SOBRE ONTEM DE MANHÃ

IMAGEM DA CORRIDA

Leclerc batido: fim do campeonato

SÃO PAULO (osso) – A foto não é boa, e as imagens do desespero de Leclerc já fora do carro é que ficarão para a posteridade como símbolo deste GP da França que praticamente colocou um ponto final no campeonato. Como já dito, repetido e repisado, só um milagre para que a Ferrari e o monegasco descontem, em dez corridas, os 63 pontos que Verstappen abriu de vantagem na classificação. Mas as melhores fotos eu já usei ontem. Então, o carro batido é o que sobrou. Mas tem força, também.

Há várias contas possíveis para justificar o uso de “milagre” para definir a tarefa ferrarista, já que os GPs distribuem muitos pontos atualmente e ainda teremos uma Sprint em Interlagos, além dos pontinhos extras das melhores voltas. Mas o Fábio Seixas já botou a calculadora para funcionar em sua coluna no UOL e chegou à conclusão matemática de que Max não precisa mais vencer em 2022 para ser campeão, ainda que Leclerc ganhe tudo, inclusive a Sprint brasileira. Acompanhem:

LECLERC, 170 pontos – Ganha as dez etapas restantes, fazendo mais 250, e a minicorrida de São Paulo, marcando mais oito: 170 + 250 + 8 = 428.

VERSTAPPEN, 233 pontos – Chega em segundo nas próximas dez corridas e soma 180, termina em segundo também na corridinha de Interlagos, fazendo mais sete, e conquista todos os pontos extras das melhores voltas dos GPs que ainda faltam, acumulando outros dez: 233 + 180 + 7 + 10 = 430

É só uma conta de chegada, para explicitar a desnecessidade de Verstappen voltar a vencer no ano, uma vez que a combinação acima — 11 vitórias de um, incluindo a Sprint, e 11 segundos lugares do outro com dez melhores voltas seguidas — é altamente improvável de acontecer. Existe apenas no campo das possibilidades estatísticas.

Mas permite afirmar: acabou.

A força da Red Bull: oito vitórias em 12 etapas

Cadê o Pérez na foto acima? Ninguém sabe, ninguém viu. O mexicano, quarto colocado, terminou o domingo contrariado por ter sido ultrapassado por Russell a quatro voltas do final. Perdeu um pódio de bobeira. A briga com o inglês foi dura e incluiu uma dividida de chicane que suscitou possível punição ao piloto da Red Bull. Ele cortou a pista e não percorreu o caminho determinado pela direção de prova naquele ponto para retornar ao leito carroçável do circuito. Não foi punido. Justificou o atalho: “Se eu não jogo o carro para fora, a gente batia e os dois teriam abandonado”. Os comissários concordaram e resolveram não fazer nada. Principalmente porque George acabou ganhando a posição logo depois.

Mas Pérez não foi perdoado pela própria equipe.

A FRASE DE PAUL RICARD

“Ele dormiu no ponto. Talvez tenha tomado muita tequila à noite.”

Helmut Marko
Pérez: criticado dentro da equipe

A favor do guru rubro-taurino destaque-se que a frase, como de hábito indelicada, foi dita em tom de brincadeira a jornalistas ingleses. De qualquer maneira, deixa claro como Checo não goza de prestígio inabalável no time. O que não quer dizer nada. Ele seguirá como coadjuvante numa equipe que tem um piloto quase perfeito, bom o bastante para conseguir aquilo que os austríacos desejam: vitórias e títulos. Quem tem alguém como Verstappen não precisa de muito mais.

Muita gente questionou a segunda parada de Carlos Sainz na volta 42, a 11 do final, quando já ocupava a terceira colocação. Por que não foi até o fim? A Ferrari explicou o óbvio. O espanhol largara com pneus duros e parou na 18ª volta, durante o safety-car causado pela batida de Leclerc. Teve de antecipar a parada que, pela estratégia inicial, seria realizada bem mais tarde. Mas não havia o que fazer. Com um pit lane gigantesco de 424 metros e, portanto, paradas muito demoradas, mais de 25s, não aproveitar um safety-car para fazer um pit stop de graça seria suicídio.

