A F-1 ACABOU

SÃO PAULO (acho que agora é sério) – A FOTA acaba de divulgar comunicado em Silverstone. BMW Sauber, Ferrari, Brawn, McLaren, Red Bull, Renault, Toro Rosso e Toyota assinam o papel. Dizem que acabou o papo. Vão fazer um campeonato novo.

Segue a íntegra do texto:

“Desde a formação da FOTA em setembro, as equipes têm trabalhado unidas e procuraram engajar a FIA e o detentor dos direitos comerciais para desenvolver e melhorar o esporte.

“Uma crise financeira sem precedentes colocou diante da comunidade da F-1 enormes desafios. A FOTA orgulha-se de ter estipulado medidas substanciais de corte de custos, as maiores na história de nosso esporte.

“As equipes de fábrica em particular ofereceram assistência aos times independentes, alguns dos quais provavelmente não estariam no esporte se não fossem as iniciativas da FOTA. As equipes da FOTA concordaram voluntariamente em reduzir seus custos de forma a chegar a um modelo sustentável para o futuro.

“Em seguida a esses esforços, todos os times confirmaram à FIA e ao detentor dos direitos comerciais sua disposição de assumir um compromisso até o fim de 2012.

“A FIA e o detentor dos direitos comerciais fazem uma campanha para dividir a FOTA.

“Os desejos da maioria das equipes foram ignorados. Além disso, dezenas de milhões de dólares dos times foram retidos pelo detentor dos direitos comerciais desde 2006. Apesar disso e da ausência de um ambiente favorável a um compromisso, a FOTA genuinamente procurou esse compromisso.

Ficou claro, assim, que as equipes não podem continuar a assumir tal compromisso relativo aos valores fundamentais do esporte, e declinaram de alterar suas inscrições condicionais para o Campeonato Mundial de 2010.

“Estas equipes, assim, não têm outra alternativa que não iniciar a preparação para um novo Campeonato que reflita os valores de seus participantes e parceiros. Esta categoria terá uma gestão transparente, um único regulamento, vai encorajar a entrada de novas equipes e escutar os desejos dos fãs, inclusive oferecendo preços de ingressos mais baixos em todo o mundo, assim como a novos parceiros e acionistas.

“A maioria dos pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e companhias historicamente associadas ao mais alto nível do automobilismo estarão todos do lado dessa nova categoria.”

Já volto para tentar analisar o que está acontecendo.

Subscribe
Notify of
guest

169 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

Ô CUNHA, VCE NÃO ENTENDEU, QUE O GOMES ESTÁ IRONIZANDO, PORQUE TIRANDO A BRAWN GP, NENHUMA EQUIPE, ESTÁ CORRENDO MERDA NENHUMA, PARECEM TRATORES DESFILANDO NA PISTA, NINGUEM PASSA NINGUEM, E ESTÃO LEVANDO PAU DO BOSTA DO BUTTON, QUE TODOS AGORA VIVEM LAMBENDO, SUA SAPATILHA DE PRIMEIRO PILOTO, POIS NÃO ESTÁ TENDO, CONCORRENTES, À ALTURA DO CARRO QUE ELE PILOTA, NÃO QUE ELE SEJA UM GRANDE PILOTO, POIS EM ALGUNS GPS DE 2008, LEVOU PAU DO BURRINHO!
SE FOSSE BOM MESMO ISTO NÃO TERIA ACONTECIDO!

Guga.
Guga.
14 anos atrás

Williams campeã em 2010!

Julio Cesar
Julio Cesar
14 anos atrás

Ih… agora virou a festa do caqui!!!!

José Antônio Chiló
José Antônio Chiló
14 anos atrás

Espero que as equipes voltem atrás na decisão.

olheiro
olheiro
14 anos atrás

Rubinho,ainda bem que vc está em fim carreira hein?

cleiton pessoa
cleiton pessoa
14 anos atrás

Flávio, eu não disse que apostava tudo que tinha que iria haver divisao se o Eclestonne n voltasse atrás?

