100

SÃO PAULO (ficou nisso) – Os 100 mil dinheiros que a Ferrari pagou de multa por dizer claro e bom som “Felipe, Fernando is faster than you” em Hockehneim foram a única punição ao time pelas ordens dadas na Alemanha. O Conselho Mundial acaba de livrar a cara dos italianos, assumindo que as regras são inúteis, e deverão ser mudadas.

Bem, antes de mais nada, informo ao dileto público que acho essas ordens ridículas, na maioria das vezes. Mas aceitáveis, em outras. Ridículas como foram na Áustria em 2002 e mesmo nesse GP alemão um mês e meio atrás. Aceitáveis quando se trata de uma decisão de título, na reta final de uma temporada, como tantas vezes se viu e em outras tantas ninguém percebeu.

Uma regra que tenta disciplinar algo que às vezes é ridículo e outras é aceitável acaba não tendo efeito algum. É hipócrita e fantasiosa. Se a Ferrari manda Massa parar o carro na última prova do ano para Alonso ser campeão, todos, inclusive os adversários, dirão que faz sentido. É um caso da categoria “aceitável”. Fazer o que fez em 2002, no começo do Mundial, foi ridículo. Pedir para Felipe abrir mão de uma vitória na metade do campeonato, no dia em que fazia um ano de seu acidente, também.

As equipes, para driblar a regra boba, criaram códigos. Todo mundo sabe disso. A questão é simples. Falei disso naquela semana de Hockenheim. Não mudo uma linha. Cada equipe faz com seus pilotos o que bem entender, desde que não mande ninguém bater em adversários, ou jogar o carro no muro. O que acontece entre eles é problema deles. E cada equipe, claro, que aguente as consequências: a antipatia do público, o nariz torto dos rivais, uma eventual execração pública, a irritação de patrocinadores.

E os pilotos? Idem. Se aceitarem as regras impostas por seus patrões, que assumam as consequências. Sempre se pode dizer “não”, como está fazendo Webber, que peitou a Red Bull. E nem por isso foi demitido. Sempre se pode dizer “sim”, como fez Raikkonen na China com Massa em 2008, e nunca se queixou pelos cantos por causa disso. Ou mesmo Schumacher na Malásia em 1999, para ajudar Irvine. O que não dá é para obedecer e, depois, ficar de biquinho, fazendo tromba. Como Massa em Hockenheim e Barrichello na Áustria — esta, uma tromba secular, que perdura até hoje. E tem outra: a alguns pilotos, equipe nenhuma tem coragem de pedir para tirar o pé. Há aqueles mais, digamos, flexíveis. E outros que mandariam o chefe à merda pelo rádio, via Embratel, para resolver depois o que fazer.

No mais, fica para o torcedor a missão de julgar. E para os dirigentes das equipes missão de definir condutas. Há aqueles, como Frank Williams e Ron Dennis, que em geral liberam seus pupilos e já perderam campeonatos por causa disso. Mas têm uma imagem de bons desportistas. Há aqueles, como Jean Todt e seus discípulos, que cagam para os pilotos e para o público, e têm uma imagem de maus desportistas. E há aqueles como os da Red Bull, que não sabem direito o que fazer e não têm imagem alguma. Mas uma hora é bem possível que tenham de escolher uma.

Que se mude de uma vez por todas essa regra boba. Ética, lisura, princípios, honestidade, como também já escrevi em algum lugar, não se exige por escrito. Ou tem, ou não tem.

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Nico
Nico
13 anos atrás

Concordo com o Marcelo

Nico
Nico
13 anos atrás

E as ordens da McLaren na Austrália 1998 NA ABERTURA DA TEMPORADA estavam corretas?? Eram aceitáveis????

Douglas
Douglas
13 anos atrás

Felipe Massa além de não dirigir nada, é um frouxo!!! Dá-lhe Mark Webber, o primeiro segundo piloto campeão do mundo na história da F-1, esse sim é o cara!!!

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
13 anos atrás

Estou de acordo com a ideia das pessoas irem ver o GP do Brasil vestidos de preto. O Flávio pode dizer que é uma grande bobagem, idiotice do povo, que não vai mudar nada e tal. Mas serve pelo menos pra mostrar pors cartolas da F1 que o público não aprova essa palhaçada. Se pelo menos esse recado puder ser dado, por que não?

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

As lei são feitas para isso, mas têm de ser claras, sem margens a interpretações. Caso contrário, sempre serão utilizadas de acordo com conveniências.

MSM
MSM
13 anos atrás

45 dias depois da palhaçada, saiu a sentença que todos nós já sabíamos.
Vcs acham que a vitória de Jean Todt seria benéfica para a F1?
O melhor de tudo isso é que mesmo com essa sujeira, a Ferrari passará mais um ano sem levar o campeonato e os seus pilotos ficarão chupando o dedo mais uma vez.
VIVA a Red Bull e a Mclaren!!!

