PAULISTÂNIAS (26)

SÃO PAULO (sem termômetro) – Ué, não era São Paulo uma espécie de Zurique dos trópicos, exemplo de segurança,a pax paulista?

A Mercedes blindada em que estava Jenson Button sofreu tentativa de assalto na saída de Interlagos, na Marginal do rio Pinheiros, quando ele voltava ao hotel. Os primeiros relatos indicam que pelo menos seis homens fortemente armados atacaram o veículo. O motorista, policial treinado segundo a McLaren, escapou batendo em outros cinco carros.

Ninguém se feriu.

Exceto nosso orgulho.

Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
FTrack
FTrack
13 anos atrás

Favela em Londres?

Me mostra que fiquei curioso!

EVANDRO DE SOUSA
EVANDRO DE SOUSA
13 anos atrás

Senhores esse assalto foi de mentira !!! não aconteceu !!! Não existe crime neste país !! E nem fome temos mais !!! Nunca antes neste país a situação foi tão boa !!!! Temos o pré sal !!!! Nem tentaram tungar o salário minímo na primeira semana de eleita e nem impostos temos mais !!! cpmf !!!! nunca !!!! rsrsrsrsrsr

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Esses caras nao se preocupam com a violencia, porque até pra cagar eles vao com segurança. Eles sempre estao protegidos, por isso nao estao nem ai.

Luiz Salomao
13 anos atrás

É culpa da Dilma!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Felipe
Felipe
13 anos atrás

16 anos de um mesmo governo neste estado…poderíamos esperar o que?

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Prefeito, Governador, Secretário cadê à policia? Ano passado foi a mesma merda. Para desse preocupar com carros que polui e se preocupa com coisas mais importantes; como segurança…

Andre Decourt
13 anos atrás

Se fosse aqui no Rio seria um ataque da Al Qaeda …mas como é em Sampa não passa de um reles incidente resolvido pelo motorista adestrado e pelo carro blindado, patético….

wallace/bh
wallace/bh
13 anos atrás

Cadê a segurança pública do Serra ? do Kassab ? Cadê ?

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Uma vergonha, mais uma para a terra “brasilis”. Claro que a Globo não vai falar nada. O que dizer de um país onde é necessário andar em carros blindados para escapar de situações como essa? Os engenheiros da Sauber não tiveram a mesma sorte. Mais uma para a latrina cada vez maior que está se tornando o Brasil.
Segurança em São Paulo? Piada!!!

Muller
Muller
13 anos atrás

Ah sim, e a Globo, hein? Nao fala nada? Só o grandepremio noticia? Que jornalismo….

sérgio castro
sérgio castro
13 anos atrás

Assalto à van da Sauber, tentativa de assalto à Button, e o nosso governo irresponsável ainda comemora Copa do Mundo e Olimpíadas aqui, imaginem quanta merda vai rolar por aqui, infelizmente…

Samuel
Samuel
13 anos atrás

olha so, nao acontece so no Brasil e nem somente em Sao Paulo
“Carro de Eto’o roubado em Milão é encontrado na Hungria”
“Após roubos a albergues, outros dez turistas são assaltados no Rio”
“Reino Unido é a região mais violenta da Europa”

a historia que me parece estranha, estava em uma rua congestionada, viram os assaltantes, fugiram (em uma rua congestionada?), bateram em 5 carros (fugiram da area do acidente, nao tem boletim de ocorrencia como? quem teve o carro avariado vai ficar na mao?)

Maurice Stambouli
Maurice Stambouli
13 anos atrás

Estão economizando no alpiste do passarinho. Alguém já ouviu falar em HELICÓPTERO”, aquela lata que tem umas pás no teto. Pelo menos para as equipes e pilotos. É mais rápido, menos cansativo e muito mais seguro. A Mercedes que faça seu marketing de outra forma.

Muller
Muller
13 anos atrás

Esquece o partidarismo.
Na verdade os políticos só aparecem para mostrar os avanços (na situação) ou os problemas (na oposição). Porém, todo cidadão sem problemas mentais entende que os avanços são irrisórios e os problemas ele sabe decorado, ninguém precisa ficar repetindo. Isso em tudo. Até na segurança.

