SAAB NA TELINHA
SÃO PAULO (tudo rápido) – Para quem não viu na TV, aqui está o link para o vídeo da matéria sobre o SAAB que foi ao ar ontem no “Limite”. Nosso apresentador, John Charles Al Bukerq achou meio longa demais. Gostaria de ouvir a blogaiada/fãs de esporte da ESPN sobre isso. Realmente, matérias com mais de 3 minutos são uma raridade na TV. As minhas têm 8, 10 minutos. É muito?
achei a materia muito boa e na medida.
não assim está otimo, sem padrao tv por favor, e continua fazendo de prima otimas materias
Ok, Gomes , o carro é seu !!!!! Revi a matéria e não me contive : Veio somente 05 unidades ano 1965, certo ? Mas , vamos lá conte a hístoria do mesmo: Quando chegou ao Brasil e quem o trouxe ? Estava com quem ? E a onde na hora que vc comprou ? //(Placa de Osaco/SP…..)Não vale dizer que era de uma velinha , professora aposentada….
Conte aí , oh , gajo amigo !!!!!
Flavio, achei ótima e me fez voltar no tempo (tenho 56). Quando eu era moleque tinha um no predio em que morava em Copacabana, devia ser um modelo 57 ou 58, que eu achava o máximo, fã que era/sou dos dois tempos. Muito legal. Grande abraço.
FG,
Parabéns pelas informações que vc passa. São todas interessantes. Só arruma um cinegrafista mais esperto pra pegar logo os detalhes do que vc mostra. Essa aí tinha “delay” ….
Nada disso, Flavinho! As matérias do Indiana Gomes são legais pra caramba, e passam até depressa demais, pois a gente nem vê o tempo passar… O John Al Bu Kerk é que tava azedo e falou aquela bobagem, aquele canaaalha! Não faça matérias mais curtas não. Continue como está.
Acho não, passa tão rápido…Dá oito minutos, é?
JCA, quebra o galho, ajuda a gente aê…
O que é demorado não são as matérias do Indiana Gomes, e sim o tempo destinado à NASCAR (lixo).
Tou de acordo com um monte de gente: o quadro devia virar um programa de 30 minutos.
Agora, deixa prá lá, o JCA falou só pra encher o saco…
Flavio, KUDOS pela matéria, acho que está entre as Top 5 matérias do Indiana Gomes, absolutamente espetacular.
Qualquer um doente como eu por carros ficaria, dada a oportunidade, olhando o carro, e só de olhar, sem alguem contar a história da marca, do carro, levaria mais de 10 minutos, você resumiu a história de uma fábrica, a origem do carro, traçou paralelos entre ele e os nossos conhecidos DKW e ainda usou apenas 10 minutos!!! Voce está é de parabens, não deve ter o tempo encurtado não !
Eu fiquei apaixonado pelo seu carrinho, parabéns mesmo, espero poder vê-lo ao vivo em alguma exposição.
Todo último domingo de cada mês tem uma exposição/encontro de carros antigos no estacionamento do Shopping Galeria, que fica às margens da Rodovia Dom Pedro, em Campinas, muito acessível pra quem está em São Paulo.
Não daria pra você vir com ele em domingo qualquer, só avisando o pessoal pelo blog com antecedência?
Parece que o evento, por acontecer todo mês, é bem low profile, voce só chega com o carro, acha um lugar pra parar e boa, sem frescura, o pessoal passa perto, encosta no carro, tem comida, tem feirinha de peças, já fui em vários, é uma delícia.
Pensa nisso com carinho.
Um abraço
Carlão
Flávio,
A matéria foi excelente, o tempo foi na medida para conhecer detalhes e, muito lindo o “barulho” do dois tempos em plena atividade.
Continue neste sentido.Parabéns.
Juarez
Flávio, aqui em Londrina tem um cara que fez uma réplica do SAAB que participou do Rally de Monte Carlo, por acaso vc tem algum e-mail, para que eu possa mandar as fotos pra você? Ah, e ele estava na Super Classic na etapa de Londrina de 2007, não sei se você lembra…
RESPOSTA DO FG:
Conheço o carro, não precisa mandar fotos, não…
Caro Sr. Flávio Gomes,
Um das coisas que sempre critico em matérias, ditas, jornalísticas é a superficialidade, coisa que não vejo nas suas.
