RIP | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 13 de julho de 2012 - 15:39Autódromos, Stock Car

RIP

SÃO PAULO (meio gay, esse tal de RIP…) – Jacarepaguá, em tese, recebe neste fim de semana a última de suas corridas. O COI já tomou conta do terreno, onde será construído um parque olímpico, ou coisa que o valha. Na foto, vê-se que parte das arquibancadas, decrépitas, está sendo desmontada, já. Antes que tudo desabe.

A Stock corre lá domingo. O Márcio Fonseca, da MF2, mandou agora há pouco um texto contando que dos 30 pilotos ouvidos pela assessoria no Rio, 26 não acreditam que vai sair um autódromo em Deodoro.

A situação jurídica é a seguinte: a CBA tem um documento assinado pela Prefeitura, pelo presidente do mundo, por Inri Cristo e pelo papa Paulo VI garantindo que Jacarepaguá só será desativado quando outro autódromo ESTIVER PRONTO. E promete brigar na Justiça para fazer valer o tal documento. Mas a Olimpíada do Rio é em 2016 e o tal parque precisa ser construído. Não dá para esperar que um autódromo seja erguido. Isso, se acontecer, vai levar anos — até que sejam obtidas as licenças ambientais, até que um projeto de verdade seja feito, até que se arrume dinheiro, até que a área seja legalmente desapropriada e tal. Aliás, soube hoje que o velódromo de 14 milhões do Pan de 2007, uma das obras que mutilaram Jacarepaguá, não serve para os Jogos e será desmontado. É uma vergonha total.

Portanto, é bem possível que a prova da Stock represente, mesmo, a última do autódromo que já recebeu F-1, Indy e MotoGP. Corrida de categoria grande, por assim dizer. Mas ainda vai ter alguma coisinha até agosto, quando, ao que parece, começam as obras para valer. Do parque olímpico, não de Deodoro. Mas a corrida está sendo tratada como de despedida do histórico autódromo.

Receio que o automobilismo no Rio acabou, mesmo. Ao menos por enquanto. Esse novo circuito, só acredito vendo. Sei lá. Está todo mundo tão indiferente, cagging ans anding, que não acredito em mais nada. O André Buriti, do SOS Jacarepaguá, também não.

37 comentários

  1. Alemão disse:

    Em compensação a Globo acompanhou o Cacá durante quase toda a prova na disputa entre o 28 e 10 colocado………irritante!!

  2. Felipe Araujo disse:

    Neste fim de semana ainda acontece por lá a etapa carioca do campeonato brasileiro de GT… mais informações em http://www.portalgt.com.br/site/calendarios/

  3. A prefeitura do Rio podia pelo menos guardar algumas partes do autódromo para fazer tipo um museu ou um memorial no terreno, algo que mostre para as gerações do futuro que ali existia um grande autódromo.

  4. Robert Nicolete disse:

    Em um pais do tamanho do continente europeu e nao conseguir encontrar espaço para manter um autodromo historico como o do Rio e o mesmo que passasem tratores em Silverstone para Olimpiada de Londres

  5. Acarloz disse:

    Já tinha morrido, esse traçado atual é ridículo.
    Pra mim não sai outro, nem agora e nem nunca mais, é filho da puta demais querendo ganhar unzinho… Tem mais, se bobearmos Interlagos vai pro mesmo caminho! Grande demais, caro demais e ocioso demais …
    O mais legal é que ninguém faz nada, nem vai fazer, povo bunda ….

  6. rubens casses disse:

    fazendo uma reflexão, lembro que através de pilotos brasileiros, já tivemos 08 campenonatos mundiais de F1 contra 05 campeonatos mundiais de futebol. Portanto nada mais justo do que demolir o Maracanã e fazer uma pista para automobilismo no local, pode ser uma pista do tipo indoor.

  7. fabricio disse:

    bom flavio gomes, acho que vc ta chorando por nada, o circuito do rio já esta acabado mesmo antes do pan do rio, nem o estado e a iniciativa privada queria investir la, então que utilizem aquela area para algo bom, audotromo, não minha opinião tem que ser investimento privado, e se tem neginho reclamando que o rio não tem mais circuito, que se organizem e comprem uma area e construam, como e nos USA e na europa.

    • Leduard disse:

      Até aí tudo bem, mas explique porque só autódromo tem de ser feito pela iniciativa privada. Porque não as instalações olímpicas e da copa do mundo, que são grandes negócios particulares? O dinheiro que vai ser torrado nestes dois eventos é um absurdo e o autódromo já existia e seria mais útil que estádios e instalações que ficarão às moscas no futuro: F1, Indy ou MotoGP poderiam ser realizadas todos os anos.

