LADA É VIDA (3): BEM FEITO
RIO (que aprendam) – Enquanto a Ferrari insistir em manipular resultados, enquanto se sentir maior que o esporte, vai se estrepar eternamente. Esse é o resumo do que penso depois de mais uma lição, das mais didáticas, que o esporte aplicou na equipe italiana hoje.
Esporte exige um certo sentido de justiça, competição e liberdade criativa. Qualquer esporte. Reprimir talentos e vontades em nome de “algo maior” — no caso, a equipe — muitas vezes dá em derrota.
Como deu em Sóchi. A começar pelo acordo ridículo da largada. Tudo combinado para passar Hamilton?
Nossa, que brilhante.
Só que não.
Quase todo mundo que estava do lado par do grid ficou um pouco para trás. Também pelo fato de ter pneus macios contra médios da Mercedes, era muito provável que Vettel superasse o inglês sem precisar de pacto nenhum, como escrevi ontem:
Com mais aderência graças aos pneus macios, acho — apenas acho — que Leclerc mantém a ponta na largada. E Vettel, em terceiro, também com os compostos mais moles, vai tentar o bote para cima de Lewis. Uma nova dobradinha da Ferrari me parece um resultado bem possível amanhã.
Se até eu, do outro lado do planeta, imaginava que Vettel poderia pular na frente de Hamilton na largada, por que é que a Ferrari foi traçar uma estratégia tão mirabolante para os primeiros metros de uma corrida de 53 voltas?
E vamos combinar: o conchavo não foi feito com a Mercedes. Sebastian largou bem e passou Hamilton por conta própria partindo como um foguete, e não graças ao vácuo do monegasco. Este foi útil para Sebastian se aproximar do companheiro, isso sim.
E como chegou rápido, Charlinho não se defendeu. Era o que tinha sido acertado, para posicionar os dois à frente da Mercedes, e depois as posições seriam trocadas.
Nossa, que brilhante.
Só que não.
Porque, na frente, Vettel começa a voar e Leclerc não acompanha. Dá a impressão de ficar só esperando a ordem chegar pelo rádio — afinal, estava tudo combinadíssimo. Houve até um breve safety-car na primeira volta para ajudar — batida coletiva envolvendo Grojã, Ricardão e Tonho da Lua. A relargada aconteceu na volta 3, e Vettel foi embora de novo.
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Quem elaborou esse plano extraordinário, acredito, não previu que Sebastian poderia desgarrar. E quando isso aconteceu, fazer o quê? Mandar o cara brecar o carro ridiculamente para o companheiro passar trazendo Hamilton junto? Só para executar o estratagema tão fabulosamente urdido diante de computadores cintilantes com terabytes de memória capazes de simular até a influência do pouso de uma mariposa na bandeira da Rússia tremulando ao lado da pista na pressão aerodinâmica exercida sobre um defletor avariado no carro de Kvyat que por sua vez poderia alterar ligeiramente a velocidade de rotação do planeta e afetar o regime dos ventos de monções na Ásia Ocidental?
Não. Plano C. Ou seja: trocamos de modo mais seguro, no pit stop. A gente atrasa a parada do alemão, fode a corrida dele e você passa, Charlinho. Undercut no companheiro de equipe, lembra? Feio, né? Pois é. Um dia da caça, outro do caçador. Na Ferrari é assim. Um dia a gente te fode, no outro a gente fode seu companheiro. E vamos levando a vida fodendo todo mundo.
E assim foi.
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Leclerc, mais de 4s atrás de Vettel, para na volta 23 e coloca pneus médios. Tião vem quatro voltas depois e a vantagem que construíra vai para o vinagre balsâmico. Ele sai atrás do monegasco, 3s atrás.
Apesar de tudo, não foram registradas reclamações do alemão. Pelo contrário. No rádio, ainda no começo da prova, quando a Ferrari pede para ele deixar Leclerc passar, Vettel responde: “Manda ele chegar mais perto”. Não se recusa a cumprir o que havia sido combinado, pois. Apenas entende que, naquele momento, ou o parceiro se aproximava, ou seria uma estupidez tirar o pé e perder tempo apenas para respeitar o trato naquele exato momento. Poderiam fazê-lo mais tarde, sem dar mole para Hamilton. O tal plano C: no pit stop troca.
Trocaram. Mas o destino é caprichoso, às vezes. E traz o castigo a cavalo — rampante, no caso. Vettel sai dos boxes atrás, como engendrado pelos gênios ferraristas, mas imediatamente perde potência. A equipe manda parar o carro, ele para. Deu pane num dos motores elétricos. O automóvel reluzente fica ao lado da pista, precisa ser removido pelos fiscais e, por isso, o safety-car virtual é acionado.
E Hamilton, que tinha assumido a liderança porque ainda não fizera o pit stop, aproveita o ensejo, corre para os boxes e consegue trocar os pneus sem perder a ponta. Leclerc ainda perderia o segundo lugar ao parar novamente para colocar pneus macios quando o safety-car entrou após a batida de Russell, na volta 30. Tentativa inútil. Ao sair dos boxes, atrás de Bottas, não conseguiu atacar o finlandês, apesar da borracha nova. O que nos leva à lícita pergunta: ele não atacou Vettel no início porque estava esperando a ordem do time ou porque não conseguia, mesmo?
E assim, graças a essa sequência de disparates, a Ferrari ficou chupando o dedo por não saber dizer aos seus pilotos, sejam eles quais forem: vão lá, corram e sejam felizes.
Bem feito.
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Depois da corrida, me pareceu que a Ferrari ficou um pouco envergonhada do que fez. Até Leclerc, em algumas entrevistas, depois do tradicional “precisamos ver o que aconteceu e vamos discutir a situação com a equipe”, colocou panos quentes na ocorrência e falou que “todos respeitaram o que tinha sido combinado”. “Dei o vácuo para Sebastian, ele tinha de devolver a posição e devolveu depois, no pit stop. Foi isso.” Vettel fez mistério sobre o que havia sido previamente estabelecido. “Tínhamos um acordo, talvez tenha faltado algum detalhe, mas prefiro não falar sobre isso abertamente.”
(A melhor frase de Tião, na verdade, foi dita assim que seu motor quebrou. “Tragam de volta os malditos V12”, praguejou. Ele detesta os motores híbridos.)
