… dos tempos que um Piquet falava um monte de merda, mas guiava bem….
Fernando Kesnault
14 anos atrás
Flávio sempre estou aqui em teu blog qdo. posso e também acompanho-o na ESPN mas dizer “no tempo que a BMW gostava de corridas”?? E o WTCC, o campeonato britânico de turismo?? Concordo que ela deveria (por obrigação, talvez) estar na DTM mas a F-1 hoje em dia em só fator promocional e não estar a render tanto quanto se fala. Creio firmemente, que a f-1 com certeza irá acabar a continuar no pique que vem. Um grande abraço e até mais.
Eric
14 anos atrás
Eu tinha…..o Pegasus da estrela…..dava até seta.
vitão
14 anos atrás
Carlos, o enmvolvimento da Lamborghini com a BMW para produzir o carro dá um livro, e vários processos judiciais ! MAs é fato que a BMW a prendeu a engenharia de motor central em Sant´Agata Bolognese.
vi a M1 do nelsao na saida de nurburgring em 2007. simplesmente maravilhosa. don gomes ate postou por aqui na epoca.
e nao entendo pq nunca correram na F1 com essas mesmas cores, mesmo desenho grafico. um dos carros mais bonitos ja feitos.
Cristiano, o ruivo
14 anos atrás
Alguém falou aí do Piquet andando com um em Brasília. Na verdade, aquele não é um BMW 850?
Também tinha um autorama com os BMW M1, mas era uma porcaria…
gustavo giroti
14 anos atrás
…e com essa falida, Frank Williams enterra mais um….
há uns dez anos dizem que ele vai “morrer pra f-1”, que nada…
Carlos,nos anos 80 e 90 alguns dos carros mais importantes das pistas foram da BMW só listar alguns…BMW 323!,BMW 635 CS!,BMW 525!, BMW M3 só para falar de alguns dos mais importantes.Abraço
Levi Davet
14 anos atrás
“E a BMW nunca foi uma grande fã de corridas, mesmo. Tirando os BMW CSL, e a 328 dos anos 30, que outro BMW teve resultado significativo nas pistas?”
O M3 ganhou o Mundial de Carros de Turismo em 1987.
O M3 GTR deu uma sova nos Fuscas na American Le Mans Series no começo dos anos 2000. Também ganhou as 24 Horas de Nürburgring em 2004 e 2005.
Também teve o BMW V12 LMR, que ganhou Le Mans em 1999 com o mesmo motor do McLaren F1 e teve o chassi desenvolvido pela Williams.
O sucesso da BMW é mais visível em carros de turismo, pois poucas vezes na história construiu protótipos pra correr.
essa categoriazinha furreca era uma farsa
foi inventada por uma marca que está sempre atrás do seu tempo quando importa no automobilismo
o Carlos tem razão e o Flávio Gomes tem mais razão ainda
Claro que a BMW já ganhou muito, mas e daí? tem que continuar correndo, continuar fornecendo material pros pilotos
Automobilismo não é só F1, mas a F1 é o auge do automobilismo, junto com o Le Mans Series, que a Audi está ajudando a destruir agora
Ainda mais: sabotar a F1 como a BMW fez é o cumulo do desrespeito pelo esporte
Henrique Rocha
14 anos atrás
Carlos: não se esqueça que a BMW faturou Le Mans em 1999 com o V12 LMR. Se você contar as conquistas com carros que apenas tinham motor BMW, aí esse número aumenta bastante.
Antonio Vieira
14 anos atrás
Pô Flávio, tá louco? A BMW deixou a F1, mas continua muito fiel às corridas, principalmente de turismo, que é o que realmente interessa. Só lembrando: automobilismo é muito mais do que F1, muito mais mesmo, F1 talvez nem seja mais corrida, acho até que já daria pra classificar como “desfile”, ou não? Mas são lindos os M1! Dá pra imaginar o que foi a corrida no circuito completo de Nurburgring?
adonis
14 anos atrás
PQP!!! UM DOS MAIS BELOS CARROS DE CORRIDA JÁ CONCEBIDOS!
Carlos
14 anos atrás
Quem desenvolveu o carro foi a Lamborghini.
O desenho é do Giugiaro, absolutamente seventies…
Demorou tanto pra sair do forno, que quando ficou pronto não servia mais pra correr. Pra tentar resolver o imbroglio, o jeito foi pagar para os pilotos da F1 correrem com eles, no sábado antes das provas de F1. E é só por isto que nomes famosos sentaram ao volante do M1.
O desempenho também não era tão bom quanto o desenho sugeria… Sem falar que era muito caro.
