N’ISTAMBUL PARK (3)

RIO (perfeito) – Lewis Hamilton se tornou neste domingo, 15 de novembro de 2020, o maior piloto de todos os tempos. Nos números, igualou os sete títulos mundiais de Michael Schumacher. Também recordista de vitórias, poles, pódios e pontos, já havia superado o alemão nas estatísticas. Mas nem só delas se faz a trajetória de um atleta. O inglês da Mercedes se coloca, a cada dia que passa, como um dos esportistas mais importantes da história. Ao usar uma plataforma global como a Fórmula 1 para se fazer ouvir, ultrapassa o alcance da modalidade como simples competição e entretenimento. Torna-se um militante de causas essenciais para a humanidade como a luta contra o racismo, a defesa da sustentabilidade e do meio-ambiente, o combate às injustiças sociais e, agora, a cruzada pelos direitos humanos.

Hamilton ganhou o GP da Turquia de forma espetacular, mas isso fica para depois. No pódio, revelou que sua próxima batalha pode ser das mais incômodas para países que recebem etapas da categoria em todos os continentes, menos a África. “Temos de encarar os problemas dos direitos humanos em vários países onde corremos. Não podemos mais ignorar a necessidade de se fazer algo nesses países, engajá-los e empoderá-los para que as coisas possam mudar não daqui a dez, vinte anos, mas agora. Há muitas organizações que fecham os olhos para muita coisa que está acontecendo e usa a desculpa de que isso é política, não deve se misturar com o esporte. Mas direitos humanos não são uma questão de política. Direitos humanos devem ser iguais para todos, e nós vamos a países que precisam discutir essas questões”, discursou.

Hamilton e sua turma na Mercedes: casamento perfeito entre piloto e equipe

Lewis não mencionou nenhum país em particular, mas está na cara que o recado tem alguns endereços bem definidos. A Arábia Saudita, por exemplo, que foi incluída no Mundial do ano que vem, é alvo certo — uma ditadura fundamentalista tolerada pelas nações mais livres do planeta única e exclusivamente por conta de seu papel como fornecedora de petróleo e derivados. A lista de países onde os direitos humanos são uma falácia, quando se olha para o calendário da F-1 para 2021, tem muitos outros párias internacionais. Bahrein, China, Azerbaijão, Hungria, Rússia, Brasil e Abu Dhabi estão longe de atender os princípios básicos que se esperam de sociedades realmente civilizadas.

Hamilton vai continuar na luta. Por poles, vitórias, títulos. Porque tem uma talento extraordinário para pilotar e a vida fez com que, em algum momento, os caminhos dele e da melhor equipe de todos os tempos, a Mercedes, se cruzassem. E do alto da condição de estrela maior de uma categoria vista por bilhões de pessoas em todo o mundo, vai seguir brigando por aquilo em que acredita. A elitista e excludente Fórmula 1, que sempre se colocou acima do bem e do mal, que ao longo de suas sete décadas desprezou olimpicamente mazelas universais como o apartheid na África do Sul ou as ditaduras sanguinárias da América do Sul, passará a ser questionada por seu personagem mais vitorioso.

Preparem-se. Ao lançar sua nova cruzada justo na Turquia de Erdogan, Hamilton mostrou que não está brincando. Que bom.

Largada em Istambul: início de prova cor-de-rosa na ensaboada pista turca

À corrida, agora.

E que corrida!

A meteorologia acertou em parte suas previsões para o gelado domingo de Istambul, 13°C na hora da largada. De fato, na maior parte da tarde turca não choveu. Algumas nesgas de céu azul até se insinuaram entre as nuvens naquele lindo ponto do planeta em que a Europa encontra a Ásia. O problema é que a chuva parou momentos antes da largada, o que deixou o asfalto recém-refeito do circuito totalmente encharcado — e muito, muito escorregadio.

Por isso, com exceção dos carros da Williams, que partiram dos boxes com pneus intermediários, todo mundo que alinhou calçava os pneus para chuva forte — conhecidos candidamente no Brasil como “biscoito”. Na pole, o surpreendente Lance Stroll. Ao lado dele, Max Verstappen, conhecido por sua habilidade em piso molhado. Hamilton era só o sexto no grid.

O canadense da Force Martin partiu muito bem, assim como seu companheiro Sergio Pérez. Max, no entanto, patinou miseravelmente e foi ultrapassado por alguns carros, entre eles os de Hamilton e Vettel, que fez uma largada excepcional saindo como um raio de 12º para quarto nos primeiros metros da corrida.

Vettel: largada impressionante e pódio conquistado na última volta

A primeira volta foi quase caótica, mas ninguém bateu e as únicas vítimas que tiveram algo a lamentar foram Ocon e Bottas, que rodaram logo na primeira curva. Lewis deu uma escorregada um pouco adiante e foi ultrapassado por Vettel e Verstappen. Logo depois veio Albon, deixando o inglês ainda mais para trás. A prova prometia ser das mais animadas.

Com três voltas, Stroll tinha disparado na frente e já colocava mais de 5s de vantagem sobre Pérez e 12s em cima de Vettel, o surpreendente terceiro colocado. Leclerc, lá atrás em 14º, foi o primeiro a perceber que o asfalto começava a secar e parou na sétima volta para colocar pneus intermediários. Começou a registrar tempos cerca de 3s por volta mais rápidos que a turma dos pneus para chuva forte, o que valeu como senha para todo mundo fazer o mesmo. Entre as voltas 9 e 13, pela ordem, foram para os boxes Vettel, Hamilton, Stroll, Pérez, Verstappen e Albon. Com intermediários para todos, na volta 14 Stroll retomava a liderança com 9s3 de vantagem para Pérez, que era seguido por Verstappen, Vettel, Hamilton e Albon nas seis primeiras posições.

Hamilton passa Pérez e assume a liderança: décima vitória na temporada

O curioso desta corrida foi como cada carro passou a render com os novos pneus. Alguns, como os da Ferrari e da Mercedes de Hamilton, passaram a andar melhor. Mesmo dentro da mesma equipe os desempenhos se alteravam. Na Red Bull, Verstappen sofria como um cão e Albon se virava bem. Na Racing India, Stroll acabou com os seus em meia-dúzia de voltas e Pérez se estabilizou adotando uma estratégia inteligente de cuidar de sua borracha para não ter de parar mais.

Lance chegou a ter 10s de vantagem para o mexicano na volta 19, quando de repente sua performance começou a despencar. Hamilton, em quinto, estava mais de meio minuto atrás do líder — aparentemente fora da luta pela vitória, distante até de um eventual pódio. Leclerc resolveu fazer uma segunda troca na volta 31, de novo para intermediários — ninguém arriscou colocar slicks. Vettel fez o mesmo três voltas depois. Lá na frente, porém, o calvário de Stroll atingia seu ápice. Sua diferença para Pérez, na volta 35, caíra para mero 1s2. E Hamilton, em terceiro, vinha na mesma balada.

Os dois, Pérez e Hamilton, foram os pilotos que melhor administraram seus pneus, evitando que eles se esfarelassem escorregando de um lado para o outro e preocupando-se apenas em ficar na pista num ritmo razoável, sem querer andar mais do que o carro. Quem partia para uma segunda troca conseguia fazer três ou quatro voltas muito rápidas, mas depois a performance caía drasticamente. Desesperada com a perda de rendimento de Stroll e a iminente perda da liderança, a equipe rosa resolveu chamar o ponteiro para novo pit stop, na volta 36. Quando ele voltou para a pista, estava em quarto, atrás de Verstappen — que já tinha feito outra parada. Ali sua corrida acabou. Pérez e Hamilton estavam bem à frente, e pelo jeito não pretendiam parar mais.

Stroll na sofrência: depois da segunda troca, desempenho despencou

Lewis passou o mexicano na volta 37, assumindo a liderança de maneira espantosa para quem, pouco antes, amargava mais de meio minuto de desvantagem para o então líder Stroll. O canadense, depois da segunda parada, não conseguiu encontrar um ritmo decente e foi sendo ultrapassado sem dó por uma numerosa tropa: Vettel, Leclerc e Albon jantaram o pole-position todos ao mesmo tempo; pouco depois, Norris também deixaria o carro rosa para trás.

