RIO, 1989

SÃO PAULO (na boleia) – E tome Alessandro Neri recuperando a memória de Jacarepaguá. Mas este vídeo é especialíssimo. Foi gravado nos testes de pneus de 1989 e tem uma entrevista deliciosa com Senna feita para o programa… “Clube do Irmão Caminhoneiro Shell”!!!! Alguém imagina algo parecido hoje com um campeão mundial?

Absolutamente sensacional. Mas é claro que a Shell, como patrocinadora da McLaren, agendou esse negócio. O repórter é uma figura. E o programa era do SBT.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
11 anos atrás

E o barulho da impressora matricial?

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
11 anos atrás

Que saudade! Emocionante. O calor do Rio de Janeiro num dia de sol fantástico como o de hoje; um cara apitando no box; o motor Honda numa sinfonia incrível; o Prost sem camisa conversando com o Ron Dennis. Como a F-1 era mais natural e mais fascinantemente perigosa! Hoje é tudo muito artificial nas entrevistas, ultrapassagens, etc. Muita saudade.

Paulo de Tarso Ramos
Paulo de Tarso Ramos
11 anos atrás

O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS!!!!!!!!!!!!!!!

Paulo Pinto
Reply to  Paulo de Tarso Ramos
11 anos atrás

Ele tinha mais de dois metros de altura?

Rafa
Rafa
11 anos atrás

Aos 8:05, o Senna fala PORRA! kkkkkkkkkkk

Alexandre Lourenço
Alexandre Lourenço
11 anos atrás

Demais essa raríssima entrevista, olha ,bons tempos onde a F-1 era mais simples e acessível sem essa frescurite e glamour que existe hoje.
Mas infelizmente ambos ja são falecidos, não me lembro do nome desse reporter mas sei que ele faleceu de causas naturais , fiquei triste na época por que as vezes assistia o programa no SBT.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
Reply to  Alexandre Lourenço
11 anos atrás

O glamour havia naquela época. Hoje é pura viadagem.

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Nesse último GP de F1 no Rio em 1989, teve vários fatos curiosos, mas nós temos que lembrar de um em especial, o piloto brasileiro Maurício Gugelmin conseguiu um feito com sua carroça March Leyton House, pois é ele largou em 12° e foi lá para frente andar no meio dos tubarões conseguindo um terceiro lugar, esse resultado foi o melhor na sua passagem pela F1. De Joinville – SC, Maurício Gugelmin deve passar pela rua sem ser notado e esse resultado não deve ser lembrado por mas ninguém no Brasil, ele também esteve na Indy e venceu um GP por lá, mas pelo menos em um dia na F1 naquele último GP no Rio em 1989 ele foi o herói brasileiro e salvador da pátria apagando as frustações de Piquet (abandonou) e Senna (Pole e 11° colocado), poxa foi um terceiro lugar que valeu como uma vitória, e se você que não conhece esse resultado veja no youtube e no google.

Andre Peragine
Andre Peragine
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Esse GP foi sensacional, lembro até do álbum de figurinhas que saiu algumas semanas depois! Gugelmin foi um dos meus grandes ídolos, e na minha opinião um dos mais injustiçados pilotos da história!

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
Reply to  Andre Peragine
11 anos atrás

Não se esqueçam da vitória espetacular do Mansell.

Carlos Roberto da Silva Junior
Reply to  MARCO ANTONIO
11 anos atrás

Nigel Mansell só venceu por que o Prost ficou sem embreagem.

Mauricio
11 anos atrás

É antigo e interessante.
Prost como sempre, roendo as unhas…
O Senna impaciente para começar. Até nas respostas ele já demonstra o tesão que tem em pilotar.
Assisti essa entrevista sem querer na TV.
Lembrança boa mesmo era o ronco desse motor Honda. Era sensacional, inesquecível.

Luciano Marino
11 anos atrás

Será não tem nenhuma do Pedro e Bino entrevistando Rubinho para o Carga Pesada?

Paulo Pinto
Reply to  Luciano Marino
11 anos atrás

Seria mais conveniente mudar o nome para Mala Pesada.

Cláudio F1
Cláudio F1
11 anos atrás

Oi Flavio, encontrei no You Tube um video com a inauguração do autódromo de Jacarepaguá em 1977: http://www.youtube.com/watch?v=zbrUnEai00Q

Saudações,

Cláudio.

cezar.futebol@ig.com.br
11 anos atrás

“meio antipático” não? o problema é que a entrevista era para o SBT!!!

