VAI SER PENTA (3)
RIO (finito) – Era mais do que esperada a conquista antecipada do pentacampeonato de Lewis Hamilton. E veio numa corrida meio sem graça, definida na largada em favor daquele que mais merecia vencer no México, pelo final de semana que fez: Max Verstappen. Hamilton foi o quarto colocado. A Mercedes fez sua pior corrida no campeonato, sem conseguir se entender com os pneus no asfalto liso do autódromo Hermanos Rodríguez. Da mesma forma, seu motor sofreu com o ar rarefeito dos 2.250 m de altitude da capital asteca.
Mas ele não precisava de nada disso, nem de pneus amigáveis nem de potência acima do normal. Quatro rodas no chão e um motor funcionando mais ou menos seriam o bastante para que ele conseguisse o mínimo de que precisava para encerrar matematicamente a disputa com Sebastian Vettel: um sétimo lugar.
Verstappinho só não fez a pole no México, perdida para seu companheiro Daniel Ricciardo — praticamente proscrito na Red Bull. Corrigiu o deslize de sábado largando feito um foguete e assumindo a ponta assim que as luzes se apagaram. Hamilton veio junto — chegou a passar os dois carros rubro-taurinos –, mas foi superado por Max e se colocou em segundo. Em poucas voltas o holandês já tinha construído uma vantagem que carregaria até o fim da prova. Ricardão caiu para terceiro.
Com problemas de desgaste excessivo dos pneus, quase todos os pilotos optaram por duas paradas. Teve quem precisou parar três vezes — Bottas. Mas teve, também, quem só visitou os boxes uma vez — Raikkonen. Nenhum deles, porém, foi protagonista no domingo nublado e não muito quente da Cidade do México, com os termômetros marcando 20ºC.
Na volta 12 Hamilton trocou seus pneus pela primeira vez, junto com o parceiro finlandês. Verstappen parou na seguinte. Vettel e Raikkonen vieram quatro voltas depois. Sebastian tentava alguma coisa, com dignidade. Partiu para cima de Ricciardo e ganhou a terceira posição na volta 34. Na 39, passou Hamilton e assumiu o segundo lugar. Mas tudo parecia absolutamente desnecessário. Ele precisava vencer e contar com alguma desgraça que jogasse Hamilton para além de sétimo para adiar a decisão. Nada daquilo parecia muito provável. Na verdade, era mesmo impossível.
Lewis perdia tempo com sua borracha esfarelando e perderia o terceiro lugar para Ricciardo na volta 47. “Meus pneus morreram”, disse o inglês pelo rádio. Na volta seguinte, faria seu segundo pit stop, assim como Vettel. Na 49ª, foi a vez de Verstappen, que seguia tranquilo na frente. Ricardão vinha em segundo, e uma dobradinha da Red Bull se desenhava, ainda que o australiano tivesse feito apenas uma parada e não pretendesse trocar os pneus de novo. Mas ela foi para o beleléu na volta 61, quando seu carro apagou com uma pane hidráulica. Foi seu sétimo abandono no ano. “Às vezes me pergunto para que venho para a pista aos domingos”, choramingou.
Vettel assumiu o segundo lugar. Seu parceiro tagarela Raikkonen já tinha passado Hamilton e era o terceiro. Preocupado com a quebra de Ricciardo, Verstappen perguntou pelo rádio se deveria tirar um pouco de potência de seu motor, para não correr riscos. Não precisou, e caminhou sossegado para a quinta vitória de sua carreira — segunda no México. Max é o piloto que mais venceu na F-1 sem ter feito uma pole.
Dezessete segundos depois, sem muita festa, Sebastian recebeu a bandeirada. Depois vieram Kimi e Lewis — só os quatro chegaram na mesma volta. Bottas, Hülkenberg, Leclerc, Vandoorne, Ericsson e Gasly completaram os pontos.
Antes de receber seu troféu, Vettel foi até Hamilton e abraçou o inglês carinhosamente. Foram bons adversários neste ano, especialmente até o GP da Alemanha, na metade do campeonato. Dali em diante, Lewis disparou. Ligado à Mercedes desde os 13 anos, disputou hoje seu 226º GP, sempre carregando no lombo os motores alemães. Igualou os cinco títulos de Juan Manuel Fangio — que conquistou dois deles, o segundo e o terceiro, também pela Mercedes.
