FUNDO DO POÇO
SÃO PAULO (só que…) – A Estoque Carros vive sua pior temporada dos últimos tempos. Hoje, em Campo Grande, quatro pilotos foram desclassificados por mentir para a direção de prova. Entre eles, o vencedor Daniel Serra. Os outros foram Cacá Bueno, Xandinho Negrão e Ricardo Zonta. Quando a prova terminou, eles pararam seus carros no meio da pista. Alegaram que tiveram problemas técnicos. Na verdade, não tinham, no tanque, o mínimo de 3 litros de álcool que o regulamento exige ao final da corrida. Tentaram se livrar da vistoria, é o que dá para supor. Thiago Camilo também foi eliminado, mas voltou aos boxes com o carro andando. E não tinha os tais três litros.
Claro que se há uma regra, ela deve ser respeitada. Quem não respeita que seja punido, mesmo se ela parecer esdrúxula. Ocorre que, neste ano, já teve corrida em que passaram por cima dos tais 3 litros. Aquela do milhão. E já teve prova com menos voltas do que o programado, por causa da TV. E com mais voltas, também. Rola uma enorme desconfiança entre pilotos e equipes. E tem muita gente insatisfeita com a gestão da bagaça.
Há resultados sub-júdice, ainda. E a corrida de hoje encerrou a fase de classificação para o playoff, que terá quatro etapas. Não se sabe como começará a fase final, já que há recursos pingando aqui e ali — embora as desclassificações de hoje não tenham alterado a ordem dos dez primeiros, o que permite fazer a pergunta: será que seriam punidos se mudasse algo?
É uma zona, em resumo. Que pode ser creditada à ineficácia da CBA, que deveria zelar pelo regulamento, e às relações promíscuas entre alguns pilotos, equipes, organizadores e TV. Tem gente que manda demais, tem gente a quem tudo é permitido, tem gente a quem nada é permitido.
A Estoque não é para ser levada a sério como competição. É um brinquedinho dos marqueteiros da Vila Olímpia, como eu gosto de dizer. Anunciantes fortes, dinheiro gasto com gosto, daquele que vai e volta, um evento corporativo cujos atores, todos eles, insistem em dizer que é o máximo. E o dizem entre eles, nas festas, almoços e jantares, e todos concordam, e está fechado o círculo fantasioso. Como escreveu o Dú Cardim no Twitter, é um categoria que a Globo finge que transmite, os pilotos fingem que correm, os patrocinadores fingem que têm retorno, e a CBA finge que existe.
Eu, pelo menos, não finjo que gosto. Acho uma porcaria.
Então tá bom, já que assim esclareces…
Fica assim então.
muita gente boa já deixou a categoria. gente que fazia o esporte pelo prazer e não pelo $$$ que tá sendo envolvido. O Fernando Parra por exemplo é um deles que tinha uma excelente equipe, tudo muito organizado, preferiu cair fora. Só ficam os pozudos “rostinhos bonitos” fabricados pelos papais, titios e mkteiros da vila olímpia, que não sabem a diferença de um carro pra um kart e ainda mais acabaram com o automobilismo nacional. Será um milagre se daqui há alguns anos ainda surjam de nossas pistas pilotos capazes de ganhar algum título mundial.
Opinião é igual bunda, cada um tem a sua. Pra mim beira o desrespeito dizer que os pilotos ‘fingem que correm’. Quanto aos outros fingimentos, concordo.
É o que eu disse antes…”a stock é a BOLHA do automobilismo nacional”…pelo visto tem gente que já se tocou….e está literalmente puxando o carro e deixando as bolhas para trás.
Agora pode vir o efeito manada…corrida de boi.
vixe..a Bolha da stock pode estourar estourar.
Guilherme Corrêa
Bom, apesar de tudo, a categoria continua atraindo milhares de pessoas para os autódromos.
Gosto de grids cheios. Devemos admitr que a Stock é a única categoria do Brasil que promove um espetáculo na pista, além, claro, da F-Truck.
A cobertura da Globo não é boa, mas acreditem, em qualquer outra emissora do país seria pior para a categoria.
Os pilotos que não estiverem satisfeitos só precisam convencer seus patrocinadores e procurar outro lugar melhor pra correr. Pq não fazem isso?