Depois de três derrotas seguidas para a Ferrari, a dobradinha deu um respiro para a Mercedes, que encara um final de temporada sem ter o melhor carro do grid. Foi a nona vitória de Hamilton no ano, 82ª na carreira. Na Rússia, ganhou pela quarta vez. O circuito de Sóchi, aliás, só viu vitórias da Mercedes em sua curta história, que começou em 2014.
A corrida foi interessante por conta das asneiras da Ferrari e também por atuações muito boas de pilotos como Albon, que saiu de último para terminar em quinto — garantindo de vez sua permanência na Red Bull –, Sainz Jr., o sexto, Pérez, o sétimo, e até Magnussen — oitavo na pista, caindo para nono depois de uma punição de 5s que chamou de “idiota”; ele saiu da pista no fim e voltou sem percorrer o trajeto recomendado pela direção de prova.
Pode-se dizer, também, que o novo queridinho da F-1 decepcionou nas últimas 20 voltas da prova. Ele aproveitou um safety-car logo depois do abandono de Vettel — entre as voltas 29 e 33, depois de batida de Russell — para colocar pneus macios e tentar o ataque à dupla prateada. Teria tempo para isso. Na relargada, estava a 1s de Bottas. Abriu a asa várias vezes, mas não foi incisivo o bastante para incomodar o gelado finlandês. Faltou um pouco de sangue nos olhos. Terminou em terceiro.
Verstappinho, o quarto, foi outro que não encantou. Começou bem a corrida ganhando boas posições a partir do nono lugar no grid, mas acomodou-se assim que estacionou atrás dos três primeiros, sem tentar nada de muito excepcional.
Lewis pulou para 322 pontos na classificação, aumentando ainda mais sua vantagem para Bottas, que segurou bem Leclerc no final da corrida e agora tem 249. A diferença subiu para 73 pontos. Charlinho se isolou em terceiro com 215.
Eu gostaria de dizer algo na linha “espero que depois dessa a Ferrari tenha aprendido a lição e libere seus meninos para a disputa sem querer agir sobre os desígnios do porvir”, mas é inútil. Historicamente, a equipe se coloca como uma divindade comandada diretamente do latíbulo pelo altíssimo em pessoa, e seus vassalos que tratem de aquiescer diante dos arranjos deliberados em outra dimensão que não é a humana.
Para mim, ateu praticante, a dimensão onde o time trama seus ardis tem sido mais equina que qualquer outra coisa.
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Vocês estão fazendo uma tempestade com água da bica.
O meu gatão queimou a largada como se fosse um principiante! Como pôde? Estava pensando naquela Mortícia, para cometer essa desatenção!
Se tivesse pensado em mim, teria disputado posições até com as Mercedes!
#IceKiss
A vitória roubada na Rússia caiu no esquecimento, do mesmo modo que a vitória roubada na Alemanha/2010.
Vergonhoso!
os pilotos podem chorar, resmungar, brigar, ter ataque histérico, estrebunchar e sabe lá mais o que só que o que realmente importa em toda essa história é que os imperativos da realidade sempre acabam por prevalecer ou seja mais cedo ou mais tarde hamiltom sempre acaba vencendo suas corridas colocando ordem na casa e deixando seus adversários para trás……
Sem novidades! Os grandes campeões sempre tiveram uma boa dose de sorte.
A Ferrari causou a morte do Villeneuve??? Pesado hein, tem provas? Afirmação esquisita. Concordo que a Ferrari sempre agiu assim……mas daí mandar essa acima tem que tomar cuidado………em tempo, o plural do cazzo é cazzi….abs
Gastou seu latim todo hein, Don Gomes. Hahahaha. A Ferrari sempre foi uma escrota, desde os tempos idos de Pironi e Villeneuve que acabou causando a morte do canadense. Cazzos!!!
A Ferrari causou a morte do Villeneuve??? Pesado hein, tem provas? Afirmação esquisita. Concordo que a Ferrari sempre agiu assim……mas daí mandar essa acima tem que tomar cuidado………em tempo, o plural do cazzo é cazzi….abs
Quem viu Villeneuve correr, sabia que uma tragédia com o canadense seria questão de tempo.
Se existe uma equipe que matou o seu piloto, essa equipe foi a Williams em 1994.
Não vejo desta maneira. A estratégia da Ferrari na largada foi bem interessante, levar seus dois carros para a ponta para assim poder abrir alguma vantagem para o Hamilton. Deu certo, a execução foi brilhante!
A partir daí vimos Vetel sendo mais rápido que Leclerc, e a Ferrari novamente acertou ao não insistir na troca de posições naquele momento, e ver o que aconteceria mais adiante. O choro de Leclerc naquele momento não fazia nenhum sentido, pois Vetel era mais rápido.
O erro da Ferrari veio a partir do momento que retardaram a parada de Vetel, que era mais rápido, e foi prejudicado com a tática clara de colocar Leclerc na dianteira.
Mas até aí tudo bem, problema interno deles que se resolveria após a corrida.
Novamente a estratégia da Ferrari alcançou o objetivo de colocar os 2 carros na ponta, apesar de terem fodido a corrida do Vetel.
O que fodeu a corrida da Ferrari foi a quebra do Vetel, e não a estratégia adotada. Pode-se discutir qual dos 2 merecia a ponta, mas não se pode discutir que a estratégia foi boa, e deu certo até o momento da quebra.
Sim, a estratégia – embora seja um porre para os torcedores – foi boa, mas inútil se os carros não são confiáveis, quebram, e se o piloto “escolhido” não consegue ultrapassar uma tartaruga ao final da prova, que dirá duas… Tradução, foi ridículo! Estratégia antecipada com carros que quebram para favorecer um piloto que não é capaz de ultrapassar Bottas numa Mercedes meia bôca. Aí não dá prá defender.
Cacete. Nem nos textos sobre o “autódromo de Deodoro” o Flavinho tava tão puto assim kkkkkkk
Ferrari se embananou sozinha. De novo.
Retirem os dois carros vermelhos da brincadeira e esse circo não dura mais 2 anos………$$$$$ é que interessa……Ferrari é uma marca que ultrapassa as barreiras do automobilismo…..vai além então sosseguem as periquitas aí.
Sobre a F1: não existe mais virar o jogo de um ano para outro, a corrida tecnologica é tão grande a acirrada que quem dá um pulo consegue ser vencedora durante algum tempo…..vai ser assim daqui para frente, talvez a Ferrari esteja começando a mostrar algum potencial se de fato acertar durará 3/4 anos……nos ultimos 20: 5 ferrari +2 renault + 1 ferrari + 1 mclaren (quase ferrari) + 1 brawn (mercedes) + 4 red bull + 6 mercedes……………
Se a FERRADA ameaçar sair, com esse novo grupo que controla a F1, os caras abaixam as calças pra trazer um porrada de montadoras pra categoria, só pra encher o grid.
