terça-feira, 11 de agosto de 2009 21:02 32 comentários
SÃO PAULO(extras, extras) – Largada para o GP do Brasil de 1976. Reparem a multidão em Interlagos. Dentro e fora da pista. Assustador. Certamente muitos dos nossos blogueiros aparecem na foto. Meio pequenininhos, mas aparecem!
Ingo correu essa prova com o FD03. Foi a estreia dele em Fórmula 1, única corrida dele em 1976, aliás.
Antonio Carlos Spada
14 anos atrás
Estréia do Copersucar mais lindo!
Samuca- Puma GTI
14 anos atrás
Eu estava lá,desde a madrugada, na subida da reta dos boxes. Naquele tempo a gente levava um enorme isopor, com latinhas de cerveja, refris, sanduiches, salgadinhos, era uma festa !!!!
Neanderthal
14 anos atrás
Nos anos 70, a maior parte das novidades nos carros, tanto por regulamento como por avanço das equipes, apareciam no GP da Espanha, o primeiro do ano na Europa.
Em 74 A Ferrari correu aqui com um modelo que era já diferente da 312B de 1973 (o primeiro monocoque da marca). ma sfoi substituído por outro, acho que 312 B3,bem melhor, com o que Lauda venceu em Jarama, e Regazzoni desafiou Emerson no campeonato.
Leonardo Dias
14 anos atrás
Flavio Gomes, como posso enviar uma foto para o blog? Quem sabe para concorrer com a foto do dia, Legião urbana, etc..?
Grande abs!
xerox
14 anos atrás
Eu tinha 10 anos e foi o primeira vez que fui a uma corrida. Lembro que no sábado meu pai decidiu ir, pegamos um fusca 71, com mais 2 primos e saímos de madrugada, afinal moramos a 300 de SP.
Até compramos ingressos para arquibancada, mas lugar não existia, então ficamos no retão em meio as barracas e na cerca de arame tentando ver alguma coisa….só cansaço, mas valeu. Dá saudades.
vitão
14 anos atrás
Tõ ali , óóó, de camisa azul e jeans…
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás
Quando moleque eu assisti os de 74-75-77-79,inclusive treinos,no Paddock.Esse daí surgiu um contra tempo e não fui.Mas guardei os ingressos(novinhos)comigo.Uma lembrança maravilhosa que eu tenho foi a de 1975,quando ,na minha frente,o“povo´´passou carregando nos ombros,o “Moco´´(ainda de capacete),o vencedor.Uma festa!!!
jung
14 anos atrás
eu, meu pai e meu irmão fazemos parte dessa arquibancada.
Neanderthal
14 anos atrás
Eu estava no setor A mas em frente à metade do grid, não teve jeito de sair na foto.
Aliás belo ângulo, excelente escolha do fotógrafo.
Hunt na pole, Lauda primeiro na bandeirada.
Claudio Ceregatti
14 anos atrás
Nessa foto não apareço.
Estava no retão, acampado em meio a uma multidão tão compacta quanto essa da foto.
Era outra corrida, outro público, outra F1, outro mundo. Tudo tão diferente que parece uma outra vida.
Roberto Martinez
14 anos atrás
1976, passeio de Lauda na Ferrari 312 T.
Eu estava perto do último carro do grid, no que hoje é chamado de setor A.
Emerson largando em 5º, se não me engano, foi traído pelo seu Ford-Cosworth DFV que começou a falhar na corrida.
Nessa época a maioria das equipes estreiavam seus modelos novos no GP da Espanha em Jarama. Algumas poucas, como Fittipaldi e Ligier , entraram no campeonato com o carro novo. Nem todas equipes trocavam de modelo anualmente, apenas faziam melhorias (Vide Lotus 72, Mclaren M23 , March 751/761, etc.
Outra curiosidade nessa época era a equipe americana Penske, com John Watson, que venceu o GP da Austria 1976.
