21 ANOS DEPOIS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 2 de julho de 2009 - 14:43F-1

21 ANOS DEPOIS

SÃO PAULO (esse era o carro) - Bruno Senna vai pilotar neste fim de semana em Goodwood, no maior festival de carros antigos de competição do mundo, o McLaren MP4/4 que seu tio Ayrton guiou na temporada de 1988. Foi o ano de seu primeiro título mundial, num campeonato em que a McLaren ganhou nada menos do que 15 das 16 corridas do calendário. E só não venceu todas porque em Monza Senna bobeou e bateu em Jean-Louis Schlesser, retardatário — estava correndo pela Williams no lugar de Nigel Mansell.

A foto mostra Bruno acertando o banco e a posição de dirigir. O carro, sem a carenagem, mostra como eram diferentes os F-1 de duas décadas atrás.

54 comentários

  1. VaaaaLNeeeeY disse:

    Esse carro era fantástico e muito lindo!

  2. William Vaz disse:

    sim, guilherme, não viu que os sennistas começaram as provocações? afinal, quem é conhecido como viúva?…

  3. Leandro disse:

    Senna com esse carro, só fez bobagem: enfiou a cara no guard-rail de mônaco, bateu no schlesser e quase matou o prost no estoril…

  4. Guilherme disse:

    briga? fãs de senna X fãs de schumacher?

    acho que não: só o que vimos aqui, foram os fãs do alemão tirando sarro do senna, não vi o contrário. ou sim?

  5. igor disse:

    essas viúvas intragáveis mesmo! o que têm de trazer discussões sobre senna e schumacher a toda hora, não podem simplesmente curtir o “herói”?…

  6. francisco disse:

    Ainda em tempo, o Ayrton ganhou muito mais corridas por ser “afobado” do que perdeu…

  7. francisco disse:

    Esse monoposto é LINDO!!! Bela homenagem e um grande prazer para o Bruno…

  8. Mark Kweirotz disse:

    boa observação a feita pelo Jorge Roberto – kart 59.

    É impressionante que os caras ficavam com os ombros e os braços praticamente para fora do carro. É interessante que a gente via isso na época e achava normal. Admirado eu fico hoje por não ter morrido mais gente naquela época…..

  9. Igor D. disse:

    Sou viúva e não gosto do queixudo, mas dps de séculos resolvo comentar e os mesmos bananas de sempre. Numa boa, cresçam.

  10. Felipe Galoro disse:

    Fora viúvas, ficam trazendo à tona a discussão de Senna com Schumacher, não entendo isso! curtam o momento do sobrinho piloto, não precisam ficar comparando-o com schumacher, até porque é perda de tempo!

  11. Vitor, o de Recife disse:

    O tópico é sobre o que mesmo?

  12. Tom disse:

    Essa discusão de viuvas x cornos de plantão, não levam a nada ,vão para o buteco discutir futebol porque de F1 voces não entendem nada ,todos os campeões ja tem seus nomes gravados na historia da F1 e são respeitados por isso ,não é meia duzia de manés que vão alterar isso.

  13. Roberto Martinez disse:

    Não acredito que num post que retrata a Mclaren MP4/4 de Senna, que será guiado pelo 1º sobrinho no festival de Goodwood, onde deve ser um sonho estar para ver tudo de perto, apareçam os chatos de sempre para comparar Schmacher com Senna .
    A guerra das viúvas contra os chatos de plantão !
    Comparar qualquer piloto com outro, depende muito do ponto de vista e da forma com que cada um analisa ou força a barra.

  14. Ricardo Bigliazzi disse:

    Gordon Muray Project…uma obra prima.

    O carro que serviu de base para esse Mclarem foi o Brabham que foi lançado em 1986.

    Abraços

    Imperador Ricardo Bigliazzi

  15. Mirtes disse:

    Acho que vou parar de ler os comentários sobre posts que citem o nome Senna ou Schumacher, cansei de ver esse festival de bobagem por parte de alguns leitores, ah CRESÇAM!

  16. Felipe Fugazi disse:

    A velha, interminavel e infrutifera discussão sobre quem era mais piloto, errava menos, era mais bonito…haja saco!!!