Para vender suas unidades, a FERRADA depende da F1, a F1 não depende da FERRADA.
Ah, sim, principalmente no mercado norte-americano.
Tá bom….”uma porrada de montadoras” quais…??? Em um grid com 20 carros…….4 marcas de motores………carro com motor Honda que tem escrito Aston Martin……Não sei se o sr sabe mas atualmente existem 5/6 grandes grupos fabricantes de automóveis no mundo….que poderiam bancar a F1………se funcionasse como o sr diz a Ferrari não daria as cartas como faz já a muito tempo…….
Bara,
Vc acha que a Ford, GM, Toyota (só pra falar das montadoras da NASCAR) não entrariam na F1 se a Liberty pedisse???
Dá um monte de benefício para essas montadoras, já que a FERRADA é quem quer controlar todo o negócio e estará fora, quero ver se elas não entram.
Nem pra brigar por vitórias, mas só pra andar na frente da Haas, da Williams, chegar nos calcanhares de Renault e Mclaren…
Ao ler alguns comentários sobre o Leclerc, a impressão que tenho é que a globobo está convencendo os torcedores que CL é a reencarnação de Senna. Não adianta repetir que:
– essa mesma estratégia já foi utilizada pela Mercedes
– Vettel devolveu a posição para o Leclerc durante o pit stop
– quem mandou Vettel parar foi a equipe
Bem feito?? O fato de Leclerc ter puxado Vettel e este ter ganho a liderança da primeira curva até a troca de pneus como parte da estratégia da Ferrari não teve nada a ver com o resultado da corrida. Se teve algum outro fator além da SORTE a favor de Hamilton e Botas foi a estratégia da Mercedes de largar com pneus médios o que permitiu uma permanência mais longa na pista aumentando a possibilidade da troca com safety car. Vamos fazer jornalismo, ser honestos e parar de falar bobagem.
Comentário sensato, definiu perfeitamente.
Parei de ler aqui:
“Na Ferrari é assim. Um dia a gente te fode, no outro a gente fode seu companheiro. E vamos levando a vida fodendo todo mundo.”
Quando parar de rir termino de ler o texto. Não sei se vai ser hoje…
Entre risadas, um parênteses: Na Ferrari já foi assim: um dia fode o Barrichello, no outro fode o Rubinho, no outro o segundão… Não to defendendo o pé de chinelo! Só to rindo mesmo.
Como falo desde sempre…
A FERRADA É UM CÂNCER PARA O ESPORTE, PARA O AUTOMOBILISMO!!!
E TODO CASTIGO É POUCO, PARA A EQUIPE E SEUS PILOTOS!!!
Vettel tinha tudo para entrar para a História com um dos maiores e mais legais pilotos de todos os tempos (os nome que colocava nos seus carros era sensacional!!!), mas foi para essa equipe nojenta, que vai contra a base do esporte: COMPETIR.
Você fala isso da Ferrari, porque nenhum dos nosso campeões pilotou para a equipe!
E Vettel, queira você ou não, é um dos maiores da história da categoria. O alemão possui 4 títulos seguidos e 3 vices.
Bem feito mesmo, Ferrari ta muito tosca nessas estratégias de favorecer o Vettel. Quando ao Leclerc, acho que depois que ninguém cumpriu o combinado e a Ferrari colocou ele em 3º nessa pista, ele também não tinha obrigação nenhuma de ultrapassar ninguém pra não correr riscos, terminou no pódium ta bom.
“Un giorno ci vincono”
“nell’altro ci perdiamo”
Só uma pequena correção, Flávio. O Bottas voltou do pit stop atrás do Leclerc, assumiu a segunda posição quando ele fez o segundo pit para colocar pneus macios.
Caro Flávio,
O que dizer, creio que só um KKKK, la mafia rossa se enrolou no espaguete, KKK…
Gratíssimo,
Antonio Manoel
Domingo excelente! A Se Ferra-ri fazendo a palhaçada que mais sabe fazer: denegrir a competitividade do esporte. Mas, ontem, domingo, os Deuses da Velocidade estavam assistindo e não deixaram a equipe vigarista vencer com uma estratégia ridícula de combinar resultados antes da largada. Deixaram um vexame vermelho para o pangaré amarelo. Já o resultado foi excelente: dobradinha da Mercedes, com direito a ponto extra pela volta mais rápida! Domingo prateado!
Foram 44 pontos marcados (25+1+18). São 172 pontos de diferença para a máfia italiana! O campeonato de construtores, por enquanto, termina no México!
Olha aí, gente! O baba-ovo da Mercedes voltou!
Ui! Baba-ovo! Ui! Olha aí, gente! Ui! Voltou!
Toma jeito e cresça! Além de usar um apelido que, claramente, é para denegrir um piloto, não tem maturidade para responder os comentários como uma pessoa adulta.
Ficou nervosinho, é?
Denegrir quem? Quem não devolve uma vitória roubada?
Nervoso? Eu? Enganou-se!
Quem não devolve a vitória roubada foi a Mercedes com o Bottas em 2018, a red Mula com o Webber (mult21), a Se Ferra-ri com o Massa em 2010, a Se Ferra-ri com o Barrichello em 2002, etc. Então, deixe de ser tendencioso. Aliás, para (começar a) deixar de ser tendencioso, você precisaria de mudar seu apelido.
Renato, a vitória tirada do Barrichello por ordem de Ross Brawn na Áustria, foi devolvida no mesmo ano por Schumacher em Indianápolis -USA.
Das duas, uma: ou você é tendencioso ou mal informado.
Prezado Ferrarista, não sou de analisar a atitude de pilotos, mas abrirei uma excessão. Não sou tendencioso nem mal informado. A vitória do Barrichello foi “devolvida” nos EUA por dois motivos:
1) Schumacher já tinha conquistado o mundial de construtores e a Se Ferra-ri faria mais uma dobradinha (então, para Jean Todt e Ross Brawn, não importavam a ordem em que chegassem). Aí, ele caridosamente atendeu o pedido para “devolver” a vitória que foi roubada;
2) Depois de o Barrichello dominar o final de semana inteiro na Áustria, fazendo pole e volta mais rápida e estando mais de quatro segundos à frente do Schumacher, a Se Ferra-ri ordenou a troca. Após fazê-la, Schumacher comemora mais uma vitória dentro do carro. Já o público no circuito entoa uma vaia tão sonora que abafa o ronco do motor V10. Aí, começa toda aquela cena teatral de que o alemão não sabia da ordem da máfia italiana, de que freiou mais que o Barrichello. Depois, fez pior, já que as vaias não cessaram e fez aquela presepada no pódio, trocando a posição deles, com um piloto brasileiro no alto do pódio, tendo sido segundo na corrida, ouvindo tocar o hino da Alemanha. Para mim, a multa foi pouco e o episódio saiu barato.