A TC 2000 é show, dá de dez a zero na Stock. A algum tempo atras, teve um final de semana que reuniu a Stock e a TC 2000, em Curitiba, deu pra comparar bem as 2 categorias; a Stock, monomarca, so difere a capota bolha, V8 +- 450 hp; a TC 2000, tinha carros derivados dos de rua, Toyota, VW, Ford , Renault, Honda, 4 cilindros, +- 300hp, faziam muito mais curva que os trambolhões da Stock, tinha mais pega, o barulho dos motores chegava a doer nos ouvidos, de tanto que gritavam os 4 cilindros, e os tempos eram 2 segundos à mais que os da Stock, por volta, o que é pouco se levar em conta a diferença de investimento dos carros. Até o meu filho que era pré adolescente e não sabia da diferença das especificações dos carros, achou a categoria gringa mais legal, com mais pega e seletiva
Na última corrida para decidir os pilotos para o playoff, a TV Paulista não transmitiu (deve ser porque Mato Grosso do Sul é de difícil acesso). Aí já se percebe a importância da categoria para a emissora. Pelo menos o Sportv transmitiu ao vivo e com o bom Sérgio MAurício no lugar do chato Luís Roberto.
Da corrida, não tem muito o que dizer, já que de todas as úlitmas provas que decidem os pilotos que vão decidir o campeonato, esta foi a mais fraca.
Boa prova de Daniel Serra e Nonô, enquanto os outros se esfregavam lá atrás, principalmente na grandde reta oposta, onde teve muitas ultrapassagens.
Muito estranho a atitude dos pilotos que pararam na pista após a bandeirada, agora sabemos porque.
E no Globo Esporte de hoje, foi mostrado vídeo da conversa do Cacá com a equipe sobre a posição do Popó na pista em relação ao playoff.
PAra mim merecia exclusão dos dois pilotos (Cacá foi excluído por outro motivo). Pode não ter nada de punição no regulamento, mas foi uma decisão que vai contra o lado esportivo e por isso deve ser combatida.
Obs: Após o vídeo, mostra uma entrevista com o Camilo, e se pode observar que ele não se dá com o Cacá.
Flavio
Só deixando as coisas bem claras aqui: não existia nenhum link da FTruck, na home do GP, (precisamente às 2330 da noite de ontem) enquanto exisitia sim, links diversos de declarações de pilotos, press-releases e presepadas em geral da Estoque, fora uma galeria inteira de fotos da prova (??!!) de Campo Grande.
Linkzinho que desaparece na timeline é fácil. Difícil é dar a mesma visibilidade que a SC tem na home do GP.
Ou seja, precisa desenhar pra mostrar que a Truck é a vira-lata da história, enquanto a Estoque sempre está sob os spotlights, mesmo sendo um lixo técnico, conforme todos nós aqui estamos cansados de saber?
Calma lá…ninguém aqui te quer mal, apenas saiba reconhecer quando o GP pisa na bola também.
Pensa nisso. Teus pupilos não são infalíveis.
A Truck foi noticiada. O resto é ilação sua. Não encha o saco. Damos destaque ao que achamos que merece. Simples assim.
O SporTv passou a corrida toda. Tudo isso é ridículo e pior do que isso, é acreditar que a CBA vá fazer alguma coisa… Concordo com o que o amigo disse acima, ainda pode ficar pior…
A única salvação da Stock, seria romper com a Rede Globo e todo essa nojeira que existe hoje, e se juntar com a truck, deixando que o pessoal da truck cuide da Stock. Talvez essa seja uma solução mais imediata.
Como está, não tem a mínima chance de ir longe.
Quando o Kaká sair da Stock, a Globo larga o osso…
mas o que importa mesmo é que o Cacá Bueno provou, no deserto de Sonora, que um estoque brasileiro pode andar a mais de 200 milhas por hora. orgulho nacional…
me desculpe, mas estoque brasileiro? o carro tem toda a mecãnica vinda de fora, e nem o motor é do fabricante do veículo pois é um V8…
Vai se falar o quê? não é um esporte. É só marketing. E me desculpem, não é muito diferente da f1.
É uma pena mas o automobilismo tá se tornando muito chato.