Suas declarações pós-corrida foram protocolares. Disse se sentir “estranho”, falou que o momento era “especial” e agradeceu a todos, como de praxe: família, mecânicos, amigos, equipe. Aos 33 anos, tornou-se o terceiro representante da espécie Homo sapiens a atingir a marca de cinco títulos mundiais — além dele e de Fangio, o outro é Michael Schumacher, que chegou a sete.
Parabéns para ele. É um gênio da raça, ainda que o desfecho do campeonato tenha sido pouco empolgante. Acabou sendo fácil demais.
Rapaz… O tempo passa e o “véio” fica cada vez mais louco!! O Natal tá chegando e ele já tá preparando o trenó!! Sai pra lá zica!!
E o meu lindo novamente no pódio. Adorei!
Já falaram aqui, mas não custa lembrar mais uma vez. Será que o pentacampeão não vai devolver a vitória da Rússia ao Bottas?
Não me lembro do Sr. Mult 21 devolvendo nada…
Então não adianta querer denegri nada, ve44elete.
Será que Hamilton aprendeu com o Picaretonso a não devolver a vitória roubada?
As Mercedes não tiveram um bom rendimento dos pneus e foram superadas pela Red Bull e Ferrari ficando com seus carros em quinto e sexto com o Hamilton e Bottas, mas o Ricardão pifou a dez voltas do fim subindo pra quarto e quinto.sobrando mesmo pra equipe o Penta do Hamilton pra comemorar.
Verstappinho mordido pela perda da Pole foi com tudo na largada pegando a ponta não largando mais (a não ser no Pit Stop) vencendo de forma absoluta.
Já pro Ricardão e Alonso só lamentação por mais um abandono consecutivo.
E o Vettel que chegou em segundo não batendo no início da corrida só restou reconhecer o Penta do Hamilton que viria de qualquer jeito.
Que bom que o Ricardão abandonou, com isso sobrou um terceiro lugar pro Vovô Raikkonen nesse GP do México.
É Sergio Perez, dessa vez não deu nada em casa, fica pro ano que vem.
O Hamilton não fez boa corrida, mas o Penta fica maior do que tudo nesse momento.. Parabéns, Lewis Hamilton!
Aposentou o Gira Mondo??
Voltaaa
Volta só quando for penta.
Quando comecei a acompanhar F1, havia uma espécie de maldição do tri. Nenhum piloto conseguia passar dessa marca ( Lauda e Piquet e Senna) – o que tornava o feito de Fangio, 5 títulos, algo de outro mundo. Em 93, Proust quebra a escrita. Passados 8 anos, em 2001, Schummy iguala os 4 e depois chega aos 7; Em 2013, passados 12 anos do Tetra de Schummy, Vettel chega lá e de forma seguida. E passados 4 anos, em 2017, Lewis chega aos 4 títulos – e agora com 5 e com chances reais de em 2020 chegar aos sete de Schummy que ele obteve em 2004 e que até outro dia a gente imagina uma número tão impossível de ser conquistado quanto o penta de Fangio.
Alemães sabem fazer carro. Ponto. Agora que a F1 precisa seriamente de uma revisão precia. Não lembro bem, mas me assutei na metade da prova quando vi que o carro imediatemente atras deas 3 grandes, a renault de Hulckemberg se não me engano, estava a 3,5 minutos atrás do BOttas hahahahaha que que é isso. Na metade da corrida. É pra se pensar. F1 de 6 carros, 3 equipes, e uma massacrantemente dominante. Deviam ter deixado a ferrari manter aquele “algo mais” nas baterias, pelo menos estava meio que equilibrado. Essa FIA sabe estragar um campeonato.
Hamilton ainda tem duas corridas para devolver a vitória na Rússia. O inglês terá a chance de provar que merecerá ser lembrado como um campeão que devolve a vitória que não é sua, ou ser lembrado como um campeão que pensa que seu companheiro não passa de um capacho.
Oi…????
Sem chance, Sennafredo! Sou casado.
Kkkkkkkkkkkkkkk, agora lascou!
A carapuça é para a viúva torcedora do Picaretonso!
Hamilton e Mercedes não têm mais desculpa. O título já foi conquistado.
Quando a vitória do Mult 21 foi devolvida?
Essas vetteletes histéricas são engraçadas…
Multi 21, quê isso?
