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O pódio sempre festivo de Monza: vaias para Verstappen

SÃO PAULO (mezzo…) – Ninguém segura o rapaz. Max Verstappen ganhou o GP da Itália mesmo largando da sétima posição e com milhares de fanáticos torcedores empurrando uma Ferrari que partia da pole. A corrida de Monza terminou sob regime de safety-car, com bandeira amarela, após um abandono de Daniel Ricciardo no fim da prova. A remoção do carro foi demorada e as voltas se esgotaram.

Foi a 11ª vitória de Verstappen no ano, quinta seguida, 31ª na carreira – empatou com Nigel Mansell em sétimo lugar nas estatísticas dos maiores vencedores da história. Charles Leclerc, da Ferrari, e George Russell, da Mercedes, fecharam o pódio.

Atrás do safety-car: corrida terminou com bandeira amarela

Não foi, exatamente, uma prova inesquecível. Max construiu sua vitória baseado no bom ritmo de corrida da Red Bull frente a uma Ferrari que fez um pit stop precoce e teve de parar uma segunda vez com Leclerc, dando adeus de vez à chance de lutar pela vitória. Mas não seria muito diferente se o time vermelho fizesse apenas uma parada. O holandês e a Red Bull são imbatíveis neste momento da F-1. O safety-car no fim deu alguma esperança à enorme torcida nas arquibancadas. Mas não houve relargada. Regras são regras. Ninguém queria uma repetição das polêmicas do ano passado em Abu Dhabi.

O destaque do dia acabou sendo o Nyck de Vries, em nono com a Williams. O holandês fez sua estreia na categoria, chamado às pressas para o lugar de Alexander Albon. Ontem, o tailandês teve uma crise de apendicite e precisou ser hospitalizado. Campeão da F-2 em 2019 e da F-E em 2021, De Vries marcou pontos já em seu primeiro GP, com um carro ruim e numa circunstância bem complicada. O menino deve, em breve, ser confirmado pela Williams para 2023. É uma escolha fácil.

De Vries aproveita a chance e pontua na estreia: escolha fácil

Cinco pilotos escolheram os pneus macios para a largada: Leclerc, Russell, Verstappen, De Vries e Ocon. Os demais foram de médios para o grid. Max fez uma ótima partida e na segunda volta já estava em terceiro, colocando-se imediatamente na briga pela vitória. Charlinho e Jorginho se mantiveram nas duas primeiras posições. Incrivelmente, nenhuma intercorrência se verificou nos primeiros metros da prova, até a chegada na chicane. Ninguém bateu em ninguém.

Leclerc, Russell e Verstappen se descolaram rapidamente do resto do pelotão. Depois deles, apenas carros com pneus médios: Ricciardo, Gasly, Norris e Alonso. Max jantou – ou lanchou, pelo horário – Russell na quinta volta. À frente dele, o monegasco. A diferença, pouco mais de 2s.

Sainz: bom início de prova, quarto no final

Do povo que foi obrigado a largar do fundão, Sainz era o mais ativo e performático. Saiu de 18º e na sétima volta já estava em décimo. Hamilton seguia lá atrás escutando alguma playlist em seu iPod. Ainda existem os iPods? Não sei, mas eram simpáticos. Vou procurar algum usado para comprar.

O primeiro pit stop do dia aconteceu na oitava volta. Pérez, que estava encaixotado lá no meio do pelotão, parou para colocar pneus duros e saiu dos boxes com o disco de freio da roda dianteira direita em brasa. Seguiu na corrida. Sainz, enquanto isso, continuava dando seu showzinho particular diante da torcida ferrarista – 337 mil ingressos vendidos para os três dias do GP. Na 12ª volta, o espanhol já aparecia em quinto. Aí todo mundo teve de tirar o pé porque Vettel quebrou e o safety-car virtual foi acionado.

Foi a senha para Leclerc parar. Colocou pneus médios. Antes mesmo de sair dos boxes, a bandeira verde foi mostrada. Verstappen não parou e assumiu a ponta. Charlinho voltou em terceiro, 13s atrás do holandês. O problema para ele seria levar o carro até o fim com a mesma borracha. Seu pit stop, originalmente, estava previsto para um pouco mais adiante.