  8. Luciano Barcelos disse:

    Po Flavio! Sou daqui do Rio de Janeiro e nós que gostamos de automobilismo estamos de mãos atadas pois a maior parte da população está cega pelo “brilho efêmero do legado” da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Pouco se importam com a destruição! E tem gente lutando pra não ser construído em Deodoro… ainda tem isso! O jeito é continuar aí postando e enchendo o saco com o asunto pra não deixar morrer essa história! Se deixar de falar aí mesmo que não sai autódromo nenhum! Não deixa de postar não meu nobre! Sempre que tiver oportunidade, olhai por nós daqui do Rio!

  9. Enko disse:

    e pensar que essas “titias” do cob não levarão par5a londres nossa melh9or ginasta a jade, por puro estrelismo de um membro do comitê organizador.
    ontem vi a notícia de que irão demolir o velodromo do rio de janeiro para a construção de outro
    que atenda o propósito das olim-piadas, (isso mesmo, piadas) de 2016.
    o custo da brincadeira 35 milhões de dólares, porque já não fizeram a coisa certa quando o construiram há poucos anos?
    puro desperdício de dinheiro ou alguém vai levar o seu no bolso, quem vai construir, a delta ou a construtora do suplente daquele senador cassado?

  10. Luiz Ronaldo disse:

    Estarei lá, pra me despedir do lugar que me cativou de vez para o automobilismo. Vi a porrada do Blundell no oval, vi Alex Dias Ribeiro vencer, vi algumas etapas do extinto Carioca de Moto Velocidade e da F-Truck… agora tudo virará história.

    Sério, a ideia de pagar pra assistir esse lixo de categoria que é tida como “a maior do Brasil” é desanimadora, mas Jacarepaguá merece. Será o último evento de grande porte lá. A nós cariocas só resta lamentar nossos próprios erros. Colocamos no poder pessoas que mandato após mandato desferiram golpes e mais golpes naquele pedacinho de chão que, embora pra grande maioria da população seja só um monte de asfalto e ferro, pra nós era a nossa casa.

  11. PRC Carvalho disse:

    Parabéns à FAERJ e a CBA !!!!!!

  12. Lex disse:

    Pelo que consta, Flavio, ainda teremos (sou carioca) uma etapa de Gran Turismo em 22/07, também conhecido como semana que vem.
    Será?
    Abraço.

  13. Carlos Ribeiro disse:

    Flavio, ninguém cogitou a possibilidade do autódromo ser na medida do possível uma pista de “rua”?

  14. Tercio Lima disse:

    Engraçado, alguém que defende tanto o molusco barbudo, agora lamenta! Flávio, foi seu ídolo sindicalista que insistiu tanto para termos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo, e pra que? Pra ser obrigado a fazer obras faraônicas e urgentes (leia-se sem licitação) e financiar por vias escusas o projeto de perpetuação no poder.
    Agora chora, é mesmo o fim do automobilismo no Rio de Janeiro. Pra eles, políticos, um mero custo de oportunidade.

  15. MARCO ANTONIO disse:

    A única coisa que posso dizer é que levarei meu filho para ver a última corrida naquele resto de uma história linda e incomparável. Lá, eu vi Piquet e Senna numa dobradinha brasileira. E direi para meu filho que o levo naquele palco onde assisti a essas histórias memoráveis. Piquet e Senna em 1986; Mansell em 1989; Ingo Hoffmann em “n” vezes; Carlos Tcheca numa fantástica recuperação na chuva; enfim, 20 em 20 pilotos preferiam o clima do Rio de Janeiro e hoje acabou. Foda-se esse maldito prefeito e o César Maia. Foda-se esse governador de merda, corrupto e envolvido com Cachoeira e Cavendish… UPP é o carái… acabou… é tudo pra inglês ver. Só os desinformados votam nesses merdas!!!

  16. Beto disse:

    Corrida ali só a que algum garoto (que jamais foi o irá a um autódromo no RJ) jogará no seu Play Station confortavelmente instalado no apartamento do seu “pop pai” que valerá R$ 2 milhões e será construído exatamente sobre o que um dia foi a curva da Lagoa.

    Que tal chamarmos o Prost e o Valentino Rossi para fazer um manifesto? Os dois juntos venceram 11 vezes lá….

  17. Roberto Fróes disse:

    Governo do Estado, a tal da Garotinha, o Cesar Mala sem alça, o Riopestilência, ops, Rioprevidência – proprietário do terreno, todos um bando de pilantras, interesseiros, cretinos, acabaram com a possibilidade de se ter, em alguma época, um local para treinar pilotos. Aliados aos interesseiros do Carlos Nuzman, da Gafisa e de outras imobiliárias, só querem saber de alguma grana quase imediata, e que se dane o automobilismo, o futuro!
    Merda prá essa gente toda!

  18. Trapizomba disse:

    Um dos melhores tracados do mundo…

    que merda.

