O PALCO
SÃO PAULO (apropriado) – Michael Schumacher se disse feliz por encerrar a carreira em Interlagos, circuito que, para ele, tem muito do “fascínio da F-1”. O alemão gosta do Brasil, teve uma relação muito intensa com o país nos anos em que Barrichello foi seu companheiro de equipe e, claro, Senna é parte de sua vida.
Sim, Senna. Pela admiração que tem pelo tricampeão, pelas disputas entre 1991 e 1994 (sendo duas temporadas completas), pelas visitas secretas ao seu túmulo (foram muitas), pelo choro incontrolável quando igualou a marca de vitórias de Ayrton em Monza e muito mais. Como ter sido o último a vê-lo vivo correndo. Era quem estava atrás dele quando aconteceu a batida na Tamburello.
Acho que já falamos bastante da despedida de Schumacher aqui semanas atrás, quando ele anunciou que ia parar. Mas acho legal sua reverência a Interlagos. É um autódromo muito querido, que sobrevive a esta selva que é São Paulo.
Na foto, a pista em 1958, em imagem do fantástico Geoportal.
Se ta loco, se acabar a formula 1 no Brasil, eu mudo de País.!!!!
Este anel externo chegou a existir? Houveram corridas oficiais nele? Qual era o tamanho?
Pois é Flávio, e Schumacher nunca precisou ver a globo para nutrir essa respeitável admiração a Senna.
Melhor pista e traçado do mundo em pouco espaço para quase 8 kms de fascinio e DETONARAM com ele….que pena…mas pode ser REVITALIZADO, basta boa vontade como fazem em desperdiçar milhoes para uma copa do mundo ridícula…
Poderia ter até corridas no verdadeiro OVAL no Brasil….pode chamar Indy e até a NASCAR (para uma apresentação, logico, pois não é salutar disponibilizar 43 carros e peças para cá, numa distancia tão grande…mas quem sabe…,
Que beleza de traçado!! Sem igual, hoje não se faz pista assim porque carro de F1 não pode correr, é proibido. Os pilotos contornavam o mergulho a esquerda, tomavam um minuscula reta, tomavam novamente a esquerda e começavam a subida do trecho dos boxes enchendo os V8 DFV, Plano 12 Ferrari, Matra V12, e etc, chegavam na primeira das duas curvas a esquerda antes do retão, (Gilles Villeneuve contornava ambas com pé no assoalho) e lá no final do retão aqueles carros chegavam a 340 Km/h, contornavam a curva 3 subiam e depois a antiga junção de motor cheio de novo… Em 1972 a Tyrrel de Cevert chegava a bater 342 Km/h desafiando a morte antes da curva 3. Naqueles tempos uma corrida de F1 era algo completamente imprevisível quanto aos riscos de vida. Ninguém sabia o que poderia acontecer, e sem hipocrisia, era isso que chamava multidões aos autódromos desde dos anos 30. Quem assistiu as corridas em Nuburgring e Clermont Ferrand nos anos 70 sabe o que estou dizendo. Que saudade desses pilotos malucos. Mas aquilo foi uma outra época…
concordo contigo xará….em tudo…antes tínhamos circuitos de verdade…hoje temos kartodromos grandes e por isso não podem reclamar de que não dão apoio aos karts…a f-1 é um kart grandão em traçados ridiculos…
Que autódromo !!!!! Falam que o novo do Texas e maravilhoso, imagina esse traçado adequado, seria fantástico…
Até uma cadela vira-lata o Alemão levou de Interlagos, isto é um indicativo de quanto o cara é “frio e insensível”.
Mas como disse há poucos dias atrás, na minha lista o #1 é Jim Clark.
O traçado antigo paracia um “oval americano” rsrs, mas sim a pista era muito bacana, imagina se todo o traçado fosse utilizado? Aja pista pra correr. IOI
Sem falar que ele adotou um vira-latas que recolheu em Interlagos.
Quem lembra do jogo GP Brasil, da estrela, com a pista de interlagos e 6 carrinhos de plástico que imitavam bem uma Lotus do Emerson. A gente rodava a roleta e via quantas casas o carrinho avançava… Ninguém caramba? ET.: nunca fui ver corrida em Interlagos (nos tempos que mais desejei, não tinha grana…), mas assistir pela TV é a melhor corrida do ano, disparado!