Leclerc: parada antecipada aniquilou chances de vitória

Max e Russell seguiam com seus pneus macios sem perder ritmo. O inglês parou na volta 24 e calçou duros, deixando Verstappen como o único na pista vestindo a borracha mais aderente do fim de semana ofertada pela Pirelli. O chamado para os boxes foi feito na volta 26. Pneus médios foram a escolha da Red Bull.

Na volta à pista, o líder do campeonato tinha 10s de déficit em relação a Leclerc, que reassumiu a ponta. A diferença estava na vida útil de seus pneus. Os de Verstappen eram 13 voltas mais novos que os do ferrarista. Que, pouco antes, havia combinado com a equipe pelo rádio colocar em prática o “plano C”. Qual era o C, ainda não se sabia. Duas paradas, talvez…

De grão em grão, o tourinho do holandês ia tirando a vantagem de Leclerc. Na volta 30, entrava na casa dos 7s. Sainz, terceiro, parou na volta 31 para colocar pneus macios. Voltou em oitavo, ainda sonhando com um pódio. Max continuava firme em sua jornada contra o cronômetro, fazendo melhor volta da corrida uma em cima da outra. Na 33ª, a vantagem de Leclerc mal passava dos 5s. E Charlinho, então, parou na 34. Era o plano C. Colocou pneus macios. Agora ele seria o caçador e Max, a caça.

As últimas 20 voltas do GP italiano apresentavam o seguinte quadro: Verstappen com pneus médios usados contra Leclerc de macios novos. A diferença entre eles era de 19s. Num cálculo simples, o #16 da Ferrari precisaria, até o fim da prova, virar tempos 1s melhores por volta do que o #1 da Red Bull. Conseguiria?

Verstappen no degrau mais alto: 11 vitórias no ano

As primeiras voltas não foram muito alvissareiras para os torcedores italianos. Max manteve a diferença na casa dos 20s, e por mais que se esforçasse Leclerc não conseguia reduzir a desvantagem. Atrás deles vinham Russell, Sainz, Pérez, Hamilton, Norris, Ricciardo, Gasly e De Vries, nas dez primeiras posições.

As esperanças de uma reação leclerquiana esvaneceram a dez voltas do fim quando a tabela de tempos, implacável, mostrou que a diferença seria intransponível. Verstappen continuava sólido como uma rocha, 17s à frente. Mais atrás, Sainz se via a 10s de Russell, pneus macios versus pneus duros. Mas também estava difícil. Arrancar um trofeuzinho seria uma vitória para ele, que tinha largado em 18º.

Mas, como sempre, o Inesperado da Silva apareceu. Na volta 48, Ricciardo quebrou e estacionou no acostamento. Um safety-car era inevitável. Russell foi o primeiro a parar e colocou pneus macios, para proteger seu terceiro lugar. Sainz veio em seguida. Verstappen e Leclerc já tinham passado da entrada dos boxes quando o carro de segurança foi chamado, mas não tinham o que fazer. Pararam, também, na volta seguinte.

Fim de prova com bandeira amarela: anticlímax, mas dentro das regras

Nada mudou em termos de posições, mas o pelotão seria agrupado para uma possível minicorrida de duas ou três voltas. Isso se conseguissem tirar o carro de Ricciardo da pista a tempo para fechar a corrida com bandeira verde. Quem estaria mais ameaçado, nas voltas finais, seria Russell, que poderia sofrer um ataque insano de Sainz – com um carro bem melhor. Leclerc, claro, também sonhava em partir para cima de Verstappen para ganhar em casa.

Mas não deu tempo de acontecer nada disso. Até removerem o carro de Ricciardo e reorganizarem o pelotão – o que deveria ter sido feito em Abu Dhabi no ano passado –, a prova chegou ao fim. O problema, explicou a FIA, foi que a McLaren do australiano não entrou em ponto morto e não deu para empurrar o carro. Um trator fez a função, demorada. A última volta foi percorrida atrás do safety-car, com bandeira amarela. Verstappen, Leclerc, Russell, Sainz, Hamilton, Pérez, Norris, Gasly, De Vries e Zhou ficaram com as dez primeiras posições. Um final anticlimático, meio broxante, sem dúvida. Mas que pelo menos seguiu o regulamento.