Então, quando disser que foi devolvida, compare com as outras situações e se houve igual oportunidade como em Indianápolis. Nem Alonso, nem Hamilton já havia conquistado/conquistou o título do mundial de pilotos em 2010 e em 2019, respectivamente, e tem um carro dominante para deixar apenas o companheiro de equipe passar e “devolver a vitória roubada”.
Renato, deixa de ser tendencioso. A equipe não pediu para Schumacher devolver a vitória em Indianápolis. O alemão devolveu a vitória ao Rubinho por livre e espontânea vontade.
Alonso não devolveu a vitória ao Massa e Hamilton não vai devolver a vitória ao Bottas, por mais oportunidades que ele possa ter. E sabe por quê? Porque ambos são VIGARISTAS!
Prezado Marmelada-44, não sou tendencioso; apenas analiso os fatos. Schumacher foi campeão em 2002 com quantas corridas de antecedência mesmo? Ele poderia, depois de conquistado o título, “devolver a vitória” em qualquer pista em que ele estivesse liderando e o Barrichello estivesse em segundo. Entretanto, pergunto a você: Alonso e Hamilton já haviam conquistaram os títulos de 2010 e de 2019, respectivamente, antes da última corrida para estar na mesma situação do alemão? Não. Então, não é tendência. Alonso, inclusive, foi para a última corrida disputando o título com Vettel e o Hamilton tem o companheiro de equipe como rival (matemático) na disputa pelo mundial de piloto. Se (Quando) o Hamilton for campeão antecipado e estiver liderando uma corrida em 2019 em que o Bottas esteja em segundo, ele terá a mesma chance que o Schumacher teve de devolver a vitória ao companheiro de equipe. Aí, poder-se-á fazer o comparativo justo.
Alguém avise ao Renato que a vitória roubada na Rússia foi no ano passado.
A malandragem italiana foi punida.
Karma is a bitch. Only if you are.
Não entendi ainda porque o Vettel não levou o carro para os boxes ou até mesmo uma área onde não fosse necessário a entrada do Safety Car estragando totalmente a corrida da Ferrari. E segue o baile. O menino Leclerc parece que chegou mesmo para aposentar o alemão. Se a Ferrari deixar vai ser surra o anol todo
Ui, “menino Leclerc”! Hahaha! Torcedor brasileiro é esquisito, mesmo. Respondendo à sua pergunta, a equipe mandou parar, ele parou.
Torcedor brasileiro dança a mùsica da emissora-mor. Se o(s) locutor(es) chamam de “menino”, saem repetindo por aí feito papagaios. Me lembro de quando inventaram (2007) de chamar o Hamilton de “Robinho”. Vergonha alheia define…
Mas poderia muito bem parar em um lugar que não desse Safety Car, não acha? Eles se enrolam toda corrida, parecem amadores. E o Leclerc está dando sim uma surra no Vettel. Não está maior porque a Ferrada está freiando. Foi assim com o Ricciardo na Red Bull.
Caro Rodrigo, posso muito bem chamá-los de meninos, pois tenho o dobro da idade deles., e sou de uma época que os pilotos tinham de 30 anos pra cima. E não tinha essa choradeira toda que tem hoje não, nem tinha essa conversa toda pelo rádio.
Também achei a estratégia totalmente desnecessária, se Hamilton fosse ultrapassado por Vettel na largada – como aconteceu – que deixassem a corrida dos dois ferraristas acontecer normalmente…os cabras gastam milhões de dólares em equipamentos, simulações e salários dos “estrategistas” para chegarem a essas conclusões totalmente tolas, que apenas implodem a estrutura interna da escuderia.
Bem, se Vettel não tivesse quebrado e a corrida acabasse em dobradinha vermelha pouca gente lembraria desse imbróglio, capaz até do povo elogiar essa tática força barra, mas tudo acabou numa reviravolta do destino.
Para mim ficou claro que a Ferrari também não é tudo isso que estão se convencionando a chamar, a barata não conseguia encostar no carro de Bottas mesmo como Leclerc pedindo toda a potência disponível, acho que o “modo jato” é só na classificação mesmo.
Depois que LECLERC vencer 4 títulos em seguida, vou começar achar que ele é melhor que o VETTEL. Veja bem, 4 títulos mas tem que ser na sequência.
Quantas poles tem o Vettel em 2019? Quem está vencendo por 10 a 6 nas classificações?
4 títulos e mais 3 vices.
O Vettel está provando, desde que saiu da Red Bull, que só anda na frente quando tem o melhor carro do grid. Fato.
Da mesma forma que o Hamilton, que tem o melhor carro do grid. Fato.
E se por acaso o Vettel não toma a ponta na largada?? O que é que ia mudar com o Leclerc na frente com aquele ritmozinho que ele manteve com os pneus macios que não lhe permitiu acompanhar o Vettel muito menos fugir das Mercedes? Como é que Leclerc garantiria uma vantagem tal para vencer a corrida com o safety car entrando na pista no momento em que Hamilton precisou pra fazer a parada? O que foi determinante pro sucesso das Mercedes: a estratégia da Ferrari ou o safety car??
Leclerc e Vettel no momento atual. Dividindo a equipe. Lutando metro a metro na pista e também fora dela.
Ninguém pensou que a estratégia da Ferrari para o inicio da corrida na verdade não tinha como objetivo principal, Vettel ganhar a posição de Hamilton?
Conforme relatou o blogueiro, com pneus macios Vettel ultrapassaria Hamilton sem dificuldades, e foi o que aconteceu
Mas o próximo carro era Ferrari, e eles iriam dividir a primeira curva. Se não houvesse acordo, Leclerc iria se defender e um choque seria eminente.
Temos que parar com esse drama de associar ordem de equipe com burrice, e diga-se de passagem a estratégia só não foi perfeita, devido a quebra de Vettel.