Um dia isso com Button iria acontecer. Tem GP todo ano.

Independente se foi um caso isolado ou não, a imprensa de lá já transformou isso numa febre. Quem vive de turismo sabe do que estou falando. Aqui em Recife é assim; aparece até nos guias Lonely Planet o cuidado com a segurança.

Estão errados? Na boa, quem é hipócrita pra dizer que sim?

Quanto ao governo oferecer segurança pro famoso X ao invés de nós, tão segurando o investimento deles pro ano que vem, é simples. Não é social, é financeiro, nada mais. Proteger a Copa, a Olimpíada é isso, proteger a imagem. Não adianta misturarem com a nossa segurança do dia-a-dia. Isso é outra questão. Sejam menos românticos.

E se tirarem o GP Brasil do ano que vem, será bem-feito. Vão ficar aqui dizendo que titio Bernie não farejava grandes lucros, que não gostava do Brasil, blablabla… mas o fato é que demos os argumentos. Nós demos. Não o PT, PSDB, PRP, PXYZW….

E vistam a camisa, vibrem com a Copa e a Olimpíada no Brasil, porque é o que nos sobra. Pão e Circo.

Carlos Rocha
Carlos Rocha
Reply to  Muller
13 anos atrás

Isto aí, Muller, falou pouquinho, mas disse tudo. Esta semana aqui no Rio de Janeiro, Cidade MARAVILHOOOOOSA, morreu um médico voltando para casa depois de um dia de trabalho,cidadão comum, vida simples, no lugar errado, na hora errada, e a estória se repete….. até quando???????? IMOLADOS!!!!!
Enquanto isso nos Palácios carros blindados, seguranças (particulares ou NÃO)……

Otto Jenkel
Otto Jenkel
13 anos atrás

Vexame total. O pior é que a tentativa de assalto se deu na saída do autódromo e não do outro lado da cidade o que significa a completa incompetência da polícia paulista. Pelo menos nas “cercanias” de Interlagos deveria haver mais segurança, mas nem isso eles conseguiram. Tem muita gente que acompanha a Fórmula 1 pelo mundo todo e sempre se recusa a vir para São Paulo por ser uma cidade feia, sem atrativos. Agora, com certeza, essa turma ganhara ainda mais adeptos…

João
João
13 anos atrás

Isto já acontece a tempos em São Paulo, já aconteceu com a Toyota no GP Brasil de 2006 e com MUITOS desconhecidos como eu. Já perdi a corrida porque me assaltaram e roubaram meu ingresso em torno do Autódromo. Não vou mais nesta corrida de SP nem de graça. Uma vergonha.

Cicero
Cicero
13 anos atrás

Bem, acho que devemos nos desarmar politicamente, ou seja, temos que tirar nossas mascaras partidárias, no quesito segurança pública, especificamente, temos um caos independe/e do lugar em que vivemos ou sebrevivemos, não adianta os lulistas dizerem que está tudo bem, nem tampuco o tucanato fingir que São Paulo é oasis e, ainda apontar os outros Estados como sendo piores, definitava/e NÃO ADIANTA, e tambem não adianta levantarmos essas bandeirolas deste ou dquele lado, pois são duas BOSTAS. Ah, tb não fui nem sou eleitor da Marina. Não adianta alguns de voces paulista$$$$$ de merda, que se acham os carregadores do Brasil nas costas falarem da bolsa isso, bolsa aquilo. Acordem, jamais chegaremos a lugar algum com mentalidadezinha de merda, ha muito tempo já me sinto um cidadão, pois vivo numa parte do país que é considerada por alguns cabeças-dino$$auros pensantes, um problema, um fardo, me consideram eXtrangeiro no lugar em que nasci. Alguns brasileiros por terem ascendencia européia, se sentem superiores, retornem para a Europa e verão como serão tratados por lá. Não adianta partidarizar as coisas, estamos no mesmo barco, o nosso maior problema é assumirmos discur$$$os dos outros, normalmente daqueles que se acham a elite cultural, intelectual desse país. Enfim, deixemos isso para lá… afinal isto aqui deveria ser um blog e blog, o cara, fala o que entende e, mesmo sendo uma crítica a uma mentira que é a segurança pública, tem sempre uns cães de guarda prontos para defender seus senhores. É isso.