Fim de papo em Monza; quinta vitória seguida de Verstappen

No pódio, Verstappen foi vaiado pelos torcedores que invadiram a pista. Não deu a mínima. Imbroxável, festejou como de hábito, acostumado que está com vitórias. “Isso não vai estragar meu dia”, disse. “Vou aproveitar o momento.” Com o resultado, o Mundial pode acabar matematicamente na próxima etapa, dia 2 de outubro em Singapura. Verstappen foi a 335 pontos, contra 219 de Leclerc. Pérez, com 210, é o terceiro colocado. São várias combinações possíveis para o título, mas deixemos as contas para depois. Agora, com seis provas para o fim do campeonato, a única dúvida cabível é saber se Max vai bater o histórico recorde de vitórias na mesma temporada — as 13 de Schumacher em 2004 e Vettel em 2013.

Provavelmente, sim.

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Marcos
Marcos
1 ano atrás

Só não vem que não quer…

Se for para o Baby Max ganhar…
… a gente permite uma “espalhada” sem punição como Interlagos;
… a gente flexibiliza break test e não aplica uma bandeira preta;
… a gente dá uma vitória, com hino e tudo, em uma corrida que nem teve volta, afinal, tinha que ganhar em Spa;
… a gente pune o outro piloto em um acidente que o outro piloto, mesmo estando com carro a frente, tirou o pé para entrar na curva e ele não;
… a gente coloca um aposentado como companheiro de equipe e impede que qualquer um que possa ofuscar o baby pilote ao seu lado (alguém entende Gasly e Albon serem renegados em prol de um aposentado que demorou 712 corridas pra fazer uma pole?)
… a gente dá uma punição de mais de 25 posições pro concorrente direto por um desvio de 0,2mm aferido em 1 de 3 medições;
… a gente desconsidera um acidente em Monza onde ele com as 4 rodas fora da pista entendeu que poderia dividir a chicane;
… a gente, na estreia pela RedBull, sacaneia o Daniel (que liderava) com uma estratégia de pits mais lenta para termos o “mais jovem baby vencedor”;
… a gente rasga o livro de regras, dando pneus 4 segundos mais rápidos em 1 volta pra ele ganhar sem safety car;
… a gente aplica a regra do safety car pra ele ganhar;
… a gente permite que mais de 80 engenheiros sejam contratados da Mercedes sem nenhum tipo de quarentena;
… a lista vai longe.

Assisto F-1 desde 1985.
Depois que o Bernie foi embora, a F-1 está caminhando pra isso.
Não é mais a excelência da engenharia e automobilismo mundiais.
Está deixando ser uma luta de box para se tornar um telecatch.
Manipula-se tudo para que aquele que dá mais audiência vença.

SulIvan
SulIvan
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Tu assiste desde 1985? tu já viu alguém ao menos parecido com o super talento do Max Verstapen? Mas seria melhor procurar um Psiquiatra voce pode estar ficando maniaco, é só um conselho tá.

Victor Penteado
Victor Penteado
1 ano atrás

Graças a Deus o campeonato não terminou desse jeito brochante ano passado. Obrigado Masi.

Barreto
Barreto
1 ano atrás

Parece que Haas, Aston Martin e Alfa Romeo desistiram de 2022.

Luis Felipe
Luis Felipe
1 ano atrás

Max parece o Schumacher em 2002, campeão na metade da temporada.
“Ah, mas ainda ele não é!”, vai dizer alguém.
E alguém ainda acha que ele não será?
Só ainda não é porque a Ferrari começou melhor o ano, mas a Red Bull acertou os meridianos de um carro – para variar, excelente – desenhado e projetado por Adrian Newey para sumir na frente.
A Red Bull já pode sossegadamente começar a pensar no projeto de 2023, porque esta temporada já está no papo.

CHAGAS
CHAGAS
1 ano atrás

Impressionante o que faz Max. Como pode Leclerc com carro parelho não conseguir fazer frente? Ferrari e Leclerc já entram na pista derrotados, uma lástima.

No quinto giro, Verstappen já era segundo e Leclerc estava com uma vantagem de apenas 2 segundos. Não dá.