“Não sei o que aconteceu, não entendi nada, foi ridículo. Estou muito frustrado”, choramingou Lance depois da corrida. Charlinho, logo depois, passou por Sebastian e se colocou na briga pelo terceiro lugar no pódio contra Verstappen, que na volta 44 parou pela terceira vez para mais um jogo de pneus. Hamilton, com incrível leitura da prova, tratando seus pneus com desvelo e respeito, já abria mais de 13s para Pérez. Este, por sua vez, tinha como única ameaça um velocíssimo Leclerc, que vinha tirando coisa de 2s por volta do mexicano.

Foi só na última volta, porém, que o monegasco chegou em Pérez, e foi para cima decidido a arrancar um troféu a fórceps daquela epopeia. Passou, mas na curva seguinte errou a freada e tomou o troco. Vettel, que observava a briga de perto, aproveitou e foi junto, para receber a bandeirada em terceiro, seu primeiro pódio desde o GP do México do ano passado.

Pérez se segurou em segundo, coroando com louvor uma atuação inteligente desde o início da prova. Depois dele e Vettel vieram, na zona de pontos, Leclerc (que se autoflagelou dizendo estar com raiva de si mesmo por ter feito o que fez a três curvas do final da corrida), Sainz Jr., Verstappen, Albon, Norris, Stroll e Ricciardo. Hamilton venceu pela décima vez no ano e 94ª na carreira. Bottas, com o outro carro da Mercedes, terminou em 14º depois de rodar seis vezes na corrida — talvez sua pior na F-1.

Vettel cumprimenta Hamilton ainda no carro: o primeiro a dar os parabéns ao campeão

Hamilton chorou muito quando cruzou a linha de chegada. Pelo rádio, mandou mensagem “para todas as crianças que sonham com alguma coisa”, dizendo a elas para “nunca desistirem”, numa clara referência a sua história de vida. Quando estacionou o carro, a primeira pessoa que viu foi Vettel. O alemão se agachou ao lado da Mercedes #44 e cumprimentou aquele que, depois, nas entrevistas, chamou de “o melhor de nossa era”. Foi um momento emocionante.

Pérez estava tão feliz quanto com o segundo lugar, já que segue atrás de um cockpit para o ano que vem. Sua única possibilidade é a Red Bull, uma vez que será substituído na futura Aston Martin, novo nome do time, justamente por Vettel. Para isso, terá de tirar o lugar de Albon, que não tem garantida, ainda, sua permanência no time. “Mais uma volta com esses pneus, acho que eles iriam explodir”, disse o mexicano do alto do nono pódio de sua carreira. Explicou que no fim foi surpreendido por Leclerc porque não enxergava nada pelo retrovisor. “Ficou embaçado a corrida toda, e eu só sabia o que acontecia atrás de mim porque meu engenheiro narrava”, contou.

Pérez, segundo colocado: nono pódio do piloto mexicano na F-1

Hamilton disse que no finalzinho, apesar da sugestão da equipe, descartou a possibilidade de uma nova parada — seus pneus, depois de 49 voltas, estavam praticamente carecas. Na hora ele lembrou do incidente que teve na entrada dos boxes na China em 2007. “Perdi um campeonato ali”, disse. “A entrada de box deve estar muito escorregadia, melhor não”, falou pelo rádio.

Campeão mundial em 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020, Lewis Carl Davidson Hamilton, 35 anos, ainda não tem contrato para o ano que vem. As conversas com a Mercedes devem acontecer nas próximas semanas e tudo indica que ele continuará correndo, embora tenha deixado no ar alguma dúvida sobre o assunto em entrevistas recentes. O discurso, hoje, foi em outra direção, no sentido de continuar usando a F-1 como palanque para defender as causas pelas quais tem militado intensamente neste ano “diferente”, como definiu. “Com a Covid, o isolamento, não saio de casa, fico dentro da minha bolha, e tenho tido mais tempo para refletir e focar em alguns assuntos que me parecem muito importantes, como o movimento Black Lives Matter”, falou. “Quero muito estar aqui no ano que vem e ajudar a Fórmula 1 e a Mercedes nessa jornada para que a gente possa ser relevante como esporte.”

Graças a Hamilton, pode-se dizer que nunca a F-1 foi tão relevante quanto agora.

As lágrimas no cockpit: muita lenha para queimar ainda, na F-1 e fora dela
Subscribe
Notify of
guest

197 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio
Antonio
3 anos atrás

Será que a desvantagem aparente da Mercedes foi na verdade o pulo do gato? O fato de não aquecer os pneus também permitiu continuar com eles por mais tempo? Digo isso vendo o que aconteceu com sua versão Rosa, que era rápida porém comia a borracha. Mas nada daria certo sem a guiada do Lewis, que diferente do Bottas soube se manter na pista, foi um conjunto perfeito.

Leandro martins
Leandro martins
3 anos atrás

Os números impressionam mais do que se eh demonstrado em pista!!!! Sem rival a altura e uma nave p disputar, fica fácil!!!! Claro q ele eh o melhor piloto da atualidade…..mas apenas isso…o melhor da atualidade!!!!

Carlos Henrique
Carlos Henrique
3 anos atrás

Embora com dias de atraso, uma observação: nessa foto principal, a mercedes negra ficou prata, graças ao jogo de luz e os efeitos da chuva, parecendo unir duas eras da marca.

Helder
Helder
3 anos atrás

Eu queria achar essa relevância da f1 hoje … Tão igual a Globo.. querendo enfiar as coisas guela abaixo.

Amaral
Amaral
Reply to  Helder
3 anos atrás

Vou tentar explicar de forma sucinta.
Fórmula 1 é “só” a principal categoria de monopostos do mundo. Simples assim.
Talvez realmente não tenha relevância pra quem não tá nem aí pra automobilismo.
Como seria, por exemplo, o futebol americano pra mim. Um esporte de alto nível, que arrasta multidões, movimenta milhões, mas do qual eu não entendo uma vírgula. Pode não ser relevante pra mim. Mas dizer que é irrelevante de maneira geral seria, no mínimo, leviandade da minha parte.
E a Globo, tenhamos a opinião que tiver sobre ela, ainda é a emissora de TV mais relevante do Brasil. E isso não pode ser simplesmente ignorado. Então qualquer a que ela publicar terá uma relevância muito maior do que, por exemplo, aquele canal que passa leilão de jóias de madrugada.

Carlos
Carlos
3 anos atrás

A última barreira se foi e agora a régua para qualquer piloto da F1 tem nome: Lewis Hamilton. Tudo agora será medido em função das conquistas do piloto inglês. Que, em princípio, tornará tais números mais superlativos ainda.
E a conquista veio de maneira primorosa. Uma vitória maiúscula quando não era o franco favorito. As baixas temperaturas, mais a chuva e o novo asfalto tornaram a vida dos pilotos bem trabalhosa. Hamilton até largou bem, mas perdeu o carro em uma curva e se manteve em sexto lugar, logo depois quinto, por boa parte da corrida. Mudou dos pneus de chuva para intermediários e, com muita habilidade e entendimento, tanto do carro, dos pneus, das condições climáticas e da pista, venceu o GP da Turquia.
A Mercedes teve problemas com a temperatura dos pneus, principalmente os traseiros. Elevar à temperatura ideal e manter tais temperaturas foram um problema para a equipe alemã. Tanto que o próprio Hamilton chamou o carro de diva em algumas temporadas passadas. Mas nos dois últimos anos isso parece ter sido resolvido. O que não se esperava é que, com o campeonato reformulado em função da covid, as equipes enfrentassem nessa altura do campeonato temperaturas tão baixas. Só para recordar, se o calendário inicial tivesse sido mantido, por essa época as corridas seriam nos Estados Unidos, México e Brasil. Temperaturas muito mais altas do que nessas atuais etapas do campeonato.
E esses fatores valorizam ainda mais a conquista da Mercedes e de Hamilton. Como já havia ocorrido em Eifel, Portimão e Ímola, Hamilton superou essas adversidades, tendo total domínio do carro e das condições climáticas adversas. Soube ser paciente, gerenciou adequadamente os pneus e, no caso da Turquia, aproveitou as ao máximo as oportunidades que se apresentaram.
Não se trata apenas do melhor carro. Tem que haver um piloto talentoso para guiar tal carro. E talento aqui não significa apenas ser rápido. Significa entender as condições da pista, ter uma leitura precisa do desenrolar de todos os acontecimentos, desde os treinos livres, qualificação e corrida, principalmente. Mostra disso tivemos em Ímola, onde ele pediu para ficar mais algumas voltas com um jogo de pneus, pois sentia que o carro estava se comportando bem. Resultado, de terceiro no início da corrida para a vitória.
Será que existe no atual grid algum piloto que reúna todas essas, e outras tantas habilidades?

