CLIOS E COROLLAS

SÃO PAULO (e daí?) – A do dia: Bernie alertando que Renault e Toyota podem deixar o barco. Como sempre disse Max Mosley, F-1 nas mãos de montadoras é um perigo, elas vão e vêm ao sabor das crises e de seus conselhos e de seus CEOs. Não têm compromisso algum com o esporte. Aliás, mais tarde vou reproduzir aqui alguns trechos da carta divulgada pela FIA nesta semana que explica suas posições pró-corte de custos com uma clareza maxmoslyana. É realmente difícil discordar do presidente-chicotinho.

Renault e Toyota farão falta? É a pergunta que deixo a vocês. Para mim? Bem, a Renault, se sair, não terá sido a primeira vez. Não morreu a F-1, não morreu a Renault. A Toyota é grande, enorme, importante. No mercado automobilístico. Nas pistas, teve seus momentos. No rali. Na F-1, não.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MSM
MSM
14 anos atrás

Será uma pena, mas não será o fim do mundo. Eles dizem todo ano que vão sair mas acabam continuando, portanto, só em 2010 saberemos.

Edmilson
Edmilson
14 anos atrás

Flávio. Até onde, está tal de lista do Mosley é confiável?? Ou seja, ele pode apenas estar puxando a sardinha na brasa dele…..

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

vão de mala e cuia, ou vão distribuir motores a rodo?

André
André
14 anos atrás

Flávio, discordo em parte de você. Ora, ainda que as montadoras vão e venham, equipes de garagistas, amantes do esporte, também vão e vem. Ou, mas das vezes, somente vão e não voltam. A lista é grande: Tyrrel, AGS, Prost, Ligier, Brabham, Lola, Lotus… Paro por aqui!
E, engraçado, a Toyota continuará nas corridas nos EUA. Por que será? Talvez porque eles não tenham o naiz-sadomasoquista Herr Mosley como comandante…

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

Tenho dois Renaults e, a única coisa que quero dela é que honre a garantia prometida. Fora isso, quero que a Renault se exploda. Toyota ainda não tive nenhum e, se tivesse, pesnaria da mesma forma.

Já disse em outros comentarios sobre o que penso sobre montadoras e que elas não merecem que fiquemos “pagando pau” pra nenhuma delas.

Sobre a presença de montadoras no automobilismo, acho que, a unica participação que deveriam ter é como fornecedoras de motores, como era “antigamente”. Mais nada.

Lucas Israel
Lucas Israel
14 anos atrás

A Renault talvez.
Quanto a Toyota, que fique só com os bandeirantes…

Kleber Pereira
Kleber Pereira
14 anos atrás

A Renault não pode sair de jeito nenhum. Onde o NELSINHO, filho no nosso eterno PRIMEIRO TRI-CAMPEÃO vai correr?????

A Toyota Corolla vai tarde!!!!!!! E podia levar junto a Force India!!!!!

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Que será que o caduco e o tarado querem, Meu Deus?

Washington
Washington
14 anos atrás

Não faz falta se as duas sairem, infelizmente montadora não tem paixão por esporte a motor, apenas pelas vendas que podem ser agregadas. Essas montadoras viram que, com ou sem a F1 na atual situação suas vendas não aumentam, então, pela lógica delas é melhor sair. Se amanhã o mundo acordar e decidir que corrida de patinete é a coisa mais importante do planeta, e for comprovado que isso vende carro, certamente as montadoras irão gastar 400 milhões de alguma moeda para criar patinetes com os mais sofisticados recursos, túneis de vento, kers, rodas e freios com não sei o que e por ai vai. Essa F1 que tanto sonhamos morreu nos anos 90.

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

A Toyota como equipe sempre foi uma vergonha.
A Renault tornou-se uma desde o ano passado.
Não farão falta alguma.

Otávio Augusto
14 anos atrás

“A porta da rua é serventia da casa”, é o que vai dizer Max Mosley. A Renault não vai fazer falta, é mais bem lembrada na época que só fornecia motores, do que como equipe. Provavelmente o Briatore vai comprá-la e fazer a…Briatore GP? vai voltar com a United Colors of Bennetton F1 Team?
Quanto a Renault, essa a gente vai lembrar da passagem dela na F1 tanto quanto lembramos da….da….esqueçi. Resumindo, não fará falta também. É gigante? É a maior agora que a GM caiu? Sim. Mas ninguém vai deixar de comprar Corollas porque ela não está na F1 e tampouco as pessoas vão deixar de ver F1 porque a Toyota não está lá. É mais uma porta que se abre para uma nova equipe. Prodrive?! =)

Diego-RJ
Diego-RJ
14 anos atrás

ProDrive e Lola, para o bem da F1

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

A Renault tem história. A Toyota não.

Danillo
Danillo
14 anos atrás

Já tirei os carros da Honda da minha lista de “compráveis” para o futuro.

