Flavio Gomes terça-feira, 22 de janeiro de 2013 16:53 101 comentários
Para falar bem de um carro precisa falar mal do outro, seu antecessor? Errou a mão, quem bolou este anúncio enviado pelo Luciano Ted Boy Marino, de Cuiabá.
Eu tenho um novo fusca e ele é apaixonante pra mim, belo ronco, potente,estável, cuidadoso com os detalhes…
Sobre a propaganda, não vi ofensa nenhuma nela, é sincera, afinal o fusca atual tem 200 cavalos e um motor turbo elogiado por todo o mundo (o mesmo motor do jetta, a3…).
Baratta
11 anos atrás
Novo fusca de c….é r……
Novo mini cooper S de c….é r……
Novo camaro de c…..é r……
Novo mustang de c……é r……
E por aí vai………..
Rodrigo
11 anos atrás
Achei legal, não achei nada de ofensivo. Só não entendo, desde quando andar devagar na direita é falar mal?
Robson Guimarães
11 anos atrás
Pessoal, o anuncio se refere ao New Beetle, e não ao antigo Fusca
Nikolas Spagnol
11 anos atrás
Considerando que o limite de velocidade na maioria das estradas brasileiras é de 80 ou 100 km/h, o Fusca anda sim dentro do limite de velocidade.
Quem curte os carros de 200 cavalos se esquece que explorar seu potencial de velocidade final, no Brasil, consiste em necessariamente desrespeitar os limites de velocidade.
Pietro Perizzollo
11 anos atrás
Eu tenho um fusca, e não achei ofensivo, é real, mas o anúncio é muito mais pra enaltecer o novo desempenho (motor 2.0 turdo de 200cv) do que denegrir o velho
Os atuais marketeiros da vw são ridículos….
Além do old fusca ser superior em tudo ao novo, os marketeiros antigos da vw também eram superiores aos “modernos”…..
Não força. O “verdadeiro” Fusca tinha quantos airbags? Tinha freios com ABS? Ar-condicionado, direção elétrica, som Fender, motor de 200 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem? Acho que não.
O Fusca teve a sua época e é um carrinho cheio de qualidades, mas dizer que é melhor que o novo Besouro é desconhecer totalmente de automóveis ou ser muito fanático?
Creio que o colega se referiu à historia como sendo “tudo” o que o novo VW não tem, e dificilmente terá. Apesar de todos os equipamentos modernos, é muito pretencioso ao se aproveitar do nome de um classico, ícone da história do automóvel. Entre os dois, sou mais o antigo, fácil!
A Volkswagen utiliza o nome do clássico porque quer vender e ganhar dinheiro. Preferir o antigo apenas por conta da fama é fanatismo demais ou desconhecer mesmo de automóveis.
Gustavo
11 anos atrás
Eu gostei, não vi nada de desrespeito ao Fusca (carro no qual tirei minha habilitação).
Alexandre - BH
11 anos atrás
É que agora afrescalharam o carrinho. Antes não era assim, né?
Com os meus ando na faixa da esquerda se quiser. Esse marqueteiro da VW (será que ele fica na Vila Olímpia?) não foi muito feliz. Mas andar na faixa da direita, passeando sem pressa, é uma delícia também.
JP
11 anos atrás
É claro que é defasado. Tem 70 anos! O que não significa que seja ruim.
EDGAR BIANCHI FILHO
11 anos atrás
O QUEM FALA NO FUSCA DO MEU PAI TEM UM DIZER ASSIM
“SE FOR 1.0 NEM TENTA” A MAIS PURA VERDADE KKKKKKKKKK
José Angelo
11 anos atrás
Demais a história do Roberto Ceconello. Parabéns, pelo carrinho, cara.
Sobre a propaganda do “novo fusca” (blergh), o pior pra mim nem é denegrir o antecessor e sim dar “aval” aos babacas que adoram dar uma seta e tocar o terror na pista da esquerda.
Leandro Castro
11 anos atrás
E avisem o motorista do Fusca da foto que ele está na contramão! O correto seria a faixa da estrada ser branca!
Samuel
11 anos atrás
Esse carro já existe faz tempo lá fora e aqui como importado, só puseram o nome de fusca agora no Brasil pra ganhar mais fama do velho carrinho ” que anda na faixa da direita ” e que de fusca não tem nada, pois só quem tem muita grana pra comprar um desse , diferentemente do fusquinha !
Até a Narcisa que é chique entra num desse, é o primo rico.
Roberto Ceconello
11 anos atrás
Quando fiz 18 anos, ganhei um 96, marrom metálico (se não me engano, o nome técnico é Bege Urano) do meu pai. 5000km rodados, era de um senhorinha de São Pedro, cliente dele no banco onde ele trabalhava.
– Esse é o primeiro carro de todo homem! – disse ele.
Era moleque, queria um Palio, Corsa, Gol… aos 18 não tinha muito cérebro, assumo hoje em dia. Fiquei feliz, mas não tanto quanto teria ficado com qualquer um dos descartávéis citados acima.
Apesar disso, primeiro carro, primeira experiências, primeiras viagens. Andávamos de skate. Punk Rock no toca-fitas (com hífen?) Pioneer.
