 2014, a Ferrari só projetou carros MEDÍOCRES, exceção feita a 2010, quando teve alguns picos de ótimo desempenho, e em 2012 o Alonso literalmente carregou a equipe nas costas e tirou desempenho onde não tinha daquela “CARROÇA”. Mais: alguns se esqueceram do Grosjean em SPA, naquele ano, onde praticamente o campeonato do Alonso acabou .

Eduardo_SC
Eduardo_SC
8 anos atrás

Sei lá, Massa não consegue ser protagonista em mais nada na F1. Deu pra bola! Alonso ainda com aquela bola murcha da Mclaren ainda consegue dar show.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

Já mudou a história,ele disse se não for competitivo prefere sair.Importante ele nunca vai ser pois queimou seu filme igual ao Rubens sendo servo na Ferrari.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
8 anos atrás

Ok, mas ser importante sem ser competitivo (por vários motivos: carro, pessoal…) ???? Complicado ser somente importante mas não ter a ambição em querer ganhar….Melhor então ir pescar …..

Mauro
Mauro
8 anos atrás

Coxinha. Perdedor nato.

kkkkez Alonso
kkkkez Alonso
8 anos atrás

Eu acrescentaria nessa lista o Michelonso (2005/2006).

Após a saída da Michelin, nunca mais ganhou nada. Aproveitou a única vantagem que tinha.

João Vítor
João Vítor
Reply to  kkkkez Alonso
8 anos atrás

A diferença que o Alonso é um monstro de piloto…disputou títulos em mais três oportunidades após as temporadas 05/06, em condições menos favoráveis que os vencedores das disputas em que se envolveu, além de ”saber escolher equipes” como ninguém né.

luigi
luigi
Reply to  João Vítor
8 anos atrás

Caro João Vitor ,eu já percebi que não adianta acender a luz , para aqueles que não querem ver o obvio (ou que não tem capacidades cognitivas para tal) , que veem automobilismo com a mesma visão de torcedor de futebol . Todos sabem que Alonso não é nenhum santo , más a maioria dos vencedores não o são , não querer admitir as qualidades do piloto Alonso (não do homem Alonso) , beira a estupidez ,própria de quem tem muita dificuldade com raciocínio lógico.

RADEONSYSTEMCRUCIAL
RADEONSYSTEMCRUCIAL
Reply to  João Vítor
8 anos atrás

O simples fato do Alonso ter vencido os campeonatos de 2005 e 2005 com Michelin é IRRELEVANTE, pois leve-se em conta de que no referido ano de 2006, a Renault foi prejudicada pela FIA por causa da Ferrari que ERRADAMENTE fez a equipe suspender o uso do MASS DUMPER, alegando de forma absurda que esse amortecedor era peça aerodinâmica, sendo que a Renault usava essa peça desde 2005. E justamente na reta final do campeonato, onde a Ferrari ainda estava longe da Renault. Só queria saber como é que um amortecedor melhora a aerodinâmica? A Ferrari é do tipo de equipe que faz essas coisas, mesmo…

Costa
Costa
Reply to  kkkkez Alonso
8 anos atrás

Alonso não desiste nunca. O outro, nem tenta.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Costa
8 anos atrás

Será que Alonso é brasileiro?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Costa
8 anos atrás

Alonso já era!

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  kkkkez Alonso
8 anos atrás

deve ser porque a michelin é montadora….