ENIGMA DO DIA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 17 de julho de 2009 - 18:45Enigmas & desafios

ENIGMA DO DIA

SÃO PAULO (bom dia, tudo bem?) - Nossa, já escureceu… Bem, vamos blogar, porque hoje o dia foi cheio demais. Começando com um desafio que nem é tão difícil assim, mas os blogueiros vão contar a história. Que teste foi esse de Ayrton Senna, sob o olhar atento de Bernie Ecclestone, na Brabham?

83 comentários

  1. Paulo Vargas disse:

    Toda verdade se resume assim:
    1º – escolham o carro que quiserem
    2º – coloquem Piquet, Prost, Senna, Mansell e Schumacher pra darem o mesmo nr de voltas, com pneus novos pra todos
    3º – No final do dia apostaria todo meu dinheiro em Senna, pois até hoje não apareceu ninguem com sua velocidade, técnica e talento natural para pilotagem.

    Simples assim:

  2. Leo disse:

    Que bobagem esse bate boca. O outro vem meter shumacher no meio. Nessa época o alemão brincava de autorama!
    Vão arrumar o que fazer!

    O que é admirável nessa foto é o belíssimo F-1 envolvido na história, e os dois gênios do automobilismo.
    Legal mesmo eram os detalhes mecânicos desse carro, como aquele sistema de resfriamento utilizado nas classificações.

  3. jmbneto disse:

    Só uma outra coisa, seria muito feio pro Piquet apanhar de um piloto que estava estreando, pessoal comparem os números, comparem o que Senna fez quando tinha carros inferiores aos demais e façam o mesmo com o Piquet, daí me postem os resultados, cada vez mais passo acreditar naquele ditado que Brasileiro não tem memória, eu heim.

  4. jmbneto disse:

    Como sempre vão nos chamar de viúvas, agora dizer que Piquet foi melhor que Senna, hahahahaha, os números provam, e como não bastasse, Piquet é mau caráter, procurem saber o que ele apronta, acho que vocês esqueceram o troféu que ele ganhava todos os anos, “Troféu Limão”, com certeza ele sabotou esse teste, para mostrar a realidade das coisas, em uma entrevista ele comentou que não via talento no Bruno Senna, no entanto o filho dele, a menino cheio de talento, e foi até bom o Piquet Jr ficar até o próximo grande prêmio e correr com o carro novo, isso vai provar que o rapaz é mesmo incompetente, isso é só pra calar a boca do pai que fala muita merda, o cara é o maior despeitado.
    E ainda lembrando para os puxa saco do Piquet Pai, o Bruno vai vir e mostrar que além do sobrenome fraco que tem “hehe”, vai mostrar talento, aguardem.

  5. Pedro disse:

    Eu > Senna > Shumy > Piquet > Prost > Barrichello > FG

    Simples assim.

  6. Fernando de Sá disse:

    Excelente comentário, Marcelo…

    Senna, com dois jogos de pneus rápidos, não conseguiu ficar a menos de 2 segundos? isso é coisa demais, amigo.

    Está provado, Piquet foi melhor que Senna! Chorem, viúvas!

  7. Side Show Bob disse:

    O enigma na verdade é: “O que o “Seu” Madruga está fazendo todo encapotado atrás do carro?”

  8. Marcelo disse:

    Rapaz, tem gente falando que o Senna testou com pneus usados pra não humilhar o Piquet….

    A história é o que todo mundo disse aí sobre a aposta e que o Piquet ganhou, mas o Bernie pediu pra lacrar a válvula de controle de pressão no turbo pro Piquet não “aprontar” uma das suas…

    Pneus: O Piquet pediu um jogo velho pra ajustar o carro e um jogo zero pra dar a volta rápida…

    Senna usou dois jogos novos e não bateu o tempo…

    Só isso…

  9. Sergio disse:

    20×0 com um carro ilegal, diga-se.

  10. Pablo Mazzoti disse:

    E ao pessoal que ficou brabo, como Pedro 15:38 (Pedro, o que são treinos diante das corridas?), ou o Paulo Ribeiro (Alonso foi humilhado por um estreante em 2007!), não vejo o menor problema em citar Schumacher pois, como o próprio FG disse em coluna…

    “(…)[d]o torcedor verde-amarelo de poltrona, aquele que, durante anos, odiou o alemão como se fosse dele a culpa pela aposentadoria de Piquet e pela morte de Senna.

