CLIOS E COROLLAS
SÃO PAULO (e daí?) – A do dia: Bernie alertando que Renault e Toyota podem deixar o barco. Como sempre disse Max Mosley, F-1 nas mãos de montadoras é um perigo, elas vão e vêm ao sabor das crises e de seus conselhos e de seus CEOs. Não têm compromisso algum com o esporte. Aliás, mais tarde vou reproduzir aqui alguns trechos da carta divulgada pela FIA nesta semana que explica suas posições pró-corte de custos com uma clareza maxmoslyana. É realmente difícil discordar do presidente-chicotinho.
Renault e Toyota farão falta? É a pergunta que deixo a vocês. Para mim? Bem, a Renault, se sair, não terá sido a primeira vez. Não morreu a F-1, não morreu a Renault. A Toyota é grande, enorme, importante. No mercado automobilístico. Nas pistas, teve seus momentos. No rali. Na F-1, não.
Será uma pena, mas não será o fim do mundo. Eles dizem todo ano que vão sair mas acabam continuando, portanto, só em 2010 saberemos.
Flávio. Até onde, está tal de lista do Mosley é confiável?? Ou seja, ele pode apenas estar puxando a sardinha na brasa dele…..
vão de mala e cuia, ou vão distribuir motores a rodo?
Flávio, discordo em parte de você. Ora, ainda que as montadoras vão e venham, equipes de garagistas, amantes do esporte, também vão e vem. Ou, mas das vezes, somente vão e não voltam. A lista é grande: Tyrrel, AGS, Prost, Ligier, Brabham, Lola, Lotus… Paro por aqui!
E, engraçado, a Toyota continuará nas corridas nos EUA. Por que será? Talvez porque eles não tenham o naiz-sadomasoquista Herr Mosley como comandante…
Tenho dois Renaults e, a única coisa que quero dela é que honre a garantia prometida. Fora isso, quero que a Renault se exploda. Toyota ainda não tive nenhum e, se tivesse, pesnaria da mesma forma.
Já disse em outros comentarios sobre o que penso sobre montadoras e que elas não merecem que fiquemos “pagando pau” pra nenhuma delas.
Sobre a presença de montadoras no automobilismo, acho que, a unica participação que deveriam ter é como fornecedoras de motores, como era “antigamente”. Mais nada.
A Renault talvez.
Quanto a Toyota, que fique só com os bandeirantes…
A Renault não pode sair de jeito nenhum. Onde o NELSINHO, filho no nosso eterno PRIMEIRO TRI-CAMPEÃO vai correr?????
A Toyota Corolla vai tarde!!!!!!! E podia levar junto a Force India!!!!!
Que será que o caduco e o tarado querem, Meu Deus?
Não faz falta se as duas sairem, infelizmente montadora não tem paixão por esporte a motor, apenas pelas vendas que podem ser agregadas. Essas montadoras viram que, com ou sem a F1 na atual situação suas vendas não aumentam, então, pela lógica delas é melhor sair. Se amanhã o mundo acordar e decidir que corrida de patinete é a coisa mais importante do planeta, e for comprovado que isso vende carro, certamente as montadoras irão gastar 400 milhões de alguma moeda para criar patinetes com os mais sofisticados recursos, túneis de vento, kers, rodas e freios com não sei o que e por ai vai. Essa F1 que tanto sonhamos morreu nos anos 90.
A Toyota como equipe sempre foi uma vergonha.
A Renault tornou-se uma desde o ano passado.
Não farão falta alguma.
“A porta da rua é serventia da casa”, é o que vai dizer Max Mosley. A Renault não vai fazer falta, é mais bem lembrada na época que só fornecia motores, do que como equipe. Provavelmente o Briatore vai comprá-la e fazer a…Briatore GP? vai voltar com a United Colors of Bennetton F1 Team?
Quanto a Renault, essa a gente vai lembrar da passagem dela na F1 tanto quanto lembramos da….da….esqueçi. Resumindo, não fará falta também. É gigante? É a maior agora que a GM caiu? Sim. Mas ninguém vai deixar de comprar Corollas porque ela não está na F1 e tampouco as pessoas vão deixar de ver F1 porque a Toyota não está lá. É mais uma porta que se abre para uma nova equipe. Prodrive?! =)
ProDrive e Lola, para o bem da F1
A Renault tem história. A Toyota não.
