N’EMILIA-ROMAGNA (3)

SÃO PAULO (valeu, sim) – Mais uma dobradinha, de novo com Hamilton na frente e Bottas em segundo no GP da Emilia-Romagna. Imola nos ofereceu uma corrida legal, nessa sua volta ao calendário depois de 14 anos. E a Mercedes, com o resultado, assegurou seu sétimo título seguido de construtores, batendo o recorde da Ferrari — campeã por seis anos consecutivos entre 1999 e 2004. Na foto acima, não sei se vocês perceberam, Toto Wolff está com um velho boné de Niki Lauda, ainda dos tempos da Parmalat. Que homenagem mais linda, putz…

Na largada da 100ª corrida de F-1 disputada na Itália na história da F-1, Bottas foi bem e Verstappen, mais ainda. Partiu feito um foguete no rastro do finlandês e Hamilton, quando olhou para o lado, viu a Red Bull passando alegremente. Cair para terceiro na primeira volta não estava nos planos do líder do Mundial. Mais atrás, Giovinazzi ganhava o título de “el gran largador”, saindo de 20º para 14º. Inventei o título agora. E Vettel, de “el pequeño”, ao se enroscar no pobre Magnussen. Deixando alguns pedaços de carro na pista, que acabariam tendo uma importância desmedida, como veremos depois.

Pedaços do carro de Vettel afetaram Bottas: desde a segunda volta, finlandês teve problemas

Bottas, Max e Hamilton dispararam na frente à razão de 1s por volta em cima dos outros. Na sétima volta, Valtteri já tinha 9s4 sobre Ricardão, o quarto colocado. O trenzinho previsto por Lewis se desenhou. Apesar do charme, da velocidade e do prazer de dirigir, Imola não oferece grandes chances de ultrapassagem. E parecia que a prova seria assim, sem graça até o fim.

Qual o quê. Aconteceu foi muita coisa.

Na volta 9, Gasly foi chamado aos boxes para abandonar. Estava em quinto quando o engenheiro da AlphaTauri entrou no rádio e avisou, em tom solene, que o carro tinha “um problema terminal” — antes mesmo da largada, o time identificou algo no sistema de circulação de água, que poderia levar ao superaquecimento e a fundir o motor, no popular. Motivo oficial para o abandono: radiador. Cinco voltas depois, para a turma da frente, abriu-se a janela de pit stops. Leclerc foi o primeiro a parar e colocou pneus duros. Caiu de quinto para 13º. Na 15ª, vieram ao mesmo tempo Ricciardo, Albon e Kvyat.

Leclerc: quinto lugar, boa corrida e participação digna em casa

Verstappen foi aos boxes na volta 19. Estava pouco mais de 2s atrás de Bottas, que não escapava, mas também não permitia uma aproximação mais perigosa. Bottas veio na volta seguinte. Nessa hora, Hamilton avisou pelo rádio: “Não me parem!”. Assumiu a ponta e foi atrás da única coisa que podia fazer para tentar ganhar a corrida: acelerar feito um louco até seu pit stop, para voltar dos boxes na frente de Bottas e Verstappen.

Daria?

O suspense durou até a volta 31, quando Lewis, finalmente, parou. Valtteri, àquela altura, preocupava-se mais com Max atrás dele do que com a posição de seu companheiro na hora da parada, porque o holandês resolveu pressionar. Se tivesse tempo de olhar para o cronômetro, ficaria arrepiado. O inglês começou a empilhar volta mais rápida atrás de volta mais rápida, para fazer o conhecido “overcut” — que, numa tradução livre, seria algo como “dar um pedal no rival desavisado parando depois dele”.

Hamilton leva mais uma: acelerou quando precisava e venceu seu 93ºGP

Essa diferença de 11 voltas entre a parada de Bottas e a de Hamilton decidiu a corrida. Lewis, mais uma vez nesta temporada, administrou bem melhor o desgaste de sua borracha e com isso anulou os efeitos da largada ruim, para desespero de Bottas. E ainda deu muita sorte porque Ocon abandonou, o safety-car virtual foi acionado e foi nesse momento, com todos mais lentos na pista, que a Mercedes chamou sua estrela para os boxes. Ele trocou os pneus e voltou 3s8 à frente do desafortunado parceiro.

Esticando o primeiro stint e adiando o pit stop até o limite do aceitável, Vettel, Raikkonen e Latifi (!) eram os três que vinham depois do trio Hamilton-Bottas-Verstappen na altura da volta 35, num fugaz momento de glória para quem tinha largado lá atrás. Foi quando o canadense endinheirado parou e desfez o conto de fadas, sendo seguido depois pelos dois veteranos. A parada de Vettel, na volta 40, foi desastrosa, em 13s. Perdeu-se tempo quando o mecânico perguntou se ele queria dar uma olhada na água e no óleo, e Sebastian disse que sim. Depois, o cartão não passou. Era débito, e o mecânico selecionou crédito na maquininha. Kimi só iria parar na volta 49, caindo de quarto para 12º.

Ricciardo, terceiro: feliz da vida quando Pérez parou sem precisar

Na volta 37, Verstappen grudou em Bottas, que deu uma ligeira escapada e foi avisado, pelo rádio, que desde a segunda volta tinha um problema no assoalho do carro. Segundo a Mercedes, teria sido causado por algum detrito na curva 7, a Tosa — vocês viram na foto lá no alto os danos causados por pedaços da Ferrari de Vettel. Com isso, Hamilton desapareceu na frente, abrindo mais de 10s de vantagem. Minha aposta em Valtteri, feita ontem com grande autoridade, foi para o espaço.

Bottas resistiu em segundo até a volta 43, quando foi para a brita na Rivazza, espalhou pedriscos por todos os lados e permitiu que Verstappen chegasse de vez. A ultrapassagem aconteceu na freada para a Tamburello — Max não perde tempo nessas horas. Pista antiga é assim, não perdoa erros. Fosse a área de escape asfaltada, como nos circuitos modernos, as consequências do erro de Valtteri não seriam tão drásticas.

