BUUUUUUUU!!!!!

PEQUIM (hoje já é amanhã) – Voltei agora há pouco do Estádio dos Trabalhadores. Fui ver Argentina x Sérvia, futebol masculino. Já tinha notado ontem, no jogo das meninas, que o público chinês se comporta de maneira estranha em algumas situações. Os caras que carregam a maca, por exemplo, foram muito aplaudidos em suas três ou quatro intervenções. E o locutor do estádio também, quando anunciou que os acréscimos seriam de três minutos.

O estádio estava bem cheio hoje: 53 mil pessoas. Mas não havia muvuca nenhuma do lado de fora. Para todo o sempre será um mistério para mim a zona que são os jogos de futebol no Brasil. Qualquer jogo. Qualquer joguinho de dez mil pessoas pára o trânsito, tem fila na bilheteria e não dá para entrar no banheiro.

O Estádio dos Trabalhadores não tem estacionamento subterrâneo, nem estação do metrô que desemboca no meio do gramado. Mas recebe (e se despede de) 53 mil pessoas com um sossego de irritar. Juro que procurei uma fila. Ou algum tumulto perto dos portões. Nada. Para não deixar passar o evento em branco, saí de dentro do campo e atravessei no meio do público que deixava as arquibancadas puxando minha mochila, o que quase levou um argentino careca com cara de lutador de jiu-jítsu ao solo. Ele deu um tropeção de respeito. “Atropeçou”, como eu dizia quando era pequeno. E ainda me pediu desculpas.

O técnico da Argentina deixou os caras bons do time no banco: Riquelme, Aguero e Messi. Colocou um bando de reservas em campo e mesmo assim a vitória foi tranquila, 2 a 0, e ainda perderam um pênalti. O mais interessante do jogo acabou mesmo sendo a torcida. Desde o primeiro tempo eu notava gritos estridentes da chinesada: “Méxi, Méxi, Méxi!”. Queriam o Messi de qualquer jeito. Quando o treinador alvianil de longos cabelos fez a primeira alteração, não era o Méxi, mas outro jogador qualquer.

Aí o cara despertou a ira da chinesada. Cada vez que a Argentina tocava na bola era um “buuuuu” ensurdecedor. A bola passava para os pés de algum sérvio, e as vaias viravam aplausos imediatamente. La pelota voltava para os argentinos, mais vaias. Lateral para os sérvios, aplausos. E quando a bola não estava nem com um, nem com outro, voltava o coro: “Méxi, Méxi, Méxi”.

E foi assim até o último minuto. Encheu bem o saco, para dizer a verdade. O insensível do treineiro alvianil não quis nem saber e não colocou o Méxi, nem o Riquelme, nem o Arguero. No fundo, não precisava. Mas podia fazer pelo menos um agrado àquele monte de gente. Para eles pararem de gritar.

Agora a Argentina pega a Holanda. O Brasil ganhou da China e enfrenta Camarões, carrasco olímpico de outros carnavais. E eu publico mais uma foto minha, o que é meio ridículo, mas foi a única que se salvou deste evento, porque não fui eu que tirei. As demais ficaram muito ruins. Para fotografar futebol precisa daquelas lentes enormes que custam o preço de um carro.

Eu prefiro carros a lentes.

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rufus
Rufus
15 anos atrás

(depois de respirar fundo, pois sim apanhei) Bem, também fico imaginando como é duro para os caras lhe dar com aquela turma de quase-bandidos que ganham ingressos e se organizam em bandos. Sobra para nós…

Rufus
Rufus
15 anos atrás

Num clássico até que tranquilo, lá no Panetone (Cícero Pompom de Toledo), logo que terminou o jogo, um Pancrácio-Mor se aproximou do meu grupo dizendo para levantarmos e sair. Eu disse que preferia esperar um pouco para evitar todo aquele tumulto. 10 minutinhos. E não é que a azêmola pegou o cacetete e saiu dando toco na turma, berrando: “eu disse que é para sair já!”.
A coleção deste tipo de comportamento dos PMs testemunhados por mim nos estádios já tá grandinha. Eu me pergunto: quem treina esses caras? de onde vem isso?
Por essas e outros eu rachei o bico quando a torcida do Boca espancou-os poraqui. Nosso desejo naquela altura era sim poder arrancar pedaços de pau das cadeiras para devolver a agressão!
Educação logo!

Um abraço Flavio, a cobertura está show!

vitão
vitão
15 anos atrás

esse negócio de gritar mexi mexi, sei nào…. por acaso era propaganda de cueca (mash) ou de motel ? E esse shampoo é bom, mas será que não faz crescer pelo na palma da mão?

