SOBRE DOMINGO DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA

Pit stop de Sainz: cadê o pneu?

SÃO PAULO (demorou, mas saiu) – Carlos Sainz não ia ganhar a corrida, no máximo brigaria por um pódio, mas acabou sendo um personagem do GP da Holanda, domingo passado. O pit stop sem pneu da Ferrari será lembrado por um bom tempo. Não significou muita coisa para o resultado final da prova, muito menos terá relevância na classificação do campeonato ao fim de 22 etapas. Mas foi um retrato das trapalhadas da Ferrari em 2022.

Assim, troféu “Imagem da corrida” para o time vermelho, mesmo que a foto já tenha sido publicada domingo. O episódio lembrou muito o que aconteceu com Eddie Irvine no GP da Europa de 1999 em Nürburgring. Também esqueceram um pneu nos boxes. Só que, ali, custou um título para a Ferrari. O campeão acabou sendo Mika Hakkinen, da McLaren, numa temporada que seria de Schumacher se ele não tivesse perdido seis corridas depois de quebrar a perna em Silverstone. No fim, Irvine foi quem teve a chance de ser campeão. A presepada ferrarista na Alemanha impediu.

HOLANDA BY MASILI

Max decolou de vez, em meio a uma nuvem laranja… E com essa charge nosso cartunista oficial Marcelo Masili decola junto, porque vai sair de férias e nos próximos dois “Sobre ontem…” não teremos seu traço genial para alegrar o povo. Esperamos ansiosamente pela volta, com ilustrações retroativas!

Abandono de Tsunoda: teve gente que desconfiou

Vamos falar sobre Tsunoda?

O safety-car virtual (VSC) foi acionado na volta 47, depois que o japonês abandonou após uma sequência de eventos que incluiu uma parada nos boxes da AlphaTauri para apertar o cinto. Esse VSC permitiu a Verstappen fazer seu segundo pit stop “de graça”, como se diz, anulando a vantagem que a Mercedes teria sobre ele, já que os carros prateados tinham a estratégia de apenas uma troca. Por isso, o time alemão parou seus dois pilotos no VSC também — não faria sentido ficar com pneus velhos até o final, enquanto Max calçava borracha nova e se mantinha em primeiro.

Antes de falar sobre as desconfianças sobre o abandono de Tsunoda, faz-se necessária uma descrição do que aconteceu. Yuki tinha saído de um pit stop e sentiu vibrações no carro. Pelo rádio, berrou que uma roda estava solta e começou a encostar o carro. A equipe checou nos computadores. Há sensores que indicam se as rodas não estiverem devidamente presas. “Não tem nada solto, pode seguir”, orientou o time.

Tsunoda não tinha chegado a parar, havia apenas jogado o carro no acostamento. Diante da informação da equipe de que estava tudo bem, olhou no espelhinho, voltou às pista e seguiu para os boxes. Quando chegou, um mecânico mergulhou no cockpit para prender seu cinto de segurança enquanto outros trocavam os pneus de novo.

Por que isso? Porque quando achou que estava com a roda solta, Tsunoda simplesmente bateu no cinto para abandonar a corrida. Voltou aos boxes solto no banco. Aí saiu de novo, amarrado e com pneus trocados. As vibrações persistiram. Então a equipe pediu que ele encontrasse um lugar seguro e parasse o carro de vez. O problema era na transmissão. Ele estacionou perto de uma “agulha”, para facilitar o resgate. Nada de errado aí. Mas foi necessária a intervenção da direção de prova, com o acionamento do VSC. Que acabou ajudando Verstappen.

Nas redes sociais, imediatamente a estrategista da Red Bull, Hannah Schmitz, passou a ser atacada por “haters” da equipe, de Max e das mulheres. Acusavam o time dos energéticos de armar um abandono de Tsunoda, de modo que o holandês da equipe principal fosse favorecido no embate contra Hamilton e Russell.

Foi um massacre que se seguiu nos dias seguintes, levando a AlphaTauri a publicar a nota de desagravo acima. Os ataques, claro, não fazem nenhum sentido — do ponto de vista técnico e, muito menos, pelo tom odioso e misógino que hoje é tão comum na internet. Mas, aqui, vale uma crítica muito forte a quem alimentou tal teoria da conspiração mandando essa aqui, ó:

A FRASE DE ZANDVOORT

“Se estivéssemos lutando pelo campeonato, certamente seria algo que analisaríamos de perto.”

