VJM07
SÃO PAULO (dá tempo, ainda) – Sergio Pérez e Nico Hülkenberg vão guiar essa belezinha aí embaixo neste ano. O VJM07 é o primeiro carro 2014 a dar as caras. A Force India divulgou a foto pelo Twitter e vai mostrar tudo mesmo na semana que vem, quando começam os testes em Jerez.
A única imagem divulgada é essa aí embaixo, com o carro de lado. Não dá para tirar muitas conclusões, nem para saber se os novos bicos baixos ficaram mesmo tão feios quanto se comenta que ficarão. Mas me parece claro, pelo perfil da barata, que os engenheiros e projetistas tiveram uma grande preocupação em melhorar os fluxos de ar. “Isso foi prioridade”, disse um técnico que não quis se identificar para não entregar os segredos da equipe. “Tudo que posso dizer é que buscamos, com esse novo design, uma otimização dos fluxos de ar sob o carro, assim como a passagem do vento sobre a carenagem e pelas laterais, para evitar turbulências e muito calor para o piloto, já que ar-condicionado foi definitivamente proibido pela FIA.”
Fora isso, novidade na pintura. Sai o branco dominante e entra o preto. Achei mais elegante e lembra as Arrows patrocinadas pela Orange. OK, lembra um pouquinho, só. Estava apenas tentando lembrar do último carro a usar laranja e preto.
O VJM07 é o primeiro da nova era turbo, pois, a ser revelado para o público. Anotem aí os próximos lançamentos:
McLaren – sexta-feira
Ferrari – sábado
Sauber – domingo
Toro Rosso – segunda-feira
Red Bull, Mercedes e Caterham – terça-feira
Os testes de pré-temporada acontecem em Jerez de 28 a 31 e no Bahrein de 19 a 22 de fevereiro e de 27 de fevereiro a 2 de março. Não tem Barcelona neste ano.
E ninguém se atentou ao fato de que, vejam só, a meses atrás,coitado do Hulk, que deixou de ir pra Lotus por não ter patrocinadores, e vai parar na Force India. Mas pelo menos, entendo que a Force India vai estar nos testes de Jerez e tem um carro, enquanto que a pindaíba tá rolando solta lá na Lotus fajuta, que pra mim não tem nada de Lotus do Colin Chapman…
Ficou muito bonito, mas acho que Carlos Slim vai reclamar. O Claro ficou no escuro. Só vi na terceira vez que olhei a foto.
Putz…ficou muito foda essa pintura. Gostei pacas!
Tô com o Taki Inoue: lembra um sapo da Amazônia.
Gosto do preto com laranja. Muito mais bonito que nos anos anteriores.
Essa pintura ficou horrível
Nesse site dá pra ver o que fotochopeado:
http://fotoforensics.com/analysis.php?id=59bae0773bfd6e33f2e4728c27896f635c0d9d51.69472
Imagino como será o nariz…
http://www.imagensfotos.com.br/wp-content/uploads/2012/10/macaco-narigudo-mangues-berneu-ilha-da-asia-foto-imagem.jpg
Que sensual, com uma cheirada ele faz as macaquinhas gozarem!!!
Se é retrô ou não , dane-se, o que importa é a grana pra BARATA rodar em 2014.
rapaziada, ficou elegante, fino.. meio smoking.. ficou legal
Parece uma minardi dos anos 90
Dos anos 80, você quer dizer…
vão ficar parecendo com os carros da GP2 ou da temporada de 2009.
‘Tá bonito o dalitmóvel, hein!
(Vou ali me purificar no Ganges e já volto!)
Contagem regressiva para o tema “retrô” da Williams………….
(PQP! eu amo a Williams,…………mas essa onda retrô nos carros de Grove já deu, né tio Frank!)
Ainda não sei se gostei. Preto é legal, mas não combina com o resto das cores. Os asas estarão mais proporcionais, o foda é esse bico dedo, que parece ser a parte pintada em preto e deve sem uma constante. Achei que os sidepods teriam entradas maiores de ar e pelo jeito, a diminuição do tanque de combustível que só tem que carregar 100 kg, foi essencial para ter mais espaço para refrigeração do ers.
O branco era bem mais elegante, na minha opinião.
Acredito que esse aerofólio dianteiro(bico) será feio para que possa otimizar a passagem do ar……
A famosa Lesma no sal. A Ligier fez uma livery com a logo da Gitanes, que ocupava todo o carro. Eu curto, assimetria é legal de vez em quando, melhor que as repetecas sem criatividade.
O esquema de cores ficou muito bom. Não dá para ver o bico do carro para dar uma opinião. mas como a própria equipe disse vai ter mais que uma versão. Sinal de que a questão estética é discutível. Mas mesmo que os bicos sejam como as projeções acabamos acostumando, vide quando o regulamento mudou e os aerofólios tiveram as drásticas mudanças de dimensões.
Acho que não serão mais feios que os F1 de 2007 e 2008 com os inúmeros apêndices aerodinâmicos que tinham.
Bico alto é que era feio!
F1 bonita são as de bico baixo, e para isso basta ver as Benetton e McLaren do final dos anos 80 e início dos anos 90.
Parece um pacote de Miojo Yakissoba.
É forçar demais? Pegando essa simples imagem, dizer que os bicos dos carros desse ano tendem a ser parecidos com a McLaren de 93, (a ultima de Senna). Lembro que o bico apresentava uma inclinação até a asa dianteira.
