SÃO PAULO (que saudade) – Victor Martins lembra no GRANDE PREMIUM dos 20 anos de uma das maiores ultrapassagens de todos os tempos. 8 de setembro de 1996, encerramento da temporada da Indy em Laguna Seca. Última volta, Alessandro Zanardi persegue loucamente Bryan Herta. Era seu primeiro ano na categoria. Naquela corrida, seu companheiro de Ganassi, Jimmy Vasser, conquistou o título.
Mas foi o italiano o nome da prova. Porque passou Herta na famosa curva Saca-Rolha de um jeito improvável e maravilhoso. E a manobra entrou para a história. Foi a terceira vitória dele no campeonato, fechando com chave de ouro sua participação como melhor “rookie” do ano.
Zanardi está no Rio para a Paraolimpíada. É um herói dos nossos tempos. E pergunto a vocês: essa aí de Laguna Seca ou aquela de dez anos antes, na Hungria, de Piquet sobre Senna?
TEM CORRIDA AO VIVO NO “GP” Próximo post:
CARS & GIRLS
E o cara fez isso justamente no mesmo lugar que Gonzalo Rodrigues viria a falecer, 3 anos depois… Simplesmente assombroso!
Poderia ser considerada a maior entre as categoria de carros de corrida de formula, se ficasse dentro dos limites da pista, o que não ocorreu. A disputa entre Senna e Piquet não permite questionamentos, pois ambos permaneceram sempre nos limites da pista.
Os carros da Indy dos anos 90 pra mim estão entre os mais lindos monopostos (qualquer categoria) que conheci, juntamente com o som do motor também. Baita saudade!
Essa é diferença de um piloto do “automobilismo europeu” vindo da F1 e um “pasta de amendoim” do “automobilismo americano”.
Fittipaldi, Mansell, Montoya, Zanardi….Tiravam o sono dos gringos quando foram se aposentar da F1 na F Indy.
Sem mais.
e por aqui em terras tupiniquins tb ficou evidente a diferença entre um piloto europeu e os brasileiros quando kubica que disputava F-renault na europa baixou por aqui como piloto convidado para ultima corrida de 2002 da F reanult na pista de interlagos, e mesmo sem nunca ter corrido antes em interlagos Kubica cravou a pole e terminou a corrida em primeiro lugar com uma diferença de 12s para o segundo colocado… …
Piquet x Senna, pelo tamanho dos pilotos e do campeonato…além de a ultrapassagem ter sido de pura habilidade.
Agora, Zanardi é uma pessoa brilhante, e como os carros eram muito, muito, muito, muito mais lindos, limpos de visual e colados no chão…
Esta foi linda…de um cara que emociona. Mas segurar um carro a 753 km/h derrapando com as 4, saindo de frente, de traseira, de lateral…e ainda sobrar uma mão pra mostrar o dedo…é covardia.
A do Piquet foi mais bonita e bem mais complexa….piquet contornou o carro do senna dando aquelas “derrapadinhas controladas” estando numa velocidade absurda! ultrapassagem igual ou equivalente a essa é uma a cada cem anos……
As duas.
Piquet. Zanardi diriam os antigos “cortou o queijo”,
A de Piquet sobre Senna. Sem comparações entre pilotos, mas é que a de Piquet, foi por fora, depois de outras tentativas. Segurar o carro daquele jeito e anda fazer graça. Zannardi também percebeu que não passaria pelas “vias normais”. Estudou o carro e deixou o carro seguir reto e fazer a curva passando por cima de pau e pedra. Está sim entre as maiores, mas a de Piquet, continua no topo.
Dois coisas do passado que hoje me dão saudade: 1) a ultrapassagem hoje seria ilegal, pelo menos na F1, pois fez a curva seguinte com as 4 rodas para fora da linha branca. 2) Esses carros eram lindos, quem é a gente que desenha esses carros de hoje? Os caras conseguem estragar tudo, como diria o Flávio.
Linda ultrapassagem mas tenho outras duas melhores que esta:
Piquet x Senna (Hungria)
Hakkinen x Schumacher (SPA)
Não há o que se discutir: Zanardi!
Williams estava um abismo na frente da Lotus. Na Indy os carros são muito mais similares…
Sem dúvidas, a do Piquet sobre o Senna.
A do Zanardi só foi bem sucedida pq ele cortou a curva seguinte, tirando clara vantagem. Não foi uma ultrapassagem controlada. Apenas se jogou. Bem controverso.
Meu Deus! 20 anos! O tempo voa!
Ahh… Não dá pra comparar… O Zanardi foi para o tudo ou nada… O Piquet foi na habilidade… O Zanardi deu um mergulho no desconhecido com coragem, o Piquet levou o carro a fazer algo que a própria força G duvida… Acordei celebrador de bordões hoje…
Como eram bonitos esse carros .
Ele cortou a zebra.
Gilles x Jones Holanda 79
https://www.youtube.com/watch?v=jaLRdO10UW8
Hoje essa ultrapassagem seria ilegal porque se ele tivesse voltado para a pista em vez de cortar a curva por dentro ele levaria o X. São outros tempos.
Abs.
Linda ultrapassagem do Zanardi. Mas duelo por duelo sou mais este aqui entre Emerson Fittipaldi e Nigel Mansell:
https://www.youtube.com/watch?v=SKuY9Nb9LU0
Com todo o respeito ao Zanardi, mas o Piquet…
- ultrapassou o Senna;
- por fora;
- controlando a derrapagem;
- num carro de 800 cv;
- e ainda mandou o dedo depois.
Pois! pelos motivos apresentados, não dá nem pra comparar. E ainda dentro dos limites da pista.
Com todo o respeito ao Piquet, mas o Zanardi…
- era calouro e já passava na Corkscrew;
- ultrapassou sem trecho de aproximação;
- segurando o carro em uma “montanha-russa”;
- num carro de 800 cv que ainda por cima era V8;
- e com atitude de campeão, sendo que nem campeão ainda era.
1- Piquet x Senna
2- Zanardi x Herta
3-Mika x Shumi
A do Benoît Tréluyer em Le Mans 2011 merece figurar em qualquer galeria das grandes ultrapassagens:
https://www.youtube.com/watch?v=KnQdf1mJneM