Samuel
Samuel
13 anos atrás

estamos melhor que os cariocas pelo menos, la nao precisa ser piloto pra ter a malandragem com os fuzis na sua kra…
hahahahahhaha

Tom
Tom
13 anos atrás

Fala serío ,aqui os salarios dos policiais é menor do que os estados do norte, há uma falta de comando geral na Policia Civil e Militar,os tucanos, não muito chegados ao trabalho são loucos para terceirizarem a policia ,mas ainda não descobriram como,então incentivam à segurança particular , a policia militar e Civil EM SP só PARA INGLÊS VER E PENAR..RS;Aqui a unica coisa que o psdb criou foi o PCC,Aliás deveriam ter convocado os mesmos para elaborarem o plano de segunraça de SP no Gp Brasil.

HM
HM
13 anos atrás

seria justo, o Brasil perder seu GP pelo seu caos, seu total descontrole e domínio das ruas pelos criminosos, talvez fizesse alguns acordarem, a perceber que esse caos tem que acabar,

acabei de ler relatos sobre mecânicos da Sauber e funcionários da FOM que foram roubados também essa semana,

Renato40
Renato40
13 anos atrás

Por isso que digo…autódromo em Minas já!!

Fabio Farias
Fabio Farias
13 anos atrás

Que orgulho ????

José Morelli
José Morelli
13 anos atrás

Nossa, mas de onde você tirou a idéia de que São Paulo era Zurique dos trópicos? Quem disse isso afinal deveria estar em outra dimensão, não é possível. São Paulo nunca foi exemplo de segurança em nada….quem acha que é seguro andar em SP, me desculpa, tá completamente alienado. Alguém aqui já considerou São Paulo a Zurique da América do Sul ???

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  José Morelli
13 anos atrás

O Serra e o Alckmin falaram disso nos últimos meses…

Sandro Auzani
Sandro Auzani
13 anos atrás

Não é só São Paulo, todo o país esta há anos refén dos bandidos. Tanto os marginais quantos os legais que vivem em Brasilia. Quando a nossa nova “Presidenta” vai parar de pensar em aumentar impostos e olhar melhor para a Segurança Pública e a Educação. Cada vez mais o Bernie ganha razão em tirar o nosso GP.

Geraldo
Geraldo
13 anos atrás

Flavio Gomes disse:Segurança é questão estadual e municipal. Belo pensamento, taquanho e mesquinho de quem só pensa partidariamente. O “povo” que se dane. E isso num blog de automobilismo. Imagine em Brasília.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Geraldo
13 anos atrás

Vai cagar, rapaz.

Emmanuel
Emmanuel
13 anos atrás

Sinceramente vejo um oportunismo nisso. Aconteceu em SP pq a F1 tá lá.Não existe em nosso país um lugar que seja próximo de seguro. Em carros populares não temos segurança, imaginem em carros top de linha! Pode ser SP, BH, Salvador, Goiânia….
Segurança Pública não é levado a sério em nosso país. Independente do partido.

Leinad Ojief
Leinad Ojief
13 anos atrás

O curioso é que a globo não fala uma palavra sobre isso. Nem na tv, nem na internet…

Ricardo Soares
Ricardo Soares
Reply to  Leinad Ojief
13 anos atrás

Se fosse aqui no Rio, seria chamada de um Jornal Nacional,…
Ué; essas coisas só não acontecem aqui?

Alxandre Gomes
Alxandre Gomes
13 anos atrás

O dia começa bem em Interlagos!!

Ansiozaço!!

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Realmente nosso orgulho esta ferido, creio que deveriam fazer a prova na meca da segurança RIO DE JANEIRO, lá é o paraiso!!!!!!!!!!!!!!!

