SOBRE DOMINGO DE MANHÃ
RIO (correndo, as always) – Essa imagem aí em cima e todas as correlatas serão as que guardaremos do GP da Inglaterra de 2020, domingo passado. Uma corrida de três voltas, emoções concentradas no final graças aos estouros dos pneus de três pilotos, um deles o líder da prova e na última volta.
Hamilton meio que já é campeão, né? Então, como digo sempre, que torçamos para boas corridas. Campeonatos com enorme domínio de alguém sem que outro alguém brigue pelo título são previsíveis e a previsibilidade nunca é boa para esporte algum. Paciência. Hamilton não tem culpa de ser tão bom.
O NÚMERO DE SILVERSTONE
…vitórias de ponta a ponta tem Hamilton agora, tornando-se recordista nessa estatística. Ele superou as 19 de Ayrton Senna. O ranking tem, na sequência, Vettel com 15, Jim Clark com 13 e dois pilotos com 11: Jackie Stewart e Michael Schumacher.
Outro número que merece ser mencionado é o de 154 pódios de Lewis, que agora fica a apenas um de empatar com o piloto que mais troféus ganhou na categoria, Schumacher. Essa é uma marca que não demora muito para cair, todos concordamos. Só para registrar, a lista dos pilotos que têm pódios na casa de três dígitos: Schumacher (155), Hamilton (154), Vettel (120), Prost (106) e Raikkonen (103). Senna é o brasileiro com mais pódios (80) e ocupa a sétima posição no ranking. Barrichello, com 68, é o oitavo.
A vitória de Hamilton foi marcante, claro, porque não é todo dia que o líder de uma corrida estoura um pneu na última volta. Normalmente, o desfecho dessas coisas é péssimo para o infeliz que vê sua borracha voando. Perde-se a corrida. A proeza de andar com três rodas, porém, deve ser relativizada. A gente cansou de ver piloto guiando assim até chegar aos boxes — Bottas fez isso domingo mesmo, uma volta inteira. O que tornou o episódio histórico foram as circunstâncias e o resultado final. E nosso cartunista oficial Marcelo Masili pescou com a maestria de sempre o momento — o hedonista Lewis na infância e na idade adulta, com o detalhe de que, segundo a Mercedes, na reta Hangar o rapaz chegou a 230 km/h com o pneu murcho.
Dois fatos que acabei deixando passar no textão de domingo com o relato da corrida: a Renault lavrou novo protesto contra a Aston India (vai fazer isso até o fim do ano, ou até a FIA dizer que não tem problema copiar carro dos outros) e o execrado Kvyat, que causou o segundo safety-car da prova, foi inocentado da suposta barbeiragem por uma imagem da câmera de seu carro que mostra o pneu traseiro direito furado na hora em que ele roda e bate. Tá perdoado, camarada.
A FRASE DA INGLATERRA
Tem alguma coisa muito errada aqui. Ou com o carro, ou comigo.
Hoje é tudo na pressa. A seguir, três singelas imagens da prova com três singelas legendas:
Está na hora de passar a acreditar um pouquinho mais nesse novo gráfico das transmissões da TV. Verdade que nas primeiras corridas esse percentual de desgaste de pneus parecia meio chutado. Mas, desta vez, os 10% do dianteiro esquerdo de Hamilton correspondiam à realidade. Prefiro esperar mais umas provas, porém.
O capacete fofinho criado por uma garotinha de 6 anos para Lando Norris entrou para a história pelo charme inigualável do “S” meio deslocado no espaço. Ficou parecendo um “5”. E não é que o piloto da McLaren largou em quinto e terminou em P5? Eva rides again! A estampa deve virar camiseta, boné, caneca, tudo que for possível. O carrinho laranja dá até para tatuar!
Por fim, os mascarados da Red Bull garantiram um interessante efeito estético nessa foto dos mecânicos acompanhando a chegada de Verstappen ao Parque Fechado. É um registro dos tempos estranhos que vivemos.
E terminamos com nosso tradicional tribunal do dia seguinte…
GOSTAMOS – …de ver Pierre Gasly >>> partindo para cima de todo mundo, especialmente Vettel e Stroll, para terminar em sétimo com o carro da AlphaTauri, que não é grandes coisas. Nada, nada, o francês tem 12 pontos em quatro corridas e está na frente de Vettel, que tem 10. E Kvyat, seu companheiro, marcou apenas um.
NÃO GOSTAMOS – …do desempenho sofrível de <<< Lance Stroll, apenas nono colocado depois de um bom sexto lugar no grid. Tem carro para mais do que isso, claro. E, de quebra, não gostamos também de ver o outro carro da Martin Point nem conseguir sair dos boxes. Hülkenberg precisa tomar uns passes.
Hamilton no céu vencendo até com pneu furado e contando os dias para o seu Hepta, enquanto o Vettel no inferno vermelho contando os dias para sair da Ferrari e torcendo para ganhar uma sobrevida numa tentativa de evitar que sua carreira acabe em 2020, que contraste.
Olhando a foto, não vejo o pneu tão ruim como disseram.
Pneus sino-italianos garantem 3º posição para equipe dinossauro!
E fica a frase : “A aerodinâmica é para os fracassados que não sabem fazer motores.” ― Enzo Ferrari
A Formula-1 em 2020 está bem interessante, boas provas e pelo menos 10 pilotos com muito destaque.
A Formula Mercedes já tem o seu Campeão -> Hamilton (concordo contigo FG, Ele não tem culpa de ser tão bom).