PS: E a BMW nunca foi uma grande fã de corridas, mesmo. Tirando os BMW CSL, e a 328 dos anos 30, que outro BMW teve resultado significativo nas pistas?
Boca
14 anos atrás
Eu tinha um autorama com esses carros qdo tinha uns 5 anos de idade!! 20 anos atrás…
Concordo com muitos aqui, esse é um dos carros de corrida mais bonitos de todos os tempos.
Já até fiz uma publicação no meu blog em homenagem a ele, onde é possível ver mais algumas fotos de diferentes modelos, e o carro que o Piquet pilotava.
Esse carro é só simplesmente um dos carros mais bonitos que já vi…e ouvi,correr.Lindo…Lindo…Lindo…sem palavras.
Já imaginaram um aqui na Classic Cup?
Levi Davet
14 anos atrás
Quando a Prodrive quis entrar na F1, houve uma discussão sobre se podia entrar com chassi de terceiro (no caso, o da McLaren). Por causa da Williams, que bateu o pé, a Prodrive foi impedida de participar.
Poderia ser uma alternativa, mas aí a F1 ficaria parecida com as categorias inferiores… Teria um monte de equipes no final do grid usando chassi padrão e motor Cosworth. Também proliferariam as “equipes B”, como a Toro Rosso.
O Porsche 917 era um carro inteiro, aí fica bem mais barato pras equipes participarem das competições. A BMW hoje faz o mesmo com seu Z4 M Coupé, a Dodge com o Viper Competition Coupé, e por aí vai.
Continuo sustentando que, sem as verdinhas, não há paixão pelo esporte que salve. É chato, é triste, mas assim funcionam os negócios.
Não sei se justificava acabar com a equipe, mas a situação da BMW na F1 estava muito ruim. Não se falava muito do carro nem dos pilotos e, quando se fazia menção à BMW, era pra falar que era “a grande decepção da temporada”. Não havia mais corrida nos EUA, principal mercado da BMW. A publicidade, enfim, era horrível. Nesse cenário, e sem garantia de retorno de investimentos futuros, só podia dar no que deu.
Victor
14 anos atrás
A velha mania de achar que o mundo é só a Formula 1…
Rodolfo Machado
14 anos atrás
Lindos estes M1, bons tempos.
Acho incrível esse pessoal que comenta aqui defendendo a desistência das montadoras, dizendo obviedades como “tudo é dinheiro” etc, sendo assim, melhor seria elas participarem de um campeonato de acumulo de dinheiro, já que o compromisso com a F1 depende só do dinheiro.
Imagine um pai de família que fique desempregado, sem dinheiro, e por causa disso abandone mulher e filhos, ou pior, abandone por causa de uma bunda gostosa.
Para isso tem lei que pune esse mau caratismo, as obrigações familiares não cessam.
É claro que a montadora não estão obrigadas a permanecer indefinidamente na F1, mas deveria ter um tempo minimo, se sair antes paga multa, ou poderiam criar um banco de recursos tecnológicos na F1, onde cada equipe teria de contribuir com alguma tecnologia que seria utilizada por todos, claro que ninguém quer revelar segredos, mas a categoria deve estar acima dos interesses privados das montadoras, quem sair antes da hora que contribua pelo menos com algo.
A Porsche vendia o 917 para equipes particulares no antigo mundial de marcas, portanto a tecnologia era relativamente aberta, poderiam obrigar quem entra na F1 fornecer alem de motores para outras equipes, chassis também.
Squa
14 anos atrás
Pegasus, da Estrela.
xandico
14 anos atrás
FG, tem uma peça voando na foto ? elaiá…
RobertoJP
14 anos atrás
E pensar que nomes como Piquet, Lauda, Jones, Ickx, Regazzoni, entre outros, participavam dessas corridas…
Dú
14 anos atrás
As declarações dos pilotos hj. foram de assustar.
Marido traído é pouco.
Cléber Porto
14 anos atrás
Já vi um vídeo no VocêTubo do Piquezão em Brasília andando num desses. É só pesquisar…
Mario Kondo
14 anos atrás
Isto aí não é um carro. É uma lenda!
Perdoe mas você está forçando a barra. Afirmar que a BMW deixou de gostar de corridas porque vai abandonar a F1 não faz nenhum sentido. Aposto que com o budget de uma temporada de F1 eles mantém todos os carros da WTCC por dez anos.
Roberto Martinez
14 anos atrás
Campeonato Procar BMW M1, vencido pelo Nelsão. Na época era Nelsinho Piquet.
Deu um coro em todos por conhecimento dos pneus utilizados, por coincidência, iguais aos que se usava na antiga Fórmula Super V ou VW 1600, quando ainda eram importados. Só depois vieram os Maggion.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Dos tempos em que a BMW gostava de corridas…e os fãs, amavam CORRIDAS !
