KEBABS (8)

SÃO PAULO (sonífera) – Bem chatinha essa corrida turca. Mas eu dizia isso quando Schumacher dominava a F-1, não direi o contrário agora. Existe uma certa beleza, sim, no controle absoluto de um campeonato por um piloto só. Para quem gosta de corridas, ver um cara guiando como Button está fazendo é legal. Ele trucida a concorrência. Com o barato adicional que é o fato de correr por uma equipe estreante.

Ninguém, mas ninguém mesmo, esperava que a Brawn pudesse vencer seis das sete primeiras provas da temporada. Um verdadeiro assombro. Maior ainda quando se olha para a concorrência, seus orçamentos, seu queixo empinado — falo de Ferrari e McLaren, claro. Já notaram que o papo do difusor sumiu? Equipe nenhuma “culpa” o difusor duplo da Brawn por sua superioridade?

Porque não é ele que faz a diferença, evidente. Todos estão usando e ninguém chega perto. Exceto a Red Bull. Explicação? Ross Brawn de um lado, Adrian Newey de outro. Foi mudar o regulamento para o talento desses dois saltar aos olhos.

Button venceu a prova na primeira volta, na escorregada de Vettel que lhe custou a primeira posição. Aí a Red Bull tentou algo difícil, como seria difícil com Barrichello em Barcelona, a mudança de duas para três paradas. Teria alguma chance de dar certo se Tião Alemão conseguisse passar Jenson antes da segunda parada. Não deu.

Button controlou a corrida como quis. No fim, Vettel ainda perdeu o segundo lugar para Webber. Vou esperar as declarações, mas que ninguém espere que o pequeno tedesco solte cobras e lagartos contra sua equipe, coloque em dúvida a lisura interna do time, como fez Rubens na Espanha. Podem apostar: vai reconhecer a derrota, e a excelente atuação de Webber, e tocar a vida.

Para Barrichello, acabou de vez. Eram 16 pontos, agora são 26. O brasileiro teve sua pior corrida no ano. Não só porque abandonou e não pontuou, mas porque esteve mal, mesmo. Não sei o que aconteceu na largada, mas pode ser que ele não esteja se entendendo com a embreagem do carro. Foi a segunda derrapada em largada no ano. Desta vez, custou muito caro. Despencou para o fundão e ficou horas tentando passar Kovalento e Sutil. Na primeira tentativa, passou e foi repassado. Na segunda, rodou. Depois, tocou em Sutil e quebrou o aerofólio. Tenho a impressão que Rubens precisaria ter sido mais decidido nas ultrapassagens. Mas tenho a impressão, também, que os outros pilotos não respeitam seu assédio como respeitariam, sei lá, se fosse um Alonso, ou um Button, ou um Massa.

Enfim, um domingo ruim para ele, em todos os sentidos. Inclusive técnicos, porque parece que teve problemas com a relação de marchas, especialmente a sétima, e no fim das contas acusou problemas de câmbio, de embreagem e de destino: “As coisas têm acontecido demais do meu lado”, falou à BBC. Deu tudo errado. Vai precisar buscar motivação não sei onde, a partir de agora. Porque, neste momento, Barrichello volta a estar em baixa. Não na equipe. Na F-1. A atuação foi mesmo muito ruim.

O mesmo pode-se dizer de Nelsinho, que se arrastou com seu Clio pesadíssimo para chegar em 16º. De bom, a ultrapassagem sobre Hamilton. Muito bonita mesmo, uma das mais belas da temporada. Mas não valia nada. Alonso não foi muito melhor. A Renault é outra em baixa. Não justifica o falar grosso de Briatore, que vive zoando as equipes novas que pretendem entrar na F-1. Melhor faria se cuidasse da sua. Só que Flavio não entende de corridas, nem de carros. Fala muito, faz pouco. Depende dos outros. Já andou falando em parar. Talvez seja sua hora, mesmo.

Gostei das corridas de Trulli, Rosberguinho e Glock. A Ferrari decepcionou. Essa corrida era aquela em que o time italiano teria de mostrar se iria, mesmo, reagir no campeonato. Não vai. Massa em sexto, Raikkonen em nono. É muito pouco.

No começo do ano, Brawn, Toyota, Red Bull e Williams eram as forças. Toyota e Williams, embora tenham carros honestos, ficaram para trás e não serão capazes de brigar mais lá na ponta. Tudo se resume, agora, a Brawn x Red Bull. Na disputa pelas vitórias, diga-se. Não pelo título. Este está mais do que desenhado para o inglês impecável.

E receio que não haja muito mais a dizer sobre este GP. Vou esperar para ver o que dizem seus protagonistas, e daqui a pouco eu volto.

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Getúlio
Getúlio
14 anos atrás

Valeu Ramiro! mostrei uma série de informações, mas a maioria não são minhas, são passagens de frases de pilotos,chefes e especialistas…sabia que o andré não traria algo de novo apenas vomitaria as mesmas coisas….ou seja, não acrescenta em nada seus comentários mais do mesmo..

abraços.

ramiro
ramiro
14 anos atrás

caramba getúlio, valeu pelas postagens kara!

não tinha visto tantas informações valiosas, valeu mesmo!

achei legal essa parte que você postou:

”Em termos de automobilismo puro: traçado ideal, velocidade, como atacar uma zebra, como entrar/sair numa curva, como andar com pouca carga aerodinâmica para ser mais veloz nas retas e segurar o carro nas curvas, como andar sem freio, sem marchas, como frear mais tarde, analisar as parciais de todos (não apenas dos carros de ponta) os seus concorrentes para entender o traçado e seus pontos a serem explorados, atacar e defender posição, Senna foi o melhor que já se viu. Eu corto o meu pinto se isso não for ser técnico.