A partir daí, seria só esperar pela quadriculada, sem maiores surpresas. Mas que nada… Na volta 51, na aproximação para a chicane Villeneuve, estourou o pneu traseiro direito de Verstappen e ele saiu rodando até atolar na brita. O safety-car foi acionado e Bottas foi esperto, parando nos boxes para colocar pneus macios. Hamilton teve uma volta inteira para fazer o mesmo e quase perdeu a posição. Mas deu tempo de trocar e voltar em primeiro. Quem perdeu com a parada foi Pérez, caindo de terceiro para sexto. Ainda com o safety-car na pista — atrás dele, na verdade –, Russell rodou sozinho e bateu. O inglês se martirizou nas redes sociais. Mas contou com o apoio dos colegas, como Hamilton e Grosjean.

A relargada veio na volta 58. E foi alucinante. Pérez caiu para sétimo, mas passou Albon na marra imediatamente reassumindo o sexto lugar. Kvyat fez ainda melhor, e como um foguete passou três carros — Leclerc foi o último deles — para ganhar a quarta colocação e foi ao ataque para cima do terceiro, Ricciardo — valia a última posição no pódio e o russo tinha pneus macios novos. O mexicano, também com macios novos, partiu para cima de Charlinho.

Mas não deu tempo nem para Pérez, nem para Kvyat, embora o russo não tivesse do que reclamar. Fez sua melhor corrida no ano e conseguiu terminar em quarto, um resultado excepcional.

Kvyat em quarto: melhor atuação na temporada

Leclerc e Ricciardo se seguraram e terminaram na frente dos que os atacavam. Hamilton venceu pela 93ª vez na carreira, com Bottas em segundo e Ricciardo levando um troféu pela segunda vez no ano. Kvyat, Leclerc, Pérez, Sainz, Norris, Raikkonen e Giovinazzi fecharam a zona de pontos — palmas para a Alfa Romeo, com os dois entre os dez primeiros em casa.

Giovinazzi, décimo: a Alfa colocou os dois nos pontos

Valeu a volta, Imola. O melhor time da história merecia levantar a taça num lugar igualmente histórico. E que essas imagens se eternizem, porque não sei quando a gente vai ver de novo uma equipe tão dominante assim. E nem se Hamilton estará nela em 2021. Porque depois da corrida, o inglês falou que não sabe ainda se vai continuar na F-1. “Quero estar aqui no ano que vem, mas ainda não há nenhuma garantia de que isso vá acontecer”, disse o inglês.

Será? Apostem vocês. Eu já não duvido de nada nesta vida.

Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Romeu da Alfa
Romeu da Alfa
3 anos atrás

Eu ainda não entendi porque mantiveram o Giovinadda na Alfa Romeo. A equipe poderia ter escolhido o Hulk, que fez um belo trabalho ao substituir Perez e Stroll na Racing Point.

ms
ms
3 anos atrás

Considerando todas as façanhas que fez nestes anos de F1, hamiltom depois de conquistar o heptacampeonato, tem mais é que pegar o chapéu, cair fora da F1, comprar uma bela ilha deserta e na companhia de seus entes queridos “torrar e desfrutar” toda grana que ganhou nesses anos de F1…..

GASTAO QUEIROZ
GASTAO QUEIROZ
3 anos atrás

O que mais me impressiona nisto tudo, é o desempenho do Vettel, relativamente ao do Leclerc. Falta de motivação? Boicote por parte da Ferrari? Ambos, em princípio, têm o mesmo equipamento.
Por favor, pergunta ao Gola, ele deve saber qualquer coisa.

CHAGAS
CHAGAS
3 anos atrás

Ricciardo e Kvyat fizeram corridas espetaculares.
Pérez, Ricciardo e Leclerc devem disputar o título de melhor do resto, todos à frente de uma RBR.
Pérez com o melhor carro, Ricardo com o do meio e Leclerc com o pior.
Leclerc é ótimo, Riccardo é muito bom e Pérez é OK.
Albon lamentável, e o que dizer de Russel? Será que ele vai perder a batalha interna de novo? E esse ano é o Latifi que pra complicar ainda mais a vida do inglês conseguiu outro 11º lugar.
No mais Hamilton cirúrgico, os azarados Gasly com o motor, Bottas com o assoalho, Vettel com a patacoada do mecânico, Verstappen com o estouro do pneu.
Sainz Jr e Norris nos pontos sem brilho, Kimi e Giovinazzi renovados também na pista.

JURACY
JURACY
3 anos atrás

Prezado Flavinho Gomes !!! Saudações … FOX NITRO.

Por trás desse homem de fala mansa e de portador de ideias e projetos para uma categoria que já passou por grandes escândalos, vide JBS Friboi, Itaipava, recentemente uma OS em plena pandemia sacar um checão direto (na cara dura) para compra de um motor para a sra. Bia, carro da Shell com patrocínio do RJ ( falido e em recuperação fiscal ), só Jesus sabe o quanto de gente gulosa existe por trás daqueles carros cheios de patrocínios… Por favor não manche seu capacete enviando-o para o fala mansa…
Noticiário !
“ A Stock Car tem um novo dono. A Vicar, empresa responsável pela organização da corrida e da Stock Car Light, foi vendida para um FUNDO DE INVESTIMENTO, chamado Veloci Investimentos, que pertence à United Partners. Até o momento, não há mais informações sobre quem está por trás da empresa que agora controlará a categoria de automobilismo brasileira. “ pronto…que jovem vai se interessar por Stock car que é mundo de negócios e sacanagens ? Nenhum !!! meu filho teve um único joguinho com corrida, ATARI Senna e hoje aos 35, só joga FIFA SOCCER e jogos de guerras…

Quanto ao início do FOX NITRO, o de sempre, nada de valorização das 93 vitórias Hamilton, o Rabugento me vem falar de Kimmi e estampado no fim da tarja “ Vence … e uma dose de sorte “…

Fangio dizia: “Carreras son Carreras “ onde tudo acontece, sorte, azar, competência, ruindade, carro bom, ruim, e pilotos excepcionais, medíocres, comentaristas bons, pistas com calombos e zebras. jornalistas medíocres, gestores revoltados. Estes são os componentes que fazem um piloto ganhar corridas e campeonatos, não somente sorte !!!

