MASSA: FIM DE UMA ERA

massacomecosauber

SÃO PAULO (outra) – Felipe Massa anunciou agora há pouco na Itália sua aposentadoria. Ao final da temporada, ele pendura o capacete. Ao menos na Fórmula 1. O brasileiro não falou, até agora, sobre o que pensa para o futuro. Vejo possibilidades, se quiser continuar correndo. O WEC, por exemplo. Que é chique, bacana, tem carros maravilhosos e provas clássicas. Indy e Fórmula E? Conhecendo Felipe como acho que conheço, esquece. Stock Car? Pode ser, para brincar por alguns anos com os amigos que tem na categoria. Mas nada muito sério. Ao contrário de Barrichello, que sempre me deu a impressão de ser alguém atormentado pela necessidade de provar algo a alguém, Massa me parece alguém bem resolvido.

A decisão de parar, embora não tenha falado com ele e faça esta análise a enorme distância, foi serena e sem traumas. Não se escreveu uma novela. Será que neste ano para? Será que continua? Vai renovar? Alguma equipe vai se interessar? De novo, é preciso fazer a comparação com Barrichello. Lembram como ele se agarrava a qualquer possibilidade para continuar?

[bannergoogle]Rubens entra no pacote desta conversa porque foi o último brasileiro a se aposentar da F-1, e de certa forma tem uma trajetória parecida com a de Felipe. Ambos são filhotes do automobilismo de base do Brasil, ambos passaram pela Ferrari, ambos tiveram chances de conquistar ao menos um título, ambos correram com Schumacher, ambos venceram corridas e foram, durante a maior parte de suas carreiras, centro das atrações para o fã ocasional da F-1 no país — aquele que só vê esporte na TV quando tem brasileiro ganhando alguma coisa.

Por se colocarem nessa posição — ou por terem sido colocados, talvez seja mais justo dizer –, Rubinho e Felipe foram submetidos por anos ao escrutínio da massa ignara, que ampliou sua voz e seu histrionismo a partir do momento em que um nerd qualquer inventou a janela de “comentários” em sites de notícias e, depois, nos blogs, fóruns, feicebúquis, tuíteres e instagrãs da vida internética.

E é por isso que me sinto na obrigação de defender os dois sempre que posso. Hoje Massa é o tema, é ele quem está se aposentando. Rubens já mereceu deste escriba palavras doces e encorajadoras — embora ele não fale comigo há dez anos, porque acha que fui eu quem levou uma tartaruga de plástico a uma entrevista coletiva de Schumacher; não vou dizer que seja algo que me faz perder o sono.

Massa estreou na F-1 em 2002, pescado por Ricardo Tedeschi na F-3000 Europeia — um espécie de “Série B” da F-3000 Internacional, que fazia as preliminares da F-1. O empresário, que também fora responsável por encaixar Barrichello na Europa, já o conhecia da F-Chevrolet. Felipe conquistou o título brasileiro da categoria em 1999, e é por isso que falo em fim de uma era no título. Refiro-me a uma época em que pilotos eram formados aqui no nosso puxadinho, em campeonatos como os da F-Ford, F-Chevrolet, F-Renault — esta, a última a dar algum fruto para o automobilismo de ponta, Lucas di Grassi.

Massa é, portanto, o último representante legítimo, na F-1, de uma escola brasileira de formação de pilotos. Nasr, embora tenha corrido de F-3 por aqui, não percorreu o mesmo caminho, até porque ele já não existia. O mesmo pode ser dito de Nelsinho Piquet e Bruno Senna, que chegaram lá por outras vias — sobrenome, apoio do pai, “escola particular”, e não pública, se é que me entendem.

E ele sai por cima. Claro que na redes sociais, que congregam tudo que mencionei acima (blogs, fóruns, feicebúquis, tuíteres e instagrãs), já começaram a xingar o rapaz. “Ganhou o quê?”, escreveu um. “Já vai tarde”, outro. “Envergonha o país”, mais um. E por aí.

Felipe não liga para essas merdas. Ainda bem. Mas eu, por força da profissão, sou obrigado a me deparar com esse festival de boçalidades sobre tudo, inclusive F-1, diariamente. Pois.

[bannergoogle]De 2002 até domingo passado, período de atividade de Massa na F-1, apenas 20 pilotos venceram GPs na categoria. Felipe foi um deles, com 11 vitórias. Apenas sete, nesse período, ganharam mais do que ele: Hamilton (49), Vettel (42), Schumacher (38), Alonso (32), Raikkonen e Rosberg (20) e Button (15). E só seis, desde 2002, foram campeões: Schumacher (2002, 2003 e 2004), Alonso (2005 e 2006), Kimi (2007), Hamilton (2008, 2015 e 2015), Button (2009) e Vettel (de 2010 a 2013). Estamos falando de 15 anos. E, no caso de Massa, é preciso dar o desconto de dois intervalos. Em 2003, ele não correu e ficou trabalhando apenas como piloto de testes da Ferrari. E, em 2009, perdeu meia temporada depois do acidente que sofreu na Hungria.

Como dizer que um piloto que fez tudo isso “já vai tarde”? Que história é essa? Que idiotice mais será vomitada nas redes sociais sobre um profissional trabalhador, dedicado, honesto, talentoso?