  17. Herman R. Nascimento disse:

    Alehand… essas viúvas né? só vêm aqui pra atormentar, só ficam falando de Senna…

  18. Fernando de Sá Leitão disse:

    E Schumacher, o que menos…

  19. Fernando de Sá Leitão disse:

    Dos pilotos com três ou mais títulos, seguramente o Senna é o piloto que mais errou!!!

  20. Alehand disse:

    É, pelo jeito ainda tem gente que perde o seu e o nosso tempo com essas discussões babacas sobre Senna, Schumacher, melhor, pior… Meu Deus, dá pra ser mais babaca que isso?

  21. jugger disse:

    Um dos mais belos carros da F-1, depois do “Red Five”, Lotus JPS e Lotus Camel. Bela época, os carros da atual temporada não serão lembrados por sua beleza.

  22. Antonio disse:

    Show de carro. o mais lindo da Formula 1.

  23. Flavio ALmeida disse:

    As corridas daquela epoca é que deixaram saudade, lembram….só tinha fera, tinha ultrapassagem, tinha emoção, tinha pega…..tinha corrida de F1.

  24. Jorge Roberto - kart 59 disse:

    Notaram algo impossível de se ver hoje em dia??? Hoje é impossível de se ver os braços e quase a totalidade lateral do capacete dos pilotos, mesmo com o carro parado. Sem contar que o santo-antonio ( ou santantonio????? ) hoje parece ser mais confiável, como poderia testemunhar o francês Phillipe Streif. Mas que os carros das antigas marcaram época e deixaram saudades, ah se deixaram…

  25. Pacheco disse:

    Meu Deus do céu… precisa disso?

    Afobação do Senna em Monza 1988, sim… erro do Schumacher na Bélgica 1998, sim, nada de culpa do Coulthard. Que coisa, todos erraram e por isso aprenderam!

    Ver o festival de Goodwood de perto deve ser muito interessante.

  26. Alfredo Gehre disse:

    Sai pra lá !
    Parece re-encarnação…

  27. vitão disse:

    pro Mark – corretíssima a sua análise. A brincadeira é que cada motor que explodia o John Meynard tinha uma parada cardíaca e o talão de cheque ficava mais fino……..

  28. Oswald Martins disse:

    1- Culpa do Coulthard??
    Cara, nem acho…
    O Coulthard vem no cantinho e em momento algum joga o carro pra cima do Schumacher. Agora, se ele reduziu drasticamente, isso não saberemos.
    Eu fico pelo que dá pra ver, e nisso, me parece mais um erro do Schumacher que do Coulthard.
    Cada um com sua opinião.

    2- Reconheceu sim! Jornal ‘O Globo’:

    “Os erros fazem partes dos homens. Não somos máquinas. Infelizmente cometi um erro. Passei por aquelas chicanes sem problemas por 49 vezes e, portanto, elas não devem levar a culpa.”

    Brasil 1990, eu concordo! Pra mim foi uma barbeiragem maior que Monaco 1988. Mas Australia 1989, eh um pouco de forcação dizer q ele jogou a corrida fora. A corrida só tinha 13 voltas e caía um temporal.

    Bom, sou apaixonado pelo carro e não pelo piloto e o MP 4/4 é um dos meus favoritos, atrás apenas do McLaren de 1993 e a Ferrari de 2001.

  29. João Francisco disse:

    Nakajima, Brasil-1990!

    Senna era especialista em jogar corridas fora!

  30. Luis Carlos Cabral Junior disse:

    Oswald,

    1) Bélgica 1998 foi culpa do Coulthard.
    2) “esse” erro, Senna não reconheceu. Ele reconheceu o de Mônaco. Daí ele eroru aí, errou na Austrália-1989, Espanha-1992, até culminar no Brasil1994 e Ímola…

  31. Oswald Martins disse:

    Pow, tudo é motivo de discussão besta…
    Era um afobado, depois desse erro que ele mesmo reconheceu, se tornou um dos maiores de todos os tempos.

    Eu respondo!
    GP da Bélgica de 1998.
    Ou tem alguma diferença???