A segunda parada de Sainz: não havia muito o que fazer

Pensando assim, 14 pilotos correram para os boxes naquele momento. A diferença é que todos haviam largado de pneus médios e colocaram duros, que resistiriam até o fim. Carlos teve de colocar os médios, só que estes não aguentariam o tranco por tantas voltas. Por isso a segunda parada. Caiu para o nono lugar, mas tendo borracha nova para passar quem fosse possível até a bandeirada. E chegou em quinto. “Não somos idiotas”, defendeu-se o piloto, em nome da equipe.

FRANÇA BY MASILI

Na pena de nosso cartunista Marcelo Masili, o dilema de Leclerc

O que chamou muito a atenção nas hostes ferraristas depois da corrida foram as seguidas sessões de autoflagelo verbal de Leclerc. “Um erro desses é inaceitável”, “não mereço ser campeão” e “para quem tem de pilotar em alto nível, errar assim não tem cabimento” foram algumas das frases ditas por Charlinho aos microfones de emissoras de rádio e TV quando chegou ao paddock.

A dúvida sobre uma possível falha no acelerador já foi esclarecida. Não aconteceu. Quando ele disse “I have no throttle” pelo rádio, reportava ao time a inoperância do sistema ao engatar a ré para tentar sair da barreira de pneus. Nada a ver com uma repetição do problema de acelerador travado que quase tirou sua vitória no final do GP da Áustria. É que na batida o carro tinha entrado em modo de segurança e desligado sozinho um monte de coisas, minúcias eletrônicas que carecem de maior detalhamento. É assim que esses automóveis funcionam. Lembrem-se de Massa batendo na Hungria em 2009. Ele ficou desacordado com o motor funcionando em alta rotação. Desde então, dependendo da intensidade do choque, a bagaça se autodesliga, mesmo.

O NÚMERO DA FRANÇA

18.672

…voltas dentro de um carro de F-1 completou Fernando Alonso ontem — em corridas, descartando-se treinos e testes privados. É um recorde, superando as 18.621 percorridas por Kimi Raikkonen. O espanhol, que estreou no GP da Austrália de 2001 pela Minardi, já é o piloto com mais quilômetros rodados em provas e o de carreira mais longeva da história: 21 anos e quatro meses na lida, considerando o intervalo de tempo entre o primeiro e o último GP. Mas sempre é bom lembrar que ele ficou dois anos saracoteando por outras paragens, em 2019 e 2020, até voltar à categoria no ano passado.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

Champanhe no George: primeira vez com Hamilton no pódio

GOSTAMOS do pódio duplo da Mercedes, o primeiro do ano, com Hamilton em segundo e Russell em terceiro. Portanto, a primeira vez que a dupla britânica dividiu o champanhe vestindo o mesmo uniforme, já que George faz sua temporada de estreia pelo time alemão — tinha disputado apenas um GP, em 2020, no lugar de Lewis, que estava com Covid. Não dá para negar a melhora da equipe. Nas últimas cinco corridas, foram 136 pontos marcados, contra 115 da Ferrari. A Red Bull anotou 161. A Mercedes é a única que pontuou em todas as etapas de 2022.

Norris, sétimo: equipe foi ultrapassada pela Alpine

NÃO GOSTAMOS da McLaren, que vem perdendo terreno na tabela depois de um início de temporada promissor (com Norris, é bom que se diga; Ricciardo tem sido uma nulidade). Nas últimas cinco provas, foram apenas 30 pontos, contra 53 da Alpine. Resultado: os franceses ultrapassaram o time papaia na classificação e agora ocupam a quarta posição entre os construtores, com 93 pontos. A McLaren tem 89. Em Paul Ricard, Lando ficou em sétimo e Daniel, em nono. Mas a Alpine fez um sexto (com Alonso) e um oitavo (com Ocon). Os quatro pontinhos de diferença vieram daí.

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Edmilson de Jesus
Edmilson de Jesus
1 ano atrás

Queria apenas dizer o óbvio e parabenizar Flavio Gomes pelo excelente texto, mais que um relato, uma crônica inteligente e de leitura agradável, sem ser superficial.

