MENU

quinta-feira, 4 de agosto de 2016 - 20:22Automobilismo internacional

O ROBÔ DA RACE

SÃO PAULO (quero só ver) – O blogueiro Roderico mandou o link que explica como vão funcionar os carros da Roborace, a categoria de carros sem pilotos que o pessoal da Fórmula E vai colocar na pista para corridas experimentais.

É assustador.

Robocar of Roborace

35 comentários

  1. Amaral disse:

    Vou assistir, sim.
    Pra mim, é simples. Uma quebra de paradigmas.
    Não há mais espaço pra preconceitos nesse mundo, apesar de muitos não terem ainda se dado conta disso. Hoje temos pessoas transgêneros, temos próteses que reagem a comandos mentais, temos carros que não gastam uma gota de gasolina, hoje só usamos grossos mapas veiculares em último caso, no dia-a-dia usamos aparelhos GPS, usamos biometria pra sacar dinheiro. Até os esportes se valem da tecnologia avançada para minimizarem os erros de julgamento e buscar o melhor cumprimento possível das regras. Não estamos mais no século XIX, em que o hoje rudimentar telégrafo naquela época era visto como inverossímil, mágica, bruxaria.
    Todo mundo vai gostar? Não. Talvez eu assista e não goste também. Mas daí pra dizer “o mundo está perdido”, “acabou o automobilismo”, é muita diferença.

  2. Flavio Bragatto disse:

    Já disse várias vezes aqui no blog: “Há certas coisas que não deveriam ser inventadas”.
    Uma delas é a A.I.

  3. Valmir Lopes disse:

    Quem subirá no pódium? Nikola Tesla, talvez.

  4. Glauco Tavares disse:

    Ninguém notou a ausência do mais importante item tecnológico!?? Falta o smartphone ou tablet para capturar pokemon!!!
    Isso aí é ridículo, não pode ser chamado de automobilismo muito menos de esporte.

  5. Brabham-5 disse:

    Estou na lista dos assinantes do boicote mundial a essa merda. (Se criarem uma)
    E quem curte uma idéia estúpida dessas, e vai aceitar como automobilismo, é capaz de logo estar dormindo e casando com aquelas bonecas japonesas que “são quase como uma mulher de verdade”.
    “Quase”.
    Sem mais.

  6. JR disse:

    Ahh isso já existe faz tempo – brinquei muito quando criança : Corrida de carrinhos de controle remoto. Os da tectoy eram muito bons, mas os xingling que imitavam super carros esportivos, mais comum a ferrari f-50, estes eram mais bonitos só que davam muita interferência quando colocados perto dos outros.
    Comiam muita pilha também. A tão comum hoje pilha recarregável não tinha pra vender em qualquer loja a 20 anos atrás, alias, eram igual cabeça de bacalhau, falavam que existia mas ninguem nunca tinha visto. E da-lhê amarelinhas da rayovac!

    • Robertom disse:

      V. não entendeu, não tem controle remoto, não é controle remoto, o carro é autônomo, uma corrida em que vale o melhor software de automação (no início os carros serão iguais).

  7. Alessandro Silva disse:

    Meu Deus! Lendo os cometários abaixo fica fácil entender os filmes de ficção onde seres humanos por se sentirem ameaçados por robôs acabam agindo com desprezo e preconceito.
    Eu particularmente prefiro ver corridas de carros pilotados por pilotos humanos. Mas nem por isso vou sair por aí maldizendo a quinta geração da família do cara que teve essa ideia. Desde os anos noventa que se fala sobre veículos autônomos nas ruas e este é finalmente o laboratório para isso.
    E não se preocupem, enquanto existirem corridas de carro, existirão pilotos e corridas com pilotos. Então assistam o que quiserem e deixem rolar.
    Não tenham medo! Ainda não é Skynet!

  8. John Robot disse:

    As corridas de fórmula 1 já dependem mais da tecnologia dos carros do que o talento dos pilotos. Daqui a pouco nem precisa mais de pilotos.

  9. Anderson disse:

    Carro horroroso pra um autorama tamanho família

  10. Leandro Duarte disse:

    Eu acho muito interessante, será um belo laboratório. Não sei como será a divisão das equipes, mas com certeza poderão se dividir entre países.

    Para quem acha que ninguém assistiria, certamente muitas pessoas se interessariam, ao menos desperta a curiosidade e outra, se considerarem colocar esta categoria em corridas prévias da F-e será muito interessante.

