A FORD, A FORD

SÃO PAULO (tudo muito cinza no horizonte) – A Ford acaba de anunciar o encerramento de suas operações no Brasil depois de 102 anos. As fábricas de Camaçari (BA), onde eram produzidos a EcoSport e o Ka, e de Taubaté (SP), de motores e transmissão, além da planta de Horizonte (CE), onde era feito o Troller, vão fechar as portas. Em fevereiro de 2019, a montadora americana já havia lacrado a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), histórica, onde eram montados seus caminhões — foi comprada da Willys em 1967. Dos 6.171 funcionários da empresa no país, 5 mil serão demitidos. Essa massa de trabalhadores está distribuída assim: 1.652 em São Paulo, 4.059 na Bahia e 460 no Ceará.

Não vi ainda os cálculos dos especialistas sobre a quantidade de empregos indiretos que serão afetados com essa decisão. Segundo a Ford, ficarão ativos apenas o campo de provas de Tatuí (SP), um centro de desenvolvimento de produtos na Bahia e uma sede administrativa em São Paulo. O que vão testar em Tatuí e o que vão desenvolver na Bahia, isso não tenho a menor ideia.

Há uns anos, lembro de ter postado uma nota aqui no blog reportando que a Ford estava se redefinindo como uma “empresa de mobilidade”, tendo investido na compra de uma empresa que alugava bicicletas na Alemanha. Era um sinal.

Mas isso, claro, não explica tudo. Porque no Uruguai e na Argentina a montadora continuará produzindo seus veículos. O fechamento das fábricas da Ford no Brasil tem a ver com a desgraça em que este país foi transformado depois do golpe que tirou Dilma Rousseff da presidência, arrebentando o país e detonando seu mercado interno — golpe deflagrado assim que Dilma se reelegeu, quando empresários, mídia e elite econômica em geral decidiram sabotar o governo, inconformados com mais uma vitória do PT. Tem a ver com a mentira da política econômica neoliberal reformista levada a cabo a partir de Michel Temer. Tem a ver com a tragédia da eleição de um tosco ignorante para o Planalto, transformando o Brasil num país medieval e sem rumo, preocupado com mamadeiras de piroca, vacinas que transformam pessoas em jacarés e coisas do tipo.

E, desculpem, não tem nada a ver com “custo Brasil”, impostos, legislação trabalhista. Essas empresas estão aqui há anos. No caso da Ford, há mais de um século. Cada empresa se adapta ao país onde resolve se instalar. Essa baboseira toda de “custo Brasil” é compensada com moeda fraca, mão de obra barata, mercado interno extenso, capacidade de exportação e margens de lucro altíssimas.

É muito triste testemunhar o fim da trajetória de uma empresa como a Ford no país. Muito, muito triste. A marca do oval azul está aqui desde 1919, época em que automóveis ainda eram uma novidade planetária. Quando passou a produzir seus carros em São Bernardo em 1967 — até então a Ford operava com veículos que chegavam aqui desmontados –, entraram em nossas vidas o Galaxie, o Corcel, a Belina, o Escort, o Maverick, o Del Rey, a turma da Autolatina (Verona, Versailles, os modelos equipados com motor AP da VW), e depois Ka, Fiesta, Focus, EcoSport, e ainda os utilitários como a F75, a Rural, as picapes F-alguma-coisa (sou péssimo com os nomes-códigos), e os caminhões, e os tratores, é só olhar para o lado na rua e a gente vai ver um Ford rodando.

O que será das concessionárias? O que será de todos esses trabalhadores? O que será dos carros recém-comprados pelos consumidores em todo o Brasil?

O que será do meu Corcel II?

Subscribe
Notify of
guest

93 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Dalla Palma
Fernando Dalla Palma
3 anos atrás

E a placa profética. CVD 4+5+2+8= 19 (Covid 19)

CRSJ
3 anos atrás

Com R$ 335 milhões em empréstimos devendo ao BNDES e mais de 3500 processos trabalhista, realmente só vale o prejuízo colocando um Fim da linha da Ford no Brasil.

Bruno Laporta
Bruno Laporta
3 anos atrás

Estava lendo seu texto “pela segunda vez” e estava tudo bem, entendo os mesmos pontos de vista… Mas agora, nessa segunda leitura, uma lágrima caiu… Ela insistiu… É parecido com o que você sente. Talvez algumas pessoas só lembrem do relógio, ali no teto, azul, ao lado das luzes de cortesia…. Mas me pergunto, o que poderia dizer ao Del Rey!?