Ninguém percebe Hamilton e Botas saírem dos carros desparafusando a traquitana do volante, usada direto ( a Mercedes falou que ia parar ) e que passa despercebido aos olhos dos telespectadores… Eles sempre demoram mais a sair dos carros ! Ganham quando querem…

Torço para que Lewis Hamilton pare já, quando conquistar o 7. Título e deixe de vez este mundo podre das corridas de automóveis e vá cuidar de sua grife, que aliás esta demais, linda : enquanto todos os pilotos chegaram mal vestidos para o GP da Itália, berço da moda, ele chegou de terno, gravata e Boina xadrez em seu patinete de prata… Um lorde de primeira qualidade !
Abração e me despeço do FOX nitro, que sucumbe como o super motor, ao Rallye dos sertões, a maior porcaria que existe no mundo…Audiência zero!!!

Gus
Gus
3 anos atrás

Hamilton vai perder a chance de garantir mais um título ano que vêm, na melhor equipe e com um companheiro inofensivo em ritmo de corrida? Só se ele tivesse perdido totalmente o juízo; a constante fome de melhorar sua performance (como consequência números)é a garantia registrada que ano que vêm ele continua. Impossível acreditar que ele não esteja guiando uma Mercedes vencedora ano que vêm, já em 2022 a história pode mudar…mas não para já.

JURACY
JURACY
Reply to  Gus
3 anos atrás

Perfeito!!!

CRSJ
3 anos atrás

A Ferrari vai ter que ter aulas com a Mercedes para voltar a ser grande. O Vettel até fazia uma corrida satsfatória, mas no Pit Stop a Ferrari acabou derrubando a corrida dele, que venha logo o último dia do Vettel na Ferrari! Ricardito voltou ao pódio com mais um terceiro lugar fazendo até o Hamilton beber champanhe na sapatilha dele: “Definitivamente pior”, falou Hamilton.

Cristiano Gondo
Cristiano Gondo
3 anos atrás

melhor time da história? kkkkk!!

JURACY
JURACY
Reply to  Cristiano Gondo
3 anos atrás

Não !!! o pior…

Andre Fonseca
Andre Fonseca
Reply to  Cristiano Gondo
3 anos atrás

Sim, melhor time da História!!!

Os números não mentem, já passou a Ferrari e vai abrir 2 de vantagem, ano que vem.

PierreX
PierreX
3 anos atrás

Olá Flavio Gomes! O que o Hamilton tentou não foi o undercut mas sim o overcut, permanecendo na pista mais voltas que a concorrência. Um abraço!

D
D
3 anos atrás

Obviamente Lewis estava falando de Imola quando disse que não sabia se estaria de volta em 2021.

Leandro Vieira Costa
Leandro Vieira Costa
3 anos atrás

Flávio, saudações. Queria lhe fazer uma pergunta: você tem alguma idéia qual a penetração da F1 no público jovem hoje, público de até 18, 20 anos. Tenho uma filha de 12 anos e ela não dá a menor bola para F1, não sabe quem é o Hamilton, vertappen, Schumacher, nada…acho que essa percepção da renovação dos fãs importante

Robson Coimbra
Robson Coimbra
3 anos atrás

A F1 esta ficando chata, nunca houve tanta vantagem de uma única equipe em cima das rivais, o abismo para a Red Bull só diminui do meio da temporada em diante, quando a Mercedes já esta trabalhando no carro do ano que vem, aí com o desenvolvimento quase que parado a Red Bull chega mais perto do Bottas, quanto as outras equipes é covardia abrir 1 seg. por volta. Depois de assistir a corrida na TV não se tem “saco” de ler os muitos sites de F1 , escritos ou falados, todos sem exceção louvando o Hamilton e de lambuja o Totó. As corridas ficariam melhores sem esse domínio avassalador de uma única equipe. Ok, sempre uma ou outra tem um período de dominação por ter descoberto algo revolucionário, chassi de fibra de carbono, carro asa, bico alto, difusor duplo, difusor soprado, etc… , mas na era hibrida não é um ou uns itens que fazem a diferença, é toda a tecnologia envolvida, que aliás a Mercedes já vinha desenvolvendo e deu o pulo do gato em cima do Bernie e do Todt ao convencerem a ambos de que era o futuro. Nada garante que essa tecnologia será o futuro, pelo contrário, nenhuma grande montadora a quer, a Honda saiu da F1 mas continua com seu programa de motores na Indy, isso talvez mostre o quão errado é essa direção.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Robson Coimbra
3 anos atrás

Interessante é que o regulamento é aceito e assinado por TODAS as equipes e foi a Mercedes que “convenceu” o Todt a estabelecer os motores híbridos?

Baba-Ovo da Mercedes
Baba-Ovo da Mercedes
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

É isso aí, Dudu Zoeiro! Vamos mostrar a essa turma que o nosso time veio pra dominar de vez!

#TamoJuntoNessa

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

Mais um apaixonado por mim aqui. Ou será Julieta com outro apelido? Acho que é sim, pra ter essa intimidade toda comigo.

Baba-Ovo da Mercedes
Baba-Ovo da Mercedes
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

Não diga! Você, por acaso, é o Romeu da Alfa?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

Sinto muito, Julieta, mas Romeu da Alfa deve ser o Kimi, e esse já é da Mônica. Aliás, eu estou mais é pra Sancho Pança.

Baba-Ovo da Mercedes
Baba-Ovo da Mercedes
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

Faz um regime.