Essa frase da FOTA resumiu tudo o que eu dizia a algum tempo, desde o inicio da crise:
“A maioria dos pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e companhias historicamente associadas ao mais alto nível do automobilismo estarão todos do lado dessa nova categoria.”

pedro bresson
14 anos atrás

bem que falei outro dia que a pizza nao me parecia tao certa assim.

o lado bom eh que o baixinho Ecclestone vai ter que se virar agora pra continuar ganhando seus milhoes anuais e comandando tudo a mao de ferro.

outro ponto positivo serao corridas todo final de semana (minha mulher vai adorar isso, hehe!), ingressos mais baratos, a volta de pistas tradicionais limadas da F1 como Imola, Montreal, Indianapolis e outras, alem de uma administracao transparente como diz a nota pelas equipes que sao a verdadeira razao de existir da categoria.

e essa briga de egos ja passou da hora de acabar, encheu o saco.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

Não entendi, mesmo, a bola toda que o Mosley estava tendo por parte da imprensa.
Parecem que esqueceram que o próprio Mosley só virou presidente por que foi colocado por Ecclestone. E que ao fazer isso, garantiu os direitos da F1 para a FOM por 100 anos. Isso mesmo, deu de graça algo que vale milhões.
Tem que ser muito ingênuo para imaginar que Mosley não recebe uma parte dessa grana.
Depois, para perpetuar o pacto de concórdia, usou a força da ferrari. Era uma dupla jogada, cpois a Ferrari ganhava mais grana que os demais times, tinha direito a vetar regras que não lhe favorecessem, mesmo que com isso a FIA prejudicasse a imparcialidade do esporte.
Ferrari ganhou títulos atrás de títulos graças a essas atitudes. Lógico que o time vermelho era mais rápido, mas como não ser, se tinha mais orçamento, e ainda podia vetar regras boas para o esporte (um exemplo: as duas horas de testes para times que optassem em reduzir testes privados, em 2003, ótima para times pequenos, a Ferrari vetou pois queria manter a vantagem dos testes privados! E chego a imaginar a importância que a Ferrari teve para a saída da Michelin. Algum repórter investigou isso?
Não, estavam todos no mundo da lua, lamentável…).
Mas os demais times temiam uma F1 sem Ferrari. E quando o time vermelho assinava mais um pacto, contra as idéias de má distribuição de rendimentos e etc, os demais acavam vendo seus argumentos enfraquecidos, e acabavam, um por um, assinando também, se mantendo na F1 mas com imensas desvantagens esportivas.
Basta analisar as notícias anteriores os últimos pactos.
Fiquei embasbacado, ao ler nos últimos dias, besteiras sobre times pipocarem e Mosley ser o bom moço. Que tipo de análise é essa? Quais as fontes para tais imensas bobagens?
A Ferrari jamais iria aceitar teto orçamentário, pois a base da sua administração consiste em gastar mais que as demais. É um elefante branco, não vive de outro jeito, só se fosse resetada, valendo a partir do ano que vem o mesmo que uma Force India. Seria absurdo imaginar que a Ferrari assinaria algum teto, ou que assinaria algum plano para teto futuro.
E a FIA jamais iria aceitar a pressão da Ferrari com ela fazendo parte da FOTA, pois isso vai contra a centralização de poder que a FIA precisa para junto com a FOM manter o imenso negócio de sugar a F1 sem fazer porcaria nenhuma.
A Ferrari, por sua vez, não poderia abandonar a FOTA, sob risco de não conseguir pressionar a FIA ou não ter outra categoria para onde ir.
Olhando assim, o rompimento parecia provável.
Mas imprensa preferia fazer piada com o assunto.
Muita gente vai perder com essa história. Se na mudança de categoria a audiência descobrir outras categorias como os turismo ou o automobilismo americano (que podem receber equipes e pilotos oriundos da F1) vão acabar dividindo a atenção, e sites especializados vão perder audiência até que a situação se cristalize melhor.
Talve o automobilismo sem os vampiros Mosley e Ecclestone se torne algo mais plural, talvez seja algo positivo, mas nada muda o fato que a F1 é muito maior em sua história que esses dois, muito mais importante, e vai se perder no espírito por que Mosley não consegiu mais jogar seu próprio jogo, por que não sabe nenhuma espécie de valor moral, e ve tudo como um jogo matemático, e por Ecclestone, que adora juntar montanhas de dinheiro que não consegue gastar, que fica andando pra cima e pra baixo nos paddocks enquanto poderia estar curtindo a vida, se elevando, aproveitando o que já ganhou.
Ou seja, duas pessoas vazias, de caráter ma formado, de indefinições sobre quem são e para que servem, que veem no seu jogo de montanhas de dinheiro sua única alegria.
As grandes consequências para o racha é que esses dois vão continuar firmes e fortes no jogo. Atacarão qualquer campeonato que tente ser maior que a F1, e usarão para isso todos os expedientes possíveis. Vão proibir pistas como Mônaco de aceitarem provas da nova categoria (se existir, ainda duvido muito) sob o risco de nunca mais estarem na F1, vão tentar acordos com orgãos de comunicação para não citarem a categoria nos seus noticiarios (já viram a Globo falar de Indy??), ou seja, vão atacar de boicote mesmo, duramente, usando seus milhões e seus poderes para isso, e vão conseguir muito mais prejudicar essa possível nova categoria do que se valorizar num primeiro momento.

