DOMINGO NO PARQUE (2)

PEQUIM (muito rápido, tudo) – E lá pelo meio do passeio, dou uma parada no stand da Volkswagen e… surpresa! Encontro o Auto Union Type D! Sabe que acho que é a primeira vez que vejo esse carro ao vivo? No Museu da Audi, quando estive lá, estava se exibindo em algum canto. Agora se exibe aqui.

Nem preciso dizer que fiquei babando.

Falando em carro alemão, três das principais montadoras de lá já têm fábricas na China. Quando o governo chinês liberou a compra de automóveis para o povão, em 1979 (é isso mesmo: só a partir de 1979 passou a ser permitido ter um carro; antes disso, quem tinha uma bike já se dava por muito feliz), o olho tedesco cresceu para cima de um potencial mercado consumidor de carros de luxo.

No fim dos anos 80, a Mercedes conseguiu convencer o governo a substituir os velhos Hongqi (algo como “bandeira vermelha”) oficiais da frota dos líderes do partido por modelos 250 S e 280 SEL. Mas foi a Audi quem se instalou primeiro, em Changchun. Fez uma parceria com uma empresa local (só pode assim) e em 1996 passou a fabricar o Audi 200, com motor V6. Em 1999, iniciou a produção do A6.

Em 2003, foi a bez da BMW, que montou uma fábrica em Shenyang. A Mercedes, só em 2005. Hoje fabrica o E-Class e o C-Class, a preços que vão de 100 mil a 150 mil reais. O mercado é promissor. Nos quatro primeiros meses deste ano, a Mercedes vendeu 9.626 carros. A taxa de crescimento para esse segmento de luxo é de 40% ao ano. Em 2014, a projeção é de que se vendam 500 mil carros “premium” por ano na China.

Outro número impressionante é o da produção de veículos. Quando era movida a bicicleta, em 1980, a China fabricou 220 mil carros. Em 2000, foram 1.830.000.

Ainda bem que o país é grande, para caber tudo isso. E como eles dirigem muito mal, creio que em pouco tempo este será um mercado dos mais promissores do mundo para funileiros (ok, Rio, lanterneiros).

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Claudio de Carvalho
Luiz Claudio de Carvalho
15 anos atrás

Com o que tem feito nessa olimpíada, o Usain Bolt deveria ser chamado de THUNDERBOLT.

Abraços

Ricardo-ABTOBA3
Ricardo-ABTOBA3
15 anos atrás

FG por falar em 2T , estive esta semana no Uruguay e vi um simpático wartburg com uma placa esquisita rodando por lá… Só não deu tempo de filmar….kkkk
Abraço

Jackie
Jackie
15 anos atrás

” Antecessor “… Fiquei feliz em saber que lembrou do # 96 !!!
Tomará que sinta saudades…

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

FG,
CASO FOR POSSIVEL,MANDA AS FOTOS DAQUELES CARROS QUE A PRÓPRIA INDÚSTRIA CHINESA COPIA,DESCARADAMENTE, COMO A PROPRIA MERCEDES CLASSE C…EU LEMBRO (A FONTE SENAO ME ENGANO FOI NUM SITE OU REVISTA), QUE DEVIDO A ESSAS APRCERIAS COM AS MONTADORAS LOCAIS, OS MESMOS FAZIAM A CÓPIA DO MODELO, COM VALORES BEM INFERIORES…MAS OS FABRICANTES OCIDENTAIS E NIPONICOS, FIZERAM VISTAS GROSSAS DEVIDO AO POTENCIAL DO MERCADO CHINES….TALVEZ ESSES MODELOS,EM ÉPOCA DE OLIMPIADAS,FORAM DIZIMADOS DE BEIJING,PARA QUE NAO SEJA TÃO EXPOSTO PELA IMPRENSA MUNDIAL…..

Formiga
Formiga
15 anos atrás

É original ou da Aldy? Todos babam por este carro. E daqui a 100 anos ainda estarão babando.

Ronald
Ronald
15 anos atrás

Correção: Lavas-Rápido. E esse carro é lindo demais…tem que babar mesmo!!

nardo77
nardo77
15 anos atrás

A VW também tem fábrica lá. Tem duas, uma delas, sei que é em shangai, a outra me falha a memória!!

Luís Augusto Malta
15 anos atrás

Outra luxuosa que está se dando bem por lá é a Buick.

Dú
15 anos atrás

Quem diria heim!
Ano passado produziram 17 milhões de xing ling e 9 de carros.
FG, manja aquele carrinho do crash test,
http://br.youtube.com/watch?v=D827IxEJVS4
Faz um test drive.

vivi
vivi
15 anos atrás

que carro lindo hein?

Ronald
Ronald
15 anos atrás

E no Rio Grande do Sul, funilaria tem o nome de Chapeação……….Li uma reportagem na Quatro Rodas deste mês, comentando o mercado automotivo chinês, e existe uma atividade em curso, que é uma espécie de flanelinha, que limpa(pela foto na revista, acho que suja mais do que limpa.), pois não existem Lavas-rápidos nas grandes cidades(com hífen). Como brasilerio é criativo e se encontra um em qualquer lugar do mundo, taí uma sugestão para ganhar-se muito dinheiro. Haja mercado!!