    Nem uma coisa, nem outra. Mas Schumacher foi, sim, agente participante do ponto final das carreiras de ambos. Nelson sentiu que não tinha mais idade para acompanhar o ritmo de moleques como aquele (…) Ayrton morreu quando Michael já fizera 20 x 0 nele na classificação do Mundial de 1994.”

    PONTO FINAL.

  11. Pablo Mazzoti disse:

    Grande Jairo, concordo contigo, essas viúvas do Senna né, ficam inventando historinhas pra justificar o injustificável! hehehe

    Nelsão “moeu” o Senninha…

    • Argemiro disse:

      Respeite o orgulho que todos nós sentíamos aos domingos pelos grandes momentos que Senna ( poderia ser qualquer outro piloto brasileiro ) nos proporcionava. Você já vestia calças compridas Pablo? Tente fazer alguma coisa útil da sua vida para que pelo menos seu pobre pai tenha algum orgulho de vc.

  12. Jean disse:

    Senna para mim é o melhor, mas falar que por ter tomado quase 2 segundos faz dele um incapaz… me poupe! Naquelas condições, Piquet era o melhor piloto para aquele carro.
    Que mal há nisso?
    Como outros foram melhores pilotos do que Senna em outros carros. Ele mesmo não falava das Williams do outro mundo?
    Não acho desmerecimento do Senna ou superioridade incontestável do Piquet.
    Era um carro para pilotos em momentos diferentes da carreira. E um deles conhecia muito bem o carro.

    Se fosse o inverso (Senna apostando que Piquet não baixaria o tempo), Senna seria taxado como prepotente.

  13. OO2 na Hungria disse:

    Muito engraçado como as Schumaquetes fazem questão de menosprezar os pilotos brasileiros.

    Nada a ver com o tema, com a foto ou a época em questão.

    Apenas vontade de agitar os pompons?

    Sobre o alemão ser mais rápido que o Piquet umas considerações:

    1- O fez no final de carreira de Piquet, o que não era o caso da época da foto e do teste do Senna. O fez depois do pancadão do Piquet em Ímola, que segundo palavras do próprio Piquet, o deixou um segundo mais lento por volta.

    2 – Largava na frente, mas não chegava na frente, naquela época largar na frente não significava a vantagem absurda como é hoje. Em treinos 4×1 pro Alemão, em corridas 2×3. No que vale, largou duas vezes na frente para ver seu companheiro de equipe lhe ensinar o que Fangio já tinha adaptado do futebol para a F-1, treino é treino, corrida é corrida.

    Tanta babação seguida de enganação é difícil de aguentar. Não dá para esquecer que foi por causa do Benetton ilegal (controle de tração disfarçado) que o grande Ayrton aceitou o “emendo” no carro que o matou.

    Morte que possibilitou o Hepta do alemão, pois se Ayrton estivesse lá o alemão não encontraria as facilidades que encontrou, na falta de competidores. Pro alemão ganhar um campeonato do Ayrton, sem ilegalidades no carro, nem mesmo com sua dick vigarice de tentar tirar o adversário da pista o alemão conseguiria, como conseguiu contra o Hill e tentou, mas não teve sucesso contra Villeneuve.

    Vigarices como os contratos que obrigou o Rubens a dar a passagem pro Alemão duas vezes seguidas na Áustria mancham o tão propalado “Hepta”.

    E ainda tem quem agite pompom para o corredor mais sujo da história da F-1.

    Mas como se diz, cada um tem o ídolo que deseja, mas desta vez, pelo menos neste post, sobre um fato curioso sobre dois pilotos brasileiros bem que as Schumaquetes poderiam deixar de encher o saco de quem sente saudade dos bons tempos do automobilismo brasileiro.

