O PALCO

SÃO PAULO (apropriado) – Michael Schumacher se disse feliz por encerrar a carreira em Interlagos, circuito que, para ele, tem muito do “fascínio da F-1”. O alemão gosta do Brasil, teve uma relação muito intensa com o país nos anos em que Barrichello foi seu companheiro de equipe e, claro, Senna é parte de sua vida.

Sim, Senna. Pela admiração que tem pelo tricampeão, pelas disputas entre 1991 e 1994 (sendo duas temporadas completas), pelas visitas secretas ao seu túmulo (foram muitas), pelo choro incontrolável quando igualou a marca de vitórias de Ayrton em Monza e muito mais. Como ter sido o último a vê-lo vivo correndo. Era quem estava atrás dele quando aconteceu a batida na Tamburello.

Acho que já falamos bastante da despedida de Schumacher aqui semanas atrás, quando ele anunciou que ia parar. Mas acho legal sua reverência a Interlagos. É um autódromo muito querido, que sobrevive a esta selva que é São Paulo.

Na foto, a pista em 1958, em imagem do fantástico Geoportal.

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Fabio
11 anos atrás

Se ta loco, se acabar a formula 1 no Brasil, eu mudo de País.!!!!

Leonardo Koerich
Leonardo Koerich
11 anos atrás

Este anel externo chegou a existir? Houveram corridas oficiais nele? Qual era o tamanho?

Cristiano
Cristiano
11 anos atrás

Pois é Flávio, e Schumacher nunca precisou ver a globo para nutrir essa respeitável admiração a Senna.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
11 anos atrás

Melhor pista e traçado do mundo em pouco espaço para quase 8 kms de fascinio e DETONARAM com ele….que pena…mas pode ser REVITALIZADO, basta boa vontade como fazem em desperdiçar milhoes para uma copa do mundo ridícula…

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
Reply to  Fernando Kesnault
11 anos atrás

Poderia ter até corridas no verdadeiro OVAL no Brasil….pode chamar Indy e até a NASCAR (para uma apresentação, logico, pois não é salutar disponibilizar 43 carros e peças para cá, numa distancia tão grande…mas quem sabe…,

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
11 anos atrás

Que beleza de traçado!! Sem igual, hoje não se faz pista assim porque carro de F1 não pode correr, é proibido. Os pilotos contornavam o mergulho a esquerda, tomavam um minuscula reta, tomavam novamente a esquerda e começavam a subida do trecho dos boxes enchendo os V8 DFV, Plano 12 Ferrari, Matra V12, e etc, chegavam na primeira das duas curvas a esquerda antes do retão, (Gilles Villeneuve contornava ambas com pé no assoalho) e lá no final do retão aqueles carros chegavam a 340 Km/h, contornavam a curva 3 subiam e depois a antiga junção de motor cheio de novo… Em 1972 a Tyrrel de Cevert chegava a bater 342 Km/h desafiando a morte antes da curva 3. Naqueles tempos uma corrida de F1 era algo completamente imprevisível quanto aos riscos de vida. Ninguém sabia o que poderia acontecer, e sem hipocrisia, era isso que chamava multidões aos autódromos desde dos anos 30. Quem assistiu as corridas em Nuburgring e Clermont Ferrand nos anos 70 sabe o que estou dizendo. Que saudade desses pilotos malucos. Mas aquilo foi uma outra época…

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
Reply to  Fernando Monteiro
11 anos atrás

concordo contigo xará….em tudo…antes tínhamos circuitos de verdade…hoje temos kartodromos grandes e por isso não podem reclamar de que não dão apoio aos karts…a f-1 é um kart grandão em traçados ridiculos…

hermann
hermann
11 anos atrás

Que autódromo !!!!! Falam que o novo do Texas e maravilhoso, imagina esse traçado adequado, seria fantástico…

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
11 anos atrás

Até uma cadela vira-lata o Alemão levou de Interlagos, isto é um indicativo de quanto o cara é “frio e insensível”.
Mas como disse há poucos dias atrás, na minha lista o #1 é Jim Clark.

Pedro Paulo
Pedro Paulo
11 anos atrás

O traçado antigo paracia um “oval americano” rsrs, mas sim a pista era muito bacana, imagina se todo o traçado fosse utilizado? Aja pista pra correr. IOI

Eduardo
Eduardo
11 anos atrás

Sem falar que ele adotou um vira-latas que recolheu em Interlagos.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
11 anos atrás

Quem lembra do jogo GP Brasil, da estrela, com a pista de interlagos e 6 carrinhos de plástico que imitavam bem uma Lotus do Emerson. A gente rodava a roleta e via quantas casas o carrinho avançava… Ninguém caramba? ET.: nunca fui ver corrida em Interlagos (nos tempos que mais desejei, não tinha grana…), mas assistir pela TV é a melhor corrida do ano, disparado!