E só me falta defenderem Mosley, que foi o responsável direto pelo cenário que levou ao racha. Vão elogiar quando a F1 continuar com audiência, vão criticar a Ferrari pr ter saído, etc. Dá até pra precver charges idiotas a respeito no futuro, se é que vão lembrar desse racha no futuro.
Vão elogiar o cara, mas se um dia forem calcular, vão ver que de fato Mosley jamais contruiu nada, apenas consumiu e terminou muita coisa.

Edson Rocha
Edson Rocha
14 anos atrás

Alexei Bichaidowsky,a Fiat esta mal das pernas ….comprou a Crhysler americana por sinal ou seja dos americanos. Bichaidowsky os americanos não estão rindo… os italianos é que estão rindo.Lembre-se Bichaidowsky a GM quebrou ,Cryhsler quebrou.e a Ford tá na portinha..a Ferrari seu bolha tá no ramo de F1 desde o primeiro dia… e vamos combinar pra quem entende …Indi não e automobilismo ,é castigo principalmente com Luciano do Vale.

Junior
Junior
14 anos atrás

Chupa Mosley !!!

É provavel que várias das equipes candidatas desistam, pois esta F1 sem Ferrari, McLaren, Brawn, BMW, Renault, Red Bull e Toyota não é a F1 para a qual as novatas se inscreveram.

Por isso que a Lola desistiu, pois ela não conseguiu entrar para correr com as grandes, se entrasse na “segunda chamada” seria para correr somente com este monte de aventureiras, coisa que não interessaria para eles.

Tambem acho que é provável que pelo menos uma das 3 novatas confirmadas (Campos, US F1 e Manor) pule fora tambem, e aposto minhas fichas na US F1 desistindo, mas isso é assunto para as próximas semanas pois a novela ainda não terminou.

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

corrigindo onde tá FORA ler FOTA

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

pena que o jogo do Brasil foi na tarde de quinta

imagina o Galvão “É amigo, a coisa tá feia (mais um monte de divagação) lá na Espanha. Amanhã nos treinos livres em Silverstone o que será q vão dizer?”

Galvão e a nova geografia da Europa

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

eu acho que demoro pra FOTA chutar os bets#

8 de 10 equipes só faltaram fazer bunda-lele pra tio Max.

tio Bernie já deve estar no hospital infartado (se é que ele tem coração) afinal, quem vai gastar um real pra patrocinar o que sobrou pra dupla de velhinhos, M/B?

na boa, Montezemolo quer ser o Don Corleone do babado? Deixa ser. Mosley tá aí mandando e desmandando desde 1993, e a cada ano q passa a coisa piora.

cansei de corridas na pqp lá adiante, ou onde Judas perdeu as botas.

até vc FG, disse outro dia no blog: “15 anos em autódromo, cansei” lembro q escreveu algo tb sobre corrida no Bahrein não ser tua cara, ou algo assim.

tb acho que a FORA não decidiu isso nem essa semana, mês ou ano, isso deve estar sendo costurado há algum tempo

se a gente acha monótono a corrida fila indiana lá no raio que o parta, com transmissão de madruga, ou corrida no lusco-fusco pra agradar o fuso europeu, embaixo de uma tromba d’água, imagina pilotos e escuderias

e pq correr nesse locais tão tradicionais do automobilismo? o bolso de quem tá enchendo?

quero autódromos de verdade, em países com tradição, com público, com ultrapassagens… e isso a dupla M/B não nos proporciona há tempos

ps: ainda to digerindo a enxurrada de notícias

Natal
Natal
14 anos atrás

O melhor comentário foi o do Danilo Albergaria

CHUPA BERNIE…

HEHEHEHEHE!!!! 100 ANOS MANDANDO NA F1

HEHEHEHEH!!! 100 ANOS MANDANDANDO NA FORCE INDIA, NA CAMPOS, NA MANOR,… HEHEHEHEH

CHUPA BERNIE!!!!!

