Foto de ontem em Interlagos, enviada pelo Luiz Roberto. Corrida de moto. Desculpem a desinformação, mas nem sei qual a categoria. A pergunta: o que as motos têm que os carros não têm? Por que o Paulista de Automobilismo não leva NINGUÉM ao autódromo?
Flávio,
Moro 4 Km do Autodromo e as arquibancadas estavam cheias, por um motivo muito simples; Divulgação.
Acredite!!
Um carro de Som, foi até a periferia anunciar a corrida.
Esse carro ficou o dia todo, pecorrendo as principais avenidas do Grajaú e região, anunciando o evento.
Pra quem não conhece, a região do Grajaú é o distrito mais populoso de São Paulo.
450.000 pessoas.
Os ‘rachas’ também lotam devido a divulgação, semana antes do evento, é distribuído panfletos ao longo da Av. Interlagos e Nações unidas.
Que isso sirva de exemplo para a CBA.
Abs.
Além de todas os fatores relatados nos comentários, existe um cenário um pouco diferente das motos. Deixem por um minuto a guerra do trânsito,as questões políticas e econômicas. Para os jovens até a década de 70, 80 como meu pai e tios qual o primeiro motor que você consertou? alguém lembra das cinquetinhas, dos primeiros modelos de motos importados? do primeiro veículo motorizado ? Ai passa alguns anos sem novidades e o mercado de moto volta com o boom da facilidade andar no trânsito até os que passeiam de final de semana. Meu pai ficou 20 anos sem pilotar uma moto e quando comprei uma com 18 anos ele virou meu irmão mais velho “disputando” quem iria sair de moto kk. Em 2004 a concessionária da minha cidade natal convidou clientes, mecânicos para uma excursão para assistir Rossi no MotoGP no extinto Jacarepaguá com despesas pagas, exceto gastos pessoais. Na F-1 é possível ir a uma concessionária de carros da marca “sem graça” e pedir um ingresso para F-1? No máximo assistir a Stock snobs car.
Penso que em “São Paulo”, o automobilismo esta perdendo espaço em função do “automóvel” não ser mais objeto de desejo de todo o jovem, tal como era nas décadas de sessenta a noventa, e por consequência, qualquer corrida em Interlagos seja da Divisão 3 seja de Turismo, formula Super Ve e etc levava no mínimo 15.000 espectadores.
Hoje a “moto” tomou o lugar do automóvel como objeto de desejo do jovem, ela tem mais glamour, é mais emocionante e tabém mais acessivel. Logo este novo público corre ao autodromos quando há um evento envolvendo as mesmas.
Há ainda que levar em consideração, o descaso atual com a divulgação das provas do Campeonato Paulista de Automobilismo, apesar de corridas bem disputadas e equilibradas.
cê ta louco.
não troco meu carro por uma moto por nada.
Mas agora me pergunto porque o Racha em interlagos levam tanta gente também ? Como as arrancadas levavam ?
vai ver eles colocam um monte de retrovisor pra turma sair chutando………bricadeiras a parte, basta um pouco de boa vontade e divulgação.
Compare o preço de uma moto top de corrida e um carro top de corrida!
No dia que muita gente puder (e quiser) comprar audi, bmw e outros do mesmo nível, vamos ter corridas de carro de alto nível também…
É minha simples opinião…
pois é, a que ponto chegou nosso automobilismo…O motociclismo nacional, que passou décadas à mingua, servindo de exemplo
Paulista de Automobilismo? Pois em 2007, o Autódromo de Interlagos estava VAZIO durante a disputa de nada mais nada menos que uma etapa da International Le Mans Series.
Simplesmente os melhores carros de turismo do mundo: Pegeout 908, Corvette C6R, Acura, Pescarollo C6, Aston Martin DBR9 disputando uma prova de 1000 milhas.