Alexandre Raymundo
Alexandre Raymundo
13 anos atrás

Flavio, uma coisa eu não entendo. Se houve uma multa de 100 mil dólares, isso significa que os comissários acharam a ferrari culpada, certo? Então como é que a FIA diz que não houve culpa (ou melhor, que não pode provar) se os seus próprios comissários virama a culpa na hora? Não deveriam então devolver os 100 mil para a ferrari???

Milena
Milena
13 anos atrás

Concordo contigo Flávio. A F1 é um esporte entre equipes. Pouco importa se o cara que veste o macacão e que dirige o carro é brasileiro, argentino, paraguaio ou outro qualquer.

O importante é a vitória da equipe. Se o piloto não sabe o significado disso, infelizmente deve praticar um esporte individual que será melhor sucedido.

Quanto ao jogo de equipe, acho que a decisão da FIA está mais do que certa. O que se falou a respeito da ordem da equipe para o Massa deixar o Alonso passar, principalmente pela impressa brasileira, é tempestade em copo d’gua, justamente porque o Felipe é brasileiro. Acontece que, se a situação fosse contrária ai poderia ter ordem de equipe.

Não se pode vincular a nacionalidade do piloto à F1. O que importa nas corridas de carro é o cara que é melhor, que é dinâmico, arrojado, que tem atitude e que se destaca, qualidades que infelizmente, na minha opinião o Massa e o Rubinho não tem.

Daniel Amorim
Daniel Amorim
Reply to  Milena
13 anos atrás

Milena, discordo de você. Já escrevi acima; é claro que o automobilismo é esporte de equipe, mas tb é individual. Assim não fosse, não haveria um campeonato de pilotos onde o campeão é o piloto com mais pontos. Prá mim, deveriam, então, abolir o campeonato de pilotos.

GONÇALVES
GONÇALVES
13 anos atrás

CONVIDO A TODOS QUE FOREM ASSISTIR A F1 NO AUTODROMO A IR DE LUTO,COM UMA CAMISA OU BLUSA PRETA,EM PROTESTO CONTRA A FERRARI E A FIA.VAMOS FAZER ISSO PARA O MUNDO TODO VER.É MUITA SACANAGEM.NÓS Q GOSTAMOS DE F1 NÃO PODEMOS FICAR QUIETOS.ABRAÇOS A TODOS.

DiO
DiO
13 anos atrás

A Manchete dessa notícia deveria ser:
FIA abre as pernocas e Ferrari entra rasgando!!

carlos
carlos
13 anos atrás

Concordo com vc amigo,vamos divulgar essa ideia pra quem for assistir ir de preto.O mundo todo ira ver.

Mário Campos
Mário Campos
13 anos atrás

Alguém se lembra do que eu havia dito?

Segue:

Não há evidências de que tenha existido ordem de equipe. A equipe avisou Massa que Alonso estava mais rápido. A decisão, por mais que contrariada foi de Massa. E não existe nenhuma regra que proiba um piloto de voluntariamente deixar seu companheiro passar. Só é proibida a ordem da equipe.

Acho que eu já sabia o que o Jean Todt diria. Agora, punição interessante seria a exclusão do Massa da prova. Afinal, o Alonso não fez nada, o Massa que seguiu ordens de equipe. Sem o Massa, a diferença seria aproximadamente a mesma do que ele estando em segundo. Seria um tapa com luva de pelica, prejudicando a Ferrari no campeonato de construtores, e não permitindo que o Alonso se beneficie. Ou, se quisesse ser exemplar, excluir ambos. Mas inverter posições, convenhamos, não há nenhuma garantia que o Massa terminaria à frente do Alonso.

Don Victor
Don Victor
13 anos atrás

Nem vou perder mais tempo comentando isso!!!

É notorio o fato que a bandalheira reina absoluta na fia, e que a ferrari compactua com a podridão lá existente.

Por sinal queria as provas que a Mclaren furtou informações da ferrari!!! Até agora, puniram e nem mostraram as provas para condenação. Como diria outro, sem provas não há crime. Agora para a ferrari, mesmo com provas não há crime.