O Hamilton pode já encomendar as faixas de Campeão.
Vamos ver como vai ser a corrida de domingo com pneus mais macios. Se a Racing Point vai desiludir ou se vai lutar pelo pódio.
E se não for pedir muito, que seja uma corrida mais animada.
Abraço
visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/
O que o Vettel perdeu??
Perdeu mão?
Perdeu a sorte?
Perdeu a vontade de guiar?
Perdeu a Vontade de guiar para a Ferrari?
Tá puto da vida com o Leclerc?
Tá puto da Vida com o Binoto, com o carro e com a equipe?
Acho que tudo…
O moleque já fez 2 pódiuns esse ano e o Vettel não para de reclamar, de pintar o diabo mais feio do que é…
O carro é rum e o motor tb, mas enquando um tá dando o máximo pra abiscoitar uns pontinhos o outro tá batendo cabeça com o Gasly…
Para mim a única opinião que levo em consideração se o Vettel é bom ou não sempre parte de um tal de Hamilton, e as referencias são sempre as melhores.
Em uma situação inversa de “carro bom” o Hamilton soube muito bem fazer o papel de figuração no GRID enquanto o Alemão enfileirava 4 titulos.
Perdeu a condição de primeiro piloto na escuderia depois de se tornar o maior pontuador, o terceiro maior vencedor e ter conquistado dois vices durante o reinado da Mercedes ( o único piloto não mercêdico, até agora, a conseguir tal feito).
Ganhou, também! Ganhou dois pedais de freio no seu carro.
KKKKK,,,,,,,,,,,,,ver as Schukruzetes chorando a missa, não tem preço…..e Alonso avisou lá em 2012.
Aviso à viúva: pode trocar o seu nick. Vettel já assinou com a Aston Martin.
Não vi ninguém comentando a arrregada que o Bottas deu na largada. Ele largou melhor, ficou lado a lado com Hamilton por dentro na parte limpa da pista, e simplesmente arregou.
A cena mais decadente e emblemática dessa F1. Foi evidente a melhor largada do 77. Seja por qual motivo for, deu para ver: ou a força dos contratos que envergonham a competição (?) ou a fraqueza dos contendores (?). Com o campeonato já decidido, salvo uma catástrofe, será que custava tanto ao menos uma tentativa de ultrapassagem?
É muitíssimo melhor ser segundo piloto da Mercedes do que ser primeiro piloto de qualquer outra equipe do grid. E Bottas sabe disso!
Agora vamos dar o troféu pra você.
Troféu do cara que mais se incomoda com o Bottas.
Depois dessa de dizer que o Bottas estava por dentro “no lado limpo da pista” não tem pra ninguém.
Você ama o finlandês.
Cacete, como esse L.Stroll é ruim. E como filhinho de papai pagante, merece minha torcida contrária sempre. Uma pena ver um carro bem bom, na mão de um piloto tão fraquinho. Queria ver essa pantera cor de rosa nas mãos de um Alonso, por exemplo.
Alonso já teve uma pantera vermelha nas mãos, a equipe toda trabalhando pra ele, um escudeiro obediente e foi surrado por Vettel até não mais aguentar!
Tirando 2010, ele nunca teve um carro melhor que o do Vettel. Por favor, se contenha.
Vettel só teve carro voador em 2011 e 2013. Em 2010 e 2012 o alemão ganhou no braço e no talento, suando muito o macacão!
O moleque que fez o capacete do norris exemplica o que nós, saudosistas dos grafismos antigos de carros e capacetes dizem „tem que ser iconico pra uma criança desenhar“. Ele mandou o carrao laranja da mclaren pra mostrar seu herói. Agora ve quantas crianças desenham esses carros cheios de formas e degradês bregas, ou esses capacetes que parecem desenhados por moleques de 12 anos querendo colocar todas as informações possiveis no menor espaço disponível… O Vettel entende.
Eva, uma menina. Não um moleque.
Impressão minha ou este gráfico dos pneus, elogiado pelo Flávio, apareceu quando o pneu do LH já estava furado?
Impressão sua.
Foi antes…
Precisamente, durante o pit stop do Vestapen.
Tenho a impressão que ele só para no 9º título, ou 10º…
Uma pena aquele processador da Intel que Vettel tirou da Aston India não servir no carro da Ferrari.
Tinha que perguntar ao Gola quais são os processadores que a AMD estão fornecendo pra eles. Pelo rendimento das Ferrari, eu diria que tem um Athlon 1.6 no do Leclerc e um K6II 500 no do Vettel.
Ferrari? 286 xingling! O AMD da Ferrari não é fábrica de semicondutores é de AiMeuDeus de carro ruim!
Dizem que o Comendador chegou a 12000 rpm nesta última corrida!
kkkkkkk O meu primeiro pc foi um 386 DX40 da AMD com 8mb de Ram. 286 eu não cheguei nem a ver. Mas não é muito difícil de associar o rendimento dele com a Ferrari.
Ai Meu Deus foi ótima.
Clap! Clap! Clap!
Se o hardware é ruim, não há processador que dê jeito
O audio do Vettel no final da corrida ou a falta da resposta dele diz muito, tem coisa estranha acontecendo ali, o Lecrerc é muito bom piloto, claramente esta em fase melhor que o Vettel e creio chegaria na frente de qualquer forma, mas essa diferença gritante de desempenho ta muito estranha
Gostei do pessoal da Red Bull: os máscaras negras!