Comprovado que Leclerc é menor que Max, muito menor. Pode colocar como uma vergonha largar da pole, com 5 carros entre eles e ser derrotado.

A mudança de estratégia por conta do VSC ou o fim da corrida em regime de bandeira amarela não pode ser desculpa pelo fiasco.

Pra piorar, Charles entra na salinha e começa um papinho descontraído com Max e Russel, no pódio praticamente aceita o domínio com sorrisos e acenos após a derrota. Deveria estar puto por perder a corrida ou no mínimo frustrado por não tem braço pra bater Verstappen.

Resumindo a temporada de Leclerc em uma palavra. Decepção.

Sainz e Hamilton fizeram grandes provas de recuperação.

Pérez que pilota uma Red Bull, larga em 13º e chega atrás de Sainz e Hamilton que largaram em último. Mais uma proeza do mexicano.

Russel tirou tudo que a Mercedes permite em mais uma corrida consistente.

Ricciardo que corre como um aposentado, ontem estava fazendo uma boa prova. Somando bons pontos para o campeonato de construtores. Uma crueldade quebrar no fim.

De Vries já deve ter assinado seu contrato com a Williams. Estreia gigante.

E pra finalizar sobre o término da corrida, acho que deve ter um parágrafo no regulamento da F1 que proíbe bandeira vermelha no fim. Barbaridade.

Luiz Paes
Luiz Paes
1 ano atrás

O que não entendi foi a demora dos fiscais poderem tocar no carro do Riccardo. Provalvemente o risco de choque.

Luiz Paes
Luiz Paes
1 ano atrás

De Vries é muito bom ou Latifi é muito ruim?
Provavelmente as duas coisas… E afinal o carro da Williams não é tão ruim. Se De Vries tivesse mais tempo para acertar o carro, se adaptar a equipe talvez tivesse chegado mais a frente ainda.

Fernando
Fernando
1 ano atrás

Prezado FG, bom dia….pelo visto, a F1 deste ano ja esta finalizada….agora falando de algo mais importante, tenho um ipod, daqueles parecidos com um antigo iphone, me passa seu endereco que mando pra voce pelo correio, de presente….abracos

Fernando
Fernando
Reply to  Flavio Gomes
1 ano atrás

Acredito que ainda funcione sim, so precisa carrega-lo, um cabo para conectar no computador e transferir as musicas….se nao me engano, precisa baixar um programa da apple, nao lembro o nome….minha filha que usava, eu sempre preferi android….tem meu e-mail ai, se quiser enviar o endereco postal por ele, coloco quinta feira no correio….abracao

Johnny Garbin
Johnny Garbin
1 ano atrás

Max é muito bom, a RBR também é excelente, pena que por isso, o campeonato está ruim de assistir.

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
1 ano atrás

Pelo menos, a Ferrari não cometeu nenhum erro grave…

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 ano atrás

Seguindo as palavras de Hamilton depois da corrida: “hoje foi cumprida a regra. Só uma vez essa regra não foi cumprida”. Sem chorar as pitangas passadas e já chorando, o título de Max do ano passado foi merecido, ninguém ganha 10 corridas sem querer, mas injusto. Max é um piloto da prateleira de cima, junto com Schumacher, Hamilton e Fángio. Se ele vai transformar isso em números? Tudo indica que sim mas…temos o Alonso de exemplo. Acho o Russell também, aparentemente da prateleira de cima. Tomara que a Mercedes volte ano que vem. Ver o Russell ganhando provas seria fantástico. Aí veremos se ele tem a tal fagulha. Quando você ganha e sabe ganhar corridas, como talvez só Hamilton, Alonso e Verstappen hoje no grid, e que se poderá ver qual prateleira cabe o Russell. Dos novos é o mais pilotaço de todos. Leclerc, pra mim, vai ganhar corridas, talvez até um título, vai saber, mas sempre faço o exercício de colocar ele no lugar do Max ano passado…com aquele carro e aquela disputa ,acho que o Hamilton chegaria campeão na última corrida. Ele parece não amadurecer. O que parece sobrar em Max e Russell (tirando uns tapas no capacete do Bottas…rs).

renato
renato
Reply to  Marcos Bassi
1 ano atrás

A acrescentar em seu (excelente) comentário, entendo que o Norris também é diferenciado. Com carro bom deve aparecer mais. Me decepcionei um pouco com a parte psicologica do Leclerc. E o Alonso, embora pilote muito tem uma convivência péssima por onde passa e acaba não vingando. Inclusive acho que trocou mal ( de novo!!) de equipe.
abraço!