Perfeito, ia comentar exatamente isso, essa história de que estavam preocupados com o Hamilton foi conversa para boi dormir. Mas esse excesso de zelo é brochante. Deixa os caras bater roda na primeira curva.
Bater roda na primeira curva? Muita gente já saiu da competição assim, incluindo as Mercedes do Milton e do Rosbife..
Se tivesse dado Ferrari, o papo seria outro…
Opa……claro que seria! A Ferrari sempre fez o jogo, (excluindo a época mais romântica), BUSINESS…é isso! Enorme teatro e todo mundo caindo na ladainha. Agora o título “Bem feito” parece aquele lance de criança só faltou um “Deus Castiga”……ahahahaha. O Vettel não ia deixar o cara passar…forçaram a barra ele mandou tudo para o inferno e parou na primeira esquina.
Vocês cismaram que Vettel desligou a bagaça. Ideia maluca!
E se por acaso o Vettel não toma a ponta na largada?? O que é que ia mudar com o Leclerc na frente com aquele ritmozinho que ele manteve com os pneus macios que não lhe permitiu acompanhar o Vettel muito menos fugir das Mercedes? Como é que Leclerc garantiria uma vantagem tal para vencer a corrida com o safety car entrando na pista no momento em que Hamilton precisou pra fazer a parede? O que foi determinante pro sucesso das Mercedes: a estratégia da Ferrari ou o safety car?????
Exato, tá ficando feio a torcida da Globo pelo Leclerc. Essa foi de longe a pior transmissão do ano. Vejam frases da transmissão:
– Vettel, fazendo volta mais rapida atrás de volta mais rapida na liderença e Burti me solta essa: “Leclerc está 4 segundos atrás, mas está mais rapido que Vettel, viu? Vettel está fazendo volta mais rapida, mas Leclerc está mais rapido”
– No meio da transmissão, Reginaldo Leme me solta: “O Brasil inteiro torce por Leclerc”.
Pelamo, não dá mais esse ufanismo. Será que viram o novo Senna no Leclerc, porque ele é magrinho e tem cara de coitado?
Hamilton deu sorte. Sei não se a Mercedes não corre o risco de perder o mundial de construtores. A Mercedes dormiu nas férias….
Prezado Maurício Rocha, depois que você escreveu seu comentário, fiz as contas médias: se a Se Ferra-ri, que é a segunda colocada no campeonato, fizesse dobradinha e volta mais rápida em todas as cinco etapas restantes (Japão, México, Estados Unidos, Brasil e Abu Dhabi), a máfia italiana somaria 5 x 44 = 220 pontos. A Mercedes tem 172 pontos de vantagem, o que significa que ela precisaria de 49 pontos para finalizar com um ponto a mais que a Se Ferra-ri. Arredondando para 50 pontos e dividindo por 5 corridas, são necessários 10 pontos por corrida (7º e 8º com ambos os pilotos ou 5º lugar com um piloto) nas cinco corridas restantes. Pelo desempenho da Mercedes, acho improvável que ela não consiga estes 49 pontos nas últimas cinco provas.
Quanto a dormir nas férias, acho pouco provável. A explicação mais plausível é que a equipe já está desenvolvendo o carro de 2020 e de olho no regulamento de 2021.
Fez as contas à toa e isso mostra que você é uma excessão (com dois esses) à regra.!
Todo mundo sabe, Segafredo, que a Mercedes vai faturar os dois campeonatos, mais uma vez!
Bom, Marmelada-44, jamais escreveria, mesmo que propositadamente, excessão, tendo em vista que o verbete correto é exceção, com ç, por mais desvio da regra geral que você possa ver ou enxergar em mim.
Não considero fazer as contas à toa, foi um exercício matemático. Assim como as demais ciências exatas, é muito fácil de trabalhá-las, pois são baseadas na lógica.
Quanto a quem eu sou, já lhe disse uma quantidade incontável de vezes que eu não sou o Segafredo. Será que você não consegue entender que ele é uma pessoa diferente? Não faço nem ideia de qual seja o nome dele. Nem o seu.
Por fim, corrigindo a sua escrita, a Mercedes só pode faturar um campeonato: o de construtores. Quem conquistará o outro será um dos pilotos.
Apenas um detalhe:
Aqui na Italia, jà se sabia da estrategia da Ferrari, Marc Genè e Jacques Villeneuve, comentaristas Sky, mostravam o que a Mercedes fez em 2018 na largada, com Bottas “puxando” Hamilton e impedindo,assim, a ultrapassagem de Vettel, quem puder reveja.
Portanto, a Ferrari nao fez nada que a Mercedes jà nao tivesse feito.
Exatamente, caro Giulio. Tb asssisti pela Sky F1 Italia. Aliás que espetáculo… assim com a da Sky UK. Todo mundo sabia que a Ferrari iria fazer isso. Era o óbvio. Não teve essa polêmica toda por aqui. Ficou tudo limiyado ao “Vettel seu uma cavada ou não deu?”. Mas acho que já saquei o q está acontecendo no Brasil: rede Grobo está enchendo o saco com transmissão pró-Leclerc e a galera tá pegando pinimba com o rapaz. Que as vezes é meio mala mesmo! Kkkk
Olha…pra mim esse Leclerc tá me saindo um chorão, só reclama, apesar dos pesares o tal acordo foi cumprido, se Vettel freia para dar passagem a Leclerc traria Hamilton junto, a Ferrari também percebeu que não era bom negócio e esperou os pit stops, e continuo com a mesma opinião, a Ferrari melhorou, mas a Mercedes ainda tem o melhor e mais confiável conjunto, a Ferrari força demais todo o conjunto da UP pra vencer a Mercedes e as vezes os carros quebram, reparem a quantidade de quebras e falhas dos carros vermelhos, custaram corridas e classificações a Equipe, e hoje por irônia do destino a quebra de Vettel tirou a possível vitória do Carlinhos de Mônaco.
Se a Ferrari não se preocupasse tanto com o Hamilton teria grandes chances de vencer essa corrida, com isso o Hamilton agradece a Ferrari e ao Vettel por ter se aproximado ainda mais do seu previsível Hexa.
Leclerc estava muito mais lento que Vettel hoje. O que ele queria? Que o Vettel desse, de graça, o primeiro lugar? Que Vettel perdesse 6 segundos, que foram conquistados no braço, para Hamilton?
Leclerc só tinha 2 opções na largada: dar MUITO vácuo para Hamilton indo para a direita ou dar POUCO vácuo para o Vettel ficando na esquerda. Leclerc fez o melhor para ele e NAO deixou o Vettel passar.