O conhecimento demora para ser adquirido e para ser transmitido.
Como programa específico para quem gosta de automóveis, é mais do que elogiável vossas matérias eis que misturam informação – com a devida profundidade – e um tempo bastante razoável.
Criticável são aquelas materiazinhas de 3 minutinhos que nada falam.
Saudações.
Flavio,
Achei legal a matéria. Talvez se aparecesse o carro andando mais ficaria mais dinâmica. Muito simpático o SAAB.
Abc,
Fernando
Não li o que foi comentado para não ser influenciada no momento de escrever. Com certeza, a grande maioria deve achar que o tempo do bloco Indiana Gomes é pequeno, e eu tb acho.
Ao assistir ao Limite na última terça-feira, fiquei incomodada com o comentário q o ALbuquerque fez, pois foi uma tremenda indelicadeza ao profissional Flavio Gomes e a equipe que fez a produção.
Pode ser que para vc, Flavio, seja facil fazer uma matéria sobre carros, mas com certeza vc leu muito sobre o assunto, e tem q atualizar informações, etc. Com isso quero dizer que aqueles 8-10min não traduzem as horas de pesquisa, filmagem, localizar carros, negociar a participação do carro, e outras coisas q nem imagino q vc tenha q fazer para que nós, seus telespectadores, tenhamos aquele momento no programa tão gostoso.
Quando acaba o Indiana Gomes, eu escrevo o nome do carro, ou moto, ou museu que vc apresentou, para poder pesquisar mais o assunto, pois acho q as matérias poderiam abordar mais coisas. Posso estar enganada, mas a maioria dos Indianas daria um programa de 30min fácil, ou não?
Eu gosto de carros, infelizmente hoje me sobra pouco tempo para ler mais sobre eles. O Indiana Gomes é a melhor parte do programa, não deixe mudarem.
Longo foi na segunda-feira ficarem um puta tempo discutindo se tal jogador xingou tal trocida e blábláblá, blábláblá. Na boa, qual foi o conteúdo daquele bloco do bate-bola? O q o espectador aprendeu com ele? Isso é mau uso de um programa.
E pra quebrar a seriedade: Se mexerem no Indiana Gomes vou fazer macumba! E #OQueFizemosEmImola será café-com-leite, perto do que vou fazer na encruzilhada!
O João Carlos Rabugento?
é o jeitão dele mesmo.
Pelo que li a Saab precisava de uma restruturação era apenas uma pequena empresa em busca de qualquer nicho de mercado onde pudesse sobreviver e como não tinha mais como crescer tecnologicamente, foi adiquirida pela GM, pois a americana queria produzir carros para concorrer com as BMW.
A evolução dos carros depois do conglomerado assumiu a industria Sueca so trouxe melhorias nos desenhos e na tecnologia dos carros.
Se a GM não a comprasse , a SAAB deixaria de existir há muito tempo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não deve guspir no prato que se come
.
De jeito nenhum!
O Al Bukerq é que é muito rabugento.
Os programas sobre automobilismo são sempre superficiais, dedicando pouquissimo tempo para apresentar um automóvel, uma novidade ou um carro antigo.
Oito ou dez minutos é um tempo muito bom, principalemnte quando é apresentado um carro como o raríssimo Saab.
A matéria estava excelente, apresentando as principais e curiosas caracteristicas desse carro.
Desconhecido para a maioria das pessoas, graças as poucas unidades rodando por aqui, foi um progrtama bem esclarecedor, apresentando o simpatico carrinho.
Continue assim, com o Indiana nos mostrando as belezuras antigas.
E se aumentar uns dois ou tres minutos, com certeza ninguem vai reclamar.
Grande máteria FG! Fiquei tão empolgado com os detalhes do carro que corri no ebay para encontrar uma miniatura para adicionar à minha coleção de carros vencedores de mundiais de rally. Já esta a caminho :-). Quanto ao tempo achei até pouco em vista de tantas novidades encontrada no carro para a época.
Já falei que isso é coisa de um programa inteiro, e não de segmento.
Se o patrão não abraçar a idéia, vc já tem a câmera do 69, já aprendeu a editar…
Entendeu?
