O L71 foi o primeiro modelo comercializado no Brasil, importado da Suécia em 1954 / l558…150 vcs .
A foto é de algum colecionador do interior de São Paulo e pela placa parece ser de Campinas…Linda restauração!
abs
Bidu
4 anos atrás
Cor. Normalmente os Scanias eram laranjas…
Tales Bonato
4 anos atrás
DKWabis.
Jose Renato
4 anos atrás
Para o motorista saber qual é a largura máxima do caminhão e não raspar nas manobras.
claudio
4 anos atrás
Interessante também, são os limpadores de parabrisas ficarem em repouso nas laterais do parabrisa, e não embaixo.
Orlando Caetano Filho
4 anos atrás
São para “marcar” o tamanho do bicho. O motorista tem as bolas como referência do comprimento e da cabine e da largura da carroceria. E são acessórios bonitos tbm.
Orlando Caetano Filho
4 anos atrás
São para “marcar” o tamanho do bicho. O motorista tem as bolas como referência do comprimento e da cabine e da largura da carroceria.
Klebber Teodomiro Martins Formiga
4 anos atrás
Serve para indicar a largura da carroceria. Se passar a carroceria passa também. Os caminhões tem umas anteninhas na carroceria para isso, esse como é mais estiloso colocou essas balizas cromadas.
Ander
4 anos atrás
Só lendo os comentários para aprender…Caminhão lindo demais!
Klaus
4 anos atrás
Bom dia Sr Flávio Gomes. Na verdade, esse objeto chama-se baliza e é colocado bem na extremidade do caminhão para que o motorista consiga ver onde o caminhão cabe. Nos “bicudos”( nome do trecho para os cabine semi avançada que é o nome oficial que ninguém usa) é impossível ver o final do caminhão. Então os motoristas instalavam, fora da concessionária, esse acessório aí. Mais alto do que o capô, era mais fácil ver onde o veículo passa na rua evitando quebrar alguma coisa. E também ajuda nas manobras apertadas em pátios e armazéns. Nos Mercedes Benz (de 1964 em diante) elas vinham de série e eram menores e mais simples.
Carlos Henrique
4 anos atrás
Obra de arte sobre rodas. Salvo engano, garantia 10 anos contra ferrugem.
Paulo
4 anos atrás
Me perdoe a ignorância mas o que são esses bastões com uma bolota no para-choque, tem alguma função?
Bom dia Sr Flávio Gomes. Na verdade, esse objeto chama-se baliza e é colocado bem na extremidade do caminhão para que o motorista consiga ver onde o caminhão cabe. Nos “bicudos”( nome do trecho para os cabine semi avançada que é o nome oficial que ninguém usa) é impossível ver o final do caminhão. Então os motoristas instalavam, fora da concessionária, esse acessório aí. Mais alto do que o capô, era mais fácil ver onde o veículo passa na rua evitando quebrar alguma coisa. E também ajuda nas manobras apertadas em pátios e armazéns. Nos Mercedes Benz (de 1964 em diante) elas vinham de série e eram menores e mais simples.
Tem função, sim! Esses bastões ou anteninhas mostram ao motorista o limite do para-choque, porque ao volante ele nem sempre consegue ver. Então numa curva com um poste, por exemplo, esses elementos mostram se o para-choque for bater
Além de definir para o motorista lá da cabine onde começa o caminhão, a ‘bola’ também serve de espelho para manobrar. Criatividade sem nenhuma tecnologia.
Funciona como um guia para o motorista se posicionar nas manobras já que o caminhão é “bicudo”, sendo assim ele não enxerga o para choques embaixo. Auxilia bastante
Eram os “sensores” analógicos de largura do caminhão. Para não ficar só no olhômetro, o motorista tinha uma referência da largura do veículo. Os Mercedes dos anos 70/80 tinham um “bigodinho” de borracha, com um marshmellow na ponta, com a mesma função. No caso desse Scania-Vabis-Vemag dá até para colocar um espelho extra, o que parece ser o caso.
São bem bonitos . Mas não só decorativos. Servem de referência ao motorista quando vai manobrar ou entrar em lugares msis estreitos. Passou ileso por estes bastões então a carroceria ou a carreta aclopada passam também.
Antonio seabra
4 anos atrás
Por causa do escudo Scania Vabis, na lateral do grade dianteira, que tem um V que lembra muito o do DKW.
Esse deve ser o 111, que tinha o apelido de “maçarico”: quando voce acelerava, até o motor ganhar rotação fazia uma fumaça preta danada, parecendo aqueles maçaricos de querosone, que até voce dar pressão de ar (no maçarico) pra chegar ar suficiente pra se combinar e queimar todo o combustível injetado, tamb´em fumaçava preto.