Se não vai ninguém ver carros como estes, por que iriam ver o Paulista de Automobilismo? A verdade é que brasileiro não gosta de automobilismo, brasileiro gosta de pachecar. O público das motos é menor e mais fiel, é uma espécie de “grande clube” intercomunicado e que prestigia as motos de corrida onde estejam. O público do automobilismo é difuso e desconectado, já desconsiderando a parte que só vê corridas para torcer para os “nossos pilotos”.
brasileiro não gosta de automobilismo, até porque não tem condições de participar.
vejam provas de arrancadas, qdo bem organizadas. Num ano o cara assiste, no outro compra um fusca e preparara.
O dia em que divulgarem mais que o Paulista tem corridas ótimas, grátis para o público, com acesso aos boxes e estacionamento no autódromo, começará a aparecer gente.
O problema é que ninguém sabe disso.
Eu arrisco a dizer que é porque não se cobra nada para as arquibancadas e se quiser visitar os boxes paga-se 35 dinheiros. Simples e barato.
Fui muito ver corridas de Uno em Interlagos, fui ver a Stock quando se pegavam ingressos nas concessionárias da Chevrolet na época em que se corria de ômega.
Agora, não adianta cobrar ingresso alto para Stock, copas qualquer coisa, não divulgar nada e ainda querer lotar o autódromo. Ninguém vai pagar para sofrer onde não se tem estrutura, banheiros e lanchonetes.
Uma única vez paguei caro para ver a F-1 em interlagos. Foi a única e última, pois é muito caro, sofre-se com os mesmo problemas de estrutura e ainda em casa, vejo melhor a prova e tenho melhores informações, não sofro com a falta de educação alheia e etc.
Esses são os problemas, diga-se, os mesmos pelos quais não vou a estádios de futebol.
Bom, como cansaram de falar, é a divulgação, com a ajuda ou não de patrocinadores. E olha que ainda dá para melhorar a divulgação por parte deles.
Das corridas de carro, temos 2 grandes problemas: a completa falta de divulgação, veja que nem aqui é divulgado direito quando tem corrida do Paulista, e o fato do público do carro não ser tão interessado quanto o público da moto é.
O público da moto aceita uma 250 demorar para dar a volta na pista, já o público do carro não. No Brasil, como um padrão, o público do carro só dá valor a super carros. Abaixou um pouco o nível, não interessa.
De toda forma, eu acho que se os participantes das corridas resolvessem divulgar um pouco mais, começaria a ter gente. Fosse a categoria que fosse.
Penso que organização e divulgação.
Quando começou as arquibancadas também ficavam vazias, mas hoje está bem legal.
O ingresso para a área dos boxes custava R$ 35,00.
Qual o preco do estacionamento na corrida de motos?
R$ 20,00 carro R$ 10,00 moto
Boa noticia, já fui em várias corridas de moto em interlagos com as arquibancadas bem vazias.
Pelo que sei é bem divulgado assas corridas. Sempre fico sabendo ou pelo mecânico da minha moto, ou propaganda na rádio, internet…
Em SP tem público pra tudo desde que haja divulgação.
Organização, bom marketing, pilotos não playboys e respeito ao público. E de uma olhada nos post do Edu Dias!
Vamos com calma galera ! Tô vendo entusiasmo em excesso por parte dos motociclistas ( como eu ). Essa categoria SBK é a top no Brasil. Não existe nada por aqui acima disto, portanto se compararmos com o automobilismo estamos então falando de algo como a Stock cars e não de alguma categoria do campeonato paulista. O campeonato paulista de motos acho que nem existe mais e também não levava ninguém ao autódromo quando existia.
Belo comentário Luiz, devemos entender bem a dimensão das coisas, mas parece que mesmo sendo a categoria top do motociclismo nacional, também não levava ninguém às arquibancadas. Porém seu comentário é bem pertinente, acho que os organizadores deveriam se reunir para trocar idéias, talvez a coisa melhore mesmo para eventos de menor porte.
Pirelli Superbikes, ontem não pude ir, mas como moro na região passei em frente e estava lotado.
Houve uma grande divulgação, distribuição de convites e até carro de som na região durante a semana.
Já fui em outros eventos e as motos das categorias top são verdadeiros torpedos.