Com o término da F-BMW, agora somente na ALMS com o M3 e na FIA GT3 com o B6. Será que que finalmente terão a vontade de correr no DTM?
… dos tempos que um Piquet falava um monte de merda, mas guiava bem….
Flávio sempre estou aqui em teu blog qdo. posso e também acompanho-o na ESPN mas dizer “no tempo que a BMW gostava de corridas”?? E o WTCC, o campeonato britânico de turismo?? Concordo que ela deveria (por obrigação, talvez) estar na DTM mas a F-1 hoje em dia em só fator promocional e não estar a render tanto quanto se fala. Creio firmemente, que a f-1 com certeza irá acabar a continuar no pique que vem. Um grande abraço e até mais.
Eu tinha…..o Pegasus da estrela…..dava até seta.
Carlos, o enmvolvimento da Lamborghini com a BMW para produzir o carro dá um livro, e vários processos judiciais ! MAs é fato que a BMW a prendeu a engenharia de motor central em Sant´Agata Bolognese.
vi a M1 do nelsao na saida de nurburgring em 2007. simplesmente maravilhosa. don gomes ate postou por aqui na epoca.
e nao entendo pq nunca correram na F1 com essas mesmas cores, mesmo desenho grafico. um dos carros mais bonitos ja feitos.
Alguém falou aí do Piquet andando com um em Brasília. Na verdade, aquele não é um BMW 850?
Também tinha um autorama com os BMW M1, mas era uma porcaria…
…e com essa falida, Frank Williams enterra mais um….
há uns dez anos dizem que ele vai “morrer pra f-1”, que nada…
Carlos,nos anos 80 e 90 alguns dos carros mais importantes das pistas foram da BMW só listar alguns…BMW 323!,BMW 635 CS!,BMW 525!, BMW M3 só para falar de alguns dos mais importantes.Abraço
“E a BMW nunca foi uma grande fã de corridas, mesmo. Tirando os BMW CSL, e a 328 dos anos 30, que outro BMW teve resultado significativo nas pistas?”
O M3 ganhou o Mundial de Carros de Turismo em 1987.
O M3 GTR deu uma sova nos Fuscas na American Le Mans Series no começo dos anos 2000. Também ganhou as 24 Horas de Nürburgring em 2004 e 2005.
Também teve o BMW V12 LMR, que ganhou Le Mans em 1999 com o mesmo motor do McLaren F1 e teve o chassi desenvolvido pela Williams.
O sucesso da BMW é mais visível em carros de turismo, pois poucas vezes na história construiu protótipos pra correr.
Pra terminar, um vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=rVkY8oA3RlE
essa categoriazinha furreca era uma farsa
foi inventada por uma marca que está sempre atrás do seu tempo quando importa no automobilismo
o Carlos tem razão e o Flávio Gomes tem mais razão ainda
Claro que a BMW já ganhou muito, mas e daí? tem que continuar correndo, continuar fornecendo material pros pilotos
Automobilismo não é só F1, mas a F1 é o auge do automobilismo, junto com o Le Mans Series, que a Audi está ajudando a destruir agora
Ainda mais: sabotar a F1 como a BMW fez é o cumulo do desrespeito pelo esporte
Carlos: não se esqueça que a BMW faturou Le Mans em 1999 com o V12 LMR. Se você contar as conquistas com carros que apenas tinham motor BMW, aí esse número aumenta bastante.
Pô Flávio, tá louco? A BMW deixou a F1, mas continua muito fiel às corridas, principalmente de turismo, que é o que realmente interessa. Só lembrando: automobilismo é muito mais do que F1, muito mais mesmo, F1 talvez nem seja mais corrida, acho até que já daria pra classificar como “desfile”, ou não? Mas são lindos os M1! Dá pra imaginar o que foi a corrida no circuito completo de Nurburgring?
PQP!!! UM DOS MAIS BELOS CARROS DE CORRIDA JÁ CONCEBIDOS!
Quem desenvolveu o carro foi a Lamborghini.
O desenho é do Giugiaro, absolutamente seventies…
Demorou tanto pra sair do forno, que quando ficou pronto não servia mais pra correr. Pra tentar resolver o imbroglio, o jeito foi pagar para os pilotos da F1 correrem com eles, no sábado antes das provas de F1. E é só por isto que nomes famosos sentaram ao volante do M1.
O desempenho também não era tão bom quanto o desenho sugeria… Sem falar que era muito caro.