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Pois é Flavio, o Sergio tá com cara de Felipe Massa mesmo como ja disseram aqui, será que foi por um fim de semana morno e insosso, treinou mal, se classificou mal, largou mal e correu mal tambem e o quarto lugar no fim foi lucro, gosto do Perez mas na França ele não compareceu… Eu gostaria de saber porque na tv falam Gorge da Massa, tem alguma coisa e ver com o Felipe FG? outra coisa que deviam para é esse negocio de “patrão”, acho que é só o Locutor Sérgio que fala, vá gostar de ser empregado assim lá no quinto dos infa….

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Verstappen já está na regressiva paro o segundo titulo 10 provas, 9 provas, 8 , 7 , ……. mas deve terminar já no 5 tamanha a supremacia, e o papai Jos tá só que sorri.
Cagadas acontecem…. mas na Ferrari é acima da média.

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

JOS VERSTAPEN CADA VEZ MAIS FELIZ COM A SUPREMACIA !!!
Também não é pra menos com seu filhote papando tudo.
10 … 9 … 8 … 7… !!!!!
MAX já iniciou a contagem pro 2ºTítulo nestas últimas 10 corridas, acho que no 4 o CHAMPAGNE JÁ SERÁ ESTOURADO.


CARLOS
CARLOS
1 ano atrás

Conforme reflexão atribuída a Murray Walker: “IF is a very long word in Formula One; in fact, IF is F1 spelled backwards.”
Definitivamente, as contas não permitem afirmar que o campeonato acabou. Mostram uma vantagem tranquila e uma grande chance de Verstappen ser bicampeão no final do ano, principalmente considerando os desempenhos recentes dos dois pilotos/carros que disputam o título.
Mas, com duas corridas de azares de Verstappen, Leclerc pode descontar cerca de 40 pontos.
Sobrariam 23 pontos em 8 corridas.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
1 ano atrás

Mercedes está cada vez mais perto de uma vitória no ano. Vai acontecer, espero. E espero que com Hamilton, para manter a escrita: pelo menos uma vitória em todos os anos.

SulIvan
SulIvan
Reply to  Alexandre Neves
1 ano atrás

É SÓ OS 4 PRIMEIROS QUEBRAREM….

SulIvan
SulIvan
Reply to  Alexandre Neves
1 ano atrás

precisa combinar com Max Lec Per e SAinz primeiro

Carlos Sato
Carlos Sato
1 ano atrás

Leclerc errou. Um erro muito caro. Mas daí a dizer que Verstappen não precisa vencer mais nenhuma prova , vai uma distância muito grande. No cenário imaginado pelo Fábio Seixas, basta paa o piloto holandês chegar em segundo em todas as provas, (inclusive na srpint race do Brasil) e marcar a melhor volta em todas essas provas que será campeão mesmo que Leclerc vença todas essas dez provas. Altamente improvável tal cenário, mas de qualque forma mostra o quão confortável é a posição do piloto rubro taurino.
Leclerc esperava que ao retornar dos boxes, a distância que o separava de Verstappen fosse maior. Mas 27 segundos não era tão confortável assim, e o piloto monegasco talvez estivesse forçando o ritmo para realizar seu próprio pitstop em condições mais seguras, evitando o undercut. Enfim, não deu certo.
Hamilton largou bem e conseguiu controlar a distância para Perez, e Russel após tanto tentar também ultrapassou o piloto mexicano. Sobre o entrevero entre os dois, jogo que segue. Essa sanha punitivista da FIA não faz bem a categoria. Russel viu uma oportunidade de ultrapassagem e tentou. E para quem ainda não viu, vale a pena ver a batalha entre Villeneuve e Arnoux no GP da França de 1979.
No mais uma corrida bem morna. Alpine, com Ocon e Alonso, hoje é a quarta força, deixando a Mclaren, que já estava perdida, ainda mais sem rumo.
E Vettel? Continua ou aposenta? Chegaram a circular boatos de uma possível transferência para a Mclaren. Mas continuar na Aston Martin também não parece ser uma grande opção. Para onde vai o alemão?
Mas o fato mais importante, no meu entender, desse fim de semana, foi a declaração do repórter Ted Kravitz, da Sky Sports F1. Ao final da classificação para o GP, ele afirmou que “o diretor de corrida Michael Masi que não interpretou suas próprias regras do jeito que foram escritas e isso custou a Lewis Hamilton o oitavo título, e o deu a Max Verstappen”.