Nas retas são muitissimo mais rápidas que a Stock Cars ou os GT3.
Tomara que repitam essa divulgação, quem sabe isso alavanque o esporte a motor no Brasil.
Pq o Paulista de Automobilismo não é divulgado (se fosse não mudaria muita coisa…).
E esse campeonato de motos – praticamente idênticas as vendidas em série – aproxima o público das corridas.
Bom, não tem nada a ver o que eu escrevi, mas não quero iniciar o comentário outra vez.
Caro Flavio,
Normalmente as concessionárias dão os convites gratiutamente, e tem também os malabaristas que chamam muito a atenão do publico!
Moto é moto né nem se compara com carros, e além do que os malas que correm de carro são na sua grande maioria arrogantes, já nas motos são mais gente fina.
Uia. Falou, mano.
Não generalize, nem de um lado nem de outro.
É isso mesmo… principalmente os que correm de carro na Classic Cup, e ainda mais se pilotar um Lada… e se usar um número 69 então?! …. (hehehehe, brincadeira FG)
Simples, houve divulgação… Nos dois postos (Ipiranga) que passei semana passada, tinha folhetos, ingressos e posters. Até fui ver o que era aquilo e vi que se tratava desta corrida de motos. Não me interessei em ir, mas acredito que muitas pessoas se interessaram. Bem diferente do que ocorre quando é corrida de carros, ninguém sabe que vai acontecer.
Abs
Simples, como retirar seus ingressos: http://www.superbike.com.br/site/ingressos.php
No Racing Festival em Londrina, sortearam um Fiat zerinho, qual terá sido o público?
http://www.racingfestival.com.br/noticia.aspx?noticiaId=715
Falando em SBK neste fds. em Interlagos, bela capotada:
http://youtu.be/1ra1pVoE9NM
Em Londrina raramente tem divulgação bem feita… pela TV, antes da largada das motos do Racing Festival, havia uma boa quantidade de gente em cima dos boxes, e algumas arquibancadas montadas na reta oposta também com bastante gente. O cara que ganhou o Uno tinha o cupom n° 2700 e pouco, que era retirado na chegada ao autódromo no dia. Entrada franca também. Mas no campeonato metropolitano costuma ter pouquíssima gente, a Classic costuma ter mais que o local, e tem gente daqui que fica até com enciumado. Mas já fui em GT, F3, etc., sempre tem pouquíssima gente, fora a Truck e a Stock Car (nessa com empadinha e guaraná). Quinta-feira vai ter “Tarde Quente”, com racha organizado…
Depois do 1º Maio de 1994 automobilismo em geral virou lixo no “meu” Brasil, não tem mais o querido Airton ao volante e a culpa sempre vai ser desse satânico esporte. Isso tem nome e o caso é gravíssimo, chama-se síndrome do teleguiado ou teleglobado. O que diz a 4 rodas virou motivo de muita raiva no país(matou o Airton), o resto das outras categorias foi junto, para a “massa” automobilismo perdeu o interesse. Isso que dá ficar “endeusando” esportista, depois que ele morre o esporte vai junto.
No motociclismo a pachecada não tem nada contra, nenhum “heroi” nacional morreu antes de bater todos os recordes.
Só pra ninguém ficar me enchendo o saco, isso não é culpa do Airton, e sim da metalidade de um povo que é muito trouxa.
Mais uma Viuva do Senna!!!
“Por que o Paulista de Automobilismo não leva NINGUÉM ao autódromo?”
Pilotos ruins????
Brincadeira…amigo, amigo…rsrsrsrsrrs
Salve, blogueiros…
Algumas informações…
Participei de uma das provas de ontem em Interlagos, são 6 categorias
– Superbike Pro – Motos 1000cc preparação livre ( pilotos profissionais )
– Superbike light – Motos 1000cc preparação livre ( pilotos amadores – minha prova )
– Copa Ninja 250R – Motos originais
– Copa CBR 300 – Motos originais
– Copa CBR 600F – Motos originais
– Copa 600 Supersport – Motos preparação livre 600cc
A organização faz uma divulgação muito grande nas redes de lojas dos patrocinadores, pedem para os pilotos tuitar, colocar no facebook, faculdades, baladas, etc.