Felipe teve sua chance de ganhar um Mundial, em 2008. Não conseguiu. Outros que tiveram oportunidades quase únicas, como Button, Villeneuve e Hill, lograram sucesso. Nenhum deles entrará em nenhuma lista dos dez mais de todos os tempos porque a F-1 gerou, sim, grandes campeões que se destacam pelos números e conquistas. Mas ignorar o que outros tantos fizeram é uma estupidez.

Tomara que Felipe tenha uma aposentadoria divertida. Que saia sorrindo, como entrou. E quanto ao futuro do Brasil na F-1, deixo para um próximo post.

Subscribe
Notify of
guest

254 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franco Fernandes
Franco Fernandes
8 anos atrás

Para quem viu Emerson, Pace, Piquet e Senna sabe muito bem que Massa nunca convenceu como piloto.
Ele ficou a anos luz do Rubinho, pra dizer o mínimo

Dennys
Dennys
Reply to  Franco Fernandes
7 anos atrás

Acho que você terá dificuldades em encontrar argumentos para defender que Massa ficou a “anos luz de Barrichello”. Os dois tiveram o mesmo número de vitórias, praticamente o mesmo número de poles e Barrichello correu muito mais corridas, desempenho parecido no geral. Eu particularmente prefiro o Massa, mais arrojado, mais bem resolvido fora das pistas como ressaltou o Flávio em seu texto e o único a disputar (de verdade) um título quando teve chance. Rubinho levou um banho do Button em 2009 e saiu, como sempre, reclamando. O Massa só não foi campeão por algumas infelicidades como a triste quebra nas últimas voltas na Hungria em 2008, quando liderava com grande folga. Tem que ser muito criativo pra ver enormes diferenças entre Massa e Rubinho. No geral, ambos representaram bem o Brasil com desempenhos parecidos.

Pedro Accioli
Pedro Accioli
8 anos atrás

Felipe Massa infelizmente não demonstrou ser mais o mesmo depois do acidente na Hungria em 2009! O Nelson Piquet pai defende fervorosamente isso, pois também não conseguiu mais ser o mesmo após o acidente na Tamburello em 1987! Não devemos crucificar o Felipe por causa de seu mau desempenho, pois antes do acidente ele pilotava com sangue nos olhos e quase conquistou o título em 2008!

Dennys
Dennys
Reply to  Pedro Accioli
7 anos atrás

Concordo. A carreira de Massa deve ser analisada com cautela, levando em consideração o antes e o depois do acidente.

Alexandre K
Alexandre K
8 anos atrás

A história do Felipe é daquelas que dá gosto acompanhar.
Conquistou seu espaço com seu próprio esforço. Teve o privilégio de chegar à Fórmula 1, fazer dela seu dia a dia, e de pilotar muito tempo por sua maior equipe. Aparentemente é adorado por lá, e ainda é amigo do maior piloto de F1 da história.
Ficou rico e, pelos relatos de vários que o acompanham mais de perto, manteve-se um cara simples e gente fina. Pôde (tem acento?) conhecer pessoas e locais inimagináveis para nós, pobres mortais.
Poucos se recuperariam da derrota de 2008 – já em 2009 estava pilotando muito, acima do limite do carro, que era uma carroça. Em 2010, depois da Alemanha, creio que a imensa maioria daqueles que o criticaram teriam sucumbido e não teriam mais levantado. Falar é fácil, dos outros, mais ainda.
Pode não ter sido um cara excepcional para os padrões de “hiper-excelência” exigidos pelas viúvas de Senna ou de Piquet, mas conseguiu se manter no topo da categoria por muitos anos – se houvesse um ranking como o da ATP, teria ocupado com regularidade o top 10, e em alguns momentos, em minha opinião até o top 3.
Parabéns ao Felipe pela bela carreira, e pelo exemplo de caráter.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alexandre K
8 anos atrás

“e ainda é amigo do maior piloto de F1 da história.”
Todos sabemos que os dois foram companheiros de equipe na Ferrari e tiveram um bom relacionamento, mas essa amizade está no limbo desde o acidente de esqui do heptacampeão.

Ronaldo Santos
Ronaldo Santos
8 anos atrás

Ainda bem que estamos livres deste enrolador, que já até definiu a sua categoria de 2017, vai guiar “UBER”

Dennys
Dennys
Reply to  Ronaldo Santos
7 anos atrás

Você certamente é uma daquelas viúvas de Senna e Piquet, buscando freneticamente por um ídolo que lhe faça feliz, disso não tenho dúvida. Caso goste e entenda de Fórmula 1, saberá valorizar a ótima carreira que teve Felipe Massa.

valter
valter
8 anos atrás

Felipe Nasr na Willians no lugar de Massa. Entendi agora a visita do Nars ao presidente Temer. A Petrobrás é patrocinadora da Willians. Nars já sabia da decisão de Massa.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Esse olhar de caçador, infelizmente, ficou no passado.

Gustavo Rondon Nantes
Gustavo Rondon Nantes
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Verdade Paulo! Aquele olhar de caçador, a atitude na pista, a agressividade….tudo isso parece que ficou ali entre 2009 e 2010… não sei se foi o acidente, a perda do título, o crashgate ou o famoso “Fernando is faster than you”. Sei que Felipe nunca mais foi o mesmo.

Dennys
Dennys
Reply to  Gustavo Rondon Nantes
7 anos atrás

Massa ainda chegou a liderar o campeonato de 2010, mas não o vi agressivo e consistente após o terrível acidente de 2009. Nas corridas que antecederam o acidente Massa guiou de forma muito consistente um carro que não era nada bom. Depois, infelizmente, desceu a ladeira.