Fernando
Fernando
Reply to  Robson Coimbra
3 anos atrás

Eu não sei que sites de F1 você frequenta mas um dos poucos jornalistas que admiram Hamilton é o dono deste blog. Na maioria dos outros, e em reportagens nos jornalões, o que se vê é apenas preconceito disfarçado. A “era híbrida” foi a única forma de se aproximar da “era elétrica”, pois a F1 não é a Fórmula E, não poderia dar este passo sem uma fase intermediária. Acredito que este será o futuro senão acabará de fato. Quanto a incapacidade das pessoas em admirar competência nada posso dizer, domínios são consequência disso, devem ser admirados e deveriam ser exemplo para os derrotados. Eu não gostava de Schumacher e da Ferrari mas sempre admirei o domínio – pela competência – do time e do piloto. Competência deve ser admirada e estimulada, ou você pensa que uma competição de incompetência faria sucesso?

JURACY
JURACY
Reply to  Robson Coimbra
3 anos atrás

Robson!
Já estou ligando pro Real Madri, Barcelona, Bayer de Munique, Liverpol, Flamengo, para não deixarem o Atalanta, Cagliari, Osasuna, Bétis, Augsburg, Aston Vila, Ceara,
Bahia, Fortaleza, Ponte preta, ganharem títulos… O campeonato fica chato !
Na minha cidade tinha um Robson que gostava de Hand ball e já velho tomava cerveja Kaiser…
Acorda bobão!

Pedro Rui
Pedro Rui
3 anos atrás

bom dia Flávio,
nada sobre os Sertões !?
um abraço

JURACY
JURACY
Reply to  Pedro Rui
3 anos atrás

“Grande sertão veredas “…. Deixe de ser um Minion e leia a obra de Graciliano Ramos e não caia nessa de Rallye dos sertões !!! O Brasil lava dinheiro e torço para uma operação lava -auto, mas não acontecerá…Somos sem vergonhas…

Pedro Paulo
Pedro Paulo
3 anos atrás

No início da corrida, Hamilton tentou andar próximo do Max, viu que não dava e tirou o pé, deixando claro que tentaria o overcut. Pensei na hora que o Bottas tinha que marcar o Hamilton e não o Max. Na hora que o Bottas parou se defendendo do Max, estava claro que o Hamilton ganharia.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Pedro Paulo
3 anos atrás

Com o assoalho com problemas não adiantava marcar Hamilton.

Al Eagle
Al Eagle
3 anos atrás

Primeiro o Vettel pergunta se tem alguma avaria no carro após o toque com o Magnussen e a Ferrari responde que nem imagens nem telemetria mostram qualquer dano (e o carro sem metade da asa). Depois pararam o cara na hora errado, colocam pneus errados e ficam enroscando e desenroscando a tal porca umas trocentas vezes, pra ter certeza que ele JAMAIS poderia chegar no favelado monegasco.
Mattia Biruto é um canalha e a imprensa especializada covarde em não entrar fundo nessa treta da Ferrari, que começou quando Binoto fez chantagem pra Arrivabene sair e depois foi se vingando de um por um dos caras que ficaram do lado do Maurizio na pendenga.

D
D
Reply to  Al Eagle
3 anos atrás

Vejo assim tbm. Se é paranoia ou não, não sei. Mas que tá ficando descarada essa vigarice com Vettel, tá.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Al Eagle
3 anos atrás

Olhe, apesar da cretinice que é chamar Leclerc de “favelado monegasco” (provavelmente você pensa em Hamilton como o “pobretão” inglês, mas lhe falta coragem para se referir a ele assim), também entendo que Vettel está sendo prejudicado. Além dos fatos que foram mencionados, não entendi porque a Ferrari o obrigou a um outro pit-stop durante o safety car, pouquíssimas voltas após ele ter feito sua parada. Ele estava em décimo, ia marcar ponto. Terminou em penúltimo entre os que permaneceram na pista.

Edison
Edison
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

Chamar o Leclerc de favelado monegasco é uma brincadeira, que já foi feita pelo dono do blog várias vezes.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

Brincadeira cretina, na minha opinião.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

Brincadeira cretina e depreciativa, na minha opinião.

Al Eagle
Al Eagle
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

Se é pra dar opinião, cretinice é alguém achar que chamar LecLec de favelado monegasco é ser cretino. Talvez pelo fato (imagino) de você não conhecer Mônaco. No mais porque deveria chamar Hamilton de pobretão inglês ou não ter “coragem” para isso se o quisesse faze-lo?

Reginaldo Pola
Reginaldo Pola
3 anos atrás

O cara já é bom e imbatível, com um pouco de sorte então, parece de outro mundo.
Hamilton soltou que não sabe se continua na F1, com os rumores que a Mercedes também não, se acontecer tudo muda em 2021,

Fernando
Fernando
Reply to  Reginaldo Pola
3 anos atrás

Saberemos o quanto a sorte vai influenciar os resultados de Hamilton quando isso acontecer. Não foi o caso em Imola.

Victor
Victor
3 anos atrás

E a menção do nome Ayrton se deu 15 vezes ao longo da prova. 7 só no minuto seguinte a desistência de Gasly.
Deixa a alma do homem descansar!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Victor
3 anos atrás

E você chegou a contar??????

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

A gente conta, sim! E com lágrimas nos olhos.

Gaba
Gaba
3 anos atrás

Flavinho o cara do podcast f1 brasil roda com roda hoje falou de você. Disse que vc é o responsável pela cultura negativa que muitos tem com o Senna, como se você estimulasse o ódio contra ele.

JURACY
JURACY
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Flavinho ! não foi o dono do site Roda com roda e sim um seguidor chamado Paulo Meyge…abs

JURACY
JURACY
3 anos atrás

Nada disso !

Melhores foram as caravelas… Costa deve ter nascido num circo de pulgas e assistente de pista do Messala…

Anderson Guedes
Anderson Guedes
3 anos atrás

Um pedaço da asa de Vettel ficou presa no carro do pobre Bottas. Pelamor, vai ser azarado assim lá longe.

