ESTRELÃO

PEQUIM (com muita chuva) – Uma Olimpíada com mais de 10 mil atletas acaba sendo uma festa de anônimos. Serão só 302 os medalhistas de ouro (OK, aumente um pouco a conta por causa dos esportes coletivos, que dão uma medalha só, mas cada atleta, claro, se considera “medalhado”), menos de 3% do total, e cada edição dos Jogos acaba consagrando, de verdade, dois ou três. É só olhar para trás e lembrar. Houve a Olimpíada de Mark Spitz, 1972. A de Nadia Comaneci, 1976. A de Carl Lewis, 1984. E esta, será de quem?

Provavelmente, de Michael Phelps. Mas, independentemente dos resultados, eu escolheria outro como candidato a estrela dos Jogos: Yao Ming. Um estrelão, com seus 2,26 m de altura, que neste exato momento está em quadra enfrentando seus colegas de NBA. Ele joga pelo Houston Rockets.

O ginásio está abarrotado, 18 mil pessoas, entre elas George W. Bush, que já foi ver a natação no Cubo, as meninas do vôlei de praia treinando e, agora, se diverte com o basquete — o que é um transtorno para todos que estão lá, já que o esquema de segurança, colocado em prática pelo serviço secreto dos EUA, obedece a regras muito específicas.

Yao Ming se chama Ming, na verdade. O sobrenome é Yao. Ming significa “brilho”, me diz a ficha que puxei de um computador aqui. O nome foi escolhido a partir de um ideograma que une o sol e a lua. Muito poético, como a maioria dos nomes chineses. Dizem que ele é um doce. Só tem tamanho. Aliás, tamanho herdado dos pais: Yao Zhi Yuan, 2,06 m, e Fang Feng Di, 1,93 m. Ambos jogaram pela seleção chinesa de basquete. Sua mulher, Ye Li, tem 1,90 m e também faz suas cestas.

Grandalhão, mas ágil. Falador, ótimo garoto-propaganda, ativista de causas nobres, Yao Ming é meu candidato a estrela dos Jogos. Não sei se a China vai ganhar medalha no basquete. Mas ele é a cara de Pequim. Embora tenha nascido em Xangai.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

E o cara joga bem mesmo. Eu pensei que seria desengonçado em função da altura. Além de não ser desengonçado, tem boa mira e todas as vantagens da altura. E provavelmente tenha alguma coisa a mais que o “especialista” aqui, eu, não enxerga.
Mas, como disse o Rodrigo Moraes, a história de amor dos pais dele é meio estranha.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

Em algum canal de TV eu ouvi que ele foi meio que “fabricado”. O Partido juntou um cara gigante com uma moça grandalhona pra que o cara fosse imenso e pudesse jogar basquete. Não é o que eu chamo de uma linda estória de amor…

Lionel
15 anos atrás

O bom faro do Gomes dificilmente falha…realmente o CARA e’ muito boa gente hoje assisti o jogo da China com os EUA ….deu EUA facil e no fim do jogo todos americamos foram comprimentar o gigante chines …muito mais que os outros…por falar em outros …os americanos nem olhavam na cara …por achar que os chineses estavam putos por perder….mas quando chegavam no Chinesão….alem de olhar nos olhos abraçaram com vigor….ou seja respeitam o CARA GENTE FINA que deve ser…

Dú
15 anos atrás

Essa de mais de 10 mil, me lembra o livro do Piquet, quando ele fala de uma visita ao porta aviões Nimitz. De quantos ovos/dia, litros de leite e tal. São números gigantescos.
Taí uma coisa que ninguem mostrou ainda, a cozinha e os restaurantes da Olimpíada.
Por sinal FG, sabe qual carro o Piquet aprendeu a guiar?
E para não perder o post, seria legal uma foto sua ao lado dele.
Essa foi com procuração do Vitão e do Belair.

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

É engraçado as fotos dele com a esposa; ela parece uma criança do lado dele, mesmo tendo 1,90.

Harry
15 anos atrás

Kamarada Flavio,
Mande noticias sobre os atletas de Ladland, a mais nova republika mundial.
Harry Bretnev

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

Eu vi um documentário em que foi registrada a incursão dele na NBA, é muito interessante, se chama “The Year of Yao” e ele me pareceu um cara bem bacana , daqueles que todo mundo acaba gostando e torcendo .

e não é exagero afirmar que ele tem a maior base de fãs do planeta e superior a qualquer outro atleta do mundo , afinal ele é um ídolo dos chineses que são bem numerosos .