Toto Wolff

O chefe da Mercedes perdeu ótima chance de ficar calado. Não se acusa ninguém sem provas. Simples assim. No ano passado, em Abu Dhabi, ele tinha todos os motivos do mundo para estrebuchar com os erros de Michael Masi que tiraram um título de seu piloto. Mas agora, numa corrida de meio de campeonato — já decidido, inclusive –, contra um piloto que já havia vencido nove das 14 provas anteriores, achar que seria necessária alguma falcatrua para ganhar de novo parece demais, não? Pior ainda porque sabia que a insinuação inevitavelmente desabaria nas costas de uma mulher. Foi mal, muito mal, o dirigente austríaco.

Max ultrapassa Hamilton: holandês não precisa de trapaças

O NÚMERO DA HOLANDA

305

…mil ingressos foram vendidos para os três dias de evento em Zandvoort, que teve suas arquibancadas pintadas de cor de laranja desde sexta-feira. A volta da F-1 à Holanda tem sido um sucesso.

Torcida nas arquibancadas de Zandvoort: casa cheia

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS de mais uma grande atuação de Max Verstappen, que chegou à décima vitória na temporada e, agora, mira no recorde para uma temporada. Faltam sete corridas e ele precisa ganhar mais quatro para superar as 13 de Schumacher em 2004 e de Vettel em 2013.

NÃO GOSTAMOS da patética apresentação de Daniel Ricciardo, que só terminou a corrida na frente de um carro andando, o de Nicholas Latifi. Sua posição de chegada: 17º. Seu companheiro Lando Norris foi o sétimo. Ricciardo tem 19 pontos no campeonato contra 82 de Lando. Um fim melancólico. Porque, neste momento, parece que ninguém quer o australiano para 2023.

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Talles
Talles
1 ano atrás

Nas o que “ajudou” o Verstappen a ganhar a corrida foi o safety car do Bottas e novamente, como em Abu Dhabi, Lewis ter permanecido de Médios usados e Max parar e colocar Macios novos.
Toto Wolff foi ridículo novamente. É um péssimo perdedor.

murilo
murilo
1 ano atrás

“Se estivéssemos lutando pelo campeonato, certamente seria algo que analisaríamos de perto.” Onde é que está a acusação nessa frase? E tem mais. O histórico de falcatruas da F1 não deixa margens para “coincidências”…

Carlos
Carlos
1 ano atrás

Dos pilotos que vi em atividade, coloco Schumacher como o melhor. Mas nunca concordei quando falam que o campeonato de 1999 seria do alemão, se não tivesse perdido tantas corridas. Após a etapa que antecedeu Silverstone, Hakkinen estava à frente de Schumacher no campeonato. Eu entendo que as chances de título de Irvine corroboram a crença de que Schumacher levaria a taça. Mas é válido lembrar que o nível do seu jogo depende, também, de contra quem você joga.

Carlos
Carlos
Reply to  Flavio Gomes
1 ano atrás

Certamente Schumacher, no seu discurso após a corrida em que conquistou o título de 1994, disse que Senna teria sido campeão se não tivesse morrido.
Mas, creio eu, a fala do alemão teve mais emoção do que razão, naquele momento.

Edson
Edson
1 ano atrás

Analisando friamente as circunstâncias, realmente não faria sentido a Red bull arriscar jogar sua reputação no lixo por tão pouco.
Dê qualquer maneira, uma forma de impedir uma manobra desse tipo seria fecharem os boxes durante o VSC.

Bjornn
Bjornn
1 ano atrás

Eu acho muito IMPROVÁVEL que tenham usado as AlphaTauri para ajudar a Redbull/Max. Especialmente pelas circunstâncias, Max líder disparado, Mercedes não é rival nesse ano, etc. No entanto, eu não acho IMPOSSÍVEL.

O próprio Tsunoda revelou sua motivação extra para manter o Hamilton atrás dele no GP da Turquia do ano passado. Queria ajudar o Max e Honda a garantirem o título e tal.