Acredito que é um modelo 75. O 111 já tinha a cabine leito, só saiu laranja, e tinha motor 11 litros turbo de 210 CV ( mais tarde chegou-se até 272 CV). Os 75, 76 e os primeiros 110 é que usava esse motor massarico. A partir do 110 o parachoque já era diferente desse e a cabine apenas laranja lhe rendeu o apelido de João de Barro.
Tem razão Klaus, o que eu conheci era 110 e não 111, com motor maçarico.
Era um cavalo mecanico laranja e tinha cabine simples.
Daniel Amorim
4 anos atrás
Lindos demais. Aquele meio cor de laranja, meio goiaba, é sensacional.
Klaus
4 anos atrás
O primeiro dos Scania nacionais. Era montado pela Vemag. Motor diesel aspirado de 10 litros e 150 CV. A VW comprou a Vemag e, em 2007, a Scania também…
claudino
4 anos atrás
primeiro e principal e q a placa ainda e vermelha. logo podemos fretar ele. nem que seja so pra sair por ai…
O laranja passou a ser a única cor do “jacaré” a partir de 1963. Na época da Vemag (1950 a1958 eu acho), havia mais cores. Detalhe: esse caminhão tem dois câmbio. Um acoplado ao motor normal, aí o cardã sai pra uma outra caixa de câmbio e só então vai para o diferencial traseiro…
Rafael Favoreto
4 anos atrás
O jacarezão tem um belo símbolo da Vemag!
Depois de passar no Google descobri que esse modelo foi, por muitos anos, montado pela Vemag. E, mais surpreendente, não era produzido na cor laranja!
O laranja passou a ser a única cor do “jacaré” a partir de 1963. Na época da Vemag (1950 a1958 eu acho), havia mais cores. Detalhe: esse caminhão tem dois câmbio. Um acoplado ao motor normal, aí o cardã sai pra uma outra caixa de câmbio e só então vai para o diferencial traseiro…
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Essa tá tá difícil, mas !
O L71 foi o primeiro modelo comercializado no Brasil, importado da Suécia em 1954 / l558…150 vcs .
A foto é de algum colecionador do interior de São Paulo e pela placa parece ser de Campinas…Linda restauração!
abs
Cor. Normalmente os Scanias eram laranjas…
DKWabis.
Para o motorista saber qual é a largura máxima do caminhão e não raspar nas manobras.
Interessante também, são os limpadores de parabrisas ficarem em repouso nas laterais do parabrisa, e não embaixo.
São para “marcar” o tamanho do bicho. O motorista tem as bolas como referência do comprimento e da cabine e da largura da carroceria. E são acessórios bonitos tbm.
São para “marcar” o tamanho do bicho. O motorista tem as bolas como referência do comprimento e da cabine e da largura da carroceria.
Serve para indicar a largura da carroceria. Se passar a carroceria passa também. Os caminhões tem umas anteninhas na carroceria para isso, esse como é mais estiloso colocou essas balizas cromadas.
Só lendo os comentários para aprender…Caminhão lindo demais!
Bom dia Sr Flávio Gomes. Na verdade, esse objeto chama-se baliza e é colocado bem na extremidade do caminhão para que o motorista consiga ver onde o caminhão cabe. Nos “bicudos”( nome do trecho para os cabine semi avançada que é o nome oficial que ninguém usa) é impossível ver o final do caminhão. Então os motoristas instalavam, fora da concessionária, esse acessório aí. Mais alto do que o capô, era mais fácil ver onde o veículo passa na rua evitando quebrar alguma coisa. E também ajuda nas manobras apertadas em pátios e armazéns. Nos Mercedes Benz (de 1964 em diante) elas vinham de série e eram menores e mais simples.
Obra de arte sobre rodas. Salvo engano, garantia 10 anos contra ferrugem.
Me perdoe a ignorância mas o que são esses bastões com uma bolota no para-choque, tem alguma função?
Acho que é apenas decoração.
…espelhos!
Bom dia Sr Flávio Gomes. Na verdade, esse objeto chama-se baliza e é colocado bem na extremidade do caminhão para que o motorista consiga ver onde o caminhão cabe. Nos “bicudos”( nome do trecho para os cabine semi avançada que é o nome oficial que ninguém usa) é impossível ver o final do caminhão. Então os motoristas instalavam, fora da concessionária, esse acessório aí. Mais alto do que o capô, era mais fácil ver onde o veículo passa na rua evitando quebrar alguma coisa. E também ajuda nas manobras apertadas em pátios e armazéns. Nos Mercedes Benz (de 1964 em diante) elas vinham de série e eram menores e mais simples.