Paulo Lava
Paulo Lava
3 anos atrás

Por admirar as conquistas esportivas da Ford, sempre guardei notícias sobre este tema. Ao final de 1995, quando soube noticias de que a Ford iria se instalar aqui no RGS, passei a recortar e guardar notícias da empresa com o tema ‘negócios’. Independente da transferência para Camaçari (BA), ainda assim, mantive até hoje este ‘hobby’. So what? Daí que, independente da década, ano ou governo, quem reler reportagens com ex-presidentes, donos de concessionária – e até mesmo gerentes de Imprensa –, constatará uma unanimidade: todos ‘reclamam’ do governo e da falta de apoio em Brasília. Particularmente, jamais gostei do tom desse ‘precisamos fazer mais vendas’. Por alguma razão, tal ‘solicitação’ dá a entender que a montadora precisa de caridade por parte dos incautos nativos, digo, dos clientes brasileiros (serio: é como se o entrevistado implorasse para que o leitor deixasse a revista e fosse correndo até a concessionária mais próxima comprar um Ford, visando ‘ajudar nos negócios’). Mas, justiça seja feita: outras montadoras também adoram ‘jogar as culpas no governo’. Por ocasião da etapa gaúcha da StockCar realizada no Velopark em 2014, boa parte da imprensa ficou no Intercity Hotel, Gravataí (mesmo local no qual ‘n’ executivos GM moram e/ou ficam hospedados). Durante café da manhã, um deles disse que a empresa, vendesse na ‘porta’ da fabrica em Gravataí o modelo Celta ‘100% pelado’ (sem air bag y otras cositas mas), pelo valor redondo de 15 mil reais, ainda assim, ela teria lucro. Indagado sobre porque tal ‘feirão’ não era realizado, o cidadão respondeu: “Existem pessoas que adoram ostentar perante os vizinhos e não se importam de pagar 27 mil na revenda. E, de mais a mais, a gente sempre pode jogar a culpa no governo e nos passarmos como ‘coitados’. A Ford e a VW fazem isso. Burros seríamos se jogássemos limpo…”

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
3 anos atrás

Prezado F&G : Fim da Ford no Brasil, não é bem assim, somente camionetes, SUVS e o Mustang , serão importados, as Fábricas isso decorreu da decisão do CEO, não soube fazer areal leitura do mercado mundial, outras fábricas serão implantadas no salão operacional de Camaçari ( Bahia) e Taubaté-SP, para os chinas . Paciência, que não tem competência não se estabelece como dizia o Manuel da padaria. Os carros produzidos pela Ford Brasil, sempre tiveram excelência na qualidade de acabamento, com Ford Galaxie 500, corcel I, Corcel II e corcel LDO ( landau de Otário ),Escort e Fiesta. Sim foi evidente que queriam mamar nas tetas dos subsídios do governo Brasileiro, como o empréstimo do BNEDS, na ordem de 350 milhões de reais, na verdade também conta também a questão tributária em nosso país o custo Brasil, e só comparar o preço de fabricação de um carro no Brasil, com qualquer outro pais, o governo fica sócio da fábrica pois só de impostos diretos fica acima dos 27( vinte e sete ) por cento. Sim no Brasil é necessário uma reforma tributária, mas com esses políticos de plantão não vai ser fácil tirar os privilégios dos cartórios políticos (sim), cada Senador e Deputado Federal, indicam dezenas de afilhados para cargos de confiança em Empresas Estatais, Autarquias e Fundações. e também em empresas deficitárias. Isso é fato notório. A Ford no Brasil , trouxe grandes novidades , camionetes luxuosas F-100 V8, Ranger, nas pistas com fórmula Ford, nacional e regional, brasileiro de marcas Ford Maverick ( Equipe Hollywood), Chico landi correu de MavecoV-8 com o filho Luis landi, Camillo C.com seu filho Camilinho, Bob Sharp, Peroba ( Luis Pereira Bueno), Pedro Victor Dellamare, Paulo Gomes. Agora só resta trabalhar muito, muito para comprar o Mustang. No momento permaneço até o final da vida com os meus caprichos Ford Escort 85 GL Álccol-1985 ,e o bom Bahiano Fiesta 1.6 -2009. último detalhe a Ford também encerrou suas atividades na Austrália, agora até Canguru, vai ter que mudar para carrinhos Ching Ling .

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

Flavio .. não sei como tu aguentas esses bolsominions

BOP
BOP
3 anos atrás

AHHH VAI DE DANAR

Renato
Renato
3 anos atrás

Não gosto do Bolsonaro, não gosto da Dilma, do Temer, do Lula.
Qual o sentido de vincular o fechamento de UMA empresa ao governo, seja ele qual for, quando outras empresas do mesmo setor mantém investimento (GM e VW), abrem novas fabricas (Honda, Toyota, Hyundai), trazem novas marcas (CAOA Chery), entre outras tantas que permanecem no país??
O erro é administrativo, gerencial, estratégico!!!
A Ford errou quando tinha os melhores produtos e preferiu vender menos com maior margem (casos de Fiesta, Focus e Eco nos anos 2000/10), talvez a equação estava errada e não venderam nem o suficiente para atingir o objetivo traçado.
O tempo passou, precisava de novos produtos, mas permaneceu uma década apostando no bom produto de 10 anos atras, enquanto a concorrencia a engolia.
E nem preciso entrar na questão do quanto era mal administrada, pagando viagens carissimas para funcionários elaborarem planilhas de excel nos EUA, ou funcionarios que aceitavam suborno de clientes e fornecedores, para ter vantagens e lesar ainda mais a montadora, tudo devidamente incluido no custo que agora vai pra “conta” do governo.
E só vejo jornalistas renomados com teorias e mais teorias, influenciando eleitores a pensar como eles, e não noticiando a verdade!!!!