as pessoas sempre acharam Senna mais arrojado, aí acabaram justificando que os outros eram mais cerebrais. Os outros tinham que ser alguma coisa a mais, né? É assim que se cria um estereótipo pelos jornais a fim de se simplificar as coisas, uma coisa é a linguagem da mídia outra coisa é a realidade. É muito difícil classificar pilotos e frases feitas, mitos e estereótipos existem aos milhares. Também não acho justo dizer, por exemplo, que Prost não era arrojado. Ainda mais se tratando de um cara que corria tão bem em Mônaco.”

deu pena agora do andré…rsrsrsrsrs…

Djalma Camargo
Djalma Camargo
14 anos atrás

A F-1 teve 2 modalidades em sua história, GUARDEM BEM, PRA NÃO ESQUECER!

1) o resto ( estará em vigor para sempre)

2) SCHUMACHER (quem viu, viu, quem não viu, vai saber que nosso alemão foi a cima das capacidades do ser humano)

André Melo
André Melo
14 anos atrás

Getúlio, pra encerrar…

você pediu algo “novo” e trago:

http://www.youtube.com/watch?v=zGJf5cGa67c

pra mim, essa opinião pesa muito mais que todas as que citou, e os argumentos são os mais sólidos…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
14 anos atrás

É, o Button tá deitando e rolando, mesmo! Uma facilidade impressionante! E tá deixando o pessoal de cabelo em pé, tanto é que até o Vettel (o cara mais tranquilo) errou quando estava à sua frente.
A corrida do Rubinho foi desastrosa, mesmo.

Getúlio
Getúlio
14 anos atrás

”Michael Schumacher tem mais titulos do que Senna: Fato Histórico.
Piquet tem mais titulos que Mansell: Fato Histórico.
Agora, quantificar talento, isso é muito mais complicado.
Dizer com toda a certeza que piloto A ou B é o maior ou mais talentoso por conta dos números e tentar legitimar sua opinião no que seria o método perfeito, sinto, mas com isso eu não concordo.
Uma análise completa de uma temporada passa pelos números, depois pela análise das equipes, depois dos companheiros de equipe, e é claro, pelas circunstancias em que ocorreram cada uma das corridas que compoe o calendário.”

em suma…os números não são os fatores fundamentais pra diferenciar nada que não seja exato! a f1 se enquadra nisso,ela não é uma ciencia exata, é um ramo do automobilismo e pra julgar qualquer evento que faz parte desse conjunto(como por exemplo um piloto) os números são indicadores e um fator importante, mas tem muitos outros tbm…

veja se aprende um pouco mais ANDRÉ…e traga algo novo da próxima vez…vc vai evoluir…rsrsrsrsrs

Getúlio
Getúlio
14 anos atrás

ANDRÉ MELO…comédia…rsrsrsrsrs…

então vc resume a F1 a números matemáticos….não tem nada de novo não fora esse ”argumento” númerico, radical e esteotipado….então vc acha que os números dizem tudo??…pra vc brabham foi melhor que o clark??..rsrsrs…jaques villeneuve é melhor que o moos….rsrsrs…e nelsinho é o melhor estreante brasileiro…hahahaha….deixa de contar piada cara…

quem tem essa visão numérica radical, denota a tremenda falta de conhecimento sobre automobilismo que NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA…ainda mais falando em F1 a categoria mais injusta possivel…mas tudo bem te mostrei argumentos por A+B e vc pra variar trouxe comentarios mais do mesmo…VOMITOU NÚMEROS e mais nada…rsrsrsrsr…logo nos números, ONDE O ALEMÃO FEZ MENOS QUANDO CORREU JUNTO COM SENNA,PROST E MANSELL…cara vai ler um pouco mais pra não passar vergonha, tomou uma aula e não tem a humildade de reconhecer…vc não sabe defender o grande piloto que foi o schumacher, pq vc só fala o superficial, mais nada!…provavelmente deve ser garoto nunca viu um senna, um prost, um lauda…só falo uma coisa,hehehehe é outra contradição dos pseudos-sabichões que acha que o melhor é quem tem mais números, é que ENQUANTO CORRERAM JUNTOS O SENNA DEU UMA SOVA EM TERMOS DE NÚMEROS(NÃO É O QUE VC MAIS GOSTA?) NO SCHUMACHER, TANTO EM NÚMEROS DE PONTOS,PÓDIOS E VITÓRIAS, SALVO O ENGANO FEZ TBM MAIS POLES….RSRSRS…ATÉ PELA VISÃO NUMÉRICA O SENNA FOI MELHOR!! rsrsrsrsr…e em peformaces prefiro nem comentar deixem outros QUE VIRAM AS CORRIDAS falar…

Marcio
Marcio
14 anos atrás

saiu aqui no seu site. acho. A opção da Red Bull em manter a estratégia de três paradas para Sebastian Vettel, mesmo com a perda da liderança ainda no início do GP da Turquia deste domingo (7), irritou o jovem alemão. Após a corrida, Vettel não escondeu a insatisfação com a decisão do time.

André Melo
André Melo
14 anos atrás

Caro getúlio, só posso rir de tamanho esforço. Todas essas opiniões se tornam NADA quando confrontadas contra os seguintes fatos:

– Sete vezes campeão;
– 91 vitórias em grandes prêmios;
– 68 poles;
– 76 voltas mais rápidas;
– 1369 pontos

O Senna não cehga nem na metade disso, só se aproxima nas poles, porque era a única coisa que sabia fazer.