JURACY
JURACY
3 anos atrás

No mesmo horário, tem o tele curso segundo grau, no canal futura…é muito legal !

Marco Aurelio Klein
Marco Aurelio Klein
3 anos atrás

Texto maravilhoso!

karlo
karlo
3 anos atrás

O cara é fantástico, mas as corridas estão chatissimas.
Só quando acontece alguma intempérie é que dá algum alento.
Mas no final da LH de novo…
A culpa não é dele, mas o interesse vai caindo a cada corrida, e olha que eu acompanho F1 desde o tempo do Emerson.

ALLAN PEREIRA GUIMARAES
ALLAN PEREIRA GUIMARAES
Reply to  karlo
3 anos atrás

Reflita: são os melhores pilotos do mundo – se Dixon ou Nasr, v. g., fossem tão bons assim pra guiar um F1, estariam lá, tenha certeza. Assim, o que fez Hamilton, cuja Mercedes NÃO era o melhor carro da pista, rodar mais de 50 voltas e chegar com pneus slick num piso traiçoeiro, dando volta no companheiro de equipe que não é nenhum bobo, foi sobrenatural. A corrida foi maravilhosa, mostrou quem é quem no baralho, foi eletrizante até a última volta. Só quem não viu a corrida pode criticá-la.

JURACY
JURACY
Reply to  karlo
3 anos atrás

No mesmo horário, tem o tele curso segundo grau, no canal futura…é muito legal !

Rodrigo
Rodrigo
3 anos atrás

G^^enio, Ham é gênio. Belo texto!

Amaral
Amaral
3 anos atrás

Me impressiona ver alguns que comentam aqui menosprezar o que o Hamilton conquistou hoje.
Ain, ele tem o melhor carro, ain, ele é o primeiro piloto, ain, ele não teve adversário…
Teve sim. Começou a carreira dividindo equipe com a prima dona Alonso, já bicampeão do mundo e primeiro piloto. Disputaram de igual pra igual, tão acirradamente que no final das contas quem ganhou foi o Raikkonen. Mas poderia ter sido perfeitamente campeão na corrida de estreia.
Em 2008 Massa teve seus erros e a Ferrari também. Mas disputou o título com Hamilton até o final da temporada, e Hamilton só foi campeão porque conseguiu subir uma posição faltando duas curvas pro final da prova em Interlagos.
Em 2009, Button e a Brawn que deu o pulo do gato e merecidamente ganhou, fez uma primeira metade de temporada brilhante e administrou a vantagem na segunda metade. Que se tornou a… Toda poderosa Mercedes.
Que pavimentou sua trajetória com Schumacher e Rosberg, se preparando para ser a melhor enquanto Vettel empilhou títulos com a Red Bull em estado de graça. Recebeu Hamilton como o grande piloto que já era, e começaram a trilhar o caminho dos melhores, a partir de 2014. Daí não teve pra ninguém. Só Rosberg tirou um dos títulos dele, merecidamente, pois teve uma temporada melhor. Mas continuou precisando dar 100% do seu potencial para não ser um piloto comum num carro bom, mas ser o melhor piloto num carro bom. Senão teríamos outros campeonatos vencidos por Vettel, Raikkonen, Bottas, Rosberg ou mesmo Verstappen ou Ricciardo.
Pra quem acha que Bottas é medíocre. Hamilton só tem a quantidade de poles que tem porque é comparável a Senna em velocidade de qualificação. Bottas é muito rápido em treinos, Hamilton precisa tirar 100, às vezes 110% do carro para estar à frente.
Bottas definitivamente não é ruim. O problema é que é companheiro de um piloto excepcional, isso o faz parecer medíocre. Qualquer um ao lado dele hoje teria papel semelhante. O tão falado Verstappen, inclusive. Que ainda precisa aprender e evoluir muito para um dia ser digno de lixar a unha do dedão do pé do Hamilton. Principalmente ser menos arrogante e achar que é o maior piloto do universo.
Parabéns ao Hamilton. Um dos maiores esportistas da atualidade em todos os esportes e em todos os aspectos. Como profissional, atleta e como ser humano.

Bara
Bara
Reply to  Amaral
3 anos atrás

Guia demaissss!!!!!

Adilson
Adilson
Reply to  Amaral
3 anos atrás

Menos, por favor, menos, também assisto as corridas. A diferença de um Mercedes ´para os demais é gritante, outra categoria e mesmo assim o Verstappen consegue andar próximo, faz da vida do Bottas um inferno, Bottas que por sinal é um piloto mediando, no grid tem mais uns 10 iguais a ele.
O Hamilton merece tudo que está acontecendo com ele, mas também concordo quando o Verstappen que disse que 90% do grid conseguiria o que ele consegue com esse carro.
Se tivesse sido o contrario, Hamilton ter saído e o Rosberg permanecido, seria ele hoje dono de vários títulos.
Sorte do Hamilton ter escolhido a equipe certa na hora certa e com um piloto peso morto do lado, a Fórmula 1 é assim! Parabéns aos envolvidos!

Brabham-5
Brabham-5
3 anos atrás

Ondem deu para entender bem a diferença de Leclerc, Verstappen, BOTTAS, Stroll e cia para campeões como Hamilton e Vettel.

FALTA MUITO. Velocidade só, NÃO BASTA.

CORREÇÃO: “(…) Pérez se segurou em segundo, coroando com louvor uma atuação inteligente desde o início da prova. Depois vieram, na zona de pontos, VETTEL, Leclerc (que se autoflagelou dizendo estar com raiva de si mesmo por ter feito o que fez a três curvas do final da corrida), Sainz Jr., Verstappen, Albon, Norris, Stroll e Ricciardo”.

ALLAN PEREIRA GUIMARAES
ALLAN PEREIRA GUIMARAES
Reply to  Brabham-5
3 anos atrás

Exato. Tenho dó de quem pensa que corrida começa e termina em uma volta. Não saber admirar um guiada inteligente, que poupa pneus, combustível, equipamento, é típico de preguiçoso reclamao.

Adilson
Adilson
Reply to  ALLAN PEREIRA GUIMARAES
3 anos atrás

Não tenha dó Allan, tenha respeito. É assim que o mundo pode ser melhor, tendo respeito pelas opiniões que são adversas as nossas.

Jeff
Jeff
3 anos atrás

O cara e’ simplesmente sensacional.

Luis Felipe
Luis Felipe
3 anos atrás

Flavio escreveu tudo aí em cima. Não há mais o que dizer.
Na verdade, há sim. Especialmente isso aqui, ó “… F-1 para 2021, tem muitos outros párias internacionais. Bahrein, China, Azerbaijão, Hungria, Rússia, BRASIL ( maiúsculas são de minha autoria ) e Abu Dhabi estão longe de atender os princípios básicos que se esperam de sociedades realmente civilizadas…” mostra bem no buraco que o bolsonarismo e seus esbirros de extrema-direita( amplamente derrotados nas eleições municipais de ontem, diga-se ) meteu um certo país da América Latina.
Ainda há luz no fim do túnel.
Vamos sair dessa.

Fernando
Fernando
Reply to  Luis Felipe
3 anos atrás

Meu caro Luiz Felipe, tudo isso é muito triste, principalmente porque não é apenas por conta do Bozo e sua quadrilha, são décadas de desrespeito aos direitos humanos mais básicos, se é que algum dia foram respeitados no Brasil. Agora está pior, vai melhorar, porque não há como piorar.

Al Eagle
Al Eagle
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Sempre tem como ficar pior

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
3 anos atrás

O que o Hamilton fez nesta corrida acabou com a dúvida de quem ainda duvidava dele. O melhor de todos!!