Vettel passou porque largou melhor e por que a pista de Sochi permite o vácuo da primeira para a segunda curva.
Vettel andou muito mais.
A Ferrari errou na estrategia do Vettel, que era o piloto mais rápido, e colocou a corrida em risco.
Leclerc não parou de reclamar o que prejudicou o espetáculo e, em especial, a Ferrari.
Alvibarrane vem fazendo falta. Binnoto não tem pulso firme.
Pelo que entendi, essa potência a mais que a Ferrari vem apresentando deve ser utilizada com moderação.
Algo me diz que o Vettel, para não dar chances a troca de posições na primeira metade da prova. abusou desta potência.
Os excessos nos pedais feitos pelos pilotos são suavizados pelo pessoal da telemetria.
Isso não existe mais a muito tempo meu caro, não é mais permitido às equipes fazer “ajustes” no carro usando a “telemetria”, só o piloto pode fazer isso, na teoria…
Como assim, não existe? H. G. Wells disse que existe!
o povo esquece q Lec está na 2a temporada… ainda tem mto a melhorar… mas ta mostrando q ja está entre os grandes… na minha opinião melhor q o Max na 2a temporada dele…
anyway…flavio queria q o GP fizesse 1 matéria agora sobre o ‘famoso’ GP de Deodoro…aquele q nunca vai sair…com o Putin se metendo no GP da Russia tentando mudar pra st petersburg dá pra fazer um paralelo com o bolsomito e mostrar se existem ou nao diferenças entre as maneiras q organizar um GP (e a participação estatal nisso) entre Russia e Brasil… valeu
prezado fg
difícil não se lembrar de charlie sheen olhando para ferrari
“ahn… italian trash”
https://www.youtube.com/watch?v=O7XWTxdXuw0&pbjreload=10
molto marrenti questi italiani mafiosi!
kkk
henrique não era flordelis q se cheire, mas entubar 4 lemans em ‘il commendatore’ não preço
https://www.youtube.com/watch?v=0ZOf0oTpSy4&pbjreload=10
Apenas 2 obs: A Ferrari quando está melhor , consegue jogar tudo fora.
Já viram que quando um carro das 3 equipes de ponta larga lá nofundo,
consegue chegar entre os seis primeiros…..as demais equipes só fazem numero.
Que venha logo 2021…
Resumindo.
A Ferrari montou um estrategia para segurar a largada com os dois carros na frente. Parece que conseguiu . Não pode mais isto ? … Tem que ser loteria e cada uma para si ? Senhores, vamos lá, agora é jogo de bolinha de gude…
A estrategia foi perfeita, tinham que devolver a posição para o Leclerk , aproveitaram o regime de desgaste dos pneus , para posicionar o primeiro e segundo. Evidente que não arriscariam como Hamilton no cangote do Leclerc naquela perseguição na pista.
OK a segunda parte da estrategia estava dando certo tudo normal e as Mercedes seguras la trás , ótima possibilidade de dobradinha da Ferrari .
Mas ai a lei de Murphi, ou a cadeia de azares para a Ferrari e a cadeia de sortes para a Mercedes . Fatos não há o que comentar. Parece apenas que o Leclerc estava superaquecendo não sabemos se é verdade, se sim mais uma vez a evidencia que equipe vencedora que tem ser sortuda também.
Não é sorte, é competência: lembra que o carro da Mercedes tinha problemas de superaquecimento na corrida da Áustria? Desde então, a equipe trabalhou para resolver o problema. É esta a diferença entre a “sorte” da Mercedes e a “competência” da Se Ferra-ri.
Renato F1 . Sorte escancarada da Mercedes para ganhar esta corrida. Sim sorte faz parte. Como não podemos negar que a Ferrai também já teve a sua.
Agora para uma fabrica de automóveis , projetar uma máquina de F1 e ganhar qualquer corrida , em qualquer época ou em qualquer autódromo., não tem sorte nenhuma ai . Quem fez isto pelo menos uma vez na vida teve competência. A Ferrari faz isto a 60 anos. A Mercedes um pouco menos talvez pois se retirou das corridas depois da tragedia de Le Mans. Se for jovem tudo bem, de um google Competência sobra para quem anda na frente de dezenas de outras marcas e projetos de F1. Não tem outro jeito de andar na frente. Senão todo mundo andava…
Os alemães são muito competentes em tudo que fazem.
Gostei mesmo do Vettel, mas uma vez ditou a regra, e o New Chorozinto a reclamar do que na primeira volta? De ter feito uma largada mediocre?
Deixa de ser tendenciosa Schukruzete tendenciosa, veja os fatos como são:
https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/vettel-evita-alimentar-polemica-na-russia-e-leclerc-diz-confiar-na-ferrari-confira-dialogos-de-radio.ghtml
Essas viúvas rancorosas sempre querem acabar com o Vettel.
Parafraseando o futebol: “a pista puniu”. Rs
Pegaram no pé do Leclerc. Mas se ele quer reclamar, não vejo problema. A questão é que ele não é nenhum Bottas, e atualmente Vettel está longe de ser Hamilton. E a Ferrari consegue quase sempre involuntariamente a melhor estratégia – para Hamilton. Hamilton é muito bom, o carro dele é sim muito bom, ele é muuuito sortudo e Bottas bem, é Bottas. Resultado, penta.
Bottas é Bottas.
E segurou Leclerc por 20 voltas e com carro inferior, mas….. fazer o que? Bottas é só Bottas né??????
E ninguém vai falar da corrida impecável do Albon?
Verdade, gostei da corrida do rapaz.
Eu gostei mais da corrida do Ricciardo…
A corrida do Ricciardo foi uma bosta, não tenho problema algum em admitir os fatos! Mas não é culpa do piloto………….diferente do que acontece a 4 anos com o seu pilotinho de autorama!
Renault vai se arrepender de demitir o Hulk… Aquele Ocon tem cara de derrotado.
A Renault vai se arrepender de ter mantido o Ricciardo.
Foi muito bem, vi uma entrevista do menino na ultima sexta feira, trabalhar na RedBull não é nada fácil, o garoto parecia em estado de choque.
Que seja feliz e que vingue na categoria com o talento que tem.
dois pilotos que mereciao ganhar hamilton e vettel .hamilton por que dentro do que podia fazer ando rapido e constante e vettel o vettel que largou muito bem e nao viu a sombra do leclerc. mas o melhor foi o hamilton ganha a corrida para a ferrari para com essa frescura e para o leclerc para toma vergonha na cara e para de pidi para ferrari limba a bundinha dele com Lenço Umedecido kkkk
Que língua é essa?