Schumacher foi campeão sempre com carros inferiores, quando teve o melhor carro (apenas três vezes, 2001, 2002 e 2004) dominou como nunca se viu.

Não há o que confrontar, me desculpe…

zamborlini
zamborlini
14 anos atrás

flavio.
ninguém mais falou sobre a grana da brawn. como eles estão sobrevivendo? no começo do ano falavam em budget para as 4 primeiras corridas. depois veio o papo do patrocínio total da virgin e até agora o nome mais vistoso no macacão do button é o da bridgestone. os caras estão sobrevivendo só com o dinheiro dos prêmios das vitórias??? nesta formula 1 dos milhões é estranho um carro e um macacão sem marcas. daria um post ou uma matéria???

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Melhor que a Brawn GP, só mesmo o Guarani na série B. 100% de aproveitamento, deixando Vasco-Mclaren, Lusa-Ferraris (desculpa FG, mas não resisti) e afins para trás.
Tudo sob o comando de Vadão Brawn e Walter “Jenson Button” Minhoca.
Quem diria hein…

Romulo
14 anos atrás

OH Flavinho, ate o Nakagima Sam vai virar campeão mundial se o Barrica for companheiro dele. O cara parece uma tartaruga ambulante, tirando todo mundo da pista, batendo em todo mundo.Quando vi o Nelsinho de novo na sua frente pensei que ele fosse estribuchar de novo mas o Nelsinho colaborou e escapou na curva deixando ele passar, mas o Kova e o force india fizeram o papel do Nelsinho. O cara com o melhor caro do campeonato não consegue ultrapassar os ultimos colocados, como explicar uma coisa desta.Ta louco, o cara é muito ruinzinho mesmo…

Side Show Bob
Side Show Bob
14 anos atrás

Realmente o adjetivo para classificar a pilotagem de Jenson Button no GP da Turquia é impecável.

Weber também foi mui bem.

Agora o melhor foi não ter que ouvir as bobagens do Magdo Bueno.

Carlos Cleber
Carlos Cleber
14 anos atrás

A F1 esse ao ano mostro que quem da resultado é o carro, o piloto ajuda um pouco.
o Cara mesmo na F1, e o Ross Brawn, acompanho o Shumi em toda a carrera e foi o maior vencedor da história.
Agora o R Brawn, com um piloto que estava desacreditado, J B, e tem resultados até essa autura do campionato resultados melhores do que do Shumi em 2004(melhor temporada do Shumi) (na 7° corrida de 2004 S 6 vitórias e 1 abandono. 7º corrida de 2009, JB 6 vitórias e 1 3º lugar), o Cara não é o Shumi e nem o Button, o cara é o R Brawn. Só não conseque fazer o Rubinho anda bem.

Será que o Shumi seria 7 vezes campeão sem o R Brawn?

Wagner Valente
Wagner Valente
14 anos atrás

O Rubens é um dos pilotos mais desleais da atualidade.
Toda vez que cai prá pro final do pelotão e têm que recuperar posições, sai batendo, sem se importar com os outros pilotos.
Deslealdade, e ainda tem gente que chama isso de toque.
É batida de desleal e barbeiro, mesmo.

Getúlio
Getúlio
14 anos atrás

“Era como se ele tivesse quatro pernas e
quatro mãos. Ele era um mestre controlando
uma máquina” (John Watson)

“Os dias em que se podia julgar um piloto por sua velocidade e seus reflexos acabaram. Ayrton Senna tinha uma combinação de conhecimento, concentração e força. Quanto a sua capacidade de concentração nas corridas, ele estava dois ou três níveis acima do resto de nós – era extraordinário.”
(Gerhard Berger, Na Reta de Chegada)

“Quando Ayrton Senna chegou à McLaren, junto com os técnicos japoneses, ele logo percebeu que tinha encontrado um ambiente perfeito para fazer aquilo que mais queria: dedicar-se 100% à Fórmula 1. Era o fim daquela época romântica em que os pilotos só queriam sentar no carro e acelerar. Existem duas eras, no que diz respeito à dedicação: antes e depois de Ayrton Senna. Essa dedicação, hoje em dia, é um lugar-comum. Mas o Ayrton estabeleceu um padrão a ser seguido nos anos seguintes. Ele foi o maior piloto com quem já trabalhei.” (Ron Dennis)

bom ANDRÉ MELO, já te mostrei bastante coisa, bastantes argumentos e o escambau…se quiser leia e aprenda um pouco mais, não fique sendo um mais do mesmo….provei que quando digo que o fangio,clark e senna, foram os pilotos que touxeram algo de novo pra gente no ponto de vista de pilotagem, preparação e tudo mais…abraços.

Julio Cesar
Julio Cesar
14 anos atrás

Este campeonato tem os méritos totais do Button. A única coisa de diferente que poderia ter acontecido foi por água abaixo pelo erro do Vettel. (Aliás, a Red Bull errou demais ontem, ao contrário da Brawn).
Quando ao Barrichello, também acho ele um bom piloto, o cara tem um azar daqueles.
Como o Flávio falou, realmente é legal ver um cara guiando que nem o Button, mas, do ponto de vista de equilíbrio e brigas na pista, a “nova” F1 está igualzinha a alguns anos atrás (só com cores diferentes).

Getúlio
Getúlio
14 anos atrás

mostrando mais argumentos pra o andré melo…e quebrando alguns estereotipos que jogaram na mente dele..