Fontana
Fontana
8 anos atrás

Combateu o bom combate e seguiu a sua carreira,

Parabéns Felipe Massa!

Carlos Roberto da Silva Junior
8 anos atrás

Não é surpresa nenhuma, afinal as portas se fecharam só restando a ele cair fora. Engraçado ele falar agora que cumpriu ordens da Ferrari pra fazer o Alonso campeão, isso todo mundo já estava cansado de saber. Ele segue a escrita de ser o quinto piloto brasileiro em se aposentar da F-1 na Williams, é a Williams aposentando pilotos brasileiros. Vem pra cá Massacrado duelar com o Rubinho Chorão Barrichello na Stock Car Brasil que vai dar mais manchetes!

Eddie
Eddie
8 anos atrás

Criticar sem ofender moralmente não há nada de ignorante. Nao tenho nada contra o Barrica e o Massa mas eles simplesmente jogaram na lama o bom conceito que o Brasil tinha na F1 ….. nao por nunca terem sido campeoes ….. mas por terem cedido de forma humilhante posiçao para seus companheiros. Isso Mark Webber nunca fez mesmo no ultimo ano da F1 quando o Vettel ja era tetra. Massa e Barrichello escolheram o dinheiro da ferrari ao inves do esporte. Sem contar que nesses 15 anos qtas vezes Massa terminou melhor que seu companheiro de equipe…. 3 talvez ???

Dennys
Dennys
Reply to  Eddie
7 anos atrás

Lá fora Massa e Rubinho não são nada mal vistos e não “jogaram na lama” coisíssima nenhuma. Isso não passa de lamentação da frustrada e viúva torcida brasileira, da qual não devemos ter nenhum orgulho, certamente a menos qualificada e mais mal educada do mundo. Nossos pilotos são bem vistos lá fora por quem verdadeiramente entende de F1.

Giovanni
Giovanni
8 anos atrás

Sugestão para o nome do post o sobre o futuro do Brasil na F1:

Kiko Costa
Kiko Costa
8 anos atrás

Quem sou eu pra saber o que ele quer fazer da vida, mas se fosse pra continuar correndo, só existe um lugar: W.E.C.
Webber saiu da F1 como segundão do Vettel e hoje é figura central na Porsche e campeão mundial de uma categoria que realmente é respeitada.

Ulisses
Ulisses
8 anos atrás

Felipe é um grande piloto!
Ninguém fica esse tempo na F1 se não for, no mínimo, acima da média.
Fez sempre o melhor que podia ter feito, e honestamente!
Tomou a decisão certa, a F1 está muito chata, nem barulho faz mais!

Lucas Breda
Lucas Breda
8 anos atrás

Não é que o rubinho não soube parar, o problema é que o mesmo tem uma paixão enorme pelo automobilismo, coisa que o Massa não parece transparecer.

Dennys
Dennys
Reply to  Lucas Breda
7 anos atrás

Concordo plenamente com o Flávio, a paixão que tanto falam do Barrichello me parece frustração por nunca ter conseguido um título e fica tentando desesperadamente permanecer. Teve a grande chance em 2009, mas perdeu de lavada para o Button e, como de costume, saiu reclamando. Sua permanência depois disso foi pura ilusão.

S.
S.
8 anos atrás

A meu ver, ao contrário do que muitos dizem por aí, acho que o acidente de Massa na Hungria em 2009 não influenciou no seu desempenho na pista. A questão é que em 2007 e 2008, quando a Ferrari era de ponta e o companheiro era Kimi Raikkonen, dava disputa. Em 2009 não deu para a Ferrari por causa do domínio da Brawn e de 2010 em diante na Ferrari o problema do Massa foi o Alonso. Então não houve uma queda (ao menos aparente) de performance de pilotagem dele. Apenas as circunstâncias foram desfavoráveis a partir de determinado momento.

Acho também que ele e Barrichello foram muito parecidos, no que tange à pilotagem. Mas Massa, de uma forma geral, quando teve carro de ponta e um companheiro de equipe “apenas” bom (Kimi), conseguiu ser mais decisivo/competitivo: liderou rodada, fez mais poles e equilibrou o número de vitórias com Kimi. Já Rubinho, em 2009, teve uma chance de ser campeão parecida com a de Massa, mas desde o início do campeonato foi engolido por Button (que tem um nível de pilotagem parecido com o de Kimi, a meu ver).

Se Massa acertou ao se aposentar, saberemos só no ano que vem, vendo o desempenho da Renault…

Giovanni
Giovanni
Reply to  S.
8 anos atrás

Considero o Rubinho mais talentoso, vide o que ele faz desde sempre no Kart e com uma situação financeira familiar mais difícil, bem mais do que o Massa, família ex-dona de uma grande empresa do ramo de ônibus (esse é um ponto extremamente relevante, que desperta o meu enorme respeito pelo Rubinho e que poucos consideram, ao ver suas conquistas num esporte tão elitizado como o automobilismo).

Porém, o Rubinho caiu nas garras da pressão midiática, assim como vários atletas já caíram. Atletas exageradamente enaltecidos, chamados de heróis, imperadores etc, que acreditam nessa ladainha pra ganhar audiência, e de repente, somem. Rubinho por ter uma formação familiar e educacional mais elevada, conseguiu superar QUASE TUDO. Só faltou um: a pressão psicológica de ser um herói vencedor.