ESSES FDP QUE ACHAM QUE F1 É SÓ GRANA SIFU… PELO MENOS ESPERO… SE NÃO SEREMOS NÓS QUE VAMOS CONTINUAR CHUPANDO COM ESSES REGULAMENTOS TIPO NASCAR…

Abraço,
Natal.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Leila, o nome Formula 1 é do Bernie Ecclestone.
A nova Formula vai ter que arrumar outro nome.

Ainda acho que isso vai dar pano pra manga. Estão querendo desmoralizar o Max Mosley. O Bernie vai dar um jeito

E se não der jeito, para mim será bem interessante assistir duas categorias. Haverá vagas para Bruno Senna, Lucas de Grassi e muitos outros brasileiros. Para o automobilismo brasileiro isso pode ser bom . Duas corridas aqui no Brasil.. quem sabe em JACAREPAGUÁ ?!

E esse negócio de equipes tradicionais pra mim é balela. Quem é Red Bull ?? A queridinha de hoje não era nada há uns 2 anos.

Só não sei o que a Globo vai fazer.

D.Pierotti
D.Pierotti
14 anos atrás

– Truco ladrão !!!!! (Fota)

– 6 só !!!!! ( Max).

Cesar Bruno
Cesar Bruno
14 anos atrás

Acho qur “Mad Max” subestimous as equipes,no fundo,no fundo achou que iam ceder,se fodeu”.

Fritz Jordan
Fritz Jordan
14 anos atrás

As campeas Lotus, Brabham, BRM, Surtees, Matra, Tyrrel, Ligier, Shadow, Coopersucar, etc. tambem sairam.

A F1 continuou existindo, pois e uma COMPETICAO, tem FEDERACAO (FIA).

Os nomes de prestigio de hoje, se nao se enquadrarem, serao apenas lembrancas amanha.

Douglas Amorim
Douglas Amorim
14 anos atrás

A FIA se concentrou no meio e se esqueceu do fim, que seria promover uma formula-1 mais competitiva, barata e que todo mundo estivesse feliz. Max Mosley errou por achar que as atrações meramente dependiam da lona do circo, e não o contrário.
Assim veremos terminar o nosso esporte pelas mãos de quem deveria mante-lo. É um absurdo.
Eu acredito que a nova formula-1 não vai de uma hora pra outra ter a visibilidade da original, uma vez que os contratos milionários existem. Vai ser ruim para os dois lados, pior para os abandonados, claro, mas não imagino uma “F-1” com cara da F-1 em 2010. Vai ser, pelo no mínimo um ano, um espetáculo fechado para quem tem tv a cabo, nitidamente enfraquecido em sua estrutura. Quem não se lembra do choque que foi assistir a uma corrida da IRL após anos assistindo a Formula-Indy, um racha justamente em seu momento mais brilhante. A primeira transmissão, uma cara de produto pirata… Eu assisti, isso me marcou. É isso que vamos ter (ou eles vão ter).
Querem apostar?

Alexei Michailowsky
Alexei Michailowsky
14 anos atrás

Bernie é um velhinho, tem quase 80 anos e daqui a pouco vai estar tão gagá até pra contar dindin, seu passatempo favorito. Vai ser duro para ambas as categorias, mas daqui a pouco até a Ferrari quebra com tanta gastança — por sinal a Fiat não anda mal das pernas na Itália? — e, bom, o pessoal terá que pensar.
Os americanos da Indy devem estar rindo.

Rogério
Rogério
14 anos atrás

Bom, então como parece que este assunto esta encerrado, me parece que o próximo passo é nós ajudarmos as equipes a escolherem o novo nome da categoria….

