828/2 e 012

Estão nos Estados Unidos as duas últimas do Anísio.

Anísio Campos é o principal designer de carros do Brasil. Foi piloto, fez protótipos para correr, criou um monte de coisas. A principal delas é o Puma, que todos conhecem.

Alguns anos atrás Anísio foi contratado por Ricardo Machado, empresário carioca, para desenhar um carro urbano. Ricardo é dono da Obvio!, uma nescente fábrica de carros que por enquanto tem pouco mais do que idéias.

Mas são boas idéias. A primeira é o 828/2, uma recriação do Mini-Dacon. A segunda é o 012, ou Zero Doze (nas fotos abaixo, Anísio no 828/2 e uma vista lateral do 012).

A Obvio! conseguiu um inesperado aporte financeiro de uma empresa americana chamada Zap. Com a grana, fez em tempo recorde, coisa de 60 dias, um carro inteiro saindo do nada, a primeira unidade do 828/2. Um protótipo do 012 também foi concluído. Um acordo com o governo do Rio foi fechado, para uso da antiga fábrica da FNM.

Os dois foram enviados para feiras americanas. A aceitação do público é medida nesse tipo de evento. A Obvio! pensa em exportar a maior parte de sua produção.

Os planos são ambiciosos e não dá para saber se vão dar certo. Machado, para muita gente, é um sonhador.

Bem, o que seria do mundo sem os sonhadores?


Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo
14 anos atrás

Não consigo decidir se acho esses caras malucos ou visionários fora do tempo.
Essa notícia tem 4 anos, não tem crise, não tem histeria carbônica, não tem aquecimento global.

Hoje até Tuk Tuk tem chance nos EUA. Pq a Obvio! não teria?

Renan
Renan
18 anos atrás

Eu compraria o 012…mto loko o carrinho…bem esporte

roberto jose
roberto jose
18 anos atrás

O ANÍSIO ESTÁ SUPERADO.PAROU NO TEMPO.O PUMA FOI OBRA DO RINO MALZONI.A UNICA COISA QUE ELE FEZ FOI O MINI DACON,ALIÁS MUITO MODERNO HÁ 20 ANOS ATRÁS.SÓ QUE NAO ADIANTA ELE FAZER UM NOVO CARRO IGUALZINHO,POIS OS TEMPOS SAO OUTROS.ELE É TAO BOM DESIGNER QUE NUNCA FOI ADMITIDO EM NENHUMA MONTADORA.ESTÁ SE JUNTANDO AO OUTRO EMPRESÁRIO APENAS PARA SE PROMOVER.SERIA MAIS UMA GURGEL?

Ney
Ney
18 anos atrás

Os carrinhos são, na realidade, um barato! O Ricardo pode se um sonhador, mas é desses que precisamos. Qualquer coisa com o dedo do Anísio é, no mínimo, interessante. O Zerodoze é um verdadeiro foguete, e vai fazer sucesso na América. Tomara que o negócio engrene, e a fábrica dos “JKs”, possa, de novo, pulsar de prazer. Força, Ricardo, mil votos de felicidade. Acredite no seu sonho, e arrebente os incrédulos, com a vitória da competência.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Quanto a resistencia do carrinho (que parece ser fragil) não há problemas pois o NHTSA (responsavel pelas questões automobilisticas e de transportes la nos States) não exige testes severos para veiculos fora de série

DECANINI
DECANINI
18 anos atrás

O Jorge da JOR RACING deve estar muito contente, pois sua competência e conhecimento técnico ajudou o nascimento desta pequena fera.

Abraços

José Luiz
José Luiz
18 anos atrás

Flávio,

Já acabaram c/ a Presidente, c/ a Gurgel, c/ a Envemo, c/ a Fittipaldi, etc. Todos sonhadores que conheciam, e muito, o que é um automóvel, as dificuldades de projeto, a construção de protótipos, etc.
Infelizmente, o “empresário” brasileiro somente sabe aplicar recursos no mercado financeiro e não na produção, e também não sonha, não acredita nas pessoas, não ……………………
Tristeza.

Cleidinal Peruzzo
Cleidinal Peruzzo
18 anos atrás

espero que o preço seja acessivel, pq mesmo eles pequenos, para a rotina urbana seria o ideal…
rsrsr reserve um pra mim

Lintz
Lintz
18 anos atrás

Sem dúvida é um carro mais racional para quem anda apenas sozinho e não tem nem família. Se o preço fosse menor poderia ser uma solução aqui no Brasil mesmo. O problema é que ele parece frágil. Se um SUV bater nele, o que será que sobra?

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Se bem que não ha lugar melhor para excentricos e manis do que os States

Sem duvida este empresário está indo no rumo certo para tal coisa

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Mais uma excentricidade do que outra coisa, não achei legal, assim como o tal Lobini

RODRIGO
RODRIGO
18 anos atrás

O que mais surpreende neste carro é o motor dele, o trytec. É o mesmo usado nos mini atuais. Tem mais de 150 hp o mais fraco. Deve ser divertido andar em um destes

antonio
antonio
18 anos atrás

Até que é bonitinho ..Mas será que o mercado de carros de 2 lugares pega ? A relação do homem com o automóvel é mais do que um ‘objeto de consumo’ ( algo eio descartável ) ou um ‘meio de transporte’ ( algo que tem utilidade ) . Criar uma empresa para atender nichos de mercado limitadíssimos é arriscado . O cara que escolhe um carro destes é tão ‘exotico’ que pode escolher qualquer coisa ( ele poderia por exemlo ter comprado um carro à hidrogenio , ou uma moto solar , etc ) o que torna o planejamento uma loteria . É diferente de voce comprar um sedan 4 portas onde voce sabe o mercado , os concorrentes , as atitudes ds clientes etc . Tanto é que o cara fala em exxportação , porque sabe que por aqui se vender serão meia duzia de carros . Mas é assim mesmo , se não ousar não tem pra usar.. Boa sorte a ele .