E eu como sempre, continuarei odiando essa escuderia piqueteira vermelhinha suja.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Com tanto dinheiro envolvido, ” não tem”…

Daniel Amorim
Daniel Amorim
13 anos atrás

Concordo que ética, lisura, honestidade, princípios não se aprende de hora prá outra, ou se tem ou não se tem. Por outro lado, é aquela história; quando é com a gente qq tipo de desrespeito, a gente diz que ou respeita por bem ou é na marra…dessa forma, acho que precisam existir, sim, regras, nem que seja prá tentar diminuir esse tipo de coisa. Afinal, em qq profissão existe um código de ética a ser seguido. Ao menos prá dizer aqui tem lei, tem que ter respeito e isso ou aquilo deve ser respeitado. Permitir de vez as ordens é simplesmente brindar os desrespeitosos e mal desportistas. Esporte sem disputa não é esporte. No entanto, se querem um campeonato de marcas somente, não vejo a razão de haver um campeonato de pilotos…tal qual num jogo de futebol, ganha o melhor time e o melhor jogador não ganha nada a não ser fama, admiração e, é claro, dinheiro. Mas não ganha um campeonato particular. Acho, que se querem assim, que se acabe com o campeonato de pilotos…

Giovani Spagnol
Giovani Spagnol
13 anos atrás

Concordo que é uma regra boba, mas ainda assim é uma regra. Queria ver um piloto vencer sem trocar pneus e quando a FIA for quertionar, a equipe dizer: “A Ferrari quebrou um regra e não aconteceu nada com ela. Também não concordamos com a regra dos pneus.”

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
13 anos atrás

Vamos ver se quando for a McLaren ou a RBR, eles não voltem a cumprir o regulamento e tire seus pontos, em se tratando de FIA e Ferrari tudo é possivel.

Flavio Almeida
Flavio Almeida
13 anos atrás

Concordo contigo xará (é assim que se escreve… rs)!
Regra totalmente incoerente com o cenário. Abraços!!!

Daniel
Daniel
13 anos atrás

Esporte nojento… não sei porque ainda me preocupo em assistir F1, é mesmo um vício, do qual tentarei me livrar, porque além de estar cada vez mais chato de assistir, ainda é manipulado de acordo com os humores da Ferrari (e olha que nunca fui torcedor do Zacarias, desde 2007 torço pelo Hamilton incondicionalmente).

Bom, mas hoje não estou nem aí para a F1, porque hoje começa a temporada regular da NFL, as 21h30, pela ESPN.

Um esporte de verdade, com um narrador irretocável, o Everaldo, e um comentarista que é uma figura a parte. É bom ser fã de futebol americano por aqui. Não precisamos reclamar das transmissões, o blog dos caras é frequentado por quem entende do negócio (ao contrário deste, com seus somentários do tipo “o pé-de-chinelo nunca ganhou nada”), não tem briga e eles próprios não se dão ao trabalho de dar respostas mal educadas àqueles que não compartilham de suas opiniões.

Mineiro
Mineiro
Reply to  Daniel
13 anos atrás

É exatamente isso que ocorre neste site e blogs afiliados.

Não aceitam opiniões que não que não seja do agrado deles. Por isso vazei dessa zorra aqui.

andreh
andreh
13 anos atrás

Concordo com suas palavras, principalmente no q diz respeito à Weber, esse q tanta gente gosta de avacalhar(inclusive eu às vezes), mas q teve culhão pra enfrentar até o patrão! Weber pode ser campeão esse ano, e mesmo se não for está de parabéns, já o Massa mostrou q nasceu pra ser mais um 1B!

Cesar
Cesar
13 anos atrás

Olá Flávio, bom dia. Segundo nota que li agora no portal da Globo, o Felipe Massa teria deixado o Alonso passar por estar irritado com o re ado que recebeu pelo rádio e que o recado teria a intenção apenas de motivá-lo. Pra que isso? Porque as equipes não assumem o que fazem e pronto? Você acha que Massa vai dizer que não foi nada disso ou o assunto vai morrer??

Abraço.

João
João
13 anos atrás

A Red Bull não sabe o que fazer, mas tem um consultor lá que chega a ser ridículo em suas declarações, mostrando torcer para Vettel. Quando Vettel causou acidente com Webber, culpou Webber. Agora que Webber está com vários pontos a mais que Vettel andou falando que não vai favorecer nenhum piloto porque Webber exigiu igualdade algumas corridas atrás… Não sei que utilidade tem um consultor desses numa equipe.

Cranio
Cranio
Reply to  João
13 anos atrás

Marcelo, eu concordo contigo. Mas pense, se tivesse no lugar do Rubens naqueles anos, qual outra equipe você correria??

Sinceramente, eu correria de graça se tivesse tido a oportunidade de guiar a Ferrari de 2004. Um dos melhores carros já produzidos na Formula 1.

Sendo assim, não foi só a grana que pesou nesta decisão. O mesmo podemos dizer de Massa atualmente.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Em 1998 na PRIMEIRA corrida Hakkinen liderava, mas a equipe o chamou por engano para o boxe, Coulthard assumiu a ponta, mas teve que devolver a liderança de forma sutil(pra mim foi na cara dura) ao companheiro Hakkinen. Como todo mundo percebeu a manipulação a Mclaren justificou dizendo que Hakkinen merecia mais a vitória que Coulthard(risos) porque a equipe errou(a Mclaren gosta muito mais quando Hakkinen vence diria o Galvão). Eu pergunto: “Se a equipe errou com Hakkinen, o que Coulthard tem haver com isso? Coulthard também merecia vencer era a primeira corrida do ano”. Em outras corridas Coulthard entregou posições a Hakkinen e ninguém falou nada, ninguém foi punido!