E ele sempre junto, firme forte e barulhento… e uma história que jamais esqueci: me apaixonei por uma menina. Ela não por mim. E ter um Fusca não ajudou muito nisso. Fiquei sabendo.
Quase 2 anos depois de ter ganho o Fusca, depois de rodar 17 mil km, o vendi. Para um senhor de minha cidade, que o deu de presente a sua esposa. R$2.000,00 acima da tabela da época.
– Negocião, hein? – pensei comigo.
Comprei um Palio.
A vida passava. Saia de casa para o trabalho e sempre o via paradinho em um parque da cidade, onde o senhor e sua esposa iam caminhar. E o Meteoro lá, lindo. Por anos o encontrei lá, cedinho. Sempre o acompanhava quando o via passar.
Namorei outras garotas, comprei outros carros. Uma Corsa Picape. Um Ka. Passei num concurso público, Um Celta. Um 206 (Deus me proteja disso). Fali. Me recuperei. Um Corsa. Fui a Lindóia e tomei uma decisão. Viajei muito com o Corsa, 2009, Maxx. Fui pra 3 estados. Rock in Rio. Mais viagens. Conheci minha futura esposa. Roubaram o Corsa. Um Agile (desculpem, mas tenho amor por ele também).
Ali acima disse que tomei uma decisão em Lindóia. 2008. Vi um Fusca 96 lá. Lindo. O dono pedindo o que vale pra ele. Assustei. Mas…
– Vou comprar meu Fusca de volta!
Fui para a Bahia e conversando com um amigo que tem alguns clássicos, decidi que quando voltasse ia procurar o senhor que estava com o Meteoro.
Novembro 2012. Depois de caçar o telefone do atual proprietário por lista telefônicas, agendas antigas de casa, um amigo que namorou a filha dele na época me passou o número.
– Sêo Avelino, aqui é o Roberto. Quero meu primeiro carro de volta. Quanto o senhor quer?
– Não vendo!
– Vende sim! Foi meu primeiro carro, tenho memórias imensas dele e com ele e fiz a maior besteira do mundo em vendê-lo. Não sei o estado atual e não interessa, mas quero comprá-lo mesmo assim!
– Vou pensar no seu caso, ok?
– Anota meu telefone. Me liga quando?
– 3 semanas.
Passaram-se as 3 semanas e ele me ligou. Gelei…
– Roberto, quero R$10.000,00 no Fusca.
– Passa sábado em casa, quero ver se ele tá bem.
Acordei 7 da manhã no sábado. Quer dizer, 5:30 eu já estava acordado, mas fingi até as 7 para não acordar a namorada.
9 da manhã toca o interfone e lá está ele! Claro, com algumas marcas do tempo, são 16 anos de uso.
– Sêo Avelino, tá legal o carro, mas vou gastar para deixá-lo 100%. Me dê algumas semanas que eu te ligo e falo quanto posso dar pro senhor, ok?
– Quero R$10.000,00. Vou comprar um carro zero para minha esposa.
Fiquei feliz quando ouvi isso. Por ela e por muito mais por mim…. hehehehe.
Demorei algumas semanas e ele me ligou:
– Ô, Roberto, quer comprar o carro ou não?
– Ô, Sêo Avelino… quero, mas não posso pagar o que o senhor pede…
– Quanto você pode?
– Olha, pelos custos que vou ter, R$6.000,00.
– Ah, não dá… R$9.000,00 e pode vir buscá-lo.
– Não tenho isso, infelizmente.
– Então fica pra um próxima. Obrigado mesmo assim.
Desliguei e fiquei triste. Pra falar a verdade, bem triste. 3 semanas… Achei que ele já tinha vendido, ia comprar um zerinho pra esposa dele, né…
Resolvi que ia investir o dinheiro em um carro novo. Já tinha até escolhido e ia ver o “New alguma coisa” no fim de semana.
Na sexta, jantando na casa de minha namorada, toca o celular:
– Ô, Roberto, ainda quer comprar o Fusca?
– Ô, Sêo Avelino! Claro que quero!!
– Olha, vou fazer o seguinte para você que gosta dele: R$7.500,00 e pode vir pegar!
– Sêo Avelino, seguinte: ele fez você e sua esposa felizes por 14 anos. Em 98 o senhor pagou R$7.000,00 nele. E estou devolvendo o mesmo dinheiro pro senhor. R$7.000,00.
– Tá bom, vá… vem pegar.
Hoje, ao lado do Agile em minha garagem, está o Meteoro!
Quinta vai fazer uma revisão completa em motor e suspensão. Regulagens e algumas pecinhas. Só disso que ele precisa. O resto tá igual a 98. Com quase 100 mil km a mais, mas inteiro e firme. Barulhento. Com aquele cheiro de Fusca, delicioso! Meu de novo! E daqui NUNCA MAIS ele vai sair!
Um dia, passeando com minha namorada no Meteoro. Alguém vai me ver muito feliz.
Certas coisas tem que acontecer. Ao seu tempo.
Bacana demais a história cara! Rs, e, quem tem ou teve um Fusca, sempre tem histórias que ele participa!