Celso Vedovato
15 anos atrás

Pois é Flávio, sem confusão na saída e na entrada de um jogo de mais de 50.000 pessoas, tão diferente daqui. Existe outro tumulto que parece ser só do Brasil. Fila, tumulto e gente demais em agencias bancárias. Conheço poucos países fora o Brasil , mas não vi nem a quantidade a agências daqui muito menos a fila e o tumuldo daqui, na verdade parece que estão sempre fechadas.
Vopce que já andou por tantos lugares é um fenômeno brasileiro mesmo a chatice e filas dos bancos?

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

cara, essa chamada “Chinês aplaude até maca” tá engraçada demais…. ótimo post e parabéns pela cobertura, realmente de qualidade.

Leonardo
Leonardo
15 anos atrás

Sem comentários!

Antonio Carlos N Santos
Antonio Carlos N Santos
15 anos atrás

Prezado Flavio,

Para nós aqui no Brasil parece que a olimpíada é grandiosa em termos de espaços esportivos. Porem é totalmente desprovida de emoção pelo “distanciamento” dos chineses. Para os espaços não ficarem vagos o governa força claquetes, parece haver poucos estrangeiros e a cidade parece estar sempre poluida. As provas de ciclismo mostravam isso de forma contundente, por terem imagens externas acompanhando o percurso.
É isso mesmo, afinal qual é o clima desta olimpiada ? Isso ninguem relata claramente daí, seja nos blogs ou nas varias modalidades de reportagens. Espero que voce comente este aspecto olimpico em suas materias da China. Não quando chegar ao Brasil.

atcs,

Antonio

Rodrigo Romão
15 anos atrás

Eita, Flavio, depois de ter dado um tempo com a F1, aí está você de novo, cobrindo um evento internacional. Rapaz, mas você gosta, hein?! hahaha
Engraçado é o tamanho da lente dos caras, tem quase 1 metro de comprimento…
E aí, FG, dá Brasil?

Abraço!

bê
15 anos atrás

fala da jade barbosa *&%¨%*& rsrs

Aliandro Miranda
15 anos atrás

É maneiro, mas tu tá cansado, hein…

Ricardo Botto
15 anos atrás

Com 1.000.000.000 eles são organizados, civilizados e educados. Imagine o Brasil com este número de pessoas,qualquer partida de truco ia ser um inferno.

leoengelmann
leoengelmann
15 anos atrás

Essa foto é prestação matrimonial de serviço?

leoengelmann
leoengelmann
15 anos atrás

Você é tão baixinho que precisa de lente Karl Zeiss – a que vale o preço de um carro – pra te fotografar de close.

Regi Nat Rock
Regi Nat Rock
15 anos atrás

Educação social .. É só isso que falta por aqui.
São tão poucos os que se precupam com os outros que tudo some na imensa lixeira nas ruas, estadios, teatros, cinemas, praças ou outro qualquer espaço público.

E tem a pretensão de querer fazer uma Olimpíada por aqui ?
Que lástima…

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Que cara hem seu Goma?
Alvianil. pobre da cerúlea!

Os pesquisadores do apocalipse
15 anos atrás

Embora esta não seja nossa praia, ao ler percebemos mais uma vez que as profecias são infalíveis. É apontado que a democracia chegará ao limite(apocalipse 13)dando reinício à ditadura(leia o texto). E poucos são os que suportam a bagunça que é a democracia. Não por ela, mas porque nós não estamos e talvez nunca seremos educados o suficiente para inaltece-la. E assim vai, os jovens cada vez mais inojados de política, roubos e furtos são o dia à dia dos políticos, enquanto na China/ditadura, o repórter fica boquiaberto com a educação. É só dar tempo ao tempo que a democracia não vinga. E vai começar pelos EUA.

Rui Othon
Rui Othon
15 anos atrás

Muitos dizem:
-Olimpíada? Futebol? Pra quê?
Eu volto a dizer, se pudesem ser inscritos jogadores mais velhos, se os clubes liberassem os jogadores, nós teríamos um campeonato maravilhoso.
Afinal toda Olimpíada tem uma baita estrutura e principalmente um espírito de luta “extra-físico”.
Avante Brasil!!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

Como argentino é mala mesmo… prá que tanta marra? Não era jogo prá cumprir tabela? Punha lá o “Mexi” só uns cinco minutinhos, que fosse… ganhava a chinesada… daí se divertem com o Ronalducho Gaúcho e os hermanos ficam olhando torto…

Aliás, no site do Olé! tem uma pesquisa sobre quem vai ganhar a medalha de ouro… nem precisa dizer que tem um monte de brasuca sacaneando e já botaram o Brasil na frente…

E concordo com o Du… eita cara de fim de expediente, hehehehehe… Fala pro Du te deixar em paz prá dormir, hahahahahahahahaha…

Belair
15 anos atrás

E essa é a foto que se salvou, imaginem como estavam as outras, ha,ha,ha,ha…Mas ela combinou bem com o título do post, rsrsrs.

ronan
15 anos atrás

Por acaso não caberia uma reportagem/entrevista sobre os juízes e auxiliares brasileiros que estão nos jogos a serviço do COI? Abs.

