MENU

sábado, 15 de novembro de 2014 - 1:20Autódromos

SÓ DERROTA

SÃO PAULO (não me conformo) – Falamos de Jacarepaguá nesta semana, foi o estalo para o Paulo Cesar Lavinscky mandar estas fotos melancólicas e deprimentes. Já dos dias em que o autódromo agonizava, antes da destruição total. Formulinhas no meio do mato, ônibus de equipe abandonado, destroços de carros de Marcas…

Dá vontade de chorar.

42 comentários

  1. Já que o Lendário Circuito de Jacarepaguá morreu, então nós temos que lembrar o seu Auge no Youtube. No caso de sua decadência, destruição e assassinato teria que ser colocado o nome desses políticos burros e gananciosos que fizeram isso com total incompetência.

  2. Bruno disse:

    Nossa! Tem até um Mazda MX3 ali!

  3. Paulo Emilio disse:

    Que autódromo que nada ! Vamos deixar de ser inocentes ! O que vale é a nota, o resto é lorota! Eu, como todo novo rico que se preze, quero mais é comprar uma das coberturas do condomínio que será construído no local, fazer um baita de um churrasco de inauguração , com muita cerveja, cachaça, apreciando a vista com meus amigos e um monte de cachorras !

  4. MARCOS disse:

    poucas pessoas gostam de esporte a motor neste país, Nós que gostamos, logo teremos que ir pra Argentina para ver os pegas, lá tem em todos os finais de semana.

  5. O Ônibus e os Formulas cheguei a ver pessoalmente e de perto, já a uns anos, as carrocerias dos “copa clio” não tive a chance.

    Mas triste isso de ficarmos sem um autódromo no estado.

  6. adilson disse:

    esses monopostos pertenciam a um amigo q faleceu a uns 3 anos Jorgão o nome dele , ficava no terreno ao lado da casa dele na rua pedro correia, proximo ao falecido autodromo, eram f ford HEVE, tinham outros no galpão da casa depois q ele morreu ficou abandonado o filho dele é meu amigo…ele disse q foram vendidos e quem comprou ia restaurar.. …vou perguntar a ele se sabe pra onde foram…esses carros eram sucatas, esse mais inteiro ficava na porta da pizzaria q ele tinha antes de morrer, tinha um adsivo da pizzaria “BIG BANG pizzaria” na garagem da casa tinham outros chassis, alguns karts e uns carros batidos q ele alugava pra novela…esse mesmo jorgão quem é da antiga vai lembrar era pai do jorginho q corria de f ford no campeonato carioca nos anos 80 e morreu aqui proximo num acidente de rua… a casa q ficava os carros esta alugada e deve ter carros ainda na garagem.

  7. nelson weiss disse:

    Na F1 entravam mais dolares no Rio que no carnaval, vai entender esses asnos.

  8. Xavante disse:

    O Clio era dos “Paludos” – Copa Clio

  9. MARCOS RJ disse:

    Estas fotos são recentes?

    Realmente estes formulinhas estavam jogados num terreno perto do autodromo. Uma vez parei lá para tentar encontrar o dono mas ninguem soube informar.

    Isso há uns sete anos atras, depois a região entrou em obras para receber o brt ..

  10. Carlos disse:

    Flavio, vou te falar uma coisa… Isso tudo é culpa dos f…. que existem nos comandos dessas confederações no Brasil. São políticos muitas vezes corruptos que garantem uma vaga como presidente dessas confederações para ganharem o $$$ deles… Olha o Marim da CBF… Politico que conseguiu essa “boquinha” para continuar ganhando o $$$ dele, pois como político não conseguiria muito mais coisas. É muito triste ver o que ocorreu com Jacarepaguá e com outros grandes autodromos no Brasil, ver o que aconteceu com as categorias de bases do automobilismo brasileiro que praticamente sumiram… Me lembro que passava minha infância/juventude em alguns domingos vendo o conjunto de competições em Interlagos, que começava com F-Ford, passava para o Marcas e Pilotos, depois o Speed 1600 (corrida de besouros), Opalas Super-Stock, e finalizava com a verdadeira Stock Car, onde os carros não tinham carenagens de fibra de vidro… Eram latas puras… Batiam, o mecanico muitas vezes descia a marreta para desamassar para continuar correndo… Era muito divertido… E a CBA vem e destrói tudo… Espero que um dia isso tudo mude…