E nesse ano, como já disseram, houve uma mudança de regulamento a partir do GP espanhol.
Saudades dessa época, finalzinho de 1975 e começo de 1976, pudemos ver testes e mais testes do Emerson com a Copersucar FD04 em Interlagos.
Roberto
14 anos atrás
Interessante é a quantidade de pessoas na entrada do box. Se algum piloto tivesse de entrar antes de largar, iria demorar uma eternidade…Até hoje eu não sei como nunca morreu ninguém nessas largadas…
Anarquista
14 anos atrás
Alguem me ajuda aí: era neste ano que o caminhão-pipa passava jogando água na galera para refrescar o calor senegalês que fazia?
Muita gente ficava p..a por não poder se esconder da água.
Thiago Sabino
14 anos atrás
Qualquer comentário hiperbólico é pouco para descrever esse frisson aí. E realmente a foto confere!
-Demais essas entradas de ar. Simplesmente maravilhosos os F-1 com essas entradas enormes.
-Emerson com muita classe no macacão/boné Copersucar
-Lauda pré-nurburgring ’76. Impressionante ver a proteção do piloto ao nível do cotovelo (!!!!), e acima disto apenas a carenagem.
-Ligier com motor Matra, e entrada de ar enorme!
-Pace com a Brabham, e patrocinado pela Brahma.
-Lella Lombardi
-Mestre Ricardo Divila fazendo anotações aos 0053…
-A largada não deixa dúvidas: é mesmo a foto! Até a galera ao lado…..Regazzoni na ponta, hunt na direita…..
-Aos 0236 propaganda do Chevette…DEMAIS
-Aos 0341 um torcedor em atitude típica (ou A-típica) …..
Se existir máquina do tempo, vou voltar pra esse dia aí…..sensacional!!!! Nasci na época errada mesmo!
Abraços.
Fabio
14 anos atrás
Sou o 256º, da esquerda pra direita;
Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !!
14 anos atrás
Ver Interlagos repleto de gente é muito legal !!!!
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás
Leonardo, é claro que é 1976, basta ver o horripilante Ligier no meio do grid, foi a sua estréia com a sua descomunal “chaminé” , este foi o último gp Brasil com as tomadas de ar estilo torre, pois a partir da quarta prova do ano em Jarama na Espanha entraram em vigor as maiores mudanças que a Formula um receberia em termos de limitação de dimensões, medidas e itens de segurança como o segundo santantonio na frente do cockipt, era o embrião do que a Formula desenvolveu de melhor nos ultimos anos que foi a segurança, o resto eu sou mais esse grid aí em cima….
Everson Abreu
14 anos atrás
As tomadas de ar só foram retiradas no GP da Espanha de 1976, em Jarama. Nas primeiras corridas, estavam liberadas. Só o Emerson correu pela Copersucar em 1976. O Ingo foi o 2º piloto da equipe no GP do Brasil de 1977 ( essa eu tenho o vídeo, he he ).
Everson Abreu
14 anos atrás
Eu? Seis anos de idade…
Celio Ferreira
14 anos atrás
Eu estava lá, vi o passeio de Lauda, Emerson, e Ingo, e tambem
a Lela Lombardi——bons tempos em que o dinheiro dava paraver formula 1.
Leonardo
14 anos atrás
Aparentemente o carro que está saindo na primeira fila à esquerda é a Ferrari do Lauda, e como está com o número 1 , então por dedução a foto é de 1976 mesmo. No inicio da temporada os carros ainda usavam as entradas de ar enormes como em ´75.
Leonardo
14 anos atrás
Se bem que pode ser 1976 mesmo, pois acho que essas estradas de ar levaram alguns GPs para serem banidas. Então pode ser que eu tenha esteja errado …
Leonardo
14 anos atrás
Pelas tomadas de ar dos carros esse ano não era 1976. Provavelmente era 1975.
Junior
14 anos atrás
Put´s esse não deu pra ir!!!.. nasci 1 ano depois!!!..
