Lennon e nós

Onde você estava quando John Lennon morreu? Bem, boa parte dos que me lêem nem era nascida. Talvez não tenha a dimensão real de quem foi John, menos ainda na era musical em que vivemos, repleta de lixo de todas as espécies.

Desliguei-me de música há algum tempo. Para mim, música parou de ser feita nos anos 80. O que veio depois é puro lixo. No Brasil, então… Semana passada teve apresentação de fim de ano na escola dos meus filhos. Escolheram três músicas. Duas de Ivete Sangalo.

Vão mudar de escola.

Voltando a Lennon. Eu tinha 16 anos quando ele foi morto em NY. Logo depois, ou pouco antes, saiu “Double Fantasy”, um LP antológico. LP = Long Play. Será mesmo que é preciso explicar o que era um disco?

A “Veja”, uma revista desprezível (hoje, pelo menos; acho que sempre foi, enfim…), colocou John na capa com o título que está lá em cima: Lennon e nós.

Não chega a ser um primor de capa, ao contrário. Mas guardei em algum baú e vez por outra me pego repetindo esse título, como se fosse um mantra. O que Lennon tem a ver conosco?

Comigo, muito. Mas é inútil explicar demais.

Segue uma letra, das que mais gosto, uma que neste último quarto de século cantarolei muito, pensando sozinho, vendo a grande roda girar.

Watching The Wheels

People say I’m crazy doing what I’m doing
Well they give me all kinds of warnings to save me from ruin
When I say that I’m o.k. well they look at me kind of strange
Surely you’re not happy now you no longer play the game

People say I’m lazy dreaming my life away
Well they give me all kinds of advice designed to enlighten me
When I tell them that I’m doing fine watching shadows on the wall
Don’t you miss the big time boy you’re no longer on the ball

I’m just sitting here watching the wheels go round and round
I really love to watch them roll
No longer riding on the merry-go-round
I just had to let it go

Ah, people asking questions lost in confusion
Well I tell them there’s no problem, only solutions
Well they shake their heads and they look at me as if I’ve lost my mind
I tell them there’s no hurry
I’m just sitting here doing time

I’m just sitting here watching the wheels go round and round
I really love to watch them roll
No longer riding on the merry-go-round
I just had to let it go
I just had to let it go
I just had to let it go

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodinei Campos da Si
Rodinei Campos da Si
17 anos atrás

Flávio Gomes,

Eu nasci ao som dos Beatles.
Tenho um tio paterno que é fanático pelos Fab Four de Liverpool.
John Lennon, gênio e revolucionário.
Paul McCartney, o romântico.
George Harrison, o Beatle caladão, deus da guitarra e fanático por F-1.
Ringo Starr, o mais alegre dos Beatles.
As músicas que eles gravaram são consideradas obras-primas. Até mesmo as músicas da fase solo dos quatro eram boas.
“All those years ago…” (de uma música gravada por George Harrison em 81)

Ricardo
Ricardo
18 anos atrás

Lennon gênio, Veja desprezível. Perfeito!

Jorge
Jorge
18 anos atrás

Flavio, na verdade o título da Veja de dezembro de 1980 foi: “Lennon e o nosso tempo”.
Ele era realmente um grande cara e marcou muito a vida de qualquer um que tenha miolos. Eu tenho a sua idade,42, e apresentei Beatles para minhas duas filhas. Tem 14 e 11 anos cada uma. Elas adoram.
Quem não gosta de Beatles não pode ser uma pessoa legal.

Um abraço.

Jorge.

Carlos
Carlos
18 anos atrás

PUTZ… Flavio, essa é coincidentemente, a musica que eu mais gosto do John Lennon (solo)…

Abracos

Luiz Fernando
Luiz Fernando
18 anos atrás

A questão é que não há como comparar a música dos Beatles com o que se faz hoje em dia. E não estou falando de “qualidade musical”, porque isso é prá lá de subjetivo.
Acontece que os Beatles (e Bob Dylan também) inauguraram um outro tipo de relacionamento com seus fãs, que passaram a buscar naquelas músicas explicações e opiniões sobre o mundo que vivemos. Isso sem contar na revolução musical propriamente dita: o primeiro grupo pop a gravar um tema somente com instrumentos de corda; o primeiro grupo pop a utilizar cítara indiana e harmonias hindus; o primeiro grupo pop a fazer sucesso com um álbum conceitual; o primeiro grupo pop a gravar no mesmo disco rock pesado, música country, balada romântica, canção de ninar, surf music, música jamaicana, colagem eletrônica, etc … e tudo isso com MUITO sucesso (sabe lá o que é ter a 1ª, a 2ª, a 3ª, a 4ª e a 5ª músicas mais tocada nos EUA NA MESMA SEMANA ? E na mesma semana em que os “LPs” estão na 1ª e na 2ª posição ?). Não foram só os artistas que mudaram. Os fãs também são completamente diferentes. Por isso os apreciadores da música dos anos 60 são tão diferentes: eles encaram a música de maneira diversa ! Para eles o lançamento de um disco dos Beatles era como ler um livro importante ! Hoje não é mais assim. Os tempos mudaram.
Essa é a razão de não existir metade do frenesi que a notícia de um novo disco dos BEATLES causava …
Mas também acho que ainda existe muita coisa boa por aí … mas Ivete Sangalo ?! …. rs …..

