Público voltando

Só hoje vi imagens do encerramento da F-Renault em Interlagos e notei que as arquibancadas tinham bastante gente. Em Salvador, algumas muitas dezenas de milhares de pessoas foram ver as corridas de rua da categoria. A Stock e a Truck vivem enchendo autódromos. Acho que existe uma boa chance de Interlagos ter um bom público nas Mil Milhas…

Não deve ser coincidência. O automobilismo está começando a atrair gente de novo no Brasil. Talvez por isso estejam pipocando por aí projetos de autódromos novos. Bons ventos. E quem deveria aproveitá-los eram as montadoras. Acho o fim da picada um país que tem instaladas fábricas da Ford, VW, GM, Fiat, Honda, Citroën, Renault, Toyota, Audi e algumas outras que devo estar esquecendo não ter um campeonato decente de marcas, como há na Argentina.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio K.
Fábio K.
18 anos atrás

Investir pra quê? Pra vender mais carros? Me desculpem o pessimismo, mas com os impostos pra lá de vultosos, não ia vender mais coisa nenhuma. Uma pena.

Rodrigo
Rodrigo
18 anos atrás

A questão é grana mesmo, ninguém quer onvestir numa categoria aqui porque é caro. O desenvolvimento dos carros por causa da competição acaba levantando os custos. Na DTM por exemplo a Opel já caiu fora. Na argentina eles tem umas padronizações também, não tanto quanto a nossa Stock. Podia ser feito algo assim aqui

Planeta
Planeta
18 anos atrás

gostei muuito de vera Stock Car em interlagos, seria muito bom mesmo as montadoras investir nesse segmento, só não gostei de ver tanto espaço reservado na arquibancada para patrocinadores, a gente paga pra ver e não pode escolher um lugar na arquibancada decente? redículo!!!!

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Interessante a idéia do um DTM nacional, com hatches e envolvimento direto das marcas, seria algo a se pensar, imaginem os hatches com motor 2.0 16V aspirado, 250 cavalos (praticamente todas marcas tem motores nessa configuração e que correm em outro campeonatos lá fora) 1000 kg de peso minimo, seira muito interessante principalmente pelo envolvimento das marcas e para o grande publico, já que seriam os carros mesmo, não apenas carenagens

PedroJungbluth
PedroJungbluth
18 anos atrás

Bem, eu sou Curitibano, e vocês devem imaginar o quanto estou chateado com o cancelamento da prova da A1 GP na minha cidade. Pra mim é um absurdo um Autódromo como o nosso, que recebe tentas categorias, não ter investimento além daqueles de provas de Arrancadão.
O Autódromo realmente não tem segurança, isso é claro apenas olhando a relação entre as curvas e suas áreas de escape, bem pequenas.

Quanto à uma prova de marcas acho que seria uma boa para as Marcas, mas elas parecem não acreditar muito nisso.
Mesmo a Stock Car tendo averto a brecha de carenagens multimarcas, o que precisamos mesmo é um campeonato de carros de fábrica preparados pelas montadoras, a exemplo da DTM, que eu admiro muito pela alta aerodinâmica, item que falta a Stock por motivos de competitividade artiicial que lá geram.

Além disso o mercado de hatchs no Brasil, que representa a grande maioria, poderia ganhar categoria própria, quem sabe compartilhando essas provas com a “DTM” Brasuca.
é isso.

Cleber
Cleber
18 anos atrás

Público grande, sim. Mas na maioria desses eventos – como F-Truck, F-Renault e até mesmo Stock Car – a massa que senta na arquibancada bota a bunda em um espaço alugado por algum patrocinador. Foi assim na F-Renault em Interlagos. Uma arquibancada da Renault, outra do Extra… Em Salvador sim, estive lá. E tinha gente pra burro. Foi muita gente, nem sei de onde saiu tanta… Tinha neguinho saindo pelo ladrão. Tanto que depois da corrida, a galera invadiu tudo lá. Peguei meu laptop e vazei rapidinho pro hotel…

Sucrilhos
Sucrilhos
18 anos atrás

Eu aaaacho, na minha opiniãaaaao…
Então, o Brasil peca pela desorganização. Vejam o exemplo do futebol: é gente usando isso politicamente, tráfico de influência, juiz vendendo partida, campeonatos indo pro tapetão. Nâo é à toa que no basquete criaram essa liga independente. Para sair um bom campeonato, devem criar um regulamento transparente, fazerem contratos com os autódromos, negociarem os espaços publicitários, criarem uma infra-estrutura, bla bla bla bla, ou seja, tantos interesses envolvidos, e na certa, a Lei de Gérson impera e a coisa vai pro brejo.

Nelson
Nelson
18 anos atrás

Desculpem discordar, mas medo não deve ser mesmo. Afinal, as marcas na Artgentina são diferentes?

Rossini Miranda D Ip
Rossini Miranda D Ip
18 anos atrás

Concordo com você em gênero, número e grau. É um descaso das fábricas ou então é medo mesmo de colocar seus carros pra correr contra os da concorrência. Posso estar enganado, mas parece que a única categoria realmente multimarcas no Brasil é a Truck, porque a Stock não conta.

Rodrigo
Rodrigo
18 anos atrás

Não consigo entender tbm… Se olharem a Fórmula Renault com as corridas de Clio… Lotado! A Stock que tive a oportunidade de ver aqui em Brasília, LOTADAÇO! Acho q o maior público do ano! E só duas marcas se atrevem a colocar a carenagem imitando seus carros… Não consigo entender o medo…

Fábio K.
Fábio K.
18 anos atrás

Como é na Argentina? Ou pelo menos qual é o nome do campeonato pr’a gente pesquisar na internê? Ah sim, por favor.

Tuta
Tuta
18 anos atrás

Caras, acho que falta é a cultura do evento. Alguém vai ter que fazer um projeto e levar prontinho e quentinho para uma montadora, não parece que eles não têm a mínima condição e/ou disposição de entrar nesse mundo? Uma vez lá dentro, é uma beleza, ninguém quer sair, mas até entrar… o que vocês acham?