FRANCÊS MAL HUMORADO
FRANCÊS MAL HUMORADO
3 anos atrás

Porra o cara da 49 voltas com o mesmo pneu? E quem ganha é o piloto. é essa nave chamada Mercedes ná meu. Isso daí está em outra categoria. E outra. O MELHOR PILOTO NA CHUVA, atualmente, achava que era o VERSTAPPEN, mas o VETTEL me fez lembrar da primeira vitória dele na Toro Rosso, que me impressionou muito. VETTEL é o melhor piloto do GRID, NA CHUVA. Leclerc tem muito o que aprender ainda. E AHMILTON errou muito nessa prova, o carro venceu não ele. 49 voltas com o mesmo peneu. Isso que é chassi.

Fernando
Fernando
Reply to  FRANCÊS MAL HUMORADO
3 anos atrás

Não sabe nada de automobilismo, não sabe nada da língua portuguesa, volte para a França onde todos são mal humorados como você.

Costa
Costa
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Deram um volante torto para o Borra!!!

Carlos
Carlos
Reply to  FRANCÊS MAL HUMORADO
3 anos atrás

Ok, tio. Foi o carro que não gasta “peneu” que venceu. Vai guiar um kart na chuva para ver se é isso mesmo.

ALLAN PEREIRA GUIMARAES
ALLAN PEREIRA GUIMARAES
Reply to  FRANCÊS MAL HUMORADO
3 anos atrás

Cara… Você passou em algum concurso? Pelo menos o 2° grau? Ou apenas odeia o Hamilton? Você viu os pneus dele ao final da prova, se acha aquilo normal, não quero nem saber como você cuida do seu carro…

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  FRANCÊS MAL HUMORADO
3 anos atrás

Caramba, Eduardinho. Você está cada vez mais perturbado. Engole o Hamilton de uma vez que passa!

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Mas engole direitinho, Eduardinho. E cuidado para não engasgar…

Quem ficou perturbado agora fui eu!

Simão
Simão
3 anos atrás

FG
Que corrida boa!!!
Mas o melhor foi ver o Vettel jantar o menininho chorão na penúltima curva.
O Vettel merece todo o respeito… é um baita piloto. É. Ferrari que se f… enquanto não mandar o a I Otto pros quintos.
A imagem boa foi ver o chorão passar cabisbaixo indo em direção aos boxes, enquanto o Vettel cumprimentava com muito respeito o respeitável campeão do dia.
Abraço

Al Eagle
Al Eagle
Reply to  Simão
3 anos atrás

E Vettel só não foi segundo, porque o cara segurou ele com o macaco no ar pro bebezinho do Birutto chegar na frente

CHAGAS
CHAGAS
3 anos atrás

Chuva, pista encharcada, frio, todos os ingredientes para um carro do grid. A Red Bull.
Que tem um especialista na chuva. Max Verstappen.
Mas não é que o favorito absoluto já começa perdendo a pole para Stroll? Barbaridade.
Mas a corrida são quase 60 voltas, largar de segundo com a Red Bull, o holandês é favorito absoluto.
Pois é mais o rapaz errou na largada, errou no meio e só se achou no fim da corrida. Até Albon provou que o carro era vencedor, ficando metade dela à frente de Max. Decepção total.
Ae vem o comandante, com um carro totalmente descalibrado para o cenário de ontem, como uma raposa vai só escoltando a procissão, malandramente aquecendo os pneus, forçando um erro ou outro dos demais, errando algumas tomadas para entender os limites da pista molhada, e vai “jantando” todo mundo, cuidando dos pneus com maestria. Seu rival? Pérez com o segundo melhor carro do fim de semana. Pérez jamais estará à altura de Hamilton.
Show de Hamilton com requintes de crueldade colocando volta em Bottas. O finlandês que rodava a cada 10 voltas e ainda tocou Ocon em uma manobra passiva de punição. Irreconhecível? Não, Bottas é apenas mais um piloto que não se dá com pista molhada.
Os primeiros pilotos que vi correr foram Lauda, Piquet, Prost, Keke e Mansel. Depois vieram mais alguns gênios entre eles Senna e Schumacher.
Na minha opinião Hamiton já está acima de todos eles. Parabéns ao inglês que é muito mais que um gênio das pistas, mostrando para o ser humano, como ser humano.

Welton Oliveira
Welton Oliveira
3 anos atrás

Flávio,

O criticado Cleber Machado fez a melhor definição de Hamilton em comentário durante a corrida. Após um rádio, o narrador observou que enquanto os outros pedem informações e perguntam o que fazer, Hamilton diz o que vai fazer.

Poucos na F1, ou em qualquer outro esporte, foram assim.

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Bom dia FG (vai LUSA)
alguma palavra (escrita) sobre o novo campeao mundial de MotoGP ? Mais incrivel, a Suzuki campea apos 20 anos ? abracos

Papa Bituka
Papa Bituka
3 anos atrás

Isso aí Flávio, Hamilton é um dos maiores esportistas da história, além de parecer um ser humano gigante (certamente com suas virtudes e defeitos, como todos nós)
E Vettel, tem que respeitar…grande piloto e parece ser boa pessoa

Luis felipe
Luis felipe
3 anos atrás

Flávio….você raramente pegou corridas, ou cobriu, na F1, com 13 graus, não?

CRSJ
3 anos atrás

Agora com o carimbo do Hepta o Hamilton fica completo nesse campeonato, sempre vai haver alguém detonando ele, mas no fundo todo Mundo sabe que na vida do Hamilton nada aconteceu por acaso.
Bottas é um bom piloto, mas ficou perdido nesse GP lembrando até um Massa na Ferrari num dos seus piores GPs na chuva andando lá atrás.
No que parecia a vitória da Racing Point com Stroll que despencou para nono depois da segunda troca a equipe diminui sua frustração com o segundo lugar de Sergio Pérez.
Vettel em Terceiro parece até mentira onde nesse momento só falta sua saída da Ferrari.
Verstappen decepciona chegando em sexto e Leclerc erra feio no final perdendo o pódio.

Reginaldo Pola
Reginaldo Pola
3 anos atrás

Hamilton espetacular como sempre, aliás se algum torcedor que ter alegrias, é só torcer pelo Hamilton, não tem erro.
Todos falam de Pérez na Red Bull, mas seria interessante mesmo, é vê-lo na Mercedes no lugar do Bottas, que já provou não ter mais jeito, mesmo estando no melhor carro do grid.
Vettel provou que não esqueceu o que aprendeu e quando possível, não perde nenhuma oportunidade oferecida.
Já Lecrerc e Verstappen tem motivos de sobra para esquecerem o dia, mas lembrar das lições de que em pista molhada ter arrojo não é tudo.

Bara
Bara
3 anos atrás

Milita do aparetamento de Monaco, em hotel 6 estrelas…..ganha rios de $$ de uma marca que se sustentou fazendo carro para os nazistas…mas deixa pra lá….vcs sao todos poetas…..

Fernando
Fernando
Reply to  Bara
3 anos atrás

Se alguém traduzir agradeço.

ALLAN PEREIRA GUIMARAES
ALLAN PEREIRA GUIMARAES
Reply to  Fernando
3 anos atrás

🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Cada doido, né…

Bosley
Bosley
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Acho que a tradução ficou mais ou menos assim:
“Milita do seu apartamento de Mônaco, em hotel 6 estrelas. Ganha rios de dinheiro de uma marca que se sustentou fazendo carros para os nazistas. Mas deixa para lá. Vocês são todos poetas…”

Bara
Bara
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Entendeu agora? Obrigado bostley.

Amaral
Amaral
Reply to  Bara
3 anos atrás

Mas… Até ele chegar no apê em Mônaco, ser o melhor piloto do século XXI, top 5 em qualquer lista de melhores que se preze, um dos maiores esportistas da atualidade em qualquer esporte, ele suou muito. Não veio de família rica. Não teve tudo de mão beijada. Teve seus momentos difíceis, em que se perdeu. Agora se achou, Como piloto e como pessoa.
Praticamente todo mundo na Alemanha fez algo em prol dos Nazistas naquela época. Principalmente quem levou aquele estrupício pro poder, e depois se arrependeu, como a Alemanha se arrepende até hoje. Então esse papinho não cola.
E ganha rios de dinheiro? Sim. Chegou onde chegou, então merece. E faz mais do que muita gente que ganha até mais dinheiro do que ele. E mais do que quem não ganha e poderia dar a cara pra bater e não dá.
Mas você provavelmente é daqueles que diz que “só a minha opinião importa”, não é?

Bara
Bara
Reply to  Amaral
3 anos atrás

Amaral, não precisa concordar comigo não, sem duvida ele é um dos maiores esportistas da atualidade, guia um absurdo, top 10 sem duvida, não sei exatamente do passado dele pois não sou próximo, nem disse que é ou não merecedor, mas tudo isso não compensa esse lance marqueteiro de criar esses superhomens, eu não caio……você cai, não tem problema, só tem que deixar de ser míope…..

groobber
groobber
Reply to  Bara
3 anos atrás

E vc que ganha os parcos dinheiros que ganha, faz o quê????? Ou melhor, já fez oque??? O que você já contribuiu para um mundo melhor???

Bara
Bara
Reply to  groobber
3 anos atrás

Goorooroobber se vc paga pau, eu nao pago…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Bara
3 anos atrás

Bara, acho que não apenas no Brasil, mas no mundo todo, a opinião de alguém influente é mais importante do que a de cientistas e outras pessoas lúcidas que lutam contra qualquer barbárie.
Veja, por exemplo, o autódromo de Deodoro. Embora tivessem muitos detalhes que inviabilizavam a construção do autódromo, havia uma pressão para que ele saísse. Vide essa tal de Liberty aí… Então, vários pesquisadores falando da importância do ponto de vista ambiental, mas a ideia estava sendo mantida.
Aí vem o Hamilton e diz: É pouco inteligente cortar árvores e replantar depois.
Pra mim ficou bem claro que houve um antes e depois desta declaração, ao menos quanto à motivação da Liberty. Nas entrelinhas, o Hamilton chamou os caras de imbecis: Então a F1 traz a ideia de usar eletricidade por conta da sustentabilidade nos carros e vocês apoiam a destruição de florestas? A ideia de sustentabilidade era lorota então?
A opinião dos cientistas não iria segurar de jeito nenhum (na verdade, outras seguraram, principalmente a financeira). Mas a que arranha a imagem, ao menos fora do Brasil, é a ambiental.
Aí a Liberty assinou um contrato de 5 anos com Interlagos. Fim de papo.

Qual é o problema de ganhar dinheiro?

É a mesma crítica que fizeram com o Pedro Paulo Diniz. O cara está tentando implantar sistemas agroflorestais em grande escala, fazendo algo inovador (a mudança é gigantesca, é a luz no fim do túnel – única mesmo, o pau vai quebrar daqui pra frente). Mas o fato de ser rico tira qualquer valor do que ele trará de bom daqui pra frente.

Tire essa ideia da cabeça, Bara.

Bara
Bara
Reply to  Thiago Azevedo
3 anos atrás

Thiago, vc acha mesmo que desistiram de Deodoro por causa do Hamilton? Ok. Não falei que era um problema ser rico, nem ficar rico, o ponto é virar um “superhomem” defensor do planeta pelo twitter, pelo pódio da f1, ok, mas ele é conhecido faz seu papel de líder, tudo bem…mas não é hipocrisia se colocar desta forma e ter como fonte de $$ a mercedes….não é hipocrisia promover um mundo mais sustentavel e ganhar grana da petronas…..? É só isso que coloquei… tem um monte de atleta que ajuda efetivamente e seriamente questões pelo mundo, fome, pobreza, etc…. o que efetivamente o hepta faz???? Sobe em podio mandando prender policia?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Thiago Azevedo
3 anos atrás

Bara, o ganha pão dele é pilotar. Inevitavelmente ele terá patrocínio de empresas petrolíferas e de montadoras de veículos.

Cara, sou formado em biologia, gosto muito embora não trabalhe com isso (acredite, gostaria muito de trabalhar com isso).
Ainda que estivesse trabalhando e ganhando muito bem como biólogo, eu trocaria na hora de profissão para ser piloto. Nem precisaria ser de F1.

A opinião do Hamilton influenciou pacas… não a prefeitura, mas a Liberty. O bigodudo lá deve ter ficado puto.

Bara
Bara
3 anos atrás

O Binotto não foi para a grade….deu P3 e P4…..

A. Coyote
A. Coyote
3 anos atrás

“A elitista e excludente Fórmula 1, que sempre se colocou acima do bem e do mal,…”. Sim, certo, com certeza, exatamente, na mosca, perfeito etc etc. Poderia assim dizer da frase porque assim ela é. Risíveis são torcedores brasileiros da F1 achando que por isso são elite. É muito mico. E dizem sem ruborizar que não aprovam (isso mesmo, como se Hamilton quisesse saber) Hamilton misturar política com F1. Aí já não é mico. É um King Kong anabolizado e distópico procurando “porva não-chinesa”.
Será que Verstapen passou da conta na largada na ânsia de dar um bote no Stroll? Se foi hoje ele aprendeu mais uma lição e assim vai se tornando um grande piloto.
LeClerc a três curvas da bandeirada… Aprende um pouco tb. Mar calmo não faz bons marinheiros.
O mexicano é problema, mas correu com o cérebro hoje. A Haas ainda não tem pilotos confirmados, certo?
Em 2021 Bottas, Max, LeClerc e Vettel estarão na briga pelo segundo lugar. Ricciardo e Alonso estarão pelo terceiro.
E a Alfa Romeo e a Williams, hein? Meu Deus!!! Na F2 ficariam no meio do pelotão.
Pobre Stroll, não sabe fazer a leitura da corrida. Ficou mais perdido do que cego em tiroteio.
Bottas? Bom… é melhor deixar pra lá.
É isso.

Fernando
Fernando
Reply to  A. Coyote
3 anos atrás

Eu não acho que se deva misturar política com esporte. Atletas, celebridades, artistas de destaque sempre tem um microfone colocado na sua frente, você não tem, eu não tenho, o povo não tem.

Isso não é correto, meia dúzia de pessoas que se destacaram por outros motivos obrigatoriamente não sabem mais do que você ou eu sobre política partidária, ideológica. Mas Hamilton não faz isso, ainda bem. O que ele faz é humanismo. Lutar e militar contra o racismo não é política, é humanismo.

Lutar contra países que não respeitam direitos humanos é obviamente humanismo, não política. Lutar contra a fome, a favor da igualdade é humanismo. Lutar contra todas as formas de preconceito com os diferentes e com as minorias é humanismo.

Política se faz nas campanhas, nas eleições, nas urnas, no congresso e em todas as esferas de governo. Enfim, política é uma atividade que infelizmente fez com que Hamilton precisasse militar e ser humanista. Ainda bem que ele sabe o que fazer com o microfone em sua boca, aí sim deve-se aproveitar o destaque que se tem. São coisas muito diferente.

Fernando
Fernando
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Não Flávio, não é uma visão estreita do mundo, no contexto que escrevi. É apenas a forma como eu penso que as coisas devem ser tratadas, ou separadas. Pense diferente, ok, eu não vou criticá-lo por isso, nem pensar ou sugerir que sei mais do que você, ou imaginar quantos livros você leu, isso seria arrogante.

Rodrigo Marques Vieira
Rodrigo Marques Vieira
3 anos atrás

Roteiro perfeito para o Hepta! Hamilton cada vez maior fora das pistas em um momento em que o mundo precisa de pessoas com personalidade para mudar esse cenário caótico que vivemos. STILL I RISE

Viúva Solitária
Viúva Solitária
3 anos atrás

Vocês, fãs do Hamilton, são iguais aos fãs de Schumacher! Ficam cantando elogios aos seus ídolos, que simplesmente pilotaram carros de outro planeta!

Até a minha avó ganharia com um carro desses!

Rafael Alves
Rafael Alves
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

Bottas guia o mesmo carro de outro planeta desde 2017. Ganhou título? Faz uma proposta pra Mercedes e bota sua avó lá.

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  Rafael Alves
3 anos atrás

A minha avó não vai aceitar a condição de segundo piloto.

Juruna
Juruna
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

A gente viu como o Bottas ganharia fácil a corrida…

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  Juruna
3 anos atrás

Você que nunca viu minha vó correndo…

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

Então manda sua avó ir para F1 e pilotar no lugar do Bottas, já que ela ganharia e Bottas ficou lá atrás. kkkkkkk

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  Gabriel P.
3 anos atrás

Já vi que não vai dar! A F-1 é machista.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

Estou com você, amiga! Esses campeões pré-fabricados jamais alcançarão a grandeza do nosso eterno Senna!

E não se espante, esses torcedores do inglês e os que foram do alemão, são viciados a apoiarem detonadores de números!
Devem ficar diante da TV com a calculadora fazendo continhas do que falta pra chegar no próximo recorde.

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  MacLata-12
3 anos atrás

Obrigada, amiga! Só você pra me compreender.

Beijos!

Fernando
Fernando
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

Pois meu caro, poste aqui uma lista de grandes multicampeões que ganharam com os piores carros… Ah, outra coisa , claro, se for possível perceber e admitir: Burrice cansa?

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  Fernando
3 anos atrás

O meu amado venceu em 1991 sem o melhor carro! E esse exemplo é o bastante!

E vá pra casa. Você está cansado!

Eder Félix
Eder Félix
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

Viúva Solitária, manda o currículo dela pra Mercedes, aproveita que ainda não assinaram, o cockpit tá disponível e eles economizariam uma grana com salários, além do que você garantiria uma herança considerável, hein?

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  Eder Félix
3 anos atrás

Minha avó não precisa de currículo! Ela pilotou um Renault Gordini pelas curvas do Aterro do Flamengo desenvolvendo incríveis 127 Km/h!

JURACY
JURACY
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

O Maridão morreu, viúva ? procure o Kid Bengala e aceite a derrota !

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  JURACY
3 anos atrás

O meu bonitinho está fazendo propaganda do cara?

Costa
Costa
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

A avó do PiuPiu também… sem os óculos!

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  Costa
3 anos atrás

Mais um fazendo alusão ao símbolo fálico.

murilo
murilo
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

Me diga um único campeão de F1 nos últimos 30 anos que não tinha o melhor carro no ano que venceu.

Jandira
Jandira
Reply to  murilo
3 anos atrás

Kimi Raikkonen

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  murilo
3 anos atrás

Obrigada pela ajuda, Jandira. E o piloto é um lindo senhor!

Mônica
Mônica
Reply to  murilo
3 anos atrás

Que confiança é essa de chamar o meu gatão de lindo senhor? Já não me basta a Mortícia pra me tirar do sério?

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  murilo
3 anos atrás

Um simples elogio, Mônica! Admiro o porte e a postura de Kimi.

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

sua vó deve ser melhor que o Valteri né?

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  Marcelo Dalbelles
3 anos atrás

Vai ser difícil tirar a prova, porque iríamos precisar de dois carros da Renault Gordini, para que ambos disputem um “racha”.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

Como era a McLaren de Senna e Prost.
Vocês fãs do Senna são no minimo hipócritas. E muito recalcados.

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  Brabham-5
3 anos atrás

Só podia ser fã do antipático, que até hoje morre de inveja de Senna…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

De algumas corridas pra cá, a Red Bull está andando mais próxima, especialmente com o Verstappen. Nesse contexto, eu diria que poucos pilotos andariam à frente do Vertsappen, ainda que tivessem com uma Mercedes nas mãos. Quem? Charlinho, Ricciardo… poucos mesmo.
A maior parte, mesmo de Mercedes, ficaria atrás do Verstappen de Red Bull. Também ficariam atrás se o Hamilton estivesse na Red Bull.

Jonny'O
3 anos atrás

Caramba fiquei meio decepcionado pelo Stroll, seria uma zebra e tanto , é sempre saboroso ver alguém tachado de alguma forma, chegar vez ou outra e surpreender.
Mas não teria chances com Hamilton , impressionante o ritmo imposto no final pelo vencedor.
Bottas fez feio, não fez uma corrida digna de quem tinha chances mesmo que matemáticas .
A F1 atual peca pela falta de movimento nas equipes , a categoria rainha esta cada vez mais conservadora , embora tentem mostrar o contrario . Antes dos anos 90s um piloto pra ficar mais de 4 anos em um time era coisa rara , e sempre aquela conversinha que piloto novo tem que ficar chocando em time médio etc. Pra mim os maiores pilotos da F1 , todos , chegaram e no minimo no segundo ano já mostra a que veio.
O Bottas teve toda chance do mundo em time dominante , já deu !!!

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Jonny'O
3 anos atrás

Desculpe o vernáculo, Jonny’o.
Mas o Bottas não passa de um “Bossttas”, isso sim!

JURACY
JURACY
3 anos atrás

Flavinho ! voltando… Tem que ser mostrado ao Edgard Mello Filho…

https://www.corrieredellosport.it/formula-1/

abs

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

errei … corretor desgraçado !! rs…. Still I rise

Diego Ernani
Diego Ernani
3 anos atrás

Tenho quase certeza que o Gola Profonda tem algo a dizer sobre o dia de hoje.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Diego Ernani
3 anos atrás

Principalmente sobre o chororo de Lecrerc, que deve estar inconsolável até agora. kkkkkkk

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

Still I raise !!!

André
André
3 anos atrás

Max Verstappen é muito afoito e mimado. Pode ser arrojado e tal, mas nunca terá o equilíbrio psicológico do Hamilton.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  André
3 anos atrás

Cara, Verstappen tem 22 anos de idade, e é super rápido e maduro, basta ver o tanto de vez que ele confronta a equipe pelo rádio.

Hamilton hoje é um pilotaço, mas não se esqueça que ele ja perdeu campeonato pq atolou na entrada do box.

André
André
3 anos atrás

O maior de todos os tempos. Simples.

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  André
3 anos atrás

Você está falando do meu amado?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
3 anos atrás

Pelas minhas contas, ainda há um índice no qual LH está abaixo de Fangio, qual seja, o percentual de títulos ganhos em temporadas disputadas. Fangio ganhou cinco de oito (62,5%) e Hamilton sete de catorze (50%, curiosamente a mesma proporção de Schumacher quando ganhou seu sétimo titulo). Hamilton pode até superar esse número, mas teria de ganhar mais cinco títulos seguidos, chegando a 12 em 19 temporadas. P.S. – esses números são apenas estatísticas. Quando Vettel ganhou seu quarto titulo ele ostentava um percentual acima de 60% (quatro títulos em seis temporadas e meia). Hoje, esse mesmo percentual é de cerca de 30% (quatro títulos em treze temporadas e meia).

A. Coyote
A. Coyote
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

O Fangio não teve tempo de andar em carro ruim. A Brawn é a melhor equipe da F1 ever. 100% de aproveitamento. 1 temporada, 1 WDC e um WCC.
FUI.

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  A. Coyote
3 anos atrás

A Brawn GP teve 100% de aproveitamento, mas pra ficar na História teria que ser pilotada pelo meu amado!

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

Você é mais um torcedor do inglês viciado em números! Igualzinho aos que torceram pro alemão!

Tales Bonato
Tales Bonato
3 anos atrás

Já estou quase perdoando o Hamilton por ter miseravelmente deixado escapar o título de 2007. Além de todos os recordes que conseguiu desde então, seria o primeiro e único a ser campeão na temporada de estréia. Aínda por cima dividindo a equipe com o autoproclamado “melhor piloto do mundo”.

Depois do octa eu oficializo o perdão. kkk

Assombração
Assombração
Reply to  Tales Bonato
3 anos atrás

Farina ainda é o primeiro e único que foi campeão em sua temporada de estréia.

JURACY
JURACY
Reply to  Assombração
3 anos atrás

O que tem a ver o cú com as calças… Vá assombrar o chunda !

Assombração
Assombração
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Você, por acaso, é o advogado de defesa do Tales? Se for, está perdoado. Se não for, vá meter seu comentário em outro lugar!

Jose
Jose
3 anos atrás

Um comparativo entre Leclerc e Vettel nessa corrida confirma que monegasco andou muito mais que o alemão com estratégia semelhante. Perdeu o pódio (2) na ultima volta ,

tonhão
tonhão
Reply to  Jose
3 anos atrás

raiva de alemão, recalque do 7×1

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  tonhão
3 anos atrás

Leclerc andou muito mais que Vettel e o monegasco chegou atrás do alemão.

José, explique melhor essa matemática de maluco.

Al Eagle
Al Eagle
Reply to  Jose
3 anos atrás

Andou muito mais? A Ferrari deixou o Vettel no ar com o macaco no carro DEPOIS DOS 4 PNEUS TROCADOS.
Vettel foi de 11 a 4 ANTES DE TERMINAR A PRIMEIRA VOLTA.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Jose
3 anos atrás

Um comparativo entre Lecrerc e Vettel.
È que Lecrerc tem muito arroz com feijão para comer e muito para aprender para chegar aos pés de Vettel que tem 4 titulos mundiais.
Lecrerc vai ter correr muito mais que isso para chegar pelo menos ao 1º título e se dizer um bom piloto, até agora, no máximo está na média e olha lá.

Felipe
Felipe
Reply to  Jose
3 anos atrás

Os pit stops tiveram o mesmo tempo?

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Jose
3 anos atrás

Leclerc andou mais que o alemão em partes.
No início Vettel deu uma surra em Leclerc, que parou mais cedo para calçar os intermediários e com pneus mais aptos foi descontando a diferença, até passar o alemão. Esse foi o melhor momento de Leclerc. Até então empate.
Mas na última curva errou, e Vettel que vinha colado aproveitou e foi ao pódio.
Resumindo, Vettel foi melhor.

FRANCÊS MAL HUMORADO
FRANCÊS MAL HUMORADO
Reply to  Jose
3 anos atrás

Andou na grama vc quis dizer. Moleque tem muito o que aprender. Aliás HAmilton fez uma cagada atrás da outra nessa corrida, e batia um radinho “É o freio, é o freio Guys”. Sei. 49 voltas com o mesmo pneu. VETTEL destruiu nessa corrida. Melhor piloto na chuva da atualidade. Humilhou. Não por menos foi eleito o melhor piloto da prova.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Jose
3 anos atrás

Um comparativo na primeira volta, na ultima volta e no pós corrida ao cumprimentar Hamilton, mostra bem a diferença entre um tetracampeão talentoso e um menininho veloz mimado que vai levar uma surra do Sainz em 2021.
Velocidade só NÃO BASTA.

Orlando Caetano Filho
Orlando Caetano Filho
3 anos atrás

“Preparem-se. Ao lançar sua nova cruzada justo na Turquia de Erdogan, Hamilton mostrou que não está brincando. Que bom.” Este é o trecho. Não precisa mais que isso. O resto está no post sobre o capacete de Vettel. Abs.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

E teve gente que achincalhou o Pelé a 50 anos atrás quando chamou a atenção para as crianças desse País.

Hamilton é o maior de sua época já assegurou para sempre um lugar no patamar onde estão Fangio e Schumacher.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Pelé, que chamou a atenção para as crianças deste país e rejeitou a própria filha, fruto de um relacionamento extraconjugal?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Alfredinho
3 anos atrás

Sim, Pelé ele mesmo em 1969, num momento em que o Mundo olhava para o Brasil e mais uma vez fudemos tudo.

Ele disse essa frase em 19 de novembro de 1969 e logo depois (ainda em 19690 foi ridicularizado por uma infinidade de pessoas, mídia, imprensa e tudo o mais que Você pode imaginar. Ele não foi ridicularizado em 1991 quando a Sandra entrou na Justiça.

Acho que faltou um Flavio Gomes naquela época para escrever o texto em homenagem ao Pelé. O Hamilton é espetacular, mas está 51 anos atrasado.

Pelo menos naquele momento o Pelé tentou marcar um gol de placa, pena que os “influencers” à época cagaram e andaram para o Pelé.

Al Eagle
Al Eagle
Reply to  Alfredinho
3 anos atrás

Verdade

Antonio seabra
Antonio seabra
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Ricardo, quando ouvi o Hamilton falar pensei exatamente o mesmo, no que o Pelé, no dia do Gol 1000 (não o carro, bem claro).
So que aqui e naquela epoca, o Pelé foi ridicularizado pelo que disse….

tonhão
tonhão
Reply to  Antonio seabra
3 anos atrás

o Pele assim como Hamilton é um esportista extraordinario, mas o brasileiro enquanto ser humano é deploravel oposto do ingles

Macario
Macario
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Desculpe, mas além da bem lembrada questão da filha que não reconheceu, nunca enviou uma palavra de carinho e nem mandou coroa de flores em seu enterro, Pelé nunca se empenhou em nenhuma campanha antirracista – muito pelo contrário -, e ainda adorava bajular os generais da ditadura militar, que igualmente não fizeram absolutamente nada pelas ‘crianças’. Pelé foi o maior jogador de todos os tempos, mas um ser humano que deixou muito a desejar em diversas questões. Bem diferente de Lewis, que se consolida como maior piloto e dá seguidas demonstrações de humanidade e de comprometimento com causas importantes.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Macario
3 anos atrás

Recomendo leitura mais atenta da biografia do Pelé e suas ações humanitárias. desenvolvidas nos últimos 60 anos.

Não estou falando que Ele é um Santo, mas o que Você escreveu não é a realidade.

A. Coyote
A. Coyote
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

O Pelé sempre foi um b%#$%. Um cara que contra a natureza, contra a lei e contra inúmeras decisões judiciais renegou uma filha a vida toda e cretinamente mandou uma coroa de flores no dia do velório da mesma. Cara nojento, digno de desprezo. Jamais vou enxergar Hamilton e esse pulha no mesmo balaio.
Fui. (enojado).

Paulo Lopes
Paulo Lopes
3 anos atrás

Que texto espetacular! Delícia de ler…emocionante!
Destaco: “Hamilton vai continuar na luta. Por poles, vitórias, títulos. Porque tem uma talento extraordinário para pilotar e a vida fez com que, em algum momento, os caminhos dele e da melhor equipe de todos os tempos, a Mercedes, se cruzassem. E do alto da condição de estrela maior de uma categoria vista por bilhões de pessoas em todo o mundo, vai seguir brigando por aquilo em que acredita. A elitista e excludente Fórmula 1, que sempre se colocou acima do bem e do mal, que ao longo de suas sete décadas desprezou olimpicamente mazelas universais como o apartheid na África do Sul ou as ditaduras sanguinárias da América do Sul, passará a ser questionada por seu personagem mais vitorioso”.

Felipe
Felipe
3 anos atrás

Se a Ferrari mais uma vez não tivesse sabotado Vettel, que estava na frente de Hamilton e não precisava da segunda parada (que pra ajudar a Ferrari fez em incrives 5,3s) teria ganho ou na pior das hipóteses um 2 lugar facil… Bom, dizem que na chuva os talentos aparecerem, Charlinho e Veratappinho tem muito feijão pra comer pra chegar perto do hepta e do tetra.

Reginaldo Pola
Reginaldo Pola
Reply to  Felipe
3 anos atrás

Exatamente isso, Charlinho e Verstapinho tem muito feijão para comer e chegarem ao 1º titulo, coisa que no momento está infinitamente longe deles.

Inácio Araujo
Inácio Araujo
3 anos atrás

Só uma coisa, Turquia também não é exatamente uma campeã dos direitos humanos. Posso ter pulado, mas acho que,vc esqueceu de menciona-la.

Al Eagle
Al Eagle
3 anos atrás

Hamilton não se contenta em fazer parte da história, ele exige escrever as páginas do momento que vive. O primeiro e ÚNICO negro a jamais correr na categoria e o melhor piloto de todos os tempos.

Vettel pediu antes de entrar nos boxes, para colocarem pneus slicks e a e Ferrari não só colocou pneus intermediários, como o mecânico (que agora deve ter recebido uma bela promoção do Mattia Bitrutto) resolveu segurar o carro do alemão com o macaco não deixando ele sair dos pits, mas no final nem isso fez o favelado monegasco queridinho de Maranello chegar na frente do alemão, que numa cena muito legal foi até o carro de Hamilton lhe cumprimentar.

Deu pena do Stroll, fazia uma corrida decente e a equipe resolveu inventar em estratégia, muito amadorismo, quem está na frente tem de seguir à risca o manual da normalidade, quem arrisca é quem não tem nada a perder.

Vivo fora do Brasil e ter de cair da cama 5 da matina pra assistir uma corrida é complicado, ainda bem que valeu a pena (é que eu também não gosto de rasgar dinheiro e como pago as 9 doletas pra assistir pelo streaming da F1.com…)

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Al Eagle
3 anos atrás

Ainda bem que a Ferrari não escutou o Vettel para colocar pneu liso.
Stroll teve que parar porque não tinha mais pneus, ou você não viu que em 5 voltas o Peréz tirou 10 segundos?

Al Eagle
Al Eagle
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Você me contradiz concordando comigo? Os pneus do Stroll foram pro saco porque a pista estava seca demais pra pneus de chuva ou intermediários novos que se despedaçavam. Tanto que Hamilton e Perez se deram bem no final porque gastaram os pneus suavemente e no final tinha pneus completamente lisos no centro.
Se a Ferrari escuta Vettel, ele voaria no final da prova, só que aí corria o risco de chegar na frente do Lel-Lec que jamais teria culhões pra pedir pneus slicks, visto a lambança que foi seu início de corrida.
Vettel sabia que podia guiar com slicks naquele asfalto.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Os pneus de Stroll desgastaram muito rápido por conta de uma falha na asa dianteira que fazia o carro escorregar demais.
Vettel que na Hungria probiu a equipe de colocar pneus macios nele e sim os medios com certeza mudou de opiniao e seguiu a equipe usando a borracha intermediaria sugerida.
Mas é claro que vc é o grande sábio que acha que dava para por pneus pra seco, todos os pilotos (inclusive Vettel) que pararam e mantiveram a borracha pra pista úmida não sabem absolutamente nada.

Silvio Eugenio Nunes Gouveia
Silvio Eugenio Nunes Gouveia
3 anos atrás

Pela primeira vez na vida eu estou vendo a História desse esporte que acompanho desde os verdes 10 anos quando ganhei um autorama…Sou eternamente grato a Lewis Hamilton! O Melhor de Todos da minha era de ser humano! Pensei ver um dia a História do futebol torcendo para a Lusinha do Canindé…ainda sigo nessa Esperança! O Esporte quando praticado por um Ser Humano Digno fica de exemplo para todos os Tempos. Um inglês digno, nascido num país imperialista,
ensinou hoje uma lição para toda a Humanidade!

JURACY
JURACY
Reply to  Silvio Eugenio Nunes Gouveia
3 anos atrás

Parabéns!!! Silvio, vc sintetizou tudo de forma perfeita…Que legal!

Alexandre Kajihara
Alexandre Kajihara
3 anos atrás

Oi, Flávio! Cirúrgico, como sempre. Só uma observação: creio que o primeiro título do Hamilton tenha sido em 2008 (em 2007 o campeão foi o Kimi).

Forte abraço!

Hassan
Hassan
Reply to  Alexandre Kajihara
3 anos atrás

Voce leu errado, “eu perdi um campeonato nos boxes em 2007” foi o comentario.

Vitor Viegas
Vitor Viegas
3 anos atrás

Istambul, o melhor dos tilkódromos. Hamilton, o melhor dos pilotos. Junte uma pista boa com um pilotaço e temos isso: espetáculo.

Corridão do Perez e Vettel, aliás, as duas Ferraris foram muito bem, mas o alemão precisava de uma despedida digna na scuderia, ainda mais com aquele capacete na Turquia…

Já Verstappen… tem um talento inegável, mas ainda precisa dosar a agressividade, coisa que só a experiência ensinará.

Ótimo GP.

Al Eagle
Al Eagle
Reply to  Vitor Viegas
3 anos atrás

Pois agora amigo, não sou do tipo “hater”, nem tenho nada contra com o Max, mas… Experiência? Ele está ali desde 2015. Ou aprendeu ou não aprende nunca mais.
Abraço.

A. Coyote
A. Coyote
Reply to  Al Eagle
3 anos atrás

Eu sempre espero que o cara aprenda. Sou admirador do Verstapen porque ele é muito foda. Mas vc tem razão. Ele já não é iniciante e sim veterano e talvez não aprenda mais. Porém o que ele sabe é mais do que suficiente para ser campeão. Falta-lhe um carro, mas isso não depende dele.
FUI.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Al Eagle
3 anos atrás

Calma, todos os pilotos passam por uma curva de aprendizagem forte. É normal. Vettel, Senna, Schumacher, Piquet, Prost (como esquecer que ele rodou na volta de apresentação) já tiveram corridas para esquecer (Senna e a a entrada do tunel em Monaco…) e absolutamente todos os pilotos no mundo todo, não só da F-1, tem o seu “dia de cão. Basta perguntar ao Flavio Gomes, que al´ém de cobrir a F-1 é também piloto.

Rene
Rene
Reply to  Al Eagle
3 anos atrás

Aprende ainda, tem só 23 anos e vai amadurecer, isso faz diferença mesmo com 5 anos na F1. O Hamilton ė exemplo de quem amadurece e melhora.

jader
jader
3 anos atrás

Bela vitória do Hamilton, o cara é mito.
:-P
Ponto engraçado da corrida foi o grito de ‘uhull’ do Lando Norris ao passar o Stroll na parte final da corrida. Ri demais disso.

JURACY
JURACY
3 anos atrás

Saudações Flavinho Gomes !

Li atentamente a postagem e logo me remeti a Fiódor Dostoiévski e suas obras em nome da humanidade…

Hoje o Mundo se rende a um piloto, aliás, ser humano, maior do que a marca que ele representa, a da revolução industrial, dos legados na medicina de Robert Koch até as máquinas supremas alemãs, como esse carro que recebe em seu cockpit um ser humano pra lá de grande, um ser especial…

Carl Lewis Hamilton, o maior de todos os tempos, por mais que Galvão Bueno em sua empreitada de se apropriar dos direitos de Senna, o avacalhasse desde a primeira prova, das torcidas ao longo de sua carreira por grande parte da imprensa nacional ( lá fora é rei ) tentando fazer de Felipe Massa um novo Senna, resgate daqueles chatos de final de semana, que pararam de assistir corridas. Uma coisa horrorosa !

Como colecionador, leitor entre tantas atividades ligadas ao automobilismo, dou por encerrado minha preocupação com o campeão e as agressões constantes, e agora, depois de acompanhar todos os treinos, corrida, vou só ler o que os seus seguidores escreverão, e com certeza absoluta, alguém escreverá : Mas com esse carro ?! Idiotas…
Abs

Eu me dou por satisfeito e aos 65 anos, deixarei de brigar por este garoto fantástico, de ter ao telefone meu amigaço Serginho Maurício para falar de corridas, de responder a comenta´rios idiotas como : ” ah, se ele pilotasse uma Williams “, “Verstappen é melhor “, uma quantidade imensas de insanidades destiladas contra o maior de todos , um pouco abaixo de Jim Clark, o Deus do automobilismo,

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  JURACY
3 anos atrás

Concordo que o Clark foi certamente o melhor de sua época, como Hamilton é hoje, como Fângio e Schumacher já foram também.

Dominantes como Eles… somente Eles.

Seria interessante ver essa galera com 28 anos, os 4 na pista, com o mesmo carro, sem diferenças de conhecimento técnico… todo em ótima forma física é no auge da técnica… seria um pega para capar. Pena que isso é impossível. Pena que essa comparação nunca poderá ser feita.

Claro que não sou o único a pensar dessa forma, e hoje fiquei muito feliz em ver o Tetra , Campeão Mundial Vettel falar a mesma coisa. Hamilton é um dos grandes, o melhor do melhor de sua época, como é bom poder acompanhar a historia sendo escrita a cada prova. É para contar para os netos… o engraçado será ver os nossos netos questionarem se o Hamilton era tanto assim em comparação as feras que estarão nas pistas daqui a 25 anos.

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Apenas para ser justo com Bottas e sua corrida à la Massa em Silverstone. Houve um toque com Ocon, não a rodada na largada, e que desalinhou toda a suspensão dianteira da sua Mercedes. Aparentemente… não, pudemos mesmo ver que o carro estava inguiável.