Se for ver, talento por talento, principalmente nos momentos difíceis o Rubinho teve vários momentos de GÊNIO, bem mais do que o Massa. Porém, depois de tanto lutar, ele conseguia perder os gols mais feitos, justamente quando já estava na cara do gol. Neste aspecto, o Massa é o oposto. Cara a cara com o goleiro, geralmente ele faz o gol.

O nome disso é pressão psicológica afetando o poder de decisão. Como quem fala em público. Isso fode o cara.

Paulo
Paulo
8 anos atrás

Brasileiro que gosta de F1 vai continuar vendo desde que a Globo continue a transmitir estes que falam de Massa não entendem nada de automobilismo, são os eternas viuvas. Chorem mas o Massa é Massa, que nem você comentou vai sair de cabeça erguida e sorrindo.
Seja feliz Massa não tem que provar nada a ninguem.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Massa teve os seus bons momentos, quando teve como companheiro o Kimi Raikonen e teve de fazer jogo de equipe para que o mesmo conseguisse ser campeão. Quando teve a sua chance, deu azar, a Ferrari fez muita merda, o Nelson Piquet tirou o título que seria dele. Fez uma carreira acima da média, teve superioridade em muitas oportunidades, mostrou serviço. Faz bem em parar quando no momento só tem chance de chegar nos pontos, pódio é dificílimo, vencer impossível com o carro que tem. Então chega, não precisa passar por isso. Acabou em boa hora.

John Player
John Player
Reply to  Luciano
8 anos atrás

Nelson Piquet tirou título do Mansell, do Prost, do Lauda, do Reutemann, do Alan Jones, do Senna, quando disputou títulos com a Brabham e a Williams.

Em Cingapura, mesmo com a armação feita SOB AMEAÇA dos chefes da equipe Renault pra cima do Nelson ANGELO Piquet, a corrida (e o campeonato) não acabou naquela bandeira amarela. Quem foi o XAROPE que saiu antes de terminar o reabastecimento na parada dos boxes e levou a mangueira de combustível junto, prejudicando de vez sua corrida??

Se Massa fosse um piloto MELHOR teria pontos suficientes na ultima volta da ultima corrida para não perder o título por um começo de chuva.

Não me venham agora com esse discurso do “Massacrado” que “o filho de Piquet tirou o título do Massa”, que esse tipo de coisa não tiraria o título de um piloto mais competente na pista. Houveram (ou houve?) corridas antes e depois de Cingapura.

Dennys
Dennys
Reply to  John Player
7 anos atrás

John Player, você mostra um incrível desconhecimento de F1. Massa não teve qualquer responsabilidade no episódio de Cingapura, apenas fez seu ´papel de sair quando foi liberado pelo mecânico. Falou bobagem nessa.. E não venha querer defender o Nelsinho, pois ele foi sim um dos responsáveis por prejudicar indiretamente o Massa além de falhar eticamente e ser um piloto medíocre.. Ele agora está onde merece, no esquecimento e Massa será lembrado como uma dos maiores brasileiros na F1 e reconhecido entre os estrangeiros. Pode chorar.

MARCOS LIMA
MARCOS LIMA
8 anos atrás

Felipe Massa está rico, pode se aposentar……se não fosse a mola e o filho que nasceu poderia ter sido campeão, mas o sangue no zóio dissipou….

João Vitor
João Vitor
8 anos atrás

Felipe entrou de nariz empinado na F1, com o tempo foi mostrando o trabalho e deveria ter sido campeão em 2008. Depois disso, acidente em 2009 e o “fator Alonso+Ferrari” dificultaram um pouco a vida dele. Na Williams fez mais em 2014 do que faria na Ferrari e agora se despede bem, dignamente.
Queria que ficasse mais, mas valeu.

paulo pinho
paulo pinho
8 anos atrás

Artigo onde o Flávio deixou fluir emoção. Emoção é fundamental em qualquer texto. Sem emoção a vida fica vazia e sem muita razão de ser. Complicado dizer quem foi melhor piloto, se o Massa ou o Barrichello. Ambos tiveram a infelicidade de correrem com o Schumacher, o que os deixava em segundo plano pela política da Ferrari e pela arrogância mais do que conhecida do alemão. Se a Ferrari usasse a democrática posição da Mercedes, onde os ex-amigos Rosberg e Hamilton se comem, tenho certeza de que ambos teriam conseguido títulos na escuderia italiana e menos vitórias e títulos teria o Schumacher. Mas ninguém senta no mais tradicional carro da fórmula 1 se não tiver enorme competência. Infelizmente o nosso automobilismo não produziu mais pilotos, talvez até pelos motivos expostos pelo Flávio, que nos transmita e emoção contida no belo artigo do colunista. Parabéns aos dois pelo que fizeram na pista e parabéns ao Flávio pelo que nos transmitiu.

Cristhian
Cristhian
8 anos atrás

Olha a matéria elogiosa da BBc sobre o Massa.

Muito interessante:

http://www.bbc.com/sport/formula1/37244253

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
8 anos atrás

Aparentemente o Massa está sendo mais inteligente em decidir por sua aposentadoria do que foi Barrichello ao seguir no “em torno” da F1 quando ambos analisaram as opções de continuidade na categoria.