=)
SIMPLESMENTE SENSACIONAL !!!!!!
Eu já era doido para conhecer seu SAAB de perto e agora só falta eu vê-lo ao vivo. Parabéns !!!
Seus carros são todos muito bacanas, mas este é sem duvida, dos que eu vi o mais bacana e diferente.
Quanto a duração da matéria, meia hora é pouco, o resto o pessoal já falou aí para cima.
Abraço
Flavio, eu até hoje não entendi por que o João Carlos Albuquerque, apresenta programa de automobilismo quando se vê claramente q/ ele não gosta do esporte, eu me lembro bem a bagunça q/ era quando ele desandava a falar de rock, e depois praticamente interronpia vc e o Mauro Cesar comentando fatos sobre carro/automobilismo por que estava com o tempo esgotado!!!! ainda bem q/ alguem da ESPN agiu e acabou com aquilo;rock é otimo mais p/ musica tem a MTV; exelente as suas materias do indiana Gomes, continue assim contando a historia e mostrando os detalhes dos carros, tenho certeza q/ todos os assinantes adoram!!!!parabens por possuir aquela raridadeq/ é o Saab da materia.
Se pra lançar carro novo, fazem comercial de 30 seg. ou 1 min, pra falar de carros antigos, com décadas de história, 10 minutos é o mínimo.
Klaus – Lajeado RGS
MAGNIFIQUE!!!…. Well done FG, vc foi mto bem… Agora qm merece uma reportagem à altura eh a Volvo….
Abração e parabéns….
Não cai na onda. Na verdade, acho que na sua primeira matera desse ano (do Lada), ele acabou até te elogiando. Falando “que a matéria foi boa, com apenas um carro…”. Achei uma indireta meio disfarçada. Não sei o quanto de suporte a ESPN dá para vocês fazerem o programa, acho que pouco, por isso me parece uma edição um pouco simples, poucas fotos e vídeos de acervo, ou por exemplo um esquema ilustrado da cortina que tampava o radiador, o que daria mais vida às matérias, mas por outro lado muito completa em relação a dados, hitória e simpatia (pela sua parte). Quanto ao tempo, não é com o que se deve preocupar. Acho que o público do programa carece de profundidade nos assuntos. O Limite é o melhor programa de automobilismo que temos. Essas criticas são apenas pra melhorá-lo ainda mais. Quem diz que as reportagens do Top Gear são longas? Duram dias! E são maravilhosas.
Um abraço!
Para mim foi curta a reportagem, não dá pra abreviar uma reportagem como esta, acredito que pouquíssimas pessoas ouviram falar do SAAB e suas características incomuns.
Parabéns, continue assim…
SC
Ótima matéria. Repleta de informações e detalhes interessantes. As próximas poderiam ser do Passat, Corcel II e Fissore.
Olá Flávio,
Pra quem gosta de carro antigo não foi muito longa não, porém pra um programa de 1h só, pode ser um pouco longa mesmo, e outra voce poderia, na minha humilde opinião, trocar as tomadas de vc falando com o carro parado sem mostrar detalhes, por tomadas do carro em movimento com sua narraçao, e deixar as tomadas para o carro parado para quando for mostrar os detalhes como vc fez com o painel, porta-malas, e o movimento do vidro, que achei fantástico.
Sei lá….acho que faria a materia fluir melhor, repare no Top Gear eles fazem isso.
E concordo com alguém aí em cima que comentou que o JC náo precisava criticar sua materia no ar não é mesmo….deixa pra dar um alo depois na camaradagem… o cara parece que joga contra!
Ele tem algum blog ou Twitter….vou escrever isso pra ele caso tenha.
Abraço!
FG: Na minha opinião, as matérias poderiam ter é mais tempo, pois é uma delícia ver a história de um modelo ser contada por alguém que sabe o que fala e gosta do que faz!!
A propósito, sensacional o seu SAAB!!!! Que relíquia, parabéns!
Está excelente, Flavio.
Não mude nada!
FG, sua reportagem com o SAAB foi impecável, realmente você faz por merecer quaisquer dos 10, 15 ou até 20 minutos que tiver em mãos para falar de carros que marcaram época ou um lugar.