Danilo Oliveira - Araras SP
13 anos atrás

Realmente, misturar notícia importante com política é desagradável demais, além de ser uma tremenda falta de educação com os leitores. Não é essa a justificativa sempre contra a Globo que mistura notícia com marketing da emissora? Qual a diferença em não fazer propaganda da Coca-Cola e fazer propaganda contra algum partido no meio de uma notícia? A cidade mais violenta do Estado é administrada pelo mesmo partido do governo federal. E, nos anos que o mesmo partido esteve governando a cidade de SP, a violência era ainda maior do que hoje (já que os números vem caindo ano a ano, mesmo ainda sendo altos). Todos os partidos e políticos tem responsabilidade, assim como a sociedade.

Sebastiao Alves Martins
Sebastiao Alves Martins
13 anos atrás

Flávio Gomes,

Este post é interessante No entanto me veio em mente agora um pódio de Nelson Piquet em que ele ao receber um troféu minúsculo se enverga e ajoelha satirisando o tamanho da taça. Em que ano e em que GP isto ocorreu? Existe este video na internet?

Abraço,
Sebastiao

Leo
Leo
13 anos atrás

Não é nada além da verdade vindo à tona.

O Flávio Gomes aproveitou a bronca pq não gosta do Nero Kassab nem do José Serra, mas isso não é exclusividade desses caras. Aqui o partido da Dilma e do Lula (aquele que um dia foi chamado de PT) também faz suas merdas.

Não há santos nessa história.

Isso não é exclusividade de SP. É a realidade do Brasil. A realidade que o Sarney não mudou, que o Collor não mudou, que o FHC não mudou, que o Lula não mudou e que a Dilma não mudará.

Que venham a copa e a olimpíada. Isso parece mais importante que a segurança, que a educação, que o desenvolvimento de tecnologia.

Triste que pessoas esclarecidas partidarizem um problema generalizado. A discussão segue e os problemas ficam de lado, continuam ao longo da alternância de mandatos.

Falam muito da geração que está vindo (a minha, de quem tem 20-25 anos hoje), que o país estará fodidos nas mãos dela.

Mas quem está fazendo algo para mudar o futuro desta geração analfabeta e alienada? O FHC? O Lula? A Dilma? Ou a culpa é do capitalismo selvagem que exige mais do que dá?

E os estadistas? Onde estão para impedir que seus jovens emburreçam e achem mais fácil assaltar uma Mercedes?

Eu tenho 26 anos, meus amigos têm 26 anos. Nenhum deles acredita em partidos (só os que recebem algo em troca..), ninguém acredita que isso vá mudar.

Porque a gente abre o jornal e vê a imprensa partidária (seja azul ou vermelha). Porque a gente ouve o discurso e não vê diferença além das cores e da ordem das letras nas siglas, que hoje já nem tem mais significado.

Renan Veronezzi
Renan Veronezzi
13 anos atrás

Se não for culpa do crack, é culpa da sem-vergonhice. E se não for culpa de nenhum desses é culpa da probreza; pobreza de espírito também. E se o fator realmente for um desses, dá pra botar a culpa na prefeitura, no governo, na presidência e no caralho a quatro! A unica alternativa mesmo é culpar alguém, porque esses país sofre muito com o espírito de porco. Para esse sortilégio de coisas que acontecem diariamente conosco, resta lamentar amargamente e constatar que nosso dinheiro vai pra limpar bunda suja. Só como exemplo: O Enem tem aproxidamente 1 ANO para ser desenvolvido, e mesmo assim, as provas continham erros de impressão, entre outros, erros grosseiros. Outro caso que se expressa o problema da nossa probreza de espírito é o Auto-Esporte, da Globo: Praticamente, usaram a maior parte do horário do programa para falar da Hyundai, da Hyundai no Salão do Automóvel, da Conceito “Verde” da Hyundai etc… Que nojo, que propina, que bajulação, que tendenciosidade a fazer as coisas porcamente, que miasma!

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
13 anos atrás

Lamantavel,,,!! ,pq escolheram essa Mercedes do Jason ? sera que os bandidos sabiam quem estava dentro do carro ? ou foi coincidência ? abs, ” Aguia ” From Floripa..