No GP da BEL ainda em 1998 Coulthard tirou o pé do acelerador de propósito em um trecho de alta velocidade para o líder da corrida Schumacher bater atrás quando chovia forte, foi um forte acidente, por sorte ninguém saiu ferido. Coulthard e a Mclaren nem punidos foram! Antes desse acidente R.Dennis disse a Coulthard que se Hakkinen fosse campeão ele receberia 1 milhão de bônus, mas claro teria que mostrar “serviço”. Isso já seria motivo para a FIA ficar de “olho” em Coulthard, a FIA de novo ficou em cima do muro!

É justo punir a Ferrari hoje sendo que no passado a Mclaren fez coisa pior e nada aconteceu? Williams e Mclaren fizeram jogo de equipe na cara dura para derrotar a Ferrari na última corrida em 1997, nem advertidas foram…

A Ferrari dança conforme a música, o problema é que Rubens e Massa entregaram a posição na cara dura, esse foi o jeito de mostrar ao público que receberam ordens e que foram apenas “vítimas” no ocorrido. Se tivessem feito de modo sutil como outros pilotos fizeram nos últimos anos, muita dor de cabeça seria evitada! Se Rubens e Massa não estão satisfeitos então saiam da equipe, pra mim Rubens e Massa não tem nada de vítimas, estão participando da manipulação de resultado, o que eles fizeram foi “jogar” para a torcida. A verdade é uma só, na hora eles deram um jeito de sair como vítimas e ao mesmo tempo ficar na equipe, Rubens na Ferrari assim como Massa hoje recebia um GORDO salário e pelo jeito não estavam muito a fim de mudar de equipe para ganhar menos(por um lado seria até burrice). A equipe tem o direito de administrar a temporada, ninguém coloca 300 milhões de orçamento visando só o lado esportivo, sempre vão fazer de tudo para pelo menos um dos pilotos se manterem na disputa do título, nos últimos anos os pilotos deram muito mais valor ao alto salário que a própria carreira, por isso a maioria não tem coragem de dizer NÃO a equipe. Quantas vezes o Berger teve carro mais veloz e mesmo assim se mantinha atrás para não tirar pontos do Senna? Quantas vezes o mesmo Berger ficou “segurando” Prost e Mansell para Senna disparar a frente? Isso pra mim é tudo jogo de equipe, e ninguém era advertido! Bobagem essa regra de proibir jogo de equipe, isso nunca funcionou, quem não estiver satisfeito que caia fora da equipe! O que não da para aguentar é choradeira de piloto que ficou multi milionário se fazendo de vítima em toda entrevista. Renê Arnoux em no GP da FRA/82 não aceitou ordens de equipe para entregar a vitória ao Prost(até tú Prost?). Faltavam ainda 6 corridas para o final da temporada, Arnoux deu um NÃO bem grande a Renault, venceu a corrida e depois avisou que iria se transferir para a Ferrari, em 83 acabou fazendo sua melhor temporada na F1, Arnoux nunca foi campeão, mas pelo menos tinha ATITUDE! Prost vendo Senna ser favorecido na equipe foi para a Ferrari em 90. Piquet fez o mesmo quando viu que Mansell era bajulado, saiu da Williams e foi para a Lotus em 88. Alonso fez o mesmo, saiu da Mclaren e voltou para a Renault em 08. Se Rubens quis ficar 6 anos na Ferrari, AZAR DELE, ficou muito rico, mas ficou sem moral em seu país! Massa pode escolher, mas acho que vai ficar na Ferrari por mais 3 anos, ninguém é louco de sair de equipe de ponta e ao mesmo tempo jogar 14 milhões de euros fora por ano, ia chegar em casa e apanhar da mulher…

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Só mais um exemplo: na primeira corrida do Hamilton pela McLaren em 2007, na Austrália, o inglês teve de ceder posição pro Alonso. A desculpa é de que um era novato e o outro bicampeão…

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
13 anos atrás

Depois dessa, acho que a Fórmula 1 não perderia absolutamente nada com a saída da Ferrari. Perderia dinheiro? Talvez. Mas a Fórmula 1 já viveu dias maravilhosos com metade da grana que tem hoje. Olhem a Fórmula Indy, cheia de altos e baixos, crises financeiras, e tá aí até hoje firme e forte.

Acho que o Max Mosley deveria ter tido mais coragem quando a Ferrari ameaçou sair e deixar que ela fosse embora. É por causa de uma equipe assim que um piloto como Fernando Alonso ainda tem vez na Fórmula 1. Podem morrer dizendo maravilhas do Alonso. Mas o fato é que o cara foi bicampeão a séculos atrás e desde então acha que pode ser campeão na base do grito. Só a Ferrari pra simpatizar com este tipo.