Não vejo problema em tirar, e incentivar a tirar, a Renault e a Toyota, levando junto Nissan e Lexus…

Se vc não está no topo, vc é bom o bastante para o dia a dia? Esse é o paradigma de entrar e sair da F1, acho.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
14 anos atrás

Gomes a Toyota também teve seus “momentos” no final dos anos 90 em Le Mans com o protótipo GT 1.

MANDRUWA
MANDRUWA
14 anos atrás

Renault: vai com Deus e as pulgas…
Toyota: vai pro Diabo que te carregue…

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Renault fara falta, pois tem uma historia vencedora na F-1, ja Toyota é um saco de incompetencia Japonesa assim como o Lixo da Honda !!!

Turco
Turco
14 anos atrás

que saiam.

Anselmo
Anselmo
14 anos atrás

presidente chicotinho é ótima….

EduardoRS
EduardoRS
14 anos atrás

A Renault foi presença marcante nos últimos anos, mas como dito, já foi e voltou várias vezes. Normal. Já a Toyota não vai fazer falta nenhuma, aquela equipe é um ode ao desperdício – sempre contando com pilotos medíocres, incompetência técnica, resultados discretos, e tudo isso com um dos maiores orçamentos da F1. Já vai tarde. Bem que podiam voltar para os ralis, ali sim eles fazem falta.

Julio Cesar
Julio Cesar
14 anos atrás

Espero que Toyota e Renault fiquem como fornecedoras. Darão muito mais certo.

alfred
alfred
14 anos atrás

A única equipe que se sair vai fazer toda a diferença é a force-india/bahuan

Alessandro Silva
Alessandro Silva
14 anos atrás

Vou colocar aqui, exatamente o mesmo comntário que coloquei hoje cedo no Grande Prêmio.
Pra mim, Fórmula 1 sempre foi sinônimo de equipe de garagem. Ficaria muito triste com a saída de Williams, McLaren e Brawn GP entre outras que não são de fábrica. Porque estas sim, estão no esporte pelo amor ao esporte e não porque isso pode ser bom para os acionistas. A renault ja vêm ameaçando sair desde o ano em que Alonso foi bi campeão. E a Toyota, só não saiu no inicio deste ano, porque a Honda fez isso primeiro e foi duramente criticada no mundo inteiro. Pgou mal paca! Mas agora estas duas encontraram a desculpa prefeita. Pois ja vão tarde! Chorões engravatados.

Dú
14 anos atrás

Viva o Tio Frank e Patrick Head.
São heróis em sobreviverem.

Andre Benevides - Fortaleza/CE
Andre Benevides - Fortaleza/CE
14 anos atrás

“presidente-chicotinho”…..é doente mesmo!!!

Alejjandro
14 anos atrás

FG,

Será que a Ferrari é a única montadora que se importa com a F1?

Abraço!

Verde
Verde
14 anos atrás

Odeio dirigir Clio. E não me encanto pelo Corolla. Prefiro o Civic. E nem isso me fez lamentar pela Honda.

Não gosto de equipes de executivos e head hunters. Vá pro diabo.

Espero que entrem Prodrive e Epsilon Euskadi.

Armando Junior
Armando Junior
14 anos atrás

Sou saudosista dos canhões (motores) da Renault tinha na decada de 90 enquanto a equipe do falastrão Briatore não me importo que saia e leve junto a Toyota

Valdner
Valdner
14 anos atrás

Pra mim, Toyota e Renault até que duraram. Já vão tarde.

Fernando Torres
14 anos atrás

A Toyota só gastou dinheiro sem resultados. Falta? Acho que não. Já a Renault ira renascer nas mãos de seu chefe de equipe com outro nome.

askjao
askjao
14 anos atrás

Já disse e não tenho medo nenhum de errar. Se para mim nem a Ferrari faria falta, o que dizer de Renault e Toyota. Fazem falta a F1 (FG, afinal de contas, terei ou não de pagar ao BE por ter usado a sigla F1?) a Brabham, Lotus (principalmente a preta e dourada), Tyrrel, Minard, Lola, etc, etc…

Fabio
Fabio
14 anos atrás

É por essas e outras que, de alguma forma, é mais fácil concordar com as limitações impostas pela FIA.

Com exceção da Ferrari, todas as demais não me parecem comprometidas até o fim com a competição, mesmo que os resultados não venham.

A Honda já foi, Toyota e Honda encontraram a desculpa que precisavam para fazer o mesmo, e temos que ver como repercutirá na BMW essa queda depois de anos de evolução. Nem mesmos pela Mercedes, parceira da McLaren, é possível colocar a mão no fogo.

Muita choradeira, mas não consigo imaginar que seja impossível realizar uma boa corrida de carros com um orçamento de €40 milhões. Com todo respeito, dada as devidas proporções tecnológicas e logísticas, o pessoal da Indy e da Nascar faz corrida com orçamentos que não chegam à metade desse valor.

E é disso que estamos falando, corrida de carros.