Anderson Andrade - São José dos Campos
Anderson Andrade - São José dos Campos
13 anos atrás

Orgulho ferido, foi definitivamente o que senti.

Fabrício
Fabrício
13 anos atrás

Aqui o importante é Controlar se os carros poluem, Pedagiar as rodovias a cada meia hora de viagem, Proibir letreiros… Segurança Pública? Isso eles não sabem resolver.. Talvez quando existir o Crontrocrime, aí paguemos uma taxa para um veículo particular cuidar da segurança. Lamentável. E querem fazer Copa do Mundo. Que vergonha São Paulo.

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

A foto do dia foi o carro dele passando em frente à favela de Interlagos.

O pessoal ficou cornetando um “preconceito” contra os pobres. Não se trata disso.

O mínimo que se espera do governo da cidade mais rica do país é que seja capaz de respeitar a lei de zoneamento, o código de posturas municipal, e as demais regras de urbanismo.

Podem até deixá-los no lugar que provavelmente ocuparam (até porque a rica corporação RGT também ganha terreno do governo para fazer instalações em frente ao mais novo cartão portal estaiado da cidade, sem que vejam crime na coisa).

Mas o mínimo é fazer respeitar as leis, e tirar o formato de favela para colocar casas de verdade no lugar. Primeiro porque certamente as favelas não obedecem regras de segurança na engenharia – essa gente tem direito a morar em um lugar digno, do ponto de vista da segurança e do estético também. Dignidade de chegar no trabalho e querer convidar os colegas e a chefia para almoçar em casa.

Segundo que a imagem vai para 6 bilhões de pessoas que estão pouco se importando em saber a fundo sobre as nossas mazelas. Quem tem negócio turístico vai ter que lutar contra a imagem predatória, quem tem uma importadora à procura de investidores vai ter que convencer que pode vender bens de luxo, quem quiser montar um evento esportivo na cidade vai ter que se explicar sobre desviar de favelas. O máximo que vai atrair é o onguismo dos gringos, que dá migalhas, mas não gera a renda que precisamos para a autosustentabilidade.

Terceiro, que nós que nascemos na cidade, e pagamos pela sua máquina pública, temos direito a andar nela sem passar por imagens tão deprimentes. O Button vai ter direito a escolta extra com meu dinheiro, mas eu não. Talvez se as favelas tivesse ruas espaçosas, casas organizadas, e demais bobagens “esquerdistas”, então a polícia conseguisse entrar para investigar com o seu poder de estado, sem precisar ficar fazendo acordos com os verdadeiros poderosos do lugar.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
13 anos atrás

Nada mais que um reforço em nosso esteriótipo.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
13 anos atrás

Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer…
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio ?
O nome do teu sócio ?
Confia em mim…

zeltweg
zeltweg
13 anos atrás

O pior é que a aprovação “dele” como presidente é recorde! Segurança é algo que literalmente no Brasil não existe. Insegurança aliada a Impunidade torna-se Audácia e os bandidos hoje são audazes, formam bandos, vestem capuzes e aterrorizam nossa população, geram sequelas em pessoas de bem ao serem assaltadas, ao terem rifles encostados na nuca e sofrerem coronhadas. Lamentável.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  zeltweg
13 anos atrás

Segurança é questão estadual e municipal.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  zeltweg
13 anos atrás

Não é uma questão apenas estadual ou municipal não.

Se tem gente roubando, não estão fazendo isso somente pelo fato de não haver um policiamento adequado em determinada cidade ou estado. O que leva uma pessoa ou um bando a roubar?
Policiamento inadequado? Só isso?

O nosso Brasil, por melhor que seja pra viver, está muito longe de ser uma maravilha. A situação dos estados e municípios são consequencia. Até porque, apesar de ser uma federação, há uma centralização absurda dos recursos em ambito federal. Aliás, quase não dá pra chamar o Brasil de federação…

Fernando Guzzo
Fernando Guzzo
13 anos atrás

Brasilsisilsil…

Abner Troncoso Sila
Abner Troncoso Sila
13 anos atrás

Policial treinado?

Segundo o capitão da PM, entrevistado na Band, a PM nem sabia do ocorrido.