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Jogo de equipe deve existir, afinal as equipes investem muito dinheiro e o próprio nome diz: Equipe. O que não pode existir é o FAVORECIMENTO a determinado piloto. Que foi o que aconteceu.

Alessandro Neri
Alessandro Neri
13 anos atrás

Como já disse mtas vezes anteriormente , não existe , já há algum tempo , o minimo resquicio de esporte na F1. As corridas são um lixo , os carros horrorosos de feio e as pistas insuportaveis , sem nenhum carisma , ou algum ponto desafiador para o plioto. A F1 dos ultimos 13 anos é um lixo. Moto GP e o WRC acompanho com dedicação pois ali estão mtas coisas que a F1 jogou no lixo. O principal: O risco inerente ao automobilismo e que a F1 após a morte do Senna tento erradicar. Ficou um porre. Chata demais.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
13 anos atrás

E essa história de que a F1 é um esporte “de equipe” é a maior conversa fiada que existe! Se fosse assim, Barrichello seria hexacampeão!

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
13 anos atrás

Se um piloto precisa que alguém lhe dê um ponto pra ser campeão, então ele não é o campeão. Simples assim!

Erick
Erick
13 anos atrás

Bah cada dia mais me alegro em ler os posts do Flávio a mais ou menos uns 2, ou 3 anos que frequento seguidamente esse espaço e é muuito bacana, o Flávio tem uma leitura, uma visao pra la de bacana do mundo do automobilismo …sem frescuraa e falando o que pensa sempre …muuuito bom!

Daniel Modernel Junqueira
Daniel Modernel Junqueira
13 anos atrás

A MAIOR PIADA DO MUNDO!!!

ESSES CARAS SÓ PODEM ACHAR QUE AGENTE É TROUXA MESMO…

“A Ferrari disse, na reunião de quarta-feira do Conselho Mundial de Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que Felipe Massa decidiu deixar Fernando Alonso passar e ceder a vitória no GP da Alemanha porque estava irritado. Segundo Carlos Gracia, presidente da Federação Espanhola de Automobilismo e que estava no julgamento, o brasileiro não gostou do recado mandado pela equipe italiana pela comunicação pelo rádio.

– A Ferrari disse a Massa que ele estava mais lento que Alonso para motivá-lo. Irritado com a mensagem, o brasileiro decidiu diminuir e deixar o companheiro passar, o que levou às suspeitas de uma ordem de equipe – diz Gracia, em entrevista à rádio Cadena SER.
– Falei também com Alonso sobre este caso. Ele disse que não sabia nada sobre uma suposta imposição de uma ordem de equipe a Massa para deixá-lo passar – afirma o dirigente espanhol” fonte site do canal que transmite a Formula 1 no Brasil

Quer dizer que o Massa deixou o rival passar porque estava IRRITADO?!?!?! POXA IMAGINA SÓ UM GOLEIRO FICA IRRITADO COM UMA RECLAMAÇÃO DE UM TÉCNICO E ENTÃO NÃO PULA MAIS NAS BOLAS E TOMA GOL… OU ENTÃO O PONTA DE REDE NO VOLEI NÃO CORTA MAIS A BOLA… OU PIOR AINDA O NADADOR MORRE AFOGADO…

FALAR QUE ALGUÉM QUE ESTÁ SENDO MOTIVADO A GANHAR FICA IRRITADO E PERDE?? É ISSO MESMO???

FOI A DESCULPA MAIS ESFARRAPADA QUE EU JÁ OUVI.. NEM SE EU TIVESSE 3 ANOS DE IDADE ACREDITARIA NISSO.

VERGONHA!!!

Cristiano Vitor
Cristiano Vitor
13 anos atrás

Ola Flavio Gomes gostaria de deixar minha opiniao aqui que acho riduculo o que a ferrari faz, por que fazendo um piloto deixa o outro passar acaba com o espetaculo da F1, deixando claro que estão nem ai para o torcedor , que vai ao autodromo ve uma corrida e acaba vendo uma marmelada, independente de ser brasileiro ou nao, pq a red bull deixa seus pilotos brigarem de posicões , pq nao faz isso na moita mandando o massa entrar no boxe e trocar pneu mais fazer do jeito que fez ta errado, F1 pra mim acabo pq so tem piloto bundão, e por isso que prefiro a Formula indy onde todos os carros são = e nao tem divisao dentro de equipe.

abraço!!!