JOSÉ CARLOS
14 anos atrás
Emerson Fittipaldi e Ingo Hoffman estavam lá com os copersucas e foi Lauda quem levou a taça.
Henry KG77
14 anos atrás
Estava no setor C, chegamos às 5h da matina e quase não conseguimos achar lugar na arquibancada. Depois aquela lua de rachar a cabeça, mas valeu a pena
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Eu tô na foto hehehe..
Putz, essa corrida aí faltava pouco mais de um mês para eu nascer… quanta diferença, de público, de carros, de ambiente da F1…
Eu estava ali, sem camisa porque estava um calor dos diabos.
Ainda bem que não encontrei o Vitão…
Ingo correu essa prova com o FD03. Foi a estreia dele em Fórmula 1, única corrida dele em 1976, aliás.
Estréia do Copersucar mais lindo!
Eu estava lá,desde a madrugada, na subida da reta dos boxes. Naquele tempo a gente levava um enorme isopor, com latinhas de cerveja, refris, sanduiches, salgadinhos, era uma festa !!!!
Nos anos 70, a maior parte das novidades nos carros, tanto por regulamento como por avanço das equipes, apareciam no GP da Espanha, o primeiro do ano na Europa.
Em 74 A Ferrari correu aqui com um modelo que era já diferente da 312B de 1973 (o primeiro monocoque da marca). ma sfoi substituído por outro, acho que 312 B3,bem melhor, com o que Lauda venceu em Jarama, e Regazzoni desafiou Emerson no campeonato.
Flavio Gomes, como posso enviar uma foto para o blog? Quem sabe para concorrer com a foto do dia, Legião urbana, etc..?
Grande abs!
Eu tinha 10 anos e foi o primeira vez que fui a uma corrida. Lembro que no sábado meu pai decidiu ir, pegamos um fusca 71, com mais 2 primos e saímos de madrugada, afinal moramos a 300 de SP.
Até compramos ingressos para arquibancada, mas lugar não existia, então ficamos no retão em meio as barracas e na cerca de arame tentando ver alguma coisa….só cansaço, mas valeu. Dá saudades.
Tõ ali , óóó, de camisa azul e jeans…
Quando moleque eu assisti os de 74-75-77-79,inclusive treinos,no Paddock.Esse daí surgiu um contra tempo e não fui.Mas guardei os ingressos(novinhos)comigo.Uma lembrança maravilhosa que eu tenho foi a de 1975,quando ,na minha frente,o“povo´´passou carregando nos ombros,o “Moco´´(ainda de capacete),o vencedor.Uma festa!!!
eu, meu pai e meu irmão fazemos parte dessa arquibancada.
Eu estava no setor A mas em frente à metade do grid, não teve jeito de sair na foto.
Aliás belo ângulo, excelente escolha do fotógrafo.
Hunt na pole, Lauda primeiro na bandeirada.
Nessa foto não apareço.
Estava no retão, acampado em meio a uma multidão tão compacta quanto essa da foto.
Era outra corrida, outro público, outra F1, outro mundo. Tudo tão diferente que parece uma outra vida.
1976, passeio de Lauda na Ferrari 312 T.
Eu estava perto do último carro do grid, no que hoje é chamado de setor A.
Emerson largando em 5º, se não me engano, foi traído pelo seu Ford-Cosworth DFV que começou a falhar na corrida.
Nessa época a maioria das equipes estreiavam seus modelos novos no GP da Espanha em Jarama. Algumas poucas, como Fittipaldi e Ligier , entraram no campeonato com o carro novo. Nem todas equipes trocavam de modelo anualmente, apenas faziam melhorias (Vide Lotus 72, Mclaren M23 , March 751/761, etc.
Outra curiosidade nessa época era a equipe americana Penske, com John Watson, que venceu o GP da Austria 1976.
E nesse ano, como já disseram, houve uma mudança de regulamento a partir do GP espanhol.