O que vcs acham……

Fórmula grupo dos 8 (como fizeram com o campeonato brasileiro de futebol em 1987, e depois voltaram a fazer as pazes com a CBF)

Fómula Grand Prix…

Enfim, pelo jeito que as coisas vão, este será o caminho…

Um abraço

Rogério

Luis Soares
Luis Soares
14 anos atrás

Todos perdem com essa divisão. Parece o futebol brasileiro de 1987. A F-1 da FIA vai ser o Campeonato Brasileiro da CBF, e a da FOTA, a Copa União. Resultado: nenhum dos campeões é plenamente reconhecido, e a discussão continua até hoje.

Ainda duvido que essa Fórmula-1 do B vingue. 1) Qual federação nacional vai querer comprar briga com a FIA e ceder seus circuitos pros dissidentes ? Mônaco ? Uma andorinha só não faz verão. 2) Sendo 8 equipes, o grid dessa categoria terá só 16 carros ? Ou serão três por equipe ? 3) Se a nova categoria promete ser o ápice da tecnologia, como é que eles vão conseguir atrair novos construtores ou montadoras dispostas a gastar a maior grana no meio dessa crise toda ? 4) Como ficam Renault, BMW e Toyota, de que se falava estarem de saída da F-1 oficial por causa da crise ? Agora vão ficar na F-1 dissidente ? E se ficarem, como vão se justificar ? 5) Direitos de TV, como ficam ?

Jefferson
Jefferson
14 anos atrás

novo nome da categoria:

World Grand Prix Series ou WGP

MANDRUWA
MANDRUWA
14 anos atrás

Quer saber? o Max vai ceder logo… ou vai ter que abrir as pernas já já… Pq todo mundo vai querer enrabá-lo.
Por que ele é bonito? Por que ele gosta de joguinhos?? Por que gostamos todos desse lance sado-maso???? Naum… e eu explico (ou tento divagar…)
Max vai ficar sem mais de 80% dos patrocínios, pilotos, marcas, carros, apoio e o escambau… a FOTA tá jogando pesado porque sabe disso… ninguém é burro… eles sabem que é inviável um novo campeonato sem apoio… ou vcs acham realmente que eles decidiram isso hoje… eles viram q a maior parte dos parceiros e pilotos apoiam e se perguntaram: “se a gente foder o Max, tem q ser com cartas na manga… e tem q ser sem chicotinho, pq assim ele gosta”.
Eles esperaram para ver quem ia se inscrever… Campos? Lola?? Manor???
A hora que eles viram que tava parecendo o AS Super Monaco GP e que apenas Williams e Caminho das Índias estavam do lado da FIA, ñ tiveram dúvidas: “vamos enrabar, gente… e no seco”
Agora Bernie vai ver seus dólares voarem embora e assim vai querer enrabar o Max tb…
E a gente aki, sem ter como assistir o melhor do automobilimo vai querer passar a vaselina tb…
Bem… se ele ñ quiser perder as pregas… vai ter q ceder…
ou será o triste fim da F1

e tenho dito

Cartoon
Cartoon
14 anos atrás

Ahá!
Essa é a chance do Rubinho ser campeão da F1 ano que vem! Descola uma vaguinha na Williams e já era.
Não.. pensando bem, capaz de ser vice do Nakajima.

Marcelo dos Santos
14 anos atrás

Agora é a hora de ver se os dois velhinhos rabujentos têm alguma coisa na manga… Acho que não!

Lella
Lella
14 anos atrás

COLOQUEM O NOME DE F1 NA NOVA CATEGORIA (ESTÃO TODOS LA MESMO) E A DA FIA PODE SE CHAMAR FM… HORRÍVEL A PIADA, MAS HOJE JA TOMEI MUITO PROSECCO….DESCULPEM-ME MENINOS…

CIAO

Eduardo Araújo
Eduardo Araújo
14 anos atrás

E a Williams ? Ficou do lado da FIA ?