Fiquei curioso para ver uma foto dele!
Também tive um fusca, na verdade, ele era o segundo carro de todos lá em casa, e, sempre socorria todos os outros! Nunca ficou na mão!
Tô precisando arrumar uma cabo pra máquina onde estão as fotos.
Só espero que não seja uma novela dessas!
Hahahahaha!
Leandrão, aqui ele foi o segundo carro do meu pai na época. Chegava fim de semana, o Meteoro e ele sumiam.
E eu ficava a pé…
Cara, que história linda, parabéns! Posso divulga-la no FB pros Amigos do Volks – ES? Pode deixar que dou os créditos! Ah, se tiver fotos do Meteoro, melhor! rs…
Agora é só se livrar do Agile e ser feliz!!!
hahahahahaha
Brincadeira a parte (odeio do fundo do meu coração o Agile), foi muito legal sua história. É legal, se pararmos para pensar todos temos histórias que são pontuadas por carros. São espécies de marcos na nossa vida. E invariavelmente alguns desses marcos serão Fuscas
Fernandão, coitada da “Elza Soares”… hahahaha!
Tem razão, pelo menos para nós, que amamos tanto nossos carros.
Mas o Fusca é muito fácil de ser amado e sempre alguém da turma tem um!
Graças a Deus esse cara sou eu!
Hahahahaha!
Tenho uma história parecida com um Golzinho 83 que o meu pai vendeu há uns 15 anos para o senhor que mora no interior de SP. O tiozinho ainda tem o carro, impecável, mas não o vende de jeito nenhum.
Perfeita história, essas negociações de valor de carro são sempre assim, um jogo de Xadrex. Sou de Guarulhos e um dia espero contar uma história assim, meu carma é um Del Rey que esta em Três Corações… Foi do meu avô e depois meu. Parabéns pelo fusca!
Mau pai teve dois GLX, um 85 e outro 87, os dois lindos!
Mas gosto mais dos 82, 83… série Ouro então…
Brunão, eu ia atrás! Não passa vontade!
Jr.
11 anos atrás
Eu como gosto dos carros mais antigos, achei desproposital, desrespeitoso com o grande Besouro. A VW deve muito a esse carro, e não deveria se referir a ele dessa forma. Infelizmente, é da VW isso, não tem respeito nenhum com a sua história. Basta lembrar que até agora (pelo menos que eu estou sabendo), não vingou aquela história da galera que queria que ela fornecesse os certificados dos carros antigos. Estou certo, Flávio? Que fim deu aquilo? Quero o do meu Voyage!!!
Rafa
11 anos atrás
Viaje mais, principalmente em cidades e fins-de-mundo onde não se conhece asfalto e verá como o Fusca original é um projeto eficiente…como um colega disse abaixo, não precisa cuspir no prato que comeu…
Fernando Almeida
11 anos atrás
Acho que os publicitários tem perdido a mão com frequência ultimamente, um exemplo é esse trocadilho muito infeliz que a nike inventou: locopositivo, e olha que sou corinthiano.
Segue um singela contribuição para o Motoland (ou Radioblog, sei lá)
Muito criativo. Legal. Até crianças entendem sem que seja preciso dizer praticamente nada.
Claro que o velho Fusquinha não era carro pra sair ultrapassando todo mundo na estrada. Era carro pra entrar e chegar. Mais tarde que os outros, mas o importante é que chegava.
Cabe lembrar que o velho e baixo limite de 80 km/h na estrada era baseado nele, se não me engano.
Jrg
11 anos atrás
Marketing de carros feito por gente que não gosta de carros, simples assim.
ainda prefiro o antigo ! tem mais estilo , claro que pelo preço me da um desses que deve custar uns 80 mil dinheiros , vendo e me sobra uma grana pra eu ir pros andes de fusca verdadeiro que e meu sonho!
Jáder, O Pitoresco
11 anos atrás
Calma gente! Não é bem cuspir no prato em que comeu ou xingar o velho. Pelo que deu pra sacar, o anunciante queria deixar bem claro que este Fusca não é como o velho Fusca. O próprio Flavio Gomes falou num post intitulado “New Fusca” o quanto foi temerário adotar um nome popular em um carro que só os bacanas poderão ter. Daí o esforço em “retrabalhar” o significado do nome Fusca, pra que não seja mais mero sinônimo de carro-de-dois-cilindros-que-mal-chega-aos-80km/h.
Tá certo (eu sei) que tem gente aqui que rasga o asfalto com o velho Fusca, mas aí já são Fuscas envenenados pelos donos ou por oficinas especializadas. Não vieram assim de fábrica.
Eu pelo menos não vejo aí uma ofensa. Apenas lógica. Se eu estiver enganado, me corrijam.
Só que desta vez eles fizeram um “think stupid”. Tá certo que a mudança no carro foi para atrair o público masculino, e eles devem ter “pesquisas” que dizem que o público masculino quer um carro veloz, mas dizer que um carro é melhor só porque é mais rápido é tolice.
Caio
11 anos atrás
Eu gostei.