Já tirei os carros da Honda da minha lista de “compráveis” para o futuro.
Não vejo problema em tirar, e incentivar a tirar, a Renault e a Toyota, levando junto Nissan e Lexus…
Se vc não está no topo, vc é bom o bastante para o dia a dia? Esse é o paradigma de entrar e sair da F1, acho.
Gomes a Toyota também teve seus “momentos” no final dos anos 90 em Le Mans com o protótipo GT 1.
Renault: vai com Deus e as pulgas…
Toyota: vai pro Diabo que te carregue…
Renault fara falta, pois tem uma historia vencedora na F-1, ja Toyota é um saco de incompetencia Japonesa assim como o Lixo da Honda !!!
que saiam.
presidente chicotinho é ótima….
A Renault foi presença marcante nos últimos anos, mas como dito, já foi e voltou várias vezes. Normal. Já a Toyota não vai fazer falta nenhuma, aquela equipe é um ode ao desperdício – sempre contando com pilotos medíocres, incompetência técnica, resultados discretos, e tudo isso com um dos maiores orçamentos da F1. Já vai tarde. Bem que podiam voltar para os ralis, ali sim eles fazem falta.
Espero que Toyota e Renault fiquem como fornecedoras. Darão muito mais certo.
A única equipe que se sair vai fazer toda a diferença é a force-india/bahuan
Vou colocar aqui, exatamente o mesmo comntário que coloquei hoje cedo no Grande Prêmio.
Pra mim, Fórmula 1 sempre foi sinônimo de equipe de garagem. Ficaria muito triste com a saída de Williams, McLaren e Brawn GP entre outras que não são de fábrica. Porque estas sim, estão no esporte pelo amor ao esporte e não porque isso pode ser bom para os acionistas. A renault ja vêm ameaçando sair desde o ano em que Alonso foi bi campeão. E a Toyota, só não saiu no inicio deste ano, porque a Honda fez isso primeiro e foi duramente criticada no mundo inteiro. Pgou mal paca! Mas agora estas duas encontraram a desculpa prefeita. Pois ja vão tarde! Chorões engravatados.
Viva o Tio Frank e Patrick Head.
São heróis em sobreviverem.
“presidente-chicotinho”…..é doente mesmo!!!
FG,
Será que a Ferrari é a única montadora que se importa com a F1?
Abraço!
Odeio dirigir Clio. E não me encanto pelo Corolla. Prefiro o Civic. E nem isso me fez lamentar pela Honda.
Não gosto de equipes de executivos e head hunters. Vá pro diabo.
Espero que entrem Prodrive e Epsilon Euskadi.
Sou saudosista dos canhões (motores) da Renault tinha na decada de 90 enquanto a equipe do falastrão Briatore não me importo que saia e leve junto a Toyota
Pra mim, Toyota e Renault até que duraram. Já vão tarde.
A Toyota só gastou dinheiro sem resultados. Falta? Acho que não. Já a Renault ira renascer nas mãos de seu chefe de equipe com outro nome.
Já disse e não tenho medo nenhum de errar. Se para mim nem a Ferrari faria falta, o que dizer de Renault e Toyota. Fazem falta a F1 (FG, afinal de contas, terei ou não de pagar ao BE por ter usado a sigla F1?) a Brabham, Lotus (principalmente a preta e dourada), Tyrrel, Minard, Lola, etc, etc…
É por essas e outras que, de alguma forma, é mais fácil concordar com as limitações impostas pela FIA.
Com exceção da Ferrari, todas as demais não me parecem comprometidas até o fim com a competição, mesmo que os resultados não venham.
A Honda já foi, Toyota e Honda encontraram a desculpa que precisavam para fazer o mesmo, e temos que ver como repercutirá na BMW essa queda depois de anos de evolução. Nem mesmos pela Mercedes, parceira da McLaren, é possível colocar a mão no fogo.
Muita choradeira, mas não consigo imaginar que seja impossível realizar uma boa corrida de carros com um orçamento de €40 milhões. Com todo respeito, dada as devidas proporções tecnológicas e logísticas, o pessoal da Indy e da Nascar faz corrida com orçamentos que não chegam à metade desse valor.
E é disso que estamos falando, corrida de carros.