James Azevedo
James Azevedo
11 anos atrás

Essa aí com certeza é a FITA BRUTA das gravações…

James Azevedo
James Azevedo
11 anos atrás

O Senna não via a hora de acabar essa p… hehehehe. Deu sorrisos para parecer simpático e falar, teorizar era com ele mesmo, então falou fácil… o Senna foi embora e até o entrevistador meteu o pé… sobrou só o logo da Shell rs.

Carlos
Carlos
11 anos atrás

Imagens fantásticas, daquele que pode ter sido, o maior de nossos ídolos do esporte, em todos os tempos. Material de valor inestimável para quem curtiu o Senna.
Observando os detalhes , vemos como tudo mudou tanto nesses últimos 23 anos.

Fernando B
Fernando B
11 anos atrás

Tem gente que queria ser aquela mosquinha ali.

Fernando B
Fernando B
11 anos atrás

Cadê o André heim? sei lá! 1:29.
Esse André!! kkkkkkkk.

Júnior do Guarujá
Júnior do Guarujá
11 anos atrás

Puxa! Não sabia que o Liminha trabalhou como repórter do Irmão Caminhoneiro !

saudosista
saudosista
11 anos atrás

taquipariu…

como o tempo passa…

Samuel
Samuel
11 anos atrás

E o cara fez perguntas interessantes, fugiu das perguntas bestas, como : “: ta ansioso pra testar?”

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Que pena, tempos como esse nunca mais voltam Ayrton Senna, Nelson Piquet e o sepultado circuito de Jacarepaguá. É uma pena mesmo que sepultaram o circuito de jacarepaguá, lá se vai uma história, e se um dia for construída uma nova pista no Rio, ela nunca terá o mesmo charme de jacarepaguá.

Squa
Squa
11 anos atrás

Considero uma falta de educação entrevistar alguém usando oculos escuro.

Paulo Pinto
Reply to  Squa
11 anos atrás

E quando o entrevistado está de óculos escuros?

thiago
thiago
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Não viu o video até o fim não?
Nem termina a entrevista e ele mete o oclão na cara.

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Estes testes de pneus não foi o que ocorreu o acidente do francês Streiff durante testes de pré temporada?

junior
junior
Reply to  George McCrae
11 anos atrás

era a primeira prova do campeonato de 89

Pois é
Pois é
Reply to  George McCrae
11 anos atrás

Acho que vc está certo George…

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  George McCrae
11 anos atrás

Sei lá, mas também acho que foi nos testes.

Dyego
Dyego
11 anos atrás

Demais esse vídeo… Além da simplicidade como as coisas funcionavam na F1, é Incrível tbm a evolução na segurança dos pilotos. O ombro praticamente de fora, pescoço completamente desprotegido.

obam
obam
11 anos atrás

ridiculo!

Thiago
Thiago
11 anos atrás

Esses vídeos do Neri sempre tem alguém dando uma mijada pelo microfone aberto. Nesse aí foi por causa dos carros mal estacionados, no anterior de 87 eram as pessoas caminhando em lugares proibidos.

Pedro P.
Pedro P.
11 anos atrás

Uma F1 mais humana e com muito menos frescura! Bons tempos….

off topic : O rosto (lado esquerdo) do Senna parece mais “velho” que o lado direito? Ele teve uma paralisia facial não teve?

Guilherme Cé
Guilherme Cé
Reply to  Pedro P.
11 anos atrás

Teve, em 1984, se não me engano.

Leandro Ferreira
Leandro Ferreira
Reply to  Pedro P.
11 anos atrás

Sim. No final de 1984.

Antonio
Antonio
11 anos atrás

Beleza de motor dessa McLaren.

Senna nessa época estava com a cabeça na Xuxa.
Uma pena, essa mulher atrapalhou indiretamente o desempenho dele em 1989.

Paulo Pinto
Reply to  Antonio
11 anos atrás

Você está querendo dizer que Nelson Piquet estava certo na sua afirmação?

Railson
Railson
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Afirmação tal que não teve culhões de sustentar em juízo.
Na falta do que mostrar em pista, falácias fora dela.

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Iiiiiiiiiihhhhhhhh, a viuvada já se assanhou!
Estes sao programas de TV que foram iconicos e que lamentavelmente se foram, tal como o extinto LIMITE da ESPN, e o Indiana Gomov… “Nóis sofre do lado de cá, mas C’EST LA VIE”

LBM
LBM
11 anos atrás

Comparem a aparelhagem monstruosa da Honda no vídeo com o que eles têm hoje…

Paulo Pinto
11 anos atrás

Ayrton Senna e o boné do Banco Nacional. A vida é muito rápida…

Sérgio Balbino
Sérgio Balbino
11 anos atrás

O cara comentou “Ou a gente fazia agora ou nunca mais, pois o cara estava com uma pressa do caralho…”

Foi isto? rachei!