Em termos de automobilismo puro: traçado ideal, velocidade, como atacar uma zebra, como entrar/sair numa curva, como andar com pouca carga aerodinâmica para ser mais veloz nas retas e segurar o carro nas curvas, como andar sem freio, sem marchas, como frear mais tarde, analisar as parciais de todos (não apenas dos carros de ponta) os seus concorrentes para entender o traçado e seus pontos a serem explorados, atacar e defender posição, Senna foi o melhor que já se viu. Eu corto o meu pinto se isso não for ser técnico.

as pessoas sempre acharam Senna mais arrojado, aí acabaram justificando que os outros eram mais cerebrais. Os outros tinham que ser alguma coisa a mais, né? É assim que se cria um estereótipo pelos jornais a fim de se simplificar as coisas, uma coisa é a linguagem da mídia outra coisa é a realidade. É muito difícil classificar pilotos e frases feitas, mitos e estereótipos existem aos milhares. Também não acho justo dizer, por exemplo, que Prost não era arrojado. Ainda mais se tratando de um cara que corria tão bem em Mônaco.

Getúlio
Getúlio
14 anos atrás

alguns comentários sobre o senna, para o andré melo, aprende um pouco mais:

”Ele foi a primeira pessoa a perceber a importância da absoluta superioridade sobre seus rivais em todos os aspectos do trabalho, seja fisicamente ou em termos de completa dedicação e foco mental. Ele sempre estava pensando. A atenção à absoluta superioridade era algo à frente de seu tempo, eu diria”

senna e a chuva:

O traçado dele também era diferente do da maioria. Isso dificultava as ultrapassagens dos demais sobre ele e facilitava as dele sobre os demais. Os adversários no confronto com ele imaginavam um traçado de destros. Alguns até hoje acham que ele os fechava ou que Senna se arriscava demais em ultrapassagens. Mas, na mente dele de canhoto havia espaço (e ele tinha firmeza para segurar o volante com a esquerda e reduzir as marchas com a direita). Pode ver nos vídeos que muitas das melhores ultrapassagens dele são para a direita (note aquela curva de baixa para a direita em Suzuka).

enquanto os outros garotos treinavam 2 ou 3 horas de kart, Senna chegava a treinar 10. Se chovesse nesse intervalo, ele se mantinha na pista de slicks. Isso lhe fez descobrir onde buscar mais aderência. Como o passar dos anos de atividade repetitiva, a mente do quem pilota já começa a achar o traçado ideal automaticamente. Torna-se algo instintivo.

Senna competiu muitas corridas de Fórmula na Europa sob chuva e sem usar aerofólio, podendo se comparar com os melhores pilotos na chuva (que são os ingleses). Quando ele chegou na F1, chegou fulminando (“um tiro psicológico na concorrência”). Correu na chuva para inglês ver (e aprender).
Senna foi mais articulado que seus rivais. Enquanto pilotos como Prost e Piquet se preocuparam demais em fazer com que o carro andasse para eles. Senna trabalhou em outras frentes de automobilismo puro, indo além deles. Uma delas foi a obsessão pelo preparo físico (isso lhe deu uma grande vantagens nas provas sob chuva). Senna era o cara mais preparado fisicamente da história do automobilismo. Senna era abstêmio também, o que conservava sua coordenação motora. Outra frente, numa época de telemetria não muito avançada, foi tomar nota dos tempos de todos os seus concorrentes. Não apenas daquele que andavam em equipes de ponta. O que fazia Senna com esses dados que os demais pilotos não se importavam? Ele identificava circunstâncias dos circuitos em que ia competir. Onde ele deveria “arranhar mais a parede” para poder tirar mais tempo dos rivais (por isso que ele fez pole em anos que não tinha carro para fazer). Essa era uma das atitudes tipicamente cerebrais de Senna, um homem de um perfeccionismo doente. Pois, os computadores que então indicavam a volta perfeita não calculavam com base no fator humano. Senna fazia meditação já naquele tempo e acho que a capacidade de concentração dele era superior, mas aí já é subjetivo, embora muita gente confirme isso. Juntando tudo isso, temos o que Frank Williams chamou de “Senna foi pioneiro e definiu a F1 atual, pois ele tentava dominar seus rivais em todas as frentes, física e psicologicamente”.

Getúlio
Getúlio
14 anos atrás

ANDRÉ MELO DISSE:

”Caro Getúlio, entendo sua jsutificativa e a fuga do estereótipo mas, meu caro amigo, considerar Senna o melhor da história é sim um atestado de viuvez, daqueles que fica estampado na testa. Ninguém que entenda um pouco de automobilismo pensa isso. É mais coisa de brasileiro (torcedor apaixonado) e, claro, pelo fato de a morte ter sido tão trágica, ao vivo. Sem esses dois fatos – pense por exemplo como um estrangeiro que não viu aquela tragédia ao vivo – você jamais diria isso. O melhor é quem foi mais vezes campeão.”