Nunca é legal peder equipes “grandes” da F1
A Renault fará melhor se só fornecer motores…..a Toyota, nem isso…Não farão falta. Prefiro ver Prodrives, Browns, Williams…etc..com criatividade e garra, do que Renault e Toyota com um entusiasmo de bicho preguiça…
E olha que a BMW tb fazia melhor quando só era parceira da Williams…
F-1 nas mãos das montadores, vai ser ver a Ferrari ser campeã todos os ano e de vez em nunca uma McLaren da vida aparecendo para incomodar. Renault e Toyota fazem falta sim, mas não sera o fim do mundo, como voce bem ja disse Flávio, Renault ja ficou de fora e confesso que ninguem sentiu falta heheeheh…
Se a Ferrari e as demais equipes criarem uma nova categoria, vai ser Ferrari contra Ferrari e mais ninguem… se bem que algo semelhante aconteceu nos EUA com a Cart e a IRL, no final a Cart morreu… eu temo pelo pior se isso acontecer.. A Ferrari se sair deveria criar uma categoria de monopostos Fórmula Ferrari, porque vai ser isso que vamos ver. Esse final de semana é gordo hein, tem Silverstone, Indy em Iowa, WTCC na República Tcheca, Porsche GT3 Cup em Curitiba e por ai vai… VIVA O AUTOMOBILISMO…
Abraços
Luis Fernando S Almeida
RACING MAGIC http://racingmagic.blogspot.com
A Renault deveria era voltar a só fornecer motores como no inicio da década de 90. Essas montadoras fazem um motor bom, e depois crescem o olho achando que se fizerem o carro farão melhor que os garagistas. Tá aí a BMW que achava o Williams incompetente, mas o melhor resultado desde que criou a fábrica não superou os tempos da parceria com a WIlliams, em verdade está exatamente como a Williams BMW.
Depois de Toyota e Renault que se anunciava desde o ano passado, e que nunca iam assinar um compromisso de disputar o campeonato até 2012, será a vez da BMW cansar do brinquedinho.
A Toyota poderia ao menos ficar como fornecedora de motores da a Wiiliams e a Renault da Red Bull – Toro Rosso.
Olá Flávio, tudo bem? Para mim podem ir, principalmente a Toyota, que só serviu para torrar dinheiro de forma ineficaz. Aliás, essa equipe parece estar lavando dinheiro,por que não é possível uma equipe gastar entre 400 e 600 milhoes de dólares por ano e não ter resultado algum, se for por incompetencia podem fechar não só a equipe, como também a empresa. A Renault também pode ir, pois desde 1977 tem entrado e saído da F1 inumeras vezes e a F1 não ficou menor ou maior por isso. E pensando bem, pode sair a BMW também, para mim uma F1 com equipes privadas e as montadoras “apenas” fornecendo motores é melhor, pois essas, como disse o Sir Williams, só fazem isso.
farão tanta falta quanto a honda esta fazendo para mim… nenhuma, sai uma entra outra e assim as coisas funcionam, as vezes melhor as vezes nao.
Creio que o Max-Chicotinho-Mosley tem toda a razão. F-1 apesar de ser a principal vitrine de novas tecnologias das montadoras não pode perder o seu espírito esportivo para as babacas decisões dos engravatados que nem sabem o que é um carro de corrida.
FG, sei que não é apropriado falar aqui de assuntos diferentes do tópico, mas essa questão da não obrigatoriedade de diploma para exercer a função de jornalista, em sua opinião, é coerente?
Já vão tarde!! A F-1 sempre foi muito melhor e mais competitiva quando os participantes eram pequenos e independentes,e com recursos menores conseguiam tirar leite de pedra,a criatividade falava mais alto.O exemplo clássico foi Colin Chapman,que se mostrou gênio,com suas criações fantásticas que motivavam os demais construtores a botarem o cérebro para funcionar ,quase sempre conseguindo aperfeiçoar e se tornarem competitivos,apóe descobrirem os caminho das pedras.
A Renault tem dois títulos Mundiais recentes, com Alonso.
A Toyota não fará falta nenhuma.
Com a saída da Renault pelo menos um piloto de ponta ficará a pé, ou pelo menos sem um carro de equipe grande, no ano que vem. Kimi, Alonso ou Massa.
Sei lá. Acho que sempre se perde alguma coisa com a saída de uma equipe, nem que seja a “pureza” como quando da queda da Minardi. Não dá pra esquecer todas as equipes comemorando aquele pontinho da Minardi…