E a Spyker? http://fc06.deviantart.net/fs40/f/2009/029/c/1/Spyker_F1_2007_by_P3P70.jpg
Pois é – foi o último a adotar preto-e-laranja – se bem que até hoje eu não sei o porquê de não ter mantido o laranja-e-preto, infinitamente mais bonita…
http://speedarchitech.com/assets/uploads/media/dito809-1377515767.jpg
Acho que o último carro laranja e preto foi o da Spyker. Em todo caso, válida a lembrança da Arrows, já que a Force India costuma ser boa em pistas rápidas como eram os carros do Walkinshaw.
Não gostei da pintura, a anterior pelo menos remetia à bandeira indiana, agora ficou um balaio de gatos. (É claro, estou julgando por esta foto, talvez de outro ângulo não seja tão ruim).
A Arrows Orange era de fato muito bonita.
O problema é que tem carro preto demais no grid (a não ser que as outras mudem): Sauber, Williams, Lotus, Marussia…
Heim? WILLIAMS??? (azul-e-branca)
E a Sauber 2013 era cinza, não preta!
“Mas me parece claro, pelo perfil da barata, que os engenheiros e projetistas tiveram uma grande preocupação em melhorar os fluxos de ar”.
Não diga!!!! Sério????
Essa piadinha é mais besta que Zorra Total hein!
E você ainda perde seu tempo pra comentar!!!
Fez-me lembrar mais o Minardi de 92 http://www.diariomotorsport.com.br/wp-content/uploads/press_gianni_morbidelli_minardi_lamborghini_m191_foto_Lamborghini_Press_1.jpg
Todo ano fica esse espera pelo “bico feio” nos novos carros na F1.
Falando em mudanças de cores, uma pena que Ron Dennis descartou a McLaren na sua cor original, laranja. Ficaria linda.
Pior foi a desculpa dele!
“Não decidir a nova cor até definir o novo apoiados…”
PORRA! Se é pra não usar cor de patrocinador, então usa a da Mclaren! Papaya Orange! A prata só remete à Mercedes!
Pelo menos visto de lado, o desenho lembrou muito o dos carros até o começo dos anos 90.
Tomara que visto pela frente não seja tão medonho quanto se especula por aí.
Abs,
Este é o carro mais bonito apresentado até agora para a temporada de 2014.
Bonito.
Tá feio! Me lembra um pouco a finada-Minardi. Más se andar e incomodar as grandes então serão um dos carros mais bonitos!
O melhor e mais bonito F-1 laranja que me lembro, era o March número 9 patrocinado pela Beta, pilotado por um puta piloto chamado Vittorio Brambilla.
esse vai dar trabalho com o incrivel hulk no volante.
Eu discordo Flavião!! Acho que os carros desse ano ficarão mais bonitos que os de 2013, esse bico baixo vai cair na graça do povo… A cor também ficou show do novo VJM07. Grande abraço!!
“Force Lindia”.
Se eu não me engano, as Spyker (também precursora da Force India) já usou preto e laranja…
Esse bico baixo me remete aos carros do início da década de 90.
Este pode entrar para o grupo dos mais bonitos da F-1
Ahhhh muleeeeeki leki leki le le leki leki, agora o bixo peguis….doido pra ver os novos carros.
Já entra pra galeria dos carros mais bonitos dos últimos 20 anos.
Tem bico horrível sim.
Dá para perceber na imagem.
Reparem lá na frente que existem dois relevos no bico.
Um que segue o regulamento ANTIGO,onde está escrito uma palavra com letras azuis, ele mantém a altura do regulamento anterior, seguindo uma reta que formará toda a parte inferior do carro.
Existe então um segundo relevo, fino que nem um bico de tamanduá, que segue até a asa dianteira, como um prolongamento que liga a asa, no bico do antigo regulamento.
Acho que foi a Autosporte quem mostrou um rascunho de um bico nesta formatação ainda em Dezembro do ano passado.
Eis o Link: http://s1.trrsf.com/blogs/211/files/image/f1_bicos_autosport.jpg
Se os carros terão motores turbo, porque eles vão usar tomadas de ar na parte superior?
Pelo ângulo não parece que o bico será mais feio do que ao do ano passado, parece até que está mais bonito.
bom dia Gomes e galera.
gostei da pintura e do Estilo da novissima FI / MB…
ela tende a Liderar as equipes Privadas…
pois tera o Melhor Equipamento da f 1 / Motor / caixa / ers / eletronica embarcada / Tudo MB…isso facilita Enormemente a Performance do Belo Bolido Indiano ..desejo Sucesso ao Ascendente Team !!! valeu.
Seria charmoso deixar a fibra de carbono/preta sem pintura….
E quando penso que não existe mais forma da Force India deixar seus carros mais feios, eis essa estupenda obra de arte em verde limão, laranja, preto e branco.
Esse carro ficaria bacana num sambódromo!
Feio!
Foi só quem achou esse carro parecido com os F1 dos anos 90 com o bico baixo, olhando assim de perfil?
Fazia um par de anos que não aparecia algo original em termos de pinura. Gostei muito !
Gostei muito da pintura. O bico, pelo menos nessa foto lateral, parece que ficou bonito. Ou não ficou feio.