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Tuesday, 6 de December de 2005 - 20:57Kombi & cia.

Salvem os motores VW a ar!

Serei implacável e incansável na minha campanha pela preservação dos motores VW a ar. Sei que não comove ninguém defender algo que tem mais de 70 anos, é barulhento e polui, mas é pleito tão legítimo quanto defender os micos-leões dourados — animais que não me dizem nada, desconfio que se for dar uma banana a um deles levarei uma mordida no dedo.

Para encerrar o expediente, sugiro o site que Alexander Gromow criou. Ele é autor de livros sobre Fuscas e faz parte de uma reduzidíssima confraria de seres humanos sensatos que ainda insistem em viver neste mundo. Abaixo, um rascunho do boxer VW feito por Ferdinand Porsche em 1931. A VW nem existia na época.

51 comentários

  1. RENATO says:

    Olá estou querendo comprar meu primeiro vw a ar e gostaria de saber em termos de custo benefício qual o melhor modelo: fusca, brasilia, variant ou gol.

  2. JPedro says:

    Bom dia,
    Distribuo Cabeçotes da linha Ar 1600 Moderno Novo Reforçado.
    interessados por favor entrar em contato pelo [email protected] ou pelo whatasapp (11) 98782 – 8722.
    preço do desmontado ( Cabeçote com guias, sedes, prisioneiros) = R$ 239,90
    Preço do montado ( acima + Molas, travas e Válvulas novas) = R$ 329,90

  3. Renato Hilario da Silva says:

    Meu filho tem uma oficina mecanica e tem aparecido por lá muito fusquinha pra reformar. Como trabalhei muito com motores a ar, tenho muito prazer em fazer estes motores que parecem muito simples, mas não é pra qualquer um mexer e fazer um bom trabalho. Sou fã destes motores.

  4. Claudio says:

    Grande Flávio,
    Sou seu fã desde que vc trocou o vinho do Galvão e fez aquele pavão pagar mico com seus conhecimentos enólicos.
    Tive uma kombosa 1973 durante 6 meses e estava preparando-a quando infelizmente após uma “esticadinha” o pobre motor se indiou e torrou a joinha fazendo meu sonho ter que ser adiado. Em breve pretendo adquirir outra corujinha e ter novamente momentos de puro prazer na direção com aquele barulhinho inigualavel que só os iniciados conseguem saborear.
    Estamos juntos nessa empreitada. Vida longa ao boxer VW!

  5. Luiz says:

    Adoro acelerar estes motores, tive fusca, kombi, brasília. O que dizer do motor do subaru que tem cilindros opostos e são super silencioso.

  6. Wandelcro do Bier says:

    ******************
    tive a ideia de colocar um motor desses em um Gol bola, sera que da certo?

    Chute ****************

  7. livramento says:

    nãodeixem que desapareçam esse motores tão importantes no mundo da mecanica automobilistica mundial

  8. Leandro Ferreira Fontes says:

    Tenho um fuscão 78,está meio enferrujado mas gosto muito deste carro e acabou de fundir o motor e procuro um motor novo mas esta muito dificil porque tem mecânicos que não gostam de mexer com fuscas e os que mexem cobram muito caro,por favor me indique um lugar pois sou adepto ao “SALVEM OS MOTORES VW A AR! Obrigado

  9. Odair says:

    Cara! Sou meio suspeito para falar do motor a ar!! Desde 1988, quando comprei meu primeiro carro fusca 66, eu NUNCA MAIS DEIXEI de ter uma maquininha com motor a ar na minha garagem. Sempre um carro comun e uma maravilha inventada por PORSCHE. Mas hoje, eu estou mais “soft” com este tipo de coisa, Tenho dois Fuscas 1996, 1968 e uma kombi 1996, Só esta difícil de convencer a mulher a vender o polo pra comprar um gurgelzinho!!! hehehe!!!
    Abraços

  10. cassio says:

    tenho uma brsa 77 motor 1.6 1 carbur, quero colocar 1 radiador oleo e ignição eletronica alguem ou um amigo pode me ajudar, obrigado CASSIO.

  11. igor says:

    Estou preparando um FUSCA BAJA para uma viagem ao longo do globo. Então, estou muito envolvido no mundo fusca. Estava vendo um programa na TV que havia um sujeito que de duas motos Honda fez uma com o motor 8cil, soldando dois blocos de 4 cil. (8cil.) Então, seria possível tal peripécia no motor vw ar (fusca)? Quem sabe fazer um 6cl.?