Triste, não.

Ander
Ander
13 anos atrás

Que ironia ele dizer,após terminar em 11° no treino classificatório que:”meu objetivo aqui em São Paulo é somente me divertir”.

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Ferrou!

Agora, Bernie Ecclestone terá um leque de motivos para tirar Interlagos do calendário para colocar um de seus “monumentos ao desperdício”, como bem colocou o nosso amigo Flávio Gomes em uma de suas colunas.

Este evento será manchete em todo o mundo! Imagine a repercussão negativa. É de se entender os motivos do Schumacher não ter vindo ano passado para cá ver o grande premio.

Bom, creio que agora, devemos priorizar algum outro circuito em alguma cidade menos perigosa. Curitiba seria o mais indicado, caso contrário, corremos forte risco de ficar fora do calendário.

Azevedo
Azevedo
13 anos atrás

Os que tiveram os carros pancados reclamam p/ quem?

Carlão
Carlão
13 anos atrás

Que bela a fama do Brasil vão estampar as paginas dos principais jornais do mundo hoje. Ron Dennis vai subir em suas tamancas, e logo logo, bye, bye Brasil. A F1 não fica muito mais aqui não. Nossa sociedade é uma vergonha.

manoel
manoel
13 anos atrás

Que mediocridade de comentários, como se fosse exclusividade de SP o que aconteceu; outros misturando fatores politicos, sendo que o PT /PMDB são o que há de pior em politica no país.
Merecemos o país que temos, pois nos preocupamos com Copa do Mundo em 2014 sabendo que vai ser uma roubalheira danada, teremos CPMF novamente, e ética/honradez que são importantes fica para a casa da mãe joana.
Acorda Brasil !

Lucio SP
Lucio SP
Reply to  manoel
13 anos atrás

concordo…….parece que coisa ruim, só acontece em SP…………..no BR e nos estados/cidades governistas está tudo uma beleza…….

solano
solano
Reply to  manoel
13 anos atrás

Vai ver que a culpa é do presidente da república. Ou do PT.
Energúmeno desconhece que segurança é responsabilidade do município e do Estado. Que comentário medíocre!

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
Reply to  manoel
13 anos atrás

Ponto!

gian carvalho
gian carvalho
13 anos atrás

é claro que ler uma noticia destas,desagrada a todos nos brasileiros e nos envergonham, porem como alguns amigos ai tbem postaram a noticias de maior importancia aqui em nosso pais que seria para nos envergonhar mais ainda…,quanto a interlagos é publico e notorio que as cercanias do autodromo nao sao os lugares mais confortaveis e que nos passem segurança, a prefeitura e o governo do estado tem ciencia disto e ja deveriam a muito tempo montar esquemas de segurança,para preservar a integridade de todos os participantes do evento,desde os pilotos e mecanicos e seus staffs ,quanto da populaçao que paga uma fortuna para acompanhar este espetaculo e diga-se de passagem tao mal tratados….casos como estes me causam preocupaçao em pensar como será ,copa do mundo e olimpiadas aqui neste pais…..

Clara
Clara
13 anos atrás

Estou na Inglaterra e gostava de ter um buraco pra me esconder. Ñ se fala em outra coisa: como haverá Copa e Olimpíadas no Brasil? O problema da criminalidade no Brasil qq dia chega a problema mundial… Acho que essa criminalidade ñ vem só das questões sociais, já virou “modismo”, quase genético, falta de vergonha na cara! Reforma das Leis Penais já.

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Clara
13 anos atrás

Clara,

o Jean Charles se no Brasil estivesse, provavelmente estaria Vivivnho da Silva e eu fui assaltado em Paris na primeira viagem que fiz pra Europa…

Antonio Vieira
Antonio Vieira
13 anos atrás

São Paulo não tem segurança nenhuma, qual a novidade? Qualquer pessoa inteligente pensa umas 50 vezes antes de ir a São Paulo por qualquer razão. Eu faço isso e normalmente acabo não indo pra lá… pena que o Button não tinha essa opção. Eu espero que um dia melhore, mas não acredito.