  32. Bruno Braunsburger disse:

    O melhor carro de todos os tempos (muito melhor que a Williams de 1992/93, e que as Ferrari de 2002/04, SIM, viúvas!) e mesmo assim o cara fez menos pontos que o prost nos dois anos… hummmmmmmm

  33. Luis Carlos Cabral Junior disse:

    Bateu sozinho no Schelesser, porque era um afobado, errou… E, Sr. Andrade, respondendo-te, Schumacher jamais fez algo do tipo!

  34. claudio disse:

    Voce como so esta para provocar, e pelo visto nao entende nada de formula 1.

    das 16 corridas NAO FOI O SENNA QUE GANHOU 15 FOI A MCLAREN.. As vitorias foram divididas

  35. William disse:

    Bem que o Bruno poderia ficar por ai mesmo, pro ano que vem, ne?

  36. JP disse:

    Detalhe da oficina mecância, que mais parece um hospital.

  37. Roberto Andrade disse:

    “(…) a McLaren ganhou nada menos do que 15 das 16 corridas do calendário. E só não venceu todas porque em Monza Senna bobeou e bateu em Jean-Louis Schlesser, retardatário”

    quando que Schumacher fez algo semelhante?…

  38. Acarloz disse:

    Muito mais bonito que os atuais, sem nenhuma dúvida !

  39. Aliandro Miranda disse:

    Só não pode bater…

  40. Mark Kweirotz disse:

    “Sem a carenagem parece um avião Stealth”

    e não é que parce mesmo….

  41. Bugre disse:

    Sem a carenagem parece um avião Stealth.

  42. Tom disse:

    Esse carro foi evolução do Brabham BT 55 do grande Gordon Muray,um dos maiores projetistas de todos tempos, considero ele e Adrian Newey os melhores que ja ví,e esse Mc laren foi o mais belo da serie Marlboro

  43. Ramon disse:

    Muito boa essa foto e a do Nelsinho com o pai também. Esse blog dá show em termos de coisas desse tipo. Por isso vale voltar sempre. Por falar em filho, dizem que o Emerson tem um neto que acelera bastante no kart lá nos EUA. Não se fala nada dele no Brasil. Em se tratando de descendente, acho que o melhor de todos até agora foi o Jacques Villeneuve, não acha? Outra coisa: estou sentindo falta de alguma coisa do Sertões. Você noticiou o Carlos Sainz e depois não deu mais nada. Ficou o gostinho de quero mais. Vai ter?

  44. Fernando Zimmermann disse:

    Nossa os carros pareciam tão simples…é a primeira vez que vejo a laranja sem a casca…bem interresante…..sorte ao bruno senna…pena que estes eventos sejam tão longe..e quando pensamos que poderiamos voltar no tempo um pouquinho a poderosa da pra trás eita rede globo…
    ei flavio temos mais fotos de bastidores da F1 por ai…
    abraços

  45. Mark Kweirotz disse:

    Acho engraçado o burrinho de freio aparecendo na frente.
    Dá um aspecto de coisa feita no fundo do quintal…

    FG, aproveitando o post sobre antigos formulas, fiquei com a impressão de ter ouvido vc comentar no Limite que os motores Buick e Chevrolet da Indy eram iguais. Na verdade não eram não. Os Chevrolet, fabricados pela Ilmor (que hoje faz os Mercedes da F1), tinham um bloco V8 especifico de competição, ao passo que o Buick era um V6 derivado dos motores dos carros de rua. Curioso é que os Buick eram mais potentes que os Chevrolet, vez que o regulamento permitia mais pressão de turbo para os motores derivados de carros de rua. Contudo, havia um sério problema com esses motores Buick: eles estouravam com muita facilidade.

  46. Gustavo disse:

    Uauuuu !!! Até arrepiei. Esta igualzinho ao tio. Ao menos na aparencia.

  47. Quando vai ser isso? vai ser transmitido para o Brasil!?

  48. Gustavo disse:

    Tomara que postem no youtube!

  49. Marcello disse:

    Carro fantástico, uma das grandes obras da engenharia mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>