Tom
Tom
11 anos atrás

Não entendo o porque do motivo que nao falam que ele foi dispensado da Mercedes e que tentou vaga na Ferrari,como ja reportado pelo Lauda e a Mercedes está totalmente certa , o que acho mais legal dos alemães é o pragmatismo,não é competitivo dispensa e chama outro,o Flavio critica o Barriichelo com razão ,mas deixa o lado emocional falar mais alto e nao mostra a isençao quando refere-se ao Shumacher,que deixa a F1 por bobeira do proprio em não reconhecer que seu tempo ja havia passado de forma lacônica,como aconteceu com o Barrica.

Takawara Nashiota
Takawara Nashiota
11 anos atrás

O traçado antigo é um espetáculo!

Wallace
Wallace
11 anos atrás

Continuo acreditando, que vai aparecer uma boa alma e este traçado original será restaurado pela felicidade do planeta terra e adjacências…… Queria ver isso novamente.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Wallace
11 anos atrás

Eu queria tambem…. Mas muito mais do que isso, meu sonho era que Hockheiheim fosse restaurado. Se Interlagos ja foi um aburso, la entao foi um assassinato!

hermann
hermann
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

Poxa,, vamos torcer,,,,

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

Desculpe, Rodrigo, mas Hockhenheim ???? Uma pista chata, sem grandes desafios.

Pedro Paulo
Pedro Paulo
Reply to  Wallace
11 anos atrás

meu chegado, infelizmente isso nunca irá acontecer, a não ser que comesse a cair dinheiro do céu, por que já estão custando a reformar este autódromo, imagina restaurar o antigo traçado então, Xp

Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

“…pelas visitas secretas ao seu túmulo (foram muitas)…”

O maior piloto da história é “viúva”! Inacreditável!
Deve ter ido disfarçado, senão as “viúvas” em peregrinação o teriam reconhecido.
Segafredo deve ter chorado ao lado de Shumacher e nem percebeu! Cara de sorte!

Essa eu vou contar para os meus netos.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Por incrível que parece “ainda” não visitei a Lenda, mas um dia concerteza levarei minha homenagem p/ o piloto mais rápido e espetacular que existiu!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Então leve para o Gilles Villeneuve…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Antonio Seabra
11 anos atrás

Perdeu o bonde, Micromax! A Lenda Viva já vai estar cercada de homenagens em Interlagos.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Antonio Seabra
11 anos atrás

“Gilles era incrivel algumas vezes,….Ayrton o era, sempre que pilotava um F1”

…..Não lembro de onde são estas palavras, mas lembrei agora!!

Micromax
Micromax
Reply to  Antonio Seabra
11 anos atrás

“Gilles era incrivel algumas vezes,….Ayrton o era, sempre que pilotava um F1″

…..Não lembro de onde são estas palavras, mas lembrei agora!!

Valente
Valente
11 anos atrás

O Templo… precisa ser eternizado de qualquer jeito.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

NÃO ADIANTA, PARA OS “ENTENDIDOS” ELE É SÓ O “DICK VIGARISTA”.

Bom caráter na F1, só os “coitadinhos” Massa, Bruno sobrinho, Barrichello e Senna…

O resto faz parte de um “complô internacional” para deter o Brasil na F1.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Gerson, esqueceu de citar o “coitadinho” do Piquet filho…

morpetx
morpetx
11 anos atrás

Não acredito no sentimentalismo do alemão! Parece falso.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  morpetx
11 anos atrás

Dois!

Apache
Apache
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

3!

Diogo/SP
11 anos atrás

FG
Quer um furo de reportagem???
Vou te falar…
Agora é oficial, Senninha está fora da F1, Bottas vai oficializar e as conversas com a Force não deram certo…
2013 será WEC ou WRC, ou até stock
Menos um brasileiro…

Abx

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Diogo/SP
11 anos atrás

Olha…. nao podemos dizer que ele fora da F1 sera uma injustiça…
O parametro deve ser o Maldonado. E o cara aproveitou bem as oportunidades….

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Diogo/SP
11 anos atrás

“Abx” ??? Seria a versão Eike Batista para “abs” (abraço) ?

YaoMIng
YaoMIng
Reply to  Danilo Candido
11 anos atrás

Não. Acho que é a versão Xuxa:abx= “abraxo”

JP
JP
11 anos atrás

Não tinham as casas, mas já estavam loteando sem dó.

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

E de pensar que Interlagos teve quase o mesmo destino do autódromo de Jacarepaguá no Rio. Agora e sempre será o maior autódromo do Brasil e um dos maiores do Mundo. Já o Rio dificilmente chegará perto, apesar da ilusão do Prefeito.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Só porque você quer…

GP Brasil no novo autódromo Nelson Piquet em 2015!!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Mauricio Alves
11 anos atrás

Mauricio… sinceramente?
Vc acredita em Papai Noel, né?