Ronald
Ronald
15 anos atrás

Esse shampoo “”China”” é federal, hein!!
Traz um pra mim???
Mas tem que pentear o cabelo pra frente pra dar certo, é???
Vai ganhar muito dinheiro no retorno ao Brasil, vendendo esse produto para o planeta dos carecas!!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Complementando, agora que li tudo aí pra baixo…
Muita foto tua, FG. E voce é feio que dói.
Sugiro dar sequencia ao seu post “Pernocas” abaixo.
Manda aí uma amostragem das chinesinhas pra gente, muitas são lindas. Procure-as, please.
Muitas lindas mas campeãs de natação: Nada de peito, nada de bunda, nada de nada. Piada velha, bem sei.
Mas todas elas mais bonitas do que voce, meu caro pseudo-piloto-jornalista-comunista-multimídia-braçoduro-feinho….

Juliano
Juliano
15 anos atrás

Não entendi o por que das vaias…oras, eles gritaram MEXI, MEXI, o treineiro foi lá e mexeu (tá, eu sei, essa foi pobre, mas eu também vaiaria a Argentina… só que desde o primeiro segundo de jogo)

Jesiel Lins
15 anos atrás

Esse tecnico da argentina e cheio de pose! pra que tanta coisa? esse time da argentina nao vai a lugar algum nessa Olimpiadas! por que o dono dessa ja tem um dono ( BRASIL) e melhor eles sairem do caminho ou vao levar + uma goleado de 3 x 0 hehehe! humilhaçao total. . .

Gesiel
Gesiel
15 anos atrás

É que no Brasil tem fila demais. Tudo é fila. E os órgãos, os bancos, etc. abusam na nossa boa vontade e nos deixam lá por muitas horas. Daí ninguém aguenta né?

Daniel
Daniel
15 anos atrás

Flavio, pelo que voce comentou os caras da maca e o locutor do estádio, estavam muito melhores do que o jogo. Só aplauso para eles.rsrsrsrsrs

matoso
matoso
15 anos atrás

e a argentina ta jogando bem?

Eric
Eric
15 anos atrás

A propósito,sem dúvida nenhuma é melhor gastar com carros do que lentes fotográficas….

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

Eu li que o Kobe Bryant dos EUA estava assistindo esse jogo também , imagina se fosse com ele que tu tivesse dado esse “encontrão” hehe

Alexandre
Alexandre
15 anos atrás

Nós brasileiros temos que aprender muito com os ocidentais, pois são educados, cordiais, são qualidades que nós precisamos adquirir. O respeito entre eles é mutuo, tem que ser assim, infelizmente a cultura brasileira está de baixo nível,porém não é inrreversivel, podemos mudar essa imagem, se não buuuu!! para nós.

João Inácio
João Inácio
15 anos atrás

Parabens, gde Flavio, seu comentário nos deixa com muita inveja, pois no Brasil só para chegar no campo é um inferno e para sair é dois.

beiJOCAs para todos – Ouro Brasil…..

Graça Carvalho
Graça Carvalho
15 anos atrás

Essa organização que vc falou tb acho que é uma coisa chamada educação, pessoas sérias que organizaram os jogos e um povo que respeita o direito dos outros. Seria tão bom se aqui fosse assim. Não é proibido sonhar.

Lopes
Lopes
15 anos atrás

E aí Flávio,qual é a “BOA” hein ????
Essa Argentina chega ??? Assusta ???
Nossa seleção tá entrosada ???
Tô começando a acreditar que esse ouro vem….

Leandro
Leandro
15 anos atrás

Está certo que qualquer um gosta de ver os melhores jogadores jogando, mais como chinês não intende nada de bola, eles não imagina que o Messi sem querer pode se machucar ne um jogo que não valia nada como o de hoje.

Jéssiica
15 anos atrás

é isso aiiiii
tem q vaia a Argentina msm
a unica pessoa q presta la é o Messi e o Riquelme haha

Ahhh Messi meu amoor te amoo ! s2

Luís Augusto Malta
15 anos atrás

Eu também prefiro os carros…

Carlos
Carlos
15 anos atrás

Concordo com os comentários do Valdner, mas acrescento mais: estive no Canindé para assistir a Lusa contra o Cruzeiro (10/08/2008). Fui com meu irmão é uns amigos (um português e mais 5 espanhóis). Chegamos um pouco atrasados e pasmem, em pleno dia dos pais fila na bilheteria. Pq? Tinham só dois bilheteiros, moral da história, perdemos o primeiro gol da Lusa pq estávamos na fila. Além das pessoas mal educadas, da segurança mal preparada, existe também o descaso com os torcedores por aprte dos cartolas!