não debato mais com vc!…foi uma fábrica de pérolas em só post!…então vc acha que achar o senna o melhor é ridículo?..hahaha…dá pra notar seu entendimento do assunto…sem essa de me chamar de viuva por que acho que ele foi O MELHOR PILOTO QUE PASSOU PELO AUTOMOBILISMO E APRESENTEI ARGUMENTOS DIFERENTE DE VC, QUE SÓ SOLTOU PÉROLAS AGORA…vc acha então que A MAIORIA ESMAGADORA DOS PILOTOS, CHEFÕES DE EQUIPE, SCHUMACHER(SIM SCHUMACHER!), E A MAIORRIA DOS JORNALISTAS E ESPECIALISTAS SÃO RIDÍCULOS TBM??…afinal ELES ACHAM QUE O SENNA FOI O MELHOR…fato irrefutável…agora vc ap invés de me criticar deveria aprender um pouco mais, vc falou e falou e não disse nada, apenas soltou pérolas e comentários estereotipados…vou repetir tudo que falei pra vc aprender quem sabe…e quero argumentos seus, que ainda não foram apresentados, mostrei pra vc que quem só olha F1 por números não pode ser levado a sério, pois números são um dos fatores pra definir um piloto, que aliás é algo muito subjetivo e pessoal, e dentro dessa subjetividade SENNA É TIDO COMO O MELHOR PILOTO QUE PASSOU PELO AUTOMOBILISMO, NÃO APENAS PELA F1 QUE É A CATEGORIA MAIS INJUSTA, MAS SIM DO AUTOMOBILISMO, POR TUDO QUE FEZ EM TODAS AS CATEGORIAS QUE PASSOU….

cleston
cleston
14 anos atrás

Olá Flavinho.
Qual a real participação do Ross Brawn no projeto do carro ?
Ele é engenheiro, designer, especialista em aerodinâmica ou mais exatamente o que?
Eu só conhecia o dito cujo como estrategista, e comandante do time.
Obrigado

Léo Engelmann
Léo Engelmann
14 anos atrás

Piquietinho foi ridículo ( 2 ).

Ao ver um marca-texto no retrovisor, simplesmente abriu passarem e tirou o pé do acelerador.

O cara está tão acostumado a receber volta de uma BGP que não percebeu que Barrichello estava na verdade tentando disputar posição com ele.

Foi tão ridículo que… que… que o quê? Sei lá. Ridículo.

Creio que Inglaterra, no máximo, será sua última das últimas chances na Renault. Se chegar lá, corre. Se correr, pelo menos dentro da expectativa da própria Renault, fica.

Senão, fica pelo caminho.

André Melo
André Melo
14 anos atrás

Caro Getúlio, entendo sua jsutificativa e a fuga do estereótipo mas, meu caro amigo, considerar Senna o melhor da história é sim um atestado de viuvez, daqueles que fica estampado na testa. Ninguém que entenda um pouco de automobilismo pensa isso. É mais coisa de brasileiro (torcedor apaixonado) e, claro, pelo fato de a morte ter sido tão trágica, ao vivo. Sem esses dois fatos – pense por exemplo como um estrangeiro que não viu aquela tragédia ao vivo – você jamais diria isso. O melhor é quem foi mais vezes campeão.

Sabe quem?

Cláudio F-1
Cláudio F-1
14 anos atrás

Os comentários do blogueiro Mal-Humorado e do seu personagem ‘Gagalvão’ são uns dos melhores deste Blog, ele tá mais engraçado que o Gola Profunda. Gomes, vc poderia tentar contratar o ‘Gagalvão’ para fazer dupla com o ‘Máximo Bueno’ em uma coluna com os melhores comentários corrida a corrida para tentar extrair algo interessante em um campeonato cheio de GPs monótonos.

Cleber . Monte Dourado - PA
Cleber . Monte Dourado - PA
14 anos atrás

Quem aqui se lembra da 1ª pole do “Rubinho” em SPA 1994 ?

Pois é. Largou na pole e antes de completar a 1ª volta estava em 8º !!!!!!!!!

Poxa, tomar 7 ultrapassagens em uma volta, com o carro ok, é demais né…

hanle
hanle
14 anos atrás

como se chama mesmo o japa que decidiu que a honda não iria mais correr na F1?
já deve ter feito harakiri.
se não fez, deveria fazer.

J. Alves
J. Alves
14 anos atrás

Sorte não existe. “Sorte” e “azar” são coisa de medíocre.

Danilo Albergaria
Danilo Albergaria
14 anos atrás

Rapaz, essa caixa de comentário está me lembrando porquê deixei de participar de fóruns de discussão de automobilismo…

Flavio
Flavio
14 anos atrás

Não sei porque comentar quando o ruimbinho perde corridas. São 278 corridas – 9 vitórias – 15 anos de F-1. Polemizar, discutir é interessante, mas será que não é óbvio que o cara não é vencedor? São 269 corridas sem vitórias, essa foi mais uma , apenas e sempre tem uma ou mais desculpas – outra coisa enfadonha…
Que tal postarmos quando ele vencer – vai demorar um pouco, mas pelo menos vai ser algo diferente…

Seven
Seven
14 anos atrás

msm:

linda análise. se eu te der bom dia você vai me mostrar seu exame de sangue

ps:gaucho, vocês tem autódromos.

valter
valter
14 anos atrás

Caro Rubinho!!Eu defendo!!

Todos os outros pilotos, sem exceção, é verdade, estão muito longe de Button, afinal, só ele, apenas ele e mais ninguem pilota um carro da Brawn.

Luis Raposa
Luis Raposa
14 anos atrás

” Está cheio de bufões nessa F1, acho bom mesmo aparecer as novas equipes, Campos do Jordão, Pendrive, Superfundos, Epsilon Canon pentax, Babam, Marcho e Corra Lola” melhor que ver os Clios, Fiats, Force caminhos da India, Mcdroga e Burro Rosso se arrastando na pista!!”