Renato
Renato
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Não.
No conhecimento de quem por 5 anos diretamente e 15 indiretamente esteve ligado a empresa,
Está dentro da casa de milhares de familias que vivenciaram tudo isso e há mais de 10 anos sentem na pele a derrocada da Ford.
Não no texto de quem se deu ao trabalho de ler apenas o ultimo capitulo e resumir o livro da sua cabeça.
Está querendo fazer história, e não conta-la.
É sim faltar com a verdade.
É sim, utilizar a influencia para politizar.
É, acima de tudo, falta de respeito com quem está vivendo tudo na pele.

Daniel
Daniel
3 anos atrás

Algumas análises merecem ponderações! Não gosto nenhum pouco do tosco do Bolsonaro, mas seria correto colocar a culpa nele pela saída de uma multinacional que já está aqui ha mais de 100 anos, onde já tivemos governos de todos os tipos?? Especifique qual atitude dele fez a Ford tomar essa decisão já que ela tem lucros absurdos como voce diz? Vários anos atrás a Ford já tinha mencionado que iria focar apenas em SUV’s e picapes, no EUA matou por exemplo Fusion e Taurus….. No Brasil vender carro popular (KA) para frotista não é lucrativo!! O negacionismo do Bolsonaro em relação a pandemia é absurda, mas colocar culpa nele pelo fechamento das empresas é meio absurdo!! Em relação ao golpe, essa retorica é exatamente igual a que o Trump usa quando diz que é fraude, os que gritaram Lula Livre são pessoas da mesma espécie dos que gritaram Mito!! As vezes o seu posicionamento politico meio fervoroso o torna meio desonesto ou meio cego jornalisticamente, mas como essa não é uma notícia, e sim uma opinião, da pra passar….. Também houveram algumas outras besteiras como por exemplo em relação ao Custo Brasil, negacionismo típico de quem nunca pagou um DAE, um DARF ou nunca assinou uma carteira de trabalho…. abraço!!

Renato
Renato
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Não entendo porque é agressivo com pessoas que te tratam com imenso respeito.
Estão apenas discordando de uma opinião, não te obrigando a mudar a sua.
Te acompanho há muitos anos, quando textos e fotos sobre o 69 eram engraçados, interessantes…
Hoje só vejo um cara amargo, azedo, infeliz… o que é uma pena, há muitos aqui que desejam seu bem, ainda que discordando da sua opinião.
Bem provável que diga que não precisa que estejamos aqui, que tanto faz, sei lá… uma pena, era um cara legal, espero que seja feliz assim ou encontre a felicidade de outra forma.

Daniel
Daniel
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Você por exemplo quando fala de automobilismo da show, mas quando fala de economia, politica por exemplo tb não é muito inteligente, usa palavras clichês que a esquerda repete toda hora. O cara que fala que o Custo Brasil não existe nunca juntou dinheiro pra abrir um negocio e gerar um emprego!!! Mas se me acusar de burro ou de Bolsominion te faz achar mais esperto ok!!! Eu apenas não achei justo você acusar o Bolsonaro pela saída da Ford, pois se pensa assim deveria dar credito a ele pelo investimento de 100Bi da GM, Bolsonaro é responsável por muita merda no pais, mas não por isso!! Não gosto do Bolsonaro nem do PT, normalmente as pontas (extremos) tem que ser desprezadas, normalmente são rebarbas, assim eu penso da extrema esquerda e da extrema direita!! Não darei mais continuidade a essa discursão besta, mas continuarei lendo seus textos, você escreve e fala muito bem, abraço!!

Wagner
Wagner
3 anos atrás

Permita-me algumas considerações resumidas:
1)Esta atitude está diretamente relacionada com a decisão da Ford em reposicionar-se perante o mercado mundial e não com questões subalternas.
2)Não sei onde as pessoas se baseiam para falar nos “altos lucros” obtidos pela empresa, pois como companhia fechada, ela não divulga balanços no Brasil
3)Ela não paga salários “baixos”. O salário médio pago supera a maior parte dos salários pagos por outras empresas. A título de ilustração, informo que foi acordado o pagamento de um bônus salarial para os próximos 4 anos, no valor aproximado de R$ 15.000,00 para cada funcionário.
4)Não sou funcionário da Ford e não tenho nenhum parente e/ou amigo que trabalha na empresa.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
3 anos atrás

Triste notícia as perdas dos empregos da Ford e as das agências do Banco do Brasil. Sobre o primeiro, é informado que a matriz ajuda desde 2013 a filial aqui no Brasil. Achei estranho, pois o governo já havia socorrido as montadoras durante a crise. Já sobre o primeiro, mesmo com lucros bilionários, é preciso economizar mais (sistema bancário no Brasil é uma maravilha para banqueiro: capta a 0,1% ao mês com a poupança e empresta a 15% ao mês no cheque especial e no cartão de crédito). Entretanto, sobre a Ford (assim como em outras empresas grandes), desconfio que tenha caroço neste angu. Esta conversa fiada de Custo Brasil já não cola mais. Ninguém pensa que, feita a conversão de câmbio, o mesmo carro vendido aqui e no exterior, aqui custa bem mais caro. Então, nenhuma empresa, quando lucra bastante, escreve que estão ganhando pelo Lucro Brasil. Os lucros são internalizados enquanto os prejuízos são compartilhados. Esta é a política neoliberal.