Goes
Goes
15 anos atrás

No Brasil, dá a sensação que o projeto dos estádios é igual tática de técnico antigo: ataca (entrada) em funil e defende (saída) em leque.

André
André
15 anos atrás

Fala sério, qualquer lugar do mundo tem gente menos mal educada que os brasileiros,que insistem em ser os mais acivilizados possíveis. Por estas e outras que qualquer joguinho no Brasil é uma catástrofe cheio de trombadinhas, flanelinhas e uns franguinhos magricelas das organizadas que não aguentam um soco mas se agrupam em centenas pra ver se conseguem fazer alguma maldade à alguém, e acabam conseguindo porque a PM acéfala é sem comentários. Este é o Brasil. E tem mais, se quiserem ver algum OURO é melhor mandar pra Pequim os bandidos do Rio de Janeiro pra roubarem algum porque medalha tá difícil viu. Abraço.

Doan
15 anos atrás

Como disse o Dú, só tá o pó da rabeta mesmo.

E esses olhos, Flávio. Ou é sono ou outra coisa.

Parabéns pelo trabalho.

miracy
miracy
15 anos atrás

OK FLAVIO!
SEUS COMENTARIOS CONTINUAM MUITO BONS ESTAMOS ACOMPANAHNDO TODOS OS DIAS!ÓTIMO!
FLAVIO EU QUERIA SABER UMA QUE NÃO É DE ESPORTE.pOSSO?É O SEGUINTE:É VERDADE QUE O CARA QUE PASSA CHEQUE SEJM FUNDOS AÍ DÁ PENA DE MORTE COM UM TIRO NA NUCA E O GOVERNO
AINDA COBRA 1 DOLAR POR CONTA DA DESPESA COM A BALA?DÁ PRA INFORMAR OU NÃO PODE?

rafael
rafael
15 anos atrás

muito bom seu texto Flavio. vc deve ter rido muito quando os chineses aplaudiram o locutor falando o acrescimo ne hahaha.

abraçaoooo

Ze
Ze
15 anos atrás

Bacana os comentários, viu. Bem legal ter essa “visão” dos jogos por este ângulo, o do relato pessoal de fino trato.

Agora, Flávio, será que você não consegue trazer o time feminino de vôlei da sérvia pra cá não, heim! Tá certo que perderam até o rumo de casa ontem, mas quanta gata…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

“Eu prefiro carros a lentes.”
E nosso lambe-lambe RR, lentes a carros. Pois é um braço-duro de lascar, como outro que conheço, no momento expatriado.
Legal essa descrição das filas, FG.
No Estadão saiu uma matéria legal tambem sobre o assunto: O autor afirma que a chinesada desconhece esse negócio de “fila” (bicha, para os lusitanos).
Ele diz que a turma vai chegando e aglomerando, aglomerando sem nenhuma ordem aparente, Nem se desculpam ou acham estranho, pois assim é a cultura deles.
Quando abrem as porteiras, a ordem de entrada é fruto da desorganização, e não da organização.
Mas todos em silencio, a maior ordem na desordem.
Abraços tupiniquins, FG.
Acho que até essa sexta-feira passo na LF para vistoriar a evolução de seu carango…

Rick
Rick
15 anos atrás

Amigao, me explica como um pais como Grecia que so na ultima Olimpiada fez mais de 104 medalhas ate agora nao tem nenhuma.

Rodolpho
Rodolpho
15 anos atrás

Se o título da foto fosse de um china, seria:
“Alguém do Brasil” afinal não veem diferença entre o Hamilton e o FG, é tudo “piloto”

Goiano
Goiano
15 anos atrás

O shampoo chines deve ser o mesmo que dos indios brasileiros, aproveita F.G.

Tá “Só o pau e a goiabinha lá no pé”. kkkkkkkkkk

Eric
Eric
15 anos atrás

Eu acho que ele tá mais “cabiludo”e com bolsinhas nos olhos….esse Marlboro chines…..

Valdner
Valdner
15 anos atrás

Um dos mistérios pra essa desorganização toda no Brasil é a falta de educação das pessoas que vão ao estádio, tem gente que não respeita uma simples fila ou espera o cara sair um minutinho do lugar que ocupava pra tomar o lugar alheio. Sem contar que tem gente que não sabe fazer uso de um banheiro público, joga lixo por anda passa e por aí vai. Não preciso nem falar dos marginais travestidos de torcedores e do péssimo preparo da PM que pra eles, todos são vândalos.

Dú
15 anos atrás

Cara, tá o pó da rabiola heim!