PARECE TÃO FÁCIL
SÃO PAULO (tudo igual) – Este filme é de 1937, produzido pela GM. Dica do Décio Oliveira, vemagueiro dos bons. Apesar do início meio bizarro, foi feito para explicar como funciona o diferencial de um carro. OK, dá para entender tudo. Mas sempre me pergunto… Como é que um engenheiro pensou nisso? Quem foi o primeiro? Putz, se o mundo dependesse da capacidade de raciocínio e invenção de gente como eu, ainda andaríamos a pé, nem a cavalo. Morro de medo de andar de cavalo.
Vi um protótipo em madeira de um diferencial na exposição sobre Leonardo da Vinci no Ibirapuera, há uns 4 anos atrás. Duvido que exista uma idéia mais antiga.
Como engenheiro mecânico (trabalhei 6 anos com desenvolvimento de eixos traseiros de veículos comerciais), fiquei extasiado.
Muito bom o video.. parabéns Flávio Gomes, ajudou uma penca a entender como funciona esse treco. que fazia uma diferença em alguma coisa só nao sabia como e pq…
Abraços
Tenho uma Quatro-Rodas de 1979, com uma matéria sobre automodelismo na qual lembro bem de um italiano chamado Francesco Quadrelli tinha implantado um mini diferencial num auto-modelo, que proporcionava excelente estabilidade. Alguém saberia informar se existe algum kart dotado de diferencial? Vídeo excelente.
Michelangelo?!? Hmmm …
Enfim, excelente material, perfeito para curtir agora, sábado a noite.
O inicio é bizarro mesmo e me fez lembrar os filmes da sessão da tarde quando eu era criança.
A didática é muito bacana, conheci o funcionamento de algo tão comum, mas que nunca imaginei como funcionasse, na verdade nunca nem imaginei porque existia um diferencial…
Agora, se o diferencial é assim, imagina como era feita a compensação no virabrequim quando os motores de F1 usavam o controle de tração que “desligava” um pistão.
abraço
A mecânica sempre exerceu, em mim, muito mais fascínio que a eletrônica ou a computação.
Se eu não me engano quem primeiro pensou nisso foi o pintor de Monalisa o grande Michelangelo que tambem fez um estudo da anatomia humana que é utilizada ainda hoje em dia.
ESPETACULAR!!!
A azia pode correr solta, mas os Americanos são especiais mesmo.
Obs.: todo engenheiro é um doido genial.
Imperador Ricardo Bigliazzi
Economista.
Não sei quase nada de inglês, mas entendi todo o vídeo!
FG,
…. andar a cavalo e não andar de cavalo !
Abs,
Marco Antonio.
Melhor ainda quando colocaram nos carros o motor e a tração na mesma extremidade (dianteira ou traseira) eliminando o eixo que atravessava todo o carro. Simplificaram mais ainda o processo.
Este vídeo é um show de didática.
A invenção existe faz tempo, mas não tinha ainda visto uma explicação tão simples to mecanismo. Muito bom!
Muito bom !! o dificil é fazer o fácil !!
Breno:
um escritor que também era desenhista, piloto e inventor (Antoine Saint Exupery) disse: ‘Atingimos a perfeição não quando nada pode acrescentar-se a um projeto, mas quando nada pode retirar-se’.
Muito bom mesmo!
Nunca tinha visto uma explicação tão didática para o diferencial
Pô, e não é que é fácil….agora, depois de ver essa aula.
Mas eu curti mesmo as motos do início.