A situação econômica no Brasil é precária desde o golpe em 2015/2016. Pautas bomba que não permitiram que Dilma tivesse o mínimo de governabilidade e um Eduardo Cunha que se declarou oposição do governo (não me recordo de outro/a presidente que teve um presidente da Câmara de oposição). Aquela palhaçada que aconteceu no Brasil para que um grupo pudesse acessar o poder fez com que os piores demônios surgissem do submundo. Pessoas que acreditam em terra plana, que, por pura incompetência, palhaçada ou outro termo, quebrou um ciclo de vacinação e fez com que doenças as quais o Brasil não tinha um caso há anos ressurgisse. E que, com uma política nefasta, perde o emprego, mas acha que o mundo todo está contra o pobre coitado (que, de pobre, não tem nada) mico/milico/mitomaníaco nefasto que ocupa o cargo de presidente. Não achava que a gente tinha descido tão fundo como sociedade a ponto de o Hades estar rindo da nossa cara olhando para baixo.

Sinto pelas dez mil pessoas que devem perdem empregos. Mesmo sendo torcedor da Mercedes-Benz, a perda não tem a mínima graça. Espero que consigam encontrar novos empregos. Ou que outra montadora ou algum empresário compre a planta. O Brasil precisa de empregos de verdade (não um pseudo-emprego que você fica à disposição de quem emprega e ganha uma mixaria pelas horas trabalhadas).

Carlos
Carlos
3 anos atrás

O melhor ano da história do Brasil, foi em 1499. Sem mais.

Luis Fernando
Luis Fernando
3 anos atrás

Prezado Flávio, você tem total razão, e o pior pode estar por vir se o movimento for de efeito dominó. Os Srs. economistas Uollace Moreira e William Nozaki (publicado no jornal GGN) traçam um comparativo de quando a industria automobilística estava a todo vapor no governo do PT e agora com esse desgoverno. Os números são impressionantes.
Abraço

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Quebraram todos… primeiro foram as industrias… depois os que viviam delas.

More em São Bernardo do Campo e saiba o que foi feito nos últimos 45 anos para se destruir um lugar que tinha o padrão de vida da Bélgica… por favor quem nunca morou por aqui que fique de boca fechada para não pagar mico e vergonha a toa. E não estou falando de Governo X ou Y, azul, vermelho ou de Sindicato ou um bando de ladrões… falo apenas de incompetência absoluta de preservar a competitividade da região e pensar em sua perpetuidade no longo prazo.

Wagner
Wagner
3 anos atrás

Era só tirar a Dilma que o país ia decolar, né? E dá-lhe babaca neoliberal dizendo que a saída da Ford tem a ver com a nova estratégia mundial da marca. Mas como eles ficaram na Argentina e irão investir lá? Mas o peronismo não ia afundar o país depois do choque de modernidade do Macri?

Tenho grande simpatia pela Ford por razões familiares e nostalgia. Meu avô paterno teve um Ford tipo A 1929 de segunda mão. Meu padrinho me levava pra passear aos domingos no seu Corcel 1969 no início dos anos 70. Estudante de graduação, tive um Corcel II L 1979 e um Del Rey Ouro 4 portas 1983 (painel mais lindo da história!). Meu carro atual é um Ford, desses modernos sem personalidade (mifu…).

Daniel
Daniel
3 anos atrás

Acho muito simplista você falar que a culpa é do JB. O que aconteceu foi algo muito complexo para ter um só culpado!

Alessandro Galvão
Alessandro Galvão
3 anos atrás

Perdão Flavinho,

Gosto muito do seu trabalho, mas você está equivocado em alguns pontos, concordo em partes que política no Brasil, é uma zona, sem dono, não sou de nenhum lado, só do que é certo, quanto a isso, eu posso dizer que graças a política de arrecadação da dona Dilma, eu fiquei desempregado por quase um ano, com minha filha de um de idade na época, 2016 ela quis arrecadar mais, e acabou incentivos fiscais na área de tecnologia e telecomunicações, e alta do dólar foram cruciais.
Enfim, quanto a FORD, ela vinha reclamando do custo Brasil, como toda as outras, tinha um subsidio do governo para ajudar, mas mesmo assim os carros não vendiam, os carros em suas categorias, eram os melhores que os demais, mas o que realmente “matou”, foi o glorioso setor de Marketing, ou seja, não se via propagandas, publicidades de seus produtos, isso era algo que todos os sites de avaliação que eu vi, reclamavam, ninguém lembrava que ela tinha carro para vender, exemplo Focus Sedan, era mais barato e melhor acabado que o Corolla e o Civic, isso é fato, agora o que ajudou também, ela vai me traz um droga de cambio automático, o POWER SHIFT, os carros não andavam nada, gastava muito combustível, e quebrava direto, que nem o Dual Logic da Fiat, Tiptronic da família VW, só que os outros viram a besteira e tiraram de linha, e tão vindo de CVT, ou automatizado padrão, feito no Japão.
A FORD Brasil, cavou a própria cova, se ela quisesse ficar com os compactos, KA, Fiesta, ECOSPORT, teria publico para vender, se quisesse ficar com sedan médios, e sedan de luxo, no caso o Fusion, tem mercado, mas não fez força para contrariar a matriz, que deu o golpe final, informando também, que esses modelos, não serão mais fabricados na Europa, a FORD, comprou uma fabrica chinesa, a VW também, sai mais barato.
O custo de mão de obra lá, é ridículo, comparado ao nosso, infelizmente é a verdade, nossa legislação é velha, antiquada, tenho um irmão no Japão, não tem nada disso lá, FGTS, multa de 40% e etc, quando não precisam de mandam embora com o que você tem no bolso, nos nosso vizinhos, Argentina e Uruguai, é a mesma coisa, sai mais barato fazer lá, sempre foi, ta na hora modernizar nossa legislação tributaria, é caro demais produzir aqui, todo mundo quer o padrão de vida europeu, americano, japonizes, sul coreano, mas ningue´m quer abrir mão, ninguém quer se sacrificar, se tiver que abrir mão de alguns direitos, alguns encargos para conseguir baixar o custo, da mão de obra, eu sou a favor, to desempregado, com filho pequeno e contas atrasadas.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Palavras comovem, números convencem.