Não entendo o porque do motivo que nao falam que ele foi dispensado da Mercedes e que tentou vaga na Ferrari,como ja reportado pelo Lauda e a Mercedes está totalmente certa , o que acho mais legal dos alemães é o pragmatismo,não é competitivo dispensa e chama outro,o Flavio critica o Barriichelo com razão ,mas deixa o lado emocional falar mais alto e nao mostra a isençao quando refere-se ao Shumacher,que deixa a F1 por bobeira do proprio em não reconhecer que seu tempo ja havia passado de forma lacônica,como aconteceu com o Barrica.
O traçado antigo é um espetáculo!
Continuo acreditando, que vai aparecer uma boa alma e este traçado original será restaurado pela felicidade do planeta terra e adjacências…… Queria ver isso novamente.
Eu queria tambem…. Mas muito mais do que isso, meu sonho era que Hockheiheim fosse restaurado. Se Interlagos ja foi um aburso, la entao foi um assassinato!
Poxa,, vamos torcer,,,,
Desculpe, Rodrigo, mas Hockhenheim ???? Uma pista chata, sem grandes desafios.
meu chegado, infelizmente isso nunca irá acontecer, a não ser que comesse a cair dinheiro do céu, por que já estão custando a reformar este autódromo, imagina restaurar o antigo traçado então, Xp
“…pelas visitas secretas ao seu túmulo (foram muitas)…”
O maior piloto da história é “viúva”! Inacreditável!
Deve ter ido disfarçado, senão as “viúvas” em peregrinação o teriam reconhecido.
Segafredo deve ter chorado ao lado de Shumacher e nem percebeu! Cara de sorte!
Essa eu vou contar para os meus netos.
Por incrível que parece “ainda” não visitei a Lenda, mas um dia concerteza levarei minha homenagem p/ o piloto mais rápido e espetacular que existiu!
Então leve para o Gilles Villeneuve…
Perdeu o bonde, Micromax! A Lenda Viva já vai estar cercada de homenagens em Interlagos.
“Gilles era incrivel algumas vezes,….Ayrton o era, sempre que pilotava um F1”
…..Não lembro de onde são estas palavras, mas lembrei agora!!
“Gilles era incrivel algumas vezes,….Ayrton o era, sempre que pilotava um F1″
…..Não lembro de onde são estas palavras, mas lembrei agora!!
O Templo… precisa ser eternizado de qualquer jeito.
NÃO ADIANTA, PARA OS “ENTENDIDOS” ELE É SÓ O “DICK VIGARISTA”.
Bom caráter na F1, só os “coitadinhos” Massa, Bruno sobrinho, Barrichello e Senna…
O resto faz parte de um “complô internacional” para deter o Brasil na F1.
Gerson, esqueceu de citar o “coitadinho” do Piquet filho…
Não acredito no sentimentalismo do alemão! Parece falso.
Dois!
3!
FG
Quer um furo de reportagem???
Vou te falar…
Agora é oficial, Senninha está fora da F1, Bottas vai oficializar e as conversas com a Force não deram certo…
2013 será WEC ou WRC, ou até stock
Menos um brasileiro…
Abx
Que ele não fica na Williams é notícia que o Grande Prêmio deu semanas atrás.
Olha…. nao podemos dizer que ele fora da F1 sera uma injustiça…
O parametro deve ser o Maldonado. E o cara aproveitou bem as oportunidades….
“Abx” ??? Seria a versão Eike Batista para “abs” (abraço) ?
Não. Acho que é a versão Xuxa:abx= “abraxo”
Não tinham as casas, mas já estavam loteando sem dó.
E de pensar que Interlagos teve quase o mesmo destino do autódromo de Jacarepaguá no Rio. Agora e sempre será o maior autódromo do Brasil e um dos maiores do Mundo. Já o Rio dificilmente chegará perto, apesar da ilusão do Prefeito.
Só porque você quer…
GP Brasil no novo autódromo Nelson Piquet em 2015!!
Mauricio… sinceramente?
Vc acredita em Papai Noel, né?