As más línguas dizem que foi a única forma que a Ferrari encontrou para andar perto da Mercedes.

Edison
Edison
3 anos atrás

Melhor coisa que poderia acontecer ano que vem seria o Hamilton tirar um ano de folga, seria interessante ver Bottas x Verstapen brigarem pelo título.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Edison
3 anos atrás

A chance de Verstappen bater o finlandês, é a mesma de Bottas bater Hamilton.

Andre Fonseca
Andre Fonseca
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Como está a pontuação do campeonato, abaixo do Mirto???

Romeu da Alfa
Romeu da Alfa
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

E existe vida no planeta f1 abaixo do Mirto?

Andre Fonseca
Andre Fonseca
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Lógico que existe, e está muito boa a briga!!!

Romeu da Alfa
Romeu da Alfa
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Houve briga? Os pilotos saíram no tapa na área dos boxes?

Edison
Edison
3 anos atrás

Marasmo total .

Mônica
Mônica
3 anos atrás

E o meu gatão pontuou novamente no circuito de Ímola, quatorze anos depois, quando se realizou a última corrida nesta triste e lendária pista.

O meu gatão é vinho da melhor qualidade!

#IceKiss

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
3 anos atrás

Assistimos o ano inteiro a mesma coisa , e a F1 não muda , o ano que vem será a mesma coisa
Mercedes , merce, des …. Se fosse possivel nos que gostamos do esporte , pulariamos 2021.
Mas o Hamilton que soube aproveitar todos esses anos , continua a nadar de braçadas,
com uma F1 que só enxerga os $$$$$$$ , em detrimento da disputa . Mas somos perseverantes
e estaremos em frente a tv , em 2021 , torcendo por uma corridinha …tipo ..Portimão.

Fernando
Fernando
Reply to  Celio Ferreira dos Santos
3 anos atrás

Para a Ferrari, Renault e Red Bull não falta dinheiro para enfrentar a Mercedes, falta competência. A F1 raramente teve 3 ou 4 equipes de ponta a disputar campeonatos, se duas delas não conseguem competir, mesmo com enormes orçamentos a culpa não é do comando da F1, nem do regulamento, nem do $$$$$$, muito menos da Mercedes. Convenhamos, 7 anos dominando e nenhuma equipe se capacita para enfrentá-la, é ridículo, as outras equipes são ridículas, são as culpadas pelo marasmo de algumas corridas, não a Mercedes, não Hamilton e seu enorme talento. Vamos colocar as coisas nos devidos lugares: A F1 esta morna por culpa exclusiva das equipes derrotadas.

Edison
Edison
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Perfeito, a Ferrari chegou a dar um pouquinho de trabalho em 2017 e 18, mas aí ao invés de evoluir, regrediu.
Renault e Red bull também estão devendo

Romeu da Alfa
Romeu da Alfa
3 anos atrás

Kimi e Tpninho fizeram uma bela “dobradinha” em Ímola, ao chegarem na rabeira dos pontos!
A dupla da Alfa mereceu a renovação do contrato para 2021.

Que venham mais resultados!

#AvanteAlfa

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

O cara é uma fera, hoje me deu um desesperança grande ao ver que mesmo numa largada ruim o homem é um osso duro de roer, ainda mais com a sorte ao seu lado.

Enquanto o regulamento de motor não mudar veremos mais do mesmo. Mercedes a dominar e o resto a disputar as migalhas. Segue o jogo, é torcer que a promessa de um motor Renault melhor para a próxima temporada se concretize e de uma apimentada no campeonato do ano que vem.

JURACY
JURACY
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Caramba!!!!
A cada vitória, mais blá-blá-blá. Sorte, melhor carro, quando vão somente elogiar ?
Nunca !!! aliás, quando ganhar as 23 do ano que vem !!!
Ele é negro !!! e morrem à bala, de fome…chega!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Qual sorte?

Ele abriu quase 6s pós a parada do Bottas, elevando a diferença para mais de 28s. O tempo médio perdido no pit stop era de 27s.

Ele voltou à frente por sua competência, não por sorte!

Soares
Soares
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Falou a viúva raivosa que não aceita opinião contrária.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Se você não tem suas próprias opiniões sobre as coisas e aceita tudo aquilo que lhe impõem, é problema seu. Não queria que todos tenham a mesma covardia que você possui.

Fernando
Fernando
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Meu caro Soares, não foi uma opinião contrária, foi uma informação que não é verdadeira. Não houve nenhuma parcela de sorte na vitória de Hamilton. Basta conhecer as 4 operações básicas da matemática para perceber.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

O melhor pit stop da Mercedes (2 de cada piloto) nunca foram inferiores a 29 segundos… antes de falar vai estudar

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Você não considera sorte do Hamilton, Bottas rodar a corrida inteira com o assoalho danificado?

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Pelo Amor de Deus, Doença De, o cara danifica o carro e a sorte é do outro piloto? Sinceramente, você está passando dos limites. Torcer para o Bottas é até aceitável, mas ficar com essas maluquices não dá!

Dá uma segurada. Espera o Hamilton se aposentar e aí você se declara a fã número do Bottas aqui no blog. Se ele continuar na Mercedes e a Mercedes continuar a ser dominante com o novo regulamento, você irá fazer sucesso por aqui. Por enquanto só está passando vergonha!

Soares
Soares
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

E a viúva rancorosa continua atacando a opinião alheia.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

E você, que não tem opinião nenhuma sobre nada, continua lendo meus comentários. E, pelo visto, não sabe ler.

DDC me fez uma pergunta e eu a respondi. Nem isso você conseguiu perceber…

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Viuvinha maluca. Você jamais convencerá alguém com essas linhas sem lógica.
O azar de um é a sorte do outro, seu quadrado. Parece que nasceu ontem.
Cresce um pouco abra a sua mente, saia da sombra e seja um pouco feliz e menos rancorosa.
É muita burrice acumulada em uma pessoa.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

“O azar de um é a sorte do outro.” Chagas, Doença de, 04/11/2021.