  11. Felipe disse:

    Isso só demonstra o quanto o automobilismo nacional está realmente falido. Interessa a pouca gente. E vale lebrar, não fossem famílias tradicionais do automobilismo como os Fittipaldi e Piquet, seguramente não teríamos pilotos nacionais vencendo em categorias no exterior com condições em pensar em chegar à F1. É realmente muito pouco, e como disse o Zacarias, a nota para a organização do automobilismo nacional é ZERO.

  12. jose carlos disse:

    foram mais de 10 F1 no rio com arquibancadas que eram mais de 800mts de reta de assentos perfazendo mais de 50000 pessoas,eu trabalhei em todas e a que menos publico tinha aprox 35000 pessoas,isto era hoteis cheios,milhares de avulsos nos estacionamentos e etc
    Mas eu nao consigo entender a atuaçao dos cartolas.eles ficaram inertes e nao deram um pio contra a destruicao do autodromo
    o presidente da CBA sr PINTEIRO falou que so entregaria jpagua contra a chave do projeto autodromo de deodoro
    o governo do rio parou o projeto deodoro por falta de apoio do trade especializado em automobilismo
    em suma acabou o automobilismo no rio e NOS SOMOS OS RESPONSAVEIS POIS NAO FIZEMOS NADA EM PROL DA NOSSA PAIXAO
    continuo acreitanddo em papai noel
    jc

  13. Ilmar disse:

    Eu me lembro um pouquinho, que lá no começo dos anos 1990, diziam que, na intenção de se trazer a Fórmula Indy pra cá, na esteira do sucesso do Emerson Fittipaldi, iriam construir um oval nos moldes americanos em Campinas. Gostaria de saber por quê essa idéia não foi pra frente, por quê inventaram de construir o oval em Jacarepaguá… Se tivessem feito o tal oval em Campinas, pra Fórmula Indy, talvez Jacarepaguá continuasse até hoje, como Interlagos…

  14. jefferson disse:

    Se for um chassis de formula ford abandonado eu gostaria de te-lo , será que esta abandonado???

  15. Ricardo disse:

    E Interlagos só está de pé até hj graças a F1 , se não fosse o tio Bernie e sua categoria “sem graça” e com o barulho de aspirador de pó , já tinha virado conjunto habitacional ou Shopping Center. Pensem nisso , antes de detonarem a F1

  16. Ricardo disse:

    E Interlagos só está de pé até hj graças a F1 , se não fosse o tio Bernie e sua categoria “sem graça” e com o barulho de aspirador de pé , já tinha virado conjunto habitacional ou Shopping Center. Pensem nisso , antes de detonarem a F1

  17. Elton disse:

    Governo porco, povo frouxo. Sem mais.

  18. Jaime Boueri disse:

    Cenário anterior ao Jogos Pan Americanos de 2007. Esses Clio estavam no Portão 7 (se não me engano) desde esses tempos… Realmente dava (e dá, hoje ainda mais pois não tem mais pista) vontade de chorar.

  19. Ricardo Sarmento disse:

    Muito triste ver essas fotos. Acredito que seja um antigo Clio, do campeonato monomarca que era disputada até 2009, se não me engano. Já o monoposto, vou arriscar um palpite, parece ser um daqueles Fórmula Fiat dos anos 80, ou mesmo um dos monopostos que eram (ou são) utilizados na escola de pilotagem do Aldo Piedade.

    Muitas vezes me lembro de detalhes de Jacarepaguá, aquela curva depois da largada, muita gente ficava ali mesmo, apesar de ser um pouco aberta. Fora a curva que antecedia o retão do circuito oval, e que reta! Tempos bons aqueles, com certeza era um dos melhores traçados do mundo.