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  renato
1 ano atrás

Obrigado, Renato. Então, se você pedir pra eu escolher pro meu time, Russell ou Norris, eu escolho o Russell, muito pelo que se vê da frieza pra ultrapassagens, por dificilmente errar, com carro ruim ou bom e pelo que fez com a Mercedes boa quando substituiu o Hamilton dois anos atrás. Deu um pau no Bottas. Eu gosto do Norris, bastante, mas é a maior incógnita. Tenho medo dele passar a carreira dele num carro médio como a McLaren. Quando Hamilton se aposentar, se fosse a Mercedes, é quem eu pegaria. A menos que surja um novo piloto por aí que a gente ainda desconheça ou a McLaren reviva seus bons tempos.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

O Max é uma fera. Esse Russel é muito bom. Os próximos 10 anos de diversão com a F-1 estão garantidos.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Prezado FG : Max nos conformes, vitória construída em excepcional ritmo de corrida, Carlos Sanz fez uma excelente corrida de recuperação bem melhor de Lewis Hamilton , George Russell também tem uma temporada muito consistente em podiums, consegue tirar um alto rendimento de um fracassado projeto Mercedes-Benz W-13. A Equipe FERRARI errou muito menos e tentou fazer uma aposta em estratégia, as vezes pode dar certo. Destaque da corrida, lógico que foi a estreia de De Vries, foi muito bem , salvou a corrida monótona, que foi coroada com bandeira quadriculada/Amarelada ( regras é para serem cumpridas). O Pior da corrida : Os futuros demitidos Tsunoda e Guany Zhou, para temporada de 2023, um vai montar no Paddock uma pastelaria com caldo de cana e o outro uma barraquinha de produtos eletrônicos made in china .

Marcus
Marcus
Reply to  Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Comentário de gosto pra lá de duvidoso.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Marcus
1 ano atrás

Ele me lembrou aquele personagem da Escolinha…vem bem…mas na hora de arrematar…desandou a maionese no comentário. Pra lá de desnecessário.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
Reply to  Marcos Bassi
1 ano atrás

Outros escorregam no Bife, as criticas são validas e todos podem ter opiniões divergentes.

Paulo McCoy Lava (ILHA)
Paulo McCoy Lava (ILHA)
Reply to  Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Bom tópico. Gostei de suas ressalvas.

Otávio
Otávio
1 ano atrás

Só falta agora o pessoal do Hamilton falar que o Riccardo, que usa motor Mercedes, estava de conluio com a RedBull….rsrrss

Johnny Garbin
Johnny Garbin
Reply to  Otávio
1 ano atrás

Vc vem pra comentar essa baboseira?

Germano JS
Germano JS
1 ano atrás

O anticlímax é a decepção de todos pelo modo comoa prova terminou mostra que Masi estava certo em Abu Dhabi.

Pindorama
Pindorama
Reply to  Germano JS
1 ano atrás

Em Abu Dhabi, Masi não aplicou o que a regra determinava. Dessa vez, fizeram o previsto. Se o previsto não é o melhor, é o caso de mudar a regra.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  Germano JS
1 ano atrás

Desculpe amigo , mas a regra não foi cumprida , e tiraram mais um titulo do Hamilton.
Titulo esse que eu acho que não faria bem para os negócios da Liberty . Acho que o Nasi
não estava sózinho nessa decisão

lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

… o título deste textão é homenagem àquela música do Roberto Carlos ? ou é um enigma da matemática ?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  lagerbeer
1 ano atrás

São efemérides comemoradas nesse fim de semana. Leia a primeira parte que lá tem todas.