É não é que temos aqui no blog um dos grandes pensadores do século 21?

Essa vai entrar para a história da raça humana.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Não vou usar mais adjetivos para você porque dessa forma viraria baixaria.
É um vidente? Pegou alguma maquina do tempo e foi parar em 2021?
Não, na verdade você fica tão emotivo e com as mãos tremulas quando me responde que chega errar a data.
Não precisa ficar tão nervoso assim. Aqui é lugar para descontração.
Conte até 10, respire fundo e responda novamente, dessa vez sem rancor no coração.

Fernando
Fernando
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Sorte?!?!?!?!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Respondendo ao Fernando, Viuva e Juracy.

Eu e o Reginaldo Leme (acho que esse cara entende mais do que todos nós juntos) pensamos a mesma coisa (falo isso pois escrevi antes do que o Regi). Claro que o Hamilton é uma fera, fazia o que devia ser feito, precisava de 30 segundos de diferença para sair na frente (basta ver os tempos totais de parada – entrada e saida – que davam um pouquinho acima de 29 segundos)… o cara estava quase lá e é premiado (sorte) com um safety car virtual (que derrubou a velocidade obrigatoriamente dos carros na pista… menos dentro do pit lane) nesse momento a Equipe Mercedes chama o Hamilton e fecha a brincadeira com chave de ouro… a coisa não estava tão decidida assim, pois mesmo com a redução dramática da velocidade o Hamilton saiu apenas a 3 segundos a frente do Bottas… dessa forma não é um absurdo falar que a concorrência tem que sofrer com a fera que o Hamilton é ainda mais quando o cara tem a sorte de um safety car virtual (foi um acaso mesmo, fazer o que)… segue o jogo… cada um lê do jeito que quer e quem sou Eu para recomendar a volta aos bancos escolares para que façam algumas aulas sobre interpretação de texto.

Segue o jogo… dei mais satisfação do que devia.

Obs.: Obrigado Regi, me senti um pouco mais inteligente.

Fernando
Fernando
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Meu caro Ricardo, o tempo gasto nos pits era algo entre 26 e 27 segundos, eu revi a corrida e várias vezes isto foi mostrado na tela. As transmissões e os comentaristas da Eleven Sports, da RTL e a Sky disseram a mesma coisa, significa que não há porque acreditar em você ou em sorte. Acredito que você possa ter apenas se enganado. Hamilton estava a quase 29s de Bottas nesta altura e depois abriu mais 13s, ou seja passaria de qualquer forma dado o problema no assoalho do carro de Bottas. Tudo isso significa que a sorte não teve absolutamente nenhuma influência na corrida de Hamilton, muito pelo contrário, Hamilton teve azar e perdeu a vantagem de 13s por causa do SC, depois abriu mais um monte de segundos. Sorte….

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Fernando
3 anos atrás

E o assoalho danificado do Bottas não é uma sorte pro Hamilton?

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Já que você falou em banco de escola, vou lhe dar uma aula. Grátis!

Ao final da volta 20, a primeira que Bottas completou após trocar pneus, a diferença para o Hamilton era de 24.036s. E seguiu assim:

21 – 24.482
22 – 24.739
23 – 25.617
24 – 26.230
25 – 26.155
26 – 26.084
27 – 26.315
28 – 26.540
29 – 28.190

Talvez você não tenha prestado atenção ou o inglês não te favorece, mas na volta 26 o engenheiro do Hamilton perguntou pelo rádio se ele aguentaria mais 10 voltas. Também deve ter passado despercebido por você que na volta 29 o mesmo engenheiro disse que faltava só “um pouquinho” para ele para e voltar à frente do Bottas.

Acredito que explicação acima é clara, mas vou facilitar para você. Hamilton não iria parar na volta 30 e muito menos sem folga para voltar na liderança. Ele tinha mais 6 voltas para abrir pouco mais de 2 segundos para o Bottas que ainda teria que parar de novo. Somente na volta anterior à parada ele foi 1,6s mais rápido. Hamilton só foi ao pit na volta 30 pois o Safety Car Virtual foi acionado. Caso não fosse, teria comido a diferença nas próximas 6 voltas e voltado tranquilamente à frente. Não houve sorte. Houve competência inteligência de alguém que sabe fazer uma clara leitura da corrida e conversar melhor seus pneus que seu companheiro de equipe.

E antes que você venha com alguma outra falácia, da volta 31 até a 50, exatamente uma anterior à entrada do Safety Car, Hamilton abriu 21 segundos para o Bottas. 21! Vinte e um!

Não precisa me agradecer!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Depois que eu falo que a viúva é idiota, ela se irrita.
Hamilton não abriu 21 segundos da volta 31 a 50, ele já tinha 4 de vantagem quando saiu do box.
Agora subtraía 7 décimos por volta que Bottas perdia por conta do assoalho e veja se o comandante abriria essa vantagem?
Quem acha que convence com esse papo furado?
Hamilton não abriu a vantagem no braço e nem por preservar melhor os pneus. O fato de Bottas estar com problemas no assoalho fez a distância aumentar esse tanto. E nisso o inglês teve sorte.
OBS: Não estou colocando na conta o fato de Verstappen antecipar a parada em umas 8 voltas, obrigando Bottas parar na volta seguinte, o que facilitou o trabalho do inglês.

Soares
Soares
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Não adianta, Chagas. Essa Viúva-12 deve estar amalucada com mais um capote que o seu primeiro amor vai levar e já na próxima corrida!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Puta merda! Não dá pra discutir nada com negacionista. Parece que você está debatendo com uma samambaia. Pior se for um negacionista burro como o Doença De . Vamos voltar à aula da Tia Rosinha da 2ª série:

“Hamilton abriu 21s entre as voltas 31 a 50.” Isso significa que, ao final da volta 50, Hamilton tinha 21s de vantagem para Bottas.
“Hamilton abriu MAIS 21s entre as voltas 31 a 50.” Isso significa que, nessas 20 voltas, Hamilton foi 21s mais rápido que Bottas.