Guilherme
11 anos atrás
A VW só quis ressaltar a esportividade do modelo atual, pois todo mundo sabe que o verdadeiro Fusca foi criado para ser barato, prático e econômico.
Pelo nível dos comentários que eu vejo nos sites sobre carros e pelo que vejo diariamente na estrada o anúncio é perfeito pra essa geração coxinha: “Meu Marea Turbo com escapamento aberto tira todo mundo da faixa da esquerda!” “Faixa da esquerda é pra quem pode! Se fica na frente eu acendo meu farol de xenon até cegar!”
Eu e meu fusca (o verdadeiro, não esse Golf disfarçado) vemos tudo da faixa da direita, e desanimados, vamos tocando a vida, dentro do que a lei determina, a civilidade e a boa educação, que parece ter sido abandonada…
Falou e disse. A publicidade dos carros no passado – especialmente da VW – costumava ser elegante e bem humorada. Hoje, o objetivo é mostrar ao idiota do telespectador que a única forma de ele ser legal e comer alguém é andar em um carro que faz 200 por hora, sem respeitar ninguém.
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás
Achei bem legal… viva o novo… viva o Fusca… que por sinal não ficou melhor que o outro… ficou apenas mais legal!
Imperador 2013!
Bruno Lacerda
11 anos atrás
Que vontade de mostrar a esse publicitário imbecil em que faixa boto meu fusquinha 95…
Em ultima instancia, a VW aprovou, portanto, faz melhor se boicotar a “nova” VW. Não comprem mais da marca que vira as costas pro modelo de maior sucesso da marca e que foi responsável por boa parte do respeito que a marca tem, ou tinha…
Jarzombek
11 anos atrás
Não é ” falar mal do outro”. É falar a verdade.
Ricardo Otto
11 anos atrás
O anúncio está certíssimo! Pelo preço que querem por esta trapizonga, só inglês e japonês podem comprar…
Danilo
11 anos atrás
Juro que a ficha demorou de cair pra entender este anúncio, uma vez que em Salvador a faixa da esquerda é a mais lenta!
A VW acha que o New Beetle não fez tanto sucesso porque era bonitinho, mas não muito esportivo, então ficou mais ligado ao comprador feminino. Para aumentar o mercado, fizeram esse Beetle anabolizado, largo, baixo e com motorzão. O carro que eles estão fazendo pouco, portanto, é o New Beetle, projeto do final dos anos 90, e não o VW Sedan.
O projeto é da década de 40, mas em 1996 (17 anos atrás) a VW ainda vendia o Fusca…
Lucas Martin
11 anos atrás
Eu gostei, tem pelo menos 30 ano que o Fusca antigo atrapalha o transito dos caros mais modernos. Agora até eu, que sempre odiei ser atrapalhado por fusca, tal como os celtas o fazem hoje, posso cogitar a aquisição de um sem me sentir um estorvo nacional!
kkkkkkkk, se quiser saber qual meu carro mande um mail pra mim, vai ficar orgulhoso.
Aqui em curitiba se tiver alguém fazendo baianada, atravancando o trânsito, pode espichar o pescoço que vai ver um celta, sempre!!
Uma pessoa que escreve “tem pelo menos “”30 ano”” que o Fusca antigo atrapalha o ”’transito”’ dos ”’caros”’ mais modernos”
”tal como os celtas o fazem hoje”
”se quiser saber ””qual meu carro”” mande um ””mail pra mim””,”
Vamos esperar o que de sujeito deste?
Esta é a nova geração do nosso país ], infelizmente
Não sei onde dirige, mas Celta andando devagar só se estiver sendo conduzido por alguma velhinha, pois quem dirige esses carrinhos se acham pilotos e andam com o pé embaixo.
Estorvo nacional é a mulecada que anda no carrão do papai e sai fazendo merda pelo trânsito, andando sempre chutado, atropelando e desrespeitando todo mundo. Fusca nunca me incomodou.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Eu tenho um novo fusca e ele é apaixonante pra mim, belo ronco, potente,estável, cuidadoso com os detalhes…
Sobre a propaganda, não vi ofensa nenhuma nela, é sincera, afinal o fusca atual tem 200 cavalos e um motor turbo elogiado por todo o mundo (o mesmo motor do jetta, a3…).
Novo fusca de c….é r……
Novo mini cooper S de c….é r……
Novo camaro de c…..é r……
Novo mustang de c……é r……
E por aí vai………..
Achei legal, não achei nada de ofensivo. Só não entendo, desde quando andar devagar na direita é falar mal?
Pessoal, o anuncio se refere ao New Beetle, e não ao antigo Fusca
Considerando que o limite de velocidade na maioria das estradas brasileiras é de 80 ou 100 km/h, o Fusca anda sim dentro do limite de velocidade.
Quem curte os carros de 200 cavalos se esquece que explorar seu potencial de velocidade final, no Brasil, consiste em necessariamente desrespeitar os limites de velocidade.
Eu tenho um fusca, e não achei ofensivo, é real, mas o anúncio é muito mais pra enaltecer o novo desempenho (motor 2.0 turdo de 200cv) do que denegrir o velho
detalhe, o meu é um 1500, vo a 130km/h tranquilo
Os atuais marketeiros da vw são ridículos….
