MENU

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 - 15:56Nas asas

NAS ASAS

SÃO PAULO (poupando tempo) – A American Airlines mudou o visual de seus aviões. No lugar do tradicional “AA” na cauda, vai agora uma bandeira dos EUA estilizada. O corpo das aeronaves, no entanto, permanece cromado, estilo McLaren, mas sem faixas horizontais e “American” bem grande na lateral da fuselagem, invadindo as janelas.

Ficaram elegantes, os bichões. Aqui tem um vídeo, também.

novacaraaaComo vocês sabem, sou ligadíssimo nessas coisas do ar. Quanto ao visual dos aviões, sempre fui fã da Transbrasil e da antiga Varig, essa imbatível na sua elegância cromo-preto-branco-azul.

32 comentários

  1. Jonathan disse:

    Ficou incrível. Para mim não tem aeronave comercial mais bonita. E olha que nem sou tão fã dos Estados Unidos, mas, as cores do avião, não sei explicar… ficou demais!

  2. PRNDSL disse:

    Que bom, isto que dizer que eles vão repintar os seus aparelhos. Em recentes viagens por esta empresa reparamos na evidente falta de cuidado com a aparencia dentro e fora das aeronaves. Deu até para pensar se eles estavem tendo cuidado equivalente com a MANUTENÇÃO …

  3. Nelson disse:

    Ficou bem bonito.Seguiram a ideia da British.

  4. Flavio disse:

    Eu gostei!

    E para quem gosta de aviação, como eu, e quer saber o qual o problema do 787, vai um link de um blog, de um mecânico de aviação, amigo e gente finíssima, que é apaixonado por aviação. Seus gatos tem nome de aviões, uns antigos como Electra e Douglas e até o um T7.
    Vale apena a leitura.

    http://www.avioesemusicas.com/frota-mundial-dos-boeing-787-no-solo-o-que-a-bateria-tem-a-ver-com-isso.html#!prettyPhoto

  5. fernando duarte amaral disse:

    prezado FG, assim que um deles pousar aqui em GRU, te mando uma foto…engracado ver os especialistas abaixo cheios de conversa, como especialistas de aviacao….gostaria de ve-los gerenciando e tocando uma cia aerea pra ver se alguns continuariam reclamando de servico (o servico da AA nao eh ruim, esta simplesmente na media do mercado), de pintura ou nao e de patriotismo (???!!!!!)….abracos

  6. Armando Figuelras disse:

    Que tal essa muito bem humorada, da kulula Airlines da Africa do Sul (não é edição comemorativa, são aviões em serviço):

    http://www.openjawtech.com/wp-content/uploads/kulula-aeroplane.jpg

  7. Mauricio disse:

    Realmente ficou bonito, mas um tanto kitch.
    Tudo bem que os Norte-americanos são um tanto ufanistas. Colocam a bandeira em tudo o que fabricam. Onde tem um Made in USA, tem uma bandeira do lado.
    Nada contra, mas me deixa um tantinho constrangido já que nós brasileiros, temos um ponta de vergonha de manifestarmos o nosso amor por nossa terra. Não é que não exista, mas somos forçados a isso por conta… Bem, você sabe, basta ler os jornais todos os dias.

  8. Ainda bem que vão mudar as cores, já havia passado e muito da hora. Pode ser besteira, mas toda vez que vou a um aeroporto e vejo um avião da AA me vem a imagem dele “invadindo as janelas” do World Trade Center. É… deve ser besteira minha mesmo…

  9. Heros disse:

    Não gostei dos novos AAL, prefiro mil vezes como estavam. Flávio, sou fanático por Transbrasil também, era minha companhia aérea favorita no quesito pintura.

  10. Roberto Tremper disse:

    Companhia que muda muito de pintura acaba falindo. Isso acontece quando o “marquetingue” supera o profissionalismo, a qualidade, etc e tal, tudo aquilo que costuma destacar as excelentes das demais. Aconteceu com todas que se foram.

  11. Glauber disse:

    Muito bom!
    FG, o que você está achando da “crise” dos Boeing 787?

  12. Brown disse:

    Não sei porque não somos tão patriotas como eles.

    Se eles se autodenominam american air lines. Deveriamos ter a sulamerica lineas aereas… enfim… Enquanto esse pensamento paga-pau e entreguista de norte-americano existir, nunca veremos nada parecido.