Assassinato da língua pátria deveria dar perpétua. Impressionante a decadência do ensino.
Entenderam? pois bem, a escrita e o idioma tem um objetivo, comunicar. As oportunidades ao longo da vida de cada individuo levam ao acesso a escola de boa ou má qualidade, A “perpétua” a que o colega se refere é prisão? Pois bem, a prisão perpétua deveria ser punição aos responsáveis pelo sucateamento da edução, não aos que deveriam ser os beneficiários dela, ou não?
Boa noite!
Ricardo, perfeito seu comentário!
Problema de tudo, é esse capitalismo surreal.
Abraço.
Me incomoda muito mais a estratégia da Mercedes em manter Bottas na equipe do que as estratégias da Ferrari nas corridas. Nunca vi Nico Rosberg como um piloto excepcional. Mas deu um calor no inglês e levou um título para casa. Alguém vê Bottas fazendo o mesmo?
A Ferrari, ao menos, teve a coragem de arrumar um (bom) problema doméstico ao juntar um tetracampeão e um novato claramente talentoso. Se lida da melhor maneira possível com ele, eu não sei.
Se Bottas é ruim que dizer de Lecrerc a 1s atrás 20 voltas e não conseguir passar ??
Se ninguém notou, a Mercedes notou, quando precisam de um scudeiro, Bottas é o melhor do mundo.
Bottas está na frente dos dois pilotos da Ferrari.
Rapaz esse Bottas é ruim mesmo…..né?????
Caros Chagas e Gabriel,
Vejam bem: eu não estou discutindo quem é melhor entre Leclerc x Bottas x Vettel.
Estou falando apenas da opção pela falta de competitividade dentro da Mercedes. Como disse o Gabriel, Bottas é um ótimo escudeiro. Ele não é uma ameaça para Hamilton.
E isso está bem estabelecido, até mesmo para quem assiste. Recentemente, pediram para Bottas segurar o ritmo e não incomodar Hamilton. Se acontecesse o mesmo na Ferrari, seria o escândalo.
Obviamente, o arranjo da Mercedes funciona para eles. Em termos de resultado, não tem discussão.
Mas, como espectador, queria ver um companheiro de equipe que pudesse disputar de verdade com Hamilton.
Abraços.
Seu primeiro comentário foi bem diferente do segundo.
Mas só uma observação, o que você quer é o que todos queremos, mas tem que trabalhar com o material humano existente no grid atual.
Quem hoje entraria na Mercedes e duelaria com o inglês de igual pra igual?
Verstappen.
Ocon/Russel/Albon/Norris estão iniciando seriam presa fácil.
Mais uns 3 nomes dariam uma graça, mas não superariam o inglês.
O resto do grid são todos piores que Bottas e seriam brincadeira de criança pra Hamilton.
Passando pra lembrar como a f1 pode ser chata. Joguinho de equipe, corrida decidida ao acaso (safety car) e nenhuma ultrapassagem na pista entre os 6 primeiros.
Sobre jogo de equipe, tinha de ser na Se Ferra-ri mesmo.
Quanto a corrida ser decidida no carro de segurança, foi uma aposta da estratégia da Mercedes. Há pistas em que equipes contam com o carro de segurança na estratégia da corrida. Se não me engano, tem uma pista no calendário que tem um alto índice de acidente e entrada daquele carro.
Hã?!?!?! Nenhuma ultrapassagem entre os seis primeiros? Vettel passou Hamilton e Leclerc, Hamilton e Bottas passatam o Leclerc, Verstappen largou em nono e chegou em quarto e Albon largou em último e chegou em quinto. Se este povo não fez ultrapassagens, não faço ideia de como chegaram a estas posições.
Ora, ora, Segafredo! Existe também jogo de equipe na Merdacedes. Já esqueceu a vitória roubada na Rússia?
Merdacedes. Vocês são bastante criativos!
No minimo estranha e muito suspeito esse apagão no carro do Vettel com ele voltando da parada nos boxes encostado no Leclerc e a boa distância de Hamilton e Bottas.
Não dá para saber quem comemorou mais a saída de combate de Vettel: Leclerc, o engenheiro do Leclerc, o chefe de equipe da Ferrari ou Hamilton e a Mercedes.
Só uma pergunta: É proibido um colega de equipe chagar na frente do Charles Leclerc?
Sim é proibido, ainda mais quando esse piloto é quem vem puxando a equipe e mesmo assim a equipe não se convence do óbvio!
Vettel em ritmo de corrida tem sido mais rápido do que Leclerc., sua viúva idiota.
Ué, tá chateado com a Sennada do Vettel???
É verdade: Vettel, em ritmo de corrida, tem sido mais rápido do que Leclerc, como bem observou o “Assombração”. Principalmente se lembrarmos das últimas 4 etapas… O curioso disso é que ele (Vettel) consegue essa rapidez toda e, “estranhamente”, tem chegado atrás do companheiro… Esse alemão tá com uma uruca danada, rapaz! Veja só:
• Leclerc: 215 pts, 2 vitórias, 6 poles, 2 OUT/DNF, 3º;
• Vettel: 194 pts, 1 vitória, 1 pole, 1 OUT/DNF, 5º.
Só não vê quem não quer, ou não pode…
E daí, Fred?
– Vettel tinha o direito de abrir mais diferença para as Mercedes.
De que adianta p/ a Ferrari o Vettel diminuir o ritmo para o Leclerc alcançar (não é tão fenomenal? Pq não alcançava Vettel? Por que não alcançou Bottas e depois Hamilton no final?) e trocar de posição, e depois deixar Vettel “no colo” de Hamilton e Bottas? Vettel estava correto em abrir mais espaço de distância para as Mercedes!
A equipe deveria pensar em colocar OS DOIS CARROS nas duas primeiras posições até o fim! Dá a vitória para o novato e joga o tetracampeão na fogueira? Desrespeito. Vettel fez o correto.
E Leclerc, tão festejado, o “queridinho” da MODA não passou Bottas (e Hamilton) nem com bandeira amarela ajudando.
É tão “moda” agora torcer pelo Leclerc que a Globo até esqueceu a “torcida laranja” do Max Verstappen que tanto elogiavam até 2/3 semanas atrás.