Não é nada ilegal, mas é o tipo de “incentivo” que acaba sendo criado quando uma equipe tem, na prática, 4 carros na pista.

Já é público e notório o conflito de interesses entre fornecedoras de motores e as equipes clientes, com histórico de várias acusações de pressão para o cliente votar alguma regra junto com o fornecedor, etc… Imagina então com um grupo tendo 2 equipes.

Nada impede, por exemplo, que a AlphaTauri resolva manter um galsy na pista porque ele, por exemplo, está à frente de um Hamilton que acabou de parar e iria voar se tivesse pista livre. “Galsy ia parar agora na volta 18 mas vamos manter ele na pista por umas 4 voltas mais para atrapalhar um undercut do Hamilton”.

Esse é um exemplo claro de coisa que pode acontecer com esse tipo de situação com uma equipe com 4 carros.

Vale destacar que nada aqui seria ilegal, embora injusto, e que nada justifica as agressões a um integrante da equipe.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

Que venha Monza.

Gustavo Castor
Gustavo Castor
1 ano atrás

Flavio, a historia que o HAM esqueceu de voltar a configuração do motor pra posição correta após SC é verdadeira? Foi muito estranha a facilidade que o VER passou numa reta tão curta e sem asa móvel aberta.

Bjornn
Bjornn
Reply to  Gustavo Castor
1 ano atrás

Li alguma reportagem sobre isso. Parece que realmente aconteceu.

Mas na reportagem também dizia que apesar de não ter sido no momento ótimo, meio que não iria evitar a ultrapassagem do max por causa da deficiência de potência da Mercedes.

Guto
Guto
1 ano atrás

*patacoadas, perdão!

Guto
Guto
1 ano atrás

Flavio, com tantas pataquadas ferraristas no ano e na iminência do GP da Itália, não seria hora de saber como anda Gola Profonda?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
1 ano atrás

Olhe, eu sou um dos que achou muito estranha a atitude da filial, mas não sabia da questão do japonês ter soltado o cinto antes de voltar aos boxes. De qualquer forma, muita irresponsabilidade dele e da equipe ao dirigir solto com a prova em andamento, ainda que por uma distância curta. Deveriam ter sido rigorosamente punidos por isso. E, vão me desculpar, mas na minha opinião a suspeita permanece, já que, nesses carros hiper sensoriados, um problema de transmissão não foi detectado após uma volta e meia, com uma parada nos boxes nesse meio tempo? Agora, os ataques contra a estrategista, pelo simples fato de ser mulher, são nada menos que ridículos e absurdos.

Formiga
Formiga
1 ano atrás

Os ataques partem dos fãs pacíficos e amantes da natureza do Hamilton.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Formiga
1 ano atrás

Ah, sim, e os do garoto enxaqueca são todos gente de bem.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
1 ano atrás

FERRARI e suas cagadas históricas , aquela do Irvine , aquela do Massa
que saiu arrastando, a mangueira de abastecimento , ( Acho que nos dois casos custou o título ) e essa agora …cadê o pneu traz. esquerdo ??????

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Celio Ferreira
1 ano atrás

Seguindo a teoria da conspiração…rs…Schumacher vinha reerguendo a Ferrari e não ia deixar o Irvine, um piloto medíocre, conquistar o primeiro título da Ferrari, que ele reergueu. Lembro quando ele voltou da licença médica, e na primeira corrida, ele até aceitou fazer jogo de equipe e segurou o Hakkinen pro Irvine ganhar. Na segunda..tascou um foda-se geral..rs. Foi ele que subornou o mecânico.

Last edited 1 ano atrás by Marcos Bassi
Francisco Vicente
Francisco Vicente
1 ano atrás

Foi trapaça da RB sim! Inclusive a Red Bull subornou o mecanico da Ferrari pra esquecer um pneu, e manipulou a própria Mercedes pra trocar os pneus de Russel, que inclusive também está trabalhando secretamente para a RB, mas deixar Hamilton com pneus velhos.