Mas o bottas não passa de capacho, olha o nome dele, bottas! é para ser pisado mesmo… kkk
Mas a bota pisa ou é pisada?
hamilton é o melhor de todos já há algum bom tempo ! só não viu isso quem não quis ver…
Grande Hamilton. Não tem como contestar esse cara. Afinal só ele Fangio e Schumacher.
Mais um campeonato insosso, previsível. Mas não é só isso. As corridas estão chatas, tudo está muito artificial, inclusive o lance mais importante, que é a ultrapassagem. Quem acompanha as corridas com interesse sabe que o problema, além da superioridade técnica e financeira dessa ou daquela equipe está nas características dos carros e pistas, que impedem boas disputas.
Bom dia Flavinho Gomes e a todos!
Não vou escrever quase nada, pois a postagens está perfeita, mas 2 pequenos detalhes precisam ser colocados:
1) A Vettelada está se matando e os fãs do Hamilton em êxtase total!
2) A Red Bull e os motores Honda para 2019. Erraram! Verstappen vai penar e continuaremos na mesma. Hamilton x Vettel…e a lenga lenga de sempre!
Abs
A Ferrari e Vettel foram incompetentes quando tiveram o melhor carro. Ao contrário do Hamilton, que foi piloto pra caralho o suficiente pra tirar algo a mais de seu equipamento. Pentacampeonato merecidissimo.
Não consigo torcer por LH. Me lembra demais um jogador brasileiro mais conhecido por ser midiático e cai-cai…
Lembra só porque ambos gostam de viver a vida fora da F-1. Porque, em termos de eficiência e resultados, o astro da F-1 ganha do astro do futebol de longe. E tem lenha pra queimar por longos anos ainda. Mais cinco temporadas no mínimo.
O jogador midiático, diga-se de passagem, já perdeu duas Copas do Mundo.
E o Hamilton segue pisando na cabeça do Vettel e da Ferrada! Penta merecido. Não mudou nada: Formuala 1 de seis carros.
Não demora alcançar o Dick Vigarista. E está se repetindo: equipe dominante e um piloto capacho ao seu lado.
“Aos 33 anos, tornou-se o terceiro representante da espécie Homo sapiens a atingir a marca de cinco títulos mundiais — além dele e de Fangio, o outro é Michael Schumacher, que chegou a sete.” – Sensacional, FG, vai escrever bem assim em Passargada!! Ainda podemos comprar seus livros pelo email?
Alguém ainda tinha dúvidas em colocá-lo na lista dos grandes?
PS: dado o momento, vale escrever um “Gira Mondo”, Flavio?
A crítica continua a mesma pra F1 atual, o setimo colocado terminou a 2 voltas
do lider …por essas e outras que é difícil ter uma corrida bôa atualmente.
Parabéns a Hamilton , que soube explorar bem a incompetência da Ferrari, e
e as mancadas de Vettel….PENTA …
Isso SEMPRE foi assim. Na era Senna/Piquet o segundo chegou a colocar volta no primeiro.
Parabéns Lewis, parabéns Mercedes, titulo mais do que merecido, na pista! Parabéns Flavio pelo “homo sapiens”, ajuda a situar quem vê diferença nos iguais.
Puxa-saco!
O Sr. poderia por favor explicar esta ofensa gratuita?
Sabe o que acontece? Eu fico com vergonha de cobrar….
Porque será que todo babaca acha que frases sem sentido são engraçadas? Tente crescer seu merda.
Olha a linguagem. Que inferno.
Não dê atenção, Fernando!
Ele acha que essas frasezinhas da 3ª sérias são engraçadas e que ele faz sucesso por aqui. Apenas ignore-o.
Há mais gente interessante com que discutir.
Eu não sou interessante, viúva, eu sou hilário!
Ele é muito bom. Um dos Grande da F-1
Parabéns !!!