Abraços a todos,

Luiz Fernando

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

Bem, já que a idéia é mudar as crianças de escola, aproveitem para embarcá-las no próximo vôo a Marte; de repente, LÁ, nao se ouve nem Ivete, nem Chiclete, nem Netinho, nem Tati-Quebra-Barraco (assim que se escreve?). Aproveitem para dar um alô a Papai Noel, por mim.

Falando sério: odeio escutar os artistas aí mencionados, mas desejar mudá-los (os filhos, nao os artistas) de escola (mesmo que apenas metaforicamente) reflete um enorme grau de isolacionismo (e até um pouco de preconceito), pois grande parte das pessoas escuta esses artistas (a culpa de existirem, pois, nao é deles). É como se vocês estivessem dizendo: vejam estes mierdas escutando Ivete, sao uns pobres de espírito, enquanto nós, seres superiores, escutamos Beatles. Talvez nem seja essa a intençao de quem pensa assim, mas tenho certeza que muita gente concordaria comigo.

Um abraço.

Max
Max
18 anos atrás

Resolvi responder esse post porque no momento que lia a coluna “Lennon e nós” estava terminando de tocar a citada música: “Watching The Wheels” no rádio. Fiquei impressionado. Então vai:

Tinha 8 anos quando Lennos nos deixou. Apesar da idade tinha noção do que era os Beatles porque meus tios curtiam muito. No dia da morte lembro-me da cena do meu tio, um grande fã de Lennon, descer pela escada da casa da minha avó, todo desesperado, chorando e gritando, “John Lennon morreu!” Isso ná época não significou muito pra mim, ficou mais marcado pelo desespero do meu tio.

Com o tempo fui entendendo mais o grupo e seus integrantes e hoje sou grande fã da banda e principalmente de George Harrison.

Tire seus filhos daquela escola e, quando vier em BH, ouça a Gerais FM, a rádio que tocava a música enquanto lia blog.

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

Adoro Beatles e afigura do Lennon, mas muita coisa boa surgiu depois deles. Sem querer ofender, acho que vc parou no tempo, Flávio. Nao gosta de nada dos 80s em diante, fica lutando por uma caixa de sapato com rodas como a Kombi, sei lá, começo a achar que vc vive em museu…

Abçs

Nelson
Nelson
18 anos atrás

Eu tinha 10 anos e com essa idade nem tinha noção exata do que isso representava. Só lembro que a minha prima, que estava com 18 e por quem eu nutria uma tara pré-adolescente, disse que isso era de fato o fim dos Beatles. Mais tarde vim a conhecer a obra da banda e de John Lennon, Paul e Harrison. Fantástico…

Quanto a Veja não há muito o que se esperar de uma revista que tem como colunista um tal Diogo Mainardi, ou talvez Minard…

Rangel
Rangel
18 anos atrás

Mais um sintoma da síndrome dos quarentões não ??
Para mim a música parou alguns anos mais tarde, início dos anos 90.
Respeito muito o trabalhos dos Beatles, mas nunca curti a honda Hippye, sempre achei mais saudável abraçar a realidade e trabalhar do que tecer ilusões sobre como o Mundo poderia ser mais justo. Mas Lennon deixou um legado muito bonito, nada comparado com a aposentadoria de um “Eminem” por exemplo.