Alehand
14 anos atrás

Nunca é legal peder equipes “grandes” da F1

JONAS
JONAS
14 anos atrás

A Renault fará melhor se só fornecer motores…..a Toyota, nem isso…Não farão falta. Prefiro ver Prodrives, Browns, Williams…etc..com criatividade e garra, do que Renault e Toyota com um entusiasmo de bicho preguiça…
E olha que a BMW tb fazia melhor quando só era parceira da Williams…

Luis Fernando
14 anos atrás

F-1 nas mãos das montadores, vai ser ver a Ferrari ser campeã todos os ano e de vez em nunca uma McLaren da vida aparecendo para incomodar. Renault e Toyota fazem falta sim, mas não sera o fim do mundo, como voce bem ja disse Flávio, Renault ja ficou de fora e confesso que ninguem sentiu falta heheeheh…

Se a Ferrari e as demais equipes criarem uma nova categoria, vai ser Ferrari contra Ferrari e mais ninguem… se bem que algo semelhante aconteceu nos EUA com a Cart e a IRL, no final a Cart morreu… eu temo pelo pior se isso acontecer.. A Ferrari se sair deveria criar uma categoria de monopostos Fórmula Ferrari, porque vai ser isso que vamos ver. Esse final de semana é gordo hein, tem Silverstone, Indy em Iowa, WTCC na República Tcheca, Porsche GT3 Cup em Curitiba e por ai vai… VIVA O AUTOMOBILISMO…

Abraços
Luis Fernando S Almeida
RACING MAGIC http://racingmagic.blogspot.com

MRui
MRui
14 anos atrás

A Renault deveria era voltar a só fornecer motores como no inicio da década de 90. Essas montadoras fazem um motor bom, e depois crescem o olho achando que se fizerem o carro farão melhor que os garagistas. Tá aí a BMW que achava o Williams incompetente, mas o melhor resultado desde que criou a fábrica não superou os tempos da parceria com a WIlliams, em verdade está exatamente como a Williams BMW.

Depois de Toyota e Renault que se anunciava desde o ano passado, e que nunca iam assinar um compromisso de disputar o campeonato até 2012, será a vez da BMW cansar do brinquedinho.

Geraldo Netto Cavalcante
Geraldo Netto Cavalcante
14 anos atrás

A Toyota poderia ao menos ficar como fornecedora de motores da a Wiiliams e a Renault da Red Bull – Toro Rosso.

Leandro
Leandro
14 anos atrás

Olá Flávio, tudo bem? Para mim podem ir, principalmente a Toyota, que só serviu para torrar dinheiro de forma ineficaz. Aliás, essa equipe parece estar lavando dinheiro,por que não é possível uma equipe gastar entre 400 e 600 milhoes de dólares por ano e não ter resultado algum, se for por incompetencia podem fechar não só a equipe, como também a empresa. A Renault também pode ir, pois desde 1977 tem entrado e saído da F1 inumeras vezes e a F1 não ficou menor ou maior por isso. E pensando bem, pode sair a BMW também, para mim uma F1 com equipes privadas e as montadoras “apenas” fornecendo motores é melhor, pois essas, como disse o Sir Williams, só fazem isso.

HM
HM
14 anos atrás

farão tanta falta quanto a honda esta fazendo para mim… nenhuma, sai uma entra outra e assim as coisas funcionam, as vezes melhor as vezes nao.

Aurélio Neto
14 anos atrás

Creio que o Max-Chicotinho-Mosley tem toda a razão. F-1 apesar de ser a principal vitrine de novas tecnologias das montadoras não pode perder o seu espírito esportivo para as babacas decisões dos engravatados que nem sabem o que é um carro de corrida.

FG, sei que não é apropriado falar aqui de assuntos diferentes do tópico, mas essa questão da não obrigatoriedade de diploma para exercer a função de jornalista, em sua opinião, é coerente?

Edison Guerra
Edison Guerra
14 anos atrás

Já vão tarde!! A F-1 sempre foi muito melhor e mais competitiva quando os participantes eram pequenos e independentes,e com recursos menores conseguiam tirar leite de pedra,a criatividade falava mais alto.O exemplo clássico foi Colin Chapman,que se mostrou gênio,com suas criações fantásticas que motivavam os demais construtores a botarem o cérebro para funcionar ,quase sempre conseguindo aperfeiçoar e se tornarem competitivos,apóe descobrirem os caminho das pedras.

rodrigo
rodrigo
14 anos atrás

A Renault tem dois títulos Mundiais recentes, com Alonso.
A Toyota não fará falta nenhuma.
Com a saída da Renault pelo menos um piloto de ponta ficará a pé, ou pelo menos sem um carro de equipe grande, no ano que vem. Kimi, Alonso ou Massa.
Sei lá. Acho que sempre se perde alguma coisa com a saída de uma equipe, nem que seja a “pureza” como quando da queda da Minardi. Não dá pra esquecer todas as equipes comemorando aquele pontinho da Minardi…