Tecnicamente acho que Barrichello foi um piloto melhor que Massa. Mas, por outro lado, sempre achei o Massa muito mais veloz e combativo (até o seu acidente na Hungria) do que Barrichello. Massa sempre foi um piloto que extraiu o máximo que dava do carro e nunca foi bom em gerenciar o uso dos pneus, apenas para não alongar ainda mais a minha opinião. Barrichello parecia ser melhor no ponto de cuidar dos pneus, e sempre parecia não tirar o máximo do carro, mas estar sempre próximo disso.

Quanto a maneira de encarar vitórias e derrotas na F1, fico com meio dividido. Por um lado gosto de reações mais emotivas ou passionais (a reação do Barrichello em sua 1a vitória na Alemanha, e a 1a vitória do Massa em Interlagos seriam os exemplos mais marcantes, para mim) e ambos ao seu modo deram isso. Mas Massa sempre pareceu mais realista, e até um pouco equilibrado ao comentar quando falhou ou as coisas não saíram como planejado, ao contrário de Barrichello, que sempre pareceu mais sensacionalista.

Massa nunca tentou parecer o que não era. O mesmo não pode ser aplicado ao Barrichello, infelizmente.

Admiro ambos, cada um ao seu jeito. Fizeram seu trabalho. Tiveram seus altos e baixos. Venceram e os números mostram o valor dessas vitórias. Mas não posso dizer que vou sentir falta do Massa na F1 no próximo ano, como não pude dizer que ia sentir falta de Barrichello na F1 assim que Barrichello saiu da F1.

E a vida continua.

Harlan
Harlan
Reply to  Ricardo Cardoso
8 anos atrás

Não esqueça uma coisa, Barrichello foi o primeiro brasileiro a ter mais visibilidade na F1 depois de Senna. Não soube lidar bem com isso. Massa já tinha essa bagagem do que aconteceu com Rubinho, portanto nada era novidade pra ele. Isso faz diferença…

Dennys
Dennys
Reply to  Harlan
7 anos atrás

Concordo com o Harlan, mas devemos lembrar que Barrichello teve tempo para se adaptar a essa pressão e não o fez. Em 2009, 15 anos após a morte de Senna, Barrichello tomou uma lavada do Button e teve o mesmo comportamento reclamão e vitimista dos primeiros anos na F1, mesmo já sendo um marmanjão. Massa nunca teve essa postura.

Mauro
Mauro
8 anos atrás

Felipe, não é só a Ferrari que te considera o campeão mundial de 2008. Eu também!
Parabéns pela bela carreira.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
8 anos atrás

Ah, e acho que Massa cairia bem na Formula E.

Seria bem bacana.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
8 anos atrás

Apesar de Massa ter tido uma sorte monstro ao escapar do acidente em 2009, temos de admitir que nas circunstâncias de pista o cara teve bastante azar.

Em 2008, além do crashgate ter sido uma cagada monumental onde Felipe foi o mais prejudicado, o final em Interlagos foi um golpe de sorte para Hamilton.

Em 2009 a mola. Em 2010, Alonso no time.

Assim, acho Felipe Massa o melhor brasileiro na F1 desde Senna.

O único que disputou o título. E pau a pau com Lewis Hamilton.

Luiz Alessi
Luiz Alessi
8 anos atrás

Estive lendo muitos blogs e reportagens desde ontem sobre a aposentadoria do Massa.
Massa foi sim um grande piloto.. nos deu muitas alegrias. Os brasileiros ficaram muito mal acostumados com as vitorias do Senna. Depois dos 3 campeonatos do Senna, todo mundo acha que sempre tem que ter um brasileiro brigando pelo titulo, mas esquecem que o investimento em automobilismo aqui no Brazil é pifio. Nao temos condições de desenvolver pilotos a altura de Alonso, Vettel, Hamilton….

Eu estava em Interlagos em 2006, e senti a emoção de ver um brasileiro vencer em casa. Indescritivel!! Eu estava em Intergalos em 2007 tambem, quando ele deixou o Kimi Raikkonen passar e vencer para o titulo daquele ano.

Tambem tive a opotunidade unica de esta no GP de Monaco de 2015, onde passei pelo paddock e o Felipe estava la, atendendo os fans. Consegui falar rapidamente com ele, pegar um autografo e tirar uma foto.
Como nao tinha nenhum brasileiro por perto, foi mais facil falar com ele em portugues e pedir uma foto. Ate pedi um segunda foto, pois a primeira nao tinha ficado muito boa. Ele atendeu o pedido, mas pra ser sincero, ele nao ficou muito animado com a situacao, e ainda soltou um “Tira logo essa foto cara!!”.
Massa nunca foi um piloto simpaticissimo, vide o episosio acima, mas sempre atendeu os fans na medida do possivel. Tambem temos que considerar a vida de um piloto, viagens, eventos de patrocinadores, problemas extra pista, etc..

Acredito que ele vai deixar saudades, ainda mais que podemos ter uma temporada de 2017 sem nenhum piloto brasileiro, e isso nao acontece desde 1969.
Tambem acredito que ele se aposentou na hora certa.

Espero que o Massa aproveite a sua familia agora, e que se divirta em outra categoria, levando o seu talento e quem sabe sendo um coach das futuras geracoes da F-1.. quem sabe o Filipinho, o qual ja provou que é mais rapido que o Riccardo!!