O Col e a CBA querem matar a galinha dos ovos de ouro, só por ganancia e cobiça! Sabe duma coisa: Com mais esse patifada geral, que se explodam! Ehê LisarB véio de guerra… :(
FG,
De fato, com um olhar mais econômico sobre o tema, eu faço um comentário com todo trocadilho a que tenho direito…a stock car é a “bolha” do automobilismo.
Deveria lançar ações na bolsa.
E coloca bolha nisso.
abç
Guilherme
Caro Flavio,
Por fvr não compare a estoque com Zona pois Zona é organizada, vai fazer bagunça em uma casa de tolerância com certeza vc vai ser convidado a se retirar rsrsrs
abs
Estoque…. Pelo amor de Deus…. que coisa mais sem graça…. Estava começando a etapa de Campo Grande e mandei um sms para o meu amigo Marcelo Giordano da classic…. perguntando se ele consegue assistir 2 voltas daquela corrida sem graça…. preciso dizer qual foi a resposta? Quem gosta de automobilismo de verdade não consegue assistir aquilo não. A verdade é que estamos muito atrasados… não precisamos ir muito longe…. nossos ‘hermanos’ argentinos…. automobilismo lá na minha opinião é muito mais legal do que aqui. Semana passada ví uma prova que só tinha Fiat Uno praticamente…. muita disputa por posição…. muita ultrapassagem…. muita curva tocando porta com porta…. É. Os almofadas da Estoque teriam até nojo de encostar num carro daqueles. Mas que é muito mais corrida que a Estoque é, e garanto que não se gasta 5% do que se gasta na Estoque.
A estoque cars não existe como categoria. É apenas um evento corporativo em o que menos interessa é o esporte ou a competição. Para os participantes e organizadores fica a sensação de alma vendida ao Demonio ( $$$$$), pois eles sabem mto bem que estão em um negócio, que não faz questão nenhuma de ter alguma relação com um automobilismo verdadeiro, honesto e emocionante. Um horror. Somos testemunhas da fase mais negra da história do automobilismo brasileiro.
O que me deixa encabulado é ver gente como o Reginaldo Leme, que a princípio tem seriedade e credibilidade, se esvair em elogios à categoria e dedicar programas inteiros ao tema e pilotos (Linha de Chegada). Só posso acreditar seja por força de contrato…Mas que deve dar engulhos, deve.
O que me chama atenção na estoque, é a fragilidade dos carros. Se vê de tudo, capô voador, carenagem que parece ser de papel, porta que se solta e até mesmo assoalho que se desprende. Uma carroceria de isopor me parece uma melhor opção.
Cada vez gosto mais do Turismo Carretera Argentino, pelo profissionalismo, pelo espetáculo e pela organização.
Lá a comissão técnica é foda, examinam até se não falta nenhum parafuso no final na prova. E nós falamos tão mal dos argentinos, mas pelo menos nisso eles são mmmmuuuuiiiiiiiitttttoooooooo melhores que nós, sem falar nas estradas deles.
Li em uma reportagem que estão em contato para adquirir dos EUA motores V8 para usar nos TC.
É assim.
Vamos todos correr na Classic (sugestão:convidem o Cacá para correr na Classic).
Abraço.
Pedrão – SMO
3 litros no tanque ?afinal e corrida de carros, ou campeonato de faculdade de engenharia do carro de corrida mais economico ganha?????
Eu já estava achando uma verdadeira porcaria as corrids da estoque pois justamente é um fingimento total, ontem foi ridículo o locutor (que eu até gosto) fazer uma prezepada sobre o Popó Bueno e seu desempenho (?) para alcançar a classificação para o ZONAL final, engraçado é que não mostrava nada o narrador quase botando um ovo de tanta emoção e agente vendo aquele engarrafamento característico da prova, no fim do dia o círculo do ridículo se fechou com a notícia das desclassificações ou seja a corrida(?) que vimos (?) não valeu nada, ganhou quem não vimos (?) correr(?)… eu hein!!!
E agora Galvão, vai ficar MUDO?
Quatro pilotos foram desclassificados por mentir para a direção de prova, entre eles Cacá Bueno!!! E o imbecil narrador ainda questiona a ética de pilotos e equipes na Formula 1!!! É a segunda vez em menos de um ano que Cacá é desclassificado! Como diria o Galvão: “Isso é muito FEIO, atitude MUITO BAIXA para um esportista!!!”