Entendeu, MOBRAL? Você não escrever, não sabe ler, não sabe interpretar, não sabe formular lógica, nunca sentou a bunda num carro de corrida, não tem acesso à telemetria da Mercedes e não tem nada que comprove que o dano no carro do Bottas, se existisse, foi responsável por diminuir seu tempo de volta. Muito menos um tempo fixo como os 0,7s.

Vou repetir: essa sua torcida cega pelo Bottas está feia, chiliquenta, negacionista e te fazendo passar vergonha. Saia de fininho. Mude de nick, mude de avatar e escreva melhor que ninguém vai perceber que é você.

De nada!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Tua resposta mostrar quão equilibrado você é.
Quer achar que sabe mais que alguém usando pontos que só revendo a corrida pra comprovar, achando que ninguém aqui grava corrida (coisa que eu faço).
Não acompanha os pós corrida, nem lê ou procura se informar em sites especializados os problemas que ocorreram em cada carro alguns já escancarados (caso do assoalho do Bottas) nos rádios das equipes durante a corrida. Os décimos que mencionei foi informado pela equipe Mercedes após a corrida, entre meio segundo e sete décimos. Não foi explicado em qual ponto da corrida começou o deficit de performance e quando atingiu o estado extremo, porém desde a volta 2 o problema já existia.
Minha torcida por Bottas, não me causa a idiotia de torcer contra Hamilton.
Pra finalizar você achar que torcer por um piloto competente vai me fazer passar vergonha, rsrs quem é o negacionista aqui?
OBS: Procure não errar a gramática porque pode acontecer dos verdadeiros professores do blog te corrigirem……… de novo.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Essa conta do tempo de pit-stop que vcs estão falando não é bem assim.

É 27s contando o momento que o piloto entra no pit lane, liga o limitador, até ele sair da outra ponta, desligando o limitador.

Mas considerando que o piloto desacelera na entrada do box, e leva algum tempo para retomar a velocidade na reta, a perda é maior que 27s.

Logo, não fosse o VSC, dificilmente o Hamilton voltaria na frente do Bottas.

E o Bottas ainda teve problema no assoalho…

É claro que o Hamilton teve sorte nessa corrida.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Caro Fernando,

A Mercedes não conseguiu devolver os seus dois carros ( 2 pit stop cada um) em menos de 29 segundos. Com um detalhe curioso, na soma dos tempos o Bottas ainda foi beneficiado em relação ao Hamilton que gastou mais tempo que o seu parceiro, nem nisso o Finlandes pode falar qualquer coisa.

Palavras comovem, numeros convencem. Não acreditar no que efetivamente aconteceu é tentar revogar a lei da gravidade. To com o saco cheio de gente que alega um numero qualquer contra o que realmente aconteceu e já virou estatística para esse GP na história da F-1.

vijay
vijay
3 anos atrás

Force Point jogou o pódio fora

Paulo Moreira
3 anos atrás

Mais uma vitória dominante da melhor equipa e do melhor piloto da atual F1.
Foi uma boa corrida, não tão espetacular como a que vimos aqui em Portugal, mas que acabou por ter algumas boas lutas.
Foi bom voltar a ver Imola no calendário, apesar de o nome Imola trazer más memórias.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

Luciano
Luciano
3 anos atrás

Eu acho que Gola Profonda estava na verdade sabotando a Ferrari. Desde que ele sumiu o Leclerc passou a andar bem e marcar pontos

Felipe Oliveira
Felipe Oliveira
3 anos atrás

Pra quem tinha alguma duvida se a Ferrari estava sabotando Vettel, hoje ficou mais do que evidente. Quando existia alguma chance de Vettel chegar próximo de Leclerc, em função da estratégia de uma parada, eis que a Ferrari o presenteia com uma parada de 13 segundos. O mecânico fingindo que a roda não estava encaixada, foi deprimente. E depois, poderia chegar nos pontos, já que estava logo atrás de Kiki que chegou em nono, a Ferrari o chama para o box para colocar os macios durante o último safety car, o devolvendo em último
Estão de parabéns.

murilo
murilo
Reply to  Felipe Oliveira
3 anos atrás

Achei no mínimo estranho aquele mecânico apertando a porca da roda umas 5 vezes. Estranho foi.

Kludwig84
Kludwig84
3 anos atrás

dá até vontade de chorar ao fazer a relação de Mercedes com “melhor time da história”

o “melhor time da história” está pouco a pouco matando meu interesse no certame, aonde nós chegamos, tá tudo errado.

nem quando a Ferrari passava o carro na competição era assim, pelo menos deixavam a concorrência correr atrás, agora é esse buraco sem fundo que logo logo descansará em paz

JURACY
JURACY
Reply to  Kludwig84
3 anos atrás

Vc alemão, não gosta de F1..

Heil!!!

Fernando
Fernando
Reply to  Kludwig84
3 anos atrás

O que mata o interêsse pela F1 é a incapacidade das outras equipes para enfrentar a Mercedes. Você é mais um que quer culpar a competência pelo desinteresse causado pelos incompetentes fracassados. Acorde meu caro, a tecnologia anda para a frente, o futuro é para os melhores. A culpa é dos perdedores, particularmente das 2 ou 3 equipes que tem budget e pilotos para enfrentar a Mercedes e não conseguem.

Saima
Saima
3 anos atrás

De novo a Williams bateu na trave, que pena.