Lucas Orly
Lucas Orly
1 ano atrás

Este GP marcou mais alguns fatos estapafúrdios que todos adoramos:
-primeira vez desde 1974 que o sétimo lugar no grid vence a prova em Monza (na ocasião foi Ronnie Peterson na Lotus)
-primeira vez na história que dois holandeses terminam nos pontos em uma mesma prova
-primeira vez desde Nico Rosberg no GP do Bahrein em 2006 que um estreante pela Williams termina na zona de pontuação.

Marcus
Marcus
1 ano atrás

Uma outra coisa: os carros estavam chegando a 330-335 km/h no fim da reta, pelo que apareceu nas câmeras. Em 1987, o chofer do saco de merda, com a FW11B de suspensão ativa, chegou a 352.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
1 ano atrás

Monza 2022 deixou ainda mais clara que em 2021 houve um campeão de fato, o garoto enxaqueca, e um campeão de direito, o Comandante. Mas a coisa foi feita de forma a que não houvesse possibilidade de recurso, porque, apesar do erro, gravíssimo, ter favorecido, de forma inquestionável, o campeão de fato, nem ele, nem a equipe, podem ser acusados de qualquer irregularidade (apesar das buzinadas do horner na orelha do masi). Assim, não haveria (como não houve) possibilidade de recurso – como desclassificar quem não fez nada de errado? Ou seja, a coisa foi bem arrumadinha. Penso, inclusive, que masi foi mais um bode expiatório, para mim teve ordens superiores. Pois nada como um lourinho de olhos azuis, namorado de uma princesa e genro de um tri campeão motorista de Rolls, que está se lixando para misérias mundanas, ganhar um título na última prova, batendo um preto atrevido já heptacampeão.

SulIvan
SulIvan
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Sr EduZero não acho justo acusar Max, RBR ou quem for pela decisão de 2021, acho feio, injusto e antietico, vejam só, se a tentativa do Max não desse certo??? Porque a Mercedes não fez o mesmo com LV pois poderia ter feito ????e como algo assim poderia ter sido tramado????loucura imaginar tudo isso , e è simples basta olhar e aceitar que doi menos

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

Meu filho, antes de se indignar, ao ler procure também entender o que está escrito. Que parte de “nem ele, nem a equipe, podem ser acusados de qualquer irregularidade” você não entendeu? Agora, essa de “aceita que doí menos” é coisa de garotinho de quinta série. É com alguém assim que estou interagindo? Se for, eu peço desculpas. Até porque nesse período da escola os alunos ainda têm muitas dificuldades em interpretar textos.

Marcus
Marcus
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Nessa vou discordar de você, ainda que vendo boa base no seu argumento.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Marcus
1 ano atrás

Marcus, pra mim faz todo o sentido. Pra mim é certo que masi sabia com antecedência que estava favorecendo o garoto enxaqueca. Argumentou-se aqui, várias vezes, que a Mercedes deveria ter também trocado os pneus de Lewis, mas acredito que imaginaram que isso seria desnecessário, pois se a regra fosse seguida sem as interpretações livres de masi, a prova iria terminar com o SC na pista. Foram inocentes nessa, mas repare que fizeram o mesmo hoje (Lewis não trocou os pneus durante o SC em Monza). Ou seja, masi decidiu por um caminho (que lhe custou o cargo inclusive) que só favoreceu um lado, e não havia como ele não ter consciência disso. Errou, e o erro dele tirou o título de Lewis. Mas, como eu disse, campeão e equipe não podem ser acusados de nada. Mesmo que a buzina de Horner na orelha de masi possa ter influenciado a decisão do comissário, a responsabilidade era toda dele. E, sabe-se lá se não teve mais alguém de cima a sugerir ou mesmo a validar a interpretação dele, para que houvesse um final digno (no mau sentido, nesse caso) de provas da Indy? Pode ser delírio, mas nunca saberemos. A não ser que masi resolva falar.

Marcus
Marcus
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Mas o regulamento não era fechado nessa questão. Como você mesmo disse, só saberemos se um dia o Masi falar a verdade sobre o que aconteceu.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Marcus
1 ano atrás

A questão, para mim, no caso, é a intenção: por que masi resolveu seguir uma interpretação da regra que ele sabia que seria fortemente contestada, por que não seguiu o caminho que seria “mais fácil”, digamos assim? Ora, a manutenção do SC na pista naquele momento, justificada pelos outros retardatários atrás do campeão, provavelmente seria aceita, ainda mais que os que estavam entre os dois primeiros naquele momento foram autorizados a recuperar a volta. Ou seja, masi deixou várias questões em aberto, no que diz respeito à sua atitude, em minha opinião.