  19. thiago disse:

    O automobilismo ja acabou no rj faz tempo… Agora nao tem mais nada a fazer… Gastam milhoes fazendo um oval e reformando a pista pra motogp, ai destroem tudo. Agora mais uma vez. Pior que daqui a alguns anos sao bem capazes de demolir tudo e querer fazer um novo jpa… Triste. Uma duvida, quanto custou o oval em 96? Abraçod

  20. Wilson disse:

    Me orgulho muito e sempre me orgulharei de ser brasileiro, mas essas notícias sobre Jacarepaguá, sinceramente, me deixaram muito brochado. Com o governo, que não faz nada para deter essa corja, mas também com a população (e comigo mesmo). Porra, a gente reclama e não faz nada! Somos todos acomodados, parece que nos acostumamos a assistir a roubalheira e não tomamos nenhuma atitude pois sabemos que não vai dar em nada! Cacete! Destruíram um dos templos da velocidade deste país para construir um conjunto aquático que não serve pra nada e um velódromo que custou zilhões (com madeira importada e oscambau) e que agora será DEMOLIDO! Sem falar no absurdo do Maracanã, que foi reformado pro Pan e agora está sendo “rereformado”! E a gente aqui, sabendo disso tudo e adotando uma atitude bovina – como diria o Nélson Rodrigues.
    Acho que perdemos a capacidade de nos indignarmos. E isso é muito triste.

  21. Luiz Oliveira disse:

    Acho que sai o autódromo….O dinheiro existe….Existe um empenho (pelo menos) para o começo das obras……Falta as licenças ambientais…….O velódromo já era esperado acabar….Não foi desarmado antes porque era a única pista do país com condições de primeiro mundo……..Acredito que parte será desmontada e aproveitada no novo velódromo.

  22. Askjao disse:

    Fg, realmente o automobilismo carioca morreu. Se não me falha a memória, temos apenas 2 kartódromos que prestam no estado. O de Volta Redonda, e o de Guapimirim. E ponto final.

  23. ALEX B. disse:

    Me admiro das categorias que insistem em andar lá ainda! Será seguro assim como está?
    Deprimente ver as arquibancadas sendo demolidas por uma sucia de cafajestes!!!

  24. Luc Monteiro disse:

    As últimas corridas da história de Jacarepaguá, a manter a lenda atual, serão as do dia 22. Pela ordem, Mercedes-Benz Grand Challenge, Brasileiro de Gran Turismo, ELF Superbike e Spyder Race. A categoria dos protótipos teria, ou terá, a última das últimas.

  25. Rafael Ribeiro disse:

    E se um dia for construído o novo autódromo, será superfaturado em no mínimo 100%. Anos depois, descobrirão que não atende aos requisitos de segurança da entidade xyz e terá que ser totalmente reformado, gerando novo superfaturamento, como já aconteceu com o Maracanã por exemplo… Nojento!

    • Luiz Ronaldo disse:

      Maracanã que, vale lembrar, havia sido TOTALMENTE reformado pro pan-americano. O Engenhão também foi construído pra tal competição. Resultado? Maracanã posto abaixo e reconstruído, Engenhão passará por obras de reestruturação assim que o Maracanã reabrir.

      • Enko disse:

        rafael, isto está acontecendo agora com o velodrommo. ura vergonha, porque não foi feito nas especificações do,padrão olimpico, já naquela época.
        pouparíamos uma boa grana publica.
        como diz um amigo: enquanto o caixa da administração,publica for de pano, teremos essas roubalheiras.

  26. Renato Campestrini disse:

    Se tem algo que me arrependo até o último fio de cabelo foi não ter ido ao autódromo em 2004 para assistir a derradeira etapa da MotoGP no Brasil.

    Havia ganho um convite de um fabricante, mas não fui por ser esquema bate e volta…

    Uma parte da história das corridas no país que vai para o espaço, uma pena!

  27. disse:

    Fiquem com vídeo da inauguração: http://www.youtube.com/watch?v=zbrUnEai00Q&feature=plcp

    Carlos Arthur Nuzman, o nome do filho da puta.

    • Ricardo Sarmento disse:

      Isso mesmo Dú! se tem um filho da puta que está aí posando de bonzinho é esse tal de Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB. Grande parte da maracutaia começa por ele, sem dúvida nenhuma ele sabia que essas obras não iriam servir depois e seriam sucateadas.

      Não duvido nada que esse veado se candidate pra governador, senador ou mesmo prefeito.

      • Enko disse:

        ricardo, vai ter um monte de votos das “titias” associadas a ele.
        commo já poste viva as olim-PIADAS brasileiras.
        não formamos atletas, não incentivamos esportes, (só futebol), nossa melhorm g9inasta é cortada de londres por capricho de “uma dondoca” do comtê

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>