Além do old fusca ser superior em tudo ao novo, os marketeiros antigos da vw também eram superiores aos “modernos”…..
fazer o que…..
Não força. O “verdadeiro” Fusca tinha quantos airbags? Tinha freios com ABS? Ar-condicionado, direção elétrica, som Fender, motor de 200 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem? Acho que não.
O Fusca teve a sua época e é um carrinho cheio de qualidades, mas dizer que é melhor que o novo Besouro é desconhecer totalmente de automóveis ou ser muito fanático?
Creio que o colega se referiu à historia como sendo “tudo” o que o novo VW não tem, e dificilmente terá. Apesar de todos os equipamentos modernos, é muito pretencioso ao se aproveitar do nome de um classico, ícone da história do automóvel. Entre os dois, sou mais o antigo, fácil!
A Volkswagen utiliza o nome do clássico porque quer vender e ganhar dinheiro. Preferir o antigo apenas por conta da fama é fanatismo demais ou desconhecer mesmo de automóveis.
Eu gostei, não vi nada de desrespeito ao Fusca (carro no qual tirei minha habilitação).
É que agora afrescalharam o carrinho. Antes não era assim, né?
http://www.youtube.com/watch?v=l7clxTbfN88
Esse novo é bem legal. Mas prefiro o antigo.
é um fusca comunista?
Ele falou alguma mentira? Tanto que no rodapé ele colocou até uma homenagem. “O carro” Voltou.. achei legal..
Fusca que atola, não é Fusca… é propaganda enganosa!
Video: http://www.youtube.com/watch?v=mzBNF07OpBI
Com os meus ando na faixa da esquerda se quiser. Esse marqueteiro da VW (será que ele fica na Vila Olímpia?) não foi muito feliz. Mas andar na faixa da direita, passeando sem pressa, é uma delícia também.
É claro que é defasado. Tem 70 anos! O que não significa que seja ruim.
O QUEM FALA NO FUSCA DO MEU PAI TEM UM DIZER ASSIM
“SE FOR 1.0 NEM TENTA” A MAIS PURA VERDADE KKKKKKKKKK
Demais a história do Roberto Ceconello. Parabéns, pelo carrinho, cara.
Sobre a propaganda do “novo fusca” (blergh), o pior pra mim nem é denegrir o antecessor e sim dar “aval” aos babacas que adoram dar uma seta e tocar o terror na pista da esquerda.
E avisem o motorista do Fusca da foto que ele está na contramão! O correto seria a faixa da estrada ser branca!
Esse carro já existe faz tempo lá fora e aqui como importado, só puseram o nome de fusca agora no Brasil pra ganhar mais fama do velho carrinho ” que anda na faixa da direita ” e que de fusca não tem nada, pois só quem tem muita grana pra comprar um desse , diferentemente do fusquinha !
Até a Narcisa que é chique entra num desse, é o primo rico.
Quando fiz 18 anos, ganhei um 96, marrom metálico (se não me engano, o nome técnico é Bege Urano) do meu pai. 5000km rodados, era de um senhorinha de São Pedro, cliente dele no banco onde ele trabalhava.
– Esse é o primeiro carro de todo homem! – disse ele.
Era moleque, queria um Palio, Corsa, Gol… aos 18 não tinha muito cérebro, assumo hoje em dia. Fiquei feliz, mas não tanto quanto teria ficado com qualquer um dos descartávéis citados acima.
Apesar disso, primeiro carro, primeira experiências, primeiras viagens. Andávamos de skate. Punk Rock no toca-fitas (com hífen?) Pioneer.
E ele sempre junto, firme forte e barulhento… e uma história que jamais esqueci: me apaixonei por uma menina. Ela não por mim. E ter um Fusca não ajudou muito nisso. Fiquei sabendo.
Quase 2 anos depois de ter ganho o Fusca, depois de rodar 17 mil km, o vendi. Para um senhor de minha cidade, que o deu de presente a sua esposa. R$2.000,00 acima da tabela da época.
– Negocião, hein? – pensei comigo.
Comprei um Palio.
A vida passava. Saia de casa para o trabalho e sempre o via paradinho em um parque da cidade, onde o senhor e sua esposa iam caminhar. E o Meteoro lá, lindo. Por anos o encontrei lá, cedinho. Sempre o acompanhava quando o via passar.
Namorei outras garotas, comprei outros carros. Uma Corsa Picape. Um Ka. Passei num concurso público, Um Celta. Um 206 (Deus me proteja disso). Fali. Me recuperei. Um Corsa. Fui a Lindóia e tomei uma decisão. Viajei muito com o Corsa, 2009, Maxx. Fui pra 3 estados. Rock in Rio. Mais viagens. Conheci minha futura esposa. Roubaram o Corsa. Um Agile (desculpem, mas tenho amor por ele também).
Ali acima disse que tomei uma decisão em Lindóia. 2008. Vi um Fusca 96 lá. Lindo. O dono pedindo o que vale pra ele. Assustei. Mas…
– Vou comprar meu Fusca de volta!