  12. Alberto Kaatz says:

    Olá Flavio!
    Também sou fã desses motores, e estou a procura de informações sobre preparação. Fiquei sabendo que os Fitti Ve e Speed 1300 tinham cerca de 80CV! Quero fazer algo assim, um 1.3 forte, e se possível econômico e pouco poluidor, bem, talvez ai já seja demais, mas enfim, um 1300 andador…..Alguém pode me ajudar?
    Alberto Kaatz
    11/8433-6111

  13. sala batera says:

    tenho um gol motor a ar 1600 com dupla carburação
    muito bom mas é muito dificil de encontra um mecanico que mexe nesse motor se alguem encontrarum mecanico bom e tbm preparador manda um email é [email protected] abraços

  14. LUIZ FERNANDO MONTEIRO says:

    Concordo plenamente em preservar a qualquer custo essa pe-
    quenas mravilhas tecnológicas barulhentas,se não fosse tão
    bom,não teria durado tanto,alguem ai tem um video mostrando
    a usinagem completa desse motor e a sua montagem e ajuste?

  15. Sergio Luks Jr. says:

    duvido q o bom e velho boxer deixe de existir um dia…pra mim ja virou imortal. um motor super resistente,assim como o cambio vw de 4 marchas qse indestrutivel,e so assistir um campeonato de arrancadas pra ver um a ar preparado dando banho em varios gigantescos o pesadissimos v8 tao cultuados…….abraco a todos!………………………Sergio

  16. joao dirani junior says:

    sou policial rodoviario,anos 68,auge da nossa policia rodoviaria,via anchieta/imigrantes-GR-Guarda Rodoviario.Foram anos trabalhando com um fusca ano 66,trecho da serra.motor 1200.Isso e carro.aquentava de tudo.cheguei a subir e descer o trecho da serra25 vezes em um turno e calor altissimo.nada detia o meu companheiro de trabalho.saudades.motor para mim e motor refrigerado a ar .parabens.abraço e felicidades.gosto tambem do lada.GR Dirani-41212-A Campinas fone- 91831600(motor 1600.

  17. thiago borowik says:

    alguem sabe onde vende motor 1700 ou 1600 novo ?

  18. Éder Fonseca says:

    Daniel Kaukal .

    Todos os motores anteriores ao motor do Tipo 4 com 6 aletas lançado no Brasil em 1983 tem 8 aletas nos cabeçotes . Desde o Typ1 1100 alemão , até os 1600 Typ4 anteriores a 1983 no Brasil .

    Tive um motor 1200 que vendi para um colecionador e possuía 8 aletas , e os 1100 alemães tinham cabeçote idêntico .

  19. Éder Fonseca says:

    Sou da nova geração e adepto irrestrito dos motores a ar . E com algumas alterações é perfeitamente exequível montar configurações mais econômicas e com melhor potencia específica . São motores práticos , baratos , porém de montagem bastante difícil do ponto de vista tecnico .

    Ví gente aqui falando que os motores vibram e fazem muito barulho . Primeiramente , o motor com cilindros opostos é uma das configurações que apresenta menor vibração , porque o movimento de descida de um pistão anula a vibração gerada pelo movimento do cilindro oposto . Portanto , o problema não é o motor boxer , mas o PÉSSIMO estado de conservação de algumas dessas peças , bem como a equalização dos carburadores nos modelos com carburação dupla .

    Quanto ao barulho , aí é uma questão básica de teoria automotiva : os cabeçotes e cilindros não possuem câmaras de água envolvendo-os . E no caso do fusca e derivados com motor traseiro , não há muito espaço para a instalação de abafadores .

    Flávio , farei questão de enviar-lhe o vídeo do motor que pretendo montar ainda esse ano , com alterações que lhe dêem potencia e suavidade . Fique tranquilo que entusiastas não faltam .

    Abraço .

  20. rafael fernandes says:

    BOM DIA, ALGUEM SABE ME INFOMAR UM SITE, QUE EU POSSA BAIXAR O MANUAL DE MOTOR D BRASILIA 1600?
    VALEU…

  21. Luiz Alberto says:

    Voces saberiam me dizer se encontro algum desenho do motor boxer em algum lugar, gostaria de fazer algumas experiencias.
    Obrigado.