Alexandre Madeira
Alexandre Madeira
8 anos atrás

Bom Dia Flávio
Parabéns pelo texto
Haveria a possibilidade do Felipe Nars na Williams …
Abs

Marcelo Uchoa
Marcelo Uchoa
8 anos atrás

Exatamente Flavio. Excelentes palavras.
Sempre me pergunto, quando leio ou escuto essas bobeiras: “algum desses quadrúpedes que fizerem esse tipo de comentário já foram, alguma vez na vida, vice campeão mundial em alguma coisa? Pode ser qualquer coisa. Alias, pode ser vice campeão nacional, pra facilitar. Já foram?”

Flavio Guerra
Flavio Guerra
8 anos atrás

Perfeito, xará! Algo me faz crer que o Brasil irá demorar muito tempo para ter um piloto que possa chegar perto dos números do Felipe Massa. Parabéns ao grande piloto, e me parece, pessoa que é, curta bastante seus frutos!

Acarloz
Acarloz
8 anos atrás

Perfeito ! E digo mais: Não teremos outro piloto no nível e com os números do Massa na F1.

Amaral
Amaral
8 anos atrás

Massa, em 95% dos países do mundo, com o currículo que tem, seria herói nacional, de ter homenagem em primeira página de jornal e um bloco inteiro de telejornal, coisa que só acontece aqui quando um famoso morre. Seria reverenciado independente de ter sido campeão do mundo, mas pelo currículo que muitos pilotos mais aclamados gostariam de ter.
Mas estamos no Braseeel. E infelizmente ainda temos um ranço teimoso de que campeão é o que vale, de segundo pra baixo tudo é lixo. Por isso ainda vemos o achincalhamento alheio. Mas um dia aprendemos!
Parabéns, Massa! Seja feliz, seja lá o que faça agora depois de dezembro. E, parabéns, Gomes, pelo texto!

Mello
Mello
8 anos atrás

Massa tem dois campeonatos de construtores (2007 e 2008), assim como Barrichello tem cinco (2000 a 2004). Os dois ajudaram a Ferrari a ser a maior vencedora da F1 em sua melhor época, não é pouco. Mas Massa administrou melhor a carreira e saber a hora de sair prova isso.
E quantos grandes não foram campeões: González, Moss, Regazzoni, Gilles Villeneuve… a lista é grande.

Andre
Andre
8 anos atrás

Acho que, como piloto, o Barrichello foi melhor, teve maior número de corridas com grande desempenho – inesquecível o drible no Ralf Schumacher na entrada da reta principal de Ímola. Por outro lado, o Massa nunca deu sambadinha, não ficava choramingando para todo mundo ver – o piti em Barcelona/2009 foi vergonhoso. Foi superado pelo Alonso – o que não é nenhum demérito – mas saiu da Ferrari de cabeça erguida, com muitas homenagens. Por isso admiro mais Felipe que Rubens. Por fim, aquele vídeo da disputa do filho dele contra o Ricciardo é sensacional!

Sávio Ricardo Flausino dos Santos
Sávio Ricardo Flausino dos Santos
Reply to  Andre
8 anos atrás

E oque dizer da ultrapassagem dupla de Massa em Kovalainen e um outro que me esqueci agora, no Canadá?

Andre
Andre
Reply to  Sávio Ricardo Flausino dos Santos
8 anos atrás

Não lembro dessa do Canadá. Para mim as corridas mais marcantes do Massa foram todas as vitórias na Turquia e o pesadelo na Hungria; não pela quebra do motor, mas pela largada inacreditável, fenomenal. Hamilton deve estar até hoje tentando entender como Felipe conseguiu fazer aquilo. Só para deixar bem claro, no primeiro post, me refiro ao piti do Barrichello em Barcelona/2009; acredito que Felipe jamais tenha feito algo parecido.

Fábio
Fábio
8 anos atrás

Desejo tudo de bom para o Felipe! Foi muito legal poder acompanhar sua carreira. Estou na torcida para ver ele correndo em outra categoria.

leandro oliveira
leandro oliveira
8 anos atrás

2017 seria um bom ano para tentar um último título por qualquer equipe. As regras novas propiciariam uma chance semelhante à de Button em 2009. De toda forma, sorte ao Massa em seus futuros empreendimentos !

Guido Heuer
Guido Heuer
8 anos atrás

Do ponto de vista técnico Massa foi um piloto mediano na F1. Teria sido mais um daqueles campeões a la Damon Hill. Barrichello esteve um nível acima. Mas a questão pessoal prevalece e a contemporização neste caso prova mais uma vez que nada como o jornalismo para revelar a personalidade do jornalista.

David
David
Reply to  Guido Heuer
8 anos atrás

Na sua opinião, amigo.
Seja mais humilde.
Não sou fã do Massa mas ninguém fica na F1 uma década e meia sendo mediano.
Agora pessoal parece ser um problema seu com 0 Flávio pois tentar desqualificar a opinião alheia incidindo sobre o autor é no mínimo insegurança sobre suas próprias opiniões.

Robertom
Robertom
Reply to  Guido Heuer
8 anos atrás

Para mim é simples, antes da molada era Top Driver, encarava Alonso, Hamilton, Kimi e qualquer outro sem problema, depois realmente foi mediano…
Caso duvide pesquise as temporadas de 2006,2007 e 2008…

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Guido Heuer
8 anos atrás

Fãzoca de Senna até eu entendo, mas do Barrica é muito fim de feira. Lembrando que quando teve um carro vencedor com o até então errático e desacreditado Button como adversário, nem chegou a ameaçar disputar título. Massa é superior. Além de não ser bobo como o outro..