Saudades dessa época, finalzinho de 1975 e começo de 1976, pudemos ver testes e mais testes do Emerson com a Copersucar FD04 em Interlagos.
Interessante é a quantidade de pessoas na entrada do box. Se algum piloto tivesse de entrar antes de largar, iria demorar uma eternidade…Até hoje eu não sei como nunca morreu ninguém nessas largadas…
Alguem me ajuda aí: era neste ano que o caminhão-pipa passava jogando água na galera para refrescar o calor senegalês que fazia?
Muita gente ficava p..a por não poder se esconder da água.
Qualquer comentário hiperbólico é pouco para descrever esse frisson aí. E realmente a foto confere!
http://www.youtube.com/watch?v=nvd-RzR-PUo
Comentários
-Demais essas entradas de ar. Simplesmente maravilhosos os F-1 com essas entradas enormes.
-Emerson com muita classe no macacão/boné Copersucar
-Lauda pré-nurburgring ’76. Impressionante ver a proteção do piloto ao nível do cotovelo (!!!!), e acima disto apenas a carenagem.
-Ligier com motor Matra, e entrada de ar enorme!
-Pace com a Brabham, e patrocinado pela Brahma.
-Lella Lombardi
-Mestre Ricardo Divila fazendo anotações aos 0053…
-A largada não deixa dúvidas: é mesmo a foto! Até a galera ao lado…..Regazzoni na ponta, hunt na direita…..
-Aos 0236 propaganda do Chevette…DEMAIS
-Aos 0341 um torcedor em atitude típica (ou A-típica) …..
Se existir máquina do tempo, vou voltar pra esse dia aí…..sensacional!!!! Nasci na época errada mesmo!
Abraços.
Sou o 256º, da esquerda pra direita;
Ver Interlagos repleto de gente é muito legal !!!!
Leonardo, é claro que é 1976, basta ver o horripilante Ligier no meio do grid, foi a sua estréia com a sua descomunal “chaminé” , este foi o último gp Brasil com as tomadas de ar estilo torre, pois a partir da quarta prova do ano em Jarama na Espanha entraram em vigor as maiores mudanças que a Formula um receberia em termos de limitação de dimensões, medidas e itens de segurança como o segundo santantonio na frente do cockipt, era o embrião do que a Formula desenvolveu de melhor nos ultimos anos que foi a segurança, o resto eu sou mais esse grid aí em cima….
As tomadas de ar só foram retiradas no GP da Espanha de 1976, em Jarama. Nas primeiras corridas, estavam liberadas. Só o Emerson correu pela Copersucar em 1976. O Ingo foi o 2º piloto da equipe no GP do Brasil de 1977 ( essa eu tenho o vídeo, he he ).
Eu? Seis anos de idade…
Eu estava lá, vi o passeio de Lauda, Emerson, e Ingo, e tambem
a Lela Lombardi——bons tempos em que o dinheiro dava paraver formula 1.
Aparentemente o carro que está saindo na primeira fila à esquerda é a Ferrari do Lauda, e como está com o número 1 , então por dedução a foto é de 1976 mesmo. No inicio da temporada os carros ainda usavam as entradas de ar enormes como em ´75.
Se bem que pode ser 1976 mesmo, pois acho que essas estradas de ar levaram alguns GPs para serem banidas. Então pode ser que eu tenha esteja errado …
Pelas tomadas de ar dos carros esse ano não era 1976. Provavelmente era 1975.
Put´s esse não deu pra ir!!!.. nasci 1 ano depois!!!..
Emerson Fittipaldi e Ingo Hoffman estavam lá com os copersucas e foi Lauda quem levou a taça.
Estava no setor C, chegamos às 5h da matina e quase não conseguimos achar lugar na arquibancada. Depois aquela lua de rachar a cabeça, mas valeu a pena
Estava na curva 2, era mais perto da padaria……..
Putz 76 foi o único da fase antiga que eu furei, estava gripado!!! :(