ACP (Recife/PE)
ACP (Recife/PE)
14 anos atrás

Eita!!!
Esse ano vai ser a última chance de Rubinho tentar ser campeão… Vixe Maria… o cabra vai endoidar o cabeção !!!

edson
edson
14 anos atrás

Vixi… espalhou merda no ventilador…. triste fim esse resultado pra f1 e para todos os fas do esporte…

sandro josé
sandro josé
14 anos atrás

Caro Flávio, Caros Amigos, a briga é por política e dinheiro, as motadoreas entram e saiam da categoria ser dar importância a ela, com exceção de Ferrari e McLaren, as outras equipes são Montadoras ou Grandes Empresas que compraram Equipes de F1, Renault antiga Toleman, Brauwn antiga Tyrreal, Red Bul equipe do Escocês Voador, então, as montadoras queriam o controle, na verdade a F1 em pouco tempo volta a ser o que sempre foi, uma categoria de Equipes, empreendedores e não monopólio de propaganda e um chamado laboratório de produtos, a F1, recupera seu DNA, competição, é isso, abraços..Sandro José

Peter
Peter
14 anos atrás

Agora é que teríamos que ter o autódromo de Jacarepaguá funcionando… F1 em Interlagos e Os Dissidentes em Jacarepaguá. Muito obrigado, Sr. César Maia.

Flávio Mendonça
Flávio Mendonça
14 anos atrás

Aposto que Max vai voltar atrás e essas equipes vão continuar fazendo a F1.

TonyCanada
TonyCanada
14 anos atrás

FG, acabei de ler o press release no site da FOTA e eu acho que a interpretacao desse documento e’ uma questao semantica. As duas frases-chave sao:
1) “the teams cannot continue to compromise on the fundamental values of the sport and have DECLINED TO ALTER THEIR ORIGINAL CONDITIONAL entries to the 2010 World Championship”, e
2) “These teams therefore have no alternative other than to COMMENCE THE PREPARATION for a new Championship”

Na minha interpretacao, a FOTA esta’ dizendo pra F-1 que cansou do joguinho e agora ou ela aceita todas as condicoes propostas pelas equipes ou vai adiante com um novo campeonato (que por via das duvidas vao comecar a organizar). Em outras palavras, e’ um ultimato (ou vai, ou agora racha mesmo).

mauro
mauro
14 anos atrás

É isso aì. Cartola que se foda! Quero ver formula 1 de verdade com tudo que tenho direito e não uns timecos com uns merrecos de dolares.Pra isso existe a GP2 e o resto. Não me importa qual o nome do campeonato. ( A Globo vai se fuder nessa….). . Foda-se o Eclestone e sua roubalheira e o Mosley com suas putas. Força FOTA!

Guido
Guido
14 anos atrás

Só por curiosidade, e a título comparativo, vejam o título da Folha para a mesma notícia:
“Sem acordo, oito equipes da F-1 formalizam novo campeonato para 2010”.

JackSpeed
JackSpeed
14 anos atrás

continuo procurando onde esta o “isolamento” da Ferrari?simples,nunca existiu pois a Ferrari é quem faz da F1 o que é!ao contrrario do que foi dito né Flavio Gomes sem a Rossa a F1 perderia a graça,o resultado esta aí.sou a favor desse racha,chega dessas pistas mutiladas e sem graça,os caras ameaçam tirar silverstone?!sao loucos!e ainda teve um imbecil no blog que disse que a Ferrari botou o rabo entre as pernas,sei não…

Guido
Guido
14 anos atrás

Nada contra o título deste post, acho adequado.
Mas me causa espanto que o mesmo cara que coloca “A F1 ACABOU”, em maiúsculas, por causa das notícias do dia, tenha reclamado tão virulentamente da manchete tecnicamente correta da Folha com relação à recessão no Brasil.

Jonny'O
14 anos atrás

Acho que o Max estava certo ,mas ele mesmo ajudou a criar o monstro e não dá pra mudar o mundo com uma canetada.

Agora ele vai ter que correr atrás .

E como diz o Kimi ……

– Não é o fim do mundo !

Humberto Corradi
Humberto Corradi
14 anos atrás

Como diz o outro: “Esse bagulho tá doido…”
Legal. Duas categorias = mais corridas para assistir!
valeu

Obs: A Globo que se cuide…a Record vai cair igual um leão para garantir os direitos de TV. Já garantiu as Olimpíadas de 2012 e o próximo Pan-americano e por pouco não pegou a Copa do Mundo.