Luizão
Luizão
13 anos atrás

Bem feito pro Massa, só ele saiu perdendo. O Jean Todt disse que todas as partes envolvidas negaram o jogo de equipe. Ué, se não houve jogo de equipe (haha) então o Massa é um cagão de merda mesmo.
Quero ver fazer biquinho de agora em diante…
Abraços

Julio
Julio
13 anos atrás

Não concordo, poderíamos até comparar as equipes a times de futebol onde o treinador é quem determina quem vai a campo, quem sai, etc…. mas estamos falando em esporte coletivo e a F1 pelo que entendo não é esporte coletivo ou que seja de uma vez e valorizem mais o título de construtores (que pra mim não vale josta nenhuma). Sempre haverão fàs da F1 mas para mim, a cada trapalhada dessa, independentemente de brasileiros na ponta ou não, de Senna, de Piquet perco o tesão. No meu mundo ideal da F1 tem que ter disputas na pista como fizeram Barrichelo e Schumacher, aquilo sim é disputa, tem que passar na “marra”.

roberto castro
roberto castro
13 anos atrás

SE O MASSA QUISER SER PRIMEIRO PILOTO DA EQUIPE ELE TEM QUE LEVAR O BANCO DO BRASIL OU A PETROBRAS PARA PATOCINAR A FERRAI…. OU SEJA TEM QUE TER DINHEIRO CASO AO CONTRRIO TEM QUE COMER O QUE ALONSO DER

Ronaldo
Ronaldo
13 anos atrás

Muito barulho por nada. Não existe esta história de “dependendo das circunstâncias” deve-se fazer jogo de equipe. Regulamento é regulamento. Ou é ou não é. Vale para a 1a corrida quanto para a última. Fazer valer um regulmento “condicionado” é casuismo puro. Não vejo nenhum problema com o jogo de equipe. É só dizer que vale jogo de equipe e pronto. A equipe tem 2 carros e o dispõe na pista de acordo com suas necessidades. O primeiro piloto da equipe ganha mais e é nele que a equipe aposta. O segundo piloto tem de correr contra tudo e contra todos. Quem mandou assinar contrato. E essa história de patriotismo barato mjá deu no saco. Ninguém fala do Buton que parou de atacar o Hamilton por pedido da equipe. É muita gente se indignando onde os contratos das equipes são muito claros e dizem quem é o 1o. piloto e quem é o 2o. piloto, quem terá preferência e quem não terá. Se não quer participar do jogo, o piloto deveria vir a público e mostrar o contrato e dizer que não concorda. Quando acontece, como no caso do Massinha, faz beicinho para a imprensa, mostra-se indignado, toma a maior chupada da Ferrari e depois fala para todo mundo que ele é que quis deixar passar. A F1 é um circo. Os pilotos indignados, e com muita grana, bons palhaços.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

E a desculpa do Todt foi falta de provas.
Sei. Então, pelo mesmo critério, a Ferrari não deveria ter sido multada em 100 mil.
Se houve a multa, é porque ficou comprovada a culpa.
Se o problema é a falta de provas, então por que sugerir a revisão da regra?

Flavio
Flavio
13 anos atrás

Concordo – ou se tem ética ou não – não vai ser por escrito. E por não concordar com a falta de ética na F-1, me recuso a voltar a assisti-la e compactuar com a falta de ética, entre outros absurdos.
Abraços
Flavio

Rosemeyer
Rosemeyer
13 anos atrás

Como pode um sujeito ,que sempre foi parcial ,anti esportivo(em linguagem popular,um vendido)comandar a entidade maxima do automobilismo.Essa e’ a questão ,todo o resto e’ decorrencia.A Italia tem produzido e nutrido a mais fabulosa coleção de pseudo humanos,italianos ou não, da ultima decada,a começar por seu presidente.Façam um retrospecto.

Mário Ferreira - Setúbal - Portugal
Mário Ferreira - Setúbal - Portugal
13 anos atrás

Flávio, pela primeira vez, concordo totalmente contigo.
Um abraço de Portugal.

Sandro
Sandro
13 anos atrás

Terminou em pizza!
Tem metade calabresa e metade muzzarela?

Cláudio F1
Cláudio F1
13 anos atrás

É por isso que eu digo: Pra presidente da FIA Tiririca, pois, pior do já está, não fica!!!

Eric Bemkis
Eric Bemkis
13 anos atrás

Na corrida onde o Alonso, cortou por fora na entrada do boxes e trocou pneu antes do Massa, ja se percebeu nitidamente quem era o primeiro e segundo piloto.
No Brasil aposto que Massa vai alegar dor de barrtiga e não vai para a pista. pois sabe que ele e a equipe serão vaiados.

Eric Bemkis
Eric Bemkis
13 anos atrás

Ai, se ve a diferença entre pilotos e pilotos, no lugar do Brasil produzir Senas, passou a produzir Rubens…….rsrsrsrsr

Ron
Ron
13 anos atrás

Como foi dito só tem um jeito: reclamar.
Quem não quiser mais assistir, não assista (passe longe da TV, mude de canal, desligue, vá fazer outra coisa e não perca mais seu tempo ou seu sono).
Quem quiser boicotar o GP em Interlagos, boicote.
Quem comprou ingresso, tente pedir o dinheiro de volta.
Quem ainda assim for ao GP, que faça um protesto pacífico com cartazes e abusando nas vaias à Ferrari e aos envolvidos.
Simples assim: Vamos fazer juntos? (olha só, o slogan também serve para isso).
E quem puder espalhe a ideia Internet afora.

