MENU

sexta-feira, 22 de agosto de 2008 - 0:30Pequim 2008

GATINHA

PEQUIM (feio será) – No futebol, gato é aquele cara que rouba na idade para cima, e assim pode jogar nas categorias menores e dar botinadas na molecada mais nova sem ser incomodado. Na ginástica, é o contrário. A menininha tem 14 anos, mas diz que tem 16 para poder competir. Ela, não; no caso de He Kexin, medalha de ouro por estas bandas pequinesas, quem diz que ela tem 16 anos é o Comitê Olímpico Chinês. Mas Kexin não tem cara de uma garota de 16 anos, e muita gente desconfiou (o Maurício Teixeira, aqui do iG, foi um dos primeiros a levantar a bola, logo no início dos Jogos).

Um desses desconfiados de plantão foi um cara nos EUA, que começou a vasculhar arquivos pela internet e chegou a uma página chinesa que teria os dados corretos da pequena Kexin: 14 anos e 220 dias. A página já sumiu da internet, claro.

Acusação feita, polêmica instalada, o COI mandou abrir uma investigação formal. Se a pequena Kexin for gata (gatinha ela é, como não?), perde a medalha. E fica feio para a China. Bem que Confúcio dizia a Gah-Fang-Yotung, nas suas longas jornadas pelas estradas da Mongólia Interior: “Nunca queira parecer mais jovem do que és. A experiência é um farol que levamos às nossas costas, para iluminar o caminho dos que vêm atrás”.

E como Gah-Fang-Youtung olhou para ele intrigado com aquela história de farol para iluminar quem vem por trás, Confúcio apressou-se em desfazer suas dúvidas: “Se vieres por trás de mim dou-te uma cotovelada no saco, mais respeito, rapazinho!”.

6 comentários

  1. marcosomag disse:

    Esse negócio de menina de 14 anos não poder competir é palhaçada dos EUA. Mary Lou Retton tinha 15 anos quando ganhou medalha de ouro para os EUA na ginástica olímpica em Los Angeles/84, e os estadunidenses não reclamaram. É bom relembrar que a maior atleta feminina da História, a romena Nádia Comaneci, tinha apenas 14 anos quando assombrou o mundo com as suas notas 10 na ginástica olímpica.

  2. Roger disse:

    Acho incrível como os chineses estão roubando descaradamente nesta Olimpíada e ninguém acha esquisito.

    Ivette Gonda do Canadá foi obviamente roubada no Taekwondo, apenas para que a chinesa seguinte não precisasse enfrenta-la. Foi o roubo mais descarado que eu já vi. E só saiu na imprensa canadense.

  3. Cleosvaldo disse:

    Como são feias essas chinesas…. Parecem uns etezinhos

  4. Jeba disse:

    Esse gafanhoto é um fanfarrão!

  5. Eric disse:

    Se eu visse na rua…daria 12 anos…no máximo.

  6. Caravanserai disse:

    Esta é a gloriosa China… líder do quadro de medalhas… a qualquer preço e custo!
    No melhor dos moldes da antiga Cortina de Ferro…

    For a babaquice e cena armada do corredor do salto com barreira!

    Deve ser maravilhoso morar e ser esportista num país que te dá a opção de praticar esportes “por livre e espontânea pressão”, num país assim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>