PS: E a BMW nunca foi uma grande fã de corridas, mesmo. Tirando os BMW CSL, e a 328 dos anos 30, que outro BMW teve resultado significativo nas pistas?
Eu tinha um autorama com esses carros qdo tinha uns 5 anos de idade!! 20 anos atrás…
Concordo com muitos aqui, esse é um dos carros de corrida mais bonitos de todos os tempos.
Já até fiz uma publicação no meu blog em homenagem a ele, onde é possível ver mais algumas fotos de diferentes modelos, e o carro que o Piquet pilotava.
http://carrodecorrida.blogspot.com/2009/07/classicos-racing-bmw-m1.html
Do tempo em que a BMW gostava de corridas e que Alan Jones estava no topo do mundo.
Faz tempo mesmo…
Esse é o carro de corrida mais belo de todos os tempos, na minha humilde opinião…
Tenho um jogo de PS2 que tem estes carros… Violentos…
“Queimem as X5!”
Esse carro é só simplesmente um dos carros mais bonitos que já vi…e ouvi,correr.Lindo…Lindo…Lindo…sem palavras.
Já imaginaram um aqui na Classic Cup?
Quando a Prodrive quis entrar na F1, houve uma discussão sobre se podia entrar com chassi de terceiro (no caso, o da McLaren). Por causa da Williams, que bateu o pé, a Prodrive foi impedida de participar.
Poderia ser uma alternativa, mas aí a F1 ficaria parecida com as categorias inferiores… Teria um monte de equipes no final do grid usando chassi padrão e motor Cosworth. Também proliferariam as “equipes B”, como a Toro Rosso.
O Porsche 917 era um carro inteiro, aí fica bem mais barato pras equipes participarem das competições. A BMW hoje faz o mesmo com seu Z4 M Coupé, a Dodge com o Viper Competition Coupé, e por aí vai.
Continuo sustentando que, sem as verdinhas, não há paixão pelo esporte que salve. É chato, é triste, mas assim funcionam os negócios.
Não sei se justificava acabar com a equipe, mas a situação da BMW na F1 estava muito ruim. Não se falava muito do carro nem dos pilotos e, quando se fazia menção à BMW, era pra falar que era “a grande decepção da temporada”. Não havia mais corrida nos EUA, principal mercado da BMW. A publicidade, enfim, era horrível. Nesse cenário, e sem garantia de retorno de investimentos futuros, só podia dar no que deu.
A velha mania de achar que o mundo é só a Formula 1…
Lindos estes M1, bons tempos.
Acho incrível esse pessoal que comenta aqui defendendo a desistência das montadoras, dizendo obviedades como “tudo é dinheiro” etc, sendo assim, melhor seria elas participarem de um campeonato de acumulo de dinheiro, já que o compromisso com a F1 depende só do dinheiro.
Imagine um pai de família que fique desempregado, sem dinheiro, e por causa disso abandone mulher e filhos, ou pior, abandone por causa de uma bunda gostosa.
Para isso tem lei que pune esse mau caratismo, as obrigações familiares não cessam.
É claro que a montadora não estão obrigadas a permanecer indefinidamente na F1, mas deveria ter um tempo minimo, se sair antes paga multa, ou poderiam criar um banco de recursos tecnológicos na F1, onde cada equipe teria de contribuir com alguma tecnologia que seria utilizada por todos, claro que ninguém quer revelar segredos, mas a categoria deve estar acima dos interesses privados das montadoras, quem sair antes da hora que contribua pelo menos com algo.
A Porsche vendia o 917 para equipes particulares no antigo mundial de marcas, portanto a tecnologia era relativamente aberta, poderiam obrigar quem entra na F1 fornecer alem de motores para outras equipes, chassis também.
Pegasus, da Estrela.
FG, tem uma peça voando na foto ? elaiá…
E pensar que nomes como Piquet, Lauda, Jones, Ickx, Regazzoni, entre outros, participavam dessas corridas…
As declarações dos pilotos hj. foram de assustar.
Marido traído é pouco.
Já vi um vídeo no VocêTubo do Piquezão em Brasília andando num desses. É só pesquisar…
Isto aí não é um carro. É uma lenda!
Perdoe mas você está forçando a barra. Afirmar que a BMW deixou de gostar de corridas porque vai abandonar a F1 não faz nenhum sentido. Aposto que com o budget de uma temporada de F1 eles mantém todos os carros da WTCC por dez anos.
Campeonato Procar BMW M1, vencido pelo Nelsão. Na época era Nelsinho Piquet.
Deu um coro em todos por conhecimento dos pneus utilizados, por coincidência, iguais aos que se usava na antiga Fórmula Super V ou VW 1600, quando ainda eram importados. Só depois vieram os Maggion.