Luiz Severino
Luiz Severino
8 anos atrás

Pode por a cabeça no travesseiro de noite e pensar que, entre altos e baixos, fez bem seu trabalho.

Agora, o cara podia tentar de novo um acordo com aFiat e reviver a F-Futuro. Bem ou mal era o que tinha de escola.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
8 anos atrás

Mais um post on fire…curioso que, assim como Rubens, termina a carreira na Williams, passou pela Ferrari e tem o mesmo número de vitórias. Apesar de achar que Rubens teve mais expressão na F1, Massa soube parar. E com dignidade.

Flavio
Flavio
8 anos atrás

Que triste! Mas essa hora chega para todos. Baita piloto, assim como Barrichello, como você mesmo disse. Quem toca sabe. Quem não sabe nada sobre o que é pilotagem esportiva, fará suas críticas como todos os “machos” e “especialistas” atrás do palco falido das redes sociais

Francisco
Francisco
8 anos atrás

Esses alguns das redes sociais precisam ver o sucesso de um brasileiro pra amenizar o fracasso das vidas que levam.

Felipe vai curtir a aposentadoria. Antes dos 40. Imovel em Monaco. Transitando no paddock em um ou outro GP. Excelente relacionamento com a Ferrari. Mais do que suficiente pra ignorar qualquer comentario sem sentido das redes sociais.

Joao Paulo
Joao Paulo
8 anos atrás

O Massa tem até hoje 242 corridas disputadas e felizmente consegui acompanhar quase todas, conto nos dedos as corridas que não acompanhei ao vivo! Desde sua estreia na Sauber em 2002.
No fim da década de de 2000 ele já era considerado um grande piloto e um futuro campeão. O título não veio!
Mas isso não diminuiu o que sempre vi nele: o espírito de um piloto rápido, competitivo e que assume seus erros e nunca pôs a culpa em ninguém, como outros por aí.
Me lembro de casos como o GP da Malásia de 2008, onde ele errou em uma tentativa de perseguir o Kimi. Ele assumiu a culpa e ainda foi muito cobrado pela imprensa italiana. E na corrida posterior a esse episódio ganhou o GP do Bahrein!
Ele felizmente soube a hora de parar, que outros pilotos do grid façam o mesmo e não fiquem fazendo papéis ridículos, como Button e Kimi só para citar uns dois exemplos!!!

albero
albero
Reply to  Joao Paulo
8 anos atrás

Em ninguém ,mesmo ! só nos Pneus, não é mesmo J P.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

Deveria de ter saído, logo após ao ver quê não pilotava em alto nível, tanto quanto antes do acidente.Mas existe a questão financeira e isso temos de respeitar,pois se existisse alguém disposto a pagar, ele não deveria de dizer não.

albero
albero
Reply to  Renato de Mello Machado
8 anos atrás

Eu concordo com tudo que escreveu , e acredito que isto que relatou seja realmente o mais próximo ou mesmo a realidade do que houve . Era outro piloto antes da “molada” . O “Boa Praça” R B ,conseguiu a façanha de acabar com a carreira de dois patrícios na F 1 um de forma premeditada , e outro de forma não premeditada . Premeditada , quando furou o ” Zóio” do primeiro sobrinho na Brawn (tem a atenuante de que Bruno nunca foi um piloto a altura de um grande carro) ,o outro não premeditado , quando “I molou ” Massa na Ferrari de onde saiu meio que chutado.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  albero
8 anos atrás

É meu caro Albero,O massa perdeu o brilho depois da fatalidade.O quê ele fez foi um ato heroico pois voltar a pilotar após o acidente foi um grande feito,pois no corpo quase tudo tem “jeito”,em termos de fraturas mas quando o assunto é cérebro ele poderia ter tido lesões e é muito complicado a coordenação motora, após o acidente,e ainda mais para pilotar um F1.

Bruno Vicenzo
Bruno Vicenzo
8 anos atrás

Puts! Uma pena mesmo ele sair da categoria ein?
Mas endosso o coro dos que acham que ele fez bem.

Melhor sair por decisão própria, do que ser forçado a sair porque ficou sem cockpit…

Mas que vou ficar curioso para saber como ele se sairia com os novos carros de 2017, vou.

Boa sorte nas próximas jornadas Felipe! Sempre será um prazer assistir suas provas!

Jose Geraldo
Jose Geraldo
8 anos atrás

Cara, ate as vezes leio o que escreve, mais as vezes tbem tenho a sensação que vc é igual a comentarista de futebol, tem uma inveja enorme de quem chegou lá.

Natanael Oliveira Neto
Natanael Oliveira Neto
Reply to  Jose Geraldo
8 anos atrás

José Geraldo, justifique sua resposta com trechos do texto.