  13. Ravelho disse:

    Muitos torceram o nariz, muitos adoraram, é difícil agradar a todos. Eu sempre fui fã da pintura anterior, principalmente pela força do AA na cauda, porém a companhia passa por uma reestruturação no Chapter 11 e precisa se reinventar para continuar competitiva. O pessoal da American está fazendo grandes esforços para tirar a imagem dos péssimos interiores, do péssimo serviço e também de aviões velhos, por isso a mudança na identidade visual. Apesar de aumentar o peso das aeronaves com a pintura, ela dispensa o tratamento do alumínio da pintura anterior que era mais caro que uma pintura. Vale acrescentar que a pintura antiga estava com os dias contados pois o 787 não é feito inteiramente de alumínio e sim de compostos como fibra de carbono, então eles não seriam mais no alumínio polido. Infelizmente esse visual minimalista anda dominando, mas todos temos que nos adaptar, apesar de não ser norte americano acho melhor a nova AA voando do que a antiga no chão e falida.

  14. Zé Maria disse:

    Lembrando apenas que o metal polido chegou a ser usado aqui no Brasil pela extinta Rio-Sul quando recebeu os primeiros EMB120 -Brasília em 1988 . . .
    Depois quando perceberam a mão de obra que era manter o brilho nos trinques, resolveram pintar as fuselagens de branco. . .
    Zé Maria

  15. Bruno Marques disse:

    Na verdade o avião não é cromado, ele é todo cinza. O do video é apenas computação gráfica. Aqui o de verdade
    http://www.airliners.net/photo/American-Airlines/Boeing-737-823/2214582/L/

    Como era antes o mesmo avião com a pintura antiga (com o metal polido na verdade, não cromado)
    http://www.airliners.net/photo/American-Airlines/Boeing-737-823/2211957/L/

  16. jotaefe disse:

    O que adianta mudar a pintura se o atendimento continua a nível de estrebaria dos ares.
    Um lixo de cia aérea.

  17. César disse:

    Que bela porcaria.
    Algum amador na internet propôs coisa bem melhor:
    http://blog.seattlepi.com/airlinereporter/2012/10/23/updated-american-airlines-set-to-get-a-new-livery-soon/
    Sempre achei legal os silver birds da American até o penúltimo esquema de pintura agora avacalharam de vez.

  18. Lucas Carioli disse:

    Visual mais “american” do que nunca.

  19. EduardoRS disse:

    Eu adorava a pintura da American justamente porque era antiga, era um clássico atemporal. Nenhuma empresa aérea costuma deixar o mesmo esquema de pintura por tanto tempo. Não curti muito essas listras na cauda, mas… se eles achavam que tinham que mudar o visual, então que seja.

  20. Rodrigo Mota disse:

    finalmente a AA vai mudar o visual, depois de anos com a pintura atual. embora o layout atual também seja legal…

    mas nos EUA ninguém bate a pintura da DELTA AIRLINES. o pessoal de Atlanta sabe fazer pintura bonita…

    • Bruno Marques disse:

      Pena que o serviço de bordo deles seja medonho.
      Gostava da pintura cinza e azul escuro da United, mas agora que juntaram com a Continental adotaram aquele padrão esquisito da Continental com o nome United.

  21. iRineu disse:

    Se esses bichões não costumassem quicar no chão tão perto da minha casa vez por outra, acho que eu gostaria mais.

  22. Zé Maria disse:

    Ao Thiago e ao Flávio:
    Aparentemente não é mais no metal polido, mas sim pintado numa tonalidade especial de cinza, ao menos é a sensação ao observar a foto de um 737-800 postada hoje no ótimo airliners.net. . .
    Zé Maria

  23. Thiago da Matta disse:

    É bom dizer que esse “cromado” é nada mais, nada menos, que a ausência de tinta na fuselagem. Bonito e ainda economiza algumas toneladas de tinta na pintura.

    • Mauricio disse:

      Mas gasta algumas toneladas de massa de polir pois em contato com o ar o alumínio oxida superficialmente e fica opaco em poucas horas de exposição. A anodização de uma superfície deste tamanho seria proibitivamente cara e não resolveria completamente o problema.
      O mais lógico é o que realmente fazem, pintam a fuselagem de cinza. A foto acima é apenas uma reprodução artística.

Deixe uma resposta para PRNDSL Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>