Parabéns ao Hamilton, título merecidíssmo. Uma das coincidências entre os pentacampeões Fangio e Hamilton é que foram vice-campeões na estreia e campeões na 2ª temporada disputada. Curiosamente num esporte considerado de “ricos” Hamilton, assim como Fangio e Schumacher, veio de um extrato social mais baixo. Hamilton ao ser campeão em 2008 quebrou a “maldição” da categoria de acesso (campeões de F2, F-3000, GP2 que não conseguiam ser campeões na F1) que já durava 40 anos. De 2008 até agora foi o único campeão que não estava em uma equipe campeã de construtores. Tem um percentual de vitorias (31,28%) superior à de Schumacher (29,64%) e conquistou o penta na sua 11ª temporada completa igualando Schumi. Como o atual regulamento técnico em sua essência será mantido até 2020 ele é favorito para atingir o hepta. Schumacher tem 80 corridas a mais e mantido este percentual de vitorias dá para igualar o recorde de 91 vitorias com aproximadamente + 64 gps(cerca de 3 anos + os 2 GPs que faltam). Deve ser levado em conta também o fato de que Schumi no seu auge teve uma vida bem mais “tranquila” no que diz respeito a companheiros de equipe e adversários.
Parabéns ao Hamilton!!!
Tem tudo para igualar Schumacher, e talvez ultrapassá-lo em títulos.
Cabe a música “Simple the best” da Tina Turner!
Esse cara é o melhor da atualidade!
O Canguru Terceirizado (não passa de terceiro nos Mundiais) não sabe poupar equipamento. Quebrou o carro pela oitava vez este ano!
A sorte da Red Bull é ter o moleque, que está honrando o lugar que pertenceu a Sebastian Vettel.
Avante, Max!
“.não sabe poupar…” kkkkkkkkk
A parte engraçada desse blog é ter especialistas como você Paulo PInto, aproveita seu sobrenome e chupa o pinto do moleque…..
Não adianta tentar. O meu pinto já tem dona!
Verstapete detectada!
É ruim! Estou apenas apreciando a surra que o moleque está aplicando no Canguru.
kkkkkkkk………Não acredito!!?? Então vai ser o holandês a partir de 2019??
Vc é patético Pinto
Patético é você, Sennafredo, que está babando o inglês!
Estou apenas curtindo a porradaria que o moleque está dando no australiano.
Continuo com o Herdeiro do Maior do Mundo.
Ele nunca superou a pedrada que o alemãzinho levou do Ricardão em 2014. Definiu seu ódio pelo australiano como objetivo de vida. Estava seguind0 à risca, mas em 2019 haverá um tal de Leclerc para martelar o último prego do caixão.
Aposto que o Pinto irá esquecer Ricciardo e passar a odiar o monegasco….
Acertou, “viúva”! O Canguru Terceirizado vai cair tanto pelas tabelas em 2019 (muito mais que está caindo em 2018), que ele será progressivamente esquecido.
É mais um que vocês, viúvas, acreditaram que chegaria ao título. Vocês são péssimas em prognósticos.
Brincadeira né! Vc não entende nada de F1. Se a Renault tiver um carro semelhante a RBR ano que vem, espere pra ver o quanto Ricciardo será melhor que Verstappen!
Ué… o Ricciardo está pilotando há cinco anos uma RBR e nem vice foi.
O que será que ele vai fazer de bom naquela Renault meia-boca?
A Renault já teve carro. Não tem mais e não importa quem vai para lá.
KKKKKKK
Boa Paulo !
Achei que você ia chama-lo de ” Canguru Perneta”……concordo ! Mas eu ainda gosto do Ricardo……gente boa, toca bem. E Verstapinho está mesmo honrando a cadeira do Vettel !
Primeiro comentário consciente desta leva.
Valeu, Marinho!
Quero ver quando o moleque esquentadinho tiver a responsa de ser o macho alfa do terreiro ano que vem. Aí vamos ver se ele já é homem ou se continua um menininho mimado.
A carinha e a atitude de puto dele em ver o companheiro fazer a pole foi de mau perdedor. Digna dos piores momentos do Vettel. Se começar a tomar calor do Gasly vai desandar a dar chilique.
Não duvido do talento dele. É um puta piloto. Tem tudo pra ser um campeão. Mas se continuar fazendo birra a cada coisa que acontece, vai se perder na carreira.
E tá de sacanagem dizer que todas as quebras foram culpa do Ricciardo, né? Você também acredita que o Papai Noel existe e tem poderes mágicos pra fazer um trenó voar?
Acredito, sim! O Papai Noel tem um trenó voador cheio de renas. A minha netinha me contou toda prosa!
O título para Lewis Hamilton e o vice para Sebastian Vettel era questão de simples fechamento. E ambos aconteceram no México.
Falta apenas fechar a terceira posição no pódio da temporada entre Raikkonen, Bottas e Verstappen.