O detalhe de ter sido o 1º carro com cinto de três pontos me deixou com uma dúvida: Li que a primazia tinha sido do Volvo P122 em 1959. Qual é a fabricante sueca pioneira?
PS: Falando da Volvo, rola um “Indiana Gomes” com um ?
O que deixa uma matéria cansativa não é o tempo, mas a pobreza do conteúdo. As suas são na medida certa, não têm um segundo de embromação.
Flávio, vamos dar um desconto pro canalha do João Carlos, porque de automobilismo ele não entende nada. Com relação a reportagem ficou ótima, se não for daquele tamanho não dá para mostrar todos os detalhes do veículo, o que no SAAB são muito interessantes, além de ser um carro resistente pois ganhou vários campeonatos de Rali.
Flávio, voçê anda com o seu pelas ruas nos fins de semana? E por ser dois tempos não bebe muito ou estou enganado?
A pergunta que faço é: Porque a GM comprou a SAAB? Queria investir, fechar a fábrica para acabar com um concorrente direto ou a SAAB estava com dificuldades financeiras?
Abraços!!!
NÃO
As matérias são ótimas. Só na Espn mesmo…abs!
Várias matérias do Indiana Gomes lamentei ter acabado tão rápido. O JCA quer fazer mais curta ainda?
Ou a ESPN Brasil quer mais tempo para transmitir emocionantes jogos de truco, par ou ímpar, amarelinha, queimada e etc?
O CANALHA DO J.C, ESTA FICANDO VELHO ?
PERGUNTE A ELE, SE OS SOLOS DO DAVID GUILMOR, SÃO LONGOS?
a Espn tinah q parar d passar akeles prograams q a galera fica tres horas falando da rodada do campeoanto brasileiro……ao inves de ficar querendo diminui o pouco espaço q jah tem pro automobilismo……..
e tirar o poker q jah encheu o saco tb
As matérias são bem completas e detalham bem todas as particularidades do carro, na minha opnião é a melhor parte do programa, até meu filho de 5 anos, Pedro, se interessa e faz perguntas.
Está de parabéns!
Na minha opinião vc poderia ter um programa semanal de 30 minutos só pra falar de antigos. Matéria curta pra que? Pra fazer jornalismo pela metade já existe o auto esporte da rede bobo. E não gosto do trabalho do JCA… mas isso fica pra outra ocasião hehuehe. Vc está devendo uma matéria sobre o Opala. Pode ser bem conhecido e tal mas é um clássico nacional.
Parabéns!!
Na boa, acho as matérias curtas. O problema é que vocês falam de carros com paixão, daí quando começa a ficar interessante, a matéria acaba.
Por favor, não encurte as matérias! Já é tão raro que tenhamos alguma coisa mais aprofundada sobre automóveis na TV, imagine se diminuírem as suas.
abraços
Eu acho que a matéria deve se adaptar ao programa.
Se não atrapalhou em nada, então continue assim (ou até aumente). A última matéria – falando dos meios de transporte antigos – eu considerei até curta.
Quis saber mais!
Aliás. Aqui em Cruzeiro já teve uma exposição de carros antigos, nessa exposição tinha 3 ônibus muito antigos, me lembrei deles durante a matéria inteira. Eu queria ter tirado fotos, uma pena. Fora o Bondinho que fica no centro do local.
Abraços Flávio.
Grande FG,
Continue assim. Na minha opinião o quadro merecia até virar um programa à parte. Dificil um apaixonado por carros não curtir o programa que aborda tantos carros históricos.
Parabéns!
Não são longas não, poderiam até se estender mais um pouco. Também gostei muito da edição e do camera man, atento a mostrar os detalhes de que você está falando. Ah!, gostei da camisa também….
Gustavo
Não !!!
Foi bom demais, não pode ser menor, tem que mostrar detalhes mesmo. Não pode cair na mesmice dos outros, a turma da superficialidade.
Fala para o Albuquerque que ele é engraçado e que tem que parar de reclamar e deixar você mostrar os carros do jeito que preferir e julgar mais informativo.
Parabéns.
Tira o Albuquerque – Kerke Bul Querke…..e coloca matérias suas….Show de bola
Olá FG.