Bem vindo ao clube dos “Dick Vigaristas” Cacá Bueno, queria ver a desculpa esfarrapada do pai nessa trapaça do filho.
O maior problema da stock é a indefinição das trasmissões. A categoria enquanto desempenho puro, disputa e etc é similar a qualquer outra. Se anda mais ou menos que essa ou aquela é o regulamento que foi escolhido. Comparar com a NAscar é uma covardia, não se pode dizer nem que eles querem copiar. São 60 anos lá e mesmo assim passaram por problemas de audiencia e patrocinios. Aliás, que eu saiba, como disseram aqui, os motores são iguais, não tem essa de cada marca fazer o seu não..me corrija quem souber com exatidão. Assistia lá nos anos 80 a Band transmitir a antiga estoque dos Opalas e fui a várias corridas aqui no Rj e não vejo nada diferente em termos de disputa etc. Esquecerem que o Ingo é o rei da stock, houve uma época em que ele era o Schumy daqui, ganhava mais da metade das corridas no ano. Tem um monte de títulos, o 2o maior vencedor, Paulão tem 4 e ele 10 ou 11!!! Cade a competitividade?? Os Opalas quebravam mais do que esses carros aí, se vc não tivesse cuidado com o câmbio já era, era original, projetado para lidar com um motor com metade ou menos da potencia atingida pelos 4.1 preparados. Depois passaram a usar caixa importada e motores 4.3 (o 4.1 modificado) com peças americanas que duravam mais e ficavam mais baratos que refazer o 4.1 a cada corrida. Mas é aquela coisa, o fulano é que era piloto, o carro é que era carro…A maioria que diz isso só assistiu corrida em casa ou na arquibancada, grandes conhecedores de “revista” ou da internet..nunca ficou horas num box tentando levar um papo com mecânicos, observando o carro ser mexido, querendo se enturmar naquele mundo ali. Era romântico agora é mais profissional, tudo evoluiu! Cada sujeito daqueles que entra num carro, quando vc tira tudo que gira em torno dele até botar o carro qq coisa no grid, sobra o que?? Paixão de correr!! Não interessa o resto, todos ou 99% tem paixão absoluta por correr, se tem um carinha que gasta quantias razoáveis para colocar um carro de 5a categoria(Lada..conhecem??) na pista e curte, divulga, poe filmes e etc…É pq? Paixão por velocidade, se alguns estão na stock outros na F1 e tantos na fórmula caruaru fica por conta de fatores que não vale a pena discutir. A estoque é uma categoria sim, muito melhor e mais rápida que a TC2000 ou top v6 que falam tão bem por aqui, se tem problemas extrapista a disputa é duríssima e o grid de largada não deixa duvidas, são 20 carros em média dentro do mesmo segundo. Isso não acontecia nunca com os Opala, carro que adoro e tenho 1 e já tive outros 6, sempre 6 canecos e de vários modelos. Torço para que os marqueteiros da V. Olimpia resolvam com a Globo os tais problemas e tornem a transmitir na íntegra. E quem nunca foi ao vivo, que vá e depois venha aqui dizer com sinceridade o que achou!!!
Pra mim, o maior problema da stock é essa indefinição das transmissões. A
compartilho da mesma opinião…uma MERDA…
Não li ous outros posts antes – o que posse dizer desta vez é que é uma pena: foi uma ótima corrida (a da Montana também). Me parece que o autódromo de Campo Grande é capaz de proporcionar grandes disputas. Gostei das corridas, desta vez…
Se o Serra tinha menos de 3 litros no tanque foi culpa da Dilma!! Na verdade todos os pilotos com menos de 3 litros foram abastecidos pelos secretários da Dilma e do PT! É a única explicação plausivel para isso. A Estoque é primeiro mundo, tudo de ruim que acontece é maracutaia do governo federal. Vou relatar isso pra Veja fazer mais matéria séria.
Ass: Tucaninho em extinção.
hehehehehehehehe…. essa foi ótima.