Fui para a Bahia e conversando com um amigo que tem alguns clássicos, decidi que quando voltasse ia procurar o senhor que estava com o Meteoro.
Novembro 2012. Depois de caçar o telefone do atual proprietário por lista telefônicas, agendas antigas de casa, um amigo que namorou a filha dele na época me passou o número.
– Sêo Avelino, aqui é o Roberto. Quero meu primeiro carro de volta. Quanto o senhor quer?
– Não vendo!
– Vende sim! Foi meu primeiro carro, tenho memórias imensas dele e com ele e fiz a maior besteira do mundo em vendê-lo. Não sei o estado atual e não interessa, mas quero comprá-lo mesmo assim!
– Vou pensar no seu caso, ok?
– Anota meu telefone. Me liga quando?
– 3 semanas.
Passaram-se as 3 semanas e ele me ligou. Gelei…
– Roberto, quero R$10.000,00 no Fusca.
– Passa sábado em casa, quero ver se ele tá bem.
Acordei 7 da manhã no sábado. Quer dizer, 5:30 eu já estava acordado, mas fingi até as 7 para não acordar a namorada.
9 da manhã toca o interfone e lá está ele! Claro, com algumas marcas do tempo, são 16 anos de uso.
– Sêo Avelino, tá legal o carro, mas vou gastar para deixá-lo 100%. Me dê algumas semanas que eu te ligo e falo quanto posso dar pro senhor, ok?
– Quero R$10.000,00. Vou comprar um carro zero para minha esposa.
Fiquei feliz quando ouvi isso. Por ela e por muito mais por mim…. hehehehe.
Demorei algumas semanas e ele me ligou:
– Ô, Roberto, quer comprar o carro ou não?
– Ô, Sêo Avelino… quero, mas não posso pagar o que o senhor pede…
– Quanto você pode?
– Olha, pelos custos que vou ter, R$6.000,00.
– Ah, não dá… R$9.000,00 e pode vir buscá-lo.
– Não tenho isso, infelizmente.
– Então fica pra um próxima. Obrigado mesmo assim.
Desliguei e fiquei triste. Pra falar a verdade, bem triste. 3 semanas… Achei que ele já tinha vendido, ia comprar um zerinho pra esposa dele, né…
Resolvi que ia investir o dinheiro em um carro novo. Já tinha até escolhido e ia ver o “New alguma coisa” no fim de semana.
Na sexta, jantando na casa de minha namorada, toca o celular:
– Ô, Roberto, ainda quer comprar o Fusca?
– Ô, Sêo Avelino! Claro que quero!!
– Olha, vou fazer o seguinte para você que gosta dele: R$7.500,00 e pode vir pegar!
– Sêo Avelino, seguinte: ele fez você e sua esposa felizes por 14 anos. Em 98 o senhor pagou R$7.000,00 nele. E estou devolvendo o mesmo dinheiro pro senhor. R$7.000,00.
– Tá bom, vá… vem pegar.
Hoje, ao lado do Agile em minha garagem, está o Meteoro!
Quinta vai fazer uma revisão completa em motor e suspensão. Regulagens e algumas pecinhas. Só disso que ele precisa. O resto tá igual a 98. Com quase 100 mil km a mais, mas inteiro e firme. Barulhento. Com aquele cheiro de Fusca, delicioso! Meu de novo! E daqui NUNCA MAIS ele vai sair!
Um dia, passeando com minha namorada no Meteoro. Alguém vai me ver muito feliz.
Certas coisas tem que acontecer. Ao seu tempo.
Obrigado por nos brindar com essa história de amor.
De nada, amigo!
Adoro contá-la!
Bacana demais a história cara! Rs, e, quem tem ou teve um Fusca, sempre tem histórias que ele participa!
Fiquei curioso para ver uma foto dele!
Também tive um fusca, na verdade, ele era o segundo carro de todos lá em casa, e, sempre socorria todos os outros! Nunca ficou na mão!
Tô precisando arrumar uma cabo pra máquina onde estão as fotos.
Só espero que não seja uma novela dessas!
Hahahahaha!
Leandrão, aqui ele foi o segundo carro do meu pai na época. Chegava fim de semana, o Meteoro e ele sumiam.
E eu ficava a pé…
Cara, que história linda, parabéns! Posso divulga-la no FB pros Amigos do Volks – ES? Pode deixar que dou os créditos! Ah, se tiver fotos do Meteoro, melhor! rs…
Um abração!
Claro que pode, Eric!
Me passa o link depois!
Quanto as fotos, vou passar pro computador esse FDS.
Parabéns. Lindo texto, Roberto Ceconello!
Valeu, Rabugento!
Agora é só se livrar do Agile e ser feliz!!!
hahahahahaha
Brincadeira a parte (odeio do fundo do meu coração o Agile), foi muito legal sua história. É legal, se pararmos para pensar todos temos histórias que são pontuadas por carros. São espécies de marcos na nossa vida. E invariavelmente alguns desses marcos serão Fuscas
Fernandão, coitada da “Elza Soares”… hahahaha!
Tem razão, pelo menos para nós, que amamos tanto nossos carros.