“Viva 2010, viva a pré-qualificação”

O briatore e o Mosley formam uma bela dupla de idiotas”

O Burrinho sim, este é um eterno bufão

Getúlio
Getúlio
14 anos atrás

as pessoas sempre acharam Senna mais arrojado, aí acabaram justificando que os outros eram mais cerebrais. Os outros tinham que ser alguma coisa a mais, né? É assim que se cria um estereótipo pelos jornais a fim de se simplificar as coisas, uma coisa é a linguagem da mídia outra coisa é a realidade. É muito difícil classificar pilotos e frases feitas, mitos e estereótipos existem aos milhares. Também não acho justo dizer, por exemplo, que Prost não era arrojado. Ainda mais se tratando de um cara que corria tão bem em Mônaco.

quem escreveu de forma brilhante e quebrando estereótipos, foi um tal de enzo, em uma comunidade de F1…o cara entende mesmo..

Getúlio
Getúlio
14 anos atrás

Tirado de uma comunidade: perfeita análise…antes de me atacar leia e tenha humildade pra aprender, tá ai um dos motivos do por que da minha afirmação de que o senna touxe algo de novo nos seus 10 anos na categoria…leia, só peço isso..

”Senna foi mais articulado que seus rivais. Enquanto pilotos como Prost e Piquet se preocuparam demais em fazer com que o carro andasse para eles. Senna trabalhou em outras frentes de automobilismo puro, indo além deles. Uma delas foi a obsessão pelo preparo físico (isso lhe deu uma grande vantagens nas provas sob chuva). Senna era o cara mais preparado fisicamente da história do automobilismo. Senna era abstêmio também, o que conservava sua coordenação motora. Outra frente, numa época de telemetria não muito avançada, foi tomar nota dos tempos de todos os seus concorrentes. Não apenas daquele que andavam em equipes de ponta. O que fazia Senna com esses dados que os demais pilotos não se importavam? Ele identificava circunstâncias dos circuitos em que ia competir. Onde ele deveria “arranhar mais a parede” para poder tirar mais tempo dos rivais (por isso que ele fez pole em anos que não tinha carro para fazer). Essa era uma das atitudes tipicamente cerebrais de Senna, um homem de um perfeccionismo doente. Pois, os computadores que então indicavam a volta perfeita não calculavam com base no fator humano. Senna fazia meditação já naquele tempo e acho que a capacidade de concentração dele era superior, mas aí já é subjetivo, embora muita gente confirme isso. Juntando tudo isso, temos o que Frank Williams chamou de “Senna foi pioneiro e definiu a F1 atual, pois ele tentava dominar seus rivais em todas as frentes, física e psicologicamente”.

Luciano Moreno
Luciano Moreno
14 anos atrás

Depois de tanto defender o Rubinho, acabo de jogar a toalha: Ele não tem perfil de campeão de formula 1 e jamais o será. Ele tem perfil de recordista de participação em corridas e só. Até para isso tem que ter talento e sobretudo ser mais lento que o companheiro de equipe.
Antes dele, o numero 1 dessa categoria era o Ricardo Patrese, que continua sendo o melhor segundo piloto de todos os tempos, pois assumia essa condição sem disfarçar. O Rubinho não. Tenta fazer crer que tem chance e tenta, sobretudo, acreditar nessa babozeira. É melhor ele se concentrar em ganhar o vice campeonato, pois senao o vexame vai ser maior ainda, já que na teoria ele é o único piloto com condiçoes técnicas para fazer alguma coisa (condições técnicas = carro).
Depois de assistir essa corrida, fico com a impressão de que ele não conseguiria vencer uma corrida, mesmo sendo o único piloto da pista.
Que tristeza Rubinho…

Getúlio
Getúlio
14 anos atrás

rsrsrsrs…é o que tenho dito, button agora de quase aposentado pelo destino, vai virar gênio pra os pseudos entendedores de F1…hehehehehe…quem olha F1 só por números só pode ser doido…

Getúlio
Getúlio
14 anos atrás

ANDRÉ MELO

”À viúva Getúlio, que disse “Brawn/Button, poem em xeque os recordes do Schumy”, só posso dar risada de tamanha sandice. O FG, que sabe disso mais que tu e eu juntos, e mais que todos os outros que cobrem F-1 por aqui, sab que os recordes do Schumy foram totalmente meritórios e imbatíveis, antes ou depois. Nunca, ninguém, chegará nem perto daquilo. Muito menos o seu Ayrton, que você tenta defender no post seguinte… não pôde fazer nem o que Button consegue!”

Viuva é o kct!…apenas constatei os fatos, doa a quem doer, F1 não é uma ciência exata, mané!…aliás é a categoria mais injusta do automobilismo, sim é!!…pois os pilotos não correm com o mesmo equipamento…schumacher foi um grande piloto, mas não inovou como o senna,clar e o fangio, foi um produto(competente por sinal) de um tempo e de um carro muito bom, tanto é que nas categorias anteriores a F1 tomou pau do frentzen e do hakkinen…senna FOI DOMINANTE EM TODAS AS CATEGORIAS ANTERIORES(QUE USAVAM MESMO EQUIPAMENTO)…não caia nessa de olhar só os números, é perigoso!…a F1 é a categoria mais injusta e que mais mascara no automobilismo….e essa de usar números tbm é furada até pq quando o schumi corrreu no tempo do senna fez menos números que ele…o que eu quero dizer é que falta mesmo um piloto que inove,traga algo de novo pra categoria, não seja mais do mesmo!…até agora só fangio,clark e senna foram assim!…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
14 anos atrás

“…Nelsinho, se arrastou com seu Clio pesadíssimo para chegar em 16º. De bom, a ultrapassagem sobre Hamilton. Muito bonita mesmo, uma das mais belas da temporada…. Alonso não foi muito melhor.”.

