ONE QUESTION
SÃO PAULO (respondam) – Tamas Rohonyi, promotor do GP do Brasil, disse que a aposentadoria de Felipe Massa não vai mudar nada no automobilismo brasileiro, nem afetará o público que vai ver a corrida de Interlagos.
A pergunta: vocês concordam?
Flavio, o que você acha da proposta do candidato João Dória do PSDB sobre a privatização do autódromo de Interlagos em São Paulo. Quais seriam os prós e contras, para o automobilismo nacional em geral e para a F1? Grato.
Não vai mudar nada mesmo, escrevam aí, fórmula 1 no Brasil a última…2017.
Concordo.
Massa quem?
Está explicado! O golpista vai mexer na Previdência e o Felipe não quer esperar pra ver.
Aposto que nem 10% dos brasileiros que vão á Interlagos para assistir uma corrida de F1, vão por causa de Felipe Massa.
10%, se muito.
A mesma coisa para a tv.
A curto prazo pode ser que não, mas se o Brasil não tiver piloto na F-1, não dou três anos pra categoria morrer aqui.
Do automobilismo brasileiro, não sei. Mas duvido que diminua público nas corridas em Interlagos. F1 é caro pra caramba, acho pouco provável que “modinhas” frequentem corridas. Teria impacto se o Massa disputasse títulos constantemente ou, pelo menos, ganhasse mais corridas.
O Tamas é um cara legal, mas as opiniões públicas dele são absolutamente corporativas. Então o que ele está dizendo é:
“Estamos trabalhando para que o público brasileiro desencane do Felipe Massa e venha (ou veja a F1) por outros motivos. Enquanto sair caldo dessa cana, a gente vai passando no espremedor.”
Claro que fará diferença, apesar de todas as críticas que os brasileiros baixa auto-estima fazem aos pilotos brasileiros.
O fracasso do automobilismo não é culpa só da CBA, e sim dos torcedores que são muito cruéis com seus pilotos, nenhuma empresa quer associar seu nome à um piloto “medíocre” ou “zero a esquerda”.
As críticas que fazem são muito cruéis, fazem bullying com o Barrichello (vice-campeão) até hoje xingando sem piedade porque ele não foi mais talentoso do que o Schumacher (nenhum piloto foi mais talentoso do que o Schumacher).
Brasileiro não gosta de esporte, brasileiro gosta ver o Brasil ganhando, eles preferem assistir aquelas porcarias tipo Mundialito de Futebol de Areia, que nem associação internacional existe, do que assistir um esporte de alto nivel da qual não exista um brasileiro, ou não tenha chance de vitória.
Vi uma entrevista com alguns torcedores espanhóis logo após uma derrota para EUA na Rio 2016, e eles disseram: Não importa se perdemos, nossos jogadores são os melhores do mundo!!! Na Finlândia os queijos mais caros são os Finlandeses, simplesmente porque são Finlandeses, porque de verdade não são, mas eles o acham assim….
Tem uns idiotas aqui que falam que o Massa se vendeu porque aceitou ordem de equipe, na situação o Alonso estava disputando campeonato e o Massa não, campeonato esse que vale milhões para equipe, deveria ele desobedecer a equipe prejudicando os outros 700 funcionarios da empresa em benefício próprio?
A Hortência disse que o Vice Campeão Barrichello tinha estrela na bunda, sendo que ela mesma só ganhou uma competição internacional, Pan Americano da qual o EUA não participou.
É muito provável que teremos nas nossas manhãs de domingo a partir de agora só Mundialitos de Futebol de Areia com direito a Brasil sil sil sil a cada gol!!!
Melhor comentário que já li! Principalmente na parte “nenhum piloto foi mais talentoso do que o Schumacher”
Excelente leitura do fato. Concordo com você em cada palavra. Parabéns.
Perfeito o comentário mas não entendo quando fala em brasileiro na terceira Pessoa…o certo seria nós brasileiros
O comentário dele não tem relevância, o problema é que o automobilismo brasileiro está FALIDO !!!!
Se Felipe fosse de qualquer outro país do mundo, que não fosse Alemanha ou Inglaterra (porque esses estão também mal-acostumados com seus supercampeões Schumacher, Vettel e Hamilton), seria reverenciado pelo resto da vida pelo que fez como piloto. Não foi campeão do mundo, mas ganhou provas, fez poles, correu em grandes equipes, sobreviveu ao rolo compressor que mói promessas impiedosamente.
Mas aqui é Braseeeel. E, infelizmente, a saída dele vai, sim, causar uma queda – mais uma – de interesse, principalmente quando vejo coisas como “mercenário”, “já vai tarde”, “massacarado”, e por aí vai, saídas dos teclados e vozes alheias. Vão dar valor a quem ficou ou a quem por acaso venha no futuro? Terão paciência para torcer por uma reconstrução do Brasil no automobilismo, se não têm paciência nem com a própria vida? Assistirão uma F-1 que não tenha um brasileiro alinhado no grid? Duvido. Duvideodó.