A taxa de desemprego do Brasil em Agosto de 2016 (dados IBGE) era de 11,8%, no trimestre anterior era de 11,2% (nunca antes na historia do Pais havia chegado a esse ponto).

Os números de 2015 apontavam 8,7% de desempregados (e apontavam uma tendencia de crescimento que se materializou).

A Historia do Brasil está escrita e não pode ser deturpada por indicadores parciais. O que é bom deve ser ressaltado, bem como o que não é.

O Governo Dilma e a politica econômica do PT ruíram não em Agosto de 2016… mas sim no dia 23/01/2013 quando o Mundo percebeu que o País não era tão sério assim na questão de assegurar a estabilidade dos contratos entre entidades publicas e privadas. A canetada da Dilma no setor elétrico afugentou e amedrontou todos que investiram no Brasil desde a retomada iniciada no Governo do FHC e turbinada mais ainda no Governo Lula.

Segue o jogo, pobre de um Pais dividido entre o “gado” e os “ladrões de cavalo”.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Alessandro Galvão
3 anos atrás

Cara não faz a menor ideia de como é o mercado de trabalho no mundo desenvolvido.
Pra voce mandar um funcionario embora na França, Alemanha…..é muito dificil. Funcionário tem muitos direitos.

Paulo Leite
Paulo Leite
3 anos atrás

Agora vi a foto do Corcel II, continua lindao, hein ?

Niki
Niki
3 anos atrás

Excelente texto Flávio Gomes. Em 2009 a manchete nos jornais era de que a Ford anunciava investimento de R$ 4 bilhões no Brasil.

Ora vem presidente Lula, eu quero a sua volta !

Paulo Leite
Paulo Leite
3 anos atrás

Tenho a intuição de que em Tatuí vão testar novos meios de transporte para Tatús, na Bahia vão desenvolver novos robôs para consolidar a preguiça dos baianos, e em São Paulo o centro administrativo vai administrar doses de coronavac em descrentes. Mas minha intuição pode está errada, como sempre. 😬😬😬

Rodrigo
Rodrigo
3 anos atrás

É sempre bom lembrar duas coisas:

1) Meu amigo Olívio Dutra estava (está pois ainda vive) certo: empresas querem um rio de dinheiro em isenções de impostos e quando dá na telha caem fora sem nem dar tchau.

2) A Ford é uma das empresas envolvidas no esquemão Carf X propina. Pagou suborno para que seus impostos fossem “aliviados”. Ganhou isenção legal e ganhou isenção ilegal. Uma enorme lástima os empregos perdidos direta e indiretamente, no fim quem se dá mal é sempre a parte inferior da pirâmide da desigualdade social.

Gastão
Gastão
3 anos atrás

A coisa não é assim tão simples: A Ford está implementando um plano de restruturação, que prevê, só na Europa, o fechamento de 6 fábricas. A exemplo da GM, que já não está presente na Europa, eventualmente, a Ford poderá seguir o mesmo caminho (talvez mantenha apenas a produção de veículos comerciais, onde a sua presença é significativa).

Mais informação em https://www.industryweek.com/leadership/article/22027835/ford-will-close-six-european-plants-as-part-of-global-downsizing

Wilson
Wilson
3 anos atrás

É uma notícia que particularmente me deixa triste. Foi o primeiro carro que meu pai teve (ao todo teve 3 Corcell II e 1 Del Rey). Foi o primeiro carro que dirigi. Também tive 2 XR3, New Fiesta e agora Focus Fastback. É a única marca de carro que eu tenho carinho e também pelo passado relacionado de alguma forma com a Harley Davidson, outra marca que toca meu coração.

A propósito, lindo exemplar esse seu LDO! Parabéns!!

Jonny'O
3 anos atrás

Isso é que nem mosca da sopa, sai uma entra outra no lugar.
A Ford se perdeu no mercado e vinha cambaleando, na pandemia que naturalmente esquentou o acento de todo mundo , não aguentou e pifou.
Conheço um amigo de Franca que fechou sua fabrica de tênis e foi pra China montar fabrica lá, se deu bem e vendo 5 vezes mais hoje no Brasil.
Eu acho que o primeiro chute na canela foi na abertura do Color no anos 90 , de lá pra cá nossa industria foi desaparecendo ,foi ficando só as multinacionais .
Saudade da Gurgel, CBT,Miura, Adamo, Bianco, Santa Matilde , Teleotto , Motorádio, Colorado, maquinas Elgin (hoje só importa) a lista é monstruosa e só vai piorar neste momento politico inerte , as reformas nunca chegam , ninguém consegue seguir nada adiante.
Enquanto isso os mais pobres continuam a pagar mais impostos , sempre que os impostos oneram a produção são os pobres que pagam o pato , porque o básico é 100% de seu salario .

CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
3 anos atrás

Concordo com tudo que disse. Há 15 dias houveram as festas de fim de ano, a fatura chegou, alta de casos e mortes pelo COVID. Outro dia o mentecapto do Planalto disse que o país estava quebrado, a FORD anuncia a saída do país. Sacou a analogia ? Só falta o Chicago Boy vir a público e dizer que vão botar uma granada no bolso deles e pumm, ai eles não tem pra onde ir e ficam no pais rsrs.
A verdade é uma só: Você colocaria o inepto do Planalto para ser Diretor, CEO, Chairman ou sei lá o que de sua empresa? rsrs nem precisa responder. Pois então, pegar o filme do Mel Brooks e colocar o seguinte titulo “SOS TEMOS UM LOUCO NA PRESIDÊNCIA”
Sim, temos um louco na Presidência. E quem diz o contrário disso, não viveu, não leu ou não sabe porra nenhuma da historia deste país.

CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
3 anos atrás

Concordo com o FG, esse discurso você copiou do Chicago Boy, fala a verdade rsrs. Me lembra o saudoso Boechat: Uma mistura de Jacaré com Cobra d’água.
Mas você esqueceu de combinar com a Argentina esse discurso Taokey.
E segue a boiada para o matadouro. Toca o berrante.

Rodrigo
Rodrigo
3 anos atrás

Li alguns textos da mídia analisando a saída da Ford.

Poucos falavam do contexto da indústria automobilística, da situação específica da Ford e da Ford Brasil, da ausência de política industrial do Brasil com a adoção do neoliberalismo das anos 1990 para cá, da ausência de uma política de câmbio, da incompetência desse (des)governo e outros problemas.

Mas TODOS falavam do “custo Brasil”. Isso é uma muleta explicativa tão comum, tão repetida, que virou cliché. Esse é o problema de ter pensamento único (neoliberal no caso). Fica-se tão bitolado nesse pensamento, que os seus mantras são usados para explicar qualquer coisa. Mesmo onde são uma parcela infinitesimal do problema.

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
3 anos atrás

A crise no setor é mundial, como bem lembrou o leitor João Saldanha.
Apesar disso, vejo a Ford com problemas de gestão já há alguns anos.
Enquanto isso, Chevrolet, Fiat, Renault, e as empresas do CAOA, vendem muito bem.
Será que a economia do país só afeta alguns ?
Afeta a todos, mas quem tem competência, se mantém.

Mário Epifanio
Mário Epifanio
3 anos atrás

FG, eu acredito que a FORD irá parar de vez de fabricar carros e ressurgir fabricando o sucessor do carro como vemos hoje, tipo aqueles veículos elétricos, autônomos e compartilhados. É o que acredito.

Joao Saldanha
Joao Saldanha
3 anos atrás

Nao querendo defender esse desgoverno, mas a Renault tambem anunciou demissao de 15000 pessoas no mundo inteiro, 5000 so na Franca. A crise no setor automotivo e global. O desgoverno so jogou a pa de cal em cima.

pedro araujo
pedro araujo
3 anos atrás

aliás, sobre carros elétricos:

https://m.youtube.com/watch?v=0k1tbf8muMc

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
3 anos atrás

A fábrica da Argentina dá conta de produzir as Rangers para o Brasil? Porque o que mais se vê por aí e camionete. Quem tem propriedade rural consegue comprar utilitário com isenção de ICMS, então tem muito (a galera do agronegócio deita e rola no Brasil, isso sem falar no redutor de 80% do IR; ou dos créditos quando há prejuízos por conta de estiagens que eles mesmo causam).

É o tipo de notícia que você nunca imagina.

JT
JT
3 anos atrás

A Ford brasileira começou a receber dinheiro da matriz americana em 2013, quando não havia pandemia, mas um país ingressando na pior recessão de sua história, que perdura até hoje e não tem data para acabar.
Outras fabricantes de automóveis sairão do país em breve e a culpa não será focada em Fulano ou Beltrame (todos péssimos, corruptos e egocêntricos), mas difusa numa conjuntura mundial e histórica.
No mesmo dia que a Ford do Brasil comunicou que 5 mil empregos serão evaporados, o Banco do Brasil anunciou um plano de demissão voluntária para atingir 5 mil vagas.
Bem-vindo ao século 21, tempo da precarização universal do trabalho e da ruína do modelo republicano democrático frente ao capitalismo de estado da China.

Pedro T.
Pedro T.
Reply to  JT
3 anos atrás

É bem por aí mesmo.