Tem função, sim! Esses bastões ou anteninhas mostram ao motorista o limite do para-choque, porque ao volante ele nem sempre consegue ver. Então numa curva com um poste, por exemplo, esses elementos mostram se o para-choque for bater
Além de decoração também serve para ter noção da largura do caminhão para manobras em locais “apertados”.
São “balizadores”, para o motorista saber onde está o canto do caminhão, no caso o para-choque, em manobras, uma vez que a visão é prejudicada ali.
Além de definir para o motorista lá da cabine onde começa o caminhão, a ‘bola’ também serve de espelho para manobrar. Criatividade sem nenhuma tecnologia.
Acredito que facilite ao motorista visualizar o limite do caminhão em função da altura que ele fica em relação ao “parachoque”
Acho que esses bastões servem como balizadores.
Funciona como um guia para o motorista se posicionar nas manobras já que o caminhão é “bicudo”, sendo assim ele não enxerga o para choques embaixo. Auxilia bastante
Servem para o motorista saber os limites do veículo pois não tem visão da frente do caminhão. Chama-se mastros ou balizas.
Popularmente conhecido como tira fino.
É pro motorista saber onde está a frente do caminhão, em caso de manobras.
Já que precisa ter algo pra sinalizar isso para ele, porque não colocar umas bolotas (evita que alguém se machuque também).
Nesse aí, ainda foram instalados uns retrovisores extras!
Balizadores, para facilitar a visualização dos extremos da carroceria.
Eram os “sensores” analógicos de largura do caminhão. Para não ficar só no olhômetro, o motorista tinha uma referência da largura do veículo. Os Mercedes dos anos 70/80 tinham um “bigodinho” de borracha, com um marshmellow na ponta, com a mesma função. No caso desse Scania-Vabis-Vemag dá até para colocar um espelho extra, o que parece ser o caso.
São bem bonitos . Mas não só decorativos. Servem de referência ao motorista quando vai manobrar ou entrar em lugares msis estreitos. Passou ileso por estes bastões então a carroceria ou a carreta aclopada passam também.
Por causa do escudo Scania Vabis, na lateral do grade dianteira, que tem um V que lembra muito o do DKW.
Esse deve ser o 111, que tinha o apelido de “maçarico”: quando voce acelerava, até o motor ganhar rotação fazia uma fumaça preta danada, parecendo aqueles maçaricos de querosone, que até voce dar pressão de ar (no maçarico) pra chegar ar suficiente pra se combinar e queimar todo o combustível injetado, tamb´em fumaçava preto.
Acredito que é um modelo 75. O 111 já tinha a cabine leito, só saiu laranja, e tinha motor 11 litros turbo de 210 CV ( mais tarde chegou-se até 272 CV). Os 75, 76 e os primeiros 110 é que usava esse motor massarico. A partir do 110 o parachoque já era diferente desse e a cabine apenas laranja lhe rendeu o apelido de João de Barro.
Tem razão Klaus, o que eu conheci era 110 e não 111, com motor maçarico.
Era um cavalo mecanico laranja e tinha cabine simples.
Lindos demais. Aquele meio cor de laranja, meio goiaba, é sensacional.
O primeiro dos Scania nacionais. Era montado pela Vemag. Motor diesel aspirado de 10 litros e 150 CV. A VW comprou a Vemag e, em 2007, a Scania também…
primeiro e principal e q a placa ainda e vermelha. logo podemos fretar ele. nem que seja so pra sair por ai…
Sim….. Montado pela gloriosa VEMAG.
O laranja passou a ser a única cor do “jacaré” a partir de 1963. Na época da Vemag (1950 a1958 eu acho), havia mais cores. Detalhe: esse caminhão tem dois câmbio. Um acoplado ao motor normal, aí o cardã sai pra uma outra caixa de câmbio e só então vai para o diferencial traseiro…
O jacarezão tem um belo símbolo da Vemag!
Depois de passar no Google descobri que esse modelo foi, por muitos anos, montado pela Vemag. E, mais surpreendente, não era produzido na cor laranja!
O laranja passou a ser a única cor do “jacaré” a partir de 1963. Na época da Vemag (1950 a1958 eu acho), havia mais cores. Detalhe: esse caminhão tem dois câmbio. Um acoplado ao motor normal, aí o cardã sai pra uma outra caixa de câmbio e só então vai para o diferencial traseiro…
Certamente Jacaré de queixo duro… esse daí dispensava a academia para os motoristas.
E o barulho… e a fumaça… fantásticos