“A Renault é outra em baixa. Não justifica o falar grosso de Briatore, que vive zoando as equipes novas que pretendem entrar na F-1.”.
“Melhor faria se cuidasse da sua. Só que Flavio NÃO entende de corridas, NEM de carros. Fala muito, faz pouco…”.

No que me interessa, Feioso, vc falou pouco mas falou bonito.
É isso aí.

O Briatore é um italiano bufão, falastrão e metido a nervosinho, mas que não resolve p*rra nenhuma.

Um Eurico Miranda qualquer.

Abs.

Washington
Washington
14 anos atrás

Duas imagens na edição de um replay da corrida resume quem é o B1: A primeira ele tentando aprender a usar os botoes do volante, em seguida cortaram para o Ross com aquela expressão na boca de quem pensa algo do tipo: “Mas que porra é esse que esse pão fez….”

MSM
MSM
14 anos atrás

Largada meio confusa e de várias ultrapassagens importantes, principalmente do Trulli e Nico. O Barrichello fez a pior corrida na equipe e isso só traz a certeza de que não era para estar correndo na F1. Errou na largada outra vez e depois ainda tentou se recuperar, mas forçou precipitadamente em cima do Kovalainen e do Sutil e no final acaba abandonando. Não tem mais chance, até para brigar pelo eterno vice-campeonato.
Já o Button, mesmo largando em 2º foi para cima do Vettel e acabou ultrapassando-o depois do erro do alemão, é o melhor piloto do campeonato ajudado pelo melhor carro, muito difícil perder o campeonato, até porque ele e a equipe merecem.
Na Red Bull, o vacilo do Vettel determinou o resultado da prova, tinha tudo para abrir vantagem no começo, mas errou na curva e o inglês passou sem problema, depois mudou a estratégia, chegou no carro da Brawn mas não conseguiu passar e se complicou definitivamente. Ainda no final teria até chance de chegar em 2º, mas sinceramente hoje não merecia, até porque o Weber fez outra corrida esperta, outro pulo do gato, foi ultrapassado pelo Trulli na largada, mas na 1ª volta conseguiu pegar a posição de volta e depois conseguiu andar na frente com rapidez e velocidade. Estou surpreso, achava que o Vettel este ano iria destruir o Weber, mas as coisas pelo menos neste início estão equilibradas.
A Williams teve um bom desempenho com o Nico desde a largada e podeira terminar em 4º, mas o Trulli fez uma estratégia melhor e conseguiu a posição. Até que o Nakajima vinha fazendo uma corrida decente, mas o problema no pit jogou-o para fora dos pontos, enquanto que o Glock apenas se aproveitou dos problemas dos outros e pontuou.
Na Ferrari, o Kimi se atrapalhou na largada e foi ultrapassado por outros carros e depois não apareceu mais no gp e o Massa fez o que pode com a fraca Ferrari.
A surpesa foi o Kubica chegar em 7º, não achava que conseguiria marcar pontos com esse péssimo carro da BMW, a equipe está muito longe do que apresentou nos últimos 2 anos e até mesmo o polônes está sem ânimo este ano, vamos ver se ele melhora um pouco.
Na Renault e na Mclaren, mesmo contando com os pilotos campeões, vai ser muito difícil conseguirem melhores posições, os carros são muito ruins e ironicamente a melhor disputa de posição da temporada foi entre o Piquet Jr e o Hamilton, aliás o inglês sofre qd encontra o brasileiro na frente.
Algumas observações: o carro da Red Bull é o mais bonito da temporada: frente alta e traseira baixa deixam o carro com um perfil bonito e a transmissão sem o Gavião Bueno e a Mariana “não sabe nada de corrida” Becker fica muito mais agradável de se ver a F1 na Poderosa.
Ver duas equipes particulares deixarem as equipes de fábrica para trás é muito legal.
A 100ª vitória na F1, está difícil, mas na Indy já foi alcançado.

Hortencia
Hortencia
14 anos atrás

Eu falei que a estrela do Barriquelo ficava no c* e ninguém acreditou ninim.

Agora vejam. A estrela do Rubinho fica no Button mesmo!!!!!!!

Marco Aurelio
Marco Aurelio
14 anos atrás

Acho que esta historia ta mal contada, não acredito que um cara com 15 anos de F1 n saiba fazer uma largada, tendo nas 2 ultimas corridas pulado de 3 para primeiro e em Monaco de 3º para 2º , Também n acredito que ele inventou a falta da 7º marcha se vcs acham que ele esta enganando os brasileiros, pra a equipe isto é impossivel. Como Ross Brawn já fez isto para ele pedindo para ele parar para Schumacher ganhar.
pra mim já esta decidindo o campeonato novamente.
Pra mim o erro de Barrichello é confiar no Ross Brawn
” Se vc me engana uma vez, vergonha pra vc, se vc me engana duas vezes, vergonha pra mim”

JFO
JFO
14 anos atrás

Um diferencial de um piloto campeão é conseguir preservar ao máximo o seu equipamento ( pneus / motor/cambio etc ) e ainda conseguir ser pole position( ou bem clasificado ) e depois ganhar a corrida , coisa que Nelsão , senna e Shumi sempre fizeram bem . Pilotos segundões normalmente conseguem danificar /desgastar o equipamento na clasificação ou na corrida .
Esse é o problema do Barrica

Djalma Camargo
Djalma Camargo
14 anos atrás

Esse mesmo Galvão que deu 3 títulos ao múmia da silva junto com o quarto poder.

nikitifla
nikitifla
14 anos atrás

Hortência,

Onde fica mesmo a estrela do Rubinho, hein?