SulIvan
SulIvan
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Sr EduZero, o seu comportamento compulsivo nos leva a pensar que voce é apaixonado pelo Hamilton e detesta o Max Vedrstappen, mas a Psicologia Médica e a Psiquiatria nos ensina que pode ser o inverso: VOCE AMA CARNALMENTE O VERSTAPPEN e como não tem chances passa a persegui-lo……

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

Que bonitinho, o garotinho aprendeu umas expressões difíceis. Só falta agora entender o que elas significam, se é que um dia vai conseguir. Difícil, mas…

Alexandre
Alexandre
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Cara, vc tem carta de motorista? Passou no psicotecnico? Vc não parece muito bem das ideias não!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Cara, vai fazer 40 anos ano que vem, já sou bastante rodado. E você? É psicólogo ou psiquiatra? Deve ser um deles, e se achar dos bons, para se arvorar a julgar as minhas ideias sem sequer me conhecer, sem apontar possíveis incoerências minhas ou sem argumentar de forma consistente contra o que eu coloquei.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Esse mundo que vc mora deve ser mesmo uma bosta. Cheia de teorias persecutorias. Assistir uma corrida procurando ponto e virgula em um cara de outro país, só porque ele namora alguém que é filha de alguém, deve ser horrível!
Não apreciar a corrida e ficar procurando áudios, botões apertados, olhares… apenas pra defender um piloto que sequer é brasileiro, puramente por política?
Obrigado, mas vejo F1 tempo demais pra me deixar contaminar por um tipo triste como vc.
Boas análises aí! Tente não morrer envenenado e que sua vida seja mais leve!🌷

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Realmente, você não se acha um bom psicólogo ou psiquiatra, você se acha o supra sumo. Quem seria Freud perto de você! Mas não se preocupe comigo, obrigado, sou imune ao seu veneno. Dele eu não vou morrer, não.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

É simples…Max fez o que se espera de um piloto…acelerou e ganhou ano passado. Mas foi errado a forma. Enquanto pé no acelerador, ele tava levando uma sova na última corrida. Quanto ao porque da Mercedes não ter feito, não ligue, esse rapaz Vestarpete ferrenho não ouviu o que Flávio Gomes já tentou explicar várias vezes o porquê da Mercedes não ter parado. E não ligue pela quinta série dele. Ele já me chamou de disléxico porque disse que Hamilton escreveu uma bela página no esporte e acreditava que Russell ia escrever outra….rs

Jonivan
Jonivan
1 ano atrás

Tem outra coisa que pode acabar no dia 2 de outubro… ansioso para tal!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Jonivan
1 ano atrás

Essa sim, é para fazer a nossa parte, votar consciente, torcer muito e, se acontecer, será digna de festejamos . E muito!

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Deve bater sim o recorde de 13 Vitórias em um ano viu FG, a corrida não foi espetacular e deu o que se imaginava mas ao meu ver dessa vez faltou motor e performance pois Lec não teve problemas que justificassem, destaque ao Devries, Maax ja pode ser consagrado campeao de 22 em Singapura mas depende de vencer e da colocação do Lec, então no Japão talvez só dependa de si mesmo e daí é maislegal. um forte abraço a todos e até Singapura em 3 semanas.

Marcus
Marcus
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

Se tiver os números da Mega, joga aí pra gente por favor.

guest
guest
1 ano atrás

Não entendi por que a Ferrari chamou o Leclerc para trocar os pneus no final, acho que ele teria ganho a corrida se não tivesse feito isso.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  guest
1 ano atrás

Ele estava muito atrás do garoto enxaqueca, não passaria mesmo com o líder parando durante o SC.