  11. Vládesk disse:

    Deixando a discussão da RoboRace de lado, vale visitar o site do designer do carro. Daniel Simon é um entusiasta, tem alguns livros publicados, tem excelentes trabalhos em Hollywood e um portfólio que vale a visita…

    http://danielsimon.com/

  12. Robertom disse:

    Sou apaixonado por corridas de todos os tipos e categorias, mas não tenho o menor interesse por esta merda!

  13. Luiz G disse:

    Concordo com o Marcos Abreu Ferreira que tem espaço pra todos, mas qual o ponto disso?
    O mundo das corridas tem o foco de descobrir quem é o melhor piloto.
    O mundo da tecnologia automobilistica serve para desenvolver melhorias tecnológicas para o carro e, nesse caso, o piloto é o cara que testa essa nova tecnologia.

    Qual o foco de corrida de carros-robô?
    Parece tema de um filme de transformers.

    Mas enfim…tem espaço pra tudo nesse mundo maluco :P

  14. ags disse:

    Nessa Categoria que o Pigmeu vai se destacar.rsssssss

  15. luiz roberto numa disse:

    vai ser um autorama metido a besta

  16. André França disse:

    Pergunta: serão guiados totalmente por inteligencia artificial ou serão telecomandados (um piloto guiará o carro sem estar embarcado nele), ou algo misto entre os dois: pilotagem por Inteligência artificial com interferência humana em alguma tomada de decisão, do tipo, “aumente o rítimo agora”, ou “economize energia”, ou ainda um infame “Robot 12 is faster than you” =X

  17. Betocam disse:

    Já vi que vou ter que voltar aos meus tempos de moleque e começar a andar de autorama de novo. Alguém aí sabe se ainda existe a Sébring?

  18. Matuck disse:

    E assim nasceu o esporte com os resultados mais facilmente manipuláveis da história.

  19. Martin disse:

    Playstation IV detected

  20. Bandeira disse:

    Achei muito interessante o desenho em si, no que diz respeito à segurança. As rodas são carenadas, diminuindo muito o maior problema dos fórmulas (e evitando a carenagem total). E é um desenho lindo, super diferente da Fórmula Indy, outra tentativa (horrorosa) de carenar as rodas. Imaginem um carro de Fórmula 1, com esse desenho adaptado para receber um piloto e espaço para o tanque de combustível, com asa traseira e sem aquele monte de aletas aerodinâmicas. E sem os sistemas de recuperação de energia, com um belo e eficiente V8 berrando bonito. O que vocês acham?

  21. Jean disse:

    Eu gosto desse design envolvendo as rodas.

  22. Carlos Pereira disse:

    Pode ser interessante como laboratório de desenvolvimento para carros autônomos, que parece ser inevitável, mas do ponto de vista como corrida, como a conhecemos e gostamos, não creio que será interessante.

  23. Gus disse:

    1. Onde vai o piloto!?!? kkk
    2. putz, os caras marcam….podiam ja ter projetado com o Halo.
    3. putz 2….pra que Halo? o piloto ta escondido no body do carro.
    4. serio…eh bacana por ser um laboratorio para levar para as ruas os carros autonomos. Igual tem corrida de bike, de moto, a pe…continuaremos ter corrida de pilotos em carros (por um tempo pelo menos).
    5. na verdade…so estao deixando claro o que eh a F1 atual…num grid que tem Vettel, Alonso, mas so Hamilton ou Rosberg pode ganhar, tem coisa muito errada.

  24. ms disse:

    esse autorama tamanho família vai conseguir gerar recursos suficientes pra fazer frente a seus custos? duvido! sei lá, talvez no ano de 2030 quem sabe seja possivel…..

  25. guilherme disse:

    Só um detalhe pra relativizar: segundo esse esquema da imagem, o carro usa o sistema russo Glonass em vez do americano GPS.

    Fora isso, não vejo problema em carros autônomos competirem entre si. A humanidade inevitavelmente vai colocar duas coisas que se movam pra correr, então por quê não carros que andam sozinhos? No mínimo, vai desenvolver uma tecnologia que, gostemos ou não, será parte do futuro próximo de carros de rua. As corridas com pilotos vão continuar existindo, é só escolher ao que assistir.

  26. Alvaro Ferreira disse:

    Palhaçada.

  27. Thiago Leal disse:

    Lamentável. Abrir mão do mínimo de disputa humana pra ver máquinas solitárias? Melhor apostar em corrida de cachorro.

    • Marcos Abreu Ferreira disse:

      Thiago

      Tem espaço para todos, quem quer ver piloto, vai de F1. Quem quer ver tecnologia, vai de RoboRace. Assim como quem quer ser ‘mais humano’, vai jogar futebol com o filho no parque. Quem quer ser mais tecnológico, vai jogar video game com o filho.

      Tem espaço para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *