N’OVAL (3)

RIO (amamos tudo isso) – Sempre que um piloto ganha uma corrida pela primeira vez é um dia especial. E hoje foi um desses domingos inesquecíveis. Sergio Pérez levou 190 GPs para vencer o primeiro, na reta final de sua décima temporada na F-1. “Espero não estar sonhando”, disse “Checo” ao fim da penúltima etapa do Mundial, disputada no anel externo do circuito do Bahrein com o nome de GP de Sakhir.

Não estava.

A bandeira do México no pódio: segundo piloto do país a vencer na F-1

Foi a terceira vitória de um piloto mexicano na história da F-1. Antes dele, Pedro Rodríguez havia vencido os GPs da África do Sul, em 1967, e da Bélgica, em 1970. Pérez é 110º ganhador da categoria. A Racing Point, da mesma forma, chegou ao seu primeiro triunfo e se tornou a 36ª equipe a vencer na F-1, incluindo os times ganhadores das 500 Milhas de Indianápolis entre 1950 e 1960, quando a prova fazia parte do calendário — embora a turma da Europa não participasse.

A Jordan, sua antecessora, de cujas costelas nasceram MF1, Spyker, Force India e a atual equipe rosa que no ano que vem muda de nome de novo, para Aston Martin, venceu quatro vezes. A saber: Bélgica/1998 (com Damon Hill), França e Itália/1999 (com Heinz-Harald Frentzen) e Brasil/2003 (com Giancarlo Fisichella).

O resultado no Bahrein: vitória inédita de Pérez, primeiro pódio de Ocon

Foi uma corrida espetacular, cheia de dramas e ironias. Drama maior, o de George Russell. Por um erro bizarro da Mercedes numa troca de pneus, o inglês que fez sua primeira prova pelo time alemão, substituindo Lewis Hamilton, deixou de conquistar sua primeira vitória na primeira vez em que teve um carro decente para correr. Ironia: o erro aconteceu graças a uma batida besta de seu substituto na Williams, Jack Aitken, na 61ª volta da corrida. O safety-car foi acionado duas voltas depois e a Mercedes achou por bem trazer seus dois pilotos para os boxes, para colocar pneus novos.

Não havia necessidade. Tanto Russell, líder, quando Bottas, segundo colocado, tinham certa tranquilidade na frente. Ainda assim, uma troca não era totalmente sem sentido, e por isso a equipe chamou os dois. Mas um problema na comunicação de rádio com os mecânicos responsáveis pelos pit stops se transformou numa das maiores trapalhadas dos últimos tempos. George parou, e os mecânicos colocaram em seu carro pneus destinados a Bottas. Quando ele saiu, Valtteri estacionou. O erro foi percebido. Seus pneus foram retirados e colocados de novo, numa demora interminável. Bottas voltou à pista em quinto. O time chamou Russell imediatamente para tirar os pneus que deveriam ter sido colocados no outro carro. Aí foi o inglês que perdeu terreno, caindo ele para quinto, atrás de Bottas.

George, então, iniciou uma recuperação alucinante nas voltas seguintes a partir da relargada, na volta 68, passando Bottas, Stroll e Ocon para iniciar o ataque ao inesperado líder, Pérez. Foi quando, na volta 76, a 11 do final, o engenheiro de Russell entrou no rádio do piloto para avisar que um pequeno furo num pneu havia sido detectado, e ele teve de fazer seu quarto pit stop, caindo para 15º e perdendo qualquer chance de vitória.

Ouviu-se um lamento dolorido pelo rádio. Não havia mais o que fazer.

O choro de Russell: outras oportunidades virão

Jorginho ainda terminou a prova em nono, fez a melhor volta da corrida e marcou seus primeiros pontos na F-1. A Mercedes foi multada em 20 mil euros pelo erro na colocação dos pneus errados, mas o piloto se safou de qualquer punição.

Num primeiro momento, Russell não se conformou com o que aconteceu. “Estou arrasado, a vitória saiu das nossas mãos duas vezes, isso nunca tinha acontecido na minha vida.” Depois, o menino derramou-se em gentilezas a Pérez. “Ninguém mais do que ele merecia uma vitória. Mas não precisava ser hoje!”, brincou, mostrando maturidade e serenidade. “Estou orgulhoso do trabalho que fizemos. Não foi agora, espero ter outra chance no futuro”, falou.

Pode ser que tenha. A presença de Hamilton em Abu Dhabi, domingo que vem, ainda não está garantida — ele ainda se recupera da Covid-19 e talvez não possa entrar nos Emirados Árabes se não testar negativo nos próximos dias.

Bottas, o grande perdedor do dia: atuação ruim desde a largada

O grande derrotado da noite amena no Bahrein, 21°C e um ventinho gelado de outono, foi Bottas. Depois de fazer a pole ontem, tinha uma quase obrigação de vencer a corrida tendo como companheiro um garoto que sentara no carro da Mercedes pela primeira vez dois dias antes. Mas as coisas começaram a dar errado para ele na largada. Porque largou mal. Perdeu a ponta antes da primeira curva e, aí, viu Russell começar a se distanciar, mantendo um absoluto controle sobre a corrida.

Com sua frieza habitual, Bottas reconheceu que largou mal, mas disse que antes do safety-car seu ritmo permitia imaginar que brigaria pela vitória com Russell no final. E não é mentira, ele estava se aproximando do inglês. Depois da confusão no pit stop, porém, despencou no pelotão e, com pneus duros usados, foi presa fácil para vários adversários. Terminou em oitavo. Mas evitou criticar o time. “Normalmente a gente acerta tudo. Erramos desta vez, e quando erramos erramos como equipe. Não faz sentido criticar ninguém agora. George fez um grande trabalho e provavelmente venceria hoje. Deu azar”, resumiu, com elegância.

Depois da corrida, Leclerc se desculpa com Pérez: mesmo caindo para último, mexicano venceu

A prova teve seu primeiro safety-car logo na primeira volta, quando Leclerc mergulhou por dentro na curva 4 para tentar passar Pérez e Verstappen, e acabou batendo no mexicano. O holandês da Red Bull conseguiu desviar do carro rosa, mas acabou se chocando contra a barreira de pneus. Resultado: Leclerc e Verstappen fora, Pérez caindo para a última colocação e um pedido de desculpas ao final da corrida. Na confusão geral, Sainz apareceu em terceiro, com Ricciardo em quarto e Kvyat em quinto.

A relargada aconteceu na sétima volta e o espanhol da McLaren partiu para cima de Bottas. Passou e levou o troco. Russell se mandou. Ninguém mais se lembrava de Pérez. Mas o mexicano foi à luta. Na 11ª volta, já estava em 11º prestes a entrar na zona de pontos de novo. Jorginho se estabilizava na ponta mantendo Bottas a dois, três segundos de distância. Os pit stops da Mercedes iriam demorar. Largando com médios, os dois relatavam aos boxes que a condição da borracha era boa, e seguiam com segurança em primeiro e segundo, a léguas do terceiro colocado.

Primeira parada de Russell: nessa, tudo bem; na seguinte, trapalhada da Mercedes

Foi só na volta 46 que Russell parou, para colocar um jogo de pneus duros e ir até o fim da prova. Voltou em segundo, 20s6 atrás de Bottas. mas começou a descontar. Quando Valtteri parou, na volta 50, perdeu a ponta e voltou mais de 8s atrás do jovem inglês. A vitória estava nas mãos de Russell, se nada de excepcional acontecesse.

E não aconteceu durante algum tempo, embora Bottas esboçasse uma reação. Depois de todos os pit stops, as cinco primeiras posições na volta 52 eram: Russell, Bottas, Sainz, Kvyat e Ricciardo. Pérez era o nono. Veio então um safety-car virtual por conta da quebra de Latifi, e alguns carros foram para os boxes para colocar pneus novos. Foi quando o mexicano renasceu na corrida. Ganhou as posições dos que pararam e apareceu em quarto. Na relargada, passou Ocon numa bela manobra e assumiu o terceiro lugar. Russell e Bottas estavam longe demais, mas de novo o acaso entrou em campo. Ou na pista, sendo mais preciso.

A asa de Aitken: safety-car e início das trapalhadas da Mercedes

Era a volta 61 das 87 previstas para o GP de Sakhir. Jack Aitken, substituto de Russell na Williams, roda bisonhamente na entrada da reta dos boxes e bate o bico, deixando sua asa dianteira no meio da pista. Primeiro, um safety-car virtual. Duas voltas depois, o carro de segurança entra na pista. E a Mercedes chama seus pilotos para levar a cabo a presepada do ano, já descrita lá em cima.

Mesmo assim, Russell ainda teve a chance de vencer, quando se livrou de três carros em cinco voltas depois da relargada, na volta 68. Quando o time alertou para o furo no pneu traseiro esquerdo, estava 2s2 atrás de Pérez, com dez voltas para chegar e passar — o que fatalmente aconteceria. Bottas, por sua vez, se arrastava com pneus duros usados, os mesmos que tinha quando parou pela segunda vez e foram recolocados em seu carro porque os originais estavam no de Russell. “Fizemos uma merda monumental”, definiu o chefe Toto Wolff.

Pérez: liderança graças à trapalhada da Mercedes e primeira vitória mexicana em 50 anos

Com a nova parada de George, Pérez respirou aliviado e se viu diante da possibilidade de ganhar pela primeira vez na F-1. Atrás dele estava Ocon, da Renault, que não tinha carro para chegar. Em terceiro vinha o companheiro do mexicano, Lance Stroll. E o pódio ficou assim. Ocon conseguiu seu melhor resultado na F-1 e, como Pérez, cruzou a linha de chegada chorando. Levou seu primeiro troféu para casa. Com o terceiro lugar de Lance, a Racing Point conseguiu o melhor resultado de sua história e firmou-se em terceiro no Mundial de Construtores com 194 pontos, abrindo dez de vantagem sobre a McLaren.

Sainz, Ricciardo, Albon, Kvyat, Bottas, Russell e Norris fecharam a zona de pontos. A festa da turma da Racing Point (todo respeito agora, é time que ganha corrida!) foi linda, com abraços, beijos, sorrisos e lágrimas. “Sonhei com este momento por dez anos. Achei que na primeira volta tudo estava perdido, mas nunca desisti. Sobre o futuro, estou em paz comigo. Não está mais nas minhas mãos. Se não estiver aqui no ano que vem, volto em 2022”, disse o mexicano.

Sergio no pódio: “Espero que isso não seja um sonho”

Pérez está fora da futura Aston Martin, sucessora da Racing Point, porque Vettel foi contratado pelo novo time para parear Stroll. Outra ironia: foi Sergio quem, em 2018, salvou a equipe de fechar as portas entrando com uma ação na Justiça que permitiu que a então Force India caísse num regime de recuperação judicial, em vez de falir de vez. Pagou salários de funcionários. E dois anos depois acabou demitido.

Sua chance de continuar correndo reside numa única possibilidade: a Red Bull, que ainda hesita para dispensar Albon e mudar sua política de só usar pilotos formados em suas fileiras. O tailandês fez mais uma prova discreta e chegou em sexto. Semana passada, mais uma ironia, conseguiu seu segundo pódio no ano graças à quebra do mesmo Pérez nas voltas finais do GP do Bahrein.

Pietro, 17º: cumpriu o que a equipe pediu e chegou ao final de seu primeiro GP

A corrida também marcou a estreia do brasileiro Pietro Fittipaldi, que chegou em 17º — o último entre os que terminaram a prova. Não cometeu erros, trouxe o carro intacto para casa, como se diz, e andou num ritmo parecido com o de seu companheiro na Haas, Kevin Magnussen.

Pietro terá a chance de fazer seu segundo GP domingo que vem em Abu Dhabi, já que Grosjean não tem condições de correr. “Foi uma loucura, difícil de andar no tráfego, frear atrás de outros carros, mas aprendi muito. Meu objetivo era terminar meu primeiro GP, e terminei”, falou, com humildade e sinceridade. Fez sua parte.

Russell na frente de Bottas: finlandês colocado em xeque

O GP de Sakhir deixou algumas lições, duas delas bem claras. Bottas vive um momento delicado, e se andar atrás de Russell de novo na prova que encerra o campeonato pode entrar numa espiral depressiva difícil de reverter. A outra foi a confirmação do talento de Russell, que na primeira chance que teve com um carro bom nas mãos mostrou que pode ganhar corridas, confirmando o acerto da Mercedes em apostar nele para o futuro. “Ah, e mostrou também que Hamilton não é tudo isso, qualquer um ganha com esse carro”, vão dizer os que insistem em não reconhecer o talento de Lewis, heptacampeão mundial.

Bom, uma afirmação dessas é uma bobagem tão grande que dá até preguiça de argumentar com quem pensa assim. Em vez de perder tempo discutindo teses rasas baseadas em uma única corrida, prefiro celebrar a emocionante vitória de Pérez, o inédito pódio de Ocon, a beleza do GP de hoje. Como digo sempre, provas como essa servem para nos lembrar que a F-1 respira, sim, e que o papo de que está chata e previsível é conversa de quem não sabe apreciar um lindo espetáculo.

Subscribe
Notify of
guest

180 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Pinheiro
Alex Pinheiro
3 anos atrás

Quer dizer que o menino criado nas comunidades de Mônaco (e contratado pela mítica Ferrari) perdeu o talento e o encanto depois de tantas barbeiragens ao longo da temporada?

José Roberto Pedreira
José Roberto Pedreira
3 anos atrás

Para quem não entende o quanto é difícil pilotar um carro na fórmula 1 sugiro ouvir a entrevista do Pietro depois da corrida. Cada volta é um mistério para quem não domina o carro. Só com a experiência é possível entender e desvendar todas as variáveis. Fazer o básico todos fazem, o resto é falácia.

João Paulo Dias Evangelista
João Paulo Dias Evangelista
3 anos atrás

“Max foi ao pódio com o sorriso dos vencedores, daqueles que estão acostumados com a vitória, daqueles que buscam que elas sejam regra, não exceção. Sempre reparo nessas coisas. Atleta que chora demais quando vence é porque sabe que vai vencer pouco. Não, não é nenhuma indireta a Barrichello. O caso dele se encaixa nesse perfil, claro, mas estou falando genericamente, e de todos os esportes.”
https://flaviogomes.grandepremio.com.br/2016/05/mont-melhores-3/

Quando vi o pódio ontem imediatamente lembrei desse post.

Concordo plenamente com o citado a cima. Checo, assim como Barrichello, sabe que o que aconteceu ontem foi exceção. Talvez a única vitória.

Bom piloto, mas nada indica que estará entre os campeões.

Amaral
Amaral
3 anos atrás

Me peguei pensando numa coisa…
E se fosse o Hulkemberg que tivesse substituído o Hamilton, tivesse feito uma corrida tão pica das galáxias quanto a do Russell (poderia perfeitamente, é bom piloto, azarado mas é bom, garantiu uns bons pontinhos pra Racing India que podem definir o terceiro lugar pra eles!), liderado mais da metade da corrida, e ficado fora do pódio na melhor chance de finalmente espantar a urucubaca e fazer seu primeiro pódio na carreira?
Russell pelo menos espantou a uruca da falta de pontos. Já saiu do zero, coisa que parecia que o incomodava muito.
Hulk aparentemente terá sua zica eternizada nos anais da história. A menos que Latifi tenha uma vida longa na F-1…

Rogerio Kezerle
Rogerio Kezerle
3 anos atrás

Muito bom ver Checo ganhar. Ficar com Stroll é coisa de papai mesmo. Mas fazer o que.. Como Checo mesmo disse, na Formula 1, nem sempre os bons ficam.
Russel foi sensacional, na minha humilde opinião. Bottas devia estar pensado que deram o golpe nele e colocaram o Hamilton no carro…kkkkk
Bottas realmente não faz jus à uma Mercedes. Podia ir para a Willians numa troca por Russel…..

A. Coyote
A. Coyote
3 anos atrás

Rapaz, essa prova foi muito boa. Eu não assisti porque a TV aberta não mostrou e minha operadora de TV a cabo inexplicavelmente tirou, dentre outros, o canal que passou essa corrida.
Apesar da bondade da corrida, do espetáculo, a Mercedes foi sinistra. Difícil, senão impossível acreditar que ela cometeu um erro tão (o que é mais do que estúpido? não sei) mais do que estúpido. E se ela quer manter o George Russel sob promessas vagas enqto premia o medíocre Bottas ela já o perdeu para a Red Bull que tem muito dinheiro e não tem nada de boba. Decida-se, Wolf. Comprometa-se formalmente com o garoto ou se dê por vencido porque é o que vai acontecer.
Pietro Fittipaldi… Ah Pietro. Ninguém esperava milagre, mas chegar atrás da única Williams é ser o primeiro depois do último. Nome não pilota carros. Nem bicicleta. Nem patinete.
Abs.

Wolfpack
Wolfpack
3 anos atrás

Hoje a Mercedes correu pra afirmar que Russel não pode substituir Bostas. Que é impossível, etc. Claro, se possível, a Mercedes substituiria o Bostas pelo Stroll. A montadora alemã não gosta de concorrência, se possível se chamaria torta de tão asséptica e conservadora. Assim Amilton vai ganhando tudo até alguém encontrar um motor melhor, talvez outro alemão. Essa F1 de um único piloto é um saco. Bostas não deveria nem ter ganho um assento na Williams, imaginem na marca da estrela.

Diniz
Diniz
3 anos atrás

Congratulations! Excelete post.

JURACY
JURACY
3 anos atrás

Posso melhorar Zé Maria…Valeu a dica !!! abs

Em tempos * tive excelente educação e a uso quando preciso…

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
3 anos atrás

APENAS UMA IDÉIA : já pensaram uma corrida no sabado de uma hora no anel externo das pistas,
e uma no domingo normal….a Fia bem que podia fazer isso …o que acham ?

Niki
Niki
3 anos atrás

De acordo com o Business Book GP, Hamilton receberá um salário de € 47 milhões em 2020 e Russel com um salário de 750 000 euros. Toto Wolff nesse momento deve estar sorrindo de orelha a orelha, enquanto protela a assinatura do contrato do Hamilton as vagas nas melhores equipes vão se fechando, e no momento apenas a RBR poderia atrair um pouco o Hamilton. Enquanto a equipe quer contar com sua experiência em 2022, onde tudo pode mudar, o inglês em vez de retribuir tudo o que a Mercedes lhe proporcionou e assinar por mais de dois anos, quer apenas o garantido 2021, e Russell mostrou que pode andar rápido e vencer também e ainda dar uma boa economia para os cofres da Mercedes.

Andre Araujo
Andre Araujo
3 anos atrás

Certeza que depois do Russel, se tivesse recebido a quadriculada, o Bottas o alcançaria, Hamilton excelente piloto, do outro mundo é a carroça.

FRANCÊS MAL HUMORADO
FRANCÊS MAL HUMORADO
3 anos atrás

MERCEDES NÃO IA DEIXAR. Eu falei antes da corrida. Agora dá o carro do HAmilton pro BOTTAS correr na proxima. FAz uma troca de carros. A máscara vai cair. LEgal que Toto venceu mesmo assim, a final a Aston MArtin é o futuro dele. E ironicamente o carro do VEttel venceu nas mãos do Perez. Fim de ano bastante revelador.

Robson Guimarães
Robson Guimarães
3 anos atrás

Aimmm, se não achar Amilton o melhor de todos os tempos, é porque não entende nada de F1. Basta lembrar daquela atuação memorável no GP de……….. vixi, não existe. Ah mais teve o campeonato que ele não teve o melhor carro, que foi em ……… vixi, sempre teve o melhor carro.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Robson Guimarães
3 anos atrás

Não consigo lembrar de algum piloto que, nos últimos 30 anos, tenha sido campeão sem ter o melhor carro.

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
Reply to  Robson Guimarães
3 anos atrás

Sempre os campeões tiveram o melhor carro , aliado a competência deles
é que vieram os titulos…a sim um pouco de sorte tambem…

Fernando
Fernando
Reply to  Robson Guimarães
3 anos atrás

Basta lembrar daquela atuação memorável no GP de ……….. Monza-2018, Singapura-2018, Alemanha-2018, Hungria-2009, 2013 e 2019, Turquia-2020, Espanha-2017, EUA-2017, Silverstone-2008, Monaco 2008 e 2019, Mexico-2019.

Essas só que eu lembrei agora aqui de cabeça, sem nenhuma pesquisa, como tem pessoas que não enxergam o óbvio.

Alanis
Alanis
3 anos atrás

Bastante irônico a catástrofe com o Russell iniciar bem na volta 63

Edu Zeiro
Edu Zeiro
3 anos atrás

Bicho, me impressiona aqui a quantidade de papagaios, que não param de repetir a mesma besteira (“melhor carro, melhor carro, melhor carro) e, o que é pior, na qual ainda acreditam ser a verdade absoluta… Outra coisa, só como observação e para pensar, Bottas continuou com os mesmos pneus, duros, usados, após a lambança da Mercedes. Ora, uma coisa é você andar na frente assim, outra é estar no meio do pelotão, com todo mundo abrindo asa. Notem que após a relargada, somente Russell, de pneus novos, conseguiu efetuar ultrapassagens.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

O que você quer que a gente escreva, sabichão? “Pior carro, pior carro, pior carro…”

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Alfredinho
3 anos atrás

Papagaio! O sabichinho vestiu a carapuça!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alfredinho
3 anos atrás

O entendido em corridas e pilotos ficou cansadinho de tanto ouvir que é o carro da Mercedes que faz a diferença?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Alfredinho
3 anos atrás

Fiquei, não, sabichinho especialista. É sempre divertido escutar um papagaio falando.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alfredinho
3 anos atrás

Você quis dizer, dois papagaios: eu e você. Cada um repetindo o que lhe convém.

sandro
sandro
3 anos atrás

Flavio, Ok que na regra diz que os pilotos devem ter seus pneus, mas pergunto: o que indica essa regra ? pra que uma regra dessa se os carros são iguais e de uma mesma equipe e com mesma borracha, mesma calibragem ?

Fernando
Fernando
Reply to  sandro
3 anos atrás

Porque muitas vezes na corrida os pilotos tem que usar sets de pneus que já foram utilizados nos treinos livres ou no qualify.
Portanto cada piloto tem os seus pneus.

karlo
karlo
3 anos atrás

Com o numero 51 nunca vai ser Campeão Mundial!

Jose RDS
Jose RDS
3 anos atrás

~Só tô achando estranho esse pneu furado! Corrida perto do fim, não dava pra deixar e ver até onde dava pra chegar? Perdido por perdido, era tentar e ver no que dava. Quiseram justificar renovar com o finlandês não deixando o Russel chegar na frente!?
E quase que nem com essa ajuda o Bottas chega na frente do Russel

José
José
Reply to  Jose RDS
3 anos atrás

Cara e o risco de um acidente? Já pensou se estoura um pneu e a telemetria mostra que a equipe ou o piloto sabiam e mesmo assim continuaram?

Assombração
Assombração
3 anos atrás

Eu fiquei com a sensação de que a última troca de pneus da Mercedes teve um CHEIRO DE PODRE.

André
André
3 anos atrás

Era para Pérez ter ido para Ferrari. Mas novamente a escuderia fez escolha errada…

JURACY
JURACY
3 anos atrás

Saudações Flavinho Gomes…

Só preciso lembrar : Lewis Carl Davidson Hamilton (Stevenage, 7 de janeiro de 1985) é um automobilista britânico. Sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, nos anos de 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020, Hamilton é considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos, e um dos desportistas mais bem sucedidos da história.

Atualmente na equipe Mercedes, Hamilton tem o maior número de vitórias em Grandes Prémios de F1, com 94 triunfos (ele ultrapassou Michael Schumacher após vencer o Grande Prêmio de Portugal de 2020 em 25 de outubro de 2020)[2] e também é o primeiro em número de títulos mundiais de F1, juntamente com Schumacher (7). Detém ainda outros recordes absolutos, como o de maior número de pontos na carreira (3713), o maior número de pole positions (97), o maior número de pódios (162), o maior número de Grand Chelem em uma temporada (3) e o maior número de pontos em uma temporada (413).

Além de ser comparado com os grandes pilotos de Fórmula 1, tem como ídolo o ex-piloto Ayrton Senna. Isso ficou ainda mais evidente quando Lewis Hamilton se igualou em números de pole position a Ayrton Senna no Grande Prêmio do Canadá de 2017, no qual ganhou da família de Ayrton, ainda na pista, um capacete usado por Senna na corrida, não conseguindo conter as lágrimas. No mesmo ano no Grande Prêmio da Itália, Lewis marcou sua pole de número 69 superando àquela altura a marca de Michael Schumacher de 68 poles, se tornando assim o recordista de pole positions.

Agora, pode escrever tudo, Mulambada que não conhece nada de F1…

Abs

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  JURACY
3 anos atrás

Valeu, Juracy!
Do Hamilton, você sabe tudo!
Agora, no quesito “ser educado”, aí você deve ter cabulado algumas boas aulas na sua infância.
Segue o jogo. . .

JURACY
JURACY
Reply to  Zé Maria
3 anos atrás

Posso melhorar Zé Maria…Valeu a dica !!! abs

Em tempos * tive excelente educação e a uso quando preciso…

ms
ms
Reply to  Zé Maria
3 anos atrás

ui ui ui….quantas “farpinhas” venenosas !!!! Afeee……POR….FAVOORRRR !!!TRAGAM meus sais !!!!!

Bebop Playlist
Bebop Playlist
3 anos atrás

Que corrida, QUE CORRIDA! Concordo plenamente com Russell, ninguém merecia mais do que Checo, o midfield king à uma década. Já disse e repito, o futuro da categoria parece muito bom, com carros mais palatáveis, uma distribuição mais justa e sustentável do dinheiro e três grandes talentos que tem tudo pra disputarem palmo a palmo por anos a fio: Russell, Leclerc e Verstappen.

Alex Gonca
Alex Gonca
3 anos atrás

Dica pra fãs de Schumacher:

Quem for fã de Schumacher – 5 vezes campeão com o Rubinho de fiel escudeiro – não tem moral nenhuma pra falar de Hamilton/Bottas.

HOJE NÃO, HOJE NÃO! HOJE SIM!?!?!?!?

Fiquem quietinhos.

Assombração
Assombração
Reply to  Alex Gonca
3 anos atrás

Deixa de ser tendencioso, cara!

A vitória do “Hoje não, Hoje sim” foi devolvida no mesmo ano.
E a vitória roubada do Bottas na Rússia nunca foi devolvida.

É melhor ficar quieto do que falar bobagens.

Alex Gonca
Alex Gonca
Reply to  Assombração
3 anos atrás

A ‘vitória devolvida’ é o de menos. Só pra ilustrar.

Estou falando dos 6 anos que o Schumi teve o Rubens como companheiro de equipe.

Hamilton e Bottas 4 anos com esse 2020. E aí?

Fico imaginando o Mika ao lado do Schumacher. Ou talvez o Montoya. Alonso nos últimos 2 anos…

Putz, o Hakkinen com aquelas Ferraris…

Vitor Viegas
Vitor Viegas
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Foi devolvida é? Ah, tá certo…

Cara… um papelão daqueles não tem conserto. Foi totalmente desnecessário.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Assombração
3 anos atrás

A velha “armadilha de viúva”. E vocês continuam caindo nela!

Meu caro xará se utilizando de mais um nick fake para desmerecer o primeiro Hepta da categoria. Preste atenção, Segafredo, ou seria melhor chamá-lo de Paulo Vargas? Eu compreendo o teu ódio aos alemães. O primeiro derrotou o teu ídolo maior, o segundo derrotou o teu ídolo menor e o terceiro derrotou o teu ídolo de última hora em 2016.

Faça como o seu amiguinho fez. Recolha-se ao Mausoléu da Matrix e pare de encher o saco dos outros com acusações raivosas e recalcadas.

Andre
Andre
3 anos atrás

O Hamilton questionaria na hora, a chamada para a troca de pneus. Foi sem necessidade.
A Red Bull é tapada demais. Vai colocar mais um novato no lugar do Albon. O Marko e o Horner precisam mudar um pouco a visão que têm das coisas. Contudo, o mimado Verstappen não aceitará um piloto como o Pérez. O neném não pode ser contrariado com a possibilidade de perder espaço para um piloto experiente. Piloto que escolhe companheiro de equipe é um cagão.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Andre
3 anos atrás

Então o Hamilton também o é, Andre.

Edison
Edison
Reply to  Andre
3 anos atrás

Então são todos cagoes

Rafraf
Rafraf
3 anos atrás

Alguem mais notou que foi só o Binotto voltar aos circuitos e o Vettel foi lá pra trás?

Yuri Cavalcante Coelho
Yuri Cavalcante Coelho
3 anos atrás

Se a RedBull renovar com o Albon e não dar lugar ao Perez é uma imensa injustiça, como que pode um piloto que tem o 2º melhor carro do grid estar apenas em 8º na pontuação.

Amaral
Amaral
Reply to  Yuri Cavalcante Coelho
3 anos atrás

Pois é.
Albon era pra estar em quarto no campeonato, no que se refere a puro desempenho do carro.
E no máximo em sexto, se considerarmos também experiência, talento e sorte ou azar seu e dos adversários, e oscilações de desempenho do piloto ou do carro em uma pista ou outra, até porque a Red Bull não é um carro tão perfeito assim. Se fosse por puro desempenho Verstappen já deveria ter sido vice-campeão fácil, e deve ficar em terceiro mesmo. Até sexto lugar seria uma posição possível e aceitável.
Claro que Albon é mais inexperiente que um Pérez, um Leclerc ou mesmo Verstappen. E talvez menos talentoso. Não é um piloto ruim.
O grande problema da Red Bull é que ela na verdade quer dois Verstappens na equipe. A única possibilidade disso é tirar Jos da aposentadoria e fazer ele caber no carro. Porque não conseguirá juntar dois pilotos do mesmo nível. Um sempre será um patamar abaixo. O problema, concordo, é quando um fica abaixo da crítica, como Albon está esse ano.
E se a Red Bull for promover o Tsunoda direto pra matriz, que é o que se desenha (Kvyat não tem mais chances e Gasly foi promovido a líder da Alfa Tauri, ou seja, também não tem chances de voltar pra matriz), será outro tiro no pé. Vai moer o japonês, como moeu tantos outros.
Só vejo duas soluções plausíveis. Trazer o Pérez e aproveitar seu patrocínio e experiência, ou manter o Albon por mais um ano. Mas não adianta manter o Albon e fazer o carro 100% pro Verstappen. Aliás, fazendo isso não adianta nem trazer o Pérez. Nem ninguém.

Luis Felipe
Luis Felipe
3 anos atrás

Mas, na boa, a F1 é outra sem Hamilton..Pode acontecer (quase) tudo…Fantástico GP!!

lima
lima
3 anos atrás

Isso prova que qualquer piloto que sentar no carro 44 acertado por Hamilton tem condições de ganhar, parabéns mesmo pro Perez que passou todo mundo e ganhou..

Valmir Lopes
Valmir Lopes
3 anos atrás

Eu comentei aqui que Russel ganharia fácil, porque Verstapen é doido e porque Bottas é ruim de largada. Bem, sobre Verstapen a culpa não foi dele, logo acertei quanto a Bottas. Quanto a Russel, ele não ganhou porque tiraram a corrida dele. Botou Bottas no chinelo (trocadilho infame). Em resumo: tecnicamente acertei todas as minhas previsões. Russel 2021 já.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
3 anos atrás

Com a saída de Grosjean, Leclerc vem treinando intensa e intensivamente para assumir o posto de maníaco da primeira volta.

Amaral
Amaral
Reply to  Carlos Henrique
3 anos atrás

Na verdade ele já vinha brigando por esse posto há tempos. Visto que ele quase matou o Vettel (primeiro literalmente, depois de raiva) acertando o meio do carro do coleguinha no GP da Estíria.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
Reply to  Amaral
3 anos atrás

Verdade. Ah, e tem uma das pistola dos pneus do carro do Vettel que parece ser recondicionada, quiçá usada de alguma oficina de esquina. Acho que Binotto é quem traz a dita cuja.

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Não consegui suportar nem dez comentários. Dá preguiça mesmo, não compreendo porque pessoas que não gostam e nada entendem de automobilismo aparecem aqui apenas para poluir o ambiente. A F1 respira! Esta é a verdade, os comentaristas apenas peidam…

Edison
Edison
3 anos atrás

Uma coisa que eu não entendi, na hora da lambança da Mercedes, porque deixaram o Russell com pneus médios e o bottas com pneus duros?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Edison
3 anos atrás

Edison, a lambança foi tanta que os pneus do Bottas foram trocados duas vezes, a primeira pelos pneus do Russell e depois, ao perceberem o erro (e como os pneus dele estavam no carro do inglês), voltaram com os pneus duros de antes da parada!

Vitor Viegas
Vitor Viegas
Reply to  Edison
3 anos atrás

Eles colocaram os pneus do Bottas pro Russell. Quando o finlandês chegou, restou colocar de novo os pneus da primeira parte da prova.

Reginaldo Pola
Reginaldo Pola
3 anos atrás

Pelo jeito a Mercedes só funciona a contento quando Hamilton está presente, quando ausente, a bagunça se instala. E provavelmente não iria trocar os pneus desnecessariamente e sem motivos.
Pelo jeito Verstapen não aprende, é afoito demais e esqueceu que os carros tem freios, que fritasse os pneus mas continuasse na pista, mas não, bateu sozinho e de susto, não satisfeito ainda foi brigar com Lecrerc que nem encostou nele.
Pelo jeito, parabéns ao Perez e é uma pena não ter carro para 2021 e já era para ter tido pódio semana passada.
Pelo jeito faltou sorte a Russel.
Pelo jeito Bottas não tem jeito, se fosse a Mercedes substituiria ele pelo Perez.
Quanto ao Russel ? A Red Bull deveria contratar para o lugar do Albon.

Amaral
Amaral
Reply to  Reginaldo Pola
3 anos atrás

E tem esse papo rolando na miúda de que o véio caolho das latinhas já tava de olho no Russell pra matriz, no lugar do Albon.
Não é uma possibilidade totalmente sem sentido. Apesar de eu achar um tanto improvável.

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Russel era pra ter vencido hj seria sua 1° vitória, a 2° vitória viria no próximo fim de semana… empataria com o bosttas 2×2 em vitórias no ano… vejam só como esse bosttas é fraco!

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Que bosttas!

Hamilton corre sozinho…
Queria ver alguém dividindo curvas com ele… Seus títulos são apenas números, nada além disso, não tem mérito algum… ganhar títulos em cima do bosttas até a minha vó vence…

É uma pena! Gostaria de ver uma disputa de verdade. Mas o Hamilton é muito esperto, ele foge do enfretamento. Todo inicio de ano, Hamilton deixa o bosttas fazer uma pole, vencer uma corrida, deixa o bosttas se “destacar”, o bosttas renova o contrato e depois não vence mais nenhuma… coincidência?

Fernando
Fernando
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Se ele corre sozinho , é mérito dele a equipe não querer(precisar) de outro piloto não é?

Edison
Edison
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Cara, seria muito legal se tivesse alguém para disputar com o Hamilton na Mercedes, mas isso não vai rolar, simplesmente porque o clima na equipe fica insuportável. Veja o que aconteceu com a Ferrari promovendo o Leclerc.
A história da F1 mostra isso, Prost x Senna na McLaren em 88/89 foi a exceção, a regra é um primeiro piloto e um capacho.
Quem era a companheiro do Alonso na Renault em 2005 e 2006? Bottas é do nível de Webber, Barrichello, Patrese, Berger, etc.
Um segundão clássico.

Rodrigo
Rodrigo
3 anos atrás

Esse traçado é sensacional, precisa continuar, que corridaça! Uma pena que os craques Hamilton e Verstappen não participaram da prova. E que vergonha esse motor Ferrari…

Hoje foi a prova de 3 teorias: que Pérez merece a RedBull; que Russell merece a Mercedes; e que Bottas é um Rubinho nórdico: anda rápido em alguns circuitos, agrega ao time, mas não tem mentalidade de campeão. Frio e passivo, não parece capaz de liderar uma equipe.

Sobre Hamilton, ele é um craque, mas tá claro o quão superior é o carro, e o quanto seu companheiro não serve de parâmetro. Qdo teve um piloto melhorzinho ao lado, perdeu um título pra ele. Então é um dos grandes, mas melhor da história é difícil. Russell com 3 dias fez bem parecido (fora a pole).

Alexandre Neves
Alexandre Neves
3 anos atrás

Mesmo com o campeonato no (merecido) bolso de Hamilton quase que desde o início da temporada, a F1 2020 teve muitos bons momentos e várias provas muito boas, conforme você tem falado Flavio.

Bem que Abu Dhabi podia surpreender e fechar o ano com chave de ouro. Seja como for, que pese toda a tragédia do COVID-19, a F1 2020 já está deixando saudades.

CRSJ
3 anos atrás

A Mercedes erra feio no seu Pit Stop lembrando até a Ferrari nos seus piores momentos quando ainda disputava alguma coisa com a própria Mercedes, mas mostra que Russell tem potencial e um Bottas condicionado a segundo piloto.
Finalmente chegou o dia do Sergio Pérez em que ele chegou até cair para último depois da lambança do Leclerc, demorou mais até do que o Rubinho para chegar na primeira vitória, pelo menos essa vitória deixa o Sergio Pérez completo no seu nível intermediário.
Verstappen só faltou socar o Mundo depois do abandono em que o Leclerc admitiu a culpa.
Fittipaldi neto ao menos conseguiu atingir o seu primeiro objetivo dentro de um GP que foi chegar ao final em décimo sétimo, melhor do que isso é impossível para ele no momento.

ALLAN PEREIRA GUIMARAES
ALLAN PEREIRA GUIMARAES
Reply to  CRSJ
3 anos atrás

Ferrari nos piores momentos prossegue no carro do Vettel. Duas paradas, 10s.

CRSJ
Reply to  ALLAN PEREIRA GUIMARAES
3 anos atrás

O último dia do Vettel na Ferrari está chegando, e já é semana que vem em Abu Dhabi. Melhor Impossível!

Roberto
Roberto
3 anos atrás

Opinião de vários: Tá comprovado que qualquer um ganha com essa Mercedes

Melhor contra-argumento: Bottas.

ALLAN PEREIRA GUIMARAES
ALLAN PEREIRA GUIMARAES
Reply to  Roberto
3 anos atrás

Bem, não ganhou… Precisa mostrar isso para os vários. Provavelmente não ganhou pq o Jorjão forçou demais os pneus sobre alguma zebra causando o furo. Hamilton enfiou 30s com pneus “no arame” nos demais na Turquia…

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Roberto
3 anos atrás

Na verdade, o que está comprovado é o quão ruim é o “Bossttas”.

JURACY
JURACY
Reply to  Roberto
3 anos atrás

Até você ganharia, Robertinho…

Alfredinho
Alfredinho
3 anos atrás

Será que a Mercedes contratou o estrategista da Ferrari?

Goiabada
Goiabada
Reply to  Alfredinho
3 anos atrás

Tudo leva a crer que sim.

Wolfpack
Wolfpack
3 anos atrás

O GP de hoje escancarou como Bottas é ruim e como isso faz com que os titulos de Hamilton sem um adversário à altura na equipe pode ser contestado pela história. Hamilton corre sozinho e senta no melhor carro da F1 em décadas, logo só poderia ganhar tudo mesmo. Quanto a Mercedes, acho que a equipe não estava mais com foco nas corridas, pois já ganhou tudo, e isso é grave. Todos sabem que a Mercedes nunca foi uma racer, é apenas uma equipe asséptica de uma montadora, mostrou isso hoje com sua falta de profissionalismo. Se fosse séria, alguns componentes da equipe deveria. Ganhar uma geladeira,ou serem substituídos. Pareceu uma brincadeira, tipo não estavam levando a sério.

Alex Gonca
Alex Gonca
Reply to  Wolfpack
3 anos atrás

Quem for fã de Schumacher – 5 vezes campeão com o Rubinho de fiel escudeiro – não tem moral nenhuma pra falar de Hamilton/Bottas.

HOJE NÃO, HOJE NÃO! HOJE SIM!?!?!?!?

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Alex Gonca
3 anos atrás

Schummy devolveu essa.

Me fale agora da vitória roubada na Rússia e que Hamilton nunca devolveu ao Bottas…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alex Gonca
3 anos atrás

Não adianta, Segafredo, o teu ódio e recalque não apagará uma verdade: Schummy cumpriu sua Lenda Pessoal com talento e técnica.

Essa viúva não toma jeito!

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

Grande Checo … não contavam com a astúcia dele !! … foi sem querer querendo ….

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  lagerbeer
3 anos atrás

Depois do incidente na largada que o jogou para ultimo, sem querer querendo define bem essa vitoria espetacular, uma baita pilotagem

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Foi um felicidade tanto para o Perez quanto para o Russel. O primeiro mostrou que é tudo menos um mal piloto e o segundo mostrou que é tudo e muito mais um pouco. Só consigo ver o “copo meio cheio” para a corrida e o futuro dos dois.

Quanto ao Hamilton… é ESPETACULAR… mas não conta para ninguém… o carro ajuda pacas. Certamente ele teria números fantásticos em sua carreira… mas com essa “barata” ele acabará com números espetaculares.

Leandro martins
Leandro martins
3 anos atrás

Como fica a cabeça do Russel agora?? Teve a vitória nas mãos…pilotando um carro perfeito!!! Agora vai voltar p Williams, a lesma do pelotão!!! Qual a motivação???? Se tivesse ganho, voltaria contente….mas o choro e a frustração foram grande demais! Acho q a Mercedes deve uma nova chance a ele….conversem com Hamilton e deixem ele em casa p se recuperar…Russel p fechar o ano vestido de macacão preto!!!

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Leandro martins
3 anos atrás

Acho que ele continua feliz na Williams.
Ele comprovou o que vários pilotos do grid pensam de si proprios: se estivessem na Mercedes ganhariam várias corridas. Max, Leclerc, Vettel, Sainz, Noris… Mas ninguém se mata por causa disso.

O Russel pelo menos tem a perspectiva de estar numa equipe grande no futuro.

Jonny'O
3 anos atrás

Incrível corrida! Tem coisas que parecem enredo de um filme , um fato desolador ao novato Russell mas teve a vitoria do Perez depois de cair pra ultimo!!! Se fosse um filme ,diriam ……..ah marmelada isso!!!
Bottas ,como venho batendo na tecla, já mostrou a que veio , não existe razão para permanecer no time, já teve todos as chances ……. hoje vimos na pratica ,o quanto a F1 desperdiça de valores emergentes .

Marcos
Marcos
3 anos atrás

Só tenho certeza de que se fosse o Hamilton tivesse no lugar do Russell, teria ganhado a corrida metendo duas voltas no Bottas… ou teria perdido a corrida igual, pois furo de pneu e trabalhada de equipe acontece em tudo quanto é canto, não é mesmo?

Jean
Jean
Reply to  Marcos
3 anos atrás

Hamilton tem sorte nas corridas: o pneu não furaria.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Marcos
3 anos atrás

Marcos,

Fosse o Mirto no lugar de Russel, teríamos a chance de ouvir um “não tem necessidade de uma última troca, os pneus estão bons” e assim não teríamos a trapalhada e nem o furo no último set de pneus…

Felipe
Felipe
3 anos atrás

Entenderam agora por que Lewis Hamilton adora ter Valteri Bottas como companheiro de equipe? Está claro ou ainda é preciso desenhar?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Felipe
3 anos atrás

Para a maioria dos adoradores do Hamilton, você vai ter que desenhar…

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Felipe
3 anos atrás

O Lewis adora, o Toto Wolf adora…qualquer chefe de equipe sonha com uma dupla dessas: um super campeão, e outro pra não atrapalhar muito.

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  Rafael Rego BH
3 anos atrás

Exatamente.
Assim como era com as duplas Senna/Berger, Prost/Hill, Schumacher/Barrichello e agora Hamilton/Bottas.

Vitor Viegas
Vitor Viegas
Reply to  Rafael Rego BH
3 anos atrás

Exato, é o que todos pilotos querem e o que muitos chefes também desejam. O desgaste de uma briga no mesmo box é ótimo para o público, mas nas equipes tem um alto custo.

Alex Gonca
Alex Gonca
Reply to  Felipe
3 anos atrás

Quem for fã de Schumacher – 5 vezes campeão com o Rubinho de fiel escudeiro – não tem moral nenhuma pra falar de Hamilton/Bottas.

HOJE NÃO, HOJE NÃO! HOJE SIM!?!?!?!?

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Alex Gonca
3 anos atrás

Seja mais específico, Alex. Diga, também, que essa vitória foi devolvida ao Rubinho.

Alex Gonca
Alex Gonca
Reply to  Alex Gonca
3 anos atrás

@FERRARISTA (A opção ‘responder’ não está aparecendo no seu nome)

A ‘vitória devolvida’ é o de menos. Só pra ilustrar.

Estou falando dos 6 anos que o Schumi teve o Rubens como companheiro de equipe.

Hamilton e Bottas 4 anos com esse 2020. E aí?

Fico imaginando o Mika ao lado do Schumacher. Ou talvez o Montoya. Alonso nos últimos 2 anos…

Putz, o Hakkinen com aquelas Ferraris…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alex Gonca
3 anos atrás

E você, Segafredo, continua utilizando a velha “armadilha de viúva”:

Encoberto por mais um nick fake, fica destilando o teu ódio rancoroso e recalcado contra aquele que, além de atingir o Hepta, derrotou o teu ídolo maior.

jader
jader
3 anos atrás

Gostei bastante do pessoal da transmissão do Sportv. Galera afinada. A corrida foi muito boa, há anos não me pego torcendo pra um piloto ganhar. Primeiro, pro Russel, mas depois da lambança toda, mudei pro Pérez, o cara mereceu, pela grande corrida que fez.

Adriano Silva
Adriano Silva
3 anos atrás

“Se fosse o Hamilton, teria se recusado a parar, e tal…”
SE fosse o Hamilton. Bottas teria cacife pra recusar a parada se quisesse, visto que a própria equipe disse que era só por segurança. Mas Russel não. Na oportunidade da vida dele, não era hora de bancar o independente. E no mais, quem esperava que a Mercedes fizesse uma parada dupla tão tosca? Russel fez um belíssimo trabalho. Cimentou seu futuro.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Adriano Silva
3 anos atrás

Exatamente, por isso Hamilton vence corridas e os outros não. Com absoluta certeza, Hamilton não pararia para trocar pneus sem um bom motivo, se estivesse liderando iria parar por que? iria dar chance para o azar por que?