SulIvan
SulIvan
Reply to  Carlos Sato
1 ano atrás

Quem é Ted Kravitz ?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

Alguém que conhece muito de F1. Infinitamente mais que certos fãzocas minions que surgiram por aqui, de cujos comentários geralmente não se aproveita quase nada.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Prezado F&G : A equipe Red Bull, apresentou uma reação incrível e soube buscar pontos na classificação com a finalidade para Max já ser consagrado Bi – campeão , mérito da equipe e piloto a crítica feita de Helmut Makro ao Checo, deixa bem claro com o CEO H.Makro é um imbecil recalcado, Sérgio Perez , poderia ser segundo Piloto na Ferrari e na Mercedes-Benz . O resultado da Equipe Mercedes-Benz que tomou quase um segundo por volta na corrida não tem mais nenhuma condição de buscar vitória, o projeto W-13 é sim um absoluto fracasso. A equipe FERRARI demonstra a falta administração e competência precisa achar um CEO com estilo de Ross Brawn. Sim Charlinho errou tentando buscar um resultado nessa curva do acidente o carro dele, o piloto era 15km mais veloz do que o carro de MAX, foi um erro sim em termos ( desgaste de pneu e a traseira com suspensão um pouco mais solta, fez o carro sair de traseira ),fim de campeonato eu fico triste por ser torcedor da FERRARI e que Charlinho tem um talento incrível , e perdeu a última oportunidade de estar efetivamente na disputa do título. A equipe Mclaren tem um piloto coringa o fantástico Lando Norris ( Sim , acredito que será um futuro campeão da F-1 ),precisa repensar em novo projeto para 2023 um carro vencedor . Nessa temporada de 2022 o que salva à F-1 é o nível de pilotagem de El Fodon ( Fernando Alonso ), sim é uma condução perfeita e consegue faze um verdadeiro milagre com esse carro da Alpine, o resto são os coadjuvantes da F-1.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

Repito a Pergunta:

“Se o Max estivesse na Ferrari seria o líder com mais folga ainda?”

Acho que sim…

Klaus
Klaus
Reply to  RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

Boa pergunta. Provavelmente estaria em período de adaptação, pois seria sua primeira temporada. Mas depois de pegar o jeito, ia ser o novo Shumy. Todos já sabem de antemão que só há luta de segunda posição em diante.

SulIvan
SulIvan
Reply to  RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

PENSO QUE NÃO, pois daí teríamos outro piloto numero 1 da RBR e veja que mesmo Perez já superou Lec…..se invertessemos com LecLec na RBR e MAX na Ferrari seria uma disputa acirrada

Tulio
Tulio
1 ano atrás

Não pela mesma equipe, mas Russell e Hamilton dividiram o “pódio” em Spa 2021

René Campos
René Campos
1 ano atrás

Óbvio que estou falando sem as informações que a Ferrari tem, mas se parar no safety car forçaria uma segunda parada, talvez o tempo total de corrida pudesse ser mais rápido parando uma só vez mesmo que fora do safety car. De fora fiquei com essa impressão.

Lucas Orly
Lucas Orly
1 ano atrás

Outra estatística interessante sobre o Hamilton é que ele foi o primeiro piloto a subir no pódio no 300º GP, e junto de Alonso são os dois que ainda podem vencer após terem atingido a marca. Alonso, muito improvável e Hamilton talvez já no domingo visto que é uma de suas melhores pistas

Edu Zeiro
Edu Zeiro
1 ano atrás

É impressão minha ou o mexicano tá a cara do Massa na foto do texto?

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
1 ano atrás

“Nunca diga nunca!” E é um fato. Mansell foi campeão na 13ª temporada. Isso não quer dizer que Leclerc ainda vá ser campeão. Só o tempo, as oportunidades e as escolhas irão confirmar. Pode ser ainda este ano.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
Reply to  Alfredo Ramos
1 ano atrás

Também acho, mas com essa aparente fragilidade emocional não há como não pintar as duvidas.