JURACY
JURACY
3 anos atrás

Grande Flavinho Gomes ! Saudações!
Temos a mesma idade e pouco sabia da sua vida, família, onde pelo FSR soube que seu irmão é um jornalista excepcional , coisas de família.. Norma culta!!!
Quando lemos suas colunas, temos que entender sua posição radical em relação a TV Globo, centenária, Republicana e lá vem vc com o comunismo, socialista, um jornalista melhor, defensor de um país que não se encaixa no liberalismo fajuto-Ipiranga de Guedes e os Minions , que não sabem nada sobre corridas, lavagem de dinheiro, um país em que a Receita Federal e PF, se baterem de frente com essa corja de Fármacos, , o automobilismo acaba… Só sacanagem!
Um grande abraço e vamos ao Fox Nitro, onde um derrotado por Ingo Hoffmann todo o sempre, se renderá ao melhor e como Reginaldo leme, terá que assumir de que não precisa administrar autódromos, ser piloto de avião, engraçado ao extremo, mas ser menos doído, aliás, irmão gêmeo de Ricardo Molina da Band…Um bosta!!!
Abração!

Soares
Soares
3 anos atrás

Tudo igual na casa do Cabral.

Clayton Santos
Clayton Santos
3 anos atrás

Salvo quando traz informações que a transmissão não mostra, geralmente os textos po´s corrida é um resumo dos eventos, que geralmente eu acompanho e sei como tudo termina. O motivo de eu sempre esperar os texto do Flávio é por sempre ter uma pérola dessas, como o exemplo abaixo:

…”Perdeu-se tempo quando o mecânico perguntou se ele queria dar uma olhada na água e no óleo, e Sebastian disse que sim. Depois, o cartão não passou. Era débito, e o mecânico selecionou crédito na maquininha.”

Mesmo tendo de pagar pelos serviços, o alemão ainda teve o cuidado de abrir o porta-luvae pegar algumas moedinhas pra gratificar o mecânico. Passeio de domingo, em Ímola.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Clayton Santos
3 anos atrás

E na transmissão o Cleber Machado deu uma tirada também sensacional: deu problema até no estepe.

Eu ri sozinho por bastante tempo.

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

kkkk Essa do estepe, nem o próprio Cleber aguentou. Ri também.

lula
lula
3 anos atrás

na verdade o hamilton fez OVERcut, que é parar depois. arrume no texto flavio

Igor
Igor
3 anos atrás

E o Albon, que já tava na berlinda, rodou sozinho. Acho que acabou com qualquer chance que tinha de ficar.

Jair
Jair
3 anos atrás

escreva mais

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Eu realmente não compreendo porque em tempos de tantas mentiras e desinformação alguém diz que Hamilton teve “sorte” por causa do VSC. Hamilton estava a mais de 28s de Bottas quando aconteceu o episódio, a parada leva entre 26 e 27 segundos, Hamilton sairia na frente de qualquer maneira, não teve sorte nenhuma, e continuou abrindo até 13s quando teve o AZAR do SC. Enfim… Tem que polemizar né… Conseguiu. De qualquer forma a corrida do Bottas foi contra Verstappen por causa dos danos na segunda volta, por isso marcou Verstappen no pit e não Hamilton, já sabia que segundo seria seu melhor resultado, e se o pneu de Verstappen não estoura Bottas seria terceiro. Quem também achou sorte que “volte a fita” do seu VHS e poderá ver o enorme número, mais do que 28 SEGUNDOS na frente do segundo colocado. Sorte…

Carlos
Carlos
3 anos atrás

Concordo em parte.
A despeito da icônica pista, foi uma corrida muito mequetrefe.
E com o Cleber Maischato narrando…
E parabéns à Mercedes, não são suíços, mas a perfeição com que fazem as coisas, é como se fossem. Sete títulos empilhados em sequência, é a prova da competência e foco.
Aos demais é o oposto, prova de suas incompetências, a Mercedes nada tem com isso e vai toda serelepe aumentando suas conquistas.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
3 anos atrás

Binotto tem razão; os carros são “iguais”… O problema são as pistolas pneumáticas… Gola?

Costa
Costa
3 anos atrás

Que carro absolutamente fantástico! De outra galáxia! Melhor carro da história desde que os romanos criaram as corridas de biga!!!

JURACY
JURACY
Reply to  Costa
3 anos atrás

Nada disso !

Melhores foram as caravelas… Costa deve ter nascido num circo de pulgas e assistente de pista do Messala…

Costa
Costa
Reply to  JURACY
3 anos atrás

Você entendeu a piada!!!

murilo
murilo
3 anos atrás

Bottas tomando mas um chá de realidade, foi entubado mais uma vez. Vai precisar de acompanhamento psicológico, não ganha nem par ou ímpar. Ele tá se juntando ao grupo de bons pilotos com carros vencedores que não venceram nada / entubados pelos parceiros: Patrese, Webber, Barrichello, Massa… dá pena.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  murilo
3 anos atrás

Bottas teve problemas no assoalho.
Quem precisa “cair na real” é você.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  murilo
3 anos atrás

Não duvido que um dia ele declare que dos 4 (ou 5) títulos do Hamilton, um deveria ser dele…

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Sou torcedor do Bottas, mas tenho noção da realidade.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Não falei de você, distraído. Falei do Bottas. Se estivesse me dirigindo a você, teria respondido a você. Mas olhe com atenção e veja que respondi para o Murilo. Se continuar assim, vai precisar de um financiamento para passar toda essa vergonha.

Até iria explicar o contexto, mas você não vai entender mesmo.

Soares
Soares
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Ah, não! Essa Viúva-12 é muito entendida em nossa língua…

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

E eu fui torcedora do Maior do Mundo!

murilo
murilo
3 anos atrás

Só eu achei que sabotaram o Vettel na parada? O mecânico apertou / soltou a roda umas cinco vezes. Pareceu intencional.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  murilo
3 anos atrás

E sabotaram na cara dura!

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  murilo
3 anos atrás

É isso mesmo.

Marcos
Marcos
3 anos atrás

E ainda tivemos o impensável sétimo título consecutivo da Mercedes na Fórmula 1

JURACY
JURACY
Reply to  Marcos
3 anos atrás

Grande goleirão do Palmeiras. Sabe tudo de Futebol e nada de F1.

Como uma equipe vai ganhando, 1,2,3,4,5,6,7 vezes seguidas ganha títulos impensáveis…

Avante Palmeiras!!!