Lionel
14 anos atrás

QUERO SER UM MICO SE NÃO BATER O RECORD DE POSTAGEM de 1500 …VIVA…
Quanto ao nome Formula 1 pertence a Bernie…que esta em cima do muro…caso não resolva fica coma FOTA Eu dei a ideia de chamar Formula One…
Olha quer saber o nome não importa muito o que importa é os carrôes….e viva a FOTA….
Lionel

MARCOS
MARCOS
14 anos atrás

Eu acompanho a F1 desde 1.972…acho uma boa esta de “teto orçamentário” para as equipes…mas é claro que a Ferrari nunca vai aceitar isto…onde é que eles vão conseguir lavar todo o dinheiro que caí da máfia italiana?…Se a Ferrari quer ser retirar pra mim já vai tarde…larguem mão de assistir a F1…assistam a WTCC que é muito melhor…pelo menos os carros são mais reais…não aquelas engenhocas com mil parafernálias…que nenhum de nós vai ter acesso…para quem gosta de corridas assistam a Speed tem campeonatos bem melhores e mais disputados que a F1…a não ser que vocês gostem muito dos comentários e fofocas patéticas do Glavão. Eu assisto a transmissão… mas o volume é zero (tipo Piquet). Um abraço pra você Flávio!

EdisPJ
14 anos atrás

Se tiver um organizador no estilo moto-gp, em meio campeonato ninguem mais lembra do que um dia foi a f-1…e os dois velhos rabugentos vão pra casa, contar seu rico dinheirinho.
Alias, estou até apostando que não demora muito o sr. Ecclestone banca a festa e entra junto, pra não perder um centavo sequer…enquanto isso, max-chicotinho vai pro merecido ostracismo…

Samir Andraos
Samir Andraos
14 anos atrás

Pois é cansei !!!! Muita palhacada….muita sem vergonhice….muita ganancia por parte das grandes!! M3e apaxionei por este esporte no inicio dos anos 70 !!! E tudo continua a mesma palhaca. A lei do mais forte semore prevelecera…Filho da Puta o La Fontaine !!!

A FOTA criada em setembro passado….oooohhhh que oportunismo !!! Agora vem dar uma de machos !!! ja tentaram no passado fazer uma categoria de “montadoras” so que todas sao incompetentes, perdendo dinheiro, roubando acionistas e consumidores e agora vem querer quebrar a mais alta categoria do esporte automobilistico ????? !!!!! Vao pra PQP. Bando de ladroes liderados pela mafia Italiana. To Fora….!!!!!

Daniel
Daniel
14 anos atrás

eu to aqui pensando na noticia que a Globo vai dar…se é que vai dar

juliano
juliano
14 anos atrás

é…………chegou a hora a nossa f1 acadobou faz tempo, tudo virou politica e sacanagem, o max se fu….. agora vai rebolar e o bern ?
vai salvar o barco ? ……..claro q sim ano q vem ta tudo bem

Andre Decourt
14 anos atrás

Tio Bernnie ainda não colocou o pau na mesa, o deslinde do assunto só se dará com ele

JBCarneiro
JBCarneiro
14 anos atrás

A FOTA está muito certa nesta decisão.

Bernie e Max estavam usando as equipes e os pilotos para encherem o bolso de dinheiro e exibirem poder ao mundo.
Mandam e desmandam. Fazem gandes besteiras e cometem erros ridículos. Exemplo, corrida da Malasia e o fiasco do KERS.

Uma das intenções da FOTA é baratear bastante os ingressos para as corridas. Se realmente fizerem isso e tiver corrida da nova categoria no Brasil estarei lá, com certeza, vendo Ferrari, Brawn, McLaren e as outras voando rumo à vitória. Ross e Adrian estarão aqui. Com certeza tambem Alonso, Massa, Buton, Hamilton, Vetel e outros.

Na antiga F1 Schummy ganhou sete títulos quem se igualará a ele ou o ultrapassará na nova categoria? Qual é será mais difícil ou mais disputada? A nova ou a antiga? Qual é mais empolgante? Com o tempo as estatísticas das duas farão todo o sentido.

Ou qual deixará de existir primeiro?

Vamos ver se as montadoras são mesmo mais comprometidas com o esporte.

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

E que venham corridas em Brands Hatch, Paul Ricard, Estoril, enfim pistas de verdade !!! chega de circuitos insípidos !!!!

Bernardo
Bernardo
14 anos atrás

Flávio,
Parabéns pelo título da matéria!
Pronto
Bernardo