Se o meu professor da faculdade tivesse levado este vídeo nas aulas de elementos de máquinas em 1999, provavelmente não teríamos ficado 3 semanas pra entender exatamente o funcionamento do diferencial…
Incrivel o vídeo, muito bem bolado. Faz a gente pensar com a concepcao do automóvel (eu falo os automóveis de hoje) é antiga. Claro, isso se deve também à elegancia e funcionalidade de solucoes como o diferencial, que atravessam o tempo. Tecnologia e propaganda para o bem e para o mal. Isso me lembrou o documentário que eu assisti essa semana sobre a invencao da gasolina com chumbo, desenvolvida pela GM na década de 20. A GM também descobriu seus malefícios, mas os encondeu pois a gasolina com chumbo se tornou extremamente lucrativa ao permitir o aumento de potência dos motores e consequente desempenho dos carros da empresa, além de favorecer as gigantes do petróleo.
Ótimo! Mesmo sendo fã de carros e de automobilismo até hoje eu não fazia idéia que era essa a função de um diferencial. O legal é que o vídeo foi feito para leigos como que eu, que precisam ver desde a exibição de motocicletas até a um complexo conjunto de engrenagens para entender o porque da necessidade de um diferencial nos carros.
Sensacional este filme !
Pela primeira vez consegui entender o funcionamento daquele monte de engrenagens ! Muito didático !
Espetacular!
Seria excelente ver outros vídeos do gênero
Muito didático!
Como diz meu chefe: “A simplicidade é a sofisticação máxima”.
O início é bizarro, mas depois faz sentido.
Outro vídeo de treinamento bacana: http://www.youtube.com/watch?v=4ElEf6cvwh0 – motor Wankel NSU
Sensacional!!!
Lembro que uma vez, meu professor de Dinâmica 2 da UFRJ colocou uma questão que a gente tinha que calcular a rotação do satélite ou qquer coisa assim. Foram mais de 2 páginas só de cálculo!!! Arrebentou a galera!
Flavio, EXCELENTE!
Desse jeito as aulas de elementos de máquinas da FEI teriam sido mais fáceis!! hahaha
Obrigado pelo video! finalmente entendi! hehehe!
Absolutamente sensacional!!! Alguém por acaso conhece outros arquivos cheirando à nafatalina do gênero? Abs!
Aleluia, entendi finalmente como essa geringonça funciona !!!
Com certeza,o cara entrou no cacete no S do Senna com a pista molhada, e deu um tremendo rodão.Saiu do carro,e disse:
Assim não dá;esse eixo rigido me fudeu!!
E foi assim que ele inventou o DIFERENCIAL.
Parece tão facil, e é!!!!!
Vivendo e aprendendo, sempre! Valeu Gomov! aprendi mais um detalhe mecanico que somente intuia como funcionava! Agora, quem descobriu isto era genial mesmo!
… e pensar que esta firma ja teve a vanguarda da engenharia…e hoje produz cada coisa…
Mas, de fato FG, eu também nunca havia entendido direito como essa coisinha de jesus chamada Diferencial funcionava…e esse video é de 1937…ta vendo que os anos 30 não tiveram somente Auto Union Type C/D e MB W25/125/165??
Muito legal!
Dá até pra fazer uma coluna fixa no gênero Flávio!
Abraço
Lisandro
Muito bom!
Eu que gosto de ler e estudar, sempre fico encantado com a capacidade humana.
É de 37, mas até hoje não fizeram uma explicação melhor. Nem no How Stuff Works, que também é um negócio bem bacana pra gente que é engenheiro, ou apenas curioso.
http://autoentusiastas.blogspot.com/2009/08/around-corner-by-chevrolet.html
O inicio é meio bizarro mesmo, mas achei mais interessantes as peripécias desses cabras do que as aberrações do “circudusolé”…
… apenas aproveitando o gancho “malabaresco”, minha esposa ganhou dois convites para assistir a uma das apresentações do “Cirque du Soleil ” no Brasil… agradecemos mas não demos as caras…. achamos aqueles troços a “mó aberração”…
Sensacional!!![
Mais didático é impossível.
De fato é um componente bem complexo (e antigo):
“Seu funcionamento foi elaborado pelo francês Onesiforo Pecqueur (Chefe de Oficina no Conservatório de Artes e Ofícios de Paris) em 1827”
fonte: Best Cars Website