Braseeeleiro só dá valor a quem foi ou é campeão. Por isso que dá valor a Senna e Piquet, e esculacha Barrichello e Massa. E tem complexo de vira-lata, pq acha que o nosso não presta, só o que vem de fora que é bom.
Infelizmente quem quiser ver F-1 no futuro corre grande risco de ter que buscar streaming de internet. E ter que aprender inglês pra poder entender a transmissão. E ter que viajar se quiser acompanhar ao vivo.
Sim e não. Acho que o GP corre cada vez mais riscos.
A pista (depois de ser assassinada) não é tão espetacular assim. Se até os templos sagrados de SPA e Monza correm riscos o que podemos dizer sobre o GP do Brasil?
Publico não faltará, pelo que pude entender existem patrocinadores (como a Rolex) que devem ter fechado acordos de publicidade globais, o que garantiria grana para os organizadores.
Acho que a coisa vai pegar para o GP o dia em que a Globo tirar a F-1 do canal aberto. Será o ponto de partida para os organizadores do evento passarem a questionar o mesmo em Terras Brasilis.
Discordo. Como sempre digo: existem os adeptos do automobilismo e existem os torcedores canarinhos (viúvas do Senna). Estes irão sumir dos autódromos e não farão falta. Ficarão os adeptos, mas importa saber se o seu contingente sustenta a prova. Espero que sim porque Interlagos sem a F1 sumirá do mapa.
E a Globo deve tirar a F1 da grade do ano que vem.
Claro que muda, como não. Acho que assim como o atual governo, cuja processo de entrega (privatizações) é questão de dias, a F1 na TV aberta está com dias contados. A ausência de Felipe Massa trará um impacto a médio prazo, significativo. Automobilismo no Brasil está ladeira abaixo, aqui em Brasília, destruíram o autódromo, com pretexto de promover a F Indy, piada. Felipe é um bom piloto, inegável, dizer que não, é desconhecer o automobilismo como um todo. Vai fazer falta. O que admiro nele foi o fato de não cair na cilada da vênus platinada, em torna-la um paladino do eusoubrasileirocommuitoorgulhocommuito amor. Nunca permitiu esta maquiavélica forma de manipular a massa. Enfim, deixa uma história bacana, de superação, de ter sido indiretamente atingido pelo maior escândalo publico da F1.
Acho que o público da Fórmula 1 vai pela corrida e não pela participação de brasileiros, É claro que se tiver algum brasileiro com real chance de vitória, a corrida fica muito mais legal.
O Massa é um baita piloto, mas nunca arrebanhou uma legião de fãs brasileiros a lugar algum. Aliás, desde o Senna, nenhum piloto fez com que o grande público levasse a F1 a sério no Brasil, e não estou falando só das viúvas do Senna.
Não sei se o Massa vai parar ou não de pilotar, mas que seria uma boa para o automobilísmo no brasil se ele começasse a se meter com as federações ou com categorias de base. MAssa tb seria um nome muito forte para GPDA. Acho que ele só fica parado se quiser.
A quantidade de comentários aqui já responde a sua pergunta….
Concordo com o Tamas. Acho que público de autódromo é aquele que gosta de automobilismo. Toma chuva e sol, paga caro pelo ingresso, mas é movido pela paixão, independente de qual seja a categoria.
Todavia, acredito que os automobilistas de sofá, aqueles que apenas gostam de assistir boas corridas e, PRINCIPALMENTE, torcer por brasileiros, devem diminuir drasticamente a audiência da TV e vejo em pouco tempo a RGT caindo fora, se não totalmente, de uma grande parte da temporada (sobrariam o GP Brasil e as corridas nobres, como Mônaco, etc.), que passaria a ser quase uma exclusividade do SporTV.
Eu concordo, faz tempo que não temos piloto competitivo pra torcer, além do mais tem tempo que o público anda fraquinho.
Olá Flávio, boa noite!
Este ano provável que Interlagos lote, devido a aposentaria do Massa. Seria legal ver a casa cheia neste que será seu último GP na Fórmula 1.
Talvez, acredito eu, Sr. Tamas tenha razão afinal faz tempo que nenhum brasileiro tem destaque na F-1.
Quem gosta de automobilismo continuará frequentando Interlagos.
Abraço
* aposentadoria
Acompanho automobilismo porque gosto de corrida, não de pilotos.
Basta a Globo fazer com Felipe Nasr o mesmo que fez com Barrichello quando da morte do Senna, depositando em um piloto recém chegado na Fórmula 1 e em uma Jordan Hart sem a menor condição de fazer nada a obrigação de substituir o tri campeão.