Mas sinceramente? Como é Natal, espero que o bom velhinho apareça e nos de esse autodromo sim…. (utopia? acho que sim)
Flávio, sobre as mudanças anunciadas para o próximo ano. Acho que com a mudança dos boxes para a reta oposta ficará mais emocionante as corridas. Por que o segundo colocado terá reais changes de ultrapassar o primeiro no S do Senna e entra com o oponente colado na traseira na ultima curva, da última volta. Li (em algum lugar) que essa mudança foi inspirada nas reformas de Silverstone. Se pegar outro autodromo como inspiração, e fizer um tunel em formato de “U” na entrada dos novos boxes, com ele passando sob a curva do sol e terminando ao lado do grande retão. Ficaria viabilizado a reativação do traçado antigo. Só precisando refazer a antiga curva do lago; sargento; e demarcar o laranja(atual área de escape do laranjinha).
essas mudanças já estão oficialmente anunciadas???
Amigo, perceba que os novos boxes deverão ser no “antigo’ retão. entao, será a morte definitiva do traçado antigo. Ah, e a curva do sol original vira paddock…
Triste…sinal dos tempos.
Olhando para essa foto, pensei:”Já que vão querer jogar dinheiro público fora reformando o autodromo, bem que poderiam criar uma opcão de traçado, usando algo do antigo, no final da reta oposta, passando por trás do lago.”
Esse traçado antigo era incrível!
Pena que eu não o vi…
Imagina essa pista nos moldes modernos da F1. Na verdade seria uma pena, pois encheriam de asfalto nas áreas de escape e colocariam chicanes em curvas rápidas.
Flávio
Estarei lá, para ver:
A despedida do Schumacher.
O título do Vettel.
O azar do Weber.
A ajuda do Massa para o Alonso.
O mito Kobayashi.
A despedida do Hamilton da Maclaren
Será o meu 22.o GP em 24 anos (só não fui em 2003 e 2005 – minhas filhas nasceram).
1989 no Rio de Janeiro.
1990 setor K – era para ser o setor G, mas venderam mais ingressos do que cabia.
1991 a 2012 (20 GPs) todos no setor A.
Espero que esteja tudo muito organizado, limpo, e que a chuva não atrapalhe nada.
Um abraço,
Luiz Carlos Costa
Curitiba – Paraná
Poxa…
Mas as duas filhotas foram nasce junto com os GPs.????
rsrsrs
A mais velha nasceu no fim de janeiro de 2003 e o GP era em março, e a mais nova nasceu em setembro de 2005 e o GP era em Outubro. Muito pequenas para apenas a mãe cuidar…
Putz cara, que azar em 2003 hein. Foi uma das melhores corridas que eu já vi do GP do Brasil (pela tv, ao vivo não vi nenhuma! hahaha).
Choveu tanto em 2003, talvez tenha sido bom não ter ido.
Em 2010, nos treinos também choveu muito, quase não houve classificação, estavamos saindo, quase com hipotermia, quando o locutor da Band disse que iria ter classificação.
Isso não foi em 2009? Com pole do Barrica nos últimos instantes. “Com 2 horas e 41 minutos, este foi o treino classificatório mais longo da história da Fórmula 1” (Wikipedia). Foi espetacular!
Realmente foi em 2009, fiz confusão
Sensacional Luiz.
Destes, cite os tres que foram os mais emocionantes (ate imagino quais são: 1991, 1993 e 2008) e diga pq ai pra galera…
Com certeza do autodromo vc presenciou coisas que pela TV nao foi visto…
Os mais legais foram:
1989 – por ser o primeiro, ronco dos motores pela 1.a vez.
1990 – vitória do Prost, e por tudo o que aconteceu no dia, como disse venderam mais ingressos do setor que eu havia comprado.
1993 – a chuva, a batida do Prost no Christian Fittipaldi (só os dois não entraram nos boxes para trocar os pneus), a chuva passou e veio a ultrapassagem do Senna pelo Hill, na relargada, e o final, com a torcida toda invadindo
1995 – quando a torcida gritou antes da largada Senna, Senna… foi muito forte
2008 – eu vi a ultrapassagem do Hamilton quando o Massa estava cruzando a linha de chegada, por isso nem comemorei, como muitos ao meu lado.
Show Luiz.
E 1991?
1994 como era a expectativa com o Ayrton na Williams?
1996 com o Barrichello largando na primeira fila?
GP Brasil sempre é mto f….* demais!