André
André
1 ano atrás

A F1 tentou se reinventar com os novos carros, mas o que vemos é o mesmo de sempre: um piloto e uma equipe dominantes. Uma temporada como a de 2021 é uma raridade. Acho que a ideia do Bernie Ecclestone, de molhar a pista de forma artificial, até que não seria tão ruim.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  André
1 ano atrás

Dessas ideias que surgiram uma época, a maior sandice que eu li, foi a que mais gostei. Um piloto dirigir uma corrida em cada equipe…rs. Hoje daria pra fazer duas em cada equipe. Seria legal o que Hamilton, Verstappen, Alonso ou Russell fariam com uma Willians e Aston Martin…e depois sentar numa Mercedes, RBR ou Ferrari. Utópico…porque quem correria com qual carro em qual circuito? Entre outras milhares de dúvidas. Mas seria divertido.

Luiz Monteiro
Luiz Monteiro
1 ano atrás

Max Verstappen mostrando que independente da posição de largada, o ritmo de prova dele é absurdo. Incapaz de perder rendimento com qualquer gama de pneus.
Pra 2023, porém, melhor não contar com esses pontos em Monza. :-)
2019 – Leclerc venceu. Abandonou em 2020
2020 – Gasly venceu. Abandonou em 2021
2021 – Ricciardo venceu. Abandonou em 2022

Um abraço a vc, Flávio!

Luciano
Luciano
1 ano atrás

Regras são regras até a página 2. Ou melhor, 33

Igor
Igor
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Impressionante as viúvas do Hamilton. Falam de todos mas são os mais chatos do planeta. Até pior que fãs de Star Wars e Los Hermanos. Esse safety car em tese ajudaria a Ferrari, que já tava com a corrida perdida desde a metade. Então segundo a sua teoria da conspiração, demoraram a tirar o carro pra ajudar o Verstappen? Tem certeza que se tirasse antes o Leclerc passaria, vc jura mesmo?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Igor
1 ano atrás

Impressionante os tchutchucas do garoto enxaqueca. Se acham tão importantes que não se preocupam nem em entender que o colega está falando sobre 2021, não sobre hoje, e aí já saem soltando as cachorras. Quem é chato, mesmo?

Igor
Igor
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Quem é chato? Oras, quem é chato é quem responde comentário de todo mundo, querendo impor opinião infantil. E pelo jeito a carapuça serviu no comentário alheio.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Igor
1 ano atrás

Ah, certo, “viúvas do Hamilton” é uma expressão bastante madura. “Falam de todos” não é carapuça? Considerar chato quem tem opinião contrária à sua também demonstra muito equilíbrio. Fora que a primazia em comentar nessa postagem alheia não foi minha. Aliás, você por diversas vezes exerceu essa prerrogativa em postagens minhas anteriores, mas o esquecimento é muito conveniente nessas horas, né?

Welton
Welton
1 ano atrás

Flávio,

O carro da Red Bull é fantástico mas se dependesse só do Perez o campeonato estaria muito mais competitivo.

Mas nem Vettel com Webber, nem Hamilton com Rosberg, nem mesmo Schumacher com barrichello ou Massa foram tão superiores em relação ao companheiro como Verstappen está sendo com Perez.

Em tempo. O Verstappen não precisava de um asterisco no título de 2021 por causa do Masi. Ele será um dos 3 maiores da F1, ao lado do próprio Hamilton e do Schumacher.

Grande abraço.

Adriano
Adriano
1 ano atrás

Max e Red Bull estão imparáveis. Campeões com mérito! Mas é justo dizer que a Ferrari também faz parte desse time. Uma parcela dos pontos de Max/Red Bull veio diretamente da Ferrari.

Marcus
Marcus
1 ano atrás

Esperava mais da corrida. O pega do Schumacher com o Latifi pelo 14o lugar, acho, foi o que de mais legal houve.
No mais, um momento da transmissão me chamou a atenção: o Emerson Fittipaldi estava com o Giacomo Agostini, histórico diretor de prova em Monza e a F1TV deu um close nos dois juntos. Então, o Sérgio Maurício disse “uma grande figura, respeitável, o Giacomo Agostini”.

André
André
Reply to  Marcus
1 ano atrás

O pelotão de trás é o melhor das corridas.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Marcus
1 ano atrás

O narrador não quis fazer campanha pro Emerson..

Marcus
Marcus
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Sabiamente, se tiver sido.