  14. Mauricio disse:

    A história toda é: Bernie sabia que não poderia contratar Senna, pois a Parmalat estava impondo o Teo Fabi.
    Só que, como já tinha o compromisso fechado do treino, achou que seria muito mal seu campeão (Piquet) ser superado por um novato.
    Para não desmoralizar Piquet, Bernie mandou seus mecânicos passarem pneus usados para o Senna.
    E como o Bernie não dá ponto sem nó, inventou essa aposta (que era de mentirinha) só para virar notícia que o Piquet andou mais de 1s mais rápido que o fenômeno daquela época.

  15. Pedro disse:

    Esta discussão é absolutamente idiota. O que não rola é nego ficar invertendo os fatos. Provavelmente nem estavam vivos quando rolou tudo isso.

    Senna era gênio, Shumy, Piquet, Prost também. PONTO FINAL

  16. Paulo Ribeiro disse:

    É, quando eu vi este post eu sabia que a coisa ia descambar para o lado da rixa. Aquilo para mim foi apenas um teste, nem sei se o Bernie conseguiu tirar qualquer conclusão sobre isso. Seja como for ambos foram geniais e não dá para querer colocar o Schumacher no meio desta polêmica. Senão, daqui a pouco alguém vai dizer que o Alonso foi o melhor de todos os tempos porque derrotou 2 vezes o Schummy e forçou sua aposentadoria. Aí vira conversa que não tem mais fim ao seguirmos esta lógica doida.
    O mais legal deste post é relembrar uma das épocas mais legais da F1, somente isso, e ponto final.

  17. Jairo Fernando disse:

    É de morrer de rir.
    A foto é sobre Piquet, Senna, Bernie Ecclestone, a Brabham e uma aposta. Os primeiros posts contam a história e ponto final.
    Depois, não tem jeito, as inconformadas viúvas metem Schumacher, Lotus, manhas, artimanhas e vetos na história, que não tem nada a ver com a foto.

  18. Will disse:

    Eu li em algum lugar que de fato houve “umas artimanhas” Que o Senna saiu com pneu usado, e coisas assim. Só não lembro onde. E como ninguém citou esse fato até agora, não deve ser verdade

  19. Thiago Schauenberg Pereira disse:

    O Piquet conta que rolou uma aposta entre ele e o Bernie, onde o Nelsão ganhou…

  20. Pedro disse:

    Quanta merda hein Gustavo…O Senna largou na frente do schumy nas 3 provas de 1994.

  21. Gustavo Henrique dos Reis disse:

    quer dizer que o senna tomou 2 segundos do piquet, conhecido por nãos er rápido, que tomou pau do mansell a vida toda nos treinos e do lauda na brabham? bem, o schumacher foi lá e o massacrou, nos 5 treinos de benetton. aliás, schumacher masscarou os dois da foto: os 5 GPs com Piquet no fim de 1991, e os três primeiros de 1994 contra Senna. Aposentou um, e o outro morreu tentando superá-lo…

    • Argemiro disse:

      Será que é mal de Gustavos ? O que significa “masscarou” ? O esporte F1 é risco e acidentes acontecem ( até com vc dirigindo um velocípede ) lembre-se: O Schumacher foi realmente um piloto importante, pois foi o último que o saudoso Senna viu pelo retrovisor comendo sua poeira.

  22. Lorenzo disse:

    schumacher aposentou o piquet, o nelsão viu que não conseguia chegar nem perto do alemão… bem que efz, em 1992 ia tomar de 16 a 0!

  23. marcio disse:

    O dia em que o Piquet fritou o Senna em Paul Ricard , 1984 , e ainda ganhou uma grana do Bernie!!!

  24. Gustavo Alfaro disse:

    Adoro esses pessoal “Patriota” se digladiando por causa de dois meros tricampeões… Schumacher foi hepta! Giraria 1, 2 segundos mais rápido que Piquet, em qualquer treino. na Benetton, foram 5 treinos, Schumy o superou em 4!!

    Schumacher aposentou Piquet!!!

  25. JORJÃO disse:

    isto que foi o senna que levou a honda pa maclarem é MENTIrA..
    o ron denis queia era o piquet. tem uma evista (vou procurar) em que o piquet diz que queria vencer ele e não com ele, dai o ron denis foi atas do senna

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>