Barbadinha! Isso garante público e espectadores por umas duas temporadas com certeza.
O fã de automobilismo e/ou apenas de F-1 não deixará de ir apenas por ele;
Os fãs do Massa, talvez sim, talvez não queiram ir por simples falta de alguém pra torcer…
Os detratores do Massa, e a maioria é brasileira, vão comemorar até 2025…
Não creio. Acho que finalmente estamos nos acostumando a não esperar pódios para curtir o show da F1. Toda uma geração já se acostumou a amar os carros sem pachequismo. Os duelos precisam ser emocionantes, não necessariamente ter um brasileiro no meio. Acho que o que restou do pachequismo da geração anterior é essa maledicência com os pilotos brasileiros que não ganharam títulos, Fico imaginando se Vettel fosse brasileiro, o que imprensa e público não estariam fazendo com o cara, a despeito dos quatro títulos.. Mas a presença de um brasileiro no grid, por menos chances que tenha é uma tradição que não podemos perder.
Ele tem razão ! Acorrida vai ser uma chatice igual as outras ! O piloto da Mercedes que largar na frente vai ganhar , como em todas as outras provas !
Isso me lembra o presidente da Blackberry que, na época do lançamento do primeiro iPhone, disse que não afetaria em nada Blackberry “porque não tem teclado físico”.
Sabemos que a falta de um piloto brasileiro independente de quem quer que seja, na f1, afeta e muito o ânimo de muitos torcedores passionais que só veem ou assistem o esporte em função de pilotos brasileiros, mas é claro que o promotor do GP do Brasil, vai afirmar que continua tudo normal, ele tem patrocinadores para o evento e estes precisam do público para suas marcas!
´´É uma pena, pois haviam muitas esperanças nele, principalmente depois que foi para Ferrari, mas enfim…..
Fará muita falta sim.
Principalmente para os amantes de corrida de carros e da F1,
SE empresários nacionais e políticos gostassem do Brasil e seu povo, não só teríamos Formulas Nacionais como pilotos em formação e talvez até equipes de F1 ou outras, mas eles odeiam o paós.
Agora então ainda mais, sendo assim, voltamos a ser os pobres vira latas de sempre, o lixo do mundo.
Para eles o Brasil só serve para ser surrupiado e roubado por todos os lados e seu povo explorado ao máximo.
E como não se bastasse isso, ainda temos coxinhas pobres e burros que apóiam e aplaudem esta merda toda dos golpistas.
Eles odeiam o país.
Ele está certo. Hoje a F1 é um esporte de nicho. Faz tanto tempo que não há um brasileiro brigando pelo título que o torcedor médio adestrado pela platinada já não acompanha, e quem acompanha é pq gosta do esporte, independente de ter ou não brasileiros.
Concordo plenamente. Quem, nos últimos 6 ou 7 anos, assistiu algum GP de F1, na esperança de uma vitória do Massa?
Eu, particularmente, nunca assisti nenhuma corrida com esse sentimento.
Quem vai se aposenta???? Felipe, o que???
Aposentar
Não. A grande massa de fãs que consomem o produto formula 1 é formada de pessoas que não são “especialistas” em automobilismo, e que vão ao autódromo ou assistem as corridas na tv para torcerem pelos pilotos brasileiros. É muito ruim para o automobilismo brasileiro estar cada vez menos representado na categoria, independente dos resultados. Diminui o interesse dos patrocinadores e do público.
Acho que as pessoas que assistem F1 hoje, não torcem apenas para um piloto vencer, eles querem ver tecnologia, belas ultrapassagens, carros com um belo design, algo impressionante (faltou o ronco do motor (porrada no Eclestone)), emoção, enfim, independente de ter ou não piloto brasileiro. Mas confesso que, não faz mais sentido ter corrida de F1 no Brasil. Assim como não faz sentido a Rede Globo fazer narração tendenciosa em favor do Hamilton porque ele disse que é fã do Senna (só que em outros países ele é fã do Clarke , Hill, etc). controle midiático na televisão se torna ridículo, a Globo parou no tempo, está com 30 anos de atraso.
Só mais um fato que corrobora o despreparo e descaso de quem dirige e organiza o automobilismo brasileiro
“Não vai mudar nada” no sentido em que “vai continuar em decadência”.
Prezado F&G : A luz apagou para Felipe Massa, não atrapalha em nada ,existe sim um público fiel da F-1,haverá muito mais com novos investidores que compraram ações do Tio Bernie , Americanos que gostam de emoção e do estilo prático do negócio mais carros,mais equipes ,garagistas e motores v8-Ford, chevrolet, Honda,Ferrari,alfa-romeu, Masserati, Renault, Porsche, BMW, Mercedes-Benz, Jaguar,outras novidades.
Prezado F&G : Vamos esperar a terceira Geração Fittipaldi e Piquet,vai melhorar muito.