É muito não! Suas matérias são para quem gosta de automóveis e automobilismo. Nada de materinhas curtas e superficiais no estilo AutoEsporte e outros, dessas que quando você começa a achar interessante, acabam. Nesses 8 ou 9 minutos você mostra vários detalhes importantes, outros curiosos, e conta histórias interessantes sobre o veículo.
Continue assim, vai indo muito bem.
Ainda não vi essa última, vou ver agora. A propósito, minha Vemaguet até hoje fala na viagem de cegonha com um belo Saab azul, no caminho para em Pouso Alto, 2007.
Grande abraço.
RESPOSTA DO FG:
Acho que se apaixonaram… Manda ela pra cá pra passar uns dias…
Ah Gomes, todo mundo que faz programa sobre carro hoje na tv esquece um detalhe – o som ambiente! Queremos ouvir o som do motor cara!!! Não vale apenas aquele finalzinho (cá entre nós, já bastante batido…) do carrinho desaparecendo no horizonte… Liga o motor, deixa a gente que está em casa ouvir o barulho, seja de um refrigerado a ar, um 2T, um V-oitão…. o importante é mexer com os sentidos do público. Claro, enquanto vc estiver narrando não mas, abre um espaço pra isso, tipo, – ouçam agora como essa máquina funciona – e dá umas aceleradas, pronto. Não basta apenas ver a imagem, como não dá para sentir o cheiro do óleo queimado, que pelo menos a gente escute o barulho do motor!
É só uma dica…
Pô, Flavinho, tá otimo assim! Se mudar estraga! Queremos mais Indy Gomov nestes moldes! O João Canalha que se acostume…
PS. Mas como tu gostas de um ´po-po-po-po, cara! Credo!
Gomes, tempo não interessa, interessa o conteúdo. 8, 10 minutos, realmente é muito no vídeo – se estivermos falando de um telejornal, por exemplo. Mas, numa revista (tipo Fantástico) ou num programa especializado (Esportivo..). Não é. Mas, repito, depende do tema e, principalmente da equipe que faz a matéria, isso inclui belas imagens, bons textos e- fundamental no vídeo:boa edição (edição que pode salvar uma matéria ruim, estragar uma matéria boa ou melhorar mais ainda o que já é bom, vide as matérias do Top Gear, por exemplo – edição e fotografia impecáveis). Bom, quanto tempo te dão no “Limite”? 10 minutos? Faça o melhor para preencher todo o tempo. Se você domina o assunto (e vc domina, como sabemos…) não será problema. Vc só tem3 minutos? Faça o melhor também. Mostre o inusitado, o pouco conhecido, o emocional e dê o recado. Todo mundo conhece propagandas geniais que contam verdadeiras histórias, fazem rir ou chorar em apenas 15 ou 30 segundos (é o tempo que eles têm!!). Tempo em vídeo nunca é um limitador é apenas um espaço em branco a ser preenchido.
Flávio, considerando que o canal é de esportes e que o programa é de automobilismo, as suas matérias fogem um pouco do escopo, pois abordam o carro e outros meios de transporte sob outros pontos de vista que não o exclusivamente esportivo. Isso realmente complica o programa, pois é apenas semanal e de apenas 1 hora (vcs correm demais com o programa pra dar tempo de dar uma pincelada em tudo).
Por outro lado, eu adoro as suas matérias indianísticas (a do museu da CMTC e essa última do Saab foram ótimas). Como é que faz então? Simples: aumentem o programa para 2 horas! Assim dá tempo pras suas matérias, pro João falar suas divertidas ‘bobagens’ e pro Mauro dar estatísticas mais completas do Montoyômetro. Dá uma chorada lá com o Trajano, ou com o German von Brautschitz (sei lá eu como se chama o diretor geral da emissora…). Ou então faz um programinha só do Indiana com uns 10 minutinhos mesmo, entre o Limite e o Sportscenter.
E esse Saab, hein? Vc trouxe pessoalmente da Europa ou ele já estava por essas bandas? O imposto de importação é brabo, não?
Muito bonito por sinal. Se o fabricassem no Brasil, com esse mesmo desenho, eu compraria. Mas teria que ser com motor 1.6 flex, não sou muito chegado em fumaça e barulho…