Tem de denunciar essa sabotagem petista para a veja que é uma revista séria e imparcial. Só lunáticos como o Flávio podem ver mensagens subliminares contra o presidente da República nas capas desta publicação. É bem capaz de estarem reclamando das duas ultimas capas também só porque a revista se referia a polvos invadindo Brasília. Provavelmente estavam falando de um problema no ecossistema do litoral do D.F e o pessoal já viaja.
Acho que tu não entendeu a ironia do meu comentário. Veja séria e imparcial?! Nem aqui nem na lua..
Entendi sim. Eu estou ironizando a veja também. É que o Flavio postou um comentário sobre a veja e sua “imparcialidade” e muitos blogueiros criticaram, disseram que ele tinha “cheirado”, e daí pra pior. Então eu queria ver se o pessoal ainda acha exagero depois das últimas duas capas da “revista”.
Moro em Campo Grande e fui à corrida pois não tinha o que fazer…arquibancadas vazias…corrida monótona e só agora descobri porque no final da prova os pilotos foram abandonando os carros pela pista…
A Stock Car na minha modesta opinião era excelente quando quem mandava era a Chevrolet, e só corriam Opalas, no qual o nome era Opala Stock Car, e a tralha da RG não chegava perto.
Neste domingo, eu nem sabia que tinha Stock Car, pois já faz tempo que perdi o tesão por esta categoria.
Mas, o calendário da Truck de 2010 eu sei decor e saltiado, e esta corrida na Argentina foi um Tesão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tudo que a RG se envolve, ela consegue estragar!!!!!!!!!!!!!!
A única categoria mais ou menos organizada é a Truck, muito por causa do seu falecido fundador e agora de sua viúva.
O fundo do poço quase sempre é um fundo falso. Não duvide, ainda pode piorar.
Flavio
Casualmente um amigo que mora em Interlaken, Suíça, me enviou um teste de sua nova câmera onde ele filmou a TV sintonizada na Globo Internacional.
O que passava? Stock Car.
Perguntei: “passou a corrida inteira?”
A corrida na íntegra, segundo o camarada.
Há poucos dias atrás o Flávio postou um comentário muito parecido com esse. E mais uma vez concordo e apoio o que ele disse. Essa categoria é muito mais marketing (e marketing mal-feito) do que competição.
Se olharmos o regulamento esdrúxulo, os carros péssimos que se desmancham durante a corrida, provas em pistas ridículas como em Ribeirão Preto ou Salvador e esse bizarra corrida do milhão…francamente….parece coisa da Rede Globo. Parece coisa vinda do pessoal que elabora aquelas fajutagens do “BBB” ou do “no Limite”, que tratam o espectador como débil-mental e que nada sabem de automobilismo. Eu até acho que no fundo, o brasileiro nem gosta de automobilismo.
E tem alguns iluminados aqui que ainda metem o pau na Truck…….
Aliás, Truck esta, que até agora não tem sequer um linkzinho chinelo no GRANDE PREMIO pra corrida em Oscar Galvez…e já faz quase 12 horas que terminou a corrida….Uma senhora corrida aliás…
E a estoque fica nessas de karaoké, de fingir, de enganar….
Como diria um célebre narrador, em hora não menos célebre: Saiam, meus amigos….
Você é cego ou é bobo? http://esporte.ig.com.br/grandepremio/outrascategorias/outras/2010/09/19/piquet+segura+giaffone+e+vence+corrida+da+truck+em+buenos+aires+9594970.html
Pois é. A melhor categoria de turismo do mundo, segundo Reginaldo Leme.
Nosso automobilismo já era.
o hamilton nao fez algo parecido na f1 ?
parece que a palhaçada e global ( GLOBAL ) rs
acompanhando o raciocínio perfeito do Dú, acrescento. Eu fingi que vi pois estava dormitando entre o speed e o Sportv.
Tem jeito não. A maior categoria do automobilismo nacional, é uma piada. Completamente sem graça.
Se vc acha a Estoque uma porcaria, prá que perde tempo em escrever um post sobre ela?
Típico comentário de fã de BBB e porcarias do tipo
Não perco mais meu tempo, nem com estoque nem com aquele arremedo de corrida conhecida como f1..
A Stock Car brasileira é uma vergonha, uma pífia e ridícula tentativa de imitação da NASCAR, a V8 Supercars, do WTCC ou da DTM. em se tratando de carros de turismo…
sabe por que?