Eric
Eric
11 anos atrás

Foi o ano de mudanca total na tocada… De turbos violentos para aspirados cujo torque só vinha com tocada total de trabalho de cambio

Lucas Martin
Lucas Martin
11 anos atrás

Pô, eu curtia bastante esse programa quando era muleque!

fabiano
fabiano
11 anos atrás

Quando era pequeno assistia sempre o Clube Irmão Caminhoneiro Shell. Mas o que ficou na minha memória desse programa é o comercial da Shell. http://www.youtube.com/watch?v=9GfWpKj-Mxg

Rogerio Correia
Rogerio Correia
11 anos atrás

Eu tinha um boné deste, infelizmente não era com o autografo, boné desse tempo tinha uma espuma na frente que dava uma coceira na testa rsrs

adonis
adonis
11 anos atrás

Interessante o locutor no começo do vídeo anunciando a placa de um carro que estava estacionado em local inadequado: placa de 02 dígitos, amarela ainda! Tempo bom…

Mara
Mara
11 anos atrás

Procuro uma foto de Jacarepaguá 1988 da hora em que o Prost vence e para o carro logo em seguida, ele pula o murro e quem está do lado dele sou eu com uma roupa da Esso ( o patrocinador da corrida é a Shell) eu caminho por todo o pit lane , vários fotográfos tiram fotos menos eu. Não tenho nenhuma recordação desse dia q foi um dos mais legais q já tive. Me ajudem.

Fernando
Fernando
11 anos atrás

Obrigado pelo link, Flávio.

Gabriel Mesquita
Gabriel Mesquita
11 anos atrás

Este programa era muito bom. Meu pai como antigo caminhoneiro ia contando as histórias dos locais onde o programa passava e que ele também já havia passado. Mas também não pude deixar de notar no locutor solicitando para que se retirassem os carros da entrada. Aos bons de placas segue ai: Monza Verde FI4106, Gol Verde UV9819 e do Passat Cinza JU3229.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
11 anos atrás

Pô, e o dono do Gol Verde UV-9819 que parou bem na porta!!!

victor freire
victor freire
11 anos atrás

eu assistia esse programa quando era pirralho! acho que, como toda criança do interior de pernambuco naquela época, não achava que existia brincadeira melhor que puxar um caminhão de lata, madeira ou plástico numa estrada cavada na terra ou riscada com carvão no chão de cimento… saudades daqueles tempos.

Andre Cruz
Andre Cruz
11 anos atrás

O dono do Gol verde apareceu pra tirar o carro?

ENIO JR
ENIO JR
11 anos atrás

A saída do box é de arrepiar….meu Deus que coisa mais linda esta orquestra….

Luis Geraldo
11 anos atrás

O AS parece desconfortável na entrevista, irritadiço…

Flávio Mendonça
Flávio Mendonça
11 anos atrás

SENSACIONAL !

Kyle Broflowski
Kyle Broflowski
11 anos atrás

A estreia do motor Honda V-10 aspirado (o turbo foi banido ao término da temporada anterior)… Motor este que a McLaren usaria em 89 e 90, e repassado à Tyrrell em 91 quando a McLaren passou a usar o V-12.
Senna, “simpaticíssimo” com o repórter, não via a hora de cair fora…
Impressoras matriciais, computadores do tempo do Onça…

Ferdinandes
Ferdinandes
11 anos atrás

A expressao de saco cheio do Senna esta fantastica!

John McClane
John McClane
11 anos atrás

Há um saudosista dentro de todos nós.

Ron
Ron
11 anos atrás

Aos 07:20: “… Nós vamos dar para você aqui um… Vamos sortear dois bonés autografados pelo Ayrton Senna, …”. Os dois bonés foram mesmo sorteados ou é só desconfiança minha? :)
Aos 08:45: “… Muito obrigado, Ayrton Senna. Nós vamos encerrando o nosso programa e…”, enquanto isso o Senna “vruuum”. Devia estar mesmo com outra coisa urgente para fazer, como falaram. Parecia aquela cena meio comum de filme ou seriado do Super-Homem em que numa hora ele está do lado de alguém e no outro instante já sumiu, saindo a toda. hehe
Parabéns ao Alessandro.

Cacá
Cacá
11 anos atrás

Grande José Roberto Rocha, o repórter. Faleceu há alguns anos em um acidente automobilístico na estrada, junto com sua mãe.

Enko
Enko
11 anos atrás

falem o que quiserem, mas esse cara deixou um grande vazio em nosso automobilismo internacional,
bom seria se o sobrinho fosse pelo menos uns 20% dele.
mas, enfim, tudo tem a sua época, e a nossa na f 1 parece ter passado, só não nos demos conta disso.