Jeremias
Jeremias
13 anos atrás

Conrado Andrade – falou td. Dinheiro na frente. esporte em 2º plano. Tudo isso vem acontecendo a muito tempo. Só agora estão dando alarme: “TEM JOGO DE EQUIPE”. A ordem nem foi explícita, foi camuflada…
Agora, o Massa é um bom 2º piloto. Alonso, não foi bi-campeão a toa, 2 títulos consecutivos, desbancou somente a “lenda” schumy. Atualmente, ele com um carro acertado, ninguem segura.
O resto, é apenas a fumaça q “uma emisora” joga nas vistas dos telespectadores…

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Jeremias
13 anos atrás

Não é só na F1. É em qualquer esporte rentável. Futebol principalmente.

André Araruna
André Araruna
13 anos atrás

é de forma inaceitável que mais uma vez a ferrari impõe suas medidas que contrariam todo o espírito do esporte, que é a competição entre os atletas independentemente da sua modalidade, isso é fundamental para que um esporte não perca o seu brilho, o problema é que quando falamos de automobilismo logo vem a F-1 pelo brilho que ela reluz até hoje por uma outra época, em que pilotar um carro de F-1 era uma glória onde um piloto buscava os seus limites mesmo sabendo do risco, isso tudo hoje em dia caiu por terra, antes de ser um esporte é uma sensação única o automobilismo está ligado diretamente ao desejo que o ser humano tem por pilotar maquinas fantásticas onde o limite está dentro de cada um e no desejo de superá-lo é cada vez mais instigante, em minha opinião todo piloto tem que ter orgulho do que faz se o massa tivesse um pouco de orgulho pelo que faz, teria arriscado uma possível demissão, o que importa; isso não é o fim do mundo, um piloto no nível dele se não conseguisse uma vaga em outra equipe poderia abraçar uma outra categoria, e assim pilotar com o mesmo desejo que ele teria com um F-1 esse estigma de que só a F-1 consagra tem que cair, só assim o brilho que ela teve em outrora irá ressurgir, porque a F-1 é mais um outdoor de propaganda do que esporte a motor onde rende milhões a cartolas famigerados que pensam que os tilkodromos são emocionantes e a paixão do público cada vez mais padece, fazendo assim com que o orgulho de ter um brasileiro na F-1 se torne uma coisa relevante.

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  André Araruna
13 anos atrás

(isso não é uma mensagem pessoal, apesar de ser uma resposta!)

Vcs estão ignorando um lado da história que é mais importante do que a própria competitividade do esporte, que é a segurança. Se os anos “áureos” são representados por pilotos magnificos, corridas fantásticas, etc… eles tb são representados por MUITAS mortes e quebras (em vários âmbitos sociais, esportivos e políticos). E isso definitivamente não é tolerável. Os “tilkodromos” estão nesses moldes exatamente por esse motivo: respeita as imposições que a própria FIA determinou, por uma série de ocorrências. E não sei se repararam… mas cada autódromo novo, é melhor que o antigo. Cada ano que passa, novas regras são feitas pra tentar melhorar o esporte e isso tem que ser visto com bons olhos. A Formula 1 é um esporte que corre junto com a tecnologia e a segurança atual. Naqueles tempos, por um acaso do destino, as corridas eram feitas daquela forma: era o que tínhamos de mais avançado. Era ótimo… but deadly. E eram melhores ainda na década de 60. Apesar das transmissões só terem ficado realmente boas, a partir de meados da década de 90. Mas não podemos nos dar ao luxo de ver mais pilotos morrerem “por esporte”. Perdemos Ayrton Senna, perdemos Gilles Villeneuve e deixamos de ver MUITA coisa por conta disso. Mas parece que isso não tem valor algum pros reles mortais que estão assistindo corridas de seus sofás.

Mesmo assim, hoje, temos carros mais de 10 segundos mais rápidos por volta do que antigamente. Muito mais rápidos e, por consequência, perigosos, embora mais fáceis de pilotar (veja bem: mais fácil de pilotar; mais dificil de ser melhor). Carros tão fantásticos, rápidos e potentes, que fazem a competitividade se limitar à centésimos de segundo. Não a toa, vemos dificuldade em disputa de frenagens; dificuldade em se pegar vácuo, etc. Hoje, vemos a Force India chegar em 10° com uma diferença de menos de 1 segundo por volta. Além disso, vemos que a maioria dos carros que começam as corridas, tb terminam as corridas. Antigamente não era assim. Outro ponto importante: os pilotos são extremamente formados e competitivos, muito mais que antigamente. Temos um grid com uns 10 pilotos excepcionais, hoje em dia. E o pessoal esquece que antigamente, tb tinhamos corridas muito ruins – com transmissao precária. Natural do esporte e do nosso Tempo.