  20. Leandro disse:

    Essa derrota começou bem antes, quando alteraram o traçado original para as construções do PAN.

  21. Alexandre Soucha disse:

    É como disse o Emersom Fittipaldi, no Rio eles deveriam ter feito como na Rússia.
    Dentro do parque ólimpico poderia ter sido mantido o traçado da pista, ou pelo menos a maior parte dele.

  22. sandro disse:

    Caraca!!! Um formula jogado, eu queria ter um na parede de casa. Será q não consigo uma doação?

  23. Aislan disse:

    Pois é;
    Quando li aqui no GP que iriam destruir o autódromo de Jacarepaguá para as obras da olimpíada e que prometeram construir outro em Deodoro logo pensei “Nunca será!!!”.
    Sabia que não aconteceria e que era apenas promessa para justificar o fim do autódromo.

    E assim caminhamos para o fim do esporte a motor no Brasil…..

  24. ALEX B. disse:

    Decadence sans elegance…Bréééésssiillll!

  25. Jonny'O disse:

    Os formulas são chassis Heve…..provavelmente de F.Ford.

  26. Jefferson Buitrago disse:

    Não podemos esquecer que o prefeito do Rio na época ,Cesar Maia, é o grande responsável por esta desgraça mas não é o único. A omissão da CBA , FAERJ também foram decisivas para o fim do Automobilismo no estado.

  27. Se eu morasse perto, pelo menos o Formulinha já estaria no meu quintal !

  28. disse:

    Derrubam o autódromo e enterram a história do Esporte a Motor.

  29. Marco disse:

    Jacarepaguá era o único circuito nacional homologado para a Fórmula 1, Indy e MotoGP. Há toda uma história do automobilismo pátrio no Rio de Janeiro, conforme o próprio Emerson Fittipaldi disse em entrevista recente. Houve uma troca entre município e governo federal no que tange ao terreno do autódromo. Este último se comprometeu a dar um terreno para a construção do mesmo. Mas até então nada foi feito. O que mais existe no Rio de Janeiro são propriedades do governo federal. A zona oeste do Rio é cheia delas. Um autódromo com um grande centro de entretenimento e espaço para grandes eventos geraria inúmeros empregos e valorizaria toda uma região onde fosse implantado. Tenho certeza absoluta disso. Mas por quê as coisas não caminham? O que podemos fazer para que o autódromo aconteça? Quais medidas podemos adotar?

    Observações:

    1- O volume de vendas de motos e carros esportivos e o número de marcas de renome internacional aumentou assustadoramente nos últimos anos no Rio de Janeiro;
    2- Na falta de local próximo e adequado para a realização de cursos, track days e participação em campeonatos os proprietários de tais motocicletas e carros se arriscam e colocam a vida de outras pessoas em risco acelerando em rodovias;
    3- Na Barra da Tijuca fazem racha de carros durante a madrugada na Avenida das Américas.
    3- O que o governo faz? Coloca radares nas ruas e rodovias.

    É um descaso muito grande. Total falta de consideração de ambas as parte (município e União). Todos nós teremos a oportunidade de mudar isso nas eleições municipais. Espero que até lá algo de bom aconteça nesse sentido. Chega de promessas.

  30. Luiz Guimarães disse:

    Flavio, gostaria de publicar essas fotos em alguns grupos de automobilismo dos quais participo no face. Posso?

  31. Igor Côrtes disse:

    Cheguei a tirar foto desses formulinhas em 2008, voltando da Stock Car. Eles ficavam em uma daquelas estradinhas que ligam a Abelardo Bueno com a Estrada dos Bandeirantes. Não sei se eram F-Ford ou algum outro carro feito pra alguma escola de pilotagem(teve alguma no Rio?), só sei que usavam motores CHT, e apesar do desgaste estavam completos, com cinto e tudo.

  32. Julio Robbi Neto disse:

    Que merda! Isto simplesmente não podia ter acontecido com Jacarepaguá. Puta merda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>