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

Bye, bye Brasil
A última ficha caiu
Eu penso em vocês night’n day
Explica que tá tudo ok
Eu só ando dentro da Lei
Eu quero voltar podes crer
Eu vi um Brasil na TV
Peguei uma doença em Belém
Agora já tá tudo bem
Mas a ligação tá no fim
Tem um japonês trás de mim
Aquela aquarela mudou
Na estrada peguei uma cor
Capaz de cair um toró
Estou me sentindo um jiló
Eu tenho tesão é no mar
Assim que o inverno passar
Bateu uma saudade de ti
Tô a fim de encarar um siri
Com a bênção do Nosso Senhor
O sol nunca mais vai se pôr

Carlos Eduardo Pereira
Carlos Eduardo Pereira
3 anos atrás

Capitalismo e seus males …

Toshiro Yaki
Toshiro Yaki
Reply to  Carlos Eduardo Pereira
3 anos atrás

No Socialismo a Ford nem teria nascido…

pedro araujo
pedro araujo
3 anos atrás

O mais irônico disso tudo é o fato de ma maioria dos países a matriz energética ainda ser derivada de combustível fóssil em sua maioria (brasil é exceção, com as hidrelétricas)

então o sujeito ta achando que ajuda o planeta ligando o carro dele na tomada, mas no fundo mesmo tá queimando gás combustível ou talvez até carvão.

ainda nao conseguiram se livar completamente do combustível fóssil pra produção de energia elétrica, ainda mais com certa demonização da energia nuclear depois de fukushima…

Zeca
Zeca
3 anos atrás

O país ta quebrado, não posso fazer nada.

Dias depois.

Ford deixa o Brasil.

Marcelo
Marcelo
3 anos atrás

Senti falta de uma critica, já que é um blog automotivo, aos erros da própria Ford.
Concordo com todas as criticas ao governo atual, um dos piores em todos os tempos, mas a sua insistência cega em defender o PT explica boa parte dos seus “revezes” profissionais…
(Aguardando resposta mal criada do FG em 5, 4, 3, 2,….)

Perez
Perez
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Por mais que discorde do FG no campo politico/ideologico, acompanho ele desde os tempos da folha e não existe nada a falar do profissional, carreira imaculada e penso que ele nunca foi preterido ou demitido por essa sua posição.

Saima
Saima
Reply to  Marcelo
3 anos atrás

Se começou em 2013, antes, depois, não importa. Alguém se candidatou, venceu e prometeu que resolveria.
No seu trabalho, quando há um problema, você procurar resolver ou culpar quem estava antes no seu lugar?

Rogerio Kezerle
Rogerio Kezerle
3 anos atrás

A Ford já vinha indicando essa saída faz tempo. Tem a ver com o “governo” atual? Sim e não. Não, por a decisão já estar praticamente tomada. Sim, pois, se havia alguma probabilidade da Ford mudar de ideia, ela foi por água abaixo devido à total ineficácia desse desgoverno.

Albert
Albert
3 anos atrás

Ford hoje, Mercedes mês passado, Sony em outubro (não é automobilística mas nem por isso irrelevante). Estamos indo para o buraco. Qual a próxima a anunciar a saídav ou fechamento de alguma planta? Se for pra apostar, vou na GM de São Caetano do Sul.

Pedro T.
Pedro T.
Reply to  Albert
3 anos atrás

A GM fica.
Com a saída da Ford, o “market share” da GM vai aumentar.

Rodolfo I Vieira F.º
Rodolfo I Vieira F.º
3 anos atrás

A Ford se tornou incompetente , primeiro nos caminhões a Volkswagem jantou toda a linha de caminhões , dede os 3/4 até os maiores , e a Mercedez , Volvo e cia os maiores .
A linha da Ford estava decadente já faz algum tempo , os outros fabricantes nunca venderam tanto carro como agora e o estoque nunca esteve tão baixo , menor nível histórico .

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Rodolfo I Vieira F.º
3 anos atrás

Os carros da FORD no Brasil são muito bons e bem encaixados no mercado, porém a FORD não fabrica mais esses carros em outros lugares e não iria manter a produção apenas no Brasil. Não faz sentido. Hoje a cadeia produtiva é mundial, motores feitos no Brasil são vendidos no mundo, como vende-los no mundo se só aqui é que se produz esse tipo de veículo.

O fim era previsível (achava um evento impossível, mas previsto… vai entender). No mundo inteiro a cadeia de produção da industria automobilistica está afetada. Um chicote de linha de freio ABS pode deixar de ser produzido se o Vietnan entrar em lockdown, sem chicote do ABS não se faz KWID no Brasil (isso é apenas um exemplo, mas esta acontecendo agora com varios itens de carros “nacionais” que dependem de peças do exterior). Falta Pneu (no mundo), falta Aço (no Mundo), falta peças (no Mundo) e a demanda por veículos (hoje uma “bolha sanitária” no mundo da mobilidade) não para de crescer.

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

Restaurante Sao Francisco ? Florestal ? Demarchi ?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  lagerbeer
3 anos atrás

Quebraram todos… primeiro foram as industrias… depois os que viviam delas.

More em SBC e saiba o que foi feito nos ultimos 45 anos para se destruir um lugar que tinha o padrão de vida da Belgica… por favor quem nunca morou por aqui que fique de boca fechado para não pagar mico a toa.