NASCAR: A NASCAR tem carro de verdade, com motor de verdade, um carro da Ford tem motor da Ford, um carro da Toyota tem motor de Toyota e assim vai. Além disso os caras tem muitas corridas por ano, sem a encheção de saco de caber em um bloco do EE. a NASCAR é transmitida ao vivo em zilhões de canais! se passa um filme da NASCAR no cinema todo mundo vai ver. porque achando “Redneck” ou não os “caipiras dos EUA” sabem criar categoria de público. Todo mundo gosta, os caras não correm fora dos EUA mas tem gente até no Japão que gosta…
V8 Supercars: são 2 marcas na qual o piloto de uma odeia o piloto de outra, regras simples, muitas corridas, provas longas e carros velozes aliado a constantes ultrapassagens e batidas. Eu nunca vi uma prova ao vivo, mas quando vejo no Speed Channel eu acho muito legal. os Australianos sabem fazer corrida…
DTM: Alemão entende de carro, entende de Avião e entende de fazer coisas legais. DTM seria uma “NASCAR” da Europa, você vê Pilotos bons lá, você vê provas boas, você vê corrida de verdade com carros de verdade.
WTCC: idem a DTM…
Flavio…. One coment…
QUAL SERÁ O NOME DA CATEGORIA NO ANO QUE VEM?
CAMPEONATO BRASILEIRO VARZESTOCK OU DESAFIO AO GALO V8.
PQ automobilismo mesmo sério, não ehh!!
Também nunca gostei da Stock Car. Já escrevi aqui o que penso sobre esta categoria que para mim é Stock Card.
Imaginem se toda esta estrutura e dinheiro fosse investido em uma categoria de Formula onde os pilotos pudessem mostrar e desenvolver seu talento para seguir carreira numa categoria maior.
hahahahahaha falar o que de uma categoria que aparece em novela em que o “piloto” é um pedófilo, zoófilo, homosexual ou sei lá o que?!?!? É um circo mesmo e ainda bem que não gasto mais meu $$$ comprando ingresso pra assistir essa porcaria em Interlagos.
Alguem teve a impressão de que essa corrida não foi ao vivo?
Eu tive, talvez esteja enganado, vou botar um speed Channel no meu quarto e ver corrida de verdade…
Boa Noite, Flavio.
Nada como um dia após o outro, com uma noite no meio.
Há algum tempo atrás o Caca de uma entrevista e que foi até
postada aqui por você.
Descia a lenha em tudo e em todos na “escroque car”.
O que eu aprendi nessa vida é que nada , nenhuma situação, nenhuma postura se sustenta se não estiver baseada na verdade. O que for fachada, falso ou hipocrisia virá a tona rapidinho. A mentira não se sustenta sózinha.
Porque será que ele abriu a boca após aquela corrida em
Salvador? Qual a real motivação?
É que o Cacá já está se arrumando pra correr no WTCC no ano que vem e ligou o botão de “foda-se” para essa (falta de) categoria…
Ta na hora de dar um basta na CBA e na Globo.O Post e’ sensato e diz o que sinto tambem.
Malandragem no automobilismo brasileiro já existe a muito tempo.Aqui em Brasilia, na década de 70, tinha um piloto que sempre andava fora do regulamento e quando ganhava e recebia a bandeira da vitória, tinha um dispositivo no seu carro que ele injetava óleo no carburador e o carro dava a volta da vitória soltando muita fumaça, dando a impressão que o motor havia fundido e assim ele fugia da inspeção.
Quanto à Stock, ela não foi transmitida ao vivo e também a categoria lançada pelo Massa que diz ser barata e de base é extremamente cara e tem somente 8 carros.
Jovino
na última “Corrida do Milhão” o Ricardo Maurício não chegou aos boxes por falta de combustível. Levou os pontos e o milhão. E daí? Como fica?
Emerson,
Infelizmente a regra da corrida do milhão foi outra… palhaçada
Se continuar assim, qualquer dia desses vão dar a taça de vencedor pra aquele ‘piloto’ da novela.
Quem sabe ele não se torna o campeão de 2010!
Concordo em gênero, número e grau com tudo que você disse.
O pior é lembrar da Stock nos anos 80 e início dos 90 e ver o que virou essa merda….