Pra mim, o único problema da F1, é a telemetria em tempo real. Isso pra mim, é o que deveria ser mais ‘humanizado’ na F1. Nos boxes, não deveria ter mais nada além de humanos e ferramentas mecânicas.

A questão do “orgulho de ser brasileiro” é PATÉTICA aqui, numa boa. Sinceramente. Quer ter orgulho de ser brasileiro, então vai lutar por seus direitos. Vai fazer alguma coisa pelo teu país, pelo teu bairro. Aliás, é bom ressaltar: Felipe Massa está fazendo pelo automobilismo brasileiro, o que NEM O “DEUS/HERÓI” AYRTON SENNA conseguiu fazer – sem querer tirar seus méritos, sua instituição de caridade… não é questão de comparação. É questão de feitos pessoais e, por esse lado, Massa só tem coisa boa pra contar.

Quer torcer? Seja bem-vindo, mas pq ter que torcer só por brasileiro? E pq brasileiro TEM QUE andar sempre na frente? Pq o brasileiro só é elogiado se ganha tudo? Isso é ridiculo!!! Especialmente no automobilismo!

O torcedor brasileiro é ignorante ao extremo e pelo que vejo aqui, não sabe o que é torcer. São egoístas que esperam a vitória de outra pessoa, pra suprir algum tipo de desejo de sucesso!! Bizarro!! E só torcem se tiver alguem pra torcer contra tambem (Massa x Alonso; Senna x Prost; Rubens x Schumacher). Porra… fiquei feliz pra cacete quando vi o bairro inteiro, torcendo pro Massa nas ultimas voltas do GP do Brasil de 2008. Mas e daí?! Perdeu o título e voltou a ser um Zé Ninguem pra maioria. Pra mim, foi Massa quem ganhou aquele ano, pois sua performance pessoal foi consideravelmente maior que a de seu rival. Pra mim, é isso que vale.

Se eu fosse levar em conta o meu “orgulho de ser brasileiro” por esse único motivo, posso dizer de boca cheia que eu tenho VERGONHA de ser brasileiro. Ainda mais vendo a Dilma do jeito que está…

E voltando ao assunto “100”: Massa fez de modo errado o que deveria ter sido feito. A Ferrari sempre disse que seus interesses são prioridade e os pilotos, qndo assinam, sabem disso. Da mesma forma que é a politica da McLaren de “liberar” seus pilotos. Por conta do ‘problemático’ jogo de equipe a McLaren (que não fez uso disso) perdeu em 2007 e a Ferrari ganhou (fez uso). Errado? Pq seria? É uma competição de equipes de 2 carros, em 2 campeonatos, onde o mais importante é o de construtores, oras. A grande culpada disso tudo, é a regra que a FIA impôs: é malfeita, malformulada e dúbia. Este ano, Massa não teve UMA UNICA performance vencedora, ao contrário de Alonso. No GP da Alemanha, embora eu não achasse necessário o que foi feito, a verdade é que Alonso já estava muito a frente no campeonato e Massa nunca teve chance alguma neste ano. Ele nao está sendo regular, tampouco tem brigado pelas 3 primeiras posições. E pra acabar com o assunto: desde a primeira corrida que ele diz não ter se adaptado ao carro (nao consegue esquentar os pneus “em função do estilo de pilotagem”).

Abs

Antonio Seabra
Antonio Seabra
13 anos atrás

Flavio,

Texto irrepreensivel.
Parabens

Antonio

Regis
Regis
13 anos atrás

Essa decisão já era esperada na verdade. Com o Jean Todt lá, a pizza já estava no forno há um bom tempo.
Porém o que mais me surpreende, é que toda vez que o nome de Fernando Alonso está envolvido em alguma sujeira, ele sempre sai ileso, como se nada tivesse ocorrido. Já não bastasse toda aquela história da Renault e do Nelsinho (será que alguém acredita que ele não sabia?), agora essa de novo.

Alayr Jr.
Alayr Jr.
13 anos atrás

Prá mim é como disse o Paulo Cleto: A FIA, a Ferrari estão certos, quem está errado somos nós que continuamos achando que F1 é esporte. NÃO É !!!!!!!!!!!!!!! É show, é marketing, é entretenimento. Ganha quem é interessante para o mercado ganhar.

Alguém aqui já imaginou a Nike pedir para o Federer deixar o Nadal ganhar porquê o Nadal está um ponto à frente dele no ranking da ATP ?

Willian
Willian
13 anos atrás

comi uma de dois queijos hoje que estava deliciosa!