– Leclerc NÃO FOI mais rápido que Vettel, até o alemão parar. E depois não conseguiu nem encostar em Bottas, jamais teria chance com Hamilton. A Globo deixou a moda Hamilton, depois a moda “torcida laranja” e agora os 4 patetas (infelizmente até o Reginaldo Leme já ficando velho, sucumbiu a essas bobeiras) da transmissão são todas leclerzetes!
Secaram o Vettel até quebrar! Constrangedor.
E se ferraram, pela primeira vez comemoraram com ‘sorriso amarelo’ uma vitória do Hamilton.
Do mesmo jeito que engoliram seco a vitória do Vettel em Cingapura.
Isso sim foi um BEM FEITO!
Flavinho Gomes!! Saudações cordiais !!! com muita cerveja de felicidade!
Li e reli sua postagem…Você relatou a corrida perfeitamente e como jornalista fez a sua análise pessoal do que aconteceu na prova. Porem!
Nunca subestime uma Mercedes !
Hamilton é o melhor piloto de todos os tempos…
Vestapinho, Leclerc, Norris, Albon, ainda precisam de 12 temporadas para serem considerados fenômenos e não a um Sr. de 34 anos, que tem um jornalismo e público julgando-o , o tempo todo…Hamilton, the Best! Como avacalham o maior de todos os tempos !!!
Por favor , no Fox Nitro, exaltem este Negro fora da curva, prestes a bater todos os recordes e não ficaremos reféns de comentários e sussurros : vai Vestapinho, vai!!!…do nosso mestre Edgard, que nunca falou uma frase do melhor de todos. Por quê ?
Um domingo onde o maior de todos se fez maior, humilde nos Gps do Brasil, ser o único a visitar o túmulo de Senna e prestes a se tornar o maior piloto de todos os tempos.
Abração!
Os 4 patetas da Globo torcem tanto contra o Vettel que o Burti “BRIGOU COM A REALIDADE” falando que “o Leclerc está mais rápido que o Vettel”, enquanto a TELA DA TV/TRANSMISSÃO mostrava o Vettel fazendo volta mais rápida – e no momento recorde na corrida – uma atrás da outras e VISUALMENTE dava para ver a distância abrindo até chegar a quase 5s até o Vettel parar nos boxes!
“Secaram” o Vettel até o carro do alemão quebrar (Só foi o Vettel sair dos boxes e o bocó do Luis Roberto soltou “vai lá Vettel, alcança o Lclerc agora, você não é tetracampeão?”) QUE ESCROTO!
Se a Ferrari tem um botão que pode dar mais potência ao motor do carro de F1 durante uma corrida, deve ter também um botão (pode ser até o mesmo!) na telemetria para um engenheiro apagar tudo (motor, principalmente) no carro de acordo com a “necessidade” ou “conveniência” da equipe.
Vettel estava voltando dos boxes a menos de 1 segundo do Leclerc. E ai, haveria ordem para o alemão não atacar o mimadinho? Hoje, outra vitória de Vettel, chegando de novo á frente do “piloto da moda” Leclerc seria “inconveniente” e causaria revolta do mimadinho.
Não dá para torcer para a Ferrari.
Por isso que na F1 “moderna” (desde 2000), só torço por pilotos, nunca por equipes.
Você que parece ter um problema com o Leclerc. Por mil motivos não seguiu de perto o Vettel, e tanto sabiam que trocaram as posições nas paradas. E o Leclerc estava voando na hora. (O tempo de volta de Cingapura e Sochi são diferentes). Sabotar o Vettel para quê se dali iriam fazer dobradinha com Leclerc e Vettel? O carro do Vettel apagou e isso deu a dobradinha da Mercedes de bandeja. Claramente o Leclerc não tentou se defender na largada, tanto que isso ficou evidente depois no rádio. Agora, a Ferrari que é incompetente para estratégia de corrida e de administrar dois pilotos de ponta. Se o Leclerc fica caladinho para agradar uma parcela do público que gosta de capachos, é isso que ele iria construir para ele. Só olhar para o funcionário do mês: Bottas. Mais burocrático, impossível.
Perfeito Thiago, o problema dessas Schukruzetes é um só………………Recalque!
Vocês é que são recalcadas, suas viúvas chorosas!
Vergonhosa a torcida do tal Burti pelo Hamilton, chegou a dizer que a parade 2,5 segundos da Ferrari era ruim. Esse rapaz revela um rancor indisfarçado do tempo em que era empregado dos italianos…
Torça para a Mercedes: você poderá sentir o gosto do sexto título mundial de construtores em seguida.
Falou o puxa-saco da Mercedes! Tá sentindo o gosto de schukrute?
Não sou puxa-saco, sou torcedor da Mercedes. Por fim, o gosto que sinto é do sexto título do mundial de construtores chegando.
Você está na categoria errada. Vá torcer no Mundial de Marcas.
Prezado Marmelada-44, se tiver Mercedes-Benz lá e eu tiver como acompanhar, eu irei (também) assistir às corridas daquele mundial
Vá e não volte!
é o seguinte…
essa fórmula um está recheada com pilotos que vencem somente em condições normais de temperatura e pressão…
o charles, aparentemente tem levado esse estilo ao extremo… ele de fato é rápido e IMPRESSIONANTE limpo… roda redondissimo.
desde a temporada passada – ano de sua estreia- nao o vemos cometer erro algum. impressiona a maturidade nesse sentido… lembre de hamilton em 2007 – tudo bem que estreou disputando um titulo com alonso e ferrari, o qual perdeu por talvez nao ser tao frio como charles.
o fato é que até agora, em sua curta carreira, nao vimos um charles combativo, em nenhum momento colocou a faca nos dentes – oq talvez confirme esse estilo „nao me toque“.
me parece mimado, venha a mim p vosso reino… nao sei, prefiro o verstapem assim como o vettel prefere os V12.
prefiro ver o piquet passando por fora, o mansell pegando o vacuo até sumir atras do rival, o mika hakkinen passando o schumi com o zonta no meio… o senna mastigando o prost debaixo de chuva apor passar schumi e hill…
enfim, talvez seja tudo muito precoce, a minha analise digo. talvez ela seja assim pq começo a implicar com o monagesco. sei nao, mas prefiro o vertappen – quem nao lembra do que ele fez na sua estreia em interlagos de baixo de chuva.
fico feliz pelo vettel, engoliu o companheiro na largada… controlou o pace na corrida, foi consistente, queria muito ve-lo campeao pela ferrari. que seja em 2020.