Otto Lima
Otto Lima
14 anos atrás

Craques do GP da Turquia: Vettel no sábado e Button no domingo

Baranga do fim de semana: Rubinho pé-de-chinelo

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
14 anos atrás

GAGALVÃO BUENO : “…o Kovalainen fechou a porta pro Rubinho. Pode isso, Arnaldo?

ARNALDO CÉSAR COELHO : “…A regra é clara, Gagalvão. Se a McLaren já estava com meio carro tangenciando a curva, pode!”

GAGALVÃO BUENO : “…Foi erro grosseiro do Kovalainen, Arnaldo!”

ARNALDO CÉSAR COELHO : “…Não foi, não, Gagalvão.”

GAGALVÃO BUENO : “…Não concordo com você, não, Arnaldo. O Rubinho vinha com mais ação…”

ARNALDO CÉSAR COELHO : “…Mas a regra da FIA é clara, Gagalvão…”

GAGALVÃO BUENO : “… Concorda comigo, Falcão e Casagrande?? ”

FALCÃO : “…o Rubinho forçou a barra…”

CASAGRANDE : “…Veja bem, Gagalvão, o Kovalainen tangenciou certinho…”

GAGALVÃO BUENO : “…Errou feeeeio, o Kovalainen. Vou querer ver o Replay depois…”

GAGALVÃO BUENO : “…olha lá o Replay, Arnaldo. Presta atenção, Arnaldo! Eu tava dizendo, eu tava sentindo o choque…”

ARNALDO CÉSAR COELHO : “…o Tira-teima vai mostrar se o bico do Rubinho estava impedido, ou não.”

GAGALVÃO BUENO : “…o bico da Brawn não estava na faixa de impedimento, Arnaldo…”

ARNALDO CÉSAR COELHO : “…a imagem do Tira-teima é clara, Gagalvão. Houve o impedimento do bico da Brawn !!”

GAGALVÃO BUENO : “…óóóóólha que eu vou querer ver esse Tira-teima de novo Arnaldo. Não tava impedido não…”

ARNALDO CÉSAR COELHO : “…Gagalvão, a regra é clara!! Posição legal do Kovalainen, o Tira-teima não deixa dúvidas…”

GAGALVÃO BUENO : “…então o amigo da Globo pode ficar com a minha opinião, mesmo, Arnaldo. O Kovalainen estava impedido. Dá licença que eu estou narrando…”

GAGALVÃO BUENO : “…e o Felipe Massa vai pra cima do Nico Rosberg em busca da quinta posição. Em todos esses anos, mais de 30 anos, amigo, eu sempre digo, vocês estão cansados de ouvir, mas eu não me canso de falar: a Ferrari tem um poder de reação muito grande, gente. É a Força Ferrari, amigo. Vai prá cima dele, Felipe. Esse é o Felipe que os italianos amam… Éééééé, amigo, esse sexto lugar do Felipe é por causa do Pacotão Ferrari!!! Concorda comigo, Arnaldo?”

ARNALDO CÉSAR COELHO : “…Gagalvão. Esse Colaiani que tá apitando o jogo da Ferrari tá mais prá “Pocotó Ferrari” que prá “Pacotão Ferrari”…”

GAGALVÃO BUENO : “Que é isso, Arnaldo? É a Scuderia de Maranello.”

ARNALDO CÉSAR COELHO : “Strebaria de Maranello cairia bem.”

GAGALVÃO BUENO : “…tá muito boa a Ferrari do jeito que tá, Arnaldo! Que mania de discutir comigo…”

ARNALDO CÉSAR COELHO : “…mas Gagalvão, você pediu a minha opinião…”

GAGALVÃO BUENO : “óóóóólha lá que bonito o garotinho da arquibancada do hospitality center. “Filma eu, Gagalvão – Juiz de Fora-MG.” Que boniiiiiiito o garotinho, já curtindo a Ferrari do Felipe de boné e camiseta…”

Ricardo Neto
Ricardo Neto
14 anos atrás

Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiih Flavio, a viúvarada carpideira insiste em dizer queo alemão será superado um dia…

A mesma turminha do “se”, fim da picada!

Agora torcem como malucos pros medíocres de hoje, Button e Alonso, os reis, reis da enganação…

Esse povo se apega onde dá, mas não é feliz, pois a múmia de todos eles já se foi faz mucho tempo…

Façam figa pro Button fazer mais meia dúzia de poles e superar o presuntinho de vocês.

É o que o Gomes disse, a F-1 já teve um momento em que só um foi o rei, só um venceu, esse um se chema Michael Schumacher! Button ainda é promessa de ser bom…

Parem com essa ignorância de torcer pro Button, pois nem ele nem ninguém vai superar o Deus da F-1, Michael HEPTA Schumacher!

Abraço!

Ricardo

Kleber Pereira da Silva
Kleber Pereira da Silva
14 anos atrás

Pessoal,

De onde apareceram esses torcedores VIUVAS do Shumi. Que pessoal chato, pior dos que os fanáticos do Difuntinho…..

O Shumi correu praticamente sozinho todos os anos com im carro perfeito e adversários medíocres ou com carroças. Ele ganhou mesmo uns 2 títulos, o resto foi o carro!!!!!!!

Vade retro VIUVAS alemãs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
14 anos atrás

É por aí Mesquita!