Já havia criticado o Leclerc anteriormente sobre essa “fragilidade”… tomei algumas pedradas dos “ispecialistas”… fico feliz em saber que a imprensa italiana o critica da mesma forma que Eu.

Sergio Trancoso
Sergio Trancoso
1 ano atrás

McLaren caindo. E Andreas Seidl defendendo apaixonadamente Ricciardo. Tempos difíceis pra equipe papaya.

Victor Penteado
Victor Penteado
1 ano atrás

10 corridas é corrida pra cacete. Não acho que esteja decidido. Um abandono do tilápia e essa impressão muda.

Leo
Leo
1 ano atrás

A vida em Maranello é diferente. Dispensaram o Vettel por conta das batidas bobas, rodadas e afins pra ficar com o leclé e ele tá conseguindo bater mais e de forma mais boba
“Aqui se faz, aqui se paga”

Vera
Vera
1 ano atrás

Acho que o Reginaldo Leme esqueceu do detalhe da segunda parada do Sainz, ao desmerecer a corrida do espanhol de forma tão enfática.

Avelar Argolo
Avelar Argolo
1 ano atrás

Prezado Flávio, bom dia!
Sou fã assíduo de seu blog e do GP há anos. Admiro muito suas análises.
O GP da França superou as expectativas.
Por falar em expectativa, gostaria de submeter uma situação para apreciação: a audiência da BAND. Ela avalia só os locais onde há sinal digital da emissora? Deveria, senão a comparação é injusta! Abraços.

Vera
Vera
Reply to  Avelar Argolo
1 ano atrás

Oi, vou meter minha colher no assunto audiência, pois sou publicitária. Hoje todas as cinco maiores redes de TV aberta (Globo, SBT, Record, Band e Rede TV) só transmitem em sinal digital, o sinal analógico foi desativado. Então o critério é o mesmo para todas elas. Na medicação de audiência não é considerado o sinal de parabólicas. A pesquisa é feita em todas as capitais do país, temos informação praça a praça e a média nacional consolidada. São Paulo capital, por ser a maior do país, é considerada mercado referência. Espero ter ajudado.

Avelar Argolo
Avelar Argolo
Reply to  Vera
1 ano atrás

Bom dia.
Obrigado pelas orientações. Quando citei “…só os locais onde há sinal digital da emissora…” talvez devesse ter esclarecido que me referia ao sinal de fato “pegar”. falo isto pois sou de Salvador – Ba, e nem em todos os bairros o sinal da BAND é operante. Em muitos não pega ou falha. Dai então muitos partem para o app da emissora. E esta audiência não é apurada. Apenas neste sentido citei. Talvez uma comparação mais precisa desse à emissora já o 1o lugar. Talvez!
Repito: grato pelas orientações.

Rodrigo Dager Bezerra
Rodrigo Dager Bezerra
Reply to  Vera
1 ano atrás

Gostaria de aproveitar a discussão e perguntar se é impressão minha, mas a a qualidade da imagem de transmissão da Band eu acho ruim dá para ver que não é bem HD, como se sofresse alguma compressão…é estranho ver como comparação a imagem obtida na canal F1 no youtube…uma diferença muito grande….

Vera
Vera
Reply to  Rodrigo Dager Bezerra
1 ano atrás

Rodrigo, é possível que haja uma compressão do sinal. Aqui em Porto Alegre a qualidade da imagem da Band é excelente, no mesmo padrão das demais emissoras.
Mas a Band tem uma menor cobertura geográfica do sinal, então o alcance e a qualidade do mesmo variam bastante. Em algumas cidades do interior do RS a qualidade é ruim, assim como acontece em outros estados.
Em termos de cobertura geográfica do sinal a Globo é a mais abrangente.

Fernando
Fernando
1 ano atrás

Leclerc precisa do mesmo psicólogo que ajudou Rosberg na luta contra Hamilton. E Hamilton, mesmo depois de ganhar tantas corridas e recordes, legal ver ele tão alegre com “apenas” segunda posição.