FRaeder
FRaeder
8 anos atrás

Felipe tinha espírito de competidor! Quando ganhava, comemorava sem “coitadismo” ou “revanchismo”. Quando perdia, falava a real (dizia sempre se a culpa era dele mesmo, ou do carro, ou da equipe, ou dum outro piloto). Enfim, zero mimimi! É isso que eu espero de um competidor…dar o “sangue” dentro do jogo, mas fora dele, ter a noção de que é apenas um jogo em si só, e não inventar mil influências e contextos externos. E principalmente…não dar a “sambadinha do brasileirinho” no Pódio!
Estava decidido a não mais ir ver GPs ao vivo até que, e se, o ronco dos motores voltasse…mas vou esse ano a Interlagos como homenagem ao Massa! Se o Felipe estiver lendo isso, fica aqui o meu “Valeu cara, carreira digna e vencedora tb…sim senhor!!!”

Alberto
Alberto
8 anos atrás

Gostei da observação “escrutínio da massa ignara, que ampliou sua voz e seu histrionismo a partir do momento em que um nerd qualquer inventou a janela de “comentários” em sites de notícias”.
Sou a favor de campanha que elimine comentários em todos sites de notícias. 90% é besteira, sem falar nos erros de português. Não sou obrigado a ler comentários de quem não sabe a diferença entre “mas”e “mais”e por aí vai.

Andre
Andre
Reply to  Alberto
8 anos atrás

Sou mais extremista que você pois acho que 99,99% dos comentários ou não expressam ideia nenhuma ou são ininteligíveis ou tem “mais” no lugar de “mas”. No entanto, como você mesmo pontuou, temos a opção de não os ler.

rafaelle
8 anos atrás

cara que texto! simples assim. Ser e fazer melhor todo dia. Hoje você foi o melhor.

André Loscher
André Loscher
8 anos atrás

Que pena! Fará muita falta. Poucos dão o devido valor pro Felipe, sobretudo aqui no Brasil (que ironia, ele que chegou a organizar categoria de base para revelar pilotos quanto tava na Ferrari, que dava vaga na escolinha da Ferrari pro campeão; ele, que nunca deixou de criticar a CBA pelo trabalho patético deles; etc etc).
Foi um piloto que viu a F1 de todos os ângulos, vestiu a camisa da equipe por onde passou (quantos pilotos iniciantes hoje em dia topam ficar um ano como piloto de testes depois de já ter corrido como titular em alguma equipe?) e sempre seguiu batalhando. Foi o único brasileiro que soube ser piloto da Ferrari, o único que realmente chegou perto de ser campeão desde Senna, o único que não ficou se dobrando por uma vaga para correr. Felipe se aposenta com a certeza que fez o melhor que pôde porquanto tempo foi possível ser competitivo, afora ter prazer em correr.
E concordando ou não, as viúvas de Senna ou vira-latas complexados podem chiar e espernear o quanto desejarem, mas falarei mesmo assim: Felipe Massa foi o melhor piloto a não ser campeão da Década passada junto com o Kubica (esqueçam Montoya, Ralf (half?) Schumacher, Coulthard, Webber). 11 vitórias deixam ele na frente de muitos pilotos campeões, inclusive (como Hunt, Scheckter, Keke Rosberg). E mais: alguém vai dizer que o Button foi mais piloto que ele? Tem uma porrada de pilotos que foram campeões que tomariam um pau do Massa, e uma multidão de zé ninguém que daria tudo pra ter tido uma carreira como a dele, indo de piloto de testes à escudeiro de uma lenda, de segundo piloto em 2007 para “campeão-moral” do campeonato mais emocionante em décadas, de “aposentado por uma mola” à líder do renascimento de uma equipe desacreditada.
Massa, você foi o cara, e ninguém que realmente entende e ama este esporte vai te esquecer. Parabéns por tudo e obrigado!

Daniel Amorim
Daniel Amorim
Reply to  André Loscher
8 anos atrás

Cara, é isso.

Pedro L F
Pedro L F
8 anos atrás

Legal Flavio.
Em primeiro lugar compartilho suas felicitações e agradecimentos ao Felipe.
Felipe mostrou-se competitivo e batalhador por todos esses anos. Não me eximo te ficar ficado bravo e mesmo irritado, assim como fico quando o Palmeiras joga mal. é o esporte, é o sangue.

Parabéns, Felipe, por tudo o que nos proporcionou até hoje.
Parabéns, Flavio, por seus comentários.
Humberto Eco, disse algo, valioso. Algo como: Redes sociais deram voz aos imbecis.
Isso vale aos que criticam.

Julio
Julio
8 anos atrás

Flávio vc comparar massa com rubinho é sem noção rubinho sempre foi melhor e é melhor rubinho tinha sede de f1 e está de se aposentar é uma tremenda balela ninguém quis mais ele . Agora só resta esperar mais um PIQUET na f1 para nos dar alegrias igual ao grande PIQUET PAI

Elton
Elton
Reply to  Julio
8 anos atrás

Falou pouco mas falou bunito, Júlio… parabéns!!!

albero
albero
Reply to  Elton
8 anos atrás

Eu sou pobre frade italiano ,que ousa escrever no complicado português , mas a palavra correta não seria ” BONITO ” ?

Pedro
Pedro
Reply to  Julio
8 anos atrás

Dá-lhe viagra pro Piquezao pra pra fazer mais uns rebentos entao…pq se for depender do Pedro…esse nem a F1 vai chegar.

Glauson
Glauson
8 anos atrás

Sou fã do Massa, pra mim ele é um herói de carne e osso, humilde e ao mesmo tempo um trabalhador talentoso, diferente de Senna, Piquet e companha, que se achavam a última coca-cola gelada no deserto. Massa era