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Boa Flazão!
Teoria da conspiração praqueles que gostam: A Ferrari tá querendo acabar com a carreira de Carlos Sainz….Eu, como não acredito nisso tenho certeza que foi lambança da equipe do Binotto, a Ferrari tava fraca na Holland veja que Leclerc foi terceiro saindo em segundo….mas SAinz poderia sim abocanhar um terceiro lugar, quarto no minimo, essas pisadas de bola de equipe são arrasadoras paras os pilotos
Agora teoria da conspiração foi aqueles que acusam Hanna/RBR e Tsunoda/Alfa, tu nos explicastes todo os detalhes e qualquer um conclui que nada se sustenta nessas acusações, que de tão absurdas chegam a ser irritantes, são aquelas bobeiras inúteis de internete/redes sociais e me parece até que são sempre os mesmo apertando a mesma tecla, essas pessoas não gostam da Formula One querem mesmo é ver o circo pegar fogo no meu ver, e isso tudo só perturba i clima da F1, Totó perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado, Totó calado é um poeta como diz o meu amigo. Repugnante tudo isso. socks!!!
Mas vamos ao que interessa pois mesmo que a vitória de MAAAX já era esperado, mas como ele chegou lá foi interessante, a corrida foi boa quase otima, Me impressionou como MV ultrapassou após o ultimo SC, ele simplesmente passou com tudo, parecia um Camarro apodando um fusca, o Mazili teve ums ótima idéia que demonstrou tudo. Hamilto tava f*udido mesmo (ele mesmo se declarou f*udido…) pois até Lecler o ultrapassou de boa.
305000 pessoas no autodromo? Metade da Holanda tava lá então pois o país é pequenino !!!!
Realmente o canguru dentuço DR deveria andar próximo ao Alon sô, o que aconteceu ???? Tá ficando desacreditado.
E VAMOS DE MONZA AGORA !!!!

Carlos
Carlos
1 ano atrás

Ferrari completamente perdida. Aparentemente teve que reduzir a potência de seus motores para não ter mais problemas de quebras. Mas os erros cometidos no desenrolar das provas foram o balde de água fria na equipe. Nem mesmo Leclerc acredita no título de pilotos e, aqora, a preocupação é com a Mercedes.
Red Bull e Verstappen de braçada levaram mais uma prova. Perez parece que perdeu o rumo. Mas o que realmente é notícia é que, aparentemente o acordo com a Porsche naufragou de vez.
Mercedes mais uma vez mostrou que não pode ser ,menosprezada, e apesar do resultado não muito bom na Bélgica, em ritmo de prova, está bem mais próximo de Red Bull e Ferrari.
Zandvoort definitivamente não comporta a atual F1. Pista estreita que tem como atrativos as curvas com inclinação. Mesmo com DRS é difícil ultrapassar.
Sobre Ricciardo é muito triste. Completamente orfão, inclusive da equipe, corre o grande risco de não estar no grid ano que vem.

Edson
Edson
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Pista nivel anos 80…. só está no calendário por causa da febre MAX.

Sandro
Sandro
Reply to  Edson
1 ano atrás

A reta dos boxes tinha que ter pelo menos uns 400 metros a mais.

Em Hungaroring a reta dos boxes foi aumentada…

Talles
Talles
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Zandvoort é um circuito com traçado recente. O dos anos 80 era quase que um “circuito de anel externo”. Tinha a Tarzan e o trecho até a curva 5 ou 6 igual ao de hoje e depois era um monte de curvas de raio longo para a direita até chegar na reta dos boxes.
Monza é um circuito antigo e com o mesmo traçado há muitas décadas e ano passado ninguém passava ninguém. Vamos ver esse ano.
Quanto a “não comportar”, RB Ring, Interlagos, Mônaco, padecem do mesmo problema. E com exceção a Mônaco, RB e Interlagos sempre apresentam grandes corridas.

Felipe Tamelini
Felipe Tamelini
1 ano atrás

O cara só tinha uma tarefa: levar o pneu dos boxes pro Pit. Será que estava tomando um espresso ou teve que fazer uma rápida parada no toilet?

O texto, como sempre, maravilhoso!

guest
guest
1 ano atrás

Pergunta: os pilotos passam por algum exame toxicológico exigido pela FIA?

Paco
Paco
Reply to  guest
1 ano atrás

Os da Redbull certamebte vao mais “acelerados” que os outros, hahaha…