Mas o Fusca é muito fácil de ser amado e sempre alguém da turma tem um!
Graças a Deus esse cara sou eu!
Hahahahaha!
Parabens,desejo lhe muitas alegrias!
Valeu, Serjão!
Cara… que história é essa? Muito legal!
Obrigado, Ricardo.
Excelente! Merecedor de um sincero sorriso à frente do monitor.
Verde, fiquei feliz ao saber que o Meteoro causou um sorriso!
Espero que muitos ainda surjam!
Parabéns! Que seja muito feliz com o meteoro.
Brunão, obrigado!
O felicidade não sai do meu rosto desde que o peguei!
Caralho, que história.
Demais, né?
Fico feliz em saber que gostou!
Tenho uma história parecida com um Golzinho 83 que o meu pai vendeu há uns 15 anos para o senhor que mora no interior de SP. O tiozinho ainda tem o carro, impecável, mas não o vende de jeito nenhum.
Perfeita história, essas negociações de valor de carro são sempre assim, um jogo de Xadrex. Sou de Guarulhos e um dia espero contar uma história assim, meu carma é um Del Rey que esta em Três Corações… Foi do meu avô e depois meu. Parabéns pelo fusca!
Mau pai teve dois GLX, um 85 e outro 87, os dois lindos!
Mas gosto mais dos 82, 83… série Ouro então…
Brunão, eu ia atrás! Não passa vontade!
Eu como gosto dos carros mais antigos, achei desproposital, desrespeitoso com o grande Besouro. A VW deve muito a esse carro, e não deveria se referir a ele dessa forma. Infelizmente, é da VW isso, não tem respeito nenhum com a sua história. Basta lembrar que até agora (pelo menos que eu estou sabendo), não vingou aquela história da galera que queria que ela fornecesse os certificados dos carros antigos. Estou certo, Flávio? Que fim deu aquilo? Quero o do meu Voyage!!!
Viaje mais, principalmente em cidades e fins-de-mundo onde não se conhece asfalto e verá como o Fusca original é um projeto eficiente…como um colega disse abaixo, não precisa cuspir no prato que comeu…
Acho que os publicitários tem perdido a mão com frequência ultimamente, um exemplo é esse trocadilho muito infeliz que a nike inventou: locopositivo, e olha que sou corinthiano.
Segue um singela contribuição para o Motoland (ou Radioblog, sei lá)
Eita faltou o lnk:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0zxxM9EYQzY
Muito criativo. Legal. Até crianças entendem sem que seja preciso dizer praticamente nada.
Claro que o velho Fusquinha não era carro pra sair ultrapassando todo mundo na estrada. Era carro pra entrar e chegar. Mais tarde que os outros, mas o importante é que chegava.
Cabe lembrar que o velho e baixo limite de 80 km/h na estrada era baseado nele, se não me engano.
Marketing de carros feito por gente que não gosta de carros, simples assim.
Falou e disse!
ainda prefiro o antigo ! tem mais estilo , claro que pelo preço me da um desses que deve custar uns 80 mil dinheiros , vendo e me sobra uma grana pra eu ir pros andes de fusca verdadeiro que e meu sonho!
Calma gente! Não é bem cuspir no prato em que comeu ou xingar o velho. Pelo que deu pra sacar, o anunciante queria deixar bem claro que este Fusca não é como o velho Fusca. O próprio Flavio Gomes falou num post intitulado “New Fusca” o quanto foi temerário adotar um nome popular em um carro que só os bacanas poderão ter. Daí o esforço em “retrabalhar” o significado do nome Fusca, pra que não seja mais mero sinônimo de carro-de-dois-cilindros-que-mal-chega-aos-80km/h.
Tá certo (eu sei) que tem gente aqui que rasga o asfalto com o velho Fusca, mas aí já são Fuscas envenenados pelos donos ou por oficinas especializadas. Não vieram assim de fábrica.
Eu pelo menos não vejo aí uma ofensa. Apenas lógica. Se eu estiver enganado, me corrijam.
Como já errou nos cilindros, parei de ler.
Se o cara juntar um motor de DKW num Fusca, terá estuprado dois clássicos e merece “el paredón”!
Fusca dois cilindros? Volta por teu Quik de morango e teu Playstation, guri de apartamento…
Meu 1300 (4 cilindros, certo?) passava bem dos 80km/h.
É a VW cuspindo no prato que comeu. Ou cagando no próprio berço. Tanto faz!
Ridículo… desde a primeira despedida do Fusca que a VW do Brasil não respeita o carrinho…
Flavio, foi a AlmapBBDO.
Guardada as proporções, entendi que o anúncio vai naquela linha “Think Small”, que tanto sucesso fez em outras décadas.
Não?
Luciano ‘Dan’ Marino (melhor assim, gosto do Miami Dolphins)
Só que desta vez eles fizeram um “think stupid”. Tá certo que a mudança no carro foi para atrair o público masculino, e eles devem ter “pesquisas” que dizem que o público masculino quer um carro veloz, mas dizer que um carro é melhor só porque é mais rápido é tolice.
Eu gostei.