  22. Daniel Kaukal says:

    Flavio,

    Trabalho na Rima industrial em BH, uma das pouquíssimas, senão a única empresa autorizada no mundo pela VW a produzir a carcaça original do motor a ar da VW. O processo de outsourcing da peça ocorreu ha alguns anos atrás e recentemente iniciamos também o trabalho de usinagem do bloco. Assim como vc trabalhamos para manter “vivo” o motor a ar e no momento estamos trabalhando em diversos projetos que levariam o nosso querido motor.

    Estou fazendo uma pesquisa para descobrir quantas aletas o cabeçote do motor a ar alemão possui. Quem sabe como descobrir isso? Além disso coloco a disposição nossa empresa para o que precisar.

    sds
    Daniel Kaukal
    Div. Automotiva
    Rima Industrial

    • Éder Fonseca says:

      Daniel , os motores alemães são divididos em 4 tipos . O mais conhecido aqui seria o Type 1 , “tipo 1” . Quanto aos cabeçotes , são todos de 8 aletas modelo antigo , a única diferença é quanto à entrada simples ou dupla de admissão .

      Quanto custa uma carcaça nova STD de vocês ?

  23. Jean Spetto says:

    Os ambientalistas que me desculpem, mas carro bom é carro que polui o ar e faz bastante barulho!!! Abaixo o motor elétrico!

  24. Bruno says:

    Também sou fã do motor boxer a ar da WV, mas como tudo tem um fim, chegou a hora dele. Os mais de 70 anos de existência, provam que ele foi um dos maiores projetos de engenharia da nossa humanidade. Salve o boxer a ar da VW. Ele com certeza tem um lugar no céu.

  25. Maurice Stambouli says:

    Seria viável sugerir que VW credenciasse alguém para produzir o motor a ar sob encomenda para os mais aficionados?

  26. Fabio RC says:

    Fala, pessoALL. Fazia tempo que nao postava e de repente, que mudança! A única coisa que nao mudou foi a insistência do FG com essa estória de Kombi e motor a ar. Ô cara saudosista, meu! Se bem que adoraria ter um Karmann-Ghia… Quanto ao formato, nao gostei muito nao, fica muito confuso, ir daqui pra lá e de lá pra cá. Preferia a maneira antiga, ou entao como o Luca sugeriu, ter os dois blogs. Ou entao, um com a participaçao mais efetiva do Gomes (se bem ser impossível, em qq formato, saber se foi o VERDADEIRO quem postou). De qq maneira, pra contrabalançar tanto baba-ovo do Flávio Gomes, lanço aqui a campanha: “Nao acabe com o motor a ar. Acabe com a Kombi” :-P

    Saudaçoes platinas.

  27. Luciano Balarotti says:

    poderíamos mandar uam sugestão para a FIA mudar o regulamento da F-1 para 2007 (eles vivem fazendo isso), permitindo apenas a utilização de motores boxer a ar.

    falando sério, dia desses dei de cara com um Porsche dos anos 70 e aquele ronco do motor é inigualável.

    pena que tudo tem seu tempo.

  28. Pedro Leite says:

    Seguindo a mesma linha eu destacaria o motor DKW (gostou???) de 3 cilindros e 2 tempos… Se me lembro bem, não tinha o “freio motor”, só freio mesmo. É isso ?
    E o barulho do DKW ? Indefinível.
    Abraço.

    • ALberto Kaatz says:

      Olá…. conheço muito pouco destes motores, e tive o prazer de ter uma Vemaguet por poucos dias. realmente não tem freio motor, pois qdo se reduz as marchas o giro sobe ás alturas e não segura nada, além de que tem uma alavanca onde voce aciona a “roda livre”, desenvolvida para dar maior vida aos motores, pois a lubrificação dele se dá pelo óleo misturado no combustível, e qdo se descia por exemplo a serra de Santos deixando engrenado,alguns motores fundiam qdo chegava lá em baixo….
      tenho saudades da minha perua com “motor de moedor de cana” como dizem alguns por ai…..e como andava!!!!
      Alberto

  29. Rangel says:

    Concordo com o Luca, se foi o Flávio mesmo que postou espero realmente que ele melhore o formato, muito legal o volume de informações mas, faz falta o grupo de discussões que foi formado no antigo, seu Blog deu mais vida sem dúvida mas gostaria que o grupo de discussões não morresse, do jeito que está, com o grande número de assuntos só se pode fazer rápidos comentários sem se aprofundar.