Olha, eu sou apaixonado por fórmula 1, e não por pilotos brasileiros. Mas ele está errado. Infelizmente, brasileiro precisa de um brasileiro com destaque para dar atenção a algum esporte.
Acho que também não muda em nada com relação ao público da F1 que vai ao GP do Brasil, quem é amante da F1, sempre vai continuar indo ao autódromo e acompanhando a categoria. Exemplo disso é que a F1 continuou no Brasil mesmo com a morte do Ayrton Senna, em uma época, a partir de 1995, onde se tinha o Barrichello como único piloto brasileiro e correndo em uma equipe pequena, situação semelhante ao do Felipe Nasr, a partir do ano que vem, se ele continuar na Sauber. O que me preocupa com relação ao automobilismo brasileiro, é que atualmente se tem poucos pilotos brasileiros talentosos, para entrar na F1, e conseguir fazer sucesso na categoria, acho que piloto do nível do Felipe Massa, que brigou por título, acho que vai demorar muito para se ter outro novamente, isso sim poderá prejudicar a imagem da F1 aqui no Brasil.
Concordo.
Quase ninguém mais dá atenção ao automobilismo brasileiro (dirigentes e público). De fato, nada mudará com a saída de Massa.
Ano passado as arquibancadas do setor G já estavam reduzidas pela metade em relação aos anos anteriores. Já estamos em setembro e tem ingresso até no setor A pra vender, que sempre era o primeiro a acabar. Teve ano que fiquei sem ingressos pq logo nos primeiros meses de venda pq se esgotou. Tendência é cada vez pior.
Não concordo!
Eu assisto Nascar e Dtm bem antes de o Farfus entrar. Maaaaaaaaaaaas tem gente que não pensa assim.
Tomara que o publico aumente cada vez mais em Interlagos. Mas as arquibancadas de Interlagos no Gp do Brasil acabam refletindo como está o interesse do publico brasileiro pelo automobilismo.
Eu acho que não vai afetar em nada…… a audiencia da F1 não é de torcedores como no futebol e sim de apreciadores do esporte….. até porque desde de 2009 um pilotos brasileiro nunca esboçou chance de titulo novamente.
Se o Nasr não se firmar, aposto que o GP Brasil não chega até 2020.
Quando você não consegue mudar nada à tua volta, é porque você não faz a menor diferença.
Sim. Já faz mto tempo que as pessoas vão ao autódromo pq gostam de automobilismo e não por causa dos pilotos brasileiros.
Quem frequenta o autódromo não é o publico que assiste na globo porque tem brasileiro vencendo.
Os ingressos.são caros, quem vai ber a corrida in loco é quem gosta de automobilismo..então a saida dele nao vai mudar muito.
Agora a globo.deve mudar em relação a transmissão.. eles ja vêm mudando na verdade, o classificatorio já migrou pro canal fechado..
Acho que vai.acabar migrando tudo de vez para.lá.. fazendo companhia para a MotoGP.que tem uma.boa cobertura pelo canal mesmo sem brasileiros disputando..
Enquanto houver a prova no BR, se verá uma depuração de fãs do esporte, eu provavelmente iria a F1 em qualquer condição…. se tivesse grana para os preços absurdos…. Esta semana ainda postei no meu FB ‘recuerdos’ de quando morei fora – Silvertone 35 libras, 38 libras (um ano após), Hockenheim 36 DM, Monaco 300 FR ….
Acabaram com os treinos de sexta (que era o que estava dando para pagar…)…
O público jovenzinho de hoje quer tocar, chegar dentro ver ‘embutido (se der)….
A nova gestora da F1 vai ter um trabalho que pode se mirar no esporte motor americano… piloto dando autografo, poster, brindes a rolar…… afinal o mundo da F1 tem fãs fervorosos…. Mercadologicamente, estes ‘brindes’ são fixação de marca sai custo zero se forem feitos aos milhares!!!!
Outra… a Globo não faz falta alguma…. Melhor deixar com a ‘afilhada’ sportv… mandar ‘galvão’ a pqp… Faz um timão: Lito, Regi, Flávia, Papa Omelet´s, Edgar, FG, Ico e nem precisa de piloto porra nenhuma!
…A Fox não esta neste jogo (novos players da F1?)
O “piloto” Massa já não afeta o automobilismo brasileiro desde sua saída da Ferrari.
Sem brasileiros ou com brasileiros de pouca chance, vamos separar a pachecada de quem gosta realmente de automobilismo. Para os primeiros, sugiro os torneios que a Globo exibe domingo de manhã, onde geralmente o Brasil é campeão mundial de alguma coisa…
Acho que não vai mudar muito mesmo, afinal tem muitos anos que ninguém espera nada do Massa. O verdadeiro amante do automobilismo continuará prestigiando o evento.