Não se cobra ingresso para as arquibancadas ( paga estacionamento pra quem coloca o carro dentro do autodromo.
Tem um show de manobras radicais de moto
Sorteio de uma moto Honda 150cc ( custa uns 6 mil reais acho )
Cobra-se 35 reais pra quem quiser ficar no padock
Os pilotos da Superbike Pro ( patrocinados na sua grande maioria ) levam as Umbrellas Girls que são um show a parte e acho que o movimento maior no padock são por causa delas. Brinco.
Os principais pilotos viram 1.40s a volta em Interlagos, chegando facilmente a 280km/h no final da reta dos boxes ( eu viro 1.50s ) e velocidade final 272 km/h
Tentei resumir… mas acho que não tem muito segredo pra fazer a arquibancada lotar… tenho várias fotos, com certeza umas 25 mil pessoas por lá ontem.
Abçs
Edu Dias #8 Superbike light
Eduardo Dias, mudando de assunto, cadê seus comentários sobre o Rubinho? Alias sumiram…
Acabou toda aquela expectativa?
Salve, Marcelo… tudo na paz?
Brother, se você achar meus comentários anteriores sobre o Rubinho verá que eu torço pra ele se dar bem, que acho ele um ótimo piloto, e se ele não vingasse na Indy, paciência… é isso irmão.
Eu não ganho um passe de ônibus se o Rubinho ganha ou perde alguma coisa… simplesmente curto a pilotagem do cara e cheguei a andar numa prova de kart com ele ( não na mesma equipe ) na Granja, e realmente achei o cara descente… nada além disso…
Na Indy, até agora a nota que dou pro cara é 6,25… rsrs
Abçs
Edu Dias
Tá explicado, tinha competição divertida e bem divulgada pelas concessionárias, havia também estacionamento dentro do autódromo (cobrado) sem correr risco de deixar na mão dos bandidos (flanelinhas) do lado de fora, acredito também que com esse público havia opção de comes e bebes, bem como os banheiros abertos e funcionando, certo?
Só fazer um evento de verdade que tudo dá certo, pois sempre que posso ir a Interlagos ver qualquer categoria que seja, é um baita calvario parar o carro, comer e beber algo dentro do autodromo e sem contar que tem corrida sem emoção, acho que as motos acharam a simples fórmula para diversão.
abs
simples meus caros
as motos tem velocidade exorbitante , motores que falam alto e lembram um pouco a formula1 , riscos muito grande de acidentes e as disputas acontecem em varios pontos da pista.
os carros : normalmente carros lentos com motores que da desgosto ouvir cada um parece ser de uma categoria diferente ou seja uma chatisse total de ficar vendo salvo algumas excessoes top. como gt ou stockcar .
por isso as motos devem atrair mais publico.
se o brasil tivesse carros e autodromos que proporcionacem um show de verdade como nos estados unidos , juntando isso a alguns sorteios promocionais e mais a tv ajudando talves as coisas mudassem , pois do jeito que esta so tme graça mesmo pra quem esta correndo.
Mais fácil mudar para os Estados Unidos!
Eu acho que é porque atualmente uma corrida de motos é bem mais emocionante e imprevisível do que uma corrida de carros.
Perfeito!
Acredito que é a Superbike. Não fui ao autódromo, não sei o que acontece com as motos. Só vi a corrida pela televisão, hoje à tarde, na ESPN – se for a categoria que penso ser. Mas não sei se é sempre assim, porque há um tempo fui à Interlagos ver a rodada tripla FIA GT/GT Brasil/Superbike e se compareceram meia dúzia de gatos-pingados era muito. Só se a divulgação ou o campeonato e sua administração mudaram muito de lá para cá.
Eu arriscaria dizer que a diferença está no marketing.
Pergunta prum motoboy!