Duff
Duff
18 anos atrás

2 coisas a dizer…

1.ª “Os Bons Morrem Jovem” (como um grande gênio também já falecido prematuramente dizia);

2.ª eu nasci em época errada… 1987…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
18 anos atrás

A importância de um músico como Lennon é impossível de se perceber hoje em dia simplesmente porque a MÚSICA não é mais tão importante assim.
Naquela época as pessoas (milhões delas pelo mundo) esperavam para ouvir o que Lennon (e os Beatles – na década de 60) tinham a dizer a cada ano. Voces conseguem imaginar isso hoje em dia ?
E ele(s) dizia(m): “Hapiness is a Warm Gun”; “A Day in the Life”; “I am the Walrus”; “Strawberry Fields”; God”; “Imagine”; e “Watching the Wheels” !
Nem tenho como dizer a importância desse cara na minha vida … querem um conselho ? Saiam agora deste site e comprem pela Internet pelo menos o SGT. PEPPERS (Beatles) e o PLASTIC ONO BAND (Lennon). É o mínimo que voces podem fazer …
E concordo com voce, Flávio, Ivete Sangalo e VEJA são muito ruins !

Abraços a todos,

Luiz Fernando

Beto
Beto
18 anos atrás

Os Beatles não fizeram a revolução dos anos 60, mas sem dúvida foram responsáveis pela trilha sonora desta mudança em nossos costumes. Lennon conseguiu a proeza de ser maior do que o próprio mito …

Wagner
Wagner
18 anos atrás

Concordo contigo em relacao `a musica e `a Veja. Tira teus filhos dessa escola mesmo, antes que o cerebro deles vire mingau!

Pedro Leite
Pedro Leite
18 anos atrás

Boa, Flavinho !!!
Eu tinha 18 e lamentei demais a morte de meu mais ilustre “professor de inglês”. Aliás, Watching The Wheels foi uma das melhores lições que tive… Letra e melodia indefiníveis.
Também parei no final dos 80, tenho pena dessa molecada que só escuta pagode, sertanejo e funk, e ainda acha que isso é música. Eu fico com meus cassetes e bolachas, aliás ainda tenho uma pick-up (vitrola???) Garrard, que trato como vc trata os seus DKW’s.
Acho que estou ficando velho, mesmo…

TUTA
TUTA
18 anos atrás

Feio, feio, feio, Flávio. A música não parou de ser feita nos 80. Teve os Black Crowes, um cara vintageiro como o amigo vai ter de menear esse cabeção aí e concordar, que essa turma valeu os 90.
Abraço
Tuta

Luiz
Luiz
18 anos atrás

Esquisitão aquele lance do Lenon com a Japinha %!$&#loca. Mal gosto do caraca. Stones forever!

Ludmila Coimbra
Ludmila Coimbra
18 anos atrás

Eu só tinha 2 meses e 28 dias de vida quando John Lennon se foi. Mas pude viver em um mundo repleto de Beatles e John Lennon, por herança paterna. É uma pena que o mundo tenha perdido este homem tão especial!!!Muito legal a sua lembrança Flávio!!!E mais uma vez, parabéns pelo blog. Visito todos os dias!!!
Abraços

PedroJungbluth
PedroJungbluth
18 anos atrás

Puxa, não é porque não fazem música boa que não se pode ouvir as antigas, né?

TUTA
TUTA
18 anos atrás

Pois é, Go-Go-Man, eu também tinha 16 anos, estava tentando o vestibular de Engenharia Civil na PUC de POA, quando veio a notícia. Eu não tinha tanto contato com os beatles e Lennon, morei muito tempo no interiôrrrr, ainda moro, no MEU interior. hahahahahahah
Mas não sou saudosista de imaginar os Beatles re-unidos, pois até a lenda reza que eles existiram apenas para gerar aquilo que o Bernie gosta… la plata. O próprio John já tinha enchido o saco inglês dele.
Conhece o Elliott Smith? Um cara contemporâneo, já morreu-se, mas cuja obra me lembra muito o Lennon.

Tuta

edispj
edispj
18 anos atrás

Eu tinha 11 anos no fatidico dia… sempre me lembro da noticia… particularmente sempre fui mais fã do Paul, mas o que John fez e representou para todo mundo pouca gente conseguiu fazer

Eric Martini
Eric Martini
18 anos atrás

John Lennon faz muita falta. Tenho apenas 26 anos, e tinha só 1 quando Lennon morreu. Não senti o impacto de sua morte, o que pode até ser um alívio, mas sinto a falta da mesma forma, e fico feliz em encontrar aqui, em um Blog de veículos e automobilismo, uma mensagem cheia de sinceridade e sensibilidade com relação a uma dos mais importantes artistas que o mundo já conheceu. Parabéns Flávio. A cada dia minha admiração pelo seu trabalho aumenta mais. Assisto limite todas as terças, e acesso o Grande Prêmio de 4 a 5 vezes por dia, e agora o Blog. Parabéns e muito sucesso.

Ahh, concordo com a sua opinião a respeito da revista Veja.