A VW só quis ressaltar a esportividade do modelo atual, pois todo mundo sabe que o verdadeiro Fusca foi criado para ser barato, prático e econômico.
então não chama de fusca…….
Pelo nível dos comentários que eu vejo nos sites sobre carros e pelo que vejo diariamente na estrada o anúncio é perfeito pra essa geração coxinha: “Meu Marea Turbo com escapamento aberto tira todo mundo da faixa da esquerda!” “Faixa da esquerda é pra quem pode! Se fica na frente eu acendo meu farol de xenon até cegar!”
Eu e meu fusca (o verdadeiro, não esse Golf disfarçado) vemos tudo da faixa da direita, e desanimados, vamos tocando a vida, dentro do que a lei determina, a civilidade e a boa educação, que parece ter sido abandonada…
Golf não, Jetta.
Falou e disse. A publicidade dos carros no passado – especialmente da VW – costumava ser elegante e bem humorada. Hoje, o objetivo é mostrar ao idiota do telespectador que a única forma de ele ser legal e comer alguém é andar em um carro que faz 200 por hora, sem respeitar ninguém.
Achei bem legal… viva o novo… viva o Fusca… que por sinal não ficou melhor que o outro… ficou apenas mais legal!
Imperador 2013!
Que vontade de mostrar a esse publicitário imbecil em que faixa boto meu fusquinha 95…
Em ultima instancia, a VW aprovou, portanto, faz melhor se boicotar a “nova” VW. Não comprem mais da marca que vira as costas pro modelo de maior sucesso da marca e que foi responsável por boa parte do respeito que a marca tem, ou tinha…
Não é ” falar mal do outro”. É falar a verdade.
O anúncio está certíssimo! Pelo preço que querem por esta trapizonga, só inglês e japonês podem comprar…
Juro que a ficha demorou de cair pra entender este anúncio, uma vez que em Salvador a faixa da esquerda é a mais lenta!
Em Ribeirão Preto também!
Em Jaú também…
Que alívio, achei que era só aqui em Goiânia…
Estou mais aliviado também, achei que era só em São José dos Campos
A mensagem: “compre nosso novo carro, mas depois venda-o logo, pois faremos pouco dele assim que lançarmos um novo modelo”. Péssimo!
A VW acha que o New Beetle não fez tanto sucesso porque era bonitinho, mas não muito esportivo, então ficou mais ligado ao comprador feminino. Para aumentar o mercado, fizeram esse Beetle anabolizado, largo, baixo e com motorzão. O carro que eles estão fazendo pouco, portanto, é o New Beetle, projeto do final dos anos 90, e não o VW Sedan.
O projeto é da década de 40, mas em 1996 (17 anos atrás) a VW ainda vendia o Fusca…
Eu gostei, tem pelo menos 30 ano que o Fusca antigo atrapalha o transito dos caros mais modernos. Agora até eu, que sempre odiei ser atrapalhado por fusca, tal como os celtas o fazem hoje, posso cogitar a aquisição de um sem me sentir um estorvo nacional!
Você está zoando ou é uma besta, mesmo?
kkkkkkkk, se quiser saber qual meu carro mande um mail pra mim, vai ficar orgulhoso.
Aqui em curitiba se tiver alguém fazendo baianada, atravancando o trânsito, pode espichar o pescoço que vai ver um celta, sempre!!
“Baianada”. Escuta, meu filho… Esse tipo de comentário não é bem-vindo aqui. E quem faz, também não.
Que loser. Sem mais.
Flavio Gomes e a finesse que lhe é peculiar.
Agora ficou claro que é uma besta mesmo!
Pelo comentário, vc deve se achar europeu, não?
Uma pessoa que escreve “tem pelo menos “”30 ano”” que o Fusca antigo atrapalha o ”’transito”’ dos ”’caros”’ mais modernos”
”tal como os celtas o fazem hoje”
”se quiser saber ””qual meu carro”” mande um ””mail pra mim””,”
Vamos esperar o que de sujeito deste?
Esta é a nova geração do nosso país ], infelizmente
E meu teclado está doido….rsrsrsrsrs
Não sei onde dirige, mas Celta andando devagar só se estiver sendo conduzido por alguma velhinha, pois quem dirige esses carrinhos se acham pilotos e andam com o pé embaixo.
Eu tenho um e não me acho piloto…
O que queimou o Celta foi a Telefônica ter substituído seus Mille por eles.
Garanto que você tomou benga de um Celta. Podem falar o que quiser, mas o carrino da GM é leve e deixa muita gente pra trás.
Do jeito que você escreveu, deve ser um motoboy.
Eu gostei do anúncio, mas não por esses motivos idiotas aí.
Meu amigo, que carro tens?
Se for qq geladeira (1.0 ) coloco pau a pau com meu 1971 que ganho fácil.
Estorvo nacional é a mulecada que anda no carrão do papai e sai fazendo merda pelo trânsito, andando sempre chutado, atropelando e desrespeitando todo mundo. Fusca nunca me incomodou.
Tô tentando achar palavras pra lhe ofender, mas não encontro uma suficiente pra tanta besteira que você vomitou, Lucas.
O senhor é digno de pena.