Ze Ruela
Ze Ruela
3 anos atrás

As decisoes de empresas privadas sao sempre com base no resultado financeiro. A única diferença entre as acoes sao os horizontes de prazo. A industria automobilística evoluiu e quem continuar tentando agir como dinossauro sera extinto. Pouco tem a ver com governo, as empresas trabalham com foco no mercado, apesar do governo. E a Ford, como outras ja o fizeram, abandonou o mercado pouco lucrativo e decadente de sedas e carros pequenos. A simplicidade dessa decisão não diminui o impacto social que sofrerão muitas famílias brasileiras, principalmente na Bahia. Eh de responsabilidade do governo local fomentar o desenvolvimento econômico sustentável em uma matriz que não seja tao dependente de uma única indústria ou empresa.
Vamos ver se governantes agem conforme esperam seus eleitores. Com logica, eficiência, austeridade e respeito.

Ze Ruela
Ze Ruela
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Nao exatamente. Eh so a leitura de alguém que enxerga e interpreta os fatos cotidianos além da ideologia política e malucas conjunturas conspiratórias.
Não espero a concordância de ninguém e não milito minhas convicções.
Somente uma opiniao indolor, adequada a qualquer ambiente democrático onde interlocutores tem boca e também ouvidos 👍

Zeca
Zeca
Reply to  Ze Ruela
3 anos atrás

Ford sai do Brasil e fica no Uruguai e Argentina, com mercado consumidor muito menor que o Brasil, sabe por quê?

Porque nesses países tem presidente e ministro da economia, não dois paspalhos, que não tem a menor ideia do que estão fazendo.

murilo
murilo
Reply to  Ze Ruela
3 anos atrás

A decisão da Ford – só cabe à Ford, o dinheiro manda. Agora não vi uma só notícia sobre uma mísera tentativa do governo Federal em evitar a saída dessa gigante do país. Da indústria automotiva agora, só vendemos o minério de ferro. Triste.

Leo
Leo
Reply to  Ze Ruela
3 anos atrás

Alguma lucidez nesse mar de burrice. Parabéns

CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
Reply to  Ze Ruela
3 anos atrás

Concordo com o FG, esse discurso você copiou do Chicago Boy, fala a verdade rsrs. Me lembra o saudoso Boechat: Uma mistura de Jacaré com Cobra d’água.
Mas você esqueceu de combinar com a Argentina esse discurso Taokey.
E segue a boiada para o matadouro. Toca o berrante.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Ze Ruela
3 anos atrás

Falou o Zé Ruela, bem apropriado o apelido, mesmo.

IVAN DRUMOND
IVAN DRUMOND
3 anos atrás

Vamos todos se fuder. Uma pena, mas é isso que vai acontecer. Pra sobreviver, eles (os Ford) e nós teremos que encarar uma realidade brutal, onde carros e humanos serão tratados como estorvos. Sou fã dos carros e dos humanos, mas na nova ordem mundial, estorvos é o que somos, certo?

Hércules
Hércules
3 anos atrás

Concordo com todo o texto, especialmente quanto ao tosco, vomitativo e vil que ocupa o planalto.
Mas tenho certeza que o Corcel II está em boas mãos, como estaria meu antigo Escort 85 álcool. Eu o chamava de Cicatriz. Tenho muitas saudades.
A propósito, obrigado pelas palavras e autógrafo no Boto do Reno, que recebi de presente no natal. Foi muito importante para mim e minha filha.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

A Ford fica na Argentina produzindo Ranger. Menos de 300 carros por dia, 70% do que é produzido por lá é exportado.

Quando li que a Ford iria deixar de produzir veículos Hatch e Sedans nos EUA achava que era noticia sensacionalista, mas pelo jeito é mais do que verdade. No EUA Sedans e Hatchs a gasolina não são mais produzidos, o que se pode chamar de carro é apenas o Mustang.

Pelo jeito esses caras vão produzir apenas SUVS, CROSSOVERS, caminhões médios e pick-ups grandes

Existe ainda o FUSION, somente na versão hibrida ou alguma coisa elétrica qualquer.

Sorte dos Argentinos que estavam com o premio de consolação de produzir as Rangers… agora ficaram com o resto do pacote de bolacha.

Obs.: Nos EUA vendem apenas 01 carro de verdade… o FORD GT (ultima remasterização do GT40 da década de 70).

Obs1.: As redes sociais não deram um grande ensinamento, antes era apenas “quem cala consente”… hoje podemos somar… “quem cala… tá cagando e andando pelas merdas que os outros falam”.

Saima
Saima
3 anos atrás

Eu já não lamento. Apenas desejo, de todo o coração, que quem votou nesse crápula e sua camarilha sofra muito. Fique desempregado(a). Leve um tiro na cabeça numa discussão no trânsito ou no bar. Deixe de se vacinar contra a covid achando que vai sofrer uma mutação ou ficar impotente.
Todo sofrimento é pouco para essa gente.

Leo
Leo
Reply to  Saima
3 anos atrás

Ódio do bem 😃

Saima
Saima
Reply to  Leo
3 anos atrás

Não. É ódio do mal mesmo. Não tenho nenhum problema em dizer.

Irinaldo Barros
Irinaldo Barros
3 anos atrás

Concordo com todo o texto. Bravo!!

Igor
Igor
3 anos atrás

Por enquanto não dá pra saber o que vai acontecer. Vamos aguardar. A economia a gente vê depois.

ricardo garcia
ricardo garcia
3 anos atrás

o mundo gira e a ford girou