828/2 e 012
Estão nos Estados Unidos as duas últimas do Anísio.
Anísio Campos é o principal designer de carros do Brasil. Foi piloto, fez protótipos para correr, criou um monte de coisas. A principal delas é o Puma, que todos conhecem.
Alguns anos atrás Anísio foi contratado por Ricardo Machado, empresário carioca, para desenhar um carro urbano. Ricardo é dono da Obvio!, uma nescente fábrica de carros que por enquanto tem pouco mais do que idéias.
Mas são boas idéias. A primeira é o 828/2, uma recriação do Mini-Dacon. A segunda é o 012, ou Zero Doze (nas fotos abaixo, Anísio no 828/2 e uma vista lateral do 012).
A Obvio! conseguiu um inesperado aporte financeiro de uma empresa americana chamada Zap. Com a grana, fez em tempo recorde, coisa de 60 dias, um carro inteiro saindo do nada, a primeira unidade do 828/2. Um protótipo do 012 também foi concluído. Um acordo com o governo do Rio foi fechado, para uso da antiga fábrica da FNM.
Os dois foram enviados para feiras americanas. A aceitação do público é medida nesse tipo de evento. A Obvio! pensa em exportar a maior parte de sua produção.
Os planos são ambiciosos e não dá para saber se vão dar certo. Machado, para muita gente, é um sonhador.
Bem, o que seria do mundo sem os sonhadores?
Não consigo decidir se acho esses caras malucos ou visionários fora do tempo.
Essa notícia tem 4 anos, não tem crise, não tem histeria carbônica, não tem aquecimento global.
Hoje até Tuk Tuk tem chance nos EUA. Pq a Obvio! não teria?
Eu compraria o 012…mto loko o carrinho…bem esporte
O ANÍSIO ESTÁ SUPERADO.PAROU NO TEMPO.O PUMA FOI OBRA DO RINO MALZONI.A UNICA COISA QUE ELE FEZ FOI O MINI DACON,ALIÁS MUITO MODERNO HÁ 20 ANOS ATRÁS.SÓ QUE NAO ADIANTA ELE FAZER UM NOVO CARRO IGUALZINHO,POIS OS TEMPOS SAO OUTROS.ELE É TAO BOM DESIGNER QUE NUNCA FOI ADMITIDO EM NENHUMA MONTADORA.ESTÁ SE JUNTANDO AO OUTRO EMPRESÁRIO APENAS PARA SE PROMOVER.SERIA MAIS UMA GURGEL?
Os carrinhos são, na realidade, um barato! O Ricardo pode se um sonhador, mas é desses que precisamos. Qualquer coisa com o dedo do Anísio é, no mínimo, interessante. O Zerodoze é um verdadeiro foguete, e vai fazer sucesso na América. Tomara que o negócio engrene, e a fábrica dos “JKs”, possa, de novo, pulsar de prazer. Força, Ricardo, mil votos de felicidade. Acredite no seu sonho, e arrebente os incrédulos, com a vitória da competência.
Quanto a resistencia do carrinho (que parece ser fragil) não há problemas pois o NHTSA (responsavel pelas questões automobilisticas e de transportes la nos States) não exige testes severos para veiculos fora de série
O Jorge da JOR RACING deve estar muito contente, pois sua competência e conhecimento técnico ajudou o nascimento desta pequena fera.
Abraços
Flávio,
Já acabaram c/ a Presidente, c/ a Gurgel, c/ a Envemo, c/ a Fittipaldi, etc. Todos sonhadores que conheciam, e muito, o que é um automóvel, as dificuldades de projeto, a construção de protótipos, etc.
Infelizmente, o “empresário” brasileiro somente sabe aplicar recursos no mercado financeiro e não na produção, e também não sonha, não acredita nas pessoas, não ……………………
Tristeza.
espero que o preço seja acessivel, pq mesmo eles pequenos, para a rotina urbana seria o ideal…
rsrsr reserve um pra mim
Sem dúvida é um carro mais racional para quem anda apenas sozinho e não tem nem família. Se o preço fosse menor poderia ser uma solução aqui no Brasil mesmo. O problema é que ele parece frágil. Se um SUV bater nele, o que será que sobra?
Se bem que não ha lugar melhor para excentricos e manis do que os States
Sem duvida este empresário está indo no rumo certo para tal coisa
Mais uma excentricidade do que outra coisa, não achei legal, assim como o tal Lobini
O que mais surpreende neste carro é o motor dele, o trytec. É o mesmo usado nos mini atuais. Tem mais de 150 hp o mais fraco. Deve ser divertido andar em um destes
Até que é bonitinho ..Mas será que o mercado de carros de 2 lugares pega ? A relação do homem com o automóvel é mais do que um ‘objeto de consumo’ ( algo eio descartável ) ou um ‘meio de transporte’ ( algo que tem utilidade ) . Criar uma empresa para atender nichos de mercado limitadíssimos é arriscado . O cara que escolhe um carro destes é tão ‘exotico’ que pode escolher qualquer coisa ( ele poderia por exemlo ter comprado um carro à hidrogenio , ou uma moto solar , etc ) o que torna o planejamento uma loteria . É diferente de voce comprar um sedan 4 portas onde voce sabe o mercado , os concorrentes , as atitudes ds clientes etc . Tanto é que o cara fala em exxportação , porque sabe que por aqui se vender serão meia duzia de carros . Mas é assim mesmo , se não ousar não tem pra usar.. Boa sorte a ele .