Mas sinceramente? Como é Natal, espero que o bom velhinho apareça e nos de esse autodromo sim…. (utopia? acho que sim)

Caco
Caco
11 anos atrás

Flávio, sobre as mudanças anunciadas para o próximo ano. Acho que com a mudança dos boxes para a reta oposta ficará mais emocionante as corridas. Por que o segundo colocado terá reais changes de ultrapassar o primeiro no S do Senna e entra com o oponente colado na traseira na ultima curva, da última volta. Li (em algum lugar) que essa mudança foi inspirada nas reformas de Silverstone. Se pegar outro autodromo como inspiração, e fizer um tunel em formato de “U” na entrada dos novos boxes, com ele passando sob a curva do sol e terminando ao lado do grande retão. Ficaria viabilizado a reativação do traçado antigo. Só precisando refazer a antiga curva do lago; sargento; e demarcar o laranja(atual área de escape do laranjinha).

Alan Roberto
Alan Roberto
Reply to  Caco
11 anos atrás

essas mudanças já estão oficialmente anunciadas???

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Caco
11 anos atrás

Amigo, perceba que os novos boxes deverão ser no “antigo’ retão. entao, será a morte definitiva do traçado antigo. Ah, e a curva do sol original vira paddock…

Triste…sinal dos tempos.

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
11 anos atrás

Olhando para essa foto, pensei:”Já que vão querer jogar dinheiro público fora reformando o autodromo, bem que poderiam criar uma opcão de traçado, usando algo do antigo, no final da reta oposta, passando por trás do lago.”

Tiago
Tiago
11 anos atrás

Esse traçado antigo era incrível!
Pena que eu não o vi…
Imagina essa pista nos moldes modernos da F1. Na verdade seria uma pena, pois encheriam de asfalto nas áreas de escape e colocariam chicanes em curvas rápidas.

Luiz Carlos Costa
Luiz Carlos Costa
11 anos atrás

Flávio
Estarei lá, para ver:
A despedida do Schumacher.
O título do Vettel.
O azar do Weber.
A ajuda do Massa para o Alonso.
O mito Kobayashi.
A despedida do Hamilton da Maclaren
Será o meu 22.o GP em 24 anos (só não fui em 2003 e 2005 – minhas filhas nasceram).
1989 no Rio de Janeiro.
1990 setor K – era para ser o setor G, mas venderam mais ingressos do que cabia.
1991 a 2012 (20 GPs) todos no setor A.
Espero que esteja tudo muito organizado, limpo, e que a chuva não atrapalhe nada.
Um abraço,
Luiz Carlos Costa
Curitiba – Paraná

Alan Roberto
Alan Roberto
Reply to  Luiz Carlos Costa
11 anos atrás

Poxa…
Mas as duas filhotas foram nasce junto com os GPs.????

rsrsrs

Luiz Carlos Costa
Luiz Carlos Costa
Reply to  Alan Roberto
11 anos atrás

A mais velha nasceu no fim de janeiro de 2003 e o GP era em março, e a mais nova nasceu em setembro de 2005 e o GP era em Outubro. Muito pequenas para apenas a mãe cuidar…

Tiago
Tiago
Reply to  Luiz Carlos Costa
11 anos atrás

Putz cara, que azar em 2003 hein. Foi uma das melhores corridas que eu já vi do GP do Brasil (pela tv, ao vivo não vi nenhuma! hahaha).

Luiz Carlos Costa
Luiz Carlos Costa
Reply to  Tiago
11 anos atrás

Choveu tanto em 2003, talvez tenha sido bom não ter ido.
Em 2010, nos treinos também choveu muito, quase não houve classificação, estavamos saindo, quase com hipotermia, quando o locutor da Band disse que iria ter classificação.

Tiago
Tiago
Reply to  Luiz Carlos Costa
11 anos atrás

Isso não foi em 2009? Com pole do Barrica nos últimos instantes. “Com 2 horas e 41 minutos, este foi o treino classificatório mais longo da história da Fórmula 1” (Wikipedia). Foi espetacular!

Luiz Carlos Costa
Luiz Carlos Costa
Reply to  Tiago
11 anos atrás

Realmente foi em 2009, fiz confusão

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Luiz Carlos Costa
11 anos atrás

Sensacional Luiz.
Destes, cite os tres que foram os mais emocionantes (ate imagino quais são: 1991, 1993 e 2008) e diga pq ai pra galera…
Com certeza do autodromo vc presenciou coisas que pela TV nao foi visto…

Luiz Carlos Costa
Luiz Carlos Costa
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

Os mais legais foram:
1989 – por ser o primeiro, ronco dos motores pela 1.a vez.
1990 – vitória do Prost, e por tudo o que aconteceu no dia, como disse venderam mais ingressos do setor que eu havia comprado.
1993 – a chuva, a batida do Prost no Christian Fittipaldi (só os dois não entraram nos boxes para trocar os pneus), a chuva passou e veio a ultrapassagem do Senna pelo Hill, na relargada, e o final, com a torcida toda invadindo
1995 – quando a torcida gritou antes da largada Senna, Senna… foi muito forte
2008 – eu vi a ultrapassagem do Hamilton quando o Massa estava cruzando a linha de chegada, por isso nem comemorei, como muitos ao meu lado.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Luiz Carlos Costa
11 anos atrás

Show Luiz.
E 1991?

1994 como era a expectativa com o Ayrton na Williams?
1996 com o Barrichello largando na primeira fila?

GP Brasil sempre é mto f….* demais!