  30. Rogerio BH says:

    Tá parecendo um projeto de máquina do tempo…..daqueles que a gente vê em filmes visionários…

    saudações celestes

  31. Thiago says:

    à primeira vista, parece um desenho de motor Wankel….
    mas que , olhando depois, parece um desenho de ” da vinci”, isso parece…

    é, as coisas simples realmente tem lá a sua verossimilhança com a genialidade dos mestres. Ferdinand Porsche e Leo da Vinci….

    até a posição do distribuidor tá desenhada….

  32. Gomes says:

    Uai, e vocês acham que no blog antigo quem escolhia os assuntos? Eu mesmo, e minha equipe. Farei o mesmo aqui. Mas estamos fora de temporada. Relaxem.

  33. Eduardo S SP says:

    O motor boxer a ar é um motor que, como os grandes campeões, grandes guerreiros, tem que ter seu merecido descanso, não é qualquer motor que tem uma carreira tão longinqua quanto a dele

  34. Eduardo S SP says:

    Luca
    Recentemente (passado aquela efervescencia de animos) postei no antigo Blig por meio do “famoso” Over Line (ou “tracinho” nas suas palavras) e acho que tanto faz, aqui ou no antigo blig temos um meio de comunicar-se, mas lá era mais livre, rechado de off topics, e neste blig os post serão sempre pautados por ele, FG, quanto a puxa sacos, em todo lugar tem, mas mantendo-se o nivel, as conversas vão longe e fluem muito bem

    No geral, “ça va”, o que vale é esse meio de informação e comunicação entre os apaixonados e ou interessados no automobilismo e afins

  35. Gabriel says:

    Quanto ao formato, sugiro ao Flávio Gomes fazer comentários no Blog normal, pode destacar o nome, esses detalhes não importam, mas lá que acontecem as melhores discussões.

    Obrigado

  36. Luca says:

    Flávio: estou escrevendo no seu último post, pra ter certeza de ser lido (por você).
    Esse negócio de acabar com o blog antigo não foi legal. Não sei se você dava uma olhada, de vez em quando, mas tinha uma turma (citando por alto, e com certeza fazendo injustiça com omissões, Luis Fernando, Rangel, Oswaldo, Edgard, Fábio, Mago, Lord Marcelo, caras inteligentes, bem informados e equilibrados, e que andam agora bem sumidos. Só vejo postagens de maioria desconhecida, ou puxa-sacos.
    Já sugeri manter os dois blogs, mas acho que vai dividir demais. talvez a solução seja você postar menos, só uns tres por dia, pois assim os comentários ficam mais compactados. De qualquer forma, vai-se perder o principal atrativo anterior, que era o fato de se poder “discutir” um mesmo assunto com outros blogueiros, com argumentos e contra-argumentos, ao longo de vários dias.
    Enfim, vê se dá uma melhorada no formato, que, repito, não está legal, só mesmo para os baba-ovo. Abs.

  37. Felipe Basso de Mora says:

    vendo o comentarios e analisando! verdade parece arte de Da Vinci!
    blog show! materias legais!
    eu só queria informação sobre a A1, vc falando de q vai aparecer nos EUA…. e pro Brasil… ao vivo… sera q vai acontecer?

  38. Felipe Basso de Mora says:

    ola!
    po verdade msm! tipo… eu detesto motor de cilindros opostos… faz um barulho do kct…mas… como antiguidade… coisa q gosto muito… é muito charmoso! quem não reconheçe um a distancia? soh ouvi aquele barulho de batedeira com artrite q vc sabe q ta vindo! fuscas antigos! igual buzina de kalhambeque! se não tiver! vc sempre sente q ta faltando algo!

  39. Marcos Melo says:

    Sem dúvida, esse motor faz parte da História, tanto no âmbito global quanto no nosso país… Peça fundamental para o desenvolvimento da nossa indústria automobilística, tal criação merece muito mais do que uma simples e discreta “Série Prata”.

  40. Márcio says:

    Sou a favor da tua campanha, faça uma campanha no orkut, afinal, temos, inclusive o fusca mais rapido do mundo nos 402 metros…

  41. Fabio Marghieri says:

    Da Vinci… esse motor é coisa de gênio mesmo. Mas tem muita personalidade para os dias de hoje… dias em que se compram “minivans” só porque a propaganda diz que é bonito (eca…)

  